[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Meu AX6 chegou sem taxas, interior do RS. Tô com dificuldades na configuração. Baixei a versão miwifi 5.7.8, está em chinês a principio, aí consigo entrar nas configurações do wifi, mas como não sei traduzir, não sei o que marcar.
Só consegui criar o login e senha para entrar nas configurações do roteador, mas não consigo acessar a Internet.
A Internet que tenho é fibra, ligada direto no meu roteador tplink C20.
Como arrumo isso?
Tento configurar pelo celular, mas qdo Tento traduzir para o inglês eu preciso da Internet, aí eu ligo o 4g, Internet funciona, mas aí perde a conexão com o wifi do roteador. Ou seja, pelo celular ou entro no wifi do AX6 mas sem Internet ou consigo 4g de Internet do celular mas perde o wifi.
Alguma ajuda, por favor.
Liga ele no C20 antes de tentar configura-lo a força.. assim o AX6 vai pegar a internet no C20 e depois habilitar internet no Wifi
 
Mandei WhatsApp para a empresa da fibra e me passaram o login e senha do meu PPOE. Entrei no navegador do celular e fui no IP do bixo, até achar na unha a palavra ppoe e ai coloquei os dados e deu certo.
Engraçado é que no início, pelo app básico em inglês, ele achou o roteador, mas na importação dos dados do antigo, importou outro user, acho que foi isso que deu zebra.
Não consegui mais traduzir, mas pelo navegador china ap menos tinha a palavra ppoe e aí deu certo.
Enfim, parece estar bem responsivo, vou testando aqui...
Valeu galera.
 
Meu AX6 chegou na semana passada. Deu pra testar bastante durante o final de semana e to gostando muito do aparelho.

Antes, tinha um TL-WR849N e, claro, a diferença è enorme.

Deixo o 849N ligado na ONU e ligo o AX6 no TP-Link ou melhor ligar o AX6 na ONU ? TEm alguma diferença ?
 
Meu AX6 chegou na semana passada. Deu pra testar bastante durante o final de semana e to gostando muito do aparelho.

Antes, tinha um TL-WR849N e, claro, a diferença è enorme.

Deixo o 849N ligado na ONU e ligo o AX6 no TP-Link ou melhor ligar o AX6 na ONU ? TEm alguma diferença ?
Não faz sentido deixar esse equipamento obsoleto intermediando o acesso. Desative o TP-Link e coloque o AX6 direto ligado na ONU.
 
Meu AX6 chegou na semana passada. Deu pra testar bastante durante o final de semana e to gostando muito do aparelho.

Antes, tinha um TL-WR849N e, claro, a diferença è enorme.

Deixo o 849N ligado na ONU e ligo o AX6 no TP-Link ou melhor ligar o AX6 na ONU ? TEm alguma diferença ?

O problema é que o TL-WR849N tem portas de rede limitadas a 100Mbps, então se sua internet for mais que isso, ele vai limitar a 100 e virar um gargalo, então como o @zygore falou, melhor ligar o AX6 direto na ONU, aí o limite portas sobe para 1 giga no AX6
 
Minha casa tem 200 m2 e tava difícil a internet aqui em casa. Tô usando o TL-WR941 HP (fura parede) e tá funcionando.
 
Pessoal, boa tarde.
Só agora que fui ver esse tópico, antes estava só nos fóruns gringos kkk, bem legal.
Comprei um Xiaomi AX6000 há 1 mês no Aliexpress, não fui taxado, tá aqui funcionando.
Minhas impressões:
- Hardware excelente, mas com um porém - CPU consideravelmente inferior à do AX3600, então realmente não sei até que ponto vale a pena. Acho que a principal vantagem sobre o AX3600 é na verdade a modulação 4k QAM, que permite velocidades maiores do que o 1024 QAM do AX3600. Mas isso aparentemente precisa que o client suporte em hardware, o que parece não ser muito comum. Acho que vale mais a pena pegar o AX3600 mesmo, ou o AX9000, que tem um hardware absurdamente parrudo (em CPU e em rádios), mas custa bem caro.
- A porta de 2.5gbps é de uso bem específico, tipo se vc tiver um NAS fodão ou algo que suporte essa velocidade. Outro porém aqui, pelo que li no fórum do OpenWrt, todas as portas são um switch ligado à CPU com link de 1gbps, ou seja, você nunca vai conseguir 2,5gbps em 1 client, só dividindo dentro do próprio switch (nas 3 outras portas, de 1gbps, cada um puxando de uma delas 833mbps, por exemplo, ou dividindo no wifi, mas no wifi vai chegar só 1gbps no máximo). Ou seja, é uma feature voltada pra ambientes com muitos clients.
- Cobertura wifi muito boa - difícil falar objetivamente, mas comparando com meu Mikrotik Hap Ac2 eu acho que está no mesmo nível. Pra terem uma ideia, eu moro no segundo andar, com o Mikrotik chega o sinal lá no térreo. O iw reporta 30dbm de TX power, mas não tenho ctz se está certo.
- O processo de obter acesso SSH pode parecer chatinho, mas é bem simples na realidade. Só dar uma olhada no tópico do AX9000 do fórum do OpenWrt que o procedimento é o mesmo. Eu fiz na versão 1.0.41, depois modifiquei a partição BDATA e flasheei a última versão (1.0.55) modificada pelo xqrepack pra deixar permanente o acesso SSH/TELNET/UART, não sei se funciona fazer na última versão, mas dá pra fazer downgrade. Dizem precisar de outro roteador com OpenWrt, e eu fiz assim porque tinha, mas acredito que dê pra fazer com um notebook com linux.
- O software dele, como todos os roteadores da Xiaomi, pelo menos na minha opinião, é beeeem ruinzino. Além de ser tudo em chinês, é bem limitado. Acontece que ele é baseado no openwrt, então com acesso SSH dá pra configurar umas coisas mais avançadas como VLAN, wifi guest, etc. Anyway, estou torcendo para que adicionem suporte ao OpenWrt.
- O AX3600 já tem um firmware custom baseado no QSDK (SDK da Qualcomm), que, por sua vez, é baseado no OpenWrt. Eu estou tentando compilar o QSDK para o AX6000, mas não tenho tido sucesso kkkkk. Nunca que compila esse negócio. Além disso, provavelmente se e quando compilar, pode dar merda, só espero não causar um hardbrick kkkk.

Qualquer dúvida, estou à disposição!
 
O Huawei AX3 Pro Chegou, sem taxas...
 
Última edição:
Pessoal, boa tarde.
Só agora que fui ver esse tópico, antes estava só nos fóruns gringos kkk, bem legal.
Comprei um Xiaomi AX6000 há 1 mês no Aliexpress, não fui taxado, tá aqui funcionando.
Minhas impressões:
- Hardware excelente, mas com um porém - CPU consideravelmente inferior à do AX3600, então realmente não sei até que ponto vale a pena. Acho que a principal vantagem sobre o AX3600 é na verdade a modulação 4k QAM, que permite velocidades maiores do que o 1024 QAM do AX3600. Mas isso aparentemente precisa que o client suporte em hardware, o que parece não ser muito comum. Acho que vale mais a pena pegar o AX3600 mesmo, ou o AX9000, que tem um hardware absurdamente parrudo (em CPU e em rádios), mas custa bem caro.
- A porta de 2.5gbps é de uso bem específico, tipo se vc tiver um NAS fodão ou algo que suporte essa velocidade. Outro porém aqui, pelo que li no fórum do OpenWrt, todas as portas são um switch ligado à CPU com link de 1gbps, ou seja, você nunca vai conseguir 2,5gbps em 1 client, só dividindo dentro do próprio switch (nas 3 outras portas, de 1gbps, cada um puxando de uma delas 833mbps, por exemplo, ou dividindo no wifi, mas no wifi vai chegar só 1gbps no máximo). Ou seja, é uma feature voltada pra ambientes com muitos clients.
- Cobertura wifi muito boa - difícil falar objetivamente, mas comparando com meu Mikrotik Hap Ac2 eu acho que está no mesmo nível. Pra terem uma ideia, eu moro no segundo andar, com o Mikrotik chega o sinal lá no térreo. O iw reporta 30dbm de TX power, mas não tenho ctz se está certo.
- O processo de obter acesso SSH pode parecer chatinho, mas é bem simples na realidade. Só dar uma olhada no tópico do AX9000 do fórum do OpenWrt que o procedimento é o mesmo. Eu fiz na versão 1.0.41, depois modifiquei a partição BDATA e flasheei a última versão (1.0.55) modificada pelo xqrepack pra deixar permanente o acesso SSH/TELNET/UART, não sei se funciona fazer na última versão, mas dá pra fazer downgrade. Dizem precisar de outro roteador com OpenWrt, e eu fiz assim porque tinha, mas acredito que dê pra fazer com um notebook com linux.
- O software dele, como todos os roteadores da Xiaomi, pelo menos na minha opinião, é beeeem ruinzino. Além de ser tudo em chinês, é bem limitado. Acontece que ele é baseado no openwrt, então com acesso SSH dá pra configurar umas coisas mais avançadas como VLAN, wifi guest, etc. Anyway, estou torcendo para que adicionem suporte ao OpenWrt.
- O AX3600 já tem um firmware custom baseado no QSDK (SDK da Qualcomm), que, por sua vez, é baseado no OpenWrt. Eu estou tentando compilar o QSDK para o AX6000, mas não tenho tido sucesso kkkkk. Nunca que compila esse negócio. Além disso, provavelmente se e quando compilar, pode dar merda, só espero não causar um hardbrick kkkk.

Qualquer dúvida, estou à disposição!
Muito bom o seu relato. Estava precisando de uma ajuda, pois estou com uma ideia de colocar dois AX6000 na empresa em que trabalho, será que ele daria conta de uns 25 equipamentos conectados ao mesmo tempo? Cada um fazendo video chamada, navegando, etc...

Descrevo um pouco mais dos meus pensamentos no outro tópico, mas ainda ninguém se manifestou por lá: https://forum.adrenaline.com.br/thr...diagnosticos-complexos.621752/post-1075559262 :bua:

Vlw!
 
Cara, só uma dúvida: se eu comprar o C6 não vou conseguir fazer o controle da banda então? Pq tem uma smart tv aqui em casa que sempre tá ligada na netflix e acaba levando tudo se eu não limitar.
Estava quase decidindo pelo C6 até aparecer essa questão de limite de banda.
Isso mesmo, não da pra limitar a velocidade manualmente. Por outro lado com o QoS ativado o roteador gerencia bem pra mandar os dados de forma uniforme, e da pra dar prioridade pros dispositivos conectados...
Eu realmente não entendo o motivo da TP-Link não colocar a opção de setar manualmente a banda pra cada dispositivo, nem o C80 tem.
Mas dependendo da velocidade da sua internet isso não faz nem diferença. Eu com 50mb deixava tudo liberado, e aqui usam streaming e YT o tempo todo.
 
Isso mesmo, não da pra limitar a velocidade manualmente. Por outro lado com o QoS ativado o roteador gerencia bem pra mandar os dados de forma uniforme, e da pra dar prioridade pros dispositivos conectados...
Eu realmente não entendo o motivo da TP-Link não colocar a opção de setar manualmente a banda pra cada dispositivo, nem o C80 tem.
Mas dependendo da velocidade da sua internet isso não faz nem diferença. Eu com 50mb deixava tudo liberado, e aqui usam streaming e YT o tempo todo.
Obrigado pela resposta.

Adquiri um C6 para manter aqui na minha residência. É pequena mas o modem do provedor não estava atendendo. Tem um computador que joga o dia todo e uma TV na Netflix o dia todo. Sugam toda a banda de 100mb aqui. :feelbad:
Espero que o QOS faça um bom trabalho.
 
Como já comentei, comprei 3 "AX3 Pro" modelos brasileiros. Vamos lá com algumas informações e algumas especulações:

  • [Informação] Apenas o modelo Chinês é chamado de "AX3 Pro". Os demais são chamados de "AX3 Quad Core".
  • [Informação] Esses são apenas "nomes fantasia". O código do modelo do AX3 Pro ou AX3 Quad Core é WS7200
  • [Informação] Cada variante do AX3 Pro/Quad Core tem um sufixo no modelo, exemplo WS7200-10, WS7200-20 e WS7200-30
  • [Informação] Comprei o modelo WS7200 "Brasileiro", e recebi o WS7200-30. Pelo que pude verificar, a variante "-30" é vendida para alguns países das Américas. Eu confirmei com certeza que o WS7200-30 é vendido no Canadá.
  • [Informação] O modelo Chinês é o WS7200-10.
  • [Informação] Nos fóruns Russos, eles comentam que o modelo lá é o WS7200-20.
  • [Especulação] Acredito que o modelo WS7200-20 é o modelo vendido em toda a Europa e não tem os 4 amplificadores
  • [Especulação] Entendo que todos modelos WS7200 possuem amplificaores de 5Ghz (WS7200-10, WS7200-20, WS7200-30)
  • [Especulação] Entendo que alguns modelos WS7200 não possuem amplificaores de 2.4Ghz, que seria o modelo Europeu/Russo WS7200-20
  • [Informação] O modelo supostamente "Brasileiro" que comprei na Aliexpress e recebi aqui é o WS7200-30. O alcance de 2.4Ghz é razoável, o que me leva a crer que o mesmo possui os amplificadores de 2.4Ghz. Porém o alcance dos 5Ghz é bastante ruim (mesmo supostamente tendo amplificadores).
  • [Especulação] Acredito que o modelo WS7200-30 (Global/Brasileiro) possa ter sim todos os 4 amplificadores, mas a potência pode estar limitada pelo firmware em função das normas de limitação de potência do Wifi dos países onde os mesmos são vendidos.
  • [Especulação] Não sei o que é esse "New Global".Pode ser que seja o WS7200-30 mesmo. Ou vai ver que tem uma nova variante tipo WS7200-40? Acho difícil, mas o correto seria perguntar para o vendendor o código do produto. Já postei algumas páginas atrás onde ver essa informação na etiqueta embaixo do roteador.
Meu Huawei AX3 Pro Chegou, é o WS7200-30 mesmo...configurei ele como Ponte (ponto de acesso) por cabo, mas ele não deixa eu colocar na range da rede de jeito nenhum. Tá funcionando tudo direitinho, DHCP desligado e rede pegando IPs do Modem da TIM, mas eu queria deixar ele no mesmo alcance de IP caso precise mexer nele pra algo. Tem algum modo de forçar? Liguei o cabo do modem da TIM no WAN pq nas portas LAN não estava reconhecendo a internet. Acho que é bug isso, e bem bizarro por sinal...

Sabe se tem algum Firmware mais atual para forçar? atualizou pro .24 quando deixei funcionando
 
Última edição:
To pensando em pegar um roteador da D-LINK, modelo DIR-853 para rotear o Wi Fi na minha residência ... vou desativar 100% o Wi Fi do roteador da Oi ... será que vale a pena esse roteador? Tá na média de R$400,00 à R$450,00 .. tem o DIR-842 também que me interessei, esse tá metade do preço. ..
 
Algum firmware alternativo pro AX6?
 
Muito bom o seu relato. Estava precisando de uma ajuda, pois estou com uma ideia de colocar dois AX6000 na empresa em que trabalho, será que ele daria conta de uns 25 equipamentos conectados ao mesmo tempo? Cada um fazendo video chamada, navegando, etc...

Descrevo um pouco mais dos meus pensamentos no outro tópico, mas ainda ninguém se manifestou por lá: https://forum.adrenaline.com.br/thr...diagnosticos-complexos.621752/post-1075559262 :bua:

Vlw!
Olha, eu acredito que sim, com tranquilidade até. Mas sinceramente não sei se vale mais a pena ele do que o AX3600. A grande diferença em termos de wifi está na capacidade de usar canais de 160mhz no 5ghz do AX6000 e a modulação 4096 QAM contra 1024 QAM do AX3600 (mas, pelo que eu entendi, isso é algo bem específico e que pouquíssimos clients suportam).
Tenha em mente as limitações do software, que não são poucas, e acho bem menos provável que tenha suporte ao OpenWrt que o AX3600 (o tópico do AX6000 tá basicamente morto no fórum do OpenWrt).

Pessoal, só mais uma coisa que aparentemente é pouco comentada, o que limita a potência de transmissão em sistemas baseados em linux é um pacote chamado wireless-regdb. O kernel linux segue à risca todas as regras publicadas pelas agências reguladoras (Anatel e afins). Sinceramente, acho que exageram em certas coisas, pois vendem tranquilamente modelos certificados pela anatel com um tx-power MUITO superior ao que consta na database do wireless-regdb. Eu particularmente compilo sempre o OpenWrt do código fonte com um patch que um cara disponibilizou uma vez no fórum do OpenWrt e eu fui adaptando conforme foram surgindo novas versões do wireless-regdb. Se quiserem, posso passar o patch (não sei se a moderação permite na verdade), e é bem simples de entender e manter atualizado, são dois arquivos que você muda no código-fonte do wireless-regdb e aplica um git diff pra gerar o patch e colocar na pasta dele do OpenWrt. Não vai liberar 10w de potência, mas vai liberar toda a potência que o seu rádio consegue mandar.
Pra terem uma ideia, no Mikrotik Hap AC2 eu só conseguia acho que 20dbm de potência de transmissão, com o patch eu consigo 30dbm.
 
Última edição:
Pessoal, só mais uma coisa que aparentemente é pouco comentada, o que limita a potência de transmissão em sistemas baseados em linux é um pacote chamado wireless-regdb. O kernel linux segue à risca todas as regras publicadas pelas agências reguladoras (Anatel e afins). Sinceramente, acho que exageram em certas coisas, pois vendem tranquilamente modelos certificados pela anatel com um tx-power MUITO superior ao que consta na database do wireless-regdb. Eu particularmente compilo sempre o OpenWrt do código fonte com um patch que um cara disponibilizou uma vez no fórum do OpenWrt e eu fui adaptando conforme foram surgindo novas versões do wireless-regdb. Se quiserem, posso passar o patch (não sei se a moderação permite na verdade), e é bem simples de entender e manter atualizado, são dois arquivos que você muda no código-fonte do wireless-regdb e aplica um git diff pra gerar o patch e colocar na pasta dele do OpenWrt. Não vai liberar 10w de potência, mas vai liberar toda a potência que o seu rádio consegue mandar.
Pra terem uma ideia, no Mikrotik Hap AC2 eu só conseguia acho que 20dbm de potência de transmissão, com o patch eu consigo 30dbm.
Fiquei interessado nesse patch ai colega.
 
Algum firmware alternativo pro AX6?
Tem o OpenWRT em desenvolvimento, no estágio atual vc precisa desbloquear o acesso SSH e compilar esse código https://github.com/robimarko/openwrt/tree/AX3600-5.10-restart
Acho que em breve vai ter suporte oficial

Olha, eu acredito que sim, com tranquilidade até. Mas sinceramente não sei se vale mais a pena ele do que o AX3600. A grande diferença em termos de wifi está na capacidade de usar canais de 160mhz no 5ghz do AX6000 e a modulação 4096 QAM contra 1024 QAM do AX3600 (mas, pelo que eu entendi, isso é algo bem específico e que pouquíssimos clients suportam).
Tenha em mente as limitações do software, que não são poucas, e acho bem menos provável que tenha suporte ao OpenWrt que o AX3600 (o tópico do AX6000 tá basicamente morto no fórum do OpenWrt).

Pessoal, só mais uma coisa que aparentemente é pouco comentada, o que limita a potência de transmissão em sistemas baseados em linux é um pacote chamado wireless-regdb. O kernel linux segue à risca todas as regras publicadas pelas agências reguladoras (Anatel e afins). Sinceramente, acho que exageram em certas coisas, pois vendem tranquilamente modelos certificados pela anatel com um tx-power MUITO superior ao que consta na database do wireless-regdb. Eu particularmente compilo sempre o OpenWrt do código fonte com um patch que um cara disponibilizou uma vez no fórum do OpenWrt e eu fui adaptando conforme foram surgindo novas versões do wireless-regdb. Se quiserem, posso passar o patch (não sei se a moderação permite na verdade), e é bem simples de entender e manter atualizado, são dois arquivos que você muda no código-fonte do wireless-regdb e aplica um git diff pra gerar o patch e colocar na pasta dele do OpenWrt. Não vai liberar 10w de potência, mas vai liberar toda a potência que o seu rádio consegue mandar.
Pra terem uma ideia, no Mikrotik Hap AC2 eu só conseguia acho que 20dbm de potência de transmissão, com o patch eu consigo 30dbm.

A própria Anatel é uma bagunça, eu tentei pesquisar os limites de potência por frequência e simplesmente não achei, o máximo que encontrei foram alguns slides deles e uma apostila da PUC. Pelo que entendi existem faixas de frequência, como a de 5,725 a 5,850 Ghz onde se pode usar até 36dBm (4W), parece que em cidades menores que 500 mil habitantes tbm pode usar mais potência que em cidades grandes. Suspeito que a própria legislação permita usar potências maiores, mas é tão obscuro que o pessoal do linux resolveu colocar a potência mínima para todos os casos e evitar problemas com esse emaranhado de legislação, os links que encontrei estão aqui:
 
Última edição:
Fiquei interessado nesse patch ai colega.
Tá aí, tem duas versões, a que eu coloquei como 2021 acho que é para a última versão do wireless-regdb, a marcada como 2020 acho que é para a versão passada dele (só olhar no makefile dentro de package/firmware/wireless-regdb quando vc clona o repositório do openwrt). Aí é só apagar o patch que já tá lá (500-world.patch, algo assim, em package/firmware/wireless-regdb/patches) e copiar esse aqui. Sinceramente acho que não tem nem como dar problema de regulação da Anatel, porque é como o @pirate32 disse, e os chips wifi não têm capacidade geralmente de transmitir a potências muito altas, mas enfim, use com parcimônia.
Quando sair uma nova versão do wireless-regdb que for inclusa no OpenWrt, muito provavelmente tem que refazer o patch (na verdade eu refiz com base em um patch que um usuário colocou no fórum do openwrt há tempos, não é trabalho meu kkk), mas é bem fácil, o arquivo patch é auto-explicativo.
Tem o OpenWRT em desenvolvimento, no estágio atual vc precisa desbloquear o acesso SSH e compilar esse código https://github.com/robimarko/openwrt/tree/AX3600-5.10-restart
Acho que em breve vai ter suporte oficial



A própria Anatel é uma bagunça, eu tentei pesquisar os limites de potência por frequência e simplesmente não achei, o máximo que encontrei foram alguns slides deles e uma apostila da PUC. Pelo que entendi existem faixas de frequência, como a de 5,725 a 5,850 Ghz onde se pode usar até 36dBm (4W), parece que em cidades menores que 500 mil habitantes tbm pode usar mais potência que em cidades grandes. Suspeito que a própria legislação permita usar potências maiores, mas é tão obscuro que o pessoal do linux resolveu colocar a potência mínima para todos os casos e evitar problemas com esse emaranhado de legislação, os links que encontrei estão aqui:
Sim, então. Complicado. Mas acredito ser um dos motivos de a gente acabar perdendo muitas vezes performance usando o OpenWrt. Eu só uso minha versão compilada com esse patch nos meus roteadores há tempos.
 
To pensando em pegar um roteador da D-LINK, modelo DIR-853 para rotear o Wi Fi na minha residência ... vou desativar 100% o Wi Fi do roteador da Oi ... será que vale a pena esse roteador? Tá na média de R$400,00 à R$450,00 .. tem o DIR-842 também que me interessei, esse tá metade do preço. ..

O DIR-842 vendido no Brasil é um péssimo aparelho. Ele é a versão russa que usa chip Realtek sem nenhum amplificador de RF, então a potência de transmissão é uma das menores que se encontra no mercado com alcance de wireless muito pequeno. Existem produtos melhores, como o TP-Link Archer C6 v3.
 
Talvez não seja o lugar certo para perguntar, mas já vi nesse fórum pessoal recomendando a placa mini PCI-E MPE-AX3000H do Ali para dar upgrade para Wifi 6 em notebooks antigos.

Pois bem, a minha chegou hoje, instalei e não está detectando. É como se não tivesse placa nenhuma inserida. Alguém aqui já passou por isso? Será que a minha veio estragada?
 
Talvez não seja o lugar certo para perguntar, mas já vi nesse fórum pessoal recomendando a placa mini PCI-E MPE-AX3000H do Ali para dar upgrade para Wifi 6 em notebooks antigos.

Pois bem, a minha chegou hoje, instalei e não está detectando. É como se não tivesse placa nenhuma inserida. Alguém aqui já passou por isso? Será que a minha veio estragada?
Ela é uma Intel AX200 colocada em um adaptador, certo? Provavelmente aquela versão menor de todas M.2. Já viu se aparece no gerenciador de dispositivos? Se sim, tentou instalar o driver da Intel?
 
Ela é uma Intel AX200 colocada em um adaptador, certo? Provavelmente aquela versão menor de todas M.2. Já viu se aparece no gerenciador de dispositivos? Se sim, tentou instalar o driver da Intel?
Eu acho que é uma Intel sim que os chineses fizeram para caber na PCI-E em vez da M.2.

Ela simplesmente não aparece no gerenciador de dispositivos. Também tentei bootar Ubuntu numa pendrive para ver se era problema do Windows. Nada. Parece que nem está no slot, mortinha.

Testei uma outra placa que eu tinha parada aqui nesse notebook e funcionou, só para ver se não era o slot do note que tava com problema.

Hoje vou ver se testo em outra máquina para ver.

Muito obrigado pela resposta!
 
Talvez não seja o lugar certo para perguntar, mas já vi nesse fórum pessoal recomendando a placa mini PCI-E MPE-AX3000H do Ali para dar upgrade para Wifi 6 em notebooks antigos.

Pois bem, a minha chegou hoje, instalei e não está detectando. É como se não tivesse placa nenhuma inserida. Alguém aqui já passou por isso? Será que a minha veio estragada?

Em notebooks nem toda placa mini PCI-E funciona. Eu possuo um Lenovo que só é identificado certos modelos sem bluetooth. Você precisa se certificar quais são os chips compatíveis com o notebook antes de adquirir a placa. Tenho um Acer que aceita qualquer placa. Os notebooks com slot NGFF possuem uma compatibilidade enormemente maior do que os notebooks com slot mini PCI-E.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo