Bom dia galera. Seguinte colega meu contratou uma internet de maior velocidade (600mb) e pelo wi-fi não está conseguindo a velocidade então por hora ele está querendo passar cabo de rede. Alguém teria alguma sugestão de cabos de boa qualidade (de preferência já crimpado) para fazer isso? Creio que vai precisar algo em torno de 20 a 40m de cabo, nesse caso melhor cat5e ou cat6? Ando meio por fora, gostaria de saber em relação aos roteadores esses ax3000 vi que o processador é dual core contra 4 core + npu do ax1800 por exemplo, eles perdem muito na qualidade? Hoje em dia quais andam sendo os melhores custo x beneficio de roteadores para importar? Desde já agradeço a todos pela atenção.
Se a ideia é passar os cabos por canaletas, aí daria pra pegar cabos crimpados.
Mas se a ideia é passar por conduítes de telefone/tv, então é melhor comprar o cabo e os conectores separados, e pegar um alicate emprestado para crimpar. a não ser que os conduites sejam de 2 polegadas e estejam vazios..
Sobre marca, pode pegar o Furukawa Soho CAT5e. Pegar CAT6 é gastar dinheiro sem necessidade, além do cabo ser mais rígido, o que dificulta a passagem nas curvas dos conduítes.
Sobre o AX3000, acredito que o processador Dual já é de bom tamanho para 600mbps, logicamente se não houver 50 dispositivos torando a banda simultaneamente..
Sobre o melhor custo beneficio, ontem tinha Redmi AX3000 por R$236,00 da Wisetech (onde comprei os meus roteadores) no Ali.. Eu não conheço nada com essa potencia que chegue perto desse valor..
Tenho dúvida se o mesh só funciona ligando os pontos via Wi-fi, pois eu poderia tentar (ainda preciso verificar se é possível) passar um cabo e ligar o 1 ponto a outro via cabo, mas aí não seria Mesh né?
Pode ligar tanto por cabo quanto por Wifi.. Mas ambos tem seus prós e contras.
Se ligar por cabo, terá que passar o cabo fisicamente entre os dois pontos, o que pode travar o posicionamento e não ter a cobertura que gostaria. O lado bom é que você terá 100% do Wifi exclusivo para os clientes.
Sobre pegar roteador que faz Mesh ou equipamento Mesh, vai de cada um.. Mas com o valor de um sistema Mesh Wifi 5 no Brasil é possível pegar um roteador que faça Mesh Wifi 6 no Ali..
De uma olhada nos preços que eu passei logo acima pra ver se a promoção continua.. Se pegar dois AX3000 por R$260, ainda sai mais barato que pegar dois Twibi giga+ aqui no Brasil..
se ligar por Wifi terá a flexibilidade de posiciona-lo melhor, mas o lado ruim é que ele vai repetir o sinal que chegar nele. Se já chegar fraco, ele vai replicar o sinal fraco. Há ainda o impecilho do sistema usar metade de sua capacidade para se comunicar com a base e disponibilizar apenas a outra metade do Wifi para os clientes..