[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Estava querendo aproveitar a promoção do AliEx e trocar meu roteador, atualmente uso um Tenda AC18, mas parece que ele já não está aguentando o tranco e cobrindo todo meu ap (200 m2). Tentei instalar o FreshTomato nele mas ai ele piorou MUITO em alcance e performance e acabei voltando pro fw original.

Queria um abaixo dos R$400 e no AliEx tem o Xiaomi AX3000, Redmi AS6X e o Huawei X3 Pro, os três na faixa dos R$350. Gostei bastante do design 'torre' do Xiaomi AX3000, estou pensando em pegar ele mais por causa disso, mas se algum dos outros for muito superior...
 
Estava querendo aproveitar a promoção do AliEx e trocar meu roteador, atualmente uso um Tenda AC18, mas parece que ele já não está aguentando o tranco e cobrindo todo meu ap (200 m2). Tentei instalar o FreshTomato nele mas ai ele piorou MUITO em alcance e performance e acabei voltando pro fw original.

Queria um abaixo dos R$400 e no AliEx tem o Xiaomi AX3000, Redmi AS6X e o Huawei X3 Pro, os três na faixa dos R$350. Gostei bastante do design 'torre' do Xiaomi AX3000, estou pensando em pegar ele mais por causa disso, mas se algum dos outros for muito superior...


não existe nenhum roteador no mundo que cubra areas grandes.

comrpe um Roteador AX novo, mas não se desfaça do Tenda AC18.

Ligue o Modem > cabo de rede > Roteador AX > cabo de rede > Roteador Tenda AC18.

aumente a cobertura e sinal usando mais aparelhos.
 
não existe nenhum roteador no mundo que cubra areas grandes.

comrpe um Roteador AX novo, mas não se desfaça do Tenda AC18.

Ligue o Modem > cabo de rede > Roteador AX > cabo de rede > Roteador Tenda AC18.

aumente a cobertura e sinal usando mais aparelhos.
Tem roteador quer diz cobrir 900m2, claro que com muita paredes já não é garantido nada, mas no caso dele que é só 200 é possível sim mesmo com paredes, depende somente se colocado em ponto estratégico.
 
Tem roteador quer diz cobrir 900m2, claro que com muita paredes já não é garantido nada, mas no caso dele que é só 200 é possível sim mesmo com paredes, depende somente se colocado em ponto estratégico.


Uma coisa é cobrir e entregar uma banda de 2mega/s, outra é cobrir e entregar banda de 100mb/s



se o cara tem 200m2 tem que ser no minimo 2 roteadores, o ideal seria 3.
 
não existe nenhum roteador no mundo que cubra areas grandes.

comrpe um Roteador AX novo, mas não se desfaça do Tenda AC18.

Ligue o Modem > cabo de rede > Roteador AX > cabo de rede > Roteador Tenda AC18.

aumente a cobertura e sinal usando mais aparelhos.
Mas entre os 3 que citei, um seria muito superior ao outro? Tipo o Huawei é muito melhor que o Mi AX3000?
 
Mas entre os 3 que citei, um seria muito superior ao outro? Tipo o Huawei é muito melhor que o Mi AX3000?
Não.. todos esses 3 tem em torno de 29dBm de potencia (800mW) em suas versões globais.
Não pegue o Huawei que não seja o chines. Qualquer outra versão do AX3 terá apenas 200mW de potencia, o que fornece metade do alcance dos 800mW.

A Wisetech está com promoção de roteadores da Redmi/Xiaomi..
O Redmi AX3000 Branco tá saindo R$236, mais barato que paguei no AX5 há um ano atrás..
O Xiaomi AX3000 preto Torre tá saindo R$338.. preço dos antigos AX1800 do ano passado.. Vale lembrar que esse AX3000 Torre tem exatamente as mesmas Specs (inclusive os mesmos amplificadores de sinal) do AX3000 Branco. (Edit. A versão de R$325 é a Global).

Se quiser algo mais forte, o AX6000, que tem WAN 2.5gbps e 1000mW de potencia (30dBm) tá saindo R$558.

PS: Seu tenda AC18 possui em torno de 270mW de potencia em 5GHz.. é a potencia de um roteador de entrada. Qualquer um dos roteadores que vc citou vai melhorar o alcance..

Tem roteador quer diz cobrir 900m2, claro que com muita paredes já não é garantido nada, mas no caso dele que é só 200 é possível sim mesmo com paredes, depende somente se colocado em ponto estratégico.
900m² de área é um círculo de apenas 17 metros.. Essas medidas normalmente são calculadas em ambientes abertos, controlados, sem obstaculos ou interferencial, ou seja, bem distante da realidade..

Mas sim, dependendo da velocidade que ele quer, um único roteador forte e bem posicionado (colocado onde haverá o menor numero de paredes até o cliente) pode dar pra pegar até uns 100mbps nos extremos da casa.. Eu pelo menos conseguia isso nos cantos de onde eu morava, com o AX6 no andar de cima..
Mas se a ideia é ter mais velocidade nos extremos, seria melhor partir pra Mesh, com um ponto cabeado em cada andar..
 
Última edição:
Pow, então minha dúvida na página anterior ficou ultrapassada kkk se meu sobradinho só tem 72m² e os cara tão falando que num ap de 200 fucking metros da pra usar 1 só, se for pra evitar problema com mesh eu prefiro usar um router só tbm kkk ou tipo uso o da vivo embaixo e outro no andar de cima da oq acham?
 
Pow, então minha dúvida na página anterior ficou ultrapassada kkk se meu sobradinho só tem 72m² e os cara tão falando que num ap de 200 fucking metros da pra usar 1 só, se for pra evitar problema com mesh eu prefiro usar um router só tbm kkk ou tipo uso o da vivo embaixo e outro no andar de cima da oq acham?
Dá pra usar desde que a velocidade desejada nos cantos da casa fique em torno de 50~100mbps.. acimad isso, seria bom ter um AP pra cada andar..

No seu caso, daria pra funcionar com dois Wifi: um da Vivo e outro de um outro roteador.. O problema é que eles não farão Mesh, ou seja: não trocarão de AP quando mudar de andar..
Eu usei assim por quase um ano (antes de pegar o AX5 e fazer mesh com o AX6).. sempre que eu ia pro andar de cima, o telefone ficava pendurado no AP de baixo.. aí eu tinha que mudar manualmente no celular pra conectar no Wifi de cima e ter maior velocidade..
 
Não.. todos esses 3 tem em torno de 29dBm de potencia (800mW) em suas versões globais.
Não pegue o Huawei que não seja o chines. Qualquer outra versão do AX3 terá apenas 200mW de potencia, o que fornece metade do alcance dos 800mW.

A Wisetech está com promoção de roteadores da Redmi/Xiaomi..
O Redmi AX3000 Branco tá saindo R$236, mais barato que paguei no AX5 há um ano atrás..
O Xiaomi AX3000 preto Torre tá saindo R$338.. preço dos antigos AX1800 do ano passado.. Vale lembrar que esse AX3000 Torre tem exatamente as mesmas Specs (inclusive os mesmos amplificadores de sinal) do AX3000 Branco. (Edit. A versão de R$325 é a Global).

Obrigado. Vou pegar o AX3000 torre então. Gostei bastante do design dele.

A versão chinesa dele também é melhor ou posso pegar a global?
 
Obrigado. Vou pegar o AX3000 torre então. Gostei bastante do design dele.

A versão chinesa dele também é melhor ou posso pegar a global?
Tenha em mente o seguinte: Uma versão global de um produto precisa atender à norma de emissões de RF mais restrita que existe em qualquer lugar do planeta..
Com isso em mente, a potencia máxima desse equipamento terá que ser menor do que a pior norma do mundo..
Se pegar a versão global, terá que se contentar com 200mW de potencia em 5GHz. Se pegar a chinesa, poderá usar até 800mW que o hardware permite.

Em outras palavras, a diferença pode ser até o dobro de alcance na versão chinesa comparado com a Global.
O único ponto negativo da versão chinesa é que o firmware vem em chinês.. mas dá pra configurar usando o Google Translator.
 
Não.. todos esses 3 tem em torno de 29dBm de potencia (800mW) em suas versões globais.
Não pegue o Huawei que não seja o chines. Qualquer outra versão do AX3 terá apenas 200mW de potencia, o que fornece metade do alcance dos 800mW.

A Wisetech está com promoção de roteadores da Redmi/Xiaomi..
O Redmi AX3000 Branco tá saindo R$236, mais barato que paguei no AX5 há um ano atrás..
O Xiaomi AX3000 preto Torre tá saindo R$338.. preço dos antigos AX1800 do ano passado.. Vale lembrar que esse AX3000 Torre tem exatamente as mesmas Specs (inclusive os mesmos amplificadores de sinal) do AX3000 Branco. (Edit. A versão de R$325 é a Global).

Se quiser algo mais forte, o AX6000, que tem WAN 2.5gbps e 1000mW de potencia (30dBm) tá saindo R$558.
estou usando um AX6 com AX5 em mesh cabeado.
vc acha que valeria a troca do AX5 por esse AX3000?
 
estou usando um AX6 com AX5 em mesh cabeado.
vc acha que valeria a troca do AX5 por esse AX3000?
Depende.. Se vc tem dispositivo que usa 160MHz e precisa de 2400mbps no Wifi, pode valer a pena..
Senão, não.. eles usam o mesmo amplificador (QPF4550).. se a questão é alcance, vai dar elas por elas.. O processamento do AX3000 (dual-core 1GHz) também é inferior ao AX5 (QuadCore 1.2GHz)..

ScreenShot751.png
 
Atualmente tenho um Archer C7 4.0 uso ele a alguns anos, está me servindo muito bem, sem queixas, conectado em PPPOE e IPV6 ATIVO, não vejo problema, aqui o uso são 3 ˜ 5 celulares, 1 lampada inteligente, 3 casas conectada no RJ45 e 1 computador, plano de 1GB, queria mudar para um roteador AX, visto que meu celular tem Wifi AX/6, s20FE, queria um roteador bom e com custo bom também, estava querendo comprar um "TPLINK AX3000" "Huawei AX3 wifi plus quad core" "DIR X1860", qual é a melhor opção? tem opção melhor pela mesma faixa de preço? uns 650 mais o menos?
 
Recentemente adquirir um plano de 700Mb, foi instalado uma Connect ONU 318 junto com um Tp-link EC220-G5, quero realizar a troca desse roteador, sinal wifi dele deixa a desejar, quero um roteador com sinal wifi "decente" com um hardware robusto. Pesquisando um pouco achei o Xiaomi AX6000, seria um bom upgrade? Existe algo melhor pelo valor?

Utilizo 6 pontos cabeados (computador e TV) junto com uns 15 dispositivos wifi (celular, notebook, alexa, sensor de presença, camera ...)
 
Atualmente tenho um Archer C7 4.0 uso ele a alguns anos, está me servindo muito bem, sem queixas, conectado em PPPOE e IPV6 ATIVO, não vejo problema, aqui o uso são 3 ˜ 5 celulares, 1 lampada inteligente, 3 casas conectada no RJ45 e 1 computador, plano de 1GB, queria mudar para um roteador AX, visto que meu celular tem Wifi AX/6, s20FE, queria um roteador bom e com custo bom também, estava querendo comprar um "TPLINK AX3000" "Huawei AX3 wifi plus quad core" "DIR X1860", qual é a melhor opção? tem opção melhor pela mesma faixa de preço? uns 650 mais o menos?
No plano de 1gbps você vai ficar limitado a uns 940mbps por causa da WAN gigabit..
Esqueça o Huawei.. Ele só vale se for a versão chinesa, e pelo valor cobrado por essa versão, tem roteador bem mais parrudo..
DLink eu vejo muita gente reclamando..
Sobre o AX3000, se for a verão Archer AX50, esse parece ser uma boa opção para quem tem poucos clientes conectados à altas velocidades, pois ele tem apenas 800MHz Dual Core de CPU.. Como comparação, o AX20 tem processador QuadCore de 1.5Ghz

Mas se quiser algo com hardware mais forte por esse preço, daria pra importar um AX6000 do Ali com WAN 2.5gbps.

Recentemente adquirir um plano de 700Mb, foi instalado uma Connect ONU 318 junto com um Tp-link EC220-G5, quero realizar a troca desse roteador, sinal wifi dele deixa a desejar, quero um roteador com sinal wifi "decente" com um hardware robusto. Pesquisando um pouco achei o Xiaomi AX6000, seria um bom upgrade? Existe algo melhor pelo valor?

