[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Depois que começou a quarentena e homeoffice, wi-fi na minha foi só piorando. Sinal não chega mais em locais que chegavam antes. Geral trocando de router, é uma poluição de rede onde eu moro. E um dos apto vizinhos estava vazio. Tem um router de um vizinho aqui que o sinal dele é mais forte que o meu no quarto ao lado do router. O cara deve tá com a antena na horizontal, só pode. Até bluetooth. Vc vai parear fone etc pega na TV do vizinho.

Vejo esses aparelhos da Xiaomi com um grande custo benefício. Mas não me adequaria a eles pela razão de ter que configurar o modelo chinês pelo aplicativo e tendo que traduzir as configurações. E torcer que comprando eles, não seja tributado. Peguei o AX73 por 900 em 10x sem juros.

Onde você conseguiu nesse valor?

Vi +/- nesse valor mas era à vista.

[]´s
eu nao comprei AX73
veja com o colega @Blademaster

Peguei na Amazon mas essa semana teve por uns 780 na loja explosiva pagando a vista.

Uma dúvida, possuo um redmi Ax6 com 600Mb. Hoje consegui testar com um iPhone 12 na rede 5ghz. O máximo que bateu foi 390. Teoricamente deveria chegar os 600, não?

Uma dúvida, possuo um redmi Ax6 com 600Mb. Hoje consegui testar com um iPhone 12 na rede 5ghz. O máximo que bateu foi 390. Teoricamente deveria chegar os 600, não?
Como foi feito o teste? Tinha mais alguém usando a Internet? Qual servidor usou? São muitas variáveis... Sem nenhuma informação fica difícil opinar....

Como foi feito o teste? Tinha mais alguém usando a Internet? Qual servidor usou? São muitas variáveis... Sem nenhuma informação fica difícil opinar....
Usei o speedtest, servidor da vivo, apenas o celular conectado, via cabo batendo 720Mb. Apenas o upload atingindo a taxa normal de 300 (batendo mais de 350)

Usei o speedtest, servidor da vivo, apenas o celular conectado, via cabo batendo 720Mb. Apenas o upload atingindo a taxa normal de 300 (batendo mais de 350)
Deveria funcionar, meu S20 FE conecta a 1.2Gbps (teóricos) no AX6, no iphone 12 deveria funcionar da mesma forma EDIT: o máximo teórico do iphone 12 é 877 Mbps https://discussions.apple.com/thread/251411393
estou usando canal 40 no 5Ghz e largura de banda 160/80/40/20Mhz, como estão suas configurações no AX6?

Última edição:
Chegou a hora de fazer upgrade na minha rede wifi, vamos às dúvidas: vou trocar o roteador e estou em dúvida em qual escolher. Entre D link e TP link a d link parece ser melhor, estou entre EXO Smart Mesh AC3000 WiFi - DIR-3040 e Archer AX10, posso estar falando besteira, mas o DIR-3040 parece ser bem superior ao Archer AX10, aceito outras recomendações até 820 reais.

As antenas devem ficar para cima ou posso direcionar uma para cada lado? No DIR-3040 ele vem com 6 antenas, todos ficam para cima ou posso direcionar 3 para frente e 3 para trás, porquê no meu caso ele está no canto da frente da casa, eu queria saber se direcionar as antenas para os cômodos altera a qualidade/recepção do wifi.

@tecpix sabe qual a diferença do Xiaomi AX3000 (torre) para Ax1800 (torre)?

Entre AX5, AX3000 (modelo branco) e AX1800 (torre) qual deles tem maior alcance no rádio 5g? E qual deles tem mais largura de banda/velocidade na prática?
O Ax1800 Torre usa um IPQ6000 que é um CPU QuadCore 1.2Ghz e NPU de 1.5Ghz.
O AX3000 Torre usa um IPQ5000 que é um CPU Dual Core 1.0Ghz e NPU de 1.0Ghz.
Ambos tem 256Mb de RAM e o AX3000 usa um chip QCN6102 no 5G que permite largura de 160Mhz e assim eleva a velocidade máxima teórica para 2400mbps
O AX1800 usa um QCN5052 que com largura de 80Mhz permite velocidade máxima teórica de 1200mbps.
Ambos usam o mesmo amplificador..
Os dois devem ter alcances muito próximos, o AX3000 Torre tem maior largura, mas metade do processamento..
O Redmi AX3000 (Branco) possui amplificador com ganho um pouco maior que esses dois (21.5dBm vs 20.5dBm), o que pode fornecer um alcance sensivelmente melhor..

Meu Redmi AX6 tá batendo 60Mb no WiFi 2Ghz com o aparelho no mesmo ambiente que ele. Minha internet é de 600Mb. Já mexi em todas as configurações e nada. Será que é bug da última firmware?
Essa velocidade é bem comum nessa banda.. Seu roteador está configurado para 40MHz?
A medição de 150mbos foi feita realmente a 2.4Ghz? Pois ha roteadores que criam redes 5Ghz com o mesmo nome da rede de 2.4Ghz

Entre D link e TP link a d link parece ser melhor, estou entre EXO Smart Mesh AC3000 WiFi - DIR-3040 e Archer AX10, posso estar falando besteira, mas o DIR-3040 parece ser bem superior ao Archer AX10, aceito outras recomendações até 820 reais.
Nesse valor recomendo um AX3600.. pelo menos o dobro de CPU e RAM que o DIR..

queria saber se direcionar as antenas para os cômodos altera a qualidade/recepção do wifi.
O sinal sai pela lateral da antena, formando um Donnut (postei isso no topico de Configuração de Roteadores).

Se a antena está apontada pra vertical, o sinal sai para os lados..
Se está na horizontal, o sinal sai para cima..

Instalar o roteador no canto da casa é jogar fora metade da potencia..

Última edição:
Nesse valor recomendo um AX3600.. pelo menos o dobro de CPU e RAM que o DIR..
O problema é achar esse roteador para comprar em lojas que não sejam "desconfiaveis", não me sinto seguro em comprar em shoppe, ali, ml e etc

Mas o que o dobro de CPU e ram impactariam?

Não vou passar de 30 dispositivos conectados

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O sinal sai pela lateral da antena, formando um Donnut (postei isso algumas páginas atrás).

Se a antena está apontada pra vertical, o sinal sai para os lados..
Se está na horizontal, o sinal sai para cima..

Instalar o roteador no canto da casa é jogar fora metade da potencia..
Então realmente melhora o sinal, muito obg.

Já tinha pensado em trocar o roteador do lugar mas teria que quebrar a parede, passar cabeamento novo e depois fazer o acabamento novamente, então não.

Tbm tenho um kit positivo casa conectada e um nest mini então levo em conta isso e a rede mesh

Última edição:
Peguei na Amazon mas essa semana teve por uns 780 na loja explosiva pagando a vista.
Sabe se esse AX73 possui amplificadores na versão vendida por aqui?

Pois a versão equivalente na china (XDR 5460) possui 4 amplificadores em 5Ghz e mais dois em 2.4GHz.

Última edição:
Sabe se esse AX73 possui amplificadores na versão vendida por aqui?

Pois a versão equivalente na china (XDR 5460) possui 4 amplificadores em 5Ghz e mais dois em 2.4GHz.
Rapaz... não vi muita equivalência, não.... esse XDR 5460 possui porta 2.5Gbps, adaptador 12V e 2.5A (30W), CPU Dual Core IPQ5018 e, infelizmente, só MIMO 2x2 em 5GHz. Já o AX73 é triple core e suporta MIMO 4x4 (4804Mbps) mas não tem porta 2.5Gbps... vai entender!!!

Queria muito ver a performance desse AX73 em mesh, pois são raros os clientes MIMO 4x4 (na vdd não conheço nenhum adaptador WiFi 6 4x4), então ele deve ficar com 2 streams 5GHz praticamente livres para usar de backhaul (2400Gbps), se o software/firmware for esperto o suficiente deve dar uma performance boa em mesh. Mas só na prática para conferir...

Rapaz... não vi muita equivalência, não.... esse XDR 5460 possui porta 2.5Gbps, adaptador 12V e 2.5A (30W), CPU Dual Core IPQ5018 e, infelizmente, só MIMO 2x2 em 5GHz. Já o AX73 é triple core e suporta MIMO 4x4 (4804Mbps) mas não tem porta 2.5Gbps... vai entender!!!

Queria muito ver a performance desse AX73 em mesh, pois são raros os clientes MIMO 4x4 (na vdd não conheço nenhum adaptador WiFi 6 4x4), então ele deve ficar com 2 streams 5GHz praticamente livres para usar de backhaul (2400Gbps), se o software/firmware for esperto o suficiente deve dar uma performance boa em mesh. Mas só na prática para conferir...
Verdade.. Eu confundi os modelos! O XDR 5460 é muito próximo ao Xiaomi AX6000..
Esse AX73 usa Broadcom e o que eu havia falado usa Qualcomm.. my bad..
Esse Broadcom BCM6750KFEBG inclusive é o mesmo usando no Asus RT-AX82U

De qualquer forma, o AX73 pelo que vi nos Reviews, ainda usa 4 amplificadores Skyworks SKY85743 e mais dois amplificadores Qorvo QPF4216 em 2.4GHz..
Seria legal saber se temos essa mesma config nos equipamentos vendidos por aqui..

11924587582.png
AI galera, soh para avisar, comprei um Tp-Link Archer C6 V3 (V3.2) no MercadoLivre por R$275, demorou mas chegou.
Coloque ele aqui com OpenWRT latest snapshot 8/21 com VIVO e Claro.
Estou usando mwan3 para dividir as bandas e esta super bom.
Pensei que iria ficar lento pelo CPU ser MediaTek, mas ficou nada, esta pegando a velocidade maxima do Cable Modem e tambem do VIVO.
O Mwan3 automaticamente desabilita o link se cair, agora a Internet aqui ficou profissional.

@tecpix Uma dúvida, AX6 tens Beamforming? Esta seria todas as tecnologias dele? Vi em site gringo que não tem, mas na imagem abaixo de um anúncio do AX6 diz que tem ou não seria dele estas especificações.
20200820103521_85177.jpg

Recebi o AX6 aqui, nem vi muito sobre o setup e já tirei logo de cara o C6 v2, aliás até procurei o setup inicial no YT mas o "guia rápido" era coisa de 30 minutos, o C6 tava como router aqui e lendo um pouco no fórum vi que só preciso mesmo de um access point pra melhorar o sinal wifi no resto da casa já que não uso nenhuma função do roteador e aqui conectam no máximo 5 dispositivos, baixei o Mi wifi antes mas tava dizendo que o código que chegava por SMS tava errado então acabei nem usando

Conectei da mesma forma, WAN do modem da Copel pra WAN do AX6, e LAN do AX6 pro meu PC, botei a senha do wifi dele e pronto, rodei speedtest no browser rapidinho e os resultados foram esses no Poco F3 e no Poco X3 NFC, +- 3m de distância e 1 parede, com o C6 costumava chegar menos de 100 mbps no 5g
EDIT: Esqueci, conexão é 300/150, mas normalmente fica 330/165

Fui testar em outros pontos do apartamento que nem precisam de sinal, bateu 330mbps no 5G na sala (10m~ 1 parede) e na lavanderia chegou 120mbps no 2.4 (7-8m e 3 paredes), o único ponto ruim era num quarto no canto que ficava caindo/dando buffer na TV no Netflix, a distancia nem é tão grande (uns 6m?) mas tem 4 paredes no meio sendo 2 banheiros (vi alguém aqui falar que porcelanato/vidros são terríveis pro sinal), não rodei speedtest no C6 nesse ponto aqui antes de trocar, estava usando o Wifi do modem da Copel mesmo, e em 1 teste rápido chegava por volta de 9mbps (5-6m com 1 parede só), no AX6 mesmo com bem mais obstáculos chegou 40mbps e ao invés de fazer o loading de 1-100% aos poucos e as vezes travar de vez nos 25%, o carregamento é de 5 pra 100% direto ou instantâneo, primeiras impressões são bem positivas e cobriu tranquilamente o sinal aqui mesmo não ficando centralizado

Última edição:
11924587582.png
AI galera, soh para avisar, comprei um Tp-Link Archer C6 V3 (V3.2) no MercadoLivre por R$275, demorou mas chegou.
Pensei que iria ficar lento pelo CPU ser MediaTek, mas ficou nada, esta pegando a velocidade maxima do Cable Modem e tambem do VIVO.
O Mwan3 automaticamente desabilita o link se cair, agora a Internet aqui ficou profissional.
É um bom equipamento em relação custo-benefício. Tenho o v2 com snapshot aqui também, tomara que não tenha a falha do C6 v2 de cair a rede 2.4GHz toda hora... veja aí como vai ficar a estabilidade dos links pois o suporte openwrt ao v3 é bem recente e inicial. O sinal do C6 é melhor que do C7 e igual ao meu AX3 Pro.

@tecpix Uma dúvida, AX6 tens Beamforming? Esta seria todas as tecnologias dele? Vi em site gringo que não tem, mas na imagem abaixo de um anúncio do AX6 diz que tem ou não seria dele estas especificações.
Essa é uma dúvida que eu costumo ver nos fóruns gringos.. e até hoje ninguém deu certeza se tem ou não..
O que se diz por aí é que o beamForming e o MuMimo meio que andam juntos, foram desenvolvidos e liberados no protocolo AC wave2. então assume-se que para o Wifi6 que já pssui MuMiMo, o Beamforming viria automaticamente..
Temos também o fato que o AX3600 mostra Beamforming no seu descritivo, ele usa exatamente o mesmo chip no Wifi 5Ghz (QCN 5054) e ambos são Mimo 4x4..

A verdade é que se tem ou não tem, o alcance desse roteador já é violento.. :D

Essa é uma dúvida que eu costumo ver nos fóruns gringos.. e até hoje ninguém deu certeza se tem ou não..
O que se diz por aí é que o beamForming e o MuMimo meio que andam juntos, foram desenvolvidos e liberados no protocolo AC wave2. então assume-se que para o Wifi6 que já pssui MuMiMo, o Beamforming viria automaticamente..
Temos também o fato que o AX3600 mostra Beamforming no seu descritivo, ele usa exatamente o mesmo chip no Wifi 5Ghz (QCN 5054) e ambos são Mimo 4x4..

A verdade é que se tem ou não tem, o alcance desse roteador já é violento.. :D
Obrigado pela resposta. A imagem é da Gearbest, quem sabe tenha mesmo.

E sobre o alcance, é impressionante.

11924587582.png
Poderia compartilhar a sua configuração do mwan3 ? Se não for pedir demais...

Users who are viewing this thread

Voltar