[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Primeiramente Bom dia/tarde/noite.

Estou pretendendo comprar um roteador na faixa de 250 - 300R$ e encontrei esses dois

Tenda AC10 e Archer C6 v3​

e gostaria de saber qual é melhor ou se tem uma diferença mínima.
Se quiserem recomendar um nessa faixa um melhor, agradeço desde já.
Amigo, bom dia. Você decidiu qual comprar?
Estou na dúvida entre os dois.
 
Eu fiz um comparativo do Tenda AC10 e do Archer C6 V3.20 ( https://forum.adrenaline.com.br/thr...mesticos-pergunte-aqui.536593/post-1075474320 ).
O C6 é mais estável em todos os sentidos, além de ter um software mais completo (só não tem bandwidth control).
Cara, só uma dúvida: se eu comprar o C6 não vou conseguir fazer o controle da banda então? Pq tem uma smart tv aqui em casa que sempre tá ligada na netflix e acaba levando tudo se eu não limitar.
Estava quase decidindo pelo C6 até aparecer essa questão de limite de banda.
 
Bom, chegou o Archer C6 v3 aqui e resolvi compartilhar minha experiência aqui.

Achei a configuração bem simples e, de certa forma, resolveu o meu problema, que era estender o sinal para um cômodo. Bastou colocar em modo access point e conectar os cabos nas portas apropriadas. Tive que colocar em modo roteador, desabilitando o DHCP e atribuindo um IP estático para o C6, assim pude usar as portas LAN e a WiFi ao mesmo tempo, na mesma rede.

Porém, achei que conseguiria uma velocidade melhor em 2.4 GHz. No mesmo cômodo do roteador, a 1,5 m de distância eu consegui as seguintes velocidades com modo 802.11b/g/n e largura do canal em automático:

- Velocidade da conexão: 200 Mbps
- Modo: Access Point
- Teste de velocidade usado: Fast.com e Speedtest
- Notebook com AR9285 Wireless Adapter
- Celular: iPhone SE 2016

Notebook: 40 a 45 Mbps
Celuar: 40 a 45 Mbps

Mudando as configurações da 2.4 GHz para o modo 802.11n somente e a largura de canal para 40 Mhz, eu consegui uma melhoria para algo em torno de 70 a 85 Mbps, mas variando consideravelmente no celular.

Notebook: 75 a 85 Mbps
Celular: 40 a 45 Mbps ou 70 a 80 Mbps

Me parece que há alguma limitação no celular, já que no notebook os resultados são parecidos com maior frequência.

Deixando em modo 802.11b/g/n misturado e largura de canal para 40 Mhz, o resultado parece ser o mesmo que deixando em modo 802.11n somente.

Na rede 5 Ghz, consigo os 200 Mbps, que é a velocidade da minha conexão. Ainda tem alguns lugares da casa que o sinal da ONT é melhor, provavelmente devido à distância. E por cabo me parece que tá tudo OK também.

Enfim, então o que ficou aquém da expectativa foi mesmo a velocidade na rede em 2.4 Ghz, não sei se tem algo que eu possa fazer para melhorar. Por hora vou deixar nessa configuração, em modo 802.11b/g/n e largura do canal em 40 Mhz, que deixa a conexão mais rápida, apesar de perder qualidade no sinal.

Outro detalhe é que no modo de access point a opção de agendar um reboot fica indisponível.

Uma coisa que achei estranha foi que no modo roteador com DHCP desativado e um IP estático configurado para o roteador, dois dispositivos conectados sem fio na minha rede através do ONT (TV e câmera) são listados na parte de dispositivos com fio no roteador da TP-Link.

Se alguém tiver alguma sugestão de configuração, será muito bem vinda.
 
Última edição:
Blz pessoal
Chegou meu AX6, a principio instalei ele ligando o cabo LAN do modem na do AX6 WAN, desliguei o wifi d modem e configurei por browser o wifi.
Amanhã vou fazer Bridge do modem da NET e ver no que dá.
Não consegui conectar pelo celular no miwifi e nem cadastrar nada pelo app, alguém pode me dar uma ajuda?



Consegui entrar no app, cadastrei pelo site da Xiaomi e deu certo depois.
Achou o AX6
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas me mandaram com o pino da fonte achatado e pedi padrão US.
 
Última edição:
Blz pessoal
Chegou meu AX6, a principio instalei ele ligando o cabo LAN do modem na do AX6 WAN, desliguei o wifi d modem e configurei por browser o wifi.
Amanhã vou fazer Bridge do modem da NET e ver no que dá.
Não consegui conectar pelo celular no miwifi e nem cadastrar nada pelo app, alguém pode me dar uma ajuda?



Consegui entrar no app, cadastrei pelo site da Xiaomi e deu certo depois.
Achou o AX6
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas me mandaram com o pino da fonte achatado e pedi padrão US.
Padrão us é pino chato.
Pino redondo parecido com o nosso é padrão EU ou europeu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Blz pessoal
Chegou meu AX6, a principio instalei ele ligando o cabo LAN do modem na do AX6 WAN, desliguei o wifi d modem e configurei por browser o wifi.
Amanhã vou fazer Bridge do modem da NET e ver no que dá.
Não consegui conectar pelo celular no miwifi e nem cadastrar nada pelo app, alguém pode me dar uma ajuda?



Consegui entrar no app, cadastrei pelo site da Xiaomi e deu certo depois.
Achou o AX6
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas me mandaram com o pino da fonte achatado e pedi padrão US.
Não tem muitas opções no modo repetidor.
Se vc usar no modo router daí vai abrir mais opções , firewall, qos, etc.
Mas não espere muita coisa do software.
 
Padrão us é pino chato.
Pino redondo parecido com o nosso é padrão EU ou europeu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não tem muitas opções no modo repetidor.
Se vc usar no modo router daí vai abrir mais opções , firewall, qos, etc.
Mas não espere muita coisa do software.
Vi lá agora eu confundi e pedi errado mesmo, não foi culpa do china e sim minha.rsrsrs
Tá certo a principio o que fiz nele? Deixei o modem em router e liguei na WAN do AX6?
Mas qual melhor opção deixar?
Deixo o Modem em Bridge e ligo na porta Lan do AX6 e preciso fazer mais algo nele?
Valeu...
 

Primeira tela dele.


Acho que é aqui @Bolano

- Configuração Padrão

-Interruptor de modo de trabalho​

 
Deixei o modem em router e liguei na WAN do AX6? vai funcionar, mas provavelmente voce está com duplo nat, com o modem provendo IP para o ax6 e o ax6 provendo IP pro resto da rede.
Mas qual melhor opção deixar? Eu tenho um roteador dedicado, entao uso o modo "repetidor com fios", onde o ax6 é apenas um ponto de acesso wifi, quem faz a gerencia da rede é o outro roteador.
Deixo o Modem em Bridge e ligo na porta Lan do AX6 e preciso fazer mais algo nele? isso nao funciona, vc va ificar sem DHCP na rede. Ideal é deixar o modem em modo router e o AX6 em repetidor OU o modem em bridge o o AX6 em modo router. Vai depender de como vc quer a sua rede interna.
 
Deixei o modem em router e liguei na WAN do AX6? vai funcionar, mas provavelmente voce está com duplo nat, com o modem provendo IP para o ax6 e o ax6 provendo IP pro resto da rede.
Mas qual melhor opção deixar? Eu tenho um roteador dedicado, entao uso o modo "repetidor com fios", onde o ax6 é apenas um ponto de acesso wifi, quem faz a gerencia da rede é o outro roteador.
Deixo o Modem em Bridge e ligo na porta Lan do AX6 e preciso fazer mais algo nele? isso nao funciona, vc va ificar sem DHCP na rede. Ideal é deixar o modem em modo router e o AX6 em repetidor OU o modem em bridge o o AX6 em modo router. Vai depender de como vc quer a sua rede interna.
eu quero que funcione bem. rsrsrs
Tá com duas faixas de ip mesmo, o do router e do ax6, uma parte dos equipamentos conectados em um via cabo e outros no outro.
tipo gosto de acessar os conteudos dos pcs e notebook na rede e que o wifi funcione legal.
manjo bem básico de rede e routers, por isso a pergunta pra vcs que são mais profissa.kkkkk
 
eu quero que funcione bem. rsrsrs
Tá com duas faixas de ip mesmo, o do router e do ax6, uma parte dos equipamentos conectados em um via cabo e outros no outro.
tipo gosto de acessar os conteudos dos pcs e notebook na rede e que o wifi funcione legal.
manjo bem básico de rede e routers, por isso a pergunta pra vcs que são mais profissa.kkkkk
Pelo que vc descreveu, então deve deixar o modem da operadora em modo roteador e o ax6 em modo "repetidor com fios", (ou relé com fios, depende de como traduziu) liga um cabo na porta LAN do modem e na porta WAN do ax6. Assim vc terá uma rede e todos dispositivos podem acessar todos. Vc ainda pode usar as 3 portas LAN do ax6 pra ligar outros dispositivos com cabo, tudo na mesma rede que o modem da operadora.
 
Pelo que vc descreveu, então deve deixar o modem da operadora em modo roteador e o ax6 em modo "repetidor com fios", (ou relé com fios, depende de como traduziu) liga um cabo na porta LAN do modem e na porta WAN do ax6. Assim vc terá uma rede e todos dispositivos podem acessar todos. Vc ainda pode usar as 3 portas LAN do ax6 pra ligar outros dispositivos com cabo, tudo na mesma rede que o modem da operadora.
Fiz assim mano.


Ultima opção dessa imagem.

Tá certo assim?
 
Pelo que vc descreveu, então deve deixar o modem da operadora em modo roteador e o ax6 em modo "repetidor com fios", (ou relé com fios, depende de como traduziu) liga um cabo na porta LAN do modem e na porta WAN do ax6. Assim vc terá uma rede e todos dispositivos podem acessar todos. Vc ainda pode usar as 3 portas LAN do ax6 pra ligar outros dispositivos com cabo, tudo na mesma rede que o modem da operadora.

No AX6 ao colocar nesse modo de access point, com um cabo da LAN do modem/ONT na porta WAN do AX6, as demais portas LAN do AX6 já funcionam na mesma rede?

No TP-Link C6 V3 (1.0.5) isso não funcionou pra mim. O access point conseguia distribuir a rede sem fio, porém as LAN do TP-Link não estavam na mesma rede. Pelo que vi em alguns aparelhos as LAN são um basicamente um switch independente da WAN.
 
Fiz assim mano.


Ultima opção dessa imagem.

Tá certo assim?
Parece que sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No AX6 ao colocar nesse modo de access point, com um cabo da LAN do modem/ONT na porta WAN do AX6, as demais portas LAN do AX6 já funcionam na mesma rede?

No TP-Link C6 V3 (1.0.5) isso não funcionou pra mim. O access point conseguia distribuir a rede sem fio, porém as LAN do TP-Link não estavam na mesma rede. Pelo que vi em alguns aparelhos as LAN são um basicamente um switch independente da WAN.
Sim.
 

Primeira tela dele.


Acho que é aqui @Bolano

- Configuração Padrão


Primeira tela dele.


Acho que é aqui @Bolano

- Configuração Padrão

-Interruptor de modo de trabalho​

Achei opção. Aqui está marcada a primeira "Modo normal de operação do roteador (criar uma rede sem fio)" está como router, né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Primeira tela dele.


Acho que é aqui @Bolano

- Configuração Padrão

-Interruptor de modo de trabalho​

Achei. Está marcado a primeira opção, "Modo normal de operação do roteador (criar uma rede sem fio)".
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Achei. Está marcado a primeira opção, "Modo normal de operação do roteador (criar uma rede sem fio)".
usei a ultima opção, pois ai fica com a mesma faixa de ip.
usando via wifi e cabo, conectando o cabo do modem lan na wan do ax6
 
Boa tarde, pessoal.

Estou querendo comprar um roteador novo. Já uso o Tenda Ac10 e vou levá-lo para a roça.
Para substituí-lo, estou em busca de algum modelo com +- 7dbi e que aceite algum firmware alternativo, como o OpenWRT, além de ser compatível com IPv6. Meu orçamento é de 400~600 reais.

Em pesquisas nas lojas tradicionais, até acho alguns bons. Porém, ao verificar se aceitam os firmwares alternativos, quase sempre não há suporte.

Agradeço, a quem puder indicar algum modelo.
 
Boa tarde, pessoal.

Estou querendo comprar um roteador novo. Já uso o Tenda Ac10 e vou levá-lo para a roça.
Para substituí-lo, estou em busca de algum modelo com +- 7dbi e que aceite algum firmware alternativo, como o OpenWRT, além de ser compatível com IPv6. Meu orçamento é de 400~600 reais.

Em pesquisas nas lojas tradicionais, até acho alguns bons. Porém, ao verificar se aceitam os firmwares alternativos, quase sempre não há suporte.

Agradeço, a quem puder indicar algum modelo.
Os únicos roteadores com Wi-Fi AX que estão com OpenWRT em desenvolvimento (e que eu tenho conhecimento) são os Xiaomi AX6, AX3600 e AX9000 :

O AX6 e AX3600 usam praticamente o mesmo código, a maior diferença está na forma de desbloqueio do SSH para instalação, no AX3600 é mais simples, só fazer downgrade para uma firmware específica e rodar alguns comandos no navegador. Para o AX6 vc precisa um outro roteador com OpenWRT e rodar alguns scripts nele, oq é mais complexo

Para o AX9000 está tudo meio nebuloso ainda, como ele tem mais recursos e faltam mais coisas

O código do OpenWRT (em desenvolvimento ainda) está aqui: https://github.com/robimarko/openwrt/tree/AX3600-5.10-restart vc precisa compilar ele manualmente e até onde eu sei ele tem alguns problemas de memory leak, ou seja roda um dia bem e depois o roteador precisa ser reiniciado, mas acho que vão corrigir isso em breve
 
pá pum, qual dos 3 maior alcance?

TP-Link Archer C6 V3​

Intelbras ACtion RG 1200​

DIR-842​


O TP-Link e o Intelbras provavelmente tem o mesmo alcance mas o hardware do TP-Link é melhor. O D-Link DIR-842 é um produto sofrível porque sequer tem amplificador de rádio em 2,4 e 5GHz então tem um desempenho no wireless infinitamente pior.
 
pá pum, qual dos 3 maior alcance?

TP-Link Archer C6 V3​

Intelbras ACtion RG 1200​

DIR-842​

Os 3 terão alcance parecidos.. são roteadores de entrada de marcas diferentes..
O C6 tem 880MHz de processador e 128 de RAM.
O RG1200 tem 1GHz de processador e 64Mb de RAM.. O Tenda AC10 tem o mesmo Hardware mas com 128Mb de RAM
O D-Link DIR tem 750Mhz de processador e 128Mb de RAM.

O User Sensorium comparou o C6 e o Tenda AC10 e o alcances ficaram próximos, com o C6 melhor em alguns locais e o AC10 em outros.

casateste.jpg
 
Os 3 terão alcance parecidos.. são roteadores de entrada de marcas diferentes..
O C6 tem 880MHz de processador e 128 de RAM.
O RG1200 tem 1GHz de processador e 64Mb de RAM.. O Tenda AC10 tem o mesmo Hardware mas com 128Mb de RAM
O D-Link DIR tem 750Mhz de processador e 128Mb de RAM.

O User Sensorium comparou o C6 e o Tenda AC10 e o alcances ficaram próximos, com o C6 melhor em alguns locais e o AC10 em outros.

casateste.jpg

Lembrando que o C6 v3 é um Mediatek 800MHz dual core. O DIR tem o mesmo processador do RG1200, um Realtek RTL8197FS de 1GHz mas é single core.
 
Estou procurando um roteador com porta USB 3.1. O objetivo é ligar um HD externo e compartilhar o conteúdo nele para 2 notebooks e 1 tv, mas cada um acessando por vez, e se acessar.

Acho que um NAS seria interessante mas pelo valor me parece um canhão para matar uma mosca. Pelo que pesquisei o Xiaomi 3G tem porta USB e parece que iria atender, mas só encontro usado. Alguém consegue indicar outros roteadores para essa finalidade?
 
Meu AX6 chegou sem taxas, interior do RS. Tô com dificuldades na configuração. Baixei a versão miwifi 5.7.8, está em chinês a principio, aí consigo entrar nas configurações do wifi, mas como não sei traduzir, não sei o que marcar.
Só consegui criar o login e senha para entrar nas configurações do roteador, mas não consigo acessar a Internet.
A Internet que tenho é fibra, ligada direto no meu roteador tplink C20.
Como arrumo isso?
Tento configurar pelo celular, mas qdo Tento traduzir para o inglês eu preciso da Internet, aí eu ligo o 4g, Internet funciona, mas aí perde a conexão com o wifi do roteador. Ou seja, pelo celular ou entro no wifi do AX6 mas sem Internet ou consigo 4g de Internet do celular mas perde o wifi.
Alguma ajuda, por favor.
 
Meu AX6 chegou sem taxas, interior do RS. Tô com dificuldades na configuração. Baixei a versão miwifi 5.7.8, está em chinês a principio, aí consigo entrar nas configurações do wifi, mas como não sei traduzir, não sei o que marcar.
Só consegui criar o login e senha para entrar nas configurações do roteador, mas não consigo acessar a Internet.
A Internet que tenho é fibra, ligada direto no meu roteador tplink C20.
Como arrumo isso?
Tento configurar pelo celular, mas qdo Tento traduzir para o inglês eu preciso da Internet, aí eu ligo o 4g, Internet funciona, mas aí perde a conexão com o wifi do roteador. Ou seja, pelo celular ou entro no wifi do AX6 mas sem Internet ou consigo 4g de Internet do celular mas perde o wifi.
Alguma ajuda, por favor.
Cara acho que o primeiro passo é entrar no C20 e ver como ele está configurado, se está em PPPoE, vc precisa anotar o usuário e senha do PPPoE que estão nele para passar para o AX6

Aqui tem um video de como fazer isso num roteador similar, mas os menus e opções são quase os mesmos:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo