• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Pessoal, boa noite! Alguém poderia me ajudar?

Tenho um redmi Ax6 que simplesmente faz minhas smart lâmpadas pararem de funcionar. Elas ficam offline e só voltam quando reinício o modem. Eu achei que era defeito na lâmpada, acionei a garantia e trocaram, mas o problema continuou.
 
Pessoal, boa noite! Alguém poderia me ajudar?

Tenho um redmi Ax6 que simplesmente faz minhas smart lâmpadas pararem de funcionar. Elas ficam offline e só voltam quando reinício o modem. Eu achei que era defeito na lâmpada, acionei a garantia e trocaram, mas o problema continuou.
A criptografia do Wifi 2.4 está em qual protocolo? E os canais? estão em Auto?
 
Pra quem quer habilitar o SSH nos routers: x3600, ax6000, ax9000 e ax6 (fiz nos 3 AX6 que tenho e não precisei trocar a firmware (fiz usando a última 1.1.10)) e esse método não precisa de um outro roteador com openwrt...

Segue o procedimento:
Link para exploit: create_exploit_ax_xioami.zip

1 - Logue no roteador via web e reset para opções de fabrica;
2 - Entre novamente no roteador via web, copie/cole o conteudo do arquivo create_exploit.js para a console do navegador (tecla F12) e pressione enter;
3 - Dando tudo ok, irá abrir um popup que permite você a região do bdata (aconselho deixar a padrão já preenchida, aqui foi CN);
4 - Aguarde 10 a 15 segundos para o arquivo patch ser gerado. O download será feito automaticamente pelo navegador (se usa algum adblock, aconselho a desligar);
5 - Extraia o arquivo zip que foi feito o download;
6 - Perceba que são 3 arquivos extraidos: 1.bin, 2.bin e 3.bin. Na mesma ordem faça upload de cada um via web (na opção de atualização de firmware manual). A cada termino da gravação o roteador vai reiniciar (tenha paciência);
7 - Depois de gravar os 3 arquivos bin, reset para opções de fabrica;
8 - Vá para o painel de admin e rode o script calc_passwd.js na console do navegador para descobrir sua senha telnet (a senha padrão é criada com base no SN (serial number do roteador));
9 - Tente conectar via telnet com usuário root e a senha descoberta no passo 8.

Caso queira habilitar o ssh, faça login usando telnet e digite os comandos abaixo:

Bash:
sed -i 's/channel=.*/channel="debug"/g' /etc/init.d/dropbear
/etc/init.d/dropbear start

Testei nos meus 3 AX6 e funcionaram na ultima versão de firmware (1.1.10) sendo que utilizo todos os 3 em modo relay (wired mesh como AP, pois meu router é uma RB4011).
Os russos do 4pda testaram no AX9000 e funcionou.

Créditos: 4pda
1- Mas habilita permanentemente o ssh?
2 - Toda vez que eu quiser habilitar ssh preciso rodar esse comando?
 
Utilizando o conhecimento de site do Tecpix; e como comentei acima, sobre o ax3 pro WS7206

segue desmontagem:

A nova versão do AX3 Pro da Huawei (WS7206) é a primeira a ser desmontada, certo?​

 
Última edição:
Utilizando o conhecimento de site do Tecpix; e como comentei acima, sobre o ax3 pro WS7206

segue desmontagem:

A nova versão do AX3 Pro da Huawei (WS7206) é a primeira a ser desmontada, certo?​

Esse teardown mostra que a Huawei começou a usar componentes terceiros da Qualcomm, usando o mesmo Chip de 5G QCN6102 do AX3000, que fornece com a largura de 160MHz a 5GHz com MiMo 2x2..
O processador IPQ5018 é o mesmo usado no AX6000 e permite MiMo 4x4, muito próximo ao IPQ5000 usado nos AX3000 que fornece 2x2.
O estranho é que esse processador é aguentar 4 Streams 5GHz, mas o resto do hardware limita o MiMo para 2x2.

DSC_1896.jpg


Nos finalmente ele é basicamente o Xi/Redmi AX3000 da Huawei
 
Protocolo: wpa3/wpa2. Canal: automático (10).
Essa de deixar protocolo em WPA3 e WPA2 não sei por qual motivo que não funciona... No Archer C6 que eu tinha funcionava perfeito.
Aqui no meu AX6 depois que coloquei somente WPA2 e canal 11 resolveu os problemas.
 
Esse teardown mostra que a Huawei começou a usar componentes terceiros da Qualcomm, usando o mesmo Chip de 5G QCN6102 do AX3000, que fornece com a largura de 160MHz a 5GHz com MiMo 2x2..
O processador IPQ5018 é o mesmo usado no AX6000 e permite MiMo 4x4, muito próximo ao IPQ5000 usado nos AX3000 que fornece 2x2.
O estranho é que esse processador é aguentar 4 Streams 5GHz, mas o resto do hardware limita o MiMo para 2x2.

DSC_1896.jpg


Nos finalmente ele é basicamente o Xi/Redmi AX3000 da Huawei
"Nos finalmente ele é basicamente o Xi/Redmi AX3000 da Huawei" isso é bom ou ruim, Tec?
 
Se a Huawei cobrar R$250, é bom.. Se cobrar R$450, é ruim.. :bem:

Resta saber se ela vai continuar com dezenas de versões diferentes, uma com amplificador, outra sem, outra com amplificador limitado, etc...
Tecpix e ao demais!

Uma dúvida que me intriga é a seguinte:

Obs: já li muito em vários sites e não cheguei a uma resposta!

Indicar uma placa mãe é tranquilo. Basta olhar as especificações da placa que são claras, conferir processador e memória; e chegamos a uma rápida conclusão.

Agora com roteador é um inferno! As especificações de um dlink não batem com a de um tplink, e assim por diante. O que se compara com um, não se consegue comparar com outro! É isso mesmo? Ou só entrei em sites ruins. Olhei em português e inglês de sites que pareciam ser renomados. Ter que esperar alguém abrir um roteador para pe, saber se tem amplificador; parece frustrante

obs: que eu me lembro, amplificador aparece em xiaomi, huawei, não lembro de ler isso em dlinks modelos dir 8xx ou tplink Cxx!

Review de youtuber, eu já vi que quase não presta, principalmente brasileiro

Se puder, me de uma luz ou indique aonde devo aprender.

obrigado desde já!

Abs, Cezar
 
Tecpix e ao demais!

Uma dúvida que me intriga é a seguinte:

Obs: já li muito em vários sites e não cheguei a uma resposta!

Indicar uma placa mãe é tranquilo. Basta olhar as especificações da placa que são claras, conferir processador e memória; e chegamos a uma rápida conclusão.

Agora com roteador é um inferno! As especificações de um dlink não batem com a de um tplink, e assim por diante. O que se compara com um, não se consegue comparar com outro! É isso mesmo? Ou só entrei em sites ruins. Olhei em português e inglês de sites que pareciam ser renomados. Ter que esperar alguém abrir um roteador para pe, saber se tem amplificador; parece frustrante

obs: que eu me lembro, amplificador aparece em xiaomi, huawei, não lembro de ler isso em dlinks modelos dir 8xx ou tplink Cxx!

Review de youtuber, eu já vi que quase não presta, principalmente brasileiro

Se puder, me de uma luz ou indique aonde devo aprender.

obrigado desde já!

Abs, Cezar
Vou tentar listar como eu avalio os roteadores, mas isso não quer dizer que é certo ou errado, apenas uma forma de fazer:

CPU: o principal para mim é saber se vai ser suportado por OpenWRT ou algum firmware alternativo, geralmente CPUs Qualcomm e Mediatek tem mais chances de suporte, enquanto Broadcom, Hisilicon, entre outros são bem fechados, então é quase impossível sair algum firmware alternativo para eles. Outra pista é que o firmware stock da Xiaomi é baseado no OpenWRT, então por isso é o queridinho da galera, pois tem grande chances de ganhar uma versão limpa do OpenWRT

RAM: quanto mais, melhor. De preferência acima de 128MB

Tamanho flash: quanto mais, melhor. De preferência acima de 64MB

Alcance: isso depende dos amplificadores de potência que o Tecpix sempre comenta, não tem muito como saber sem abrir. Roteadores chineses tem a tendência de ter alcance maior, pois a legislação de lá permite roteadores com mais potência

Firmware stock: tem que olhar os comentários e ver se é estável e funciona bem, não tem muito o que fazer
 
Vou tentar listar como eu avalio os roteadores, mas isso não quer dizer que é certo ou errado, apenas uma forma de fazer:

CPU: o principal para mim é saber se vai ser suportado por OpenWRT ou algum firmware alternativo, geralmente CPUs Qualcomm e Mediatek tem mais chances de suporte, enquanto Broadcom, Hisilicon, entre outros são bem fechados, então é quase impossível sair algum firmware alternativo para eles. Outra pista é que o firmware stock da Xiaomi é baseado no OpenWRT, então por isso é o queridinho da galera, pois tem grande chances de ganhar uma versão limpa do OpenWRT

RAM: quanto mais, melhor. De preferência acima de 128MB

Tamanho flash: quanto mais, melhor. De preferência acima de 64MB

Alcance: isso depende dos amplificadores de potência que o Tecpix sempre comenta, não tem muito como saber sem abrir. Roteadores chineses tem a tendência de ter alcance maior, pois a legislação de lá permite roteadores com mais potência

Firmware stock: tem que olhar os comentários e ver se é estável e funciona bem, não tem muito o que fazer
Pirate, muito obrigado por contribuir!

Eu já tinha uma boa noção sobre o que disse, mas foi bom lembrar sobre flash, alcance e firmware!

A tendência dos chineses terem maior alcance já estava claro também. Uma das coisas que me intrigam e eu suponho que deve ter um roteador chines são os canais em 2.4 de 12 a 14 mostrados no wifi analizer. Meu dlink 850l mostra canais medianos, e pelo app 12 a 14 são sempre excelentes. Isso confere? Contudo, não é só isso que tras estabilidade a um sinal.

Abs, Cezar
 
Pirate, muito obrigado por contribuir!

Eu já tinha uma boa noção sobre o que disse, mas foi bom lembrar sobre flash, alcance e firmware!

A tendência dos chineses terem maior alcance já estava claro também. Uma das coisas que me intrigam e eu suponho que deve ter um roteador chines são os canais em 2.4 de 12 a 14 mostrados no wifi analizer. Meu dlink 850l mostra canais medianos, e pelo app 12 a 14 são sempre excelentes. Isso confere? Contudo, não é só isso que tras estabilidade a um sinal.

Abs, Cezar
Teoricamente os canais 12 a 14 são proibidos no brasil, por isso estão sempre "limpos". Não achei nenhuma fonte melhor, https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeswlanad/pagina_2.asp

Estabilidade depende de vários fatores: potência que o roteador emite, potência que o cliente (celular/notebook) emite, hardware e firmware capazes de gerenciar todas as conexões sem gargalo, tecnologias suportadas pelo roteador e cliente (por exemplo, se ambos forem wifi 6, a conexão é mais estável, pois há um sistema que reduz interferências de outros roteadores), canal, largura de banda, posicionamento na casa, interferências na frequência, e etc
 
Tecpix e ao demais!

Uma dúvida que me intriga é a seguinte:

Obs: já li muito em vários sites e não cheguei a uma resposta!

Indicar uma placa mãe é tranquilo. Basta olhar as especificações da placa que são claras, conferir processador e memória; e chegamos a uma rápida conclusão.

Agora com roteador é um inferno! As especificações de um dlink não batem com a de um tplink, e assim por diante. O que se compara com um, não se consegue comparar com outro! É isso mesmo? Ou só entrei em sites ruins. Olhei em português e inglês de sites que pareciam ser renomados. Ter que esperar alguém abrir um roteador para pe, saber se tem amplificador; parece frustrante

obs: que eu me lembro, amplificador aparece em xiaomi, huawei, não lembro de ler isso em dlinks modelos dir 8xx ou tplink Cxx!

Review de youtuber, eu já vi que quase não presta, principalmente brasileiro

Se puder, me de uma luz ou indique aonde devo aprender.

obrigado desde já!

Abs, Cezar
Acho que a primeira coisa que é preciso colocar na cabeça é que a propaganda sempre vai mostrar o que há de melhor no equipamento, e vai tentar esconder ao máximo as suas fraquezas..
É preciso saber entender as informações que a propaganda mostra..
Exemplo, dizer que um roteador AC1200 (como o Mercusys AC12g por exemplo) não vai fornecer 1200mbps de velocidade no cliente.. Normalmente ele fornece até 300mbps em 2.4Ghz, o que significa duas conexões de 40MHz a 150mbps teórico, além de dois streams de 5Ghz com largura de 80MHz que fornece 433mbps cada.. Some 2x150+2x433 e você terá 1166mbps..
A tabela que eu te mostrei na pagina anterior mostra as velocidades de cada combinação.

Com tudo isso em mente, eu costumo entrar no https://deviwiki.com/ e no http://en.techinfodepot.shoutwiki.com/ pra pegar as informações de processador, Flash e RAM.
O Mercusys do exemplo, possui apenas 64mb de RAM.. Isso é bom? Ruim? Depende da utilização.. Levando em consideração 4Mb de tabela de roteamento para cada cliente, esse roteador pode começar a engasgar se mais de 16 dispositivos conectarem ao mesmo tempo.
O Flash significa espaço em disco do aparelho.. Um Flash pequeno pode limitar o firmware instalado e impedir que alguma feature seja adicionada ao equipamento.
Processador acho que é fácil entender.. Se precisar de QOS, processamento de filtragem de sinal, em muitas conexões simultaneas a grandes velocidades, o gargalo pode estar aí..

E é daí que a gente começa a ter algo para comparar maças com maças..

Sobre alcance, nada como testes reais e comparativos.. Mas como nós não temos todos os roteadores para fazer um teste e tabular os resultados, a gente se baseia nas specs teóricas..
Sites como o AcWifi que fazem os teardowns nos permite analisar cada componente importante que melhoram a potencia do sinal, como os amplificadores e a potencia que eles trabalham..

Mas se houver DataSheets dos equipamentos, é possível obter as informações e assim montar esse comparativo teórico pra saber se algo é melhor ou não que o outro equipamento..
Postei no tópico do Mikrotik que a Unifi lançou o AP 6-LR que possui uma transmissão de 26dBm, o que daria 10^(26/10)=398mW de potência máxima.
Mas também sei que o AX3600 no site do AcWifi usa amplificadores QPF4588 que pode chegar aos mesmos 26dBm.. Como ambos equipamentos possuem antenas de 5dBi, o Unifi 6-LR pode ter um alcance próximo ao AX3600 em teoria.. Mas só fazendo um comparativo pra saber se isso é verdade ou não..

Tem mais alguns pormenores que podem auxiliara um equipamento ter um alcance maior ou nao, como ganho das antenas, posicionamento, mas pra comparar hardware é praticemente essas as infos que eu uso.. mas tudo que eu falo é baseado na teoria, tenho o AX6 (que eu uso) como ponto de comparação..

Enfim.. tem muita coisa que a gente pode extrair das specs dos equipamentos, converter e comparar com outros equipamentos.. E é daí que a gente consegue meio que ranquear os roteadores..
 
A criptografia do Wifi 2.4 está em qual protocolo? E os canais? estão em Auto?
Cara, realizei mais testes e o problema é meu quarto!! Dei um ping na lâmpada -t e quando eu coloco próximo do meu quarto, o tempo sobe absurdamente, começa dar esgotado o tempo limite. Pensei que poderia ser elétrica, conectei em uma extensão e conforme vou entrando dentro do quarto, o problema aparece... No meu quarto só tem o PC, um Mitra da vivo, o Redmi Ax6 e um ventilador.
 
Opa! Então, preciso de um roteador com bom alcance WiFi que não custe o olho da cara. Hoje eu tenho um D-Link DIR-615 T1 antigo que fica na sala, ele tem um sinal bem fraco, heh.
Basicamente o terreno tem uns 300m², mas só preciso mesmo de uns 140m², uma ou duas paredes de madeira de cada lado, não é muita coisa. Vi que o Tenda AC11 AC1200 (e alguns outros da mesma marca) tem uma cobertura mais ou menos nessa escala, mas não sei se posso confiar cegamente nos chineses.
Esse roteador vai precisar suportar uns 5 dispositivos (1 TV no cabo e 4 celulares) no máximo. Não preciso de muito, é mais para os meus pais mesmo.
Pretendo gastar no máximo uns R$200 ou R$300 e não precisa ter Mesh.
Obrigado!
 
Última edição:
Opa! Então, preciso de um roteador com bom alcance WiFi que não custe o olho da cara. Hoje eu tenho um D-Link DIR-615 T1 antigo que fica na sala, ele tem um sinal bem fraco, heh.
Basicamente o terreno tem uns 300m², mas só preciso mesmo de uns 140m², uma ou duas paredes de madeira de cada lado, não é muita coisa. Vi que o Tenda AC11 AC1200 (e alguns outros da mesma marca) tem uma cobertura mais ou menos nessa escala, mas não sei se posso confiar cegamente nos chineses.
Esse roteador vai precisar suportar uns 5 dispositivos (1 TV no cabo e 4 celulares) no máximo. Não preciso de muito, é mais para os meus pais mesmo.
Pretendo gastar no máximo uns R$200 ou R$300 e não precisa ter Mesh.
Obrigado!
Qual a velocidade que você pretende espalhar? Vai precisar de toda velocidade nas extremidades da casa? Quer que a cobertura seja em 2.4 ou 5Ghz?
 
Qual a velocidade que você pretende espalhar? Vai precisar de toda velocidade nas extremidades da casa? Quer que a cobertura seja em 2.4 ou 5Ghz?
Opa, então, pelo menos uns 30 Mbps/s nas extremidades está ok, no wifi de 2.4GHz. A velocidade não precisa ser a mesma em todos os cantos, só o suficiente pros meus velhos verem o zap e o facebook sem travar hehe. O roteador atual que mencionei ali até consegue chegar nos 140m² (por causa das paredes menos densas, acho), porém a velocidade nas pontas é bem ruim.
Consegue me dar uma recomendação?
 
Opa, então, pelo menos uns 30 Mbps/s nas extremidades está ok, no wifi de 2.4GHz. A velocidade não precisa ser a mesma em todos os cantos, só o suficiente pros meus velhos verem o zap e o facebook sem travar hehe. O roteador atual que mencionei ali até consegue chegar nos 140m² (por causa das paredes menos densas, acho), porém a velocidade nas pontas é bem ruim.
Consegue me dar uma recomendação?
Roteadores AC de entrada como o Tenda AC10, AC11, Archer C6, Intelbras RG1200, podem te fornecer um alcance melhor que o D-Link e possibilitam que vc faça upgrade de velocidade até uns 300mbps no futuro..
Há também o Mercusys AC12G, que costuma custar pouco, mas não é recomendado para muitos aparelhos simultâneos (mais de 16) por ter pouca RAM.
 
Roteadores AC de entrada como o Tenda AC10, AC11, Archer C6, Intelbras RG1200, podem te fornecer um alcance melhor que o D-Link e possibilitam que vc faça upgrade de velocidade até uns 300mbps no futuro..
Há também o Mercusys AC12G, que costuma custar pouco, mas não é recomendado para muitos aparelhos simultâneos (mais de 16) por ter pouca RAM.
Beleza, vou dar uma olhada nesses que você citou, valeu cara! :D
 
Meu Redmi AX5 chegou. Sem taxas, e levou mais tempo para ser entregue aqui na cidade do que vir da china.
Alguém tem o link de um tutorial pra atival VLAN nele? Pelo que entendi lendo posts anteriores, só com acesso a ssh e configuração manual.
Quero tentar configurar o ONT da Oi (Huawei) em bridge, que é uma m€rd4.
:bem:
 
Pessoal, não sei se vcs já conhecem, mas eu tava fuçando sobre o REDMI AX6 e num forum lá de fora (chines, Japones, sei la...) já estão usando firmwares alternativos no AX6. Alguem já tentou? Eu mesmo traduzindo pelo Chrome, não consegui entnder muito bem.... alguém aí que entenda se quiser, vou deixar o link aqui embaixo:
https://www.right.com.cn/forum/thread-5675618-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5256142-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5796487-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5984115-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/forum-171-1.html
 
Pessoal, não sei se vcs já conhecem, mas eu tava fuçando sobre o REDMI AX6 e num forum lá de fora (chines, Japones, sei la...) já estão usando firmwares alternativos no AX6. Alguem já tentou? Eu mesmo traduzindo pelo Chrome, não consegui entnder muito bem.... alguém aí que entenda se quiser, vou deixar o link aqui embaixo:
https://www.right.com.cn/forum/thread-5675618-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5256142-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5796487-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/thread-5984115-1-1.html
https://www.right.com.cn/forum/forum-171-1.html
Pelo que bati o olho, tem o OpenWrt e Padavan no meio, já usei os dois e são excelentes. Tem que ver como está o firmware. Sei que pro AX3600 pelo menos não está estável ainda o OpenWrt.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo