Ao invés de comprar esse AX90, é melhor tornar a sua rede modular e compre um roteador x86 com 4 portas 2.5 GBe e seja feliz:
![]()
233.98C$ 38% OFF|2022 New 2.5G Soft Router 11th Pentium N6005 N5105 4 Intel i226 Nics 2*NVMe 2*DDR4 Fanless Mini PC Firewall Appliance VPN Server| | - AliExpress
Smarter Shopping, Better Living! Aliexpress.comwww.aliexpress.com
/\ esse primeiro fique ligado que tem 3 opções de CPU diferentes.
![]()
232.17C$ 47% OFF|Fanless Mini PC 4 Intel i226 V 2.5Gb LAN N6005 N5105 2*NVMe TPM2.0 Switch Soft Router VPN Server ESXI Rugged Firewall Appliance|Mini PC| - AliExpress
Smarter Shopping, Better Living! Aliexpress.comwww.aliexpress.com
/\ esse aqui usa o J4125 que é mais fraco que as 3 opções do anuncio de cima.
Comparação de desempenho entre os 3:
![]()
![]()
Todos são baixo consumo: 10W apenas.
Com um roteador desse tu faz load balance, SQM, e qualquer coisa que quiser... E tem a possibilidade de usar qualquer sistema disponível no mercado: openwrt, pfsense, opnsense, untangle, mikrotik routerOS, e etc.
Esses roteadores também dão pau de desempenho em qualquer roteador tudo em um ou nesses outros tp-links que vc mencionou, dão pau tbm nos mikrotik residenciais, inclusive na nova RB5009 que custa uns 2400 reais.
Ai compra um tp-link ax barato só para fazer o mesh ou vende esse que tu já tem e parte para outra solução wifi, como algum ap da ubiquiti e etc.
Obrigado pelas dicas, eu tinha pensado num AX90 por ser na faixa de 1.600,00 a 1.800,00 , ai já faria uma REDE Mesh com ele, mas com toda certeza esses routers ai são High-End , algo que vai me durar por um bom tempo....
Ai como você falou, posso continuar com meu AX20, e comprar um AX10 comunzinho só para fazer a rede Mesh, já que o router vai estar fazendo toda parte suja (pppoe + DHCP) e os Aps ficariam em bridge distribuindo o sinal correto?
Obrigado novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Bom dia Dr, Obrigado pelas dicasNão sei te afirmar, mas no forum da TPLink disseram que não tem como agregar as WAN..
Apesar de que não precisa gastar tudo isso num agregador.. o OpenWRT faz isso com qualquer roteador suportado.Does Archer AX90 (AX6600) support link Aggregation? - Home Network Community
Can anyone kindly confirm if the AX90 (AX6600) router support Link Aggregation ? If it does, can you kindly let me know how to enable this feature? Thanks in advance.community.tp-link.com
Pesquise direito sobre Mesh da TPLink, pois pra mim, nenhum roteador da TP-Link faz mesh com outro.. apenas com extensores..
Vc pode acabar gastando dinheiro à toa..
Se pegar um M4 ele pode te atender, mas cabeado, ele estará no limite da velocidade Wifi5 com 600mbps.. Se quer pegar algo mais pensado para o futuro até 1gbps, pode procurar algum sistema AX.. Se quiser ir mais longe, procure algum sistema AX com 2.5gbps de WAN..
Se tem IPTV da Vivo, não coloque o HGU em bridge.. melhor deixar os pontos em modo AP mesmo..
Eu particularmente parti para a solução de importar roteadores para montar Mesh AX.. Ficou bem mais barato do que se eu procurasse uma solução Mesh completa Wifi 6..
Dos roteadores AX que eu conheço, os da Xiaomi/Redmi, Huawei e Asus conseguem fazer mesh..
Mas se quer uma solução Mesh completa de 3 pontos AX, acho que o mais barato seria o Deco X20, com capacidade de 1200mbps no Wifi 6, que nao sai por menos R$1,5k..
Vi agora suas mensagens, Somente Internet da Vivo, sem IPTV
Pois é, vi agora o AX90 não faz a Load balance, Hoje estou com esse AX20 e um TP-Link RE305 que está recebendo o sinal do AX20 em 5Ghz e repetindo em 2.4 ghz , mas está via WIFI não via cabo.
O que pensei também... comprar um Load balance, e colocar um RJ45 nesse RE305.
Achei legal os Routers que o amigo acima falou, são pra "vida toda" pelas specs CPU/RAM deles... mas ai é algo pra quem utiliza em modo severo (P2P, Streaming direto, jogos, etc.)
No meu caso eu tenho bastante dispositivos de IoT (casa inteligente) que trabalham tudo em 2.4 Ghz, porem eles consomem o mínimo de banda, o que eu queria mesmo seria um Load balance para questão de ficar sempre Online (estabilidade) caso caia um link tem o outro pra manter...
O que você acha do TP-Link TL-R605 SMB ?
Por favor me corrija se eu estiver errado kkkk fazem muitos e muitos anos que não lido com TI/Redes, minha ideia seria o que:
Modem NET em Bridge ligado no TP-Link TL-R605 SMB e Modem da VIVO em bridge também ligado no TP-Link TL-R605 SMB (WAN 1 E WAN 2) e depois saindo da LAN para o AX20 entrando na porta WAN , que vai distribuir para meus dispositivos wifi, e também via RJ45 para o repetidor RE305.
Os 2 com o mesmo nome de SSID dividindo os clientes WIFI.
Porem o que eu pergunto o TL-R605 SMB, vai ter capacidade (CPU/RAM) para fazer o roteamento de 2 conexões ?
Obrigado.
Última edição: