Tecpix e ao demais!
Uma dúvida que me intriga é a seguinte:
Obs: já li muito em vários sites e não cheguei a uma resposta!
Indicar uma placa mãe é tranquilo. Basta olhar as especificações da placa que são claras, conferir processador e memória; e chegamos a uma rápida conclusão.
Agora com roteador é um inferno! As especificações de um dlink não batem com a de um tplink, e assim por diante. O que se compara com um, não se consegue comparar com outro! É isso mesmo? Ou só entrei em sites ruins. Olhei em português e inglês de sites que pareciam ser renomados. Ter que esperar alguém abrir um roteador para pe, saber se tem amplificador; parece frustrante
obs: que eu me lembro, amplificador aparece em xiaomi, huawei, não lembro de ler isso em dlinks modelos dir 8xx ou tplink Cxx!
Review de youtuber, eu já vi que quase não presta, principalmente brasileiro
Se puder, me de uma luz ou indique aonde devo aprender.
obrigado desde já!
Abs, Cezar
Acho que a primeira coisa que é preciso colocar na cabeça é que a propaganda sempre vai mostrar o que há de melhor no equipamento, e vai tentar esconder ao máximo as suas fraquezas..
É preciso saber entender as informações que a propaganda mostra..
Exemplo, dizer que um roteador AC1200 (como o Mercusys AC12g por exemplo) não vai fornecer 1200mbps de velocidade no cliente.. Normalmente ele fornece até 300mbps em 2.4Ghz, o que significa duas conexões de 40MHz a 150mbps teórico, além de dois streams de 5Ghz com largura de 80MHz que fornece 433mbps cada.. Some 2x150+2x433 e você terá 1166mbps..
A tabela que eu te mostrei na pagina anterior mostra as velocidades de cada combinação.
Com tudo isso em mente, eu costumo entrar no
https://deviwiki.com/ e no
http://en.techinfodepot.shoutwiki.com/ pra pegar as informações de processador, Flash e RAM.
O Mercusys do exemplo, possui apenas 64mb de RAM.. Isso é bom? Ruim? Depende da utilização.. Levando em consideração 4Mb de tabela de roteamento para cada cliente, esse roteador pode começar a engasgar se mais de 16 dispositivos conectarem ao mesmo tempo.
O Flash significa espaço em disco do aparelho.. Um Flash pequeno pode limitar o firmware instalado e impedir que alguma feature seja adicionada ao equipamento.
Processador acho que é fácil entender.. Se precisar de QOS, processamento de filtragem de sinal, em muitas conexões simultaneas a grandes velocidades, o gargalo pode estar aí..
E é daí que a gente começa a ter algo para comparar maças com maças..
Sobre alcance, nada como testes reais e comparativos.. Mas como nós não temos todos os roteadores para fazer um teste e tabular os resultados, a gente se baseia nas specs teóricas..
Sites como o AcWifi que fazem os teardowns nos permite analisar cada componente importante que melhoram a potencia do sinal, como os amplificadores e a potencia que eles trabalham..
Mas se houver DataSheets dos equipamentos, é possível obter as informações e assim montar esse comparativo teórico pra saber se algo é melhor ou não que o outro equipamento..
Postei no tópico do Mikrotik que a Unifi lançou o
AP 6-LR que possui uma transmissão de 26dBm, o que daria 10^(26/10)=398mW de potência máxima.
Mas também sei que o AX3600 no site do AcWifi usa amplificadores
QPF4588 que pode chegar aos mesmos 26dBm.. Como ambos equipamentos possuem antenas de 5dBi, o Unifi 6-LR pode ter um alcance próximo ao AX3600 em teoria.. Mas só fazendo um comparativo pra saber se isso é verdade ou não..
Tem mais alguns pormenores que podem auxiliara um equipamento ter um alcance maior ou nao, como ganho das antenas, posicionamento, mas pra comparar hardware é praticemente essas as infos que eu uso.. mas tudo que eu falo é baseado na teoria, tenho o AX6 (que eu uso) como ponto de comparação..
Enfim.. tem muita coisa que a gente pode extrair das specs dos equipamentos, converter e comparar com outros equipamentos.. E é daí que a gente consegue meio que ranquear os roteadores..