Intel continua sendo a maior produtora de chips do mundo, a AMD entra no top 15
Intel Remains World's Largest Chip Producer as AMD Enters Top 15
AMD was No. 11 semiconductor company in Q1 2021.
Tem um manual só da Bios, de uma olhada:
ASUS TUF B560 Bios Manual
A minha placa chegou hoje, vou montar logo mais o 11400F com a B560 TUF WIFI.
Inicialmente eu não otimizei a BIOS, apenas coloquei a memória em 3200Mhz e desabilitei o OC Tweak, o processador variou a temp de 35 à 65 graus e o clock varia de 2.6 à 4.2Ghz na média, com o turbo burst ligado por um breve período. Está tudo dentre os conformes, usando o cooler Box.E aí, fez alguns testes? Como o 11400f se comportou com sua B560 TUF?
Tem algo de errado aí no seu setup. Mesmo essa 11ª geração sendo mais esquentada não é nada normal chegar a 80-100°C durante jogos. Você chegou até a desativar o turbo do processador o que não é ideal pois sua performance irá cair.O problema é que a BIOS dessa Asus TUF é bem completa, tem opção pra caramba... nunca tinha mexido nessas BIOS novas. Fiz alguns testes aqui, desativando algumas coisas que pareciam ter a ver com Turbo do CPU. No Windows continuava com os 6 cores em frequência máxima, mas ao entrar no Warzone percebi que os cores diminuíram todos pra cerca de 3.700 MHz, e com isso a temperatura não passou de 80°. Não senti queda de performance, até pq esse processador empurra tranquilo a RTX 3060 que fica a quase 100%.
Aí dei mais uma fuçada, e lembrei dessa questão de configuração de energia do Windows, e a minha tava em Alto Desempenho. Alterei pra Equilibrado, e os Cores passaram a ficar naquela oscilada de as vezes 800Mhz, as vezes 4.400Mhz. Só achei estranho que os cores ficam sempre todos com o mesmo clock, todos sobem juntos, todos descem juntos, achei que eles aumentariam apenas sob demanda quando fossem usados.
Quanto aos 3.700 Mhz no jogo, não sei se tá certo isso, se é assim que deveria se comportar, ou se ainda tem uma forma de otimizar melhor pra jogo.
Ela não acabou de lançar um processador?A honestidade da Intel transparece na Computex 2021
Quanto mais as coisas mudam….
![]()
Intel’s honesty shows through at Computex 2021
Intel just doesn’t know how to stop digging and Computex is a shining example of their corporate dishonesty.semiaccurate.com
Intel lança processadores "Tiger Lake" em 10nm, incluindo i9
Modelos chegam para desktop e fazem parte da 11ª geração
![]()
Intel lança processadores "Tiger Lake" em 10nm, incluindo i9
A Intel acaba de lançar sua linha produzida em litografia de 10nm para a 11ª geração de processadores para soquete BGA. Os novos modelos são: Intel Coreadrenaline.com.br
Intel anuncia as CPUs Tiger Lake Refresh Core i7-1195G7 e i5-1155G7
Intel anuncia Tiger Lake Refresh: 28W a 5 GHz
A Intel deu início ao Computex 2021 com seu discurso de abertura.
![]()
Intel announces Tiger Lake Refresh Core i7-1195G7 and i5-1155G7 CPUs - VideoCardz.com
Intel announces Tiger Lake Refresh: 28W at 5 GHz Intel has kicked off Computex 2021 with its Opening Keynote. Today Intel announced two low-power Tiger Lake Refresh processor SKUs: the Core i7-1195G7 and Core i5-1155G7. Both are joining the list of Tiger Lake-U series which are targeted at 12...videocardz.com
A Intel lança discretamente as CPUs de desktop Tiger Lake da 11ª geração Core 10nm, incluindo Core i9-11900KB?
Intel Tiger Lake para desktops
A Intel lançou discretamente os processadores Tiger Lake para desktop.
![]()
Intel quietly launches 11th Gen Core 10nm Tiger Lake desktop CPUs including Core i9-11900KB? - VideoCardz.com
Intel Tiger Lake for desktops Intel has quietly launched Tiger Lake processors for desktop. Could these be Intel’s first 10nm desktop processors? It seems that Intel’s ark has been updated with yet unseen SKUs. Intel Core i9-11900KB appeared alongside other non-K (unlocked) variants, but they...videocardz.com
Seriam esses os primeiros processadores para desktop de 10 nm da Intel? Parece que a arca da Intel foi atualizada com SKUs ainda não vistos. O Intel Core i9-11900KB apareceu junto com outras variantes não-K (desbloqueadas), mas todas compartilham o mesmo apelido “B”. De acordo com a Intel Ark, esses processadores são baseados no Tiger Lake e de fato têm arquitetura de 10 nm. Tecnicamente, essas seriam as primeiras CPUs de desktop de 10 nm da Intel.
![]()
Cara estou com o Processador e Placa mãe igual aos seus, nessa placa mãe o power limit já vem desabilitado? Por que não achei essa opção dentro da BIOSInicialmente eu não otimizei a BIOS, apenas coloquei a memória em 3200Mhz e desabilitei o OC Tweak, o processador variou a temp de 35 à 65 graus e o clock varia de 2.6 à 4.2Ghz na média, com o turbo burst ligado por um breve período. Está tudo dentre os conformes, usando o cooler Box.
Odiei aquele ASUS Armoury Crate que ele instala no Windows, tentei desinstalar e ficou umas dependencias que não consegui desinstalar por completo, resultado foi uma re-instalação básica do Windows e não deixei instalar esse maldito.
Hoje troquei o cooler box pelo GAMMAX GTE V2 que chegou, testei com todos cores a 4.4Ghz fica na média de 67 à 70 graus.
Estou gostando, realmente a BIOS tem muita configuração que desconhecia, vou estudar mais e otimizar.
Qual a temperatura aceitável da CPU jogando no talo, full load?
Infelizmente meu cooler antigo morreu, tô usando o que veio junto com o 11400f e, dependendo do jogo, chega aos 80.
So vou poder trocar depois do dia 10. Ate lá eh seguro jogar?
Aqui com o cooler box e usando a CPU dentre as especificações da Intel, as temps variavam de 35 em idle a 65 em full load.Qual a temperatura aceitável da CPU jogando no talo, full load?
Infelizmente meu cooler antigo morreu, tô usando o que veio junto com o 11400f e, dependendo do jogo, chega aos 80.
So vou poder trocar depois do dia 10. Ate lá eh seguro jogar?
Alguma ideia do que possa estar acontecendo? Eu so alterei o XMP na BIOS.Aqui com o cooler box e usando a CPU dentre as especificações da Intel, as temps variavam de 35 em idle a 65 em full load.
Bios setada para nenhum tweak e nem OC em todos cores, apenas usando o turbo burst padrão da CPU.
Qual placa-mãe está usando?Alguma ideia do que possa estar acontecendo? Eu so alterei o XMP na BIOS.
Estava lendo sobre Undervolting, conhece?
ASUS TUF B560-M PlusQual placa-mãe está usando?
Pessoal usa undervolting em VGA, CPU não vejo necessidade.
O que ocorre, as vezes o Auto da Bios já coloca um pouco acima do padrão.
Vou ver a BIOS e depois posto.ASUS TUF B560-M Plus
Engraçado que jogando Plague Tale: Innocence em 1080p, Ultra/High, cravado em 60fps, a temperatura oscila entre 45-55.Vou ver a BIOS e depois posto.
UV ajuda a diminuir temps da CPU em casos extremos em até 10°C sem perder ou perdendo quase nada de performance e ainda diminui o consumo também.Qual placa-mãe está usando?
Pessoal usa undervolting em VGA, CPU não vejo necessidade.
O que ocorre, as vezes o Auto da Bios já coloca um pouco acima do padrão.
Verifique se sua mobo não setou as voltagens do core e SA lá pra cima ao ativar o XMP.Alguma ideia do que possa estar acontecendo? Eu so alterei o XMP na BIOS.
Estava lendo sobre Undervolting, conhece?
DDR5 terão ECC
Linus Torvalds culpa Intel por PCs sem RAM que corrige erros (ECC)
Memórias RAM com ECC são comuns em servidores, mas não em PCs domésticos; Linus Torvalds culpa Intel por isso
![]()
Linus Torvalds culpa Intel por PCs sem RAM que corrige erros (ECC) – Tecnoblog
Memórias RAM com ECC são comuns em servidores, mas não em PCs domésticos; Linus Torvalds culpa Intel por issotecnoblog.net
Memórias RAM com mecanismo para correção de erros (ECC, na sigla em inglês) são comuns em servidores e PCs de uso corporativo. Mas, no segmento de computadores para usuários domésticos, esse tipo de tecnologia é pouco frequente. De acordo com Linus Torvalds, a culpa por essa realidade é da Intel.
Erros na memória RAM podem comprometer o desempenho de uma aplicação ou, em casos extremos, até interromper a sua execução. Via de regra, o problema ocorre quando uma interferência de ordem elétrica ou magnética faz um ou mais bits de uma informação mudar para o estado oposto.
A suscetibilidade a esse tipo de problema faz parte da natureza das memórias RAM, digamos assim. Prova disso está em um estudo conduzido pelo Google (PDF) que indica que 32% de seus servidores apresentam pelo menos um erro de memória por ano.
Como os servidores do Google contam com ECC, as aplicações da companhia não são prejudicadas pelo problema, pelo menos não de modo preocupante. Isso é possível porque memórias com esse recurso usam um conjunto de bits adicionais que indica a existência de algum erro.
Nesse espaço adicional, a memória armazena um código gerado no momento da gravação do dado. Quando o dado é lido, o código gerado durante esse processo é comparado com o código armazenado na gravação.
Uma diferença entre os códigos indica a existência de um erro. Na etapa seguinte, o bit modificado é identificado e corrigido. Se dois bits tiverem mudado de estado, a detecção ocorre, mas não é corrigida. De todo modo, a maior parte dos erros de memória envolve apenas um único bit. É por isso que o ECC é tão importante.
Se é assim, por que memórias com ECC não são mandatórias em PCs domésticos? É possível encontrar módulos do tipo no mercado, mas se a placa-mãe e o processador não forem compatíveis, o ECC não funcionará no computador.
Entre os argumentos da indústria para esse cenário está a necessidade de redução de custos e a percepção de esse tipo de tecnologia ser mais importante em servidores por essas máquinas terem mais quantidade de memória RAM.
Torvalds: argumentos contra o ECC são um lixo
Mas, no entendimento de Linus Torvalds, essa argumentação é balela. Para o “pai do Linux”, a falta de ECC em PCs domésticos se deve à política da Intel de fazer uma espécie de segmentação artificial do mercado.
Nesse sentido, Torvalds dá a entender que a companhia direciona mais recursos para CPUs de servidores para manter o mercado segmentado. O segmento corporativo admite preços mais elevados e, portanto, é proporcionalmente mais lucrativo. Isso explicaria o interesse da Intel em manter tudo bem separado.
E os fabricantes de memória afirmam que é por causa da economia e do consumo de energia menor. E eles são bastardos mentirosos - deixe-me mais uma vez apontar para o martelo sobre como esses problemas já existem há várias gerações, mas esses idiotas felizmente venderam hardware quebrado aos consumidores e alegaram que foi um "ataque", quando sempre foi "estamos cortando atalhos."
Quantas vezes um bit-flip como um martelo de remo aconteceu apenas por puro azar em cargas reais que não eram de ataque? Nunca saberemos. Porque a Intel estava empurrando merda para os consumidores
Os argumentos contra o ECC sempre foram um lixo completo. Agora, até os fabricantes de memória estão começando a fazer ECC internamente porque eles finalmente admitiram o fato de que isso é mesmo necessário.
Linus Torvalds
A Intel não se manifestou sobre a declaração.
Para deixar no padrão da Intel vai em AI TWEAKER:Engraçado que jogando Plague Tale: Innocence em 1080p, Ultra/High, cravado em 60fps, a temperatura oscila entre 45-55.
E outra: se eu deixo a Steam fazendo download, a temperatura da CPU aumenta 10-15 graus.