![]()
Tu leu qual é necessidade dele, o que ele quer ou no que ele está interessado pelo menos? Ou só partiu direto para as criticas ao assumir coisas?
O que eu vi foi uma pessoa com mais de 40 dispositions na rede, que está disposta a investir uma grana, ou seja, por volta de mil reais(muito perto dos x86 que eu recomendei) em uma porcaria velha como um TL-R605 ou reais 2 mil reais pelo menos em um ax90(que não vai atender o que ele quer), vi também uma pessoa que quer fazer load-balance, tem interesse em portas 2.5 GBe, mencionou mikrotik e etc.
Ele fala sobre a porta 2.5 GBe, logo o que eu vejo, é que o mesmo tem um interesse no momento ou no futuro utilizar uma carga acima de 1G e\ou fazer load balance que passa de 1 GB, portanto isso demanda CPU... Ou seja, a questão aqui é um roteador com hardware realmente descente por um preço justo e que vai atender os objetivos e interesses dele atualmente e no futuro durante muito tempo, sem ficar limitado por hardware ou software.
Pfsense? Eu falei para ele usar pfsense? Ele pode muito bem usar openwrt que é muito mais recomendado para o ambiente doméstico ou qualquer outra coisa(a decisão é da pessoa e não sua, cada um usa o que quer), afinal de contas é um roteador x86
4GB de ram e 32GB de SSD? Quem disse que ele precisa escolher essa versão? Ou tu não viu a possibilidade de "No Ram - No Storage" nos anúncios? Pode muito bem usar menos storage e ram.
Sério mesmo que uma a possibilidade que passei para o usuário ali te incomodou tanto assim, a ponto de vc fazer um post desse? Que não ajuda nem o usuário em questão, já que não tem nem uma recomendação em contra parte?
Um roteador com hardware e software descentes no ambiente doméstico, é um bom investimento na minha opinião! E não é sobre só a questão de firewall e tráfego(que só aumenta no ambiente doméstico) e sim também tem possibilidades uteis que são uteis para muitas pessoas(apenas é desconhecido devido as pessoas só conhecerem essa coisa limitada que são os roteadores tp-link e afins), como bloqueio de propaganda e coisas maliciosas para rede toda, gerenciamento mais completo para os dispositivos da rede(coisa que me parece ser necessário para esse usuário em questão), controle parental descente, monitoramento fácil da qualidade da conexão e outras possibilidades...
E isso tudo enquanto vc tem um aparelho descente que não vai engasgar devido a hardware merda ou software limitado e que vai te atender por muito tempo permitindo no futuro continuar te atendendo mesmo se a sua necessidade mudar! Outra coisa, é que também permite vc usar AP's ubiquiti, tplink omada, e etc que geralmente vão te dar uma instalação mais limpa e um wifi melhor! Tem também a questão de que no futuro, vc trocar apenas o necessário e não a rede toda...
Acho que vc precisa parar, ler o contexto todo e pensar mais! Antes de ficar incomodado desse jeito e sair pedindo alguém para parar de levantar possibilidades em um forum, ainda mais quando essa possibilidade atenderia bem a necessidade especifica atual e futura do usuário em questão por um preço justo(na faixa que ele que gastar), com uma vida util muito maior, com desempenho excelente e muito superior aos aparelhos que ele já cotou.
Jesus vão brigar aqui kkkk
Achei valido também a sua ideia de usar um OpenWRT (no passado usei em roteadores cisco isso a 10 anos atrás kkk)
É um investimento mais alto, (olhei o de 8gb DDR4 + 128 SSD NVME) gira na faixa de R$ 1.500,00
Basicamente hoje o que eu tenho é vários dispositivos IoT, algumas cameras Ips (2 pela rede) , 3 IPTV Assisto em FHD ...
Então não tenho um trafego tão elevado de banda... até porque não uso tudo ao mesmo tempo e os dispositivos IoT não consomem praticamente nada, só ficam conectados na rede, gerando o mínimo consumo de banda....
Mas, mas.... pensando bem achei interessante essa opção que você passou também, não tenho um conhecimento avançado técnico em redes, mas acredito que instalando um FW OPENWRT, conseguiria fazer o meu tão esperando Load Balance (que seria mais pra uma garantia de banda, caso uma falhasse teria a outra (NET e Vivo)...
Só me tira uma dúvida, se eu comprar ele, por exemplo:
Modem NET Bridge -> PFSense Autenticando e roteando
Modem VIVO Bridge -> PFSense autenticando e roteando
E o proprio PFsense ou OpenWRT enfim o que eu escolher de FW, vai distribuir os ips DHCP , controlar abertura de portas, DDNS, Firewall ... até ai beleza...
E no caso se eu comprar mais um AX20 pra fazer rede MESH, ai ficaria com 2 AX20 , eles vão trabalhar como bridge no caso? não vão ter sobrecarga nenhuma? apenas distribuir o sinal de WIFI? Em qual modo eles trabalharariam?
Obrigado por enquanto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Rede MESH só é 100% estavel e funcional se você utilizar Roteadores/AP idênticos.
Juntar velocidades de redes de operadores diferentes nem sempre fica legal para as aplicações, mas deixar uma rede de backup automático isso funciona muito bem.
Um TP LINK AX6600 suporta os 50 dispositivos no Wifi numa boa, se eles estiverem em SEU ALCANCE de SINAL.
Se você tem uma casa/ap muito grande, talvez seja necessário possuir 2 ou 3 desse TP LINK AX6600, eles são identicos daria para ativar o MESH neles.
Agora se você tiver 2 AX6600 e 2 AX20. Você teria que fazer 2 redes MESH diferentes, porque são modelos diferentes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Boa tarde amigo, obrigado pelas informações, deixa eu só tirar uma dúvida
Então Hoje eu tenho um AX20, se eu comprar outro AX20, como eles são iguais e tem a opção de MESH, eles vão fazer MESH e meus dispositivos vão conectar conforme o nível de sinal Certo?
A questão é... onde ficaria esse 2º AP AX20, eu tenho já passado um cabo RJ45, por isso que eu pedi, se teria como fazer MESH através do cabo de rede...
Pois ai receberia o sinal sem perdas, e na velocidade de 1 GBPS (o que a porta lan suporta)
O Que eu queria fazer era... fazer uma rede WIFI Mesh (mandando mesmo SSID, sem ter aquela putaria de desconectar de uma e ir pra outra bla bla como funciona os repetidores), mas usando do 1º pro 2º AP um cabo de rede... já que tenho a possibilidade de usar....
Obrigado.
Última edição: