Todas as placas-mãe terão PCIe 4.0, e a AMD disse algo em relação a isso desde que lançou as X570: Gen4 encarece o projeto e o produto final.
A AMD optou por não levar às placas de entrada (A520), mas a Intel decidiu que sim pois é um marketing positivo, só esqueceram do preço extra para isso.
Tem que dar bypass nessa 11Gen...vai vir requentado e no fim do ano a 12Gen com socket novo, deixa tudo "obsoleto" novamente.
PCI 4 não traz ganhos reais com a tecnologia existente que possam sentir grandes diferenças na prática.
Pior que essa gen será minha escolha pra sair do meu I7 4500U... já passou da hora de eu trocar de máquina! Preferi pegar ela ao invés da 10Gen porque mesmo sem os ganhos atuais, acho que PCIe 4.0 me dará uma longevidade maior (vide esse meu notebook que tá firme fazem 6 anos+).
Pelas últimas informações, esta será a linha da 11ªgen, e os preços estão condizentes com a 10ª então é quase certo que eles serão os mesmos preços (aka, 11900K terá o mesmo preço do 10900K, 11700K terá o mesmo preço do 10700K e assim por diante).
Dado aos leaks, e para um usuário pouco entuasiasta (no momento), vocês veem alguma vantagem em ir de 11900K ao invés de um 11700k? Quais diferenças dado que os clocks e cache são tão similares?
Excelente lista! Tava procurando infos para a escolha da MoBo. Aliás, não preciso me preocupar com a questão de não conseguir usar uma GPU em 4.0 x16 e uma NVMe em 4.0 x4 porque as 20 lanes PCIe 4.0 são garantida em todos os modelos do chipset Z590, certo? Ou existe alguma linha em que posso "perder" algo ao tentar usar essa combinação?
Dado aos leaks, e para um usuário pouco entuasiasta (no momento), vocês veem alguma vantagem em ir de 11900K ao invés de um 11700k? Quais diferenças dado que os clocks e cache são tão similares?
Vejo vantagem nenhuma, o 11900K é um 11700K com binning melhor e mais clock, 200MHz a mais em single-core e 100MHz a mais em all-core (desconsiderando o TVB), valores que sinceramente você alcança fácil com um OC e de quebra economiza 150 dólares (MSRP). Tirando o clock e binning, esse i9 é a mesma coisa do i7, então eu iria de 11700K sem pensar duas vezes.
Excelente lista! Tava procurando infos para a escolha da MoBo. Aliás, não preciso me preocupar com a questão de não conseguir usar uma GPU em 4.0 x16 e uma NVMe em 4.0 x4 porque as 20 lanes PCIe 4.0 são garantida em todos os modelos do chipset Z590, certo? Ou existe alguma linha em que posso "perder" algo ao tentar usar essa combinação?
As 20 lanes PCIe 4.0 vem direto do processador, em 16x + 4x, então até na H510 você conseguirá usar uma GPU PCIe 4.0 x16 com um NVMe em 4.0 x4 :3
Quanto a perder tem a ASRock, ela esta vindo com um esquema interessante de ligar a placa de rede Killer direto no PCIe 4.0 do CPU para cortar latência.
Essa opção, porém, é opcional e fica a cargo do usuário ter 20 lanes (16+4) disponível e LAN pela chipset ou ter 16 (12+4) lanes disponíveis e LAN pelo CPU
Todas as placas-mãe terão PCIe 4.0, e a AMD disse algo em relação a isso desde que lançou as X570: Gen4 encarece o projeto e o produto final.
A AMD optou por não levar às placas de entrada (A520), mas a Intel decidiu que sim pois é um marketing positivo, só esqueceram do preço extra para isso.
A verdade é que independentemente disso, das diferenças de preço entre chipsets, as empresas subiram os valores de seus produtos devido a pandemia, escassez de componentes, essa alta foi bem significativa, por isso disse que a AMD agradece, hoje se os preços já estão caros, na hora de comprar um PC, com certeza o combo da AMD terá uma vantagem competitiva no preço final.
A linha 11Gen da Intel virá bem cara e para nós brasileiros com todos os efeitos agregados de variação cambial e práticas usadas pelos logistas, só dançamos mais ainda.
Pior que essa gen será minha escolha pra sair do meu I7 4500U... já passou da hora de eu trocar de máquina! Preferi pegar ela ao invés da 10Gen porque mesmo sem os ganhos atuais, acho que PCIe 4.0 me dará uma longevidade maior (vide esse meu notebook que tá firme fazem 6 anos+).
Se fosse você, numa de não querer esperar, montaria um PC AMD com B550 e 5600X, é o melhor CxB e com as tecnologias atuais.
Vai gastar muito e comprar um elefante branco se prefirir ir de Intel 11Gen.
Na lista que disponibilizaram de processadores, o mais interessante é o 11700K.
Vejo vantagem nenhuma, o 11900K é um 11700K com binning melhor e mais clock, 200MHz a mais em single-core e 100MHz a mais em all-core (desconsiderando o TVB), valores que sinceramente você alcança fácil com um OC e de quebra economiza 150 dólares (MSRP). Tirando o clock e binning, esse i9 é a mesma coisa do i7, então eu iria de 11700K sem pensar duas vezes.
As 20 lanes PCIe 4.0 vem direto do processador, em 16x + 4x, então até na H510 você conseguirá usar uma GPU PCIe 4.0 x16 com um NVMe em 4.0 x4 :3
Quanto a perder tem a ASRock, ela esta vindo com um esquema interessante de ligar a placa de rede Killer direto no PCIe 4.0 do CPU para cortar latência.
Essa opção, porém, é opcional e fica a cargo do usuário ter 20 lanes (16+4) disponível e LAN pela chipset ou ter 16 (12+4) lanes disponíveis e LAN pelo CPU
Só eu que fico meio agoniado com essas propagandas gamerrrr, com edições que parecem que pediram pro sobrinho de 12 anos fazer? A feature em si é muito legal, mas apresentada desse jeito me faz perder parte do interesse
Só eu que fico meio agoniado com essas propagandas gamerrrr, com edições que parecem que pediram pro sobrinho de 12 anos fazer? A feature em si é muito legal, mas apresentada desse jeito me faz perder parte do interesse
O termo "gamer" para mim já deu faz tempo.
E esse paranauê de luzinha rgb ledizinha que pisca-pisca muda de corzinha não gosto nenhum pouco, maior viadagem
Queria mesmo é economizar mais alguns dólares e pegar uma MoBo H570, mas.... aí perco a possibilidade de um overclock quando a CPU se tornar um gargalo para as GPUs do futuro. Essa ideia da ASRock deveria se tornar padrão de mercado, boa sacada pra quem vive em jogos online/competitivos. No meu caso, prefiro o padrão de GPU + NVMe mesmo!
Valeu pelas respostas/opiniões (ainda de quebra aprendi algo novo porque tiver que ler aqui o que era binning hahahahah).
Se fosse você, numa de não querer esperar, montaria um PC AMD com B550 e 5600X, é o melhor CxB e com as tecnologias atuais.
Vai gastar muito e comprar um elefante branco se prefirir ir de Intel 11Gen.
Na lista que disponibilizaram de processadores, o mais interessante é o 11700K.
O primeiro PC que montei sozinho foi um Athlon 64 x2 6000+ com uma Radeon HD 5450 em uma Asus M3A e olha.... me fez muito feliz até eu começar faculdade/pós onde tive que deixar ele de lado e ir para um notebook. Cogito sim ir de AMD de novo, mas to meio que pagando pra ver mesmo se a 11Gen vai vir assim tão cara, e aí eu tomar minha decisão.
Não, amigo. To nesse mesmo time que você e o @FastMHZ ... parece que todos esse RGB e o próprio termo "gamer" tá tirando o crédito de quem gosta e estuda (o mínimo que for) hardware.
O termo "gamer" para mim já deu faz tempo.
E esse paranauê de luzinha rgb ledizinha que pisca-pisca muda de corzinha não gosto nenhum pouco, maior viadagem
Quando comprei minha placa mãe, pensei seriamente em devolver pq ela sempre ficava com os leds todos ligados por padrão, até qnd ela estava desligada, por sorte achei a opção na bios de como desligar tudo.
Eu creio que ele apenas está dizendo que ninguém se aventura em fazer GPUs por causa da complexidade e grande risco, e que se por acaso esse projeto não for para frente a culpa não é dele, e sim de toda a equipe. No caso creio que ele está apenas se blindando para caso o resultado seja algo além do esperado não culpem apenas ele, como ocorreu com as Vega.
O Ian Cutress disse algo interessante nesse assunto, inclusive, que ninguém se aventura em fazer GPUs não é por causa do risco e complexidade, mas sim porque qualquer tomada rápida e eficiente de se fazer uma GPU já está patenteada e protegida, quem tenta entrar nesse ramo precisa reinventar a roda enquanto anda em um campo minado. Além disso GPUs hoje em dia são SoCs dentro de SoCs, sem ISAs ou algo do tipo, é um milagre da engenharia o hardware funcionar, e fazer um driver gerenciar isso é insano.
Pode ser algo relacionado a um delay? Pode, mas acredito ser mais um comentário defensivo, para ele mesmo, como chefe de equipe em uma GPU com arquitetura muito semelhante à GCN. Inclusive tem um tópico bem interessante sobre como as GPUs tratam o paralelismo no processamento de batch/wave, e resumindo o resultado mostra que a forma da Intel é a mais ineficiente e o da AMD o mais organizado, enquanto que o da NVIDIA é o mais fácil de se lidar, recomendo a leitura para quem se interessa no assunto (não me aprofundarei para não gerar off-topic, mas é um ótimo assunto mas bem baixo nível):
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Opa, primeiros números do Tigerlake e seus 5GHz ST :3
Eu creio que ele apenas está dizendo que ninguém se aventura em fazer GPUs por causa da complexidade e grande risco, e que se por acaso esse projeto não for para frente a culpa não é dele, e sim de toda a equipe. No caso creio que ele está apenas se blindando para caso o resultado seja algo além do esperado não culpem apenas ele, como ocorreu com as Vega.
O Ian Cutress disse algo interessante nesse assunto, inclusive, que ninguém se aventura em fazer GPUs não é por causa do risco e complexidade, mas sim porque qualquer tomada rápida e eficiente de se fazer uma GPU já está patenteada e protegida, quem tenta entrar nesse ramo precisa reinventar a roda enquanto anda em um campo minado. Além disso GPUs hoje em dia são SoCs dentro de SoCs, sem ISAs ou algo do tipo, é um milagre da engenharia o hardware funcionar, e fazer um driver gerenciar isso é insano.
Pode ser algo relacionado a um delay? Pode, mas acredito ser mais um comentário defensivo, para ele mesmo, como chefe de equipe em uma GPU com arquitetura muito semelhante à GCN. Inclusive tem um tópico bem interessante sobre como as GPUs tratam o paralelismo no processamento de batch/wave, e resumindo o resultado mostra que a forma da Intel é a mais ineficiente e o da AMD o mais organizado, enquanto que o da NVIDIA é o mais fácil de se lidar, recomendo a leitura para quem se interessa no assunto (não me aprofundarei para não gerar off-topic, mas é um ótimo assunto mas bem baixo nível):
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Opa, primeiros números do Tigerlake e seus 5GHz ST :3
[...]
Pode ser algo relacionado a um delay? Pode, mas acredito ser mais um comentário defensivo, para ele mesmo, como chefe de equipe em uma GPU com arquitetura muito semelhante à GCN.
Fato curioso: Hoje o Raja mudou sua foto (desde que ele apresentou a uArch Xe que ele utilizava um ícone do oneAPI integrando a GPU) e tirou todas as referências a trabalho na Intel da sua descrição, antes constava algo como líder da equipe dedicada à GPU Xe, pertence a divisão de GPUs da Intel e coisas do tipo, agora está apenas uma descrição comum. Pode ser nada, mas é de se desconfiar uma alteração assim logo depois de um tweet dizendo que "quando tudo dá certo o crédito é da equipe [Divisão de GPU da Intel], mas quando o chip [Xe] não atinge a meta, a responsabilidade cai em cima do líder da equipe [ele]", e que ainda por cima termina com um "É assim que funciona" é realmente curioso... deixei a semente da dúvida plantada xD
Por fim, algumas palavras que o novo CEO disse em uma reunião aos funcionários da Intel:
The company must decide whether to admit technical defeat and outsource its leading-edge chips to rival manufacturers in Asia.
www.oregonlive.com
- A Intel tem que ser melhor que a Apple fazendo chips, “We have to deliver better products to the PC ecosystem than any possible thing that a lifestyle company in Cupertino";
- A Intel sempre foi líder quando não cometia erros (aka, não precisa inovar, é só não errar), “When executed well, it has established Intel as a leader in every aspect”;
- Quanto às fábricas, a Intel continuará fazendo seus próprios nós e chips, “[Factories are] the power and the soul of the company”;
- E quanto a fazer outsourcing, esta decisão será tomada após Gelsinger assumir como CEO, logo próximo mês, “We expect to make that decision very soon, but we’re going to do it with Pat”.
Revolucionário ein... mas faz sentido, para o usuário comum é caro de mais e para o prosumer a própria plataforma HEDT da Intel está defasada e sem planos a curto prazo de ser atualizada. Bem, nos servidores onde (supostamente) ainda vende bem o Optane continua de pé, ao menos até segunda ordem xD
O preço é basicamente o mesmo, qual valeria mais a pena? vi que a asus strix tem uma placa de som onboard melhor, mas em contrapartida tenho um gabinete full tower e não sei se ficaria estranho. Alguma sugestão? por que teoricamente a linha rog tá acima da linha tuf
Eu não entendo muito de peça de computador mas gostaria de fazer um up no meu pc e gostaria que alguém me ajudasse falando se elas são boas
Processador: I5-10600K
Placa mãe: MSI MPG Z490 GAMING EDGE WIFI ( tem alguma que é melhor ? )
Placa de vídeo: Por enquanto é uma 1050TI mas vou trocar para a 1660 super ou alguma da serie 20
Eu não entendo muito de peça de computador mas gostaria de fazer um up no meu pc e gostaria que alguém me ajudasse falando se elas são boas
Processador: I5-10600K
Placa mãe: MSI MPG Z490 GAMING EDGE WIFI ( tem alguma que é melhor ? )
Placa de vídeo: Por enquanto é uma 1050TI mas vou trocar para a 1660 super ou alguma da serie 20
essa rog ai é do mesmo nivel pra melhor que a edge, som pelo menos é melhor e tem a msm qntidade de fases. única questão é que ela é mATX, então vga, cpu e memoria vão ficar mais perto uns dos outros. Eu tava entre ela é a Tuf gaming, só peguei a Tuf por que meu gabinete é Full Tower e essa g gaming ia ficar muito estranho no meu case, além disso a tuf saiu 100 reais mais barato pra mim. Mas essa Rog g gaming oferece muito pelo preço, por exemplo tem bios flashback, som onboard um dos melhores do mercado, e mais portas usb no painel traseiro, eu acho que vale mt mais pra voce pegar essa do que importar.
essa rog ai é do mesmo nivel pra melhor que a edge, som pelo menos é melhor e tem a msm qntidade de fases. única questão é que ela é mATX, então vga, cpu e memoria vão ficar mais perto uns dos outros. Eu tava entre ela é a Tuf gaming, só peguei a Tuf por que meu gabinete é Full Tower e essa g gaming ia ficar muito estranho no meu case, além disso a tuf saiu 100 reais mais barato pra mim. Mas essa Rog g gaming oferece muito pelo preço, por exemplo tem bios flashback, som onboard um dos melhores do mercado, e mais portas usb no painel traseiro, eu acho que vale mt mais pra voce pegar essa do que importar.
mano então, apertado deve ficar, mas eu creio que voce vai conseguir usar sem problema, eu não sei se a distancia entre cpu e ram é diferente do modelo Atx, talvez seja igual, a diferença mesmo eu creio que seja no comprimento, ou seja, a vga que vai ficar mais perto das memorias e do cpu, mas dificil te impedir de usar esse Noctua.