• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

eu sei que o PS4/5 não suporta ipv6 a SONY e preguiçosa
elite dangerous
titanfall 1 e 2
monster hunter
esses são os que jogo quake champions eu não estou jogando mais deixa eu ver aqui
e esse não suporta mais roda normal porem os servidores BR estão vazios
Ta blz, é uma lista pequenininha de jogos...

Como que isso seria "qualquer jogo" igual vc afirmou aqui:


Ao falar "qualquer jogo" vc implica que todos os jogos suportam ipv6! O que não é verdade pois na realidade a grande maioria deles não suporta.
 
Ta blz, é uma lista pequenininha de jogos...

Como que isso seria "qualquer jogo" igual vc afirmou aqui:


Ao falar "qualquer jogo" vc implica que todos os jogos suportam ipv6! O que não é verdade pois na realidade a grande maioria deles não suporta.
muitos velhos não suportam pra 98% não faz diferença e pra 2% vc não pode hospedar partida
 
Mapa Global da Internet, 2022:

global-internet-map-2022.png
 
Bom dia alguém pode me informar sobre , se meu provedor só tem ipv4 dentro do cgnat, e eles não disponibilizam ipv6.. e para eu conseguir IP fixo público , tenho que pagar r$ 100 a mais . Tenho de certo modo que pagar esse a mais como única opção, ou existe alguma opção alternativa para isso?!
 
Bom dia alguém pode me informar sobre , se meu provedor só tem ipv4 dentro do cgnat, e eles não disponibilizam ipv6.. e para eu conseguir IP fixo público , tenho que pagar r$ 100 a mais . Tenho de certo modo que pagar esse a mais como única opção, ou existe alguma opção alternativa para isso?!
se ele estiver anatel, voce pode reclamar por la ou consumir.gov.br
 
Bom dia alguém pode me informar sobre , se meu provedor só tem ipv4 dentro do cgnat, e eles não disponibilizam ipv6.. e para eu conseguir IP fixo público , tenho que pagar r$ 100 a mais . Tenho de certo modo que pagar esse a mais como única opção, ou existe alguma opção alternativa para isso?!
se ele estiver anatel, voce pode reclamar por la ou consumir.gov.br
foi exatamente o que fiz, so conseguir abrir uma reclamação na Anatel.. deram um prazo de 10 dias para operadora da uma resposta.. So quero esta mais a par do assunto e oq posso cobrar deles ou se existe alguma irregularidades da parte deles..
 
foi exatamente o que fiz, so conseguir abrir uma reclamação na Anatel.. deram um prazo de 10 dias para operadora da uma resposta.. So quero esta mais a par do assunto e oq posso cobrar deles ou se existe alguma irregularidades da parte deles..
eu esqueci de pagar a fatura venceu dia 10-08, pedi religacao por confianca, "pah" tiraram o ip fixo, dale anatel neles kkk, ja tenho o registro de 11-12-2021, so anexei e falei que no ps4, cgnat e ruim demais.
 
Acho que finalmente consegui configurar o IPV6 no meu pc e fiquei decepcionado. Não sei se isso é normal, mas usando apenas o IPV6 vários sites não abrem, twitch por exemplo, google abre de boa, etc. Mas claro se deve usar o ipv6 e ipv4 juntos certo? Mas usando os dois, sites sem suporte as vezes ficam extremamente lentos. Fui ver no reddit e parece que tem a ver com o dns lento no ipv6 usando os dois protocolos. Já tentei fazer o sistema priorizar o ipv4 ao inves do ipv6, mas continua a mesma coisa. No fim desativei o ipv6 e decidi continuar usando o ipv4. O ipv6 aparentemente tem vantagens sim, qualquer sites do google, youtube etc, abrem muito mais rápido, tambem tem a questão do cgnat, mas aqui mudou a navegação pra pior.
 
Acho que finalmente consegui configurar o IPV6 no meu pc e fiquei decepcionado. Não sei se isso é normal, mas usando apenas o IPV6 vários sites não abrem, twitch por exemplo, google abre de boa, etc. Mas claro se deve usar o ipv6 e ipv4 juntos certo? Mas usando os dois, sites sem suporte as vezes ficam extremamente lentos. Fui ver no reddit e parece que tem a ver com o dns lento no ipv6 usando os dois protocolos. Já tentei fazer o sistema priorizar o ipv4 ao inves do ipv6, mas continua a mesma coisa. No fim desativei o ipv6 e decidi continuar usando o ipv4. O ipv6 aparentemente tem vantagens sim, qualquer sites do google, youtube etc, abrem muito mais rápido, tambem tem a questão do cgnat, mas aqui mudou a navegação pra pior.
se esta pior e algo no provedor pois e transparente
 
Bom dia alguém pode me informar sobre , se meu provedor só tem ipv4 dentro do cgnat, e eles não disponibilizam ipv6.. e para eu conseguir IP fixo público , tenho que pagar r$ 100 a mais . Tenho de certo modo que pagar esse a mais como única opção, ou existe alguma opção alternativa para isso?!
Era de pedir IPv4 público pra acesso. Aponta limitação de acesso por conta do CGNAT.
O IPv4 ou IPv6 fixos não são obrigação do PSI.
 
Boa noite,

Estou com uma situação aqui relacionado a DDNS, q n sei o q pode ser.

Uso um provedor não tradicional e estou no CGNAT. O meu roteador está pegando IP na faixa 100.xxx.xxx.xxx e quando vou no meip.com está saindo com o IP 45.xxx.xxx.xxx. Até aqui tudo bem.

O que não estou compreendendo é que quando uso um ddns ele está resolvendo um IP diferente. Ex: quando vou no meuip.com aparece o IP 45.xxx.xxx.66 e quando resolve o ddns retorna com o IP 45.xxx.xxx.67.

Não deveria resolver o ddns com o mesmo IP que aparece no meuip.com?
 
Boa noite,

Estou com uma situação aqui relacionado a DDNS, q n sei o q pode ser.

Uso um provedor não tradicional e estou no CGNAT. O meu roteador está pegando IP na faixa 100.xxx.xxx.xxx e quando vou no meip.com está saindo com o IP 45.xxx.xxx.xxx. Até aqui tudo bem.

O que não estou compreendendo é que quando uso um ddns ele está resolvendo um IP diferente. Ex: quando vou no meuip.com aparece o IP 45.xxx.xxx.66 e quando resolve o ddns retorna com o IP 45.xxx.xxx.67.

Não deveria resolver o ddns com o mesmo IP que aparece no meuip.com?

Não necessariamente.
CGNAT nada mais é do que um NAT comum (como o que tem no teu roteador de casa) com faixa de portas predeterminadas pra cada cliente.
Nesse NAT, o roteador com IPv4 público (não curto, mas há quem chame de "válido") é um roteador do provedor e os clientes recebem um IPv4 privado.
Ex.:
Roteador acessando internet em 45.xxx.xxx.66
Clientes em 100.64.0.0/10.

Quando faz a requisição ao site meuip.com, o servidor verá o IP 45.X.X.66 (roteador), pois é ele quem está conectado à rede mundial de computadores e entregará pra ele o pacote.
Esse roteador do provedor redirecionará ao teu roteador dentro da rede dele, identificando externamente pela porta e, internamente, pelo IPv4.
Algo como:
45.x.x.66:12289 = 100.64.0.6
45.x.x.66:14337 = 100.64.0.7

Mas esses ip interno são identificáveis somente pelo roteador do provedor, nunca pelo servidor externo, assim como ocorreria com o teu videogame, PC, TV, DVR...

Provavelmente, precisará que o provedor faça esse redirecionamento pra ti. Abre um chamado com as portas que pretende abrir ou solicitando portas para configurar teu dispositivo, repetindo no teu roteador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu modem aqui tem suporte pra IPv6 mas o provedor não quer usar, parece.
Muito comum.
Não perde muito sem ter IPv6.
Tudo ainda funciona com IPv4.
Talvez visse necessidade com IPSec (VPN).
 
Se eu contratar um ip publico, que custa 50 reais por mês na minha operadora, eu acabaria com o nat duplo no xbox?
 
Não necessariamente.
CGNAT nada mais é do que um NAT comum (como o que tem no teu roteador de casa) com faixa de portas predeterminadas pra cada cliente.
Nesse NAT, o roteador com IPv4 público (não curto, mas há quem chame de "válido") é um roteador do provedor e os clientes recebem um IPv4 privado.
Ex.:
Roteador acessando internet em 45.xxx.xxx.66
Clientes em 100.64.0.0/10.

Quando faz a requisição ao site meuip.com, o servidor verá o IP 45.X.X.66 (roteador), pois é ele quem está conectado à rede mundial de computadores e entregará pra ele o pacote.
Esse roteador do provedor redirecionará ao teu roteador dentro da rede dele, identificando externamente pela porta e, internamente, pelo IPv4.
Algo como:
45.x.x.66:12289 = 100.64.0.6
45.x.x.66:14337 = 100.64.0.7

Mas esses ip interno são identificáveis somente pelo roteador do provedor, nunca pelo servidor externo, assim como ocorreria com o teu videogame, PC, TV, DVR...

Provavelmente, precisará que o provedor faça esse redirecionamento pra ti. Abre um chamado com as portas que pretende abrir ou solicitando portas para configurar teu dispositivo, repetindo no teu roteador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Muito comum.
Não perde muito sem ter IPv6.
Tudo ainda funciona com IPv4.
Talvez visse necessidade com IPSec (VPN).

Acho que provedores que não disponibilizam IPv6 para seus clientes não percebem as vantagens que o protocolo tem. Hoje pode até ser imperceptível em muitos cenários, mas imagine num mundo sem NAT para prejudicar nossas conexões :yeah:.
 
Alguém pode me dizer como tá o estado de CGNAT hoje?

Eu tenho uma operadora local pequena de fibra que é muito bom o serviço, pago 150 reais por 1000/1000mbps, porém tem CGNAT, eles se recusam a dar um IP válido, nos planos empresariais eles tem uma taxa de 100 reais pra ter IP fixo, eu até me despus a pagar essa taxa, eles não aceitam. Eu precisaria migrar para o plano empresarial em si, que custa 999 reais pela mesma velocidade kkkkkkkk.

Então estou atrás de alternativas, tem como saber com certeza como é o estado do CGNAT hoje em Vivo Fibra/Claro Fibra/Oi fibra?

O meu ponto é: vai que eu mudo de operadora e eles também tem CGNAT? Queria me livrar disso pois quero hostear alguns servidores em casa.
 
Alguém pode me dizer como tá o estado de CGNAT hoje?

Eu tenho uma operadora local pequena de fibra que é muito bom o serviço, pago 150 reais por 1000/1000mbps, porém tem CGNAT, eles se recusam a dar um IP válido, nos planos empresariais eles tem uma taxa de 100 reais pra ter IP fixo, eu até me despus a pagar essa taxa, eles não aceitam. Eu precisaria migrar para o plano empresarial em si, que custa 999 reais pela mesma velocidade kkkkkkkk.

Então estou atrás de alternativas, tem como saber com certeza como é o estado do CGNAT hoje em Vivo Fibra/Claro Fibra/Oi fibra?

O meu ponto é: vai que eu mudo de operadora e eles também tem CGNAT? Queria me livrar disso pois quero hostear alguns servidores em casa.

Não sei a vivo, mais a Boi\v.tal não aplica CGNAT(ainda) e na Claro geralmente as pessoas conseguem sair facil do CGNAT.
 
Alguém pode me dizer como tá o estado de CGNAT hoje?

Eu tenho uma operadora local pequena de fibra que é muito bom o serviço, pago 150 reais por 1000/1000mbps, porém tem CGNAT, eles se recusam a dar um IP válido, nos planos empresariais eles tem uma taxa de 100 reais pra ter IP fixo, eu até me despus a pagar essa taxa, eles não aceitam. Eu precisaria migrar para o plano empresarial em si, que custa 999 reais pela mesma velocidade kkkkkkkk.

Então estou atrás de alternativas, tem como saber com certeza como é o estado do CGNAT hoje em Vivo Fibra/Claro Fibra/Oi fibra?

O meu ponto é: vai que eu mudo de operadora e eles também tem CGNAT? Queria me livrar disso pois quero hostear alguns servidores em casa.
ipv6 ta ai pra isso
CGNAT hoje e regra
 
ipv6 ta ai pra isso
CGNAT hoje e regra
Exceto que quase nada "suporta" IPV6 né...

PS4/5 não suporta, vários apps não suportam (exemplo: interface web de uns softwares de torrent, plex, etc.)

De qualquer maneira, consegui depois de insistir muito sair do CGNAT, com ip dinâmico, mas ao menos não me cobraram extra...

Será que tem alguma vantagem prática em abrir dar um port forwarding nas portas da PSN do PS5 pra pegar nat type 1? Agora que tenho um ip único...
 
Exceto que quase nada "suporta" IPV6 né...

PS4/5 não suporta, vários apps não suportam (exemplo: interface web de uns softwares de torrent, plex, etc.)

De qualquer maneira, consegui depois de insistir muito sair do CGNAT, com ip dinâmico, mas ao menos não me cobraram extra...

Será que tem alguma vantagem prática em abrir dar um port forwarding nas portas da PSN do PS5 pra pegar nat type 1? Agora que tenho um ip único...
mais agora que vc tem ip publica o upnp ja faz isso
torresmo suporta ipv6 plex se rodar no seu pc tambem
o fabio akita ate fez um video mostrando isso mais usando uma vpn como exemplo
PS4/5 so não suporta ipv6 pois a sony e preguiçosa
qual e o provedor ?
 
Não sei a vivo, mais a Boi\v.tal não aplica CGNAT(ainda) e na Claro geralmente as pessoas conseguem sair facil do CGNAT.
Oi e Vivo não aplica CGNAT. A Claro consegue sair porém o técnico vai no local e verifica se o cliente precisa de utilizar portas, se tem um console já é motivo, ele solicita rollback e tchau.

** A Vivo aplica só na rede móvel, a Oi é a que mais tem ipv4 disponível.
 
Alguém pode me dizer como tá o estado de CGNAT hoje?

Eu tenho uma operadora local pequena de fibra que é muito bom o serviço, pago 150 reais por 1000/1000mbps, porém tem CGNAT, eles se recusam a dar um IP válido, nos planos empresariais eles tem uma taxa de 100 reais pra ter IP fixo, eu até me despus a pagar essa taxa, eles não aceitam. Eu precisaria migrar para o plano empresarial em si, que custa 999 reais pela mesma velocidade kkkkkkkk.

Então estou atrás de alternativas, tem como saber com certeza como é o estado do CGNAT hoje em Vivo Fibra/Claro Fibra/Oi fibra?

O meu ponto é: vai que eu mudo de operadora e eles também tem CGNAT? Queria me livrar disso pois quero hostear alguns servidores em casa.
Nas grandes você tem a vantagem de poder recorrer a Anatel e Consumidor.gov pra esses problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo