[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Por isso que eu comentei que o problema pode não estar no cabo, mas no conector "femea" RJ45 do TP-Link..

Essa velocidade é puro cabo de rede, né? Não tá no Wifi não, correto?
Sim, no cabo ligado direto no PC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nao pode ser alguma configuracao no modem da claro que esteja limitando isso ?

Última edição:
Sim, no cabo ligado direto no PC.
Nao pode ser alguma configuracao no modem da claro que esteja limitando isso ?
Não creio que seja alguma limitação do roteador da claro..
Voce esta ligando o roteador da claro na WAN do TPLink e depois ligando a LAN1 no PC, é isso? Já tentou alguma das outras 3 portas?

inter.png

Qualquer conexão cabeada terá uma resposta melhor comparado com qualquer Wifi.
O Wifi vai adicionar camadas de processamento que vão aumentar a resposta, além de estar suscetível à qualquer tipo de ruído, que pode causar perda de pacotes e engasgos na conexão.
Dito isso, não tem um roteador "melhor" se o sinal chegar fraco ao local que o PC está..
Como você pode ter lido em algumas postagens, o melhor custo beneficio que tinhamos era o AX6 que fornecia um sinal forte e estável por um preço acessível..

Se conseguir encontrar algo próximo aos R$500 como comentado pelo @prezzi pode ser uma boa opção...

As conexões no TPLink estão fechando Gigabit? Será que não há alguma oxidação no conector que estão causando mal contato no RJ45?
Se não me engano no OpenWRT dava pra saber qual era a velocidade do link fechado nas portas WAN/LAN..
b888cc02b1befdf0494f09bb39439bdede0fb1ec.png

Se estiver algum ponto 100baseT Duplex, pode ser que o problema esteja nos conectores do TPLink.
E qual roteador hoje em dia você recomenda com custo benefício bom, não deu pra ler todas as postagens anteriores pois estou no trabalho e sem tempo para pesquisar, na verdade eu queria um roteador bom pra fazer a função principal daqui de casa no caso iria coloca meu modem principal da operador em brighter e fazer todo aquele esquema que conhecemos, além disso iria puxa um cabo lan dele pro meu ps5 pra joga via cabo por isso perguntei um bom acessível para games e para função principal.

E qual roteador hoje em dia você recomenda com custo benefício bom, não deu pra ler todas as postagens anteriores pois estou no trabalho e sem tempo para pesquisar, na verdade eu queria um roteador bom pra fazer a função principal daqui de casa no caso iria coloca meu modem principal da operador em brighter e fazer todo aquele esquema que conhecemos, além disso iria puxa um cabo lan dele pro meu ps5 pra joga via cabo por isso perguntei um bom acessível para games e para função principal.
Mas seu problema é o roteamento ou é o Wifi? Se for apenas Wifi, não é necessário colocar o roteador da operadora em Bridge.
O melhor custo benefício que tinhamos era o AX6 que foi descontinuado. No lugar dele entrou o Redmi AX3000 pelos mesmos R$350 que costumávamos pagar no AX6 em promoção..
Ele não é tão potente quanto o AX6 (metade de CPU, NPU e RAM) que pode impactar no roteamento se muitos clientes estiverem conectados, mas possui amplificadores um pouco mais fortes, o que pode suprir no alcance Wifi..
Pegar um desse e colocar como Access Point bem centralizado pode te dar um bom sinal na casa toda.

Não creio que seja alguma limitação do roteador da claro..
Voce esta ligando o roteador da claro na WAN do TPLink e depois ligando a LAN1 no PC, é isso? Já tentou alguma das outras 3 portas?
Sim, tentei todas.
Achei alguem com um problema parecido com o meu aqui:

Acabei de entrar no modem da claro e vi que ele nao ta no modo bridge, seria esse o problema ?

Sim, tentei todas.
Achei alguem com um problema parecido com o meu aqui:

Acabei de entrar no modem da claro e vi que ele nao ta no modo bridge, seria esse o problema ?
não deveria.. Meu Arris (da NET) não tá em bridge e consigo 500mbps no AX6..

Testa colocar o TPLink em modo Access Point e veja se funciona..

Mas seu problema é o roteamento ou é o Wifi? Se for apenas Wifi, não é necessário colocar o roteador da operadora em Bridge.
O melhor custo benefício que tinhamos era o AX6 que foi descontinuado. No lugar dele entrou o Redmi AX3000 pelos mesmos R$350 que costumávamos pagar no AX6 em promoção..
Ele não é tão potente quanto o AX6 (metade de CPU, NPU e RAM) que pode impactar no roteamento se muitos clientes estiverem conectados, mas possui amplificadores um pouco mais fortes, o que pode suprir no alcance Wifi..
Pegar um desse e colocar como Access Point bem centralizado pode te dar um bom sinal na casa toda.
Ah bom eu não tenho problema com Wi-Fi aqui em casa pois aqui a casa é pequena geralmente o modem da provedora já pega na casa toda acredito que se coloca um roteador vai melhorar ainda mais, na verdade minha necessidade é via cabo para transporte de fio Lan até o ps5 no caso precisaria de um roteador potente que faça bem essa função, não ligo pra Wi-Fi até porque só serve pro básico aqui ligo pro via cabo devido ao fato de utilizarmos mais aqui, esse que você sugeriu da xaomi suprir?? Vi falar no roteador da tenda aC23 será que é bom tbm?

acredito que se coloca um roteador vai melhorar ainda mais,
Se for no cabo, não vai ter diferença..
Vi falar no roteador da tenda aC23 será que é bom tbm?

Esse Tenda é bem simples.. 64mb de RAM podem gerar gargalo se tiver mais que 16 computadores ligados ao mesmo tempo..
Mas é bem inferior aos roteadores que costumo indicar por aqui..

não deveria.. Meu Arris (da NET) não tá em bridge e consigo 500mbps no AX6..

Testa colocar o TPLink em modo Access Point e veja se funciona..
Coloquei ele como um dumb acess point, sem nada conectado na porta WAN e segue na mesma limitacao no roteador, sei la mais o que da pra fazer.
Espero que o mesmo nao aconteça com AX3000 quando chegar.
Mas obrigado mesmo pela assistencia e paciencia aqui no topico meu bom.

Esse Tenda é bem simples.. 64mb de RAM podem gerar gargalo se tiver mais que 16 computadores ligados ao mesmo tempo..

Sabe dizer quais dispositivos "come" mais ram de roteador ? Computador mesmo ?

Olhei algumas páginas por aqui mas não vi muito falando sobre interferência, o apartamento onde estou agora tem um problema horrível de interferência rede 2.4GHz é impossível de usar, pode ser que melhore com outro roteador já que estou usando um antigo meu pra quebrar o galho no momento. Para ter uma ideia do problema mesmo do lado do roteador há diversas perdas de pacote e latência extremamente alta, já aconteceu algumas vezes de meu mouse e controle sem fio pararem de funcionar por alguns segundos e fone bluetooth sofre até mesmo com o celular no bolso, diversas vezes percebo que a qualidade é reduzida para manter a transmissão. O AX6 que é xodó do tópico não se acha, AX5 idem, na faixa de preço fica o AX3000., teria outra opção? Preciso ficar conectado na rede 5GHz por todo apartamento, pois se não vai ter momentos do dia que é igual não ter internet.

Algumas características do local e uso da rede:
  • São 4 pessoas e uns 9 dispositivos que vão ficar conectados no WIFI (tranquilo)
  • O apartamento tem uns 70m², é antigo então as paredes são iguais de uma casa.
  • 2.4GHz tá lotado em todos os canais, são umas 25 redes que consigo pegar no celular
  • 5GHz só achei umas 3 redes em um canto do apartamento

Pra complicar mais ainda, agora tem um AX3000 no formato de torre do AX1800 kkkkk

E tem um ax1800 com antena. Confuso pra kct. Peguei um ax3600. O ax1800 não tem antena, embora não signifique algo, vi que o ax3600 entrega sinal melhor, menor chance de interferência etc depois de 2 paredes ou quando se afasta do router. Vou ver se consigo evitar 2 aparelhos. Se não me suprir vou vender e pegar 2 aparelhos mais simples mesh.

Tranquilo mano vou da uma olhadinha nesse que você sugeriu acredito que qualquer um é melhor que o roteador da provedora, estou fazendo essa mudança porque me sugeriram, quem me sugeriu disse que o roteador que os provedores oferecem são meio ruizinho fraco, já com um roteador particular você exigir o máximo dele pra casa.

Sabe dizer quais dispositivos "come" mais ram de roteador ? Computador mesmo ?
Impossível afirmar, dependerá do uso. As vezes um celular em uso gera mais tráfego do que um computador. O mesmo ocorre as vezes com os TV Box etc.
Um cálculo seguro é atribuir 4mb para cada dispositivo, como fez o @tecpix .
Olhei algumas páginas por aqui mas não vi muito falando sobre interferência, o apartamento onde estou agora tem um problema horrível de interferência rede 2.4GHz é impossível de usar, pode ser que melhore com outro roteador já que estou usando um antigo meu pra quebrar o galho no momento. Para ter uma ideia do problema mesmo do lado do roteador há diversas perdas de pacote e latência extremamente alta, já aconteceu algumas vezes de meu mouse e controle sem fio pararem de funcionar por alguns segundos e fone bluetooth sofre até mesmo com o celular no bolso, diversas vezes percebo que a qualidade é reduzida para manter a transmissão. O AX6 que é xodó do tópico não se acha, AX5 idem, na faixa de preço fica o AX3000., teria outra opção? Preciso ficar conectado na rede 5GHz por todo apartamento, pois se não vai ter momentos do dia que é igual não ter internet.

Algumas características do local e uso da rede:
  • São 4 pessoas e uns 9 dispositivos que vão ficar conectados no WIFI (tranquilo)
  • O apartamento tem uns 70m², é antigo então as paredes são iguais de uma casa.
  • 2.4GHz tá lotado em todos os canais, são umas 25 redes que consigo pegar no celular
  • 5GHz só achei umas 3 redes em um canto do apartamento
O AX6 virou lenda...
Muito provavelmente o AX3000 bem posicionado supra suas necessidades com traquilidade, até porque o espaço é pequeno. Possivelmente cubra todo o ambiente com 5GHz, mas só testando pra saber.

O que aconteceu com muitos eu também passei. De fazer a compra do AX6 e o vendedor (Wisetech Global Store) (R$ 412,91) pedir pra gente fazer o cancelamento que ele aceitaria o pedido.
E veio com a mesma historia, que o AX6 tinha saído de linha e que o AX3000 era o modelo novo 2021 e superior e se eu optasse por ele, nem precisaria fazer o cancelamento.
Recusei na hora.
Ai resolvi arriscar com outro vendedor ( Xiaomi TookFun Tech Store ) (R$ 419,46) e pedi os mesmo 2 AX6 que eu tinha pedido pro primeiro vendedor.
Ele enviou o primeiro roteador poucos minutos depois de aprovado a compra e o segundo ele avisou que ia mandar no dia seguinte pro pacote não ficar grande.
E um chegou aqui num dia e o outro no dia seguinte e já me preparava pra pancada dupla. E deu uma tremenda sorte, nenhum dos 2 foi taxado e recebi os 2 hoje.
E chegou bem embalado além do plástico bolha o cara colocou uma proteção a mais na caixa do produto. Mas que fiquei com medo de mandarem outro roteador
como sendo o AX6, mas enfim deu tudo certo e esse final de semana eu coloco eles no lugar dos que tenho aqui.

Eu tentei comprar um AX1800 torre mas foi cancelado sem estoque. To aguardando o reembolso. Neste meio tempo vou analisar mais os modelos.
Meu objetivo é colocar uma internet de 300, e meus smartphones todos ja tem wifi6.
O ap é pequeno mas vou usar lampadas, interruptores e sensores smart (conectados com o home assistant).

Dói o coração ver que AX6 foi descontinuado e tão sumindo kkkkkk, preços agora tão lá em cima e por alguns dias perdi esse esquema bom que tava rolando do AX6 por 350~400.

Acabei pegando um por 750 no ML sem pensar muito (pelo jeito era o último do vendedor), barato não é (pelo menos sabendo que saía pela metade há pouco tempo atrás) mas só vejo elogios dele em tudo que é lugar então chutei o balde, creio atender bem meu caso aqui, apartamento pequeno e só precisa de sinal melhor em cômodos específicos, falta um tiquinho a mais pra chegar bem o sinal com o Archer C6 V2, aqui em casa vão ter 5-6 dispositivos conectados quando muito, espero que o 5G do AX6 chegue forte no ponto mais afastado, mas também chegue 2.4 um pouquinho melhor pra SmartTV

Última edição:
Impossível afirmar, dependerá do uso. As vezes um celular em uso gera mais tráfego do que um computador. O mesmo ocorre as vezes com os TV Box etc.
Um cálculo seguro é atribuir 4mb para cada dispositivo, como fez o @tecpix .

O AX6 virou lenda...
Muito provavelmente o AX3000 bem posicionado supra suas necessidades com traquilidade, até porque o espaço é pequeno. Possivelmente cubra todo o ambiente com 5GHz, mas só testando pra saber.
O problema é achar ele aqui no Brasil isso sim, só tem pra importação que além de demorar você ainda corre risco de ser taxado e ainda corre risco do produto vim defeituoso, esse é o maior problema já procurei com força em sites brasileiros não encontro, esse ax3000.

O problema é achar ele aqui no Brasil isso sim, só tem pra importação que além de demorar você ainda corre risco de ser taxado e ainda corre risco do produto vim defeituoso, esse é o maior problema já procurei com força em sites brasileiros não encontro, esse ax3000.
Pesquisei demais, porque fiquei meio obsecado pelo AX6, kkkk. Encontrei 4 aqui no Brasil, novos e lacrados, 1 eu comprei o outro o colega de cima comprou, tem 1 na Shopee por 719 e tem na Amazon por 749 (Este eles importam, não precisa pagar nenhuma taxa. Eu consegui por 500 aqui no Brasil, mas foi muita sorte e o vendedor era gente fina.

Socorro! Me ajudem. Alguém já passou por isso?!? Meu ax3 pro WS7200-30 firmware 10.0.5.33 não passa de 80Mbps quando estou conectado no ax3 secundário (em mesh via Link+)! Já tentei de tudo, diferentes celulares (WiFi 5, Wifi 6, banda de 160Mhz etc...), sempre capado em menos de 100Mbps (teste realizado em servidor local: iperf ou openspeedtest). Interessante é que quando plugo o cabo no notebook a velocidade vai pra quase 1000Mbps (então a conexão wifi/backhaul entre os dois está ótima). Só via wifi (no secundário) que fica uma merd*. No primário também satura no gigabit. Tô quase queimando essa porcaria de roteador.

Socorro! Me ajudem. Alguém já passou por isso?!? Meu ax3 pro WS7200-30 firmware 10.0.5.33 não passa de 80Mbps quando estou conectado no ax3 secundário (em mesh via Link+)! Já tentei de tudo, diferentes celulares (WiFi 5, Wifi 6, banda de 160Mhz etc...), sempre capado em menos de 100Mbps (teste realizado em servidor local: iperf ou openspeedtest). Interessante é que quando plugo o cabo no notebook a velocidade vai pra quase 1000Mbps (então a conexão wifi/backhaul entre os dois está ótima). Só via wifi (no secundário) que fica uma merd*. No primário também satura no gigabit. Tô quase queimando essa porcaria de roteador.
Lembre-se que o AX3 Pro é Mimo 2x2.. Então se ele usa um canal pra fazer conexão Mesh com o primeiro roteador, ele só terá um stream pra repetir o Wifi..
Se for usar repetir o Wifi a partir de um backhaul wifi, a velocidade cai pela metade por que ele gasta metade da estrutura comunicando com o cliente e a outra metade comunicando com a base..

Lembre-se que o AX3 Pro é Mimo 2x2.. Então se ele usa um canal pra fazer conexão Mesh com o primeiro roteador, ele só terá um stream pra repetir o Wifi..
Se for usar repetir o Wifi a partir de um backhaul wifi, a velocidade cai pela metade por que ele gasta metade da estrutura comunicando com o cliente e a outra metade comunicando com a base..
Sim. Por isso que fiz questão de mencionar que a velocidade do link wifi entre os dois ax3 pro em 5GHz e canal de 160MHz ultrapassa 1 Gbps (medido na prática, via cabo conectado atrás do secundário). Agora como vai pra menos de 100Mbps quando o cliente está conectado ao secundário via Wi-Fi? Tenho velocidade melhor conectado ao primário, mesmo estando longe, com sinal fraco! Pra quê serve uma cpu quad core, wifi 6, canal de 160MHz etc etc... se meu Archer C7 com Openwrt é muito superior nessa função de repetidor? Sinceramente essa história de mesh nos ax3 é papo furado. 80Mbps é piada! Perdi muito dinheiro comprando três. Sozinho ele vai bem, ou com backhaul Ethernet (ligados via cabo). Quero postar um vídeo no YouTube com meus benchmarks para alertar outros usuários e não perderem dinheiro também... Mas ainda espero que seja problema de firmware!

Atualmente tenho um: AC86-U

Vale a pena trocar por este modelo? Digo isso pela tecnologia AX (Wifi 6)

Roteador Wi-Fi Asus Gamer RT-AX82U - Gigabit - 5400MB/s - Wi-Fi 6 - Aura RGB - AiMesh - Modo Mobile​

Atualmente tenho um: AC86-U

Vale a pena trocar por este modelo? Digo isso pela tecnologia AX (Wifi 6)

Roteador Wi-Fi Asus Gamer RT-AX82U - Gigabit - 5400MB/s - Wi-Fi 6 - Aura RGB - AiMesh - Modo Mobile​

Acho que só vale a pena se vc já tiver clientes AX e estiver tendo muita interferência no 2.4Ghz com o roteador atual

Users who are viewing this thread

Voltar