[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

O bom do AX73 comparado com o AX50 é justamente o processador e RAM, o que é normalmente solicitado em roteamento.. Se não usar como roteador, ele pode sim ficar subutilizado..
Nesse caso seria melhor até o AX50, que tem um pouco mais de potencia em 2.4 e 5GHz...
Mas nem de longe isso é um problema.. esses roteadores são muito bons.

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW

Só estranho vc dizer que o C6 não aguenta 300mbps, principalmente como AP.. Já vi C6 em modo router aqui no forum entregar até 700mbps no Wifi..

Bom Dia, @tecpix na verdade a minha infra está da seguinte forma, tenho o modem da VIVO no meu quarto e nele sai um cabo para o meu desktop, passei um Furukawa CAT6 para a sala do apartamento pois o sinal do wifi lá é bem ruinzinho e deixei o C6 lá.

Problema que notei de uns tempos pra cá que ele perde a conexão e o led fica piscando em laranja, tenho 3 smartphones, tablets, e tv conectadas nele via wifi, vira e mexe estou tendo que resetar ele. Acredito que ele não esteja segurando o processamento de tudo isso.

Devido a isso acabei optando por comprar o AX-73 para usar em modo AP como está o C6 hoje, até pensei em colocar o modem da VIVO como Bridge e fazer o PPPoE pelo AX-73 mas vi muita gente reclamando de problemas na TV.

Acredito que mesmo o AX73 em modo AP vai sanar meu problema.

Valeus.
 
Bom Dia, @tecpix na verdade a minha infra está da seguinte forma, tenho o modem da VIVO no meu quarto e nele sai um cabo para o meu desktop, passei um Furukawa CAT6 para a sala do apartamento pois o sinal do wifi lá é bem ruinzinho e deixei o C6 lá.

Problema que notei de uns tempos pra cá que ele perde a conexão e o led fica piscando em laranja, tenho 3 smartphones, tablets, e tv conectadas nele via wifi, vira e mexe estou tendo que resetar ele. Acredito que ele não esteja segurando o processamento de tudo isso.

Devido a isso acabei optando por comprar o AX-73 para usar em modo AP como está o C6 hoje, até pensei em colocar o modem da VIVO como Bridge e fazer o PPPoE pelo AX-73 mas vi muita gente reclamando de problemas na TV.

Acredito que mesmo o AX73 em modo AP vai sanar meu problema.

Valeus.

Você usa em modo AP REPETINDO o Sinal de outro roteador ? ou você passou um CABO CAT6 ligando eles via porta LAN ?
Esta usando o firmware atualizado do PROPRIO Fabricante ? pq se instalou algum firmware Open o seu problema pode ser este.

Como é a configuração que vocês usam ai ?
A que eu uso;
gasdsdd.jpg


5ghz.jpg


wgasdsd.jpg


wps.jpg


ALG.jpg


FIREWAA.jpg
DHCP.jpg


ipv6.jpg


UPP.jpg


ntp.jpg


NTP tem que estar bem configurado em todos os roteadores tb..
 
Não é que eu tenho lido que o roteador tá aquecendo muito, perdendo desempenho e etc... Mas vi um vídeo e vi que ele passou 940/940 certinho no wifi... Pretendo trocar meu roteador atual que é um RE709 da Multilaser pra um wifi 6...
O Wifi 6 permite velocidades teóricas de até 1200mbps rodando com duas streams de 80MHz ou uma de 160MHz. Com isso em mente, sabendo que a porta WAN é gigabit, é de se esperar que a velocidade fique em torno de 950mbps reais..

Como comentei, não é um roteador ruim, mas é um roteador de entreda e dependendo do preço, pode ser uma boa opção.. Mas ele terá a mesma potencia de um Huawei AX3 Global (WS5200), que é capaz de fazer Mesh.
O que eu quero dizer é que se encontrar um AX3 Global pelo preço que vc encontrou o AX12, talvez o Huawei valha mais a pena no longo prazo por causa do Mesh..
 
  • Curtir
Reações: gkz
Você usa em modo AP REPETINDO o Sinal de outro roteador ? ou você passou um CABO CAT6 ligando eles via porta LAN ?
Esta usando o firmware atualizado do PROPRIO Fabricante ? pq se instalou algum firmware Open o seu problema pode ser este.

Como é a configuração que vocês usam ai ?
A que eu uso;

NTP tem que estar bem configurado em todos os roteadores tb..
No caso ainda não chegou o meu AX73, deve chegar até quinta feira, mas eu uso o cabo CAT6 ligado nele via LAN, e uso o último firmware oficial da TP-LINK.
 
O Wifi 6 permite velocidades teóricas de até 1200mbps rodando com duas streams de 80MHz ou uma de 160MHz. Com isso em mente, sabendo que a porta WAN é gigabit, é de se esperar que a velocidade fique em torno de 950mbps reais..

Como comentei, não é um roteador ruim, mas é um roteador de entreda e dependendo do preço, pode ser uma boa opção.. Mas ele terá a mesma potencia de um Huawei AX3 Global (WS5200), que é capaz de fazer Mesh.
O que eu quero dizer é que se encontrar um AX3 Global pelo preço que vc encontrou o AX12, talvez o Huawei valha mais a pena no longo prazo por causa do Mesh..
Curiosamente o outro provedor que quero assinar usa esse WS5200 kkkkk, vou contratar 500mb e queria isso no wifi, tenho um poco f3
 
Curiosamente o outro provedor que quero assinar usa esse WS5200 kkkkk, vou contratar 500mb e queria isso no wifi, tenho um poco f3
Pelo que vi, o Poco F3 tem suporte a Wifi6, mas não sei se ele consegue usar 160MHz ou duas bandas de 80MHz simultaneas.. NO site diz que ele capaz de até 1,7gbps no Wifi, mas não diz como.

De qualquer forma, 500mbps é possível usando Wifi5 com dois streams de 80MHz.. Eu consigo mais que isso usando um iPhone 7..

4978821597.png
 
  • Curtir
Reações: gkz
Pelo que vi, o Poco F3 tem suporte a Wifi6, mas não sei se ele consegue usar 160MHz ou duas bandas de 80MHz simultaneas.. NO site diz que ele capaz de até 1,7gbps no Wifi, mas não diz como.

De qualquer forma, 500mbps é possível usando Wifi5 com dois streams de 80MHz.. Eu consigo mais que isso usando um iPhone 7..

4978821597.png
esse WS5200 será que passa 500mb no wifi?
 
esse WS5200 será que passa 500mb no wifi?
Em teoria ele é capaz de oferecer 866mbps usando usando dois streams de 80MHz simultaneamente..

Mas o WS5200 é fraco de potencia, assim como o AX12.. Isso significa que você só terá essa velocidade no mesmo cômodo que o roteador. Após a primeira parede, a velocidade pode cair..
 
  • Curtir
Reações: gkz
@tecpix Por gentileza, tenho uma dúvida. Usando um roteador no modo AP, ele não roteia nada, certo? Logo significa que ele não usa processamento para quase nada, pois quem está roteando é o roteador por de trás do AP.

Confere?

Então comprar roteador muito parrudo em questão de RAM e processador é desperdício para quem vai usar o mesmo no modo AP?
 
Pelo que vi, o Poco F3 tem suporte a Wifi6, mas não sei se ele consegue usar 160MHz ou duas bandas de 80MHz simultaneas.. NO site diz que ele capaz de até 1,7gbps no Wifi, mas não diz como.

De qualquer forma, 500mbps é possível usando Wifi5 com dois streams de 80MHz.. Eu consigo mais que isso usando um iPhone 7..

4978821597.png


Não sei pq vocês estão preocupados com a velocidade do Wifi em CELULAR e Tablet.
Para fazer streaming 4K ou video conferencia em 4K em um celular ou PC ou TV, você não usa mais do que 50mb/s em PICO, em média 4k usa 40mb/s.

Quem vai tirar bom proveito do Wifi6 só PCs com Wifi6, Notebooks com Wifi6 e PS5 e Xbox Series S/X.


Nenhum jogo online de celular vai usar mais do que 2mb/s para se manter Online.

Agora porque então pegar um Roteador Wifi6 ou 6E ? porque ele tem um Ping e Jilter extremamente baixos e isso faz diferença para jogar online e video conferencia 4k.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Como esta as configurações do Wifi dele ?

tente usar as que eu postei imagem

E sobre o DHCP e IP.

Na vivo muda o Range de IP para 192.168.15.4 até 192.168.15.250
No TP Link AP seta um IP Fixo de 192.168.15.2

Se você comprar outro AP, seta IP fixo 192.168.15.3

Gateway dos AP sempre apontando para o Router Vivo 192.168.15.1
DNS dos APs sempre apontando para Router Vivo 192.168.15.1

E o DNS do Router Vivo, eu usuária o DNS da operadora e colocaria o 1.1.1.1 como secundário.

IGMP Snooping você precisa ativar ali no Lan to Lan e também no TP Link AP e ver como a rede se comporta, se não você desativa se os aparelhos não estiverem se comunicando direito.
 
Última edição:
@tecpix Por gentileza, tenho uma dúvida. Usando um roteador no modo AP, ele não roteia nada, certo? Logo significa que ele não usa processamento para quase nada, pois quem está roteando é o roteador por de trás do AP.

Confere?

Então comprar roteador muito parrudo em questão de RAM e processador é desperdício para quem vai usar o mesmo no modo AP?
Ele até usa o processamento em RAM para des/criptografia e cache de roteamento, por exemplo, mas não com tanta importancia como no roteador..
Mas sim, comprar um roteador parrudo, quadcore, 512Mb de RAM, pra suportar 10 clientes, com 100mbps de link, como AP, é dar tiro de canhão numa formiga..
 
Não sei pq vocês estão preocupados com a velocidade do Wifi em CELULAR e Tablet.
Para fazer streaming 4K ou video conferencia em 4K em um celular ou PC ou TV, você não usa mais do que 50mb/s em PICO, em média 4k usa 40mb/s.

Quem vai tirar bom proveito do Wifi6 só PCs com Wifi6, Notebooks com Wifi6 e PS5 e Xbox Series S/X.


Nenhum jogo online de celular vai usar mais do que 2mb/s para se manter Online.

Agora porque então pegar um Roteador Wifi6 ou 6E ? porque ele tem um Ping e Jilter extremamente baixos e isso faz diferença para jogar online e video conferencia 4k.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Como esta as configurações do Wifi dele ?

tente usar as que eu postei imagem

E sobre o DHCP e IP.

Na vivo muda o Range de IP para 192.168.15.4 até 192.168.15.250
No TP Link AP seta um IP Fixo de 192.168.15.2

Se você comprar outro AP, seta IP fixo 192.168.15.3

Gateway dos AP sempre apontando para o Router Vivo 192.168.15.1
DNS dos APs sempre apontando para Router Vivo 192.168.15.1

E o DNS do Router Vivo, eu usuária o DNS da operadora e colocaria o 1.1.1.1 como secundário.

IGMP Snooping você precisa ativar ali no Lan to Lan e também no TP Link AP e ver como a rede se comporta, se não você desativa se os aparelhos não estiverem se comunicando direito.




IGMP Snooping você precisa ativar ali no Lan to Lan e também no TP Link AP e ver como a rede se comporta, se não você desativa se os aparelhos não estiverem se comunicando direito.

Essa parte não entendi muito bem, vi que já está ativo no modem da VIVO, outro detalhe, deixo desativado o DHCP no Archer? e ativo somente no modem da VIVO como está hoje?

Valeu.
 
Última edição:
Deixa só o WPA2 e em Encryption deixa em AUTO

E verifica se o WPS esta desativado.

WPA1 e WPS são bem inseguros e problematicos
Deixei da seguinte maneira:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ele até usa o processamento em RAM para des/criptografia e cache de roteamento, por exemplo, mas não com tanta importancia como no roteador..
Mas sim, comprar um roteador parrudo, quadcore, 512Mb de RAM, pra suportar 10 clientes, com 100mbps de link, como AP, é dar tiro de canhão numa formiga..
É o que fiz então com a compra do AX73, pois ele vai servir para uns 10 clientes no modo AP, tenho pesquisado muito sobre colocar o modem da VIVO em Bridge, mas vejo a galera reclamando de problemas na televisão, e como tenho a TV também tenho medo de ter problemas.

Só me resta esperar ele chegar e testar.
 
Deixei da seguinte maneira:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É o que fiz então com a compra do AX73, pois ele vai servir para uns 10 clientes no modo AP, tenho pesquisado muito sobre colocar o modem da VIVO em Bridge, mas vejo a galera reclamando de problemas na televisão, e como tenho a TV também tenho medo de ter problemas.

Só me resta esperar ele chegar e testar.

Não tem a menor necessidade de seter o roteador da operadora em Bridge.
Nem nas empresas a gente faz isso,
Se tiver 2 ou 3 internet, todos os roteadores das operadoras ficam com DHCP ativado, mas cada um com um Ranged diferente.
Exemplo;
Vivo 192.168.0.1
Tim Live 192.168.1.1
Net Claro 192.168.2.1

Ai vem um Firewall/Roteador que pega o sinal das 3 operadoras e cria um novo DHCP 192.168.3.1 .

Ai se a empresa tiver por exemplo 3 Switches gerenciaveis e 4 APs, o DHCP do Firewall/Router fica assim.
192.168.3.2 1 Switch
192.168.3.3 2 Switch
192.168.3.3 3 Switch
192.168.3.4 1 AP
192.168.3.5 2 AP
192.168.3.6 3 AP
192.168.3.7 4 AP

Tudo com IP Fixo, não é bom os Switches e APs terem IP dinamico porque isso atrapalha o escopo do protocolo IPv4.

DHCP começa a distribuir a partir do 192.168.3.8
 
Não tem a menor necessidade de seter o roteador da operadora em Bridge.
Nem nas empresas a gente faz isso,
Se tiver 2 ou 3 internet, todos os roteadores das operadoras ficam com DHCP ativado, mas cada um com um Ranged diferente.
Exemplo;
Vivo 192.168.0.1
Tim Live 192.168.1.1
Net Claro 192.168.2.1

Ai vem um Firewall/Roteador que pega o sinal das 3 operadoras e cria um novo DHCP 192.168.3.1 .

Ai se a empresa tiver por exemplo 3 Switches gerenciaveis e 4 APs, o DHCP do Firewall/Router fica assim.
192.168.3.2 1 Switch
192.168.3.3 2 Switch
192.168.3.3 3 Switch
192.168.3.4 1 AP
192.168.3.5 2 AP
192.168.3.6 3 AP
192.168.3.7 4 AP

Tudo com IP Fixo, não é bom os Switches e APs terem IP dinamico porque isso atrapalha o escopo do protocolo IPv4.

DHCP começa a distribuir a partir do 192.168.3.8
Obrigado pela ótima explicação, nesse caso como poderia fazer então para o meu novo AX73 ser o router principal e autenticar pelo PPPoE?

Ou não é necessário? Posso inserir ele como um novo roteador na rede ao invés de um AP?

Valeu
 
Não tem a menor necessidade de seter o roteador da operadora em Bridge.
Nem nas empresas a gente faz isso,
Se tiver 2 ou 3 internet, todos os roteadores das operadoras ficam com DHCP ativado, mas cada um com um Ranged diferente.
Exemplo;
Vivo 192.168.0.1
Tim Live 192.168.1.1
Net Claro 192.168.2.1

Ai vem um Firewall/Roteador que pega o sinal das 3 operadoras e cria um novo DHCP 192.168.3.1 .

Ai se a empresa tiver por exemplo 3 Switches gerenciaveis e 4 APs, o DHCP do Firewall/Router fica assim.
192.168.3.2 1 Switch
192.168.3.3 2 Switch
192.168.3.3 3 Switch
192.168.3.4 1 AP
192.168.3.5 2 AP
192.168.3.6 3 AP
192.168.3.7 4 AP

Tudo com IP Fixo, não é bom os Switches e APs terem IP dinamico porque isso atrapalha o escopo do protocolo IPv4.

DHCP começa a distribuir a partir do 192.168.3.8
Se não configurar o DMZ, se a pessoa tiver IP fixo numa dessas operadoras, abertura de porta não vai funcionar
 
Obrigado pela ótima explicação, nesse caso como poderia fazer então para o meu novo AX73 ser o router principal e autenticar pelo PPPoE?

Ou não é necessário? Posso inserir ele como um novo roteador na rede ao invés de um AP?

Valeu

Não vejo necessidade disso.
Você vai ligar eles via cabo certo ? CAT6 de boa qualidade ?
Então a conexão vai ficar ótima !.

Não sei qual o tamanho da sua casa, mas se for muito grande você pode usar o AX73 + C6 ligados via cabo no router da Vivo ou ligados um no outro via Lan.
IP Router Vivo 192.168.15.1
IP Fixo do AX73 192.168.15.2
IP Fixo do C6 192.168.15.3
DHCP do Vivo a partir do 192.168.15.4
o UPnP no Vivo esta ativado, então tudo vai funcionar de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não configurar o DMZ, se a pessoa tiver IP fixo numa dessas operadoras, abertura de porta não vai funcionar
Para isso existe o UPnP, ele abre portas para programas e jogos padrões.
DMZ você só ativa em servidores que possuem ligação direta com a internet por necessidade de alguma aplicação especifica.
 
Não vejo necessidade disso.
Você vai ligar eles via cabo certo ? CAT6 de boa qualidade ?
Então a conexão vai ficar ótima !.

Não sei qual o tamanho da sua casa, mas se for muito grande você pode usar o AX73 + C6 ligados via cabo no router da Vivo ou ligados um no outro via Lan.
IP Router Vivo 192.168.15.1
IP Fixo do AX73 192.168.15.2
IP Fixo do C6 192.168.15.3
DHCP do Vivo a partir do 192.168.15.4
o UPnP no Vivo esta ativado, então tudo vai funcionar de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Para isso existe o UPnP, ele abre portas para programas e jogos padrões.
DMZ você só ativa em servidores que possuem ligação direta com a internet por necessidade de alguma aplicação especifica.
Entendi, no caso o AX pelo que vi chega amanhã, vou tirar o C6 e colocar ele como AP e ser feliz.
Mas fiquei encucado com essa questão, todo processamento então vai continuar ocorrendo no modem da vivo?
Desculpa minha ignorância, sou um aventureiro na área de tecnologia por paixão, pois sou médico de profissão rs.

Abraços.
 
Galera aquele AX12 da Tenda vale mesmo ou é furada?
Tô com o AX12 (RX9 Pro) a mais de um mês, tenho Claro 700mb
Consigo os 700mb em 5g e 200 em 2.4g, além disso resolveu o problema com flutuações de ping no celular, principalmente em outros cômodos, agora se mantêm estável. Tava em promoção por um preço que ao meu ver era imbativel pelo que oferece, quem pegou com certeza está muito satisfeito!
 
  • Curtir
Reações: gkz
Entendi, no caso o AX pelo que vi chega amanhã, vou tirar o C6 e colocar ele como AP e ser feliz.
Mas fiquei encucado com essa questão, todo processamento então vai continuar ocorrendo no modem da vivo?
Desculpa minha ignorância, sou um aventureiro na área de tecnologia por paixão, pois sou médico de profissão rs.

Abraços.

O processamento é dividido.
O Router Vivo tem Wifi provavelmente, mas se todos os aparelhos estiverem conectados no AX73 o processamento do Wifi6 como a critpgrafia WPA2/WPA3 será toda do AX73.
E o DHCP quase não usa CPU e Ram.
 
O processamento é dividido.
O Router Vivo tem Wifi provavelmente, mas se todos os aparelhos estiverem conectados no AX73 o processamento do Wifi6 como a critpgrafia WPA2/WPA3 será toda do AX73.
E o DHCP quase não usa CPU e Ram.
Na verdade todos os dispositivos ficarão conectados no AX mesmo.
Eu só deixei o Wifi da Vivo configurado no 5Ghz pois quando estou no quarto onde fica o modem fico conectado nele, devido o sinal do C6 não chegar com qualidade.

Só gênio a agradecer pelas explicações.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo