[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

A H670 que peguei é da AsRock, a B660 da Asus. Ambas possuem o PCIE16x Gen 5.0 e 2 slots M.2 Gen 4.0. Entre as 2 achei a da Asus mais robusta e com um acabamento mais "Premium". Além disso a da Asus possui dissipador em todo o VRM (são 8 fases de 60A) , no caso da Asrock ela possui dissipador apenas em parte do VRM (são 8 fases de 50A). Peguei a da Asus deste vendedor.



Cara, eu peguei Mini-ITX no Ali por considerar que são placas pequenas e menos sujeitas a torções no transporte. ATX eu particularmente ainda não criei coragem 😅 Estou montando um AM5 e cogitei pegar uma MSI X670E Carbon no Ali porque a MSI não a trouxe pro Brasil, mas por conta do valor elevado (R$ 3500+) e riscos de danos (por ser ATX) optei por procurar algo aqui no Brasil mesmo. Se fosse uma ATX na faixa dos R$ 1000~1500 até arriscaria, mas R$ 3500 achei meio tenso 😅

Aproveitando, o Ali de fato colocou os novos cupons hoje no ar:

anonovo120 R$120 OFF em R$1200
anonovo300 R$300 OF em R$3000
Obrigado primo, vou escolher uma.
 
Bom dia Pessoal, tudo bom!?
Estou tendo problemas com meu kit AM4 e estou estudando migrar para a nova geração da Intel. Quem por ai já adquiriu, estão curtindo a plataforma?

Estava pensando em pegar o kit "I7 13700k + z790", ai surgiram algumas dúvidas para equilibrar com meu setup atual (setup da assinatura).
- Posso manter normalmente as DDR4 até achar um bom kit DDR5?
- A fonte de 750W conseguiria segurar essa nova config?
- Vi que as mobo's z790 Aorus estão aparecendo com um preço competitivo, porém sou meio fãboy da Asus AHAUAHUA Alguma indicação de mobo Asus?
- Iceberg segura o 13700k ou seria interessante pensar em opções de 360mm?
 
tenho um 12900kf e acredito que o processador esteja gargalando minha 4090 ... no warzone 2.0, placa de vídeo não passa de 60% de utilização no pior cenário (2k com tudo no máximo) ... tou com um over de 5.1 que foi o máximo que consegui com ele ... tenho uma gigabyte z690 aurus master e ddr4 c14 3600 ...

será que compensa partir para um 13900k sem precisar trocar mobo e ddr4?
 
tenho um 12900kf e acredito que o processador esteja gargalando minha 4090 ... no warzone 2.0, placa de vídeo não passa de 60% de utilização no pior cenário (2k com tudo no máximo) ... tou com um over de 5.1 que foi o máximo que consegui com ele ... tenho uma gigabyte z690 aurus master e ddr4 c14 3600 ...

será que compensa partir para um 13900k sem precisar trocar mobo e ddr4?
Não acho que vai melhorar muita coisa, nessa resolução a 4090 vai ficar sobrando mesmo. Seus FPS estão ruins?
 
Opa
Vou comprei um processador i5 13600KF e quero pegar uma placa mãe B660M TUF
Porem sobre a bios
Preciso atualizar ou consigo usar o processador sem precisar fazer isso?
 
Pior que colocando em 4k não melhora a utilização dela viu ... e esperava mais dos fps viu, olhando os benchs ....
E tá batendo quanto? Aparentemente esse jogo é bem chatinho de ficar com algo acima de 100~120fps.
 
Fala galera, feliz demais em informar que meu 12600K chegou ontem!!
Hoje fiz a montagem do PC junto com a Z690 e pqp... que felicidade. Já estava há mais de ano com um pc problemático por conta da placa mãe (uma ASRock B450m Steel Legend) e to aliviado demais em ter um PC bom de novo. Computador tava desligando sempre que ficava em load, em teste de stress desligava em 4 minutos e tava ficando horrível para trabalhar ou jogar qualquer coisa, que ele desligava. Acabei de rodar um teste pra bater o veredito e parei com 32 minutos... Feliz demais!!!!

Agora, só to com um problema: a entrada ethernet tá bem ruim, internet simplesmente não funciona por lá. Alguém ai passou por algum problema semelhante e sabe como resolver? Por enquanto to usando o Wi-Fi, mas vou precisar do cabeado logo logo
 
Boa noite pessoal, tô montando uma plataforma DDR5 1700, tenho duas opções de placa mãe e gostaria duma ajuda em qual a melhor.

1 opção:

Placa Mãe Asus ROG Strix B660-F Gaming WiFi, Chipset B660, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB18R0-M1EAY0— suporta memória até 4800mhz sem OC​


ou 2 opção:

Placa Mãe Asus Prime Z790-P WIFI, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB1CJ0-M0EAY0 - memórias 5600mhz sem OC​


as duas estão na mesma faixa de preço, com a ROG 100 mais cara, vou manter o kit i7 13700K + essa mobo por uns 4/5 anos, qual seria a melhor opção? Agradeço a todos.
 
Fala galera, feliz demais em informar que meu 12600K chegou ontem!!
Hoje fiz a montagem do PC junto com a Z690 e pqp... que felicidade. Já estava há mais de ano com um pc problemático por conta da placa mãe (uma ASRock B450m Steel Legend) e to aliviado demais em ter um PC bom de novo. Computador tava desligando sempre que ficava em load, em teste de stress desligava em 4 minutos e tava ficando horrível para trabalhar ou jogar qualquer coisa, que ele desligava. Acabei de rodar um teste pra bater o veredito e parei com 32 minutos... Feliz demais!!!!

Agora, só to com um problema: a entrada ethernet tá bem ruim, internet simplesmente não funciona por lá. Alguém ai passou por algum problema semelhante e sabe como resolver? Por enquanto to usando o Wi-Fi, mas vou precisar do cabeado logo logo
Já instalou o driver LAN do fabricante da motherboard, é raro, mas nem sempre o windows tem ele disponível no update.
 
Pior que colocando em 4k não melhora a utilização dela viu ... e esperava mais dos fps viu, olhando os benchs ....
Tem algo errado aí amigo, 13900k e RAM 4200CL15 aqui:

9x6JqGt.jpeg

YmYI8Mp.jpeg

Mas eu não jogo nessa resolução, foi só pra testar o limite mesmo da minha CPU, e maior parte do tempo fica 220-250fps ainda sendo GPU bound (a GPU acima de 95%).
 
Última edição:
Boa noite pessoal, tô montando uma plataforma DDR5 1700, tenho duas opções de placa mãe e gostaria duma ajuda em qual a melhor.

1 opção:

Placa Mãe Asus ROG Strix B660-F Gaming WiFi, Chipset B660, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB18R0-M1EAY0— suporta memória até 4800mhz sem OC​


ou 2 opção:

Placa Mãe Asus Prime Z790-P WIFI, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB1CJ0-M0EAY0 - memórias 5600mhz sem OC​


as duas estão na mesma faixa de preço, com a ROG 100 mais cara, vou manter o kit i7 13700K + essa mobo por uns 4/5 anos, qual seria a melhor opção? Agradeço a todos.
As Prime são bem de entrada, eu não pegaria.

A B660 te limita no OC caso queira fazer qualquer alteração

Tenta ver se cabe no orçamento um Z690 Tuf pelo menos

IMPORTANTE
Vc sabe que vai precisar atualizar a BIOS se pegar um B660 ou Z690, certo?
 
Última edição:
Já instalou o driver LAN do fabricante da motherboard, é raro, mas nem sempre o windows tem ele disponível no update.
Cara, pesquisando eu vi que tem muitos relatos de que esse driver da Intel é bugado, o i255v, então eu simplesmente desinstalei no gerenciador de dispositivos e reiniciei o PC. Quando liguei novamente, uma outra versão havia sido instalada e o Ethernet tava funcionando tranquilo. Agora é só alegria kkk

Edit: não tá tranquilo não kkkkkkkkk to com 92mb de download e 0.1 de upload kkkk que porra é essa
 
Última edição:
Entao, a minha em 4k com a maioria das opções no low pega 200/210 com drops ... e não chega nessa utilização da sua ... tá vendo, o 12900kf em 5.1 tá segurando ela ... o teu tem boost de até 5.8, e em um dos cores, até 6 ghz ...
 
Bom dia Pessoal, tudo bom!?
Estou tendo problemas com meu kit AM4 e estou estudando migrar para a nova geração da Intel. Quem por ai já adquiriu, estão curtindo a plataforma?

Estava pensando em pegar o kit "I7 13700k + z790", ai surgiram algumas dúvidas para equilibrar com meu setup atual (setup da assinatura).
- Posso manter normalmente as DDR4 até achar um bom kit DDR5?
- A fonte de 750W conseguiria segurar essa nova config?
- Vi que as mobo's z790 Aorus estão aparecendo com um preço competitivo, porém sou meio fãboy da Asus AHAUAHUA Alguma indicação de mobo Asus?
- Iceberg segura o 13700k ou seria interessante pensar em opções de 360mm?
Pessoal, alguém consegue me dar uma ajudinha aqui!?
Estou saindo de um r7 3700x + Asus Crosshair VI Hero e pretendo me aventurar na 13ª gen da Intel. Pensando nas seguintes configurações:

- Processador: I7 13700K
- Mobo: Z790 Aorus Elite ou Z690 Aorus Elite WiFi - Estou realmente em dúvida nesse ponto, não sei se vale a pena pegar a nova geração de placas, sendo que a z690 está mais barata e ainda oferece o módulo wifi/bluetooth.
- Ram: Manter as 2x8 DDR4 3200mhz até conseguir substutir por 2x16 DDR5.
- Fonte: Manter a atual de 750W XPG Core Reactor - Segundo ponto de dúvida.. será que segura o i7 e a 3070?


Acham que vale a pena o investimento e mudança de plataforma? Foco é conseguir fazer lives de jogo TripleA sem maiores dificuldades.
 
- Ram: Manter as 2x8 DDR4 3200mhz até conseguir substutir por 2x16 DDR5.
Vc sabe que pra fazer isso teria de mudar de placa mãe depois, né?
- Fonte: Manter a atual de 750W XPG Core Reactor - Segundo ponto de dúvida.. será que segura o i7 e a 3070?
Acho de boas.
Acham que vale a pena o investimento e mudança de plataforma? Foco é conseguir fazer lives de jogo TripleA sem maiores dificuldades.
Não seria melhor só pegar um 5800x3d ou um 5900x? Sairia mais barato e te daria mais folga até decidir ir pra ddr5 de vez.
 
Cara, eu peguei Mini-ITX no Ali por considerar que são placas pequenas e menos sujeitas a torções no transporte. ATX eu particularmente ainda não criei coragem 😅 Estou montando um AM5 e cogitei pegar uma MSI X670E Carbon no Ali porque a MSI não a trouxe pro Brasil, mas por conta do valor elevado (R$ 3500+) e riscos de danos (por ser ATX) optei por procurar algo aqui no Brasil mesmo. Se fosse uma ATX na faixa dos R$ 1000~1500 até arriscaria, mas R$ 3500 achei meio tenso 😅

Aproveitando, o Ali de fato colocou os novos cupons hoje no ar:

anonovo120 R$120 OFF em R$1200
anonovo300 R$300 OF em R$3000

Problema do Ali são os correios do Brasil. Infelizmente, parece que a cpu que eu comprei lá se perdeu no caminho. Foi extraviado após liberação da alfandega.
 
Vc sabe que pra fazer isso teria de mudar de placa mãe depois, né?

Acho de boas.

Não seria melhor só pegar um 5800x3d ou um 5900x? Sairia mais barato e te daria mais folga até decidir ir pra ddr5 de vez.
Peço desculpas pela confusão em relação as memorias... Realmente, eu teria que trocar as memórias logo de cara.
Minha opção pra sair da plataforma atual é por conta de um problema recente onde meu sistema não reconhece mais o dual channel de forma algo, ai não sei se foi F pro processador ou pra mobo. Então queria fazer a substituição completa pra não ter dor de cabeça futura.
De qualquer forma, se eu fosse pra 5800x, eu precisaria substituir a mobo também.

O novo planos seria então:
- i7 13700k
- 2x16GB DDR5
- Escolher uma mobo entre z690 e z790 (Acabei batendo o olho também nessa Asus Rog Strix Z790-F Gaming WIFI, ela é mais cara mas parece ser bem completa).
 
Minha opção pra sair da plataforma atual é por conta de um problema recente onde meu sistema não reconhece mais o dual channel de forma algo, ai não sei se foi F pro processador ou pra mobo. Então queria fazer a substituição completa pra não ter dor de cabeça futura.
De qualquer forma, se eu fosse pra 5800x, eu precisaria substituir a mobo também.
Puts, aí complica. Se for o processador, poderia tentar mandar pro RMA caso esteja na garantia, já ajudaria a abater o preço de uma CPU nova, e não precisaria trocar de mobo pra usar CPUs mais recentes, só atualizar pra bios mais recente que vc teria suporte aos ryzen 5000 (só não tenho certeza quanto ao x3d).

Agora se a bronca for a placa mãe realmente complica.
 
Puts, aí complica. Se for o processador, poderia tentar mandar pro RMA caso esteja na garantia, já ajudaria a abater o preço de uma CPU nova, e não precisaria trocar de mobo pra usar CPUs mais recentes, só atualizar pra bios mais recente que vc teria suporte aos ryzen 5000 (só não tenho certeza quanto ao x3d).

Agora se a bronca for a placa mãe realmente complica.
Eu realmente estava bem por fora desse cenário das AM4... muito bom saber que agora as x370 são compatíveis com a série 5000.
Vou ver se consigo um processador novo pra testar, e caso seja ele mesmo, eu envio pra RMA e parto pros 5000.
Vlw maninn!
 
Última edição:
Eu realmente estava bem por fora desse cenário das AM4... muito bom saber que agora as x370 são compatíveis com a série 5000.
Vou ver se consigo um processador novo pra testar, e caso seja ele mesmo, eu envio pra RMA e parto pros 5000.
Vlw maninn!
Boa sorte aí! Se aguentar pular essa geração, da próxima já devemos ter DDR5 a preços mais acessíveis e com desempenho melhor, além de mais opções da Intel e AMD.
 
Entao, a minha em 4k com a maioria das opções no low pega 200/210 com drops ... e não chega nessa utilização da sua ... tá vendo, o 12900kf em 5.1 tá segurando ela ... o teu tem boost de até 5.8, e em um dos cores, até 6 ghz ...
Como tá suas memórias? Esse jogo tá bem dependente de memória ajustada, com timings e subtimings apertados, clock de CPU nem muda muito, minha CPU aí tá stock, 5.5Ghz P-Cores, 4.3Ghz E-Cores e 4.5Ghz Ring Clock. Eu jogo em 4k com a 3080Ti, tudo no low, fico 120-150fps (na água cai pra uns 90-100fps, água pesa muito no jogo), eu acho que seu FPS 200+ nem tá ruim pra ser sincero.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não seria melhor só pegar um 5800x3d ou um 5900x? Sairia mais barato e te daria mais folga até decidir ir pra ddr5 de vez.
E mudar de plataforma de novo no futuro? Melhor ele ir de 13700k e DDR4 mesmo se quiser economizar. Na maioria dos jogos ganha do 5800X3D.
 
Como tá suas memórias? Esse jogo tá bem dependente de memória ajustada, com timings e subtimings apertados, clock de CPU nem muda muito, minha CPU aí tá stock, 5.5Ghz P-Cores, 4.3Ghz E-Cores e 4.5Ghz Ring Clock. Eu jogo em 4k com a 3080Ti, tudo no low, fico 120-150fps (na água cai pra uns 90-100fps, água pesa muito no jogo), eu acho que seu FPS 200+ nem tá ruim pra ser sincero.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E mudar de plataforma de novo no futuro? Melhor ele ir de 13700k e DDR4 mesmo se quiser economizar. Na maioria dos jogos ganha do 5800X3D.
É que eu realmente não sabia que os 5000 eram compatível com a x370... Nesse caso, seria só trocar o processador (se for ele o problema, claro).
Mas to estudando aqui ainda, pensando seriamente em pular pra ddr5 já...
 
E mudar de plataforma de novo no futuro? Melhor ele ir de 13700k e DDR4 mesmo se quiser economizar. Na maioria dos jogos ganha do 5800X3D.
Mas não teria um "mudar de novo", ele iria manter a atual e só mudar depois, diferentemente de agora, que faria uma migração e alguns anos depois teria de mudar tudo de novo.

Mesmo que o 13700k ganhe do 5800x3D, ainda é exagero visto que ele tem uma 3070, com a grana que ele economizaria agora daria pra fazer um up melhor na 15ª da intel ou segunda geração das AM5.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo