[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Faz sentido migrar de um 12700f para um 14700kf pensando em jogos apenas?
Depende. Depende da GPU, depende da resolução, depende do framerate que você quer como mínimo/médio, depende do jogo, depende de muuuuuuitos fatores e o "faz sentido" ou "vale a pena" é sempre bem subjetivo no final das contas também
 
Depende. Depende da GPU, depende da resolução, depende do framerate que você quer como mínimo/médio, depende do jogo, depende de muuuuuuitos fatores e o "faz sentido" ou "vale a pena" é sempre bem subjetivo no final das contas também
GPU 4080, normalmente jogo com DLSS em display 4k
 
Dá pra olhar o review do TPU em 1440p (4k com DLSS qualidade) e 4k nativo, lembrando que aí é com uma 4090 mas deve ficar entre 0-25% mais rápido, aí é avaliar se vale a pena, mesmo se fosse 30% mais rápido em 100% dos casos as vezes a pessoa nem percebe se não tiver com o afterburner ligado
 
Intel comenta internamente sobre o "Problema de instabilidade de processadores K das 13ª e 14ª gerações" e finalmente traz uma atualização abrangente de sua própria investigação (Vazamento)

"A Análise de Falha (FA) dos processadores K de 13ª e 14ª geração indica uma mudança na tensão operacional mínima nos processadores afetados resultante da exposição cumulativa a tensões de núcleo elevadas. A análise da Intel® determinou que um fator contribuinte confirmado para esse problema é a entrada de tensão elevada para o processador devido à configurações pré-estabelecidas do BIOS, que permitem que o processador opere em tensões altas e frequências turbo mesmo quando o processador está em alta temperatura. As gerações anteriores de processadores Intel® K são menos sensíveis a esse tipo de configuração devido à menor tensão e frequência de operação padrão.
[...]​
A causa raiz [desse problema] é um valor incorreto em um algoritmo de microcódigo associado ao recurso eTVB.
O aumento da frequência e tensão correspondentes implicando em alta temperatura podem reduzir a confiabilidade do processador.
Observação encontrada internamente. Plataformas impactadas: Raptor Lake S, Raptor Lake Refresh S (CPUID 0xB0671)
[...]​
A Intel® solicita que todos [os AIBs] atualizem o BIOS para o microcódigo 0x125 ou posterior até 19/07/2024. Este microcódigo inclui uma correção eTVB para um problema que pode permitir que o processador entre em um estado de desempenho mais alto mesmo quando a temperatura do processador exceda os limites do eTVB."

---
A Intel chegou em uma das causas, mas não a única ou definitiva, do problema que anda atormentando alguns usuários de processadores i9 tipo K de 13ª e 14ª geração, que mesmo no perfil baseline ainda continuam tendo problemas. E vai ficando claro que, como muitos já suspeitavam, a culpa não é apenas (ou somente) das fabricantes de placas-mãe, mas a Intel ainda não parece estar pronta para admitir sua parcela de culpa (vide a resposta que ela deu a Tom'sHardware referente a este leak), nem que alguns processadores já foram deteriorados a curto prazo por causa disso (restando apenas o RMA, onde segundo alguns relatos foi a única forma de resolver o problema).

Se isso resolverá ou não o problema da maioria, uma coisa é certa: Menos desempenho virá para quem atualizar, pois este "bug" permitia justamente o processador entregar mais desempenho quando não deveria. Aguardando as cenas dos próximos episódios... (comic mode on: Os ArrowLake-S ficam deveras felizes com informações do tipo xD).
 
Boa tarde pessoal.

Ontem fiz uma c@gada gigantesca ao tentar substituir o contact frame do processador (Estraguei os pinos da placa-mãe), e agora estou em busca de uma nova placa-mãe. Tenho um 12900K mas não faço overclock, mas mesmo assim tenho pé atrás com essas placas que o conector de energia da cpu não é 8+8 pinos (e sim 8+4).

Tem algum problema a conexão de energia da cpu ser 8+4 ou é só coisa da minha cabeça ?
 
Boa tarde pessoal.

Ontem fiz uma c@gada gigantesca ao tentar substituir o contact frame do processador (Estraguei os pinos da placa-mãe), e agora estou em busca de uma nova placa-mãe. Tenho um 12900K mas não faço overclock, mas mesmo assim tenho pé atrás com essas placas que o conector de energia da cpu não é 8+8 pinos (e sim 8+4).

Tem algum problema a conexão de energia da cpu ser 8+4 ou é só coisa da minha cabeça ?
0 problema, 8 pinos pela spec dão conta de 336w e ainda tem uma margem de segurança inclusa aí, 8+4 você conseguiria rodar 2 12900k com OC, acima de 8 pinos (8+4 ou 8+8) a princípio só vai ser necessário mesmo se for usar nitrogênio/hélio líquido pra OC extremo
 
Tem algum problema a conexão de energia da cpu ser 8+4 ou é só coisa da minha cabeça ?
Preciosismo puro, em stock até os 4 pinos 'extras' já são opcionais.
 
Intel chegou em uma das causas, mas não a única ou definitiva, do problema que anda atormentando alguns usuários de processadores i9 tipo K de 13ª e 14ª geração, que mesmo no perfil baseline ainda continuam tendo problemas. E vai ficando claro que, como muitos já suspeitavam, a culpa não é apenas (ou somente) das fabricantes de placas-mãe, mas a Intel ainda não parece estar pronta para admitir sua parcela de culpa (vide a resposta que ela deu a Tom'sHardware referente a este leak), nem que alguns processadores já foram deteriorados a curto prazo por causa disso (restando apenas o RMA, onde segundo alguns relatos foi a única forma de resolver o problema).

Por isso não afetava todo mundo, quem tinha um sistema de resfriamento melhor não era afetado.

Pelo visto, o algoritmo deixou as CPUs cozinharem mesmo hahahaha

Se isso resolverá ou não o problema da maioria, uma coisa é certa: Menos desempenho virá para quem atualizar, pois este "bug" permitia justamente o processador entregar mais desempenho quando não deveria. Aguardando as cenas dos próximos episódios... (comic mode on: Os ArrowLake-S ficam deveras felizes com informações do tipo xD).

Na verdade isso significa a Intel voltando a podar os fabricantes e medidas preventivas de fabrica para a próxima geração...
 
Intel lança correção de microcódigo eTVB e novas configurações padrão para CPUs Core i5/i7/i9 de 13/14ª geração, investigação de instabilidade ainda em andamento

"Por enquanto, tudo o que a Intel pode oferecer para uma melhor estabilidade nas CPUs existentes de 14ª e 13ª geração é o lançamento de sua orientação "Intel Default Settings" em toda a família, que não inclui apenas chips Core i9, mas agora também chips Core i7 e Core i5. Isso significa que, embora as CPUs Core i7 e Core i5 não sejam tão afetadas pela instabilidade quanto os chips Core i9, elas também são vistas como "afetadas" em tudo isso e os fornecedores de placas-mãe recorrerão a limites de energia reduzidos para esses chips também, levando a níveis de desempenho de CPU mais baixos do que os possíveis antes, mesmo nesses CPUs que tecnicamente não deveriam ser afetados [pois não usam eTVB].​


Intel-Default-Settings-Guidance-13th-and-14th-Gen-CPUs.png


Como sabemos de testes e benchmarks anteriores, o perfil "Intel Default Settings" leva a um desempenho bem mais baixo, uma vez que essencialmente reduz os limites de energia para esses chips. A Intel dependia demais de limites excessivos de energia para fazer seus chips parecerem bons na frente da concorrência, mas essa vantagem agora é perdida e as configurações guiadas reduzem o desempenho em até -10% em jogos e até -20% em cargas de trabalho multi-thread."​


---
Alguns fabricantes de placas-mãe, como MSI e ASUS, já estão lançando novos BIOS com essa correção, que mesmo teoricamente focando apenas no eTVB (logo apenas Core i9) também limitará o desempenho dos i5 e i7 K/KF, inclusive a tabela deixa clara novos valores para eles, que são menores que o atual padrão da Intel:
PL1/PL2 antesPL1/PL2 depoisRedução no PL2
i5 K/KF125W/181W125W/143W38W (-21%)
i7 K/KF125W/232W125W/188W44W (-19%)
i9 K/KF125W/253W125W/188W65W (-26%)

E esse ainda não é o fix pleno. Fico imaginando, se a Intel encontrar a causa do problema, voltará atrás com essas reduções de consumo? Ou manterá, seja por precaução, seja por ser pré-requisito do fix?
 
...

Alguns fabricantes de placas-mãe, como MSI e ASUS, já estão lançando novos BIOS com essa correção, que mesmo teoricamente focando apenas no eTVB (logo apenas Core i9) também limitará o desempenho dos i5 e i7 K/KF, inclusive a tabela deixa clara novos valores para eles, que são menores que o atual padrão da Intel:
PL1/PL2 antesPL1/PL2 depoisRedução no PL2
i5 K/KF125W/181W125W/143W38W (-21%)
i7 K/KF125W/232W125W/188W44W (-19%)
i9 K/KF125W/253W125W/188W65W (-26%)

E esse ainda não é o fix pleno. Fico imaginando, se a Intel encontrar a causa do problema, voltará atrás com essas reduções de consumo? Ou manterá, seja por precaução, seja por ser pré-requisito do fix?

Ou seja: nada de atualizar BIOS daqui pra frente.
Meu 13700K está muito bem obrigado, funcionando frio e rápido com UV. Logo, não preciso de redução de 10% ou mais de potência.

Agora...

Isso é um tipo de solução que facilmente pode trazer problemas, especialmente na Europa. Pois empresas compram novos processadores pelo aumento de desempenho e melhores tecnologias. Se a solução do problema desta linha é diminuir o desempenho, logo temos um produto que não entrega o que foi prometido.

Vou sentar e assistir.
 

TSMC Begins 3 nm Production for Intel's "Lunar Lake" and "Arrow Lake" Tiles


Agora vai?
Uai parece que o jogo virou...
 
Ou seja: nada de atualizar BIOS daqui pra frente.
Meu 13700K está muito bem obrigado, funcionando frio e rápido com UV. Logo, não preciso de redução de 10% ou mais de potência.

Agora...

Isso é um tipo de solução que facilmente pode trazer problemas, especialmente na Europa. Pois empresas compram novos processadores pelo aumento de desempenho e melhores tecnologias. Se a solução do problema desta linha é diminuir o desempenho, logo temos um produto que não entrega o que foi prometido.

Vou sentar e assistir.
Atualizar você pode, se sua placa-mãe possibilita customizar os PL1 e PL2 então nada a se preocupar, os valores padrão serão alterados mas você poderá trocar quando bem entender, sem falar que, como já fez UV, significa que entende e mexe no BIOS. Claro, como seu sistema está 100% redondinho não há necessidade mesmo, em time que está ganhando não se mexe.

Esta atualização prejudicará pessoas que ou não mexem no BIOS (usam como vem) ou que possuem placas-mãe que não permitem configurar os PL, que querendo ou não são a maioria dos usuários.

TSMC Begins 3 nm Production for Intel's "Lunar Lake" and "Arrow Lake" Tiles


Agora vai?
Uai parece que o jogo virou...
Agora tem que ir, a Intel terá vantagem na litografia (tudo bem que o N3B é inferior ao N3E, mas ainda é N3) contra a concorrente (N4), então se ambos LNL e ARL forem piores que os Strix e Granite (seja no consumo, seja na performance) pode dizer logo que é arquitetura, pois não vai ter desculpa de nó não :v

PS1: Gostei muito dos Skymont, quero ver se na prática eles cumprem o que foi mostrado nos slides. Quanto ao LionCove... ele é quem importa no desktop, e apesar de não ter empolgado ainda estou curioso para saber como se sairá em ST e MT contra os Zen5.

PS2: Até onde os rumores apontam os ARL não serão todos N3B, os chips 6P+8E virão no nó 20A da própria Intel. Provavelmente esse nó só apareça nos ARL mobile, e não desktop, mas só o tempo dará a certeza, até lá só nos resta esperar.
 
Agora tem que ir, a Intel terá vantagem na litografia (tudo bem que o N3B é inferior ao N3E, mas ainda é N3) contra a concorrente (N4), então se ambos LNL e ARL forem piores que os Strix e Granite (seja no consumo, seja na performance) pode dizer logo que é arquitetura, pois não vai ter desculpa de nó não :v

PS1: Gostei muito dos Skymont, quero ver se na prática eles cumprem o que foi mostrado nos slides. Quanto ao LionCove... ele é quem importa no desktop, e apesar de não ter empolgado ainda estou curioso para saber como se sairá em ST e MT contra os Zen5.

PS2: Até onde os rumores apontam os ARL não serão todos N3B, os chips 6P+8E virão no nó 20A da própria Intel. Provavelmente esse nó só apareça nos ARL mobile, e não desktop, mas só o tempo dará a certeza, até lá só nos resta esperar.
Com o flop que foram os SD Elite, a intel tá com a faca e o queijo na mão pra virar o jogo depois de anos.
 
Agora tem que ir, a Intel terá vantagem na litografia (tudo bem que o N3B é inferior ao N3E, mas ainda é N3) contra a concorrente (N4), então se ambos LNL e ARL forem piores que os Strix e Granite (seja no consumo, seja na performance) pode dizer logo que é arquitetura, pois não vai ter desculpa de nó não :v

PS1: Gostei muito dos Skymont, quero ver se na prática eles cumprem o que foi mostrado nos slides. Quanto ao LionCove... ele é quem importa no desktop, e apesar de não ter empolgado ainda estou curioso para saber como se sairá em ST e MT contra os Zen5.

PS2: Até onde os rumores apontam os ARL não serão todos N3B, os chips 6P+8E virão no nó 20A da própria Intel. Provavelmente esse nó só apareça nos ARL mobile, e não desktop, mas só o tempo dará a certeza, até lá só nos resta esperar.

N3B é a primeira N3 original, só a Apple usou praticamente, a diferença para N3E é muito pouca, não duvido que a TSMC tenha sido pressionada pela Apple para lançar logo o primeiro 3nm.
Agora a orientação da TSMC é que os novos designs skipem a N3E e vão direto para a N3P, que na real não está pronta com yields baixos ainda.
A Intel usou o que dava... N3E não era mais para usar e a N3P ainda não está pronta...

Sobre o 20A no desktop e 3N no mobile, não duvido, visto que ambas, Intel e AMD tem focando forte em mobile e server ultimamente... desktop ta ficando com a versão mobile com menos power restraints.

As mobos já estão prontas, foram até mostradas, só não podia chamar de Z890, tinha que chamar Intel Next Gen, então o bagulho está pronto.

A decepção vai ser se Intel focar mais em reduzir o consumo do que desempenho, qdo começar a apresentação em setembro e vierem slides só falando de consumo, eficiência etc... vixe, ai ferrou.
 
Atualizar você pode, se sua placa-mãe possibilita customizar os PL1 e PL2 então nada a se preocupar, os valores padrão serão alterados mas você poderá trocar quando bem entender, sem falar que, como já fez UV, significa que entende e mexe no BIOS. Claro, como seu sistema está 100% redondinho não há necessidade mesmo, em time que está ganhando não se mexe.

Esta atualização prejudicará pessoas que ou não mexem no BIOS (usam como vem) ou que possuem placas-mãe que não permitem configurar os PL, que querendo ou não são a maioria dos usuários.



Agora tem que ir, a Intel terá vantagem na litografia (tudo bem que o N3B é inferior ao N3E, mas ainda é N3) contra a concorrente (N4), então se ambos LNL e ARL forem piores que os Strix e Granite (seja no consumo, seja na performance) pode dizer logo que é arquitetura, pois não vai ter desculpa de nó não :v

PS1: Gostei muito dos Skymont, quero ver se na prática eles cumprem o que foi mostrado nos slides. Quanto ao LionCove... ele é quem importa no desktop, e apesar de não ter empolgado ainda estou curioso para saber como se sairá em ST e MT contra os Zen5.

PS2: Até onde os rumores apontam os ARL não serão todos N3B, os chips 6P+8E virão no nó 20A da própria Intel. Provavelmente esse nó só apareça nos ARL mobile, e não desktop, mas só o tempo dará a certeza, até lá só nos resta esperar.
Pensou se ela perde com a litografia menor igual aconteceu com a AMD no 7950x vs 13900k? :bem:
 
Com o flop que foram os SD Elite, a intel tá com a faca e o queijo na mão pra virar o jogo depois de anos.

É aquele teste do note da Asus? será que com uma ram melhor que 2400mt/s não melhora?

Era a chance da ARM crescer, mas se confirmar isso, já era de vez...
 
É aquele teste do note da Asus? será que com uma ram melhor que 2400mt/s não melhora?

Era a chance da ARM crescer, mas se confirmar isso, já era de vez...
Vi um bocadinho de testes e na maioria dos casos ele só é ok, não chega a realmente bater as opções atuais da AMD e Intel nem em eficiência, porém custando o mesmo ou até mais e tendo a possibilidade de dar dores de cabeça.
Pra uma "primeira" geração é até legal já que chega a ser até competitivo, mas definitivamente vai levar mais uma ou duas gerações pra realmente engatar.

Não sei oq vc tá falando da RAM, todos os SD Elite são LPDDR5.
 
galera vcs desativam os E-CORES? vi uma galera falando pra desativar q melhora a performace em jogos

eu tenho um 14700kf, vale a pena fazer isso? se sim como eu faço ?
 
galera vcs desativam os E-CORES? vi uma galera falando pra desativar q melhora a performace em jogos

eu tenho um 14700kf, vale a pena fazer isso? se sim como eu faço ?
Não. Mas se quiser tentar, é uma opção na BIOS.
 
Intel Core Ultra 200 “Lunar Lake” previsto para lançamento em setembro, “Arrow Lake” para desktops em outubro.

Primeiras CPUs Intel Core Ultra 200 lançadas em setembro-outubro

9u9g5hQ.png

Benchlife está relatando possíveis datas de lançamento para a série Intel Core 200 Ultra. Especificamente, suas informações restringem o cronograma de lançamento do Lunar Lake, o primeiro produto com arquiteturas de CPU e GPU totalmente novas.

Segundo a mídia, o Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake” deverá ser lançado entre 17 e 24 de setembro. Benchlife não fornece uma data exata, mas isso sugere que o primeiro CPU cairá entre as semanas 38 e 39. Este não é o apenas informações compartilhadas, já que a mídia afirma que a plataforma Arrow Lake-S será lançada um mês depois .

O próximo cronograma de lançamento da CPU seria assim.

Próximas plataformas de PC:
🔴15 de julho ? 2024 : CPUs AMD Ryzen AI 300 “Strix Point”
🔴31 de julho ? 2024 : CPUs AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge”
🔵 (17 a 24) de setembro de 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake”
🔴3º trimestre de 2024 : placas-mãe AMD X870 e B850
🔵Outubro de 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200K “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel Z890
🔵Janeiro de 2025 : CPUs Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel B860/H810

Benchlife acrescenta ainda que o lançamento do Intel Lunar Lake aconteceria pouco antes do evento Intel Vision 2024. Este evento ocorreu quando a Intel anuncia suas plataformas de desktop, então o evento deste ano não deve ser exceção. A expectativa é que os produtos cheguem ao mercado um mês depois. Além disso, é nesse momento que as primeiras plataformas LGA-1851 equipadas com chipsets Z890 também serão lançadas.

Embora isso tenha sido mencionado antes, Benchlife também corrobora que as placas-mãe Intel B860 e H810 são esperadas na CES 2025. Este lançamento coincidiria com o lançamento da Intel de suas CPUs para desktop Arrow Lake-S 65W e 35W, também conhecidas como série Core não-K

No geral, parece que temos uma agenda lotada para este ano. Há uma chance de a NVIDIA apresentar sua série RTX 50 até o final do ano. O primeiro trimestre de 2025 também parece estar repleto de lançamentos de hardware.

Fonte: Benchlife
 
Intel Core Ultra 200 “Lunar Lake” previsto para lançamento em setembro, “Arrow Lake” para desktops em outubro.

Primeiras CPUs Intel Core Ultra 200 lançadas em setembro-outubro

9u9g5hQ.png

Benchlife está relatando possíveis datas de lançamento para a série Intel Core 200 Ultra. Especificamente, suas informações restringem o cronograma de lançamento do Lunar Lake, o primeiro produto com arquiteturas de CPU e GPU totalmente novas.

Segundo a mídia, o Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake” deverá ser lançado entre 17 e 24 de setembro. Benchlife não fornece uma data exata, mas isso sugere que o primeiro CPU cairá entre as semanas 38 e 39. Este não é o apenas informações compartilhadas, já que a mídia afirma que a plataforma Arrow Lake-S será lançada um mês depois .

O próximo cronograma de lançamento da CPU seria assim.

Próximas plataformas de PC:
🔴15 de julho ? 2024 : CPUs AMD Ryzen AI 300 “Strix Point”
🔴31 de julho ? 2024 : CPUs AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge”
🔵 (17 a 24) de setembro de 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake”
🔴3º trimestre de 2024 : placas-mãe AMD X870 e B850
🔵Outubro de 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200K “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel Z890
🔵Janeiro de 2025 : CPUs Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel B860/H810

Benchlife acrescenta ainda que o lançamento do Intel Lunar Lake aconteceria pouco antes do evento Intel Vision 2024. Este evento ocorreu quando a Intel anuncia suas plataformas de desktop, então o evento deste ano não deve ser exceção. A expectativa é que os produtos cheguem ao mercado um mês depois. Além disso, é nesse momento que as primeiras plataformas LGA-1851 equipadas com chipsets Z890 também serão lançadas.

Embora isso tenha sido mencionado antes, Benchlife também corrobora que as placas-mãe Intel B860 e H810 são esperadas na CES 2025. Este lançamento coincidiria com o lançamento da Intel de suas CPUs para desktop Arrow Lake-S 65W e 35W, também conhecidas como série Core não-K

No geral, parece que temos uma agenda lotada para este ano. Há uma chance de a NVIDIA apresentar sua série RTX 50 até o final do ano. O primeiro trimestre de 2025 também parece estar repleto de lançamentos de hardware.

Fonte: Benchlife
Oq era pra ser agora em junho, já vai pra setembro...
 
Boa noite pessoal! Vi um gabinete da Lian li com um preço bom no site CiaPc informática. Alguém aí recomenda comprar nesse site, alguém já comprou, é confiável?
 
Boa noite pessoal! Vi um gabinete da Lian li com um preço bom no site CiaPc informática. Alguém aí recomenda comprar nesse site, alguém já comprou, é confiável?
Comprei minhas DDR4 8gb micron e-die lá uns 4 anos atrás e não tive problemas, até postei a promo aqui no fórum na época
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo