[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
considerando que a xiaomi tirou 2 amplificadores do 5ghz, sim.
Não necessariamente.. O AX6 usa 4 amplificadores pois ele é MiMo 4x4.. O AX300 é 2x2, então ele precisa de duas antenas 5Ghz (cada uma com seu amplificador) ao invés de 4..
A não ser que seu clilente (PC, celular) seja Mimo 4x4 (o que é pouco provável) não há muita diferença de velocidade ou alcance, já que mesmo no AX6 você dificilmente usa as 4 antenas simultaneamente.
Na verdade o AX3000 Torre usa exatamente os mesmos amplificadores do AX6, o QORVO QPF4550

Abaixo as duas versões do AX3000. Pelas Specs, a versão Redmi branca tem amplificadores um pouco mais fortes que o Xiaomi Torre.

ScreenShot720.png

Fala pessoal! Uma casa de 32m² com no máximo duas paredes de distância, internet de 200mb mas que logo será de 500mb.
Trabalho Home Office e o gateway é um DLINK DIR-842 localizado no escritório conectado através de CAT5e até minha casa, onde tem um DLINK DSL-2740e (velho soldado de guerra de quando o ADSL ainda reinava por aqui).

Como já podem imaginar, quero muito trocar esse velho soldado por um bom roteador que suporte a velocidade contratada, mas também não faço questão de um grande alcance, já que 32m² + um pequeno quintal não é lá muita coisa. hahah

Não sei se já vale a pena "investir" em um roteador AX, pois encontrei um Asus RT-AC59U por aproximadamente 315 reais e estou tentado a comprar.

O que me sugerem? Estou disposto a arriscar importação caso seja mais interessante para minha situação.

Fala pessoal! Uma casa de 32m² com no máximo duas paredes de distância, internet de 200mb mas que logo será de 500mb.
Trabalho Home Office e o gateway é um DLINK DIR-842 localizado no escritório conectado através de CAT5e até minha casa, onde tem um DLINK DSL-2740e (velho soldado de guerra de quando o ADSL ainda reinava por aqui).

Como já podem imaginar, quero muito trocar esse velho soldado por um bom roteador que suporte a velocidade contratada, mas também não faço questão de um grande alcance, já que 32m² + um pequeno quintal não é lá muita coisa. hahah

Não sei se já vale a pena "investir" em um roteador AX, pois encontrei um Asus RT-AC59U por aproximadamente 315 reais e estou tentado a comprar.

O que me sugerem? Estou disposto a arriscar importação caso seja mais interessante para minha situação.
Nacional C6 V3.2, mas pela pequena diferença, C80. Vendi um C80 pra um amigo, ele tem 500mb, pega de boas e tem um ótimo alcance tanto em 5ghz quanto em 2.4ghz.

Comprei um AX1800 na Shopee de vendedor com referências e o fdp me manda um Mi Router 4A :bem:

Desgraçados.

Pessoal, boa noite!
Atualmente tenho um AX10 e gostaria de ampliar o sinal dele, meu apartamento é antigo e as paredes são grossas, será que um roteador MESH ajudaria fazendo o papel de "repetidor"? Não consigo passar cabo devido aos conduítes serem bem antigos.

Alguém aqui tem o tenda AC8?

Chegou essa atualização de Firmware aqui, alguém atualizou?

iwpcxJp.png

Não consta no site oficial deles esse Firmware, sendo que o mais recente lá é essa aqui:AC8V2.0 Firmware V02.03.01.106_multi e o meu está no V02.03.01.107_multi.

Estou com receio de atualizar e dar alguma merda ou bug, pois o roteador está redondo, até hoje.

Pessoal, boa noite!
Atualmente tenho um AX10 e gostaria de ampliar o sinal dele, meu apartamento é antigo e as paredes são grossas, será que um roteador MESH ajudaria fazendo o papel de "repetidor"? Não consigo passar cabo devido aos conduítes serem bem antigos.
O fato de ser roteador Mesh não traria nenhuma função na sua instalação.. O AX10 possui OneMesh que só conecta em repetidores homologados da TPLink..
Falando em repetidor, se for usar um outro roteador como repetidor, lembre-se que ele repete o sinal que chega nele.. Se chegar sinal cheio de ruído, ele vai repetir o sinal cheio de ruído.. É preciso planejamento e coerência no posicionamento de repetidores.
Há também o fato de que ele vai usar metade da banda para conversar com a base e a outra metade pra conversar com o cliente.. entao a velocidade já fica bem capada só por esse motivo..

Estou com receio de atualizar e dar alguma merda ou bug, pois o roteador está redondo, até hoje.
Existe alguma funcionalidade que você queira nesse release? Corrige algum Bug que vc enfrenta?
Senão, deixe como está.. só pra garantir..

@tecpix resumindo a questão dos roteadores Xiaomi:
Até 650mb - AX1800 torre
Até 1G - AX3600 no lugar do descontinuado ax6 ou AX3000 branco sendo mais barato porém com cpu inferior.
Até 2G - AX6000 (sabendo que embora tenha porta 2.5g podendo escolher se será a Lan ou a Wan, mas com cpu capada em relação ao AX3600).

Esqueci alguma coisa nesse resumo?

@tecpix resumindo a questão dos roteadores Xiaomi:
Até 650mb - AX1800 torre
Até 1G - AX3600 no lugar do descontinuado ax6 ou AX3000 branco sendo mais barato porém com cpu inferior.
Até 2G - AX6000 (sabendo que embora tenha porta 2.5g podendo escolher se será a Lan ou a Wan, mas com cpu capada em relação ao AX3600).

Esqueci alguma coisa nesse resumo?
Eu acho o Red/Xiaomi AX3000 mais relacionado ao AX1800/AX5 que ao AX3600/AX6. Eles continuam com 256Mb de RAM e MiMo 2x2
O fato do processador ter menos cores no AX3000 pode causar gargalo em casos bem distintos, como cópia de pequenos arquivos por muitos clientes ao mesmo tempo, ou QOS de muitos equipamentos à grandes velocidades. Mas para o uso normal de uma casa (youtube/NexFlix/Games) não deve ter muito impacto.

Acho que o mais próximo que temos hoje ao AX3600/AX6 é o TPLink AX73, que vem com processador tri-core de 1.5Ghz, 512 de RAM e MiMo 4x4 com 160Mhz.
Os 4 amplificadores em 5GHz do TPLink AX73 são próximos aos usados no AX3600/AX6, o que deve trazer um alcance próximo a eles..
Se a gente conseguisse encontrar ele, mesmo na china, com valor próximo aos AX6 iria ser o novo Hit do verão..!

Última edição:
Pessoal, alguma recomendação de router barato (até ~R$400) que seja dual-core e suporte OpenWRT?

Tava dando uma olhada no Acher C6 v3.2 (chipset mediatek dual-core)...

Alguém por aqui usa esse modelo com OpenWRT?

É para access point com OpenWRT. Usava o Archer C7, mas o OpenWRT nesse roteadortem problema de performance com Wifi (max 340Mbps contra 600Mbps firmware de fábrica). E o C7 com firmware de fábrica não suporta todos canais 5GHz (que preciso). Troquei os C7 pelo Huawei AX3 Pro, tem bom desempenho mas as configurações como Access Point são todas "meia-boca", o alcance 5Ghz é fraco e o firmware não é atualizado.

Estou pensando em testar o Archer C6 v3.2 com OpenWRT, e se funcionar vou vender meus Huawei AX3 Pro por um preço bem camarada... :)

Eu acho o Red/Xiaomi AX3000 mais relacionado ao AX1800/AX5 que ao AX3600/AX6. Eles continuam com 256Mb de RAM e MiMo 4x4.
O fato do processador ter menos cores no AX3000 pode causar gargalo em casos bem distintos, como cópia de pequenos arquivos por muitos clientes ao mesmo tempo, ou QOS de muitos equipamentos à grandes velocidades. Mas para o uso normal de uma casa (youtube/NexFlix/Games) não deve ter muito impacto.

Acho que o mais próximo que temos hoje ao AX3600/AX6 é o TPLink AX73, que vem com processador tri-core de 1.5Ghz, 512 de RAM e MiMo 4x4 com 160Mhz amplificados
Problema do tplink é só fazer mesh com repetidor...

Pessoal, alguma recomendação de router barato (até ~R$400) que seja dual-core e suporte OpenWRT?

Tava dando uma olhada no Acher C6 v3.2 (chipset mediatek dual-core)...

Alguém por aqui usa esse modelo com OpenWRT?

É para access point com OpenWRT. Usava o Archer C7, mas o OpenWRT nesse roteadortem problema de performance com Wifi (max 340Mbps contra 600Mbps firmware de fábrica). E o C7 com firmware de fábrica não suporta todos canais 5GHz (que preciso). Troquei os C7 pelo Huawei AX3 Pro, tem bom desempenho mas as configurações como Access Point são todas "meia-boca", o alcance 5Ghz é fraco e o firmware não é atualizado.

Estou pensando em testar o Archer C6 v3.2 com OpenWRT, e se funcionar vou vender meus Huawei AX3 Pro por um preço bem camarada... :)
Tenho o Archer C6 v3.2 em fw stock, acho ele bastante estável, mas o alcance é mediano. A rede de 5GHz em uma parede mais 5 metros já cai para uns 200mbps. Talvez mudando o regdb ele fique melhor

O Xiaomi Router 4A gigabit parece interessante como AP. É dual core, suporta OpenWRT

Teria que comparar qual tem amplificadores melhores, se tem algum bug, etc

Eu acho o Red/Xiaomi AX3000 mais relacionado ao AX1800/AX5 que ao AX3600/AX6. Eles continuam com 256Mb de RAM e MiMo 4x4.

Acho que o mais próximo que temos hoje ao AX3600/AX6 é o TPLink AX73, que vem com processador tri-core de 1.5Ghz, 512 de RAM e MiMo 4x4 com 160Mhz amplificados
Vi outras postagens suas e segui esse raciocínio mesmo. Acabei pegando um ax3000. Infelizmente perdi a oportunidade do ax6, mas como vou ter um uso doméstico bem simples, apenas 1 cliente com uso mais pesado, sendo o resto smartphones, com no máximo 12 ou 15 dispositivos simultaneos, acabei priorizando o alcance do ax3000 do que o poder bruto do ax1800 ou outro superior. Valeu pelas dicas!!

O fato de ser roteador Mesh não traria nenhuma função na sua instalação.. O AX10 possui OneMesh que só conecta em repetidores homologados da TPLink..
Falando em repetidor, se for usar um outro roteador como repetidor, lembre-se que ele repete o sinal que chega nele.. Se chegar sinal cheio de ruído, ele vai repetir o sinal cheio de ruído.. É preciso planejamento e coerência no posicionamento de repetidores.
Há também o fato de que ele vai usar metade da banda para conversar com a base e a outra metade pra conversar com o cliente.. entao a velocidade já fica bem capada só por esse motivo..

O que faria no meu caso? Estou quebrando a cabeça a tempos com esse problema.

Tenho bastante interesse em adquirir um ax6, porém o que está atrapalhando é o fato de não poder limitar a velocidade na rede convidados. Alguma solução para isso?

Por conta desse empecilho, estou prestes a pegar o ax3 pro, visto que o software dele dar lapada no xiaomi.

Alguma sugestão?

Pra quem possa interessar: o AX3000 (branco) com cupom ta saindo por menos de 300 reais no aliexpress.

Lista de cupons:

Qual é o valor mínimo para esses cupons funcionar?

Seria pelo menos 1 dolár acima do valor de desconto do coupom?

Por exemplo: para usar os cupons de 29 doláres, eu precisaria comprar um item
de pelo menos 30 dólares na minha primeira compra?

Qual é o valor mínimo para esses cupons funcionar?

Seria pelo menos 1 dolár acima do valor de desconto do coupom?

Por exemplo: para usar os cupons de 29 doláres, eu precisaria comprar um item
de pelo menos 30 dólares na minha primeira compra?
Dê uma olhada melhor na tabela, os preços mínimos estão descritos nela.

Então dessa lista o melhor é o AX6 que foi descontinuado. Achei ele de R$401,00 em uma loja que não sei se confio.
Achei um AX6000 por R$630,00. Que achei caro.
Achei AX3600 versão chinesa por R$647,00

Em comparação ao AX3600 e AX6000, qual é o com melhor alcance?

E em relação ao roteador huawei ax3 pro, é melhor que o AX3600 e AX6000?
Se eu comprar um de cada desses, da pra fazer rede mesh ou cabeada?

Então dessa lista o melhor é o AX6 que foi descontinuado. Achei ele de R$401,00 em uma loja que não sei se confio.
Achei um AX6000 por R$630,00. Que achei caro.
Achei AX3600 versão chinesa por R$647,00

Em comparação ao AX3600 e AX6000, qual é o com melhor alcance?

E em relação ao roteador huawei ax3 pro, é melhor que o AX3600 e AX6000?
Se eu comprar um de cada desses, da pra fazer rede mesh ou cabeada?
Como informou @tecpix AX6000 vale se tu tens internet de mais de 1GB, AX3600 tem hardware melhor se não me engano. E como informou @xShARkx as portas Lan do AX6000 é UMA gigabit compartilhada.

Como informou @tecpix AX6000 vale se tu tens internet de mais de 1GB, AX3600 tem hardware melhor se não me engano. E como informou @xShARkx as portas Lan do AX6000 é UMA gigabit compartilhada.

Mas desses citados acima, o melhor a ser comprado é o AX3600?

@ediT

Desses descritos acima, o melhor roteador com boa qualidade para redes de até 1Gb/s é o AX3600?
Ou seria o Ax3 Pro Chinese?
Qual é a melhor versão atual?

Última edição:
Vale lembrar que no AX6000 é possível trocar 2.5g entre wan e Lan..

Vale lembrar que no AX6000 é possível trocar 2.5g entre wan e Lan..
Porém acredito que só vale a pena se tiver internet com velocidade acima de 1GB, e o gigabit dele não é individual por porta é compartilhado, como mencionei os colegas acima.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@ediT

Desses descritos acima, o melhor roteador com boa qualidade para redes de até 1Gb/s é o AX3600?
AX3600. AX3 não conheço, mas logo aparece algum colega e esclarece.

@ediT

Eu iria de AX3600 já que ele é o melhor dos citados, tanto pelo hardware como pelo software "futuro" do mesmo... Digo isso pelo openwrt que já está quase estável para o modelo e com isso esse roteador vai ter tanto um hardware poderoso como um software poderoso, tirando claro o fato dele não ser um roteador Wifi 6E.

OBS: O firmware original da xiaomi é bem fraquinho e sem muitas possibilidades.

O hardware do AX3600 é inclusive superior ao do AX6000 tanto em CPU, NPU e etc! O AX3600 também é bem superior ao AX3 Pro da huawei.

Lembre-se que roteador chines vc sempre tenta comprar a versão chinesa, porque a versão global deles é capada já que ela geralmente é desenvolvida com foco na europa e lá as restrições no quesito "intensidade do wifi" são mais fortes.

Porém acredito que só vale a pena se tiver internet com velocidade acima de 1GB, e o gigabit dele não é individual por porta é compartilhado, como mencionei os colegas acima.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AX3600. AX3 não conheço, mas logo aparece algum colega e esclarece.
Isso, o AX6000 tem suas portas lan com 1 gb compartilhado entre elas, e não dedicado, ou seja, é um roteador feito para ser ponto de acesso conectando apenas a porta wan e não um roteador propriamente dito aonde vc vai usar as portas lan dele para tipo conectar em um nas ou algo do tipo.

Users who are viewing this thread

Voltar