Utilizo 6 pontos cabeados (computador e TV) junto com uns 15 dispositivos wifi (celular, notebook, alexa, sensor de presença, camera ...)
Comparado com o seu TPLink EC220 quem tem 200mW, o AX6000 fornece em torno de 1000mW de potência.. Isso, teoricamente, mais que dobraria o alcance..
 
Última edição:
Bom dia galera. Seguinte colega meu contratou uma internet de maior velocidade (600mb) e pelo wi-fi não está conseguindo a velocidade então por hora ele está querendo passar cabo de rede. Alguém teria alguma sugestão de cabos de boa qualidade (de preferência já crimpado) para fazer isso? Creio que vai precisar algo em torno de 20 a 40m de cabo, nesse caso melhor cat5e ou cat6? Ando meio por fora, gostaria de saber em relação aos roteadores esses ax3000 vi que o processador é dual core contra 4 core + npu do ax1800 por exemplo, eles perdem muito na qualidade? Hoje em dia quais andam sendo os melhores custo x beneficio de roteadores para importar? Desde já agradeço a todos pela atenção.
 
Dá pra usar desde que a velocidade desejada nos cantos da casa fique em torno de 50~100mbps.. acimad isso, seria bom ter um AP pra cada andar..

No seu caso, daria pra funcionar com dois Wifi: um da Vivo e outro de um outro roteador.. O problema é que eles não farão Mesh, ou seja: não trocarão de AP quando mudar de andar..
Eu usei assim por quase um ano (antes de pegar o AX5 e fazer mesh com o AX6).. sempre que eu ia pro andar de cima, o telefone ficava pendurado no AP de baixo.. aí eu tinha que mudar manualmente no celular pra conectar no Wifi de cima e ter maior velocidade..

É isso, maninho. O ideal é que chegue 100mb nos cantos da casa já que não é grande, o único problema mesmo é que é sobrado.

Então pelo que vocês me falaram o ideal é ter um roteador intermediário em casa andar.

Tenho muito interesse no a tecnologia mesh por causa dessa troca de wi-fi que é chata se ficar presa.

Agora só falta decidir se é bom 2 aps como você citou aí (AX5 e Ax6) ou aquelas caixinhas Mesh tipo Intelbras, mas tenho medo de não achar o posicionamento entre ela e não ficar bom no canto da casa.

Tenho dúvida se o mesh só funciona ligando os pontos via Wi-fi, pois eu poderia tentar (ainda preciso verificar se é possível) passar um cabo e ligar o 1 ponto a outro via cabo, mas aí não seria Mesh né?
 
Bom dia galera. Seguinte colega meu contratou uma internet de maior velocidade (600mb) e pelo wi-fi não está conseguindo a velocidade então por hora ele está querendo passar cabo de rede. Alguém teria alguma sugestão de cabos de boa qualidade (de preferência já crimpado) para fazer isso? Creio que vai precisar algo em torno de 20 a 40m de cabo, nesse caso melhor cat5e ou cat6? Ando meio por fora, gostaria de saber em relação aos roteadores esses ax3000 vi que o processador é dual core contra 4 core + npu do ax1800 por exemplo, eles perdem muito na qualidade? Hoje em dia quais andam sendo os melhores custo x beneficio de roteadores para importar? Desde já agradeço a todos pela atenção.
Se a ideia é passar os cabos por canaletas, aí daria pra pegar cabos crimpados.
Mas se a ideia é passar por conduítes de telefone/tv, então é melhor comprar o cabo e os conectores separados, e pegar um alicate emprestado para crimpar. a não ser que os conduites sejam de 2 polegadas e estejam vazios..
Sobre marca, pode pegar o Furukawa Soho CAT5e. Pegar CAT6 é gastar dinheiro sem necessidade, além do cabo ser mais rígido, o que dificulta a passagem nas curvas dos conduítes.

Sobre o AX3000, acredito que o processador Dual já é de bom tamanho para 600mbps, logicamente se não houver 50 dispositivos torando a banda simultaneamente..

Sobre o melhor custo beneficio, ontem tinha Redmi AX3000 por R$236,00 da Wisetech (onde comprei os meus roteadores) no Ali.. Eu não conheço nada com essa potencia que chegue perto desse valor..

Tenho dúvida se o mesh só funciona ligando os pontos via Wi-fi, pois eu poderia tentar (ainda preciso verificar se é possível) passar um cabo e ligar o 1 ponto a outro via cabo, mas aí não seria Mesh né?
Pode ligar tanto por cabo quanto por Wifi.. Mas ambos tem seus prós e contras.

Se ligar por cabo, terá que passar o cabo fisicamente entre os dois pontos, o que pode travar o posicionamento e não ter a cobertura que gostaria. O lado bom é que você terá 100% do Wifi exclusivo para os clientes.

Sobre pegar roteador que faz Mesh ou equipamento Mesh, vai de cada um.. Mas com o valor de um sistema Mesh Wifi 5 no Brasil é possível pegar um roteador que faça Mesh Wifi 6 no Ali..

De uma olhada nos preços que eu passei logo acima pra ver se a promoção continua.. Se pegar dois AX3000 por R$260, ainda sai mais barato que pegar dois Twibi giga+ aqui no Brasil..

se ligar por Wifi terá a flexibilidade de posiciona-lo melhor, mas o lado ruim é que ele vai repetir o sinal que chegar nele. Se já chegar fraco, ele vai replicar o sinal fraco. Há ainda o impecilho do sistema usar metade de sua capacidade para se comunicar com a base e disponibilizar apenas a outra metade do Wifi para os clientes..
 
Se a ideia é passar os cabos por canaletas, aí daria pra pegar cabos crimpados.
Mas se a ideia é passar por conduítes de telefone/tv, então é melhor comprar o cabo e os conectores separados, e pegar um alicate emprestado para crimpar. a não ser que os conduites sejam de 2 polegadas e estejam vazios..
Sobre marca, pode pegar o Furukawa Soho CAT5e. Pegar CAT6 é gastar dinheiro sem necessidade, além do cabo ser mais rígido, o que dificulta a passagem nas curvas dos conduítes.

Sobre o AX3000, acredito que o processador Dual já é de bom tamanho para 600mbps, logicamente se não houver 50 dispositivos torando a banda simultaneamente..

Sobre o melhor custo beneficio, ontem tinha Redmi AX3000 por R$236,00 da Wisetech (onde comprei os meus roteadores) no Ali.. Eu não conheço nada com essa potencia que chegue perto desse valor..
Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora outro assunto, tenho o ax3000 pro e desde que chegou não atualizei... medo de colocar um firmware ruim e tals.. quem usa o ax3 pro atualizou o mesmo? se sim, notou melhorias? acha que é uma boa atualizar para última firmware.
 
Para o Archer C6 v3 eu fiz um build snapshot que já contém a interface gráfica. O download está no link abaixo:

cara tem isso pro c6 v2?
 
Olá a todos.

Estou pensando em adquirir um sistema Mesh para minha casa.

Atualmente, tenho Vivo Fibra de 300 e pensando em mudar para 600.

Minha casa está toda cabeada em cabo cat6 e todos os equipamentos estão ligados via, inclusive roteadores.

Porém, estou em duvida se pego um sistema Mesh, por exemplo, um TP-Link M4 ou superior ou se roteadores mais "top" seria o ideal.

Em casa, temos TV pela fibra também e até onde sei não é 100% garantido usar Vivo Fibra em modo Bridge, sem perder algumas funcionalidades.

Neste caso, o sistema MESH ou Roteadores que são adquiridos ficariam em modo AP.

Resumindo: 3 unidades de MESH ou 3 roteadores?

Estou querendo gastar até uns R$ 1.700,00.
 
Galera, Atualmente tenho um TP-Link Archer AX20, 1 Link de 350 mb da NET e Contratei + 1 link de 300 mbps da VIVO.

Gostaria de fazer uma rede MESH porque to com vários dispositivos IoT em casa (em média 45 dispositivos) .
Além da rede MESH queria juntar as bandas, eu pensei em comrpar um TP-Link AX6600 (AX90) que possui 2 entradas de WAN, 1 de 1gbps e outra de 2,5gbps , ele juntaria as bandas? e faria rede MESH com o AX20 ? teria que usar cabo de rede ou Wifi ?

obrigado.
 
Última edição:
Pra mim fazer um Load Balance ( juntar os 2 links) ou deixar um de backup enfim, esse AX90 faz isso? não achei nada sobre...

Ou sugerem ir pra algum outro tipo de roteador ? Mikrotik ?
Tava vendo os TP-Link R470 E R480T só que são apenas porta wan de 100mbps ai não adianta...

Vi o TP-Link TL-R605 que é gigabyte, alguém conhece ele? caso o AX90 não faça essa função...
 
Pra mim fazer um Load Balance ( juntar os 2 links) ou deixar um de backup enfim, esse AX90 faz isso? não achei nada sobre...

Ou sugerem ir pra algum outro tipo de roteador ? Mikrotik ?
Tava vendo os TP-Link R470 E R480T só que são apenas porta wan de 100mbps ai não adianta...

Vi o TP-Link TL-R605 que é gigabyte, alguém conhece ele? caso o AX90 não faça essa função...

Ao invés de comprar esse AX90, é melhor tornar a sua rede modular e compre um roteador x86 com 4 portas 2.5 GBe e seja feliz:


/\ esse primeiro fique ligado que tem 3 opções de CPU diferentes.


/\ esse aqui usa o J4125 que é mais fraco que as 3 opções do anuncio de cima.

Comparação de desempenho entre os 3:

eI6eJQO.png


wCsKlVS.png


Todos são baixo consumo: 10W apenas.

Com um roteador desse tu faz load balance, SQM, e qualquer coisa que quiser... E tem a possibilidade de usar qualquer sistema disponível no mercado: openwrt, pfsense, opnsense, untangle, mikrotik routerOS, e etc.

Esses roteadores também dão pau de desempenho em qualquer roteador tudo em um ou nesses outros tp-links que vc mencionou, dão pau tbm nos mikrotik residenciais, inclusive na nova RB5009 que custa uns 2400 reais.

Ai compra um tp-link ax barato só para fazer o mesh ou vende esse que tu já tem e parte para outra solução wifi, como algum ap da ubiquiti e etc.
 
Última edição:
eu pensei em comrpar um TP-Link AX6600 (AX90) que possui 2 entradas de WAN, 1 de 1gbps e outra de 2,5gbps , ele juntaria as bandas?
Não sei te afirmar, mas no forum da TPLink disseram que não tem como agregar as WAN..
Apesar de que não precisa gastar tudo isso num agregador.. o OpenWRT faz isso com qualquer roteador suportado.

faria rede MESH com o AX20 ? teria que usar cabo de rede ou Wifi ?
Pesquise direito sobre Mesh da TPLink, pois pra mim, nenhum roteador da TP-Link faz mesh com outro.. apenas com extensores..
Vc pode acabar gastando dinheiro à toa..

Porém, estou em duvida se pego um sistema Mesh, por exemplo, um TP-Link M4 ou superior ou se roteadores mais "top" seria o ideal.

Em casa, temos TV pela fibra também e até onde sei não é 100% garantido usar Vivo Fibra em modo Bridge, sem perder algumas funcionalidades.

Neste caso, o sistema MESH ou Roteadores que são adquiridos ficariam em modo AP.

Resumindo: 3 unidades de MESH ou 3 roteadores?

Estou querendo gastar até uns R$ 1.700,00.

Se pegar um M4 ele pode te atender, mas cabeado, ele estará no limite da velocidade Wifi5 com 600mbps.. Se quer pegar algo mais pensado para o futuro até 1gbps, pode procurar algum sistema AX.. Se quiser ir mais longe, procure algum sistema AX com 2.5gbps de WAN..

Se tem IPTV da Vivo, não coloque o HGU em bridge.. melhor deixar os pontos em modo AP mesmo..

Eu particularmente parti para a solução de importar roteadores para montar Mesh AX.. Ficou bem mais barato do que se eu procurasse uma solução Mesh completa Wifi 6..
Dos roteadores AX que eu conheço, os da Xiaomi/Redmi, Huawei e Asus conseguem fazer mesh..

Mas se quer uma solução Mesh completa de 3 pontos AX, acho que o mais barato seria o Deco X20, com capacidade de 1200mbps no Wifi 6, que nao sai por menos R$1,5k..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo