• Após análise foi decidido criar uma nova seção dentro do "OFERTAS".

    Tópicos de lojas estrangeiras que enviem produtos para o Brasil deverão ser criados na subseção "Produtos Importados".

[Kabum] XPG Vento PRO 120 PWM/Gentle Typhoon - R$135,99

To há tempos querendo ver mais conteúdo com esses fans mas nada de aparecer, não confio 100% nas specs porque o A12x25 que é uma das referências de performance (e eficiência/silêncio) tem specs aparentemente fracas mas na prática acaba batendo na maioria dos outros fans, e também considerar os diminishing returns que não dá pra saber exatamente o ponto, subir cfm/pressão até certo ponto dá um ganho grande, mas depois o ruído começa a ficar muito alto pra pouco ganho de temp

Aqui eles não se saíram tão bem no Kraken X53, e aqui como case fan se saíram bem em 1300rpm~ mas o ruído foi consideravelmente mais alto que o A12x25 (apesar de alguns comentários falaram que gostaram de como ele soa), acho que se eles fossem consideravelmente superiores ao A12x25 e Nidec GT seriam mais populares e mencionados com frequência porque seria um produto superior mais barato que os concorrentes, o Phanteks T30 que bate todos esses também pelas specs não é tãaao absurdo assim, o informado é 67cfm/3.3mmh2o em 2k rpm, difícil avaliar no final das costas, seria bom ver mais testes práticos mas creio que qualquer um vai atender muito bem seja pra case ou heatsink/rad

Realmente tem pouco conteúdo, até sobre os rolamentos, tem fan que não pode trabalhar na horizontal, outro podem.

Mesmo quando tem o conteúdo gera certas duvidas, avaliar fan parece ser uma tarefa realmente difícil.
 
To há tempos querendo ver mais conteúdo com esses fans mas nada de aparecer, não confio 100% nas specs porque o A12x25 que é uma das referências de performance (e eficiência/silêncio) tem specs aparentemente fracas mas na prática acaba batendo na maioria dos outros fans, e também considerar os diminishing returns que não dá pra saber exatamente o ponto, subir cfm/pressão até certo ponto dá um ganho grande, mas depois o ruído começa a ficar muito alto pra pouco ganho de temp

Aqui eles não se saíram tão bem no Kraken X53, e aqui como case fan se saíram bem em 1300rpm~ mas o ruído foi consideravelmente mais alto que o A12x25 (apesar de alguns comentários falaram que gostaram de como ele soa), acho que se eles fossem consideravelmente superiores ao A12x25 e Nidec GT seriam mais populares e mencionados com frequência porque seria um produto superior mais barato que os concorrentes, o Phanteks T30 que bate todos esses também pelas specs não é tãaao absurdo assim, o informado é 67cfm/3.3mmh2o em 2k rpm, difícil avaliar no final das costas, seria bom ver mais testes práticos mas creio que qualquer um vai atender muito bem seja pra case ou heatsink/rad

Reiterando o que já falei:

- Tenho 3 originais Nidec de 2013 funcionando há quase 10 anos na horizontal 24/7 sem um átomo de fluído vazando.
- As versões da Scythe, XPG, etc., são fabricadas pela Nidec. São iguais as originais? Sim. Vai dar pepino no rolamento? Creio que não, mas só contratando um vidente.
- São melhores que a A12x25? Tendo as duas, a grande vantagem das Noctua é que funfa 0 rpm.
- São barulhentas? Acima de 1500 rpm são insuportáveis às 4 da madrugada.
- Preciso rodar acima de 1500 rpm? Com um D15, 1400 ou 2250 rpm num 5800x3d dá na mesma rodando Cinebench C23.
- Mas e com ruído normalizado em x dB? Desempenho idêntico às A12x25 num D15. No talo, as GT são melhores se você ligar pra 200 pontos no Cinebench.
- Não ligo pra preço. A12x25 ou Gentle Typhoon? Nenhuma das duas. Compra Phanteks T30.
- Prezo desempenho acima de tudo e sou surdo. O que faço? Compra umas Deltas. Tenho duas de 40mm, é só mandar MP.
- Mas como que por R$99,90 é melhor que (insira marca famosa)? A própria Noctua desenvolveu a A12x25 pra bater a GT. A entrevista tá no site deles, é só clicar.
 
pessoal, compensa pegar umas 6 fans dessa pra colocar no gabinete todo? ou seria só interessante colocar elas pro radiador do meu wc?
 
pessoal, compensa pegar umas 6 fans dessa pra colocar no gabinete todo? ou seria só interessante colocar elas pro radiador do meu wc?

recomendo essa aqui para colocar várias no gabinete:


é mais silenciosa que a do tópico pois faz 1300 RPM @57,53 CFM
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

essa xpg atinge 2,150 RPM mas é barulhenta demais com mais de duas rodando nessa velocidade, ela é melhor para cpu cooler
 
recomendo essa aqui para colocar várias no gabinete:


é mais silenciosa que a do tópico pois faz 1300 RPM @57,53 CFM
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

essa xpg atinge 2,150 RPM mas é barulhenta demais com mais de duas rodando nessa velocidade, ela é melhor para cpu cooler
Brigadão mano! Esse aqui seria o mesmo cooler, só que na versão branca certo? se for, vou de branco pq vou montar setup tdo branco kkk

 
recomendo essa aqui para colocar várias no gabinete:


é mais silenciosa que a do tópico pois faz 1300 RPM @57,53 CFM
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

essa xpg atinge 2,150 RPM mas é barulhenta demais com mais de duas rodando nessa velocidade, ela é melhor para cpu cooler
Lembrar que não dá pra confiar cegamente em info de fabricante também, um dos melhores fans 120mm tem specs aparentemente fracas (60cfm/2.2mmh2o) mas na prática bate todos/quase todos esses fans com specs maiores e tendo mais eficiência/menos ruído, até onde sei não existe um padrão pra testar os fans e cada um pode estar testando de um jeito diferente

Vídeo bem antigo masss vou deixar aí, pelos testes ficam bem abaixo do prometido nas specs e acho que faz sentido, se fossem tão absurdos assim seriam tidos como os melhores CxB e desbancariam A12x25, Gentle Typhoon e outros, masss eu gostaria de ver mais testes ainda


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Specs do Akasa Apache segundo eles:
1300 rpm, 57.5cfm, 2.64mmh2o e 16,05db de ruído

Specs do Noctua A12x25
2000 rpm, 60cfm, 2.34mmh2o e 22,6db de ruído

Specs do Kaze Flex 120mm 1200rpm
1200 rpm, 50 cfm, 1mmh2o e 24,9db de ruído (e esse é um fan praticamente sem ruído e com performance boa)

Não dizendo que seja um fan ruim mas é difícil de acreditar que com 700rpm a menos praticamente iguala o cfm e tem pressão superior, e que o ruído dele é TÃO mais baixo assim que o Kaze Flex, sem contar a pressão quase 3x mais alta
 
Última edição:
Rapaziada, tenho o Notus B (aka ID-Cooling XF-12025). Vale a troca do FAN, para o Vento PRO?
Sobre as temps, está controlada. Intenção seria para amenizar ainda mais o ruído.
Se de quebra, ainda tiver uma melhora na eficiência em pressão e CFM, show de bola.
Como nunca tive fans de calibre mais alto. Não tenho referência alguma.

@insanee420 vi na sua assinatura que vc tem exatamente esse "combo". Poderia por favor, me falar suas impressões?
 
pessoal, compensa pegar umas 6 fans dessa pra colocar no gabinete todo? ou seria só interessante colocar elas pro radiador do meu wc?

Não. Pra gabinete, apenas UMA de exaustão.

- 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!!

- Não precisa acreditar em mim, tem vídeos e farto material em fóruns. Cinco minutos de google bastam pra poupar dinheiro e barulho.

- Vale a pena duas dessas no meu cooler XPTO 123? Não.

- Segue diagrama feito no paint. Desculpa a tosqueira, tô matando a vigésima garrafa de Abyssal.

upMABcI.jpg
 
Rapaziada, tenho o Notus B (aka ID-Cooling XF-12025). Vale a troca do FAN, para o Vento PRO?
Sobre as temps, está controlada. Intenção seria para amenizar ainda mais o ruído.
Se de quebra, ainda tiver uma melhora na eficiência em pressão e CFM, show de bola.
Como nunca tive fans de calibre mais alto. Não tenho referência alguma.

@insanee420 vi na sua assinatura que vc tem exatamente esse "combo". Poderia por favor, me falar suas impressões?
Não consigo dizer com precisão porque nunca usei o fan stock dele, antes usava o Phanteks T30 mas como pra fixar precisava de zip-tie ao invés de presilha era um saco tirar pra limpar e botar de novo aí acabei botando o Vento Pro e pro meu uso não consegui ver diferenças de temp então fiquei bem satisfeito, deve ter ficado bem na margem de erro mas uso o meu 5800x aqui a 95w que é tranquilíssimo de refrigerar, não sei se pro fan stock do Nótus daria uma discrepância de temperatura, ruído já vi gente dizer que ele em 80-90% fica barulhento mas isso é bem subjetivo também, o Vento Pro mesmo em 2,3k eu achei bem tranquilo o ruído pra usar durante o dia, mas mantenho a maior parte do tempo a 1500rpm e no meu setup não consigo ouvir ele

Acho o teste válido porque tem pouco relato na internet disso, geralmente vejo esses testes em radiador que dá uma diferença considerável, em heatsink tem bem menos, creio que vai ser um upgrade em todos os sentidos mas o quanto só testando mesmo, mas sobre a minha experiência to 100% satisfeito com o fan, talvez mais pra frente teste o fan stock agora que posso trocar de fan com mais facilidade kkk
 
  • Curtir
Reações: raZ
- 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!!
Nesse caso, no caso da rear-exhaust. A pressão é muito relevante?
Digo, pois fiquei na dúvida entre um Kaze Flex 120 (1200rpm), e o Vento Pro.
Fazendo as contas no caso de 50% rpm do Vento Pro, tem 50% a mais (~0.51 mmH²O) de pressão estática, do que em full rpm do Kaze.
A Gentle Typhoon se destaca em aplicações que precisam de muita pressão estática, ou seja, radiadores e Air coolers com alta densidade
Os de altas densidade, que vc menciona. Seriam os tipo D15, Assassin, Fuma 2?
Digo isso em relação ao meu post acima, para aplicar no Notus-B.
 
Não. Pra gabinete, apenas UMA de exaustão.

- 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!!

- Não precisa acreditar em mim, tem vídeos e farto material em fóruns. Cinco minutos de google bastam pra poupar dinheiro e barulho.

- Vale a pena duas dessas no meu cooler XPTO 123? Não.

- Segue diagrama feito no paint. Desculpa a tosqueira, tô matando a vigésima garrafa de Abyssal.

upMABcI.jpg
Como que faz no caso dos O11 Dynamic da Lian Li, que não tem espaço para ventoinha na parte traseira e nem na parte frontal? Se bem que acho que dá pra instalar 1 ou 2 de 80mm na parte traseira...
 
Como que faz no caso dos O11 Dynamic da Lian Li, que não tem espaço para ventoinha na parte traseira e nem na parte frontal? Se bem que acho que dá pra instalar 1 ou 2 de 80mm na parte traseira...
Dá pra montar na lateral, mas o projeto dessa case é diferentão, e funciona diferente de várias que tenho visto com essa possibilidade de montar ventoinha do lado mas não tem de onde puxar ar.
 
Dá pra montar na lateral, mas o projeto dessa case é diferentão, e funciona diferente de várias que tenho visto com essa possibilidade de montar ventoinha do lado mas não tem de onde puxar ar.
Como que faz no caso dos O11 Dynamic da Lian Li, que não tem espaço para ventoinha na parte traseira e nem na parte frontal? Se bem que acho que dá pra instalar 1 ou 2 de 80mm na parte traseira...
Esse case vc instala intake em baixo e na parte lateral dele q substitui a frontal. Para exaustão tem a parte de cima, fora q vc pode adaptar uma fan menor na parte de trás, mas creio q a exaustão superior já dê conta, só ter uma pressão interna balanceada.
 
Esse case vc instala intake em baixo e na parte lateral dele q substitui a frontal. Para exaustão tem a parte de cima, fora q vc pode adaptar uma fan menor na parte de trás, mas creio q a exaustão superior já dê conta, só ter uma pressão interna balanceada.
Isso.
6%20HDD.png
Screenshot_5.png
 
recomendo essa aqui para colocar várias no gabinete:


é mais silenciosa que a do tópico pois faz 1300 RPM @57,53 CFM
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

essa xpg atinge 2,150 RPM mas é barulhenta demais com mais de duas rodando nessa velocidade, ela é melhor para cpu cooler


Essas Akasa são bem ruins na parte de pressão... quando vc coloca elas em um radiador o fluxo morre... só recomendo para fan de gabinete
 
Essas Akasa são bem ruins na parte de pressão... quando vc coloca elas em um radiador o fluxo morre... só recomendo para fan de gabinete
Pô já é o segundo que vejo falando de falha nas AKASA, é uma marca tão safada assim? Coloquei uma piranha na CPU e deu resultado no lugar da ventoinha que vinha... Agora, não sei se a ventoinha padrão da Redragon é tão merda que uma ventoinha qualquer no lugar fez resultado ou se de fato algumas séries deles não são tão boas quanto outras. A base da ventoinha (motor e moldura) também me pareceu bem feita, firme, parece usar um processo parecido com de marcas mais respeitadas.
 
O piranha tem um formato de pá diferente, e nunca usei para falar... mas apache, apache black e o viper (aquele amarelo) já tive e são bem ruins..
 
Não devem ser terríveis mas é difícil levar a sério as especificações deles então sem ter mais testes usando a mesma metodologia pra comparar não dá pra dizer, acho simplesmente sem noção acreditar que esse Apache com 1300rpm vai igualar/bater o Noctua A12x25 a 2000rpm tanto em pressão quanto ter ruído muitíssimo inferior, e praticamente igualar o CFM do Noctua, pelas specs eles deveriam ser os melhores fans de 120mm e deixar toda a competição bem pra trás
 
Eu comprei uma ventoinha dessas pro meu gabinete, está como exaustor.

Esta ventoinha é simplesmente um absurdo de eficiente, praticamente não tem atrito no rolamento e gira bastante, comprei só por causa do PWM e é muito boa por outros motivos também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pessoal, compensa pegar umas 6 fans dessa pra colocar no gabinete todo? ou seria só interessante colocar elas pro radiador do meu wc?

Eu comprei só 1 dessas pro meu gabinete e funciona muito bem, mas de fato eu considero que existem opções mais baratas pra quem só quer tirar o ar quente de dentro do gabinete.
 
Tenho um Gamemax 240mm refrigerando um 8700k, faria muita diferença trocar as fans originais do watercooler por 2 dessas? Queria fazer um over pra uns 4.8ghz na cpu.
 
Tenho um Gamemax 240mm refrigerando um 8700k, faria muita diferença trocar as fans originais do watercooler por 2 dessas? Queria fazer um over pra uns 4.8ghz na cpu.
Muito provavelmente sim, mas não dá pra estimar o quanto sem testar na prática. Optimum Tech e Hardware Canucks teste em rad, caso venha a fazer o upgrade deixa um relato aí também pra gente ter mais info sobre diferença de temp/ruído

Não tem uma versão preta? :(
Não, infelizmente esses fans high-end são bem limitados em estética, deve ter alguma dificuldade pra manter a qualidade e só trocar de cor ou algo porque a Noctua levou MUITO tempo até lançar os Chromax, e tá demorando pra lançar a versão branca também. Fans pretos similares acho que só os Silent Wings 4, Thermaltake Toughfan, Thermalright TL-B12 e outros que posso estar esquecendo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo