[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Sempre bom adicionar contexto, indo apenas pelo título deixa a impressão que todos os processadores com AVX2 e AVX-512 da Intel estão na lista.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


100C com apenas ~210W é bem estranho, a não ser que a temperatura ambiente esteja 40C.

Tem certeza que a bomba do AIO está ligada?

Recomendo usar o HWINFO64.

Opa, valeu, vou testar com o HWINFO64. Temperatura ambiente em 21, 22 graus (atualizei o meu texto inicial).
Sim, uma mangueira fica bem quente, a outra continua fria. Além disso, fiz os mesmos testes com o Noctua ND-15 e ocorreram as mesmas temps.
Obrigado.
 
Pessoas,

Realmente preciso de ajuda por aqui. Se alguém de vocês morar em Brasília eu pago uma cerveja ou dez para a pessoa resolver esta budega.

Depois de muito pesquisar resolvi comprar para o meu trabalho um i7 13700k, MSI b760m MAG Mortar e 32Gb de DDR5 6200 Dominator COM contact frame desde o primeiro uso.
O cooler é um Galahad 360 com bomba em full 100% mas também tenho o Noctua NH-D15. Fiz os testes com os dois, mesmos resultados. Pasta é de qualidade e foi bem aplicada.

Nunca tive MSI antes e não consigo configurar esta porcaria para fazer undervolt ou qualquer coisa pra isso funcionar direito.
Em default o processador bate 100 graus com 1 segundo de CPU a 100%. O CB R23 não passa de 28 mil sem gabinete. 25 a 27 mil com gabinete.
Mangueiras do cooler pegando fogo. O mesmo ocorre usando o Noctua. Temperatura ambiente na hora dos testes em 21, 22 graus.

Se faço qualquer undervolt (mesmo que - 0.075) ou altero o CPU Lite Load o score cai para 22 mil ou menos, com 90 graus de máxima.

Não sei se algo está com defeito ou eu estou ficando velho e burro com a tecnologia.

Obrigado.


Meu-Computador-3.jpg


Teste-CPU-no-Full.png
Pergunta pode parecer tosca, mas vc está apertando bem o AIO e o Noctua? E deve ter um jeito de fazer esse undervolt sim. Senão não dá para usar o 13700 e o 13700k.
 
Opa, valeu, vou testar com o HWINFO64. Temperatura ambiente em 21, 22 graus (atualizei o meu texto inicial).
Sim, uma mangueira fica bem quente, a outra continua fria. Além disso, fiz os mesmos testes com o Noctua ND-15 e ocorreram as mesmas temps.
Obrigado.
Testa desligar o Multi Core Enhancement na BIOS pra ver como fica, acho que na MSI se chama Enhanced Turbo. Testa também colocar um offset de -0.060v.
Se fosse essa temp só no Galahad ia falar que podia ser o problema crônico que muita gente andou tendo, mas se no Noctua também tá assim, tá bem estranho.
 
Pergunta pode parecer tosca, mas vc está apertando bem o AIO e o Noctua? E deve ter um jeito de fazer esse undervolt sim. Senão não dá para usar o 13700 e o 13700k.

Pode perguntar qualquer coisa hahahah. Eu sei que às vezes a coisa mais simples acaba sendo a culpada de tudo.
Mas sim, eu verifiquei o aperto, montei e desmontei mais de uma vez, verifiquei se a pasta térmica estava bem distribuída no processador etc.
Inclusive chega em um ponto quase impossível de segurar a mangueira que vem do processador porque ela vem bem quente.
Aparentemente está tudo OK em termos de montagem, mas simplesmente não consigo usar sem capar completamente o processador.
Meu segundo computador é um i9 9900K em uma Asus Strix... ele também era esquentado mas nunca tive maiores problemas com ele.
 
Pode perguntar qualquer coisa hahahah. Eu sei que às vezes a coisa mais simples acaba sendo a culpada de tudo.
Mas sim, eu verifiquei o aperto, montei e desmontei mais de uma vez, verifiquei se a pasta térmica estava bem distribuída no processador etc.
Inclusive chega em um ponto quase impossível de segurar a mangueira que vem do processador porque ela vem bem quente.
Aparentemente está tudo OK em termos de montagem, mas simplesmente não consigo usar sem capar completamente o processador.
Meu segundo computador é um i9 9900K em uma Asus Strix... ele também era esquentado mas nunca tive maiores problemas com ele.
A bomba do seu WC tá funcionando mesmo? Lembro de que alguém aqui do fórum teve problema com esse modelo específico e acabou no RMA.
 
@allez godoy undervolt não vai resolver seu problema, o processador não deve chegar em 100C com apenas ~210W e o fato de chegar em 100C em 1 segundo indica que ou a bomba está com problema ou o processador está com mal contato com o cooler. Um Galahad 360 deveria manter seu 13700K em torno de 70-75C full load para uma carga de 210W.
 
Sim, o mesmo ocorre com o NH-D15 da Noctua.


A bomba do seu WC tá funcionando mesmo? Lembro de que alguém aqui do fórum teve problema com esse modelo específico e acabou no RMA.

Parece que sim, o mesmo ocorre com o Noctua NH-D15.


@allez godoy undervolt não vai resolver seu problema, o processador não deve chegar em 100C com apenas ~210W e o fato de chegar em 100C em 1 segundo indica que ou a bomba está com problema ou o processador está com mal contato com o cooler. Um Galahad 360 deveria manter seu 13700K em torno de 70-75C full load para uma carga de 210W.

Hummmm. Agora você me deu algo para pensar melhor. Realmente é questão de menos de 1 segundo para bater 100 graus. Depois disso as variações são muito rápidas, 40 graus, 80 graus, 100 graus, pra cima e pra baixo, tudo em questão de 1 segundo entre cada temperatura. Vou partir do zero, tirar o contacto frame e voltar o original da mobo. Depois vou remontar na bancada aberta para ter certeza de que o contato está realmente bem feito. Eu poderia jurar que está OK, mas como não está funcionando bem, algo está errado, e tenho pelo menos um horizonte para testar com a sua resposta. Obrigado.
 
Sim, o mesmo ocorre com o NH-D15 da Noctua.




Parece que sim, o mesmo ocorre com o Noctua NH-D15.




Hummmm. Agora você me deu algo para pensar melhor. Realmente é questão de menos de 1 segundo para bater 100 graus. Depois disso as variações são muito rápidas, 40 graus, 80 graus, 100 graus, pra cima e pra baixo, tudo em questão de 1 segundo entre cada temperatura. Vou partir do zero, tirar o contacto frame e voltar o original da mobo. Depois vou remontar na bancada aberta para ter certeza de que o contato está realmente bem feito. Eu poderia jurar que está OK, mas como não está funcionando bem, algo está errado, e tenho pelo menos um horizonte para testar com a sua resposta. Obrigado.
Só de tirar o cooler já deve perceber algo errado se o contato não estiver ideal, e se o contato estiver ok então é quase certeza de que a bomba não está funcionando direito. Muitas pessoas tiveram problema com esse AIO, eu mesmo tive um trocado na garantia.

Comunicado oficial da Lian Li sobre o problema
 
Só de tirar o cooler já deve perceber algo errado se o contato não estiver ideal, e se o contato estiver ok então é quase certeza de que a bomba não está funcionando direito. Muitas pessoas tiveram problema com esse AIO, eu mesmo tive um trocado na garantia.

Comunicado oficial da Lian Li sobre o problema

Vou ver se consigo abrir amanhã ou quinta. Vou tirar fotos do processo, em especial da pasta e da montagem. Se resolver eu escrevo aqui, se não resolver eu coloco as fotos aqui.
Já perdi as contas de quantos computadores montei na vida, mas é a primeira vez que eu apanho sem ter nenhum norte. Vou realmente torcer para ser contato errado no cooler. Apesar de que a mangueira falta derreter de tão quente, dando impressão de que não é uma questão de contato. Mas vamos que vamos, se não for isso eu ficarei bem preocupado.

Obrigado de novo.
 
Vou ver se consigo abrir amanhã ou quinta. Vou tirar fotos do processo, em especial da pasta e da montagem. Se resolver eu escrevo aqui, se não resolver eu coloco as fotos aqui.
Já perdi as contas de quantos computadores montei na vida, mas é a primeira vez que eu apanho sem ter nenhum norte. Vou realmente torcer para ser contato errado no cooler. Apesar de que a mangueira falta derreter de tão quente, dando impressão de que não é uma questão de contato. Mas vamos que vamos, se não for isso eu ficarei bem preocupado.

Obrigado de novo.
Mas a mangueira não deveria ficar tão quente assim, a do meu AIO não fica nem morna mesmo com o processador a 320W e 95C, temperatura ambiente de 25C.

Chegou a ver qual a rotação da bomba? Se me lembro bem a bomba do Galahad deve ficar em 3100 RPM.
 
Mas a mangueira não deveria ficar tão quente assim, a do meu AIO não fica nem morna mesmo com o processador a 320W e 95C, temperatura ambiente de 25C.

Chegou a ver qual a rotação da bomba? Se me lembro bem a bomba do Galahad deve ficar em 3100 RPM.

Sim, a que vai do processador para o radiador fica bem quente. 3390 RPM variando até 3480 RPM, sempre definido para 100%.
Neste exato momento. 16 graus ambiente. Computador quase levantando voo com as fans no máximo e CPU grudada nos 100 graus.
Que beleza. hahahah.

WwOPKYT.png
 
Última edição:
Sim, a que vai do processador para o radiador fica bem quente. 3390 RPM variando até 3480 RPM, sempre definido para 100%.
Neste exato momento. 16 graus ambiente. Computador quase levantando voo com as fans no máximo e CPU grudada nos 100 graus.
Que beleza. hahahah.

WwOPKYT.png
Pelo visto você foi premiado com o problema do pump do Galahad mesmo. Há uns meses atrás tive um problema parecido com meu Galahad 360 antigo. Eram os mesmos sintomas que o seu, temps subiam pra 90-100 rapidamente mesmo com o pump em rotação normal (3200~3300 RPM). Acionei o RMA da Lian Li e enviaram outro em coisa de 10 dias.
Relatei aqui nesse post, tiveram outras pessoas relatando o mesmo problema lá: https://forum.adrenaline.com.br/threads/intel-comet-rocket-alder-raptor-lake.666224/post-1076448624

É um problema crônico que afeta algunas unidades dos lotes mais antigos, a própria Lian Li soltou um comunicado falando sobre a falha. Pelo menos, por já estarem cientes, não questionam muito na hora de fazer o RMA e enviam um novo na hora.
 
o problema dos 100C no cinebench ta mais para config da bios em si, do que do cooler.
ja comentaram ai, toda mobo ta vindo com OC, vcore alto e power limit desbloqueado de fabrica, todos cores no turbo etc...precisa deixar no padrao Intel e fazer undervolt.

Ainda assim a cpu pode bater nos 100C nesse bench, mas vai dar throttle e cair a temp se o cooling nao estiver bom.


 

Intel Core i5-14600KF é 5,5% mais rápido que o i5-13600K no primeiro teste de núcleo único do Geekbench.​


B4sCkwP.jpg


Assim começa a temporada de vazamentos para a última geração de CPUs de desktop da Intel. É evidente que a série foi recentemente despachada para OEMs, que não perderam tempo em testar os chips. Com a plataforma LGA1700 existente já suportando a nova série de CPUs, não há barreiras impedindo que esses vazamentos surjam neste momento.

Neste caso, somos apresentados a uma placa-mãe ASUS Z790 emparelhada com 32 GB de memória DDR5-6000, juntamente com o novo processador de 14 núcleos da Intel chamado Core i5-14600KF. A nomenclatura do SKU sugere a ausência de suporte gráfico integrado; no entanto, isso não deve ter impacto no teste. A saída de dados do Geekbench exibe as velocidades do clock, confirmando a frequência de 5,3 GHz conforme rumores anteriores. Isso basicamente indica um aumento de 200 MHz sobre a CPU i5-13600K da geração atual.

GmgxXQv.png


xguDnzg.png


A CPU atinge uma pontuação de 2794 pontos no teste single-core e 17190 pontos no teste multi-core, conforme avaliado pela versão Geekbench 6.1 atualizada. Isso significa uma melhoria de 5,5% no desempenho de núcleo único e de 17,2% no desempenho de vários núcleos em comparação com o Core i5-13600K.

No entanto, o aumento do turbo clock máximo na frequência sozinho não pode ser totalmente responsável por esse aumento no desempenho. Parece que pode haver fatores adicionais influenciando o resultado. É plausível que todos os núcleos agora sejam capazes de operar em velocidades mais altas, ou pode haver variações na metodologia de benchmarking que contribuem para esses resultados.

m78isRM.png


A Intel deve lançar sua 14ª série Gen Core K em setembro, pelo menos seis novas CPUs serão lançadas, incluindo os modelos K e KF. A nova onda de CPUs Raptor Lake Refresh que apresentarão um clock mais alto em comparação com as CPUs Core de 13ª geração existentes em 100 a 200 MHz. Os detalhes exatos sobre PBP (potência básica), MTB (potência turbo boost) e preços permanecem não confirmados.

4Mz6uhI.png


Fonte: Geekbench
 
to numa dúvida se vale a pena sair do 12700k para o 13900k ou esperar o 13700k mesmo, mas nem sei se minha fonte aguenta o 13900k+RTX 4090,
pc uso para games e a 4090 com power limit chega a consumir no máximo 400w
 
to numa dúvida se vale a pena sair do 12700k para o 13900k ou esperar o 13700k mesmo, mas nem sei se minha fonte aguenta o 13900k+RTX 4090,
pc uso para games e a 4090 com power limit chega a consumir no máximo 400w
Espera o 13700k vai consumir menos e você pode manter a sua fonte atual.
 
Espera o 13700k vai consumir menos e você pode manter a sua fonte atual.
eu escrevi errado, era o 14700k, acho que voce foi no erro ou é para esperar o 13700k abaixar o preço sihuhasa
 
eu escrevi errado, era o 14700k, acho que voce foi no erro ou é para esperar o 13700k abaixar o preço sihuhasa
Sorry mas cara o 14700K no momento acho que não vale a pena da pra esperar mais um pouco, teu CPU ta deixando a desejar?
 
Sorry mas cara o 14700K no momento acho que não vale a pena da pra esperar mais um pouco, teu CPU ta deixando a desejar?
não sei realmente auhsuha
jogos single player como dead space que jogo com teclado e mouse eu limito o fps em 80, quando jogo com controle, limito o fps em 70.

mas warzone u percebo que o fps não fica ali sempre em 144, mas talvez seja configuração do game.

pensei em até mudar para 13700k se achar por um preço legal, mas vi que não compensa muito e o 13900k tem mais performance em game.
 
não sei realmente auhsuha
jogos single player como dead space que jogo com teclado e mouse eu limito o fps em 80, quando jogo com controle, limito o fps em 70.

mas warzone u percebo que o fps não fica ali sempre em 144, mas talvez seja configuração do game.

pensei em até mudar para 13700k se achar por um preço legal, mas vi que não compensa muito e o 13900k tem mais performance em game.
Teu foco é game é melhor pegar o 13700k ou 13900k claro vai depender dos valores também, sobre o Warzone bem provável que seja a configuração do jogo porque GPU tu tem de sobra!
 
Só de tirar o cooler já deve perceber algo errado se o contato não estiver ideal, e se o contato estiver ok então é quase certeza de que a bomba não está funcionando direito. Muitas pessoas tiveram problema com esse AIO, eu mesmo tive um trocado na garantia.

Comunicado oficial da Lian Li sobre o problema
Rapaz, eu não sabia disso!

Já até favoritei aqui, pq o meu, em teoria, pode dar esse problema em algum momento também. Eu sempre usei a bomba dele em 100% como recomendado, e por enquanto as temps estão bem tranquilas.

Uma coisa que notei depois que mudei pro Lancool 216 é o ruído da bomba. Como o O11D tinham 9 fans, o ruído deles se sobressaía, e eu não escutava. Como no 216 tem menos fans, aí consegui escutar e a bichinha é barulhenta, viu?
 
Teu foco é game é melhor pegar o 13700k ou 13900k claro vai depender dos valores também, sobre o Warzone bem provável que seja a configuração do jogo porque GPU tu tem de sobra!
entendi, só que minha dúvida é se minha fonte aguentaria um 13900k se achar por um preço legal
 
Vale muito a pena assistir, explica muita coisa do pq da Intel fazer CPUs tão quentes! e que ela pode fazer melhor mas não faz!

 
Vai depender de alguns ajustes como UV e alguns ajustes finos na bios mas a princípio ele aguenta sim.
estou quase pegando o 13700k mesmo, tenho até amanhã para pensar, mas deixo te perguntar
meu 12700k eu uso apenas um cabo de alimentação, antes usava dois, mas depois que coloquei a rtx 4090, tive que tirar um cabo de energia que alimentava a cpu para vga que usa 4 cabos de alimentação, o 13700k vai funcionar apenas com um cabo?
meu 12700k jogando fica ali consumindo no máximo 110w
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo