• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Livros - [ TÓPICO DEDICADO ]

Alguém já leu o "Triste fim de Policarpo Quaresma"? Eu estou pensando em começar, mas ouvi falar q é chato pq é um livro "difícil" de ler por ser antigo(1915). Vale a pena?
 
Últimas leituras:

"Mundo Assombrado por Demônios" de Carl Sagan, indicação do fórum.
Com certeza é um grande livro que gostaria de ver de uma forma mais atualizada. Realmente uma pena ele não estar vivo nessas últimas décadas, seria excelente!
O livro em si, quase abandonei no início com a cisma dele com os sequestros e avistamentos de OVNIs, quase uma chateação tamanha as voltas que ele dá por ali. Dali em diante, excelente a forma como ele expõe o pensamento científico (quase de forma religiosa) e o papel de um cientista na sociedade, fechando com chave de ouro nos últimos 2 ou 3 capítulos.
Devo ir atrás de Cosmos ou Pálido Ponto Azul mais pra frente.

"A Metamorfose" de Frank Kafka.
Primeiro contato com o autor, diria que é meio chocante. É um livro curto, sobre um drama familiar, preso ao seu tempo (1900~), bastante estranho, não é alegre, na verdade é meio triste mas o final me deixou satisfeito e me fez refletir sobre todo o resto, então considero que é um excelente livro. A versão que peguei era bilíngue, então li em inglês.

"O Rei de Amarelo" de Richard Chambers
O MALDITO Rei de Amarelo. Realmente não sei o que tem esse livro mas pensar nele me dá calafrios. São apenas diversos contos aparentemente sem relação sendo que só alguns são de terror e na verdade só dois me deram algum medo, tanto é que larguei o livro na metade.
Mas ai fiquei pensando no Rei de Amarelo. Até voltei a ler ele em paralelo com outro livro porque não estava mais me aguentando, algo me fazia querer ler todo o livro. Algo meio Lovercraft.

Meio spoiler? No fim achei que voltaria a ler mais contos de terror para perturbar a minha mente, mas o livro surpreendentemente se encerra com três romances. Um que se passa durante a Guerra França-Áustria e é uma estória que achei excelente, muito bem ambientada e descrita, quase me senti vacilando com os tiros de canhões em Paris (que alias é praticamente um personagem durante todo o livro). Já os outros dois que são interligados, fiquei esperando o tempo todo algo sobrenatural mas não, só romances mesmo.

Ainda assim, bom livro. E até agora não sei se "O Rei de Amarelo" é continuação de algum outro livro ou peça, se deveria ler algo antes ou depois.... Não sei, mas agora vou leva-lo sempre comigo. E gostei tanto que comprei também uma HQ do tema, aparentemente só de brasileiros. Esse não li ainda, nem sei se tem a ver com o livro original mas pelo que foleei, boas ilustrações.

"Piloto de Guerra" de Antoine de Saint-Exupéry, autor de o Pequeno Príncipe (que eu não li. Ainda.)

Esse comecei hoje e, apenas pelo prefácio e os três primeiros capítulos, já vou deixar a indicação. A história de vida do cara é foda e pelo jeito, ele transmite sua visão de mundo para as páginas de uma forma bastante única, que ficou evidente no início que li. Diria que é emocionante. Ansioso pra voltar a ler.


Alguém já leu o "Triste fim de Policarpo Quaresma"? Eu estou pensando em começar, mas ouvi falar q é chato pq é um livro "difícil" de ler por ser antigo(1915). Vale a pena?
Acho que sempre vale a pena. Esse foi um livro que tivemos que ler no colégio ainda, mas não lembro de nada dele.
Experiência similar tive com "O Alienista" de Machado de Assis. Apesar de ser bastante curto, não consegui ler o livro todo antes de emprestá-lo. É um português antigo que as vezes amarra a leitura, mas é um defeito meu não conhecer as obras e escritores brasileiros, que estão pau a pau com qualquer gigante internacional.
 
Últimas leituras:
"Mundo Assombrado por Demônios" de Carl Sagan, indicação do fórum.
Com certeza é um grande livro que gostaria de ver de uma forma mais atualizada. Realmente uma pena ele não estar vivo nessas últimas décadas, seria excelente!
O livro em si, quase abandonei no início com a cisma dele com os sequestros e avistamentos de OVNIs, quase uma chateação tamanha as voltas que ele dá por ali. Dali em diante, excelente a forma como ele expõe o pensamento científico (quase de forma religiosa) e o papel de um cientista na sociedade, fechando com chave de ouro nos últimos 2 ou 3 capítulos.
Devo ir atrás de Cosmos ou Pálido Ponto Azul mais pra frente.

Lê o Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas? do Michael Shermer. É como O Mundo Assombrado pelos Demônios só que mais aprofundado.
A parte dos OVNIs precisa contextualizar, decada de 90, isso estava em alta.
O Cosmo é uma puta aula de história, livro incrível. O Pálido Ponto Azul é um pouco mais sobre exploração espacial, foge um pouco dos outros livros dele em termos de tipo de leitura.
Dele também recomendo o Variações da Experiência Científica.
 
Do Carl Sagan recomendo muito também Os Dragões do Éden. São especulações sobre a evolução da inteligência.
 
Do Carl Sagan recomendo muito também Os Dragões do Éden. São especulações sobre a evolução da inteligência.
Esse foi o único que acabei desanimando de ler, porque de quando ele escreveu até hoje já saiu muita coisa, principalmente pelos avanços da neurociência. E no livro, pelo que me lembro, ele ainda aborda a teoria do cérebro trino.
Conta mais um pouco aí do livro.
 
porque de quando ele escreveu até hoje já saiu muita coisa,
Tá aí uma coisa que me fez adorar mais ainda o livro "O Universo Numa Casca de Noz", do Stephen Hawking. As edições mais novas do livro foram atualizadas com informações novas sobre os temas abordados, além de imagens para melhor entendimento. É um livro maravilhoso.
 
Esse foi o único que acabei desanimando de ler, porque de quando ele escreveu até hoje já saiu muita coisa, principalmente pelos avanços da neurociência. E no livro, pelo que me lembro, ele ainda aborda a teoria do cérebro trino.
Conta mais um pouco aí do livro.
Eu li faz muito tempo então não tenho nada na memória mais, mas lembro de ter gostado bastante na época, por isso recomendei. Eu gostei por ter sido o primeiro livro dele que li e não entendia nada do assunto, mas é antigo (por ser de ciência) então realmente deve ter bastante coisa desatualizada.
E já que ele morreu né... sem chances de atualizar.

Dele só li esse e Mundo Assombrado Pelos Demônios, que também gostei bastante.

Um livro interessante sobre crença e lavagem cerebral é um nacional de um ex-evangélico. Chama Ímpio: O Evangelho de um Ateu, de Fábio Marton.
 



Agora estou lendo o Além da Ordem do Jordan Peterson.
41K68N4kydS._SX352_BO1,204,203,200_.jpg
 
Não conhecia esse tópico. Eu leio bastante, vou aparecer de vez em quando por aqui.

Os últimos livros que li ou reli, nos últimos dois meses foram:

1) Violão e Identidade Nacional - Marcia Taborda. Um ótimo estudo sobre a trajetória do violão entre o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. Basicamente, ela mostra como o violão se tornou um instrumento símbolo do Brasil. Em outras palavras, como ele permeou e frequentou os mais diversos ambientes e estratos sociais e de como o instrumento foi capaz de sintetizar tudo. Achei o livro excelente. Ela trata o violão como um personagem de destaque na história da construção da identidade brasileira.

2) Histórias de Presidentes: a República no Catete - Isabel Lustosa. Um livro muito interessante. A autora conta, através de charges, sátiras etc. como foram representados todos os presidentes brasileiros que governaram no palácio do Catete (do Prudente de Morais até o JK) ou seja, até o termino da construção de Brasília nos anos 60. Para quem quer aprender um pouco de história do Brasil de forma divertida e leve é um livro legal. Ele não se aprofunda na história em si, mas, sim, em como os presidentes foram representados e satirizados.

3) O Falcão Maltês - Dashiell Hammett. Um clássico e um marco da literatura policial noir. Gosto muito do Raymond Chandler e já li tudo dele. Mas, do Dashiell Hammett, só havia lido a coleção "O Grande Golpe". Achei o Falcão Maltês ótimo. É um livro dinâmico e sem aqueles clichês da literatura policial que o antecedeu. Como uma história toda certinha e linear ou com personagens excessivamente estereotipados.

4) Soldados do Jazz - Thomas Saintourens. Um interessantíssimo relato sobre um grupo de norte-americanos negros, que viviam, em sua maioria, no Harlem e queriam participar da Primeira Guerra Mundial. O que não era permitido pelo exercito norte-americano da época, pois eles não aceitavam negros em seus quadros. Como o regimento que partiu para a Europa era muito grande, o relato foca entre a atuação de alguns jovens nas trincheiras e alguns eventos de soldados que também eram músicos, que formavam uma Big Bang regida pelo maestro James Reese Europe. Um bonito relato. Livro altamente recomendado e de leitura bem acessível.

5) O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan. Um clássico sobre pseudociência. Não tem muito o que falar dele. Pela internet afora a gente sempre topa com alguém comentando desse livro. É uma publicação que já tem mais de 25 anos e que ainda continua muito atual. Ainda mais nos tempos atuais.
 



Agora estou lendo o Além da Ordem do Jordan Peterson.
41K68N4kydS._SX352_BO1,204,203,200_.jpg

Como é esse livro?? é na pegada de auto-ajuda ou mais igual o antigo "A Ordem", como se fosse dicas pro cotidiano??? eu curto livros assim, mesmo que a maioria seja bait do escritor pra ganhar usando palavras chaves que chamem atenção, algumas dicas voce consegue absorver mesmo, ou ao menos refletir.
 
Como é esse livro?? é na pegada de auto-ajuda ou mais igual o antigo "A Ordem", como se fosse dicas pro cotidiano??? eu curto livros assim, mesmo que a maioria seja bait do escritor pra ganhar usando palavras chaves que chamem atenção, algumas dicas voce consegue absorver mesmo, ou ao menos refletir.
Cara, os livros do Peterson são bem inspiradores. Entra um pouco na veia de auto ajuda, mas é bem filosófico. E ele é psicólogo, então ele fala bastante de comportamento, mas com umas reflexões morais. São lições para a vida mesmo. O primeiro livro dele, o 12 Regras para a Vida foi um livro que mudou minha vida, costumo dizer que lavou a alma. Inclusive é um dos livros que inspirou bastante o meu livro.
 
Bom dia !!
Alguém tem indicações de livros no estilo de Endurance, Mar sem fim, livros de aventura com de fatos reais?!
 
Pode soar manjado, mas estou relendo "Revolução dos bichos" pela enésima vez, e o Orwell segue me impressionando como se fosse a primeira vez que eu tivesse lendo essa obra, serve pra mudar muito a cabeça do leitor em relação a animais e hábitos recorrentes embora tristes de cada um de nós.
 
Review do Cartas de um diabo a seu aprendiz, do C.S. Lewis:


Agora estou lendo o Sapiens, do Harari. Já estou gostando bastante:
LV376447.jpg
 
Acabei de ler "O Velhor e o Mar' do Ernest Hemingway. É um livro interessante, achei ligeiramente cansativo em alguns momento. Porque a descrição é muita detalhada e, as vezes, o livro fica um pouco lento. Mas, se quiser, dá para ler em um dia praticamente.

Comecei a ler a biografia do Barão de Itararé, chamada "Entre sem bater: A vida de Apparício Torelly O Barão de Itararé", o autor chama-se Cláudio Figueiredo. Ainda estou no começo. O que pude perceber até agora, é que é aquele tipo de biografia redondinha, parece até um romance. Confesso, não gosto desse tipo de biografia. Só estou continuando a leitura porque o biografado me interessa, e as histórias dele são bem engraçadas. Não estou falando que é ruim, de jeito nenhum. A parte de construção do contexto é muito bem feita. Apenas, por gosto pessoal, prefiro biografias mais cruas, menos polidas, digamos. Mas, recomendo a leitura, mesmo ainda tendo lido apenas uns 40% do livro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Review do Cartas de um diabo a seu aprendiz, do C.S. Lewis:


Agora estou lendo o Sapiens, do Harari. Já estou gostando bastante:
LV376447.jpg


Tenho vontade de ler. Porém, vi algumas pessoas falando que o livro é meio superficial e não chama muito a atenção pelo conteúdo, no sentido de ser muito repetitivo. Você que está lendo, poderia dar alguma informação sobre isso?
 
Tenho vontade de ler. Porém, vi algumas pessoas falando que o livro é meio superficial e não chama muito a atenção pelo conteúdo, no sentido de ser muito repetitivo. Você que está lendo, poderia dar alguma informação sobre isso?
(sem querer entrosar já entrosando) Você se refere ao Sapiens? Porque se sim, vai fundo que é um livro absolutamente fantástico. Considerando a trilogia eu diria que Homo deus é BEM repetitivo mesmo, ainda mais lendo 21 Lições depois. Vai de Sapiens e eventualmente 21 Lições que ta ótimo (ou leia os três mesmo 😅).
 
Acabei de ler "O Velhor e o Mar' do Ernest Hemingway. É um livro interessante, achei ligeiramente cansativo em alguns momento. Porque a descrição é muita detalhada e, as vezes, o livro fica um pouco lento. Mas, se quiser, dá para ler em um dia praticamente.

Comecei a ler a biografia do Barão de Itararé, chamada "Entre sem bater: A vida de Apparício Torelly O Barão de Itararé", o autor chama-se Cláudio Figueiredo. Ainda estou no começo. O que pude perceber até agora, é que é aquele tipo de biografia redondinha, parece até um romance. Confesso, não gosto desse tipo de biografia. Só estou continuando a leitura porque o biografado me interessa, e as histórias dele são bem engraçadas. Não estou falando que é ruim, de jeito nenhum. A parte de construção do contexto é muito bem feita. Apenas, por gosto pessoal, prefiro biografias mais cruas, menos polidas, digamos. Mas, recomendo a leitura, mesmo ainda tendo lido apenas uns 40% do livro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Tenho vontade de ler. Porém, vi algumas pessoas falando que o livro é meio superficial e não chama muito a atenção pelo conteúdo, no sentido de ser muito repetitivo. Você que está lendo, poderia dar alguma informação sobre isso?

Estou no capítulo 4 ainda. Não estou achando o livro repetitivo, mas como o Harari aprofunda muito, talvez pareça prolixo para algumas pessoas. Mas como sou interessado pelo tema estou gostando muito.
 
(sem querer entrosar já entrosando) Você se refere ao Sapiens? Porque se sim, vai fundo que é um livro absolutamente fantástico. Considerando a trilogia eu diria que Homo deus é BEM repetitivo mesmo, ainda mais lendo 21 Lições depois. Vai de Sapiens e eventualmente 21 Lições que ta ótimo (ou leia os três mesmo 😅).

Acho que era isso que tinham comentado comigo. Que os livros dele, se você já leu o Sapiens, são meio repetitivos. Valeu pelas dicas. Então, futuramente, nem vou perder tempo comprando os outros dois. Quando for comprar, vou pegar só o Sapiens mesmo.

Estou no capítulo 4 ainda. Não estou achando o livro repetitivo, mas como o Harari aprofunda muito, talvez pareça prolixo para algumas pessoas. Mas como sou interessado pelo tema estou gostando muito.

Ah, então, quando achar ele em um preço bom, vou comprar. To evitando de comprar livros por agora, porque os preços estão meio absurdos.
 
Piloto de Guerra por Antoine de Saint-Exupéry

Sem ter lido O Pequeno Príncipe antes, achei um excelente livro, bom mesmo. Tem um pouco de guerra, tem um pouco de aviação e fui surpreendido com as filosofias e pensamentos do autor mais pra frente no livro. Os capítulos em que ele raciocina do porque terem lutado pela Noruega, o que forma um povo (ao ver a população da França recuando) e tal, excelentes! Ótima literatura e também só poderia ter sido escrito em francês, tamanha a delicadeza das palavras. Até me emocionei em alguns momentos. Bom livro, já deixei o Príncipe engatilhado aqui.

Detalhe: O prefácio sozinho (que fala sobre a vida do autor) quase já dava um livro por si só. Impressionante a vida do cara, uma baita aventura.

Li também "O poder do tempo livre: Descubra seu potencial, crie projetos paralelos e torne sua vida mais incrível" por Luciano Braga, simples, óbvio mas também válido.
Já emendei "Produtividade para quem quer tempo: Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais " que segue o mesmo tema mas parece ser mais sério. Devo ler ou deixar de lado por enquanto pois não tenho como aplica-lo ainda.

Enfim, tem outras coisas no Kindle que quero ler antes. Fica a indicação do Piloto de Guerra.
 
Review do Sapiens:


Devo começar agora o Aforismos para a sabedoria da vida do Schopenhauer.
81Kuh4fxxLL.jpg
 
Voltei pros livros analógicos agora que o @lofgomes fez eu vender meu Kindle e o novo só chega no começo do mês que vem. Então to lendo um dos poucos que tenho na estante.

Comecei David Copperfield.

david.png
 
Voltei pros livros analógicos agora que o @lofgomes fez eu vender meu Kindle e o novo só chega no começo do mês que vem. Então to lendo um dos poucos que tenho na estante.

Comecei David Copperfield.

david.png

Linda edição, tenho ela, saudades Cosac Naify.
 
Linda edição, tenho ela, saudades Cosac Naify.
Tenho 3 livros da Cosac. Aquela editora era boa demais.

Pena que não é o tipo de livro que vende hoje em dia.

Eu uso Kindle, mas cogitaria pegar os livros físicos dela ainda hoje em dia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo