• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

A mobo dessa sua NAS é da MSI, e tá atualizada? Tive uma que tava sem a opção de boot sem GPU, atualizei e funcionou tranquilo, mancada da MSI assumir que o pessoal não vai usar os PC em modo headless.

Eu tenho costume de fazer essas coisas headless já, configuro o disco em uma VM, dps só plugo na mobo e rezo pro ssh funcionar kkkkk

É uma ROG STRIX Z370-F GAMING.
Mas está tão redondinho aqui que dá uma preguiça enorme fazer tanto trabalho por causa de 8w da GPU em stand by.
Valeu.
 
DDR5 é mais rápido em casos específicos (render, edição...) e quando acontecem os gargalos (em jogos com GPU média/boa em 1080p com bastante frames por ex), no resto é a mesma coisa ou no máximo uns 5-10% mais rápido só.

Então, queria ir de DDR4 mesmo porque a única Z690 que aparece por preço bom (TUF Z690) é DDR4, e as outras estão muito caras. Tem o lance do valor também no BR, já do Aliexpress a diferença entre um kit 32gb DDR4 3600 CL14 e um DDR5 6000 CL30/32 é de 100/200.

Eu monto pc pra usar uns 5 anos pelo menos, se for vender depois desse tempo já estaria bem desvalorizado mesmo. Estou quase mudando de ideia e pegando um 13400/14400 (quando lançar) e uma B660 mesmo para gastar menos e diminuir esse ciclo de vida grande que uso normalmente quando monto um PC, afinal vou usar de GPU no máximo uma 4060Ti.

Até março do ano que vem me decido de vez com o que fizer mais sentido no momento.
Eu, se fosse pegar qualquer cpu da linha 13xxx ou 14xxx iria de DDR5 e B760.
Particularmente, não vejo mais sentido em fazer overclock, pela performace base que já entregam desde a linha 12xxx.
 
Eu, se fosse pegar qualquer cpu da linha 13xxx ou 14xxx iria de DDR5 e B760.
Particularmente, não vejo mais sentido em fazer overclock, pela performace base que já entregam desde a linha 12xxx.

Exato. É o que qualquer site ou canal de tecnologia já fala.

12 geração pra cima não tem mais vantagem em over. Serve só para entusiasta ver números de bench e para aquecer o quarto.
Claro, tem gente que adora benchs, faz parte da brincadeira. Eu já curti isso um dia.

Mas... É completamente, totalmente, inequivocadamente imperceptível a diferença no dia a dia de uma CPU over ou stock, com memórias a X ou Y Mhz.

Eu renderizei um vídeo durante quase 30 minutos usando só a CPU (13700k), a diferença entre stock e over de tudo (CPU e memória), não chegou a 10 segundos, ou seja, 0,55% de ganho.

No meu antigo i9 9900KF a diferença batia mais ou menos 10% com over. Mas esta época já passou.
 
Galera qua a melhor placa mãe b760 ddr5 pra levar um 13600k? Única coisa que eu preciso dela e que ela tenha debug led, 2 slots nvme e que suporte memórias de 6000mhz
 
Galera qua a melhor placa mãe b760 ddr5 pra levar um 13600k? Única coisa que eu preciso dela e que ela tenha debug led, 2 slots nvme e que suporte memórias de 6000mhz
Eu uso Asus Rog Strix B760-F, tem 4x NVME, tamanho ATX, uso 32Gb Corsair DDR5 6000Mhz, audio premium codec ALC 4080.
Acho que só vai encontrar no Mercado Livre, custa caro.

Mas uma Asus TUF B760M-Plus DDR5, já resolveria.
 
Eu uso Asus Rog Strix B760-F, tem 4x NVME, tamanho ATX, uso 32Gb Corsair DDR5 6000Mhz, audio premium codec ALC 4080.
Acho que só vai encontrar no Mercado Livre, custa caro.
Mas uma Asus TUF B760M-Plus DDR5, já resolveria.

Entao tô procurando algo não tão caro pq provavelmente pro final do ano q vem troco pra am5 ou algum Intel novo se tiver. A tuf tá 1650 no ml
 
Eu, se fosse pegar qualquer cpu da linha 13xxx ou 14xxx iria de DDR5 e B760.
Particularmente, não vejo mais sentido em fazer overclock, pela performace base que já entregam desde a linha 12xxx.

Exato. É o que qualquer site ou canal de tecnologia já fala.

12 geração pra cima não tem mais vantagem em over. Serve só para entusiasta ver números de bench e para aquecer o quarto.
Claro, tem gente que adora benchs, faz parte da brincadeira. Eu já curti isso um dia.

Mas... É completamente, totalmente, inequivocadamente imperceptível a diferença no dia a dia de uma CPU over ou stock, com memórias a X ou Y Mhz.

Eu renderizei um vídeo durante quase 30 minutos usando só a CPU (13700k), a diferença entre stock e over de tudo (CPU e memória), não chegou a 10 segundos, ou seja, 0,55% de ganho.

No meu antigo i9 9900KF a diferença batia mais ou menos 10% com over. Mas esta época já passou.
Então, iria na Z690, mas não é para overclock (atualmente não vale nenhum pouco a pena mesmo), seria mais por 2 motivos: para ter mais slots m.2 e o outro seria fazer undervolt, mas com ajuste fino. Nas minhas pesquisas li que a Intel cortou o ajuste fino do undervolt nos chipstes B660/760, dá para fazer, mas vai perder desempenho. Precisa de um modelo Z para fazer ajuste fino no undervolt em cpus do 12/13/14600K pra cima e não perder desempenho 😑. Se não fosse por isso, ia fácil em uma B760.
 
Então, iria na Z690, mas não é para overclock (atualmente não vale nenhum pouco a pena mesmo), seria mais por 2 motivos: para ter mais slots m.2 e o outro seria fazer undervolt, mas com ajuste fino. Nas minhas pesquisas li que a Intel cortou o ajuste fino do undervolt nos chipstes B660/760, dá para fazer, mas vai perder desempenho. Precisa de um modelo Z para fazer ajuste fino no undervolt em cpus do 12/13/14600K pra cima e não perder desempenho 😑. Se não fosse por isso, ia fácil em uma B760.
Eu tenho uma Asus TUF H670-Pro WIFI, ATX, com 4 NVME, inicialmente usava com 12700K fazendo undervolt.
Depois que comprei o 13700+B760-F coloquei um 12400 nessa H670.
Ta no ML à venda.
 
Então, iria na Z690, mas não é para overclock (atualmente não vale nenhum pouco a pena mesmo), seria mais por 2 motivos: para ter mais slots m.2 e o outro seria fazer undervolt, mas com ajuste fino. Nas minhas pesquisas li que a Intel cortou o ajuste fino do undervolt nos chipstes B660/760, dá para fazer, mas vai perder desempenho. Precisa de um modelo Z para fazer ajuste fino no undervolt em cpus do 12/13/14600K pra cima e não perder desempenho 😑. Se não fosse por isso, ia fácil em uma B760.

Te entendo. Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre over ou under, tem gente aqui no fórum muito fera nisso.

Minha experiência na 13 geração foi assim… eu comprei a MSI B760m, no over eu conseguia por volta de 30.200 no Cinebench R23, com under fiquei nos 29.800. Ou seja, diferença irrelevante.
Claro que se fosse série Z teria mais opções de ajustes.
Eu persegui o número 30 mil em under por alguns dias, mas desisti quando coloquei mais 2 pentes DDR5 6200 Mhz, totalizando 4.
Por causa disso eu tive que desligar o XMP e baixar para 6000 Mhz ou dava tela azul (não tive saco de ajustar até manter 6.2).
Hoje se bem me lembro o Cinebench R23 fica na casa dos 29.500, ou seja, de novo irrisório.

O que você falou faz sentido, é provável que a série Z seja muito mais útil para fazer under do que fazer over.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera qua a melhor placa mãe b760 ddr5 pra levar um 13600k? Única coisa que eu preciso dela e que ela tenha debug led, 2 slots nvme e que suporte memórias de 6000mhz

MSI Mag Mortar B760M é interessante, foi a que eu comprei. Garantia de três anos no Brasil. Em média R$1700.
Estou usando 4 pentes DDR5 em 6000Mhz, mas se ajustar vai até mais.
Não é a melhor, mas é boa.
Um “custo x benefício” é a B760M Aorus Elite, média R$ 1500. Mas não sei opinar sobre ela.

 
Última edição:
rapaziada , o i9 14900k numa b660m aorus pro, nao tem na placa mae, aquelas 2 entradas de 8 pinos do cpu, tem 1 de 8 e 1 de 4… como é o certo de liga-la nesse caso?
 
rapaziada , o i9 14900k numa b660m aorus pro, nao tem na placa mae, aquelas 2 entradas de 8 pinos do cpu, tem 1 de 8 e 1 de 4… como é o certo de liga-la nesse caso?
o certo sempre é ligar os 2x, mas se sua fonte não comporta os 2 cabos, ligue o de 8 pinos só.
 
rapaziada , o i9 14900k numa b660m aorus pro, nao tem na placa mae, aquelas 2 entradas de 8 pinos do cpu, tem 1 de 8 e 1 de 4… como é o certo de liga-la nesse caso?
O de 4 extra é mais pra quem quer fazer OC pesados, pra grande maioria dos usos é desnecessário. Os 8 pinos já dão de sobra pra uns ~400W, os extras é só se vc quiser uns 200~250W a mais.
 
minha placa mae tem uma de 8 e 1 de 4 . Qual o certo, ligar so 1 de 8 ou ligar o de 8 e o outro cabo de 8, dividir no meio e conectar 4 pinos na placa mae?
Um só de 8pin já basta, o de 4 é extra power para quem quer fazer overclock extremo.
 
Alguma ideia do que está acontecendo no mercado brasileiro? As Z790 high-end acabaram, e as refresh não chegam nunca.
 
Alguma ideia do que está acontecendo no mercado brasileiro? As Z790 high-end acabaram, e as refresh não chegam nunca.
hoje acabou o ano.

31493595.jpg
 
Tirei a poha do UV, @HigaSeiti , mas acho que vou esperar um Patchfix pra tentar o RoN de novo, mesmo se rodar deve estar bugado, nunca vi game dar problema por UV leve, deixei o Multicore Enhancer desativado pelo menos, negócio é muito agressivo no perfil da Gigabyte.
 
Peguei num 14600k e me deram uma dica para desabilitar os E-Cores que, para jogos, seria uma feature "inútil" e q so servia para gastar energia e esquentar o processador. Isso procede?

Eu fiz aqui e notei de cara q no Cinebench R23 o score já caia de 22k para 16k.
 
Peguei num 14600k e me deram uma dica para desabilitar os E-Cores que, para jogos, seria uma feature "inútil" e q so servia para gastar energia e esquentar o processador. Isso procede?

Eu fiz aqui e notei de cara q no Cinebench R23 o score já caia de 22k para 16k.
São nucleos meia boca mas são 8 afinal, vai cair o score multi.
Vale desabilitar se realmente a temperatura estiver muito alta e tiver com preguiça de procurar o real problema, se não, deixa quieto, não vale nem o tempo gasto.
 
São nucleos meia boca mas são 8 afinal, vai cair o score multi.
Vale desabilitar se realmente a temperatura estiver muito alta e tiver com preguiça de procurar o real problema, se não, deixa quieto, não vale nem o tempo gasto.
Então, na pratica, eles não fazem diferença em performance no geral? Nos jogos por exemplo!?
 
Então, na pratica, eles não fazem diferença em performance no geral? Nos jogos por exemplo!?
Tem jogos que sim, tem jogos que chegam até a atrapalhar; Mas é algo irrisório demais pra levar em conta. Não vale o trabalho, nem se fosse o HT (que é ainda mais fajuto que os -Cores). Na real, deixaria tudo como está, pois já vi teste no COD onde desabilitar E-Cores gerou um bug onde o FPS caiu absurdamente mesmo o processador estando em baixo uso.
 
Última edição:
Segue meu OC de CPU final e RAM final pra uso 24/7, montei WC custom com o direct die, visualmente tá bem feio mas vou mudar a estética do PC todo em breve (começando pelas mangueiras):

a17mXhe.png

m00DOXJ.png
 
Peguei num 14600k e me deram uma dica para desabilitar os E-Cores que, para jogos, seria uma feature "inútil" e q so servia para gastar energia e esquentar o processador. Isso procede?

Eu fiz aqui e notei de cara q no Cinebench R23 o score já caia de 22k para 16k.
Se estiver usando Windows 11 não precisa desligar.
 
Segue meu OC de CPU final e RAM final pra uso 24/7, montei WC custom com o direct die, visualmente tá bem feio mas vou mudar a estética do PC todo em breve (começando pelas mangueiras):

a17mXhe.png

m00DOXJ.png
Parabéns pelo foguete 🚀

Posta os benchmarks. Não achei feia não, na boa. Vc a utiliza para que?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo