[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

giphy.gif


Tu leu qual é necessidade dele, o que ele quer ou no que ele está interessado pelo menos? Ou só partiu direto para as criticas ao assumir coisas?

O que eu vi foi uma pessoa com mais de 40 dispositions na rede, que está disposta a investir uma grana, ou seja, por volta de mil reais(muito perto dos x86 que eu recomendei) em uma porcaria velha como um TL-R605 ou reais 2 mil reais pelo menos em um ax90(que não vai atender o que ele quer), vi também uma pessoa que quer fazer load-balance, tem interesse em portas 2.5 GBe, mencionou mikrotik e etc.

Ele fala sobre a porta 2.5 GBe, logo o que eu vejo, é que o mesmo tem um interesse no momento ou no futuro utilizar uma carga acima de 1G e\ou fazer load balance que passa de 1 GB, portanto isso demanda CPU... Ou seja, a questão aqui é um roteador com hardware realmente descente por um preço justo e que vai atender os objetivos e interesses dele atualmente e no futuro durante muito tempo, sem ficar limitado por hardware ou software.

Pfsense? Eu falei para ele usar pfsense? Ele pode muito bem usar openwrt que é muito mais recomendado para o ambiente doméstico ou qualquer outra coisa(a decisão é da pessoa e não sua, cada um usa o que quer), afinal de contas é um roteador x86 :pense:

4GB de ram e 32GB de SSD? Quem disse que ele precisa escolher essa versão? Ou tu não viu a possibilidade de "No Ram - No Storage" nos anúncios? Pode muito bem usar menos storage e ram.

Sério mesmo que uma a possibilidade que passei para o usuário ali te incomodou tanto assim, a ponto de vc fazer um post desse? Que não ajuda nem o usuário em questão, já que não tem nem uma recomendação em contra parte?:limo:

Um roteador com hardware e software descentes no ambiente doméstico, é um bom investimento na minha opinião! E não é sobre só a questão de firewall e tráfego(que só aumenta no ambiente doméstico) e sim também tem possibilidades uteis que são uteis para muitas pessoas(apenas é desconhecido devido as pessoas só conhecerem essa coisa limitada que são os roteadores tp-link e afins), como bloqueio de propaganda e coisas maliciosas para rede toda, gerenciamento mais completo para os dispositivos da rede(coisa que me parece ser necessário para esse usuário em questão), controle parental descente, monitoramento fácil da qualidade da conexão e outras possibilidades...
E isso tudo enquanto vc tem um aparelho descente que não vai engasgar devido a hardware merda ou software limitado e que vai te atender por muito tempo permitindo no futuro continuar te atendendo mesmo se a sua necessidade mudar! Outra coisa, é que também permite vc usar AP's ubiquiti, tplink omada, e etc que geralmente vão te dar uma instalação mais limpa e um wifi melhor! Tem também a questão de que no futuro, vc trocar apenas o necessário e não a rede toda...

Acho que vc precisa parar, ler o contexto todo e pensar mais! Antes de ficar incomodado desse jeito e sair pedindo alguém para parar de levantar possibilidades em um forum, ainda mais quando essa possibilidade atenderia bem a necessidade especifica atual e futura do usuário em questão por um preço justo(na faixa que ele que gastar), com uma vida util muito maior, com desempenho excelente e muito superior aos aparelhos que ele já cotou.

Jesus vão brigar aqui kkkk

Achei valido também a sua ideia de usar um OpenWRT (no passado usei em roteadores cisco isso a 10 anos atrás kkk)

É um investimento mais alto, (olhei o de 8gb DDR4 + 128 SSD NVME) gira na faixa de R$ 1.500,00
Basicamente hoje o que eu tenho é vários dispositivos IoT, algumas cameras Ips (2 pela rede) , 3 IPTV Assisto em FHD ...
Então não tenho um trafego tão elevado de banda... até porque não uso tudo ao mesmo tempo e os dispositivos IoT não consomem praticamente nada, só ficam conectados na rede, gerando o mínimo consumo de banda....

Mas, mas.... pensando bem achei interessante essa opção que você passou também, não tenho um conhecimento avançado técnico em redes, mas acredito que instalando um FW OPENWRT, conseguiria fazer o meu tão esperando Load Balance (que seria mais pra uma garantia de banda, caso uma falhasse teria a outra (NET e Vivo)...

Só me tira uma dúvida, se eu comprar ele, por exemplo:
Modem NET Bridge -> PFSense Autenticando e roteando
Modem VIVO Bridge -> PFSense autenticando e roteando

E o proprio PFsense ou OpenWRT enfim o que eu escolher de FW, vai distribuir os ips DHCP , controlar abertura de portas, DDNS, Firewall ... até ai beleza...

E no caso se eu comprar mais um AX20 pra fazer rede MESH, ai ficaria com 2 AX20 , eles vão trabalhar como bridge no caso? não vão ter sobrecarga nenhuma? apenas distribuir o sinal de WIFI? Em qual modo eles trabalharariam?

Obrigado por enquanto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rede MESH só é 100% estavel e funcional se você utilizar Roteadores/AP idênticos.
Juntar velocidades de redes de operadores diferentes nem sempre fica legal para as aplicações, mas deixar uma rede de backup automático isso funciona muito bem.

Um TP LINK AX6600 suporta os 50 dispositivos no Wifi numa boa, se eles estiverem em SEU ALCANCE de SINAL.
Se você tem uma casa/ap muito grande, talvez seja necessário possuir 2 ou 3 desse TP LINK AX6600, eles são identicos daria para ativar o MESH neles.

Agora se você tiver 2 AX6600 e 2 AX20. Você teria que fazer 2 redes MESH diferentes, porque são modelos diferentes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde amigo, obrigado pelas informações, deixa eu só tirar uma dúvida

Então Hoje eu tenho um AX20, se eu comprar outro AX20, como eles são iguais e tem a opção de MESH, eles vão fazer MESH e meus dispositivos vão conectar conforme o nível de sinal Certo?
A questão é... onde ficaria esse 2º AP AX20, eu tenho já passado um cabo RJ45, por isso que eu pedi, se teria como fazer MESH através do cabo de rede...

Pois ai receberia o sinal sem perdas, e na velocidade de 1 GBPS (o que a porta lan suporta)

O Que eu queria fazer era... fazer uma rede WIFI Mesh (mandando mesmo SSID, sem ter aquela putaria de desconectar de uma e ir pra outra bla bla como funciona os repetidores), mas usando do 1º pro 2º AP um cabo de rede... já que tenho a possibilidade de usar....

Obrigado.
 
Última edição:
Rede MESH funciona com cabo de rede ou como repetidor, mas como repetidor é BEM RUIM a velocidade diminui em 1/3 e o Ping aumenta em 6x.

Você pode ligar os 2 AX20 direto no Modem da operadora OU ligar 1 AX20 no Modem e depois ligar 1 AX20 no outro AX20 via LAN to LAN. Ai você configura o mesmo SSID, mesma senha, mesmo protocolo WPA2, desativa o WPS e pronto.
 
Rede MESH funciona com cabo de rede ou como repetidor, mas como repetidor é BEM RUIM a velocidade diminui em 1/3 e o Ping aumenta em 6x.

Você pode ligar os 2 AX20 direto no Modem da operadora OU ligar 1 AX20 no Modem e depois ligar 1 AX20 no outro AX20 via LAN to LAN. Ai você configura o mesmo SSID, mesma senha, mesmo protocolo WPA2, desativa o WPS e pronto.

Mas ai não seria MESH? pois ai vai ficar 2 redes com o mesmo SSID porem com MACS diferentes ou seja, quando o dispositivo não conseguir sinal da 1º rede, vai desconectar e conectar na 2, tipo um repetidor convencional.... queria saber se da pra fazer o tal do Mesh
 
E tu acha que um Roteador AX top de linha não aguenta 40 aparelhos conectados ????? Quem te disse isso ? vc por acaso trabalha com isso ? pelo que parece não.

Tu acha que precisa de um hardware dedicado para ter um simples DHCP ?

Qualquer modem/roteador da operadora que seja AX já gerencia muito bem mais de 100 aparelhos conectados via Switch e com ajuda de AP secundários.

PFSense é um firewall bem +-, se fosse realmente coisa de outro mundo, as 1000 maravilhas, CISCO e Juniper usavam e não perdiam tempo criando seus próprios softwares.
OpenWRT é outra abominação, AccessPoint empresarias não usam, eles tem o proprio software, então eles estão perdendo tempo ?

Prefiro 1000x o software da TP-Link/ASUS/Netgear nativos em seus aparelhos do que falar para uma pessoa LEIGA mexer com PFSense e OpenWRT.
E a questão ali é só sobre suportar 40 aparelhos? Ou essa é apenas mais uma entre as outras necessidades e interesses que ele disse que tem? Eu só vi o que ele tem + interesses + quanto ele estava disposto a gastar e dei uma sugestão!

Na minha opinião, quando vc tem vários dispositivos IoT\smart na casa, um roteador com uma gerencia mais completa e melhor, é o ideal.

Agora porque raios tu fica batendo nessa tecla de Pfsense? Eu por acaso mandei ele usar pfsense em especifico? Ou só inclui o pfsense na lista de exemplos de sistemas que ele pode usar se ele QUISER porque x86 suporta "tudo"? Esquece o que está escrito no anuncio do aliexpress, pense um pouco antes de tirar conclusões :bwahaha:
Outra coisa é cada um usa o que quiser de sistema para roteamento e gerencia de rede, independente se tu fica incomodado com isso ou não :limo:.

Tu fica me criticando, falando de Pfsense em ambiente doméstico, mais fica falando sobre ambiente empresarial em uma conversa sobre ambiente doméstico? Aonde que esse teu papo do que é ou não usado em ambiente empresarial e de que forma, entra no contexto aqui? Não entra, pois estamos falando de um ambiente doméstico, portanto :isquero: o que o ambiente empresarial usa ou deixa de usar, isso é informação que não importa aqui :alan: Fora que o ambiente empresarial é outro completamente diferente... E do jeito que tu fala, parece que tu se refere apenas sobre ambientes empresariais "grandes", como se não existissem ambientes menores que não tem necessidade de cisco ou juniper e o pfsense ou outros atenderiam muito bem.

E sobre o openwrt em ambiente empresarial, o foco do sistema não é esse! E se vc não sabe, existem vários fabricantes de AP's empresarias\industriais que usam openwrt modificado como software de seus hardwares... :coolface:

Openwrt é opensource, modular, atualizado(a não ser que o roteador for muito antigo e limitado) e traz features uteis, importantes e atuais para o ambiente doméstico tipo cake para quem joga, adblock para rede toda, banip e muitos outros que podem ou não ser usados e isso vai depender apenas da necessidade da pessoa.

Inclusive fornece atualizações para roteadores já abandonados pelas fabricantes e também fornece as features citadas acima e muitas outras como mesh\fast roaming a roteadores tplink que inclusive não possuem tais features de fabrica e funciona liso, segue abaixo:




E outra, pessoa leiga? Qualquer pessoa pode aprender, o que não falta no mundo do openwrt por exemplo é documentação, tutoriais e o forum enorme com pessoas cheias de conhecimento! O @pistore310 já veio aqui em um forum, usa dispositivos IoT, fala sobre 2.5 GBe, fala sobre load-balance? O que eu vejo aqui é uma pessoa que tem interesse em apreender e\ou que já tem alguma base...

Outra coisa que poder ser util para ele é hospedar o home assistant no docker para gerir os dispositivos IoT\smart da casa dele.

Asus e netgear? No BR? Só compra essas marcas por aqui atualmente quem gosta de rasgar dinheiro, com esses roteadores GAYmers overpriced para caralho.

Fora que os roteadores da asus tem muita brecha de segurança(não sei netgear, nunca usei), volta e meia tem algum problema grave de segurança! Só ver o histórico de noticias e eu tive por muitos anos um RC-AC86U, sei muito bem disso...

Asus só se salva devido ao firmware do merlin e os scripts da comunidade! Inclusive o serviço de DDNS da Asus que era usado por muitos era uma piada de mal gosto com falhas grotescas que expos e prejudicou muita gente, inclusive conheço uma pessoa que teve o roteador invadido(aonde mudaram idioma para chines e adicionaram uma vpn no roteador redirecionando todo o trafego do roteador asus dele para china) devido a DDNS da asus + falhas de segurança do próprio firmware stock. Outra coisa é que o sistema da asus não é nada mais do que um openwrt da vida modificado, já que a origem dele é o tomato firmware que não deixa de ser um clone\irmão do openwrt, ou seja, tu fala que openwrt é abominação e recomenda asuswrt? :gente:

Só um simples exemplo:

https://www.securityweek.com/asus-warns-cyclops-blink-botnet-targeting-its-routers

Não precisei nem voltar muito no tempo para ver merda de segurança no firmware da asus. :omfg:

Com os 2 mil que ele quer pagar no AX90, ele compra um x86 dos que eu recomendei e dois ax6s da xiaomi para fazer o mesh, inclusive ele escolhe se quer usar o mesh da própria xiaomi ou o fast roaming do openwrt, já que o openwrt já suporta o ax6s também.

Jesus vão brigar aqui kkkk

Achei valido também a sua ideia de usar um OpenWRT (no passado usei em roteadores cisco isso a 10 anos atrás kkk)

É um investimento mais alto, (olhei o de 8gb DDR4 + 128 SSD NVME) gira na faixa de R$ 1.500,00
Basicamente hoje o que eu tenho é vários dispositivos IoT, algumas cameras Ips (2 pela rede) , 3 IPTV Assisto em FHD ...
Então não tenho um trafego tão elevado de banda... até porque não uso tudo ao mesmo tempo e os dispositivos IoT não consomem praticamente nada, só ficam conectados na rede, gerando o mínimo consumo de banda....

Mas, mas.... pensando bem achei interessante essa opção que você passou também, não tenho um conhecimento avançado técnico em redes, mas acredito que instalando um FW OPENWRT, conseguiria fazer o meu tão esperando Load Balance (que seria mais pra uma garantia de banda, caso uma falhasse teria a outra (NET e Vivo)...

Só me tira uma dúvida, se eu comprar ele, por exemplo:
Modem NET Bridge -> PFSense Autenticando e roteando
Modem VIVO Bridge -> PFSense autenticando e roteando

E o proprio PFsense ou OpenWRT enfim o que eu escolher de FW, vai distribuir os ips DHCP , controlar abertura de portas, DDNS, Firewall ... até ai beleza...

E no caso se eu comprar mais um AX20 pra fazer rede MESH, ai ficaria com 2 AX20 , eles vão trabalhar como bridge no caso? não vão ter sobrecarga nenhuma? apenas distribuir o sinal de WIFI? Em qual modo eles trabalharariam?

Obrigado por enquanto
Não precisa ser esse modelo ai de 1500 com 8GB DDR4 e 128 de ssd, vc pode pegar a versão sem storage e ram e colocar bem menos ram e storage que sai mais barato tbm.

No final das contas, existem N sugestões aqui, é só pesar na balança o que vc achou interessante, quanto vc quer gastar e etc.

Quanto aos AX20, eles trabalhariam em modo AP(DHCP desativado, ip fixo atribuído e etc) e não em modo roteador, agora quanto a mesh realmente não sei se eles suportam pois passo longe de tp-link a muito tempo! Agora existe o esquema de pseudo mesh igual já foi explicado por outros.

Não gosto de ficar limitado pelo o que uma empresa quer ou não fornecer no software dela. Aqui eu uso openwrt com adguard home para bloquear propagandas na rede toda(tirando youtube) e banip para usar listas de bloqueio tipo cisco talos + outras listas para bloquear ips maliciosos de listas conhecidas + bloquear paises como china, russia e etc.
 
Última edição:

daria para pegar 2 desses ?

sobre passar cabo, você poderia usar canaletas
canaletas-plasticas_0.jpg
e furar as paredes para passar o fio.

Não tem outro jeito, replicar sinal via Wifi fica muito ruim para você assistir filmes em 4K e jogar Online.
Agora se você ligar 2 ou 3 roteadores via Cabo de rede fica perfeito para se jogar online via Wifi e assistir 4K
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
 
Não sei te afirmar, mas no forum da TPLink disseram que não tem como agregar as WAN..
Apesar de que não precisa gastar tudo isso num agregador.. o OpenWRT faz isso com qualquer roteador suportado.


Pesquise direito sobre Mesh da TPLink, pois pra mim, nenhum roteador da TP-Link faz mesh com outro.. apenas com extensores..
Vc pode acabar gastando dinheiro à toa..



Se pegar um M4 ele pode te atender, mas cabeado, ele estará no limite da velocidade Wifi5 com 600mbps.. Se quer pegar algo mais pensado para o futuro até 1gbps, pode procurar algum sistema AX.. Se quiser ir mais longe, procure algum sistema AX com 2.5gbps de WAN..

Se tem IPTV da Vivo, não coloque o HGU em bridge.. melhor deixar os pontos em modo AP mesmo..

Eu particularmente parti para a solução de importar roteadores para montar Mesh AX.. Ficou bem mais barato do que se eu procurasse uma solução Mesh completa Wifi 6..
Dos roteadores AX que eu conheço, os da Xiaomi/Redmi, Huawei e Asus conseguem fazer mesh..

Mas se quer uma solução Mesh completa de 3 pontos AX, acho que o mais barato seria o Deco X20, com capacidade de 1200mbps no Wifi 6, que nao sai por menos R$1,5k..
Obrigado pela resposta.

O sistema mesh funciona quando o pontos estão conectados via cabo ou somente Wifi?

Desses roteadores importados, qual voce recomenda?

Aqui são:
5 TVs Smart
3 MiBox 4K
1 PC Gamer
3 Notebooks
5 smartphones (E quando recebemos visitas, podem alcançar uns 30 smartphones conectados).

Estou vendo o valor desse pack DECO X20 e também o X60, ambos da TP-Link, mas fiquei interessados nesses importados.
 
Tem sim. Só confere se o teu é modelo americano ou europeu/internacional:

OpenWrt 21.02.2 para o Archer C6 v2 (US):

OpenWrt 21.02.2 para o Archer C6 v2 (Internacional):

Para gravar a primeira vez (usando o firmware original) usar o firmware "Factory" dos sites acima.

Próximas atualizações já com OpenWRT usar o firmware "Sysugrade" dos sites acima.

Porém note que o OpenWRT é para usuários avançados. Geralmente é mais difícil de usar do que os firmwares originais.

Note também que existe uma chance (pequena mas existe) de vc bricar o roteador na atualização. Em alguns casos o processo de voltar para o firmware original também é complicado (exige uso de TFP ou até mesmo ter que abrir o roteador e fazer a operação via cabo UART).
consegui instalar aqui no archer c6, porem 2 coisas: o sinal do wifi ficou mais fraco do que o original, como configurar melhor? principalmente o 5ghz
e ao fazer testes de velocidade o consumo de cpu vai a 100%, é normal isso? ou tem algo que posso desativar?
 
consegui instalar aqui no archer c6, porem 2 coisas: o sinal do wifi ficou mais fraco do que o original, como configurar melhor? principalmente o 5ghz
e ao fazer testes de velocidade o consumo de cpu vai a 100%, é normal isso? ou tem algo que posso desativar?
Em Network -> Firewall, ativar o Routing/NAT Offloading. Quanto ao wifi deve se só ajuste de potencia, canal e etc, tem que ver nas configs do wifi.
 
Obrigado pelo seu comentário, bem detalhado. Acho que vou acabar comprando o ax50 mesmo. Como você falou é quase certo que serei taxado caso compre o ax6000, ficará caro com a taxa.
Comprei o Ax6000 e recebi no início de março. Na época saiu mais de 700 reais e não paguei taxa. Agora pelo que estou vendo a mesma loja entrega por menos de 600 reais, mais enfim a taxa é sempre um risco.
 
Comprei o Ax6000 e recebi no início de março. Na época saiu mais de 700 reais e não paguei taxa. Agora pelo que estou vendo a mesma loja entrega por menos de 600 reais, mais enfim a taxa é sempre um risco.
Acho que no momento atual eles estão taxando mesmo é celular, ta passando muito coisa, porém, sempre tem risco! Eu tbm peguei um AX3600 a pouco tempo no ali por 650 e passou sem taxa e a caixa desses roteadores é bem grande...

Porém, agora em diante pode ser que mude com toda quela palhaçada do velho da havan, da multilaser e outros tentando ferrar com as importações da china.
 
Obrigado pela resposta.

O sistema mesh funciona quando o pontos estão conectados via cabo ou somente Wifi?

Desses roteadores importados, qual voce recomenda?

Aqui são:
5 TVs Smart
3 MiBox 4K
1 PC Gamer
3 Notebooks
5 smartphones (E quando recebemos visitas, podem alcançar uns 30 smartphones conectados).

Estou vendo o valor desse pack DECO X20 e também o X60, ambos da TP-Link, mas fiquei interessados nesses importados.
O Sistema Deco funciona tanto com Wifi como rede cabeada. Se fizer backhaul Wifi, tenha em mente que metade da banda será usada para comunicação com o ponto principal e a outra metade pro cliente.. entao teoricamente você teria algo próximo a metade da capacidade disponível de Wifi.

O problema não é tanto o numero de clientes, já que a maioria dos roteadores hoje tem mais de 128Mb de RAM.. pra vc, um roteador de 256Mb daria conta.
O problema é o quanto de velocidade você tem de link principal e o quanto quer simultaneamente para cada cliente, assim como o quanto pretende nos cantos mais distantes da casa.

Eu nunca recomendo os Huawei, por serem caros na versão boa e capados na versão mais acessível.
Por outro lado, minha experiencia hoje com os Xiaomi/Redmi está excelente.. Alcance gigante e facilidade de criar Mesh..
Uso um AX6 e um AX5. O equivalente ao AX6 hoje é o AX5400, que ta saindo uns R$450 hoje..
Mas daria para montar rede Mesh com o AX3000 (equivalente ao AX5/AX1800) de R$250 tranquilamente.

Mas ai não seria MESH? pois ai vai ficar 2 redes com o mesmo SSID porem com MACS diferentes ou seja, quando o dispositivo não conseguir sinal da 1º rede, vai desconectar e conectar na 2, tipo um repetidor convencional.... queria saber se da pra fazer o tal do Mesh
Quando falamos em Mesh, falamos num grupo de 2 ou 3 protocolos que servem não apenas para um ponto se comunicar com outro, mas de formas que os satélites e clientes se comunicam em segundo plano para preparar e efetuar uma transferencia de ponto de conexão praticamente transparente.

Mas o fato de dois roteadores terem o protocolo, não significa que funcionam entre si. OneMesh AINDA NÃO FUNCIONA ENTRE DOIS ROTEADORES.
Se pegar dois AX20 você NÃO VAI TER MESH. Vai ter apenas dois roteadores em modo AP servindo o mesmo SSID.. Dessa forma o cliente AINDA VAI se manter conectado ao primeiro ponto, mesmo com o segundo ponto mais forte ao lado. Ele só vai se desconectar da primeira rede quando o sinal atingir niveis inviáveis de comunicação.
 
Em Network -> Firewall, ativar o Routing/NAT Offloading. Quanto ao wifi deve se só ajuste de potencia, canal e etc, tem que ver nas configs do wifi.
liguei ontem a noite... mas acho que o roteador nao esta aguentando... ontem a noite a internet parou, fui olhar e o uso de memoria estava 95%, reiniciei e voltou... funcionou até agora ha pouco, e parou de novo, mas como nao estou em casa nao sei se foi mesma coisa, deve ter sido... apesar que logo cedo olhei e estava em 40% de uso de memoria e 60% livre, e so minha patroa que ta em casa usando, mesmo assim parou.... é... acho que vou ter de comprar o nanopi mesmo, com fonte e cartão dá uns 700 pilas!!!!
pode ser o pacote do nextdns que instalei, é bugado, fica em 543% de VSZ!!!! depois testo desativar, mas daí nem faz sentido, coloquei openwrt justamente pra fugir do proxy de dns do meu provedor, que gosto em todos os outros quesitos, menos nesse, por isso nao quero trocar kkkk
bom posso tentar tb o https-dns-proxy pra algum outro server dns, testei no nextdns mas a latencia ficou alta, bem mais do que usando pelo pacote instalado.
e o nanopi posso instalar adguard home (sem espaço no archer c6 pra isso) e ter um bom cache local tb certo?
 
Última edição:
Chegou a instalar via CLI?
o que seria? ainda to por fora das nomenclaturas.
eu instalei o pacote com o comando
Código:
sh -c "$(curl -sL https://nextdns.io/install)"
e configurei o ID da minha conta nextdns, e isso que fica em 543% VSZ
pelo https-dns-proxy tb funciona, mas a latencia fica bem alta, diferente do metodo anterior.
 
Via Linha de comando.

Também tentou instalar pela LuCi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso pode ser por conta do cache.
ah sim foi linha de comando, testei stock e snapshot, com e sem cache, dá no mesmo... alias atualmente ta com cache desativado.
 
liguei ontem a noite... mas acho que o roteador nao esta aguentando... ontem a noite a internet parou, fui olhar e o uso de memoria estava 95%, reiniciei e voltou... funcionou até agora ha pouco, e parou de novo, mas como nao estou em casa nao sei se foi mesma coisa, deve ter sido... apesar que logo cedo olhei e estava em 40% de uso de memoria e 60% livre, e so minha patroa que ta em casa usando, mesmo assim parou.... é... acho que vou ter de comprar o nanopi mesmo, com fonte e cartão dá uns 700 pilas!!!!
pode ser o pacote do nextdns que instalei, é bugado, fica em 543% de VSZ!!!! depois testo desativar, mas daí nem faz sentido, coloquei openwrt justamente pra fugir do proxy de dns do meu provedor, que gosto em todos os outros quesitos, menos nesse, por isso nao quero trocar kkkk
bom posso tentar tb o https-dns-proxy pra algum outro server dns, testei no nextdns mas a latencia ficou alta, bem mais do que usando pelo pacote instalado.
e o nanopi posso instalar adguard home (sem espaço no archer c6 pra isso) e ter um bom cache local tb certo?




:limo:

OpenWRT sendo pior que o FIRMWARE do PROPRIO Fabricante ? Nãooooo pode ser...
 
ah sim foi linha de comando, testei stock e snapshot, com e sem cache, dá no mesmo... alias atualmente ta com cache desativado.
Eita... Aí complicou.. Então acho que não tem muito o que fazer... Eu tentaria fazer tudo do zero novamente, mas sei que um saco isso.
 
Eita... Aí complicou.. Então acho que não tem muito o que fazer... Eu tentaria fazer tudo do zero novamente, mas sei que um saco isso.
dá nada não, é bugado mesmo...

 
dá nada não, é bugado mesmo...

Eu vi esse link... Aqui felizmente tá liso (NanoPi RS4)... Mas é aquela coisa, o Openwrt é uma roleta russa, pra uns funciona bem (e quando tá liso evitar mexer), enquanto pra outros é só dor de cabeça... Também usava o NextDNS no EdgeOS/EdgeRouter X, também rodava liso.
 
Eu vi esse link... Aqui felizmente tá liso (NanoPi RS4)... Mas é aquela coisa, o Openwrt é uma roleta russa, pra uns funciona bem (e quando tá liso evitar mexer), enquanto pra outros é só dor de cabeça... Também usava o NextDNS no EdgeOS/EdgeRouter X, também rodava liso.
vou pegar o nanopi mesmo, vai ser melhor solução!
 
Pessoal atualmente tenho duas redes em casa por não possuir mesh, gostaria de fazer um esquema de rede mesh com duas internets que tenho em casa.
Atualmente tenho um Asus RT-AC59U + 2 modens das operadoras e gostaria de manter as duas internets conectadas como balancer, não me importo de juntar as duas em real time e sim se uma cair a outra assume.

Algum aparelho mesh que faça a mesma função do Asus? Ou eu deixo os três e desabilito o wifi de todos e deixo o asus fazer o balancer também ...

Não sei se é relevante mas em uma residência sobrado de aproxidamente 400 m²
 
OpenWRT sendo pior que o FIRMWARE do PROPRIO Fabricante ? Nãooooo pode ser...

Não é raro haver alguma limitação com drivers wi-fi. O usuário consegue "X" de velocidade no wi-fi com o firmware original da fabricante do router, instala o OpenWRT e cai para "Y" e nem sempre para por aí... Tem soluções como o router Flint AX1800 da GL Inet, o equipamento sai de fábrica com OpenWRT (customizado) rodando redondinho e com foco em segurança, perfil pronto para várias VPN's comerciais do mercado incluindo suporte aos protocolos OpenVPN e Wireguard, Ad-Guard Home integrado, NextDNS e CloudFlare além de boas configurações para o preço ($99 dólares).

Se você indica um equipamento assim uma parcela vai alegar que não vale a pena pois a build do OpenWRT que foi implementada no Flint é relativamente antiga. Quando você pega um router compatível com OpenWRT e porta o firmware substituindo o original da própria fabricante vc vê na prática que nem tudo é Alice no País das Maravilhas...

Especificações:

CPU IPQ6000 Quad-core @1.2GHz + 1 core NPU @1.5GHz
512MB de RAM
Flash 128MB
5 portas Gigabit
Porta USB 3
Wi-Fi 6 (AX1800)





Informações complementares:

OpenWRT personalizado no firmware de fábrica;
AD-Guard Home integrado;
Integração com NextDNS e CloudFlare;
Dezenas de perfis VPN pré-configurados no firmware;
Suporte a Wireguard e OpenVPN;
Aplicativo móvel;
Preço $99 dólares (na data dessa postagem R$496 reais na loja oficial da GL Inet do Ali Express);
GL Inet é fabricante com foco em roteadores VPN de uso doméstico e comercial.



Flint.jpg


ax1800_hardware.png


Perfis pré-configurados para dezenas de provedoras VPN comerciais


30-commercial-vpn-provider_4.jpg


O Qualcomm IPQ600 Cypress entrega velocidades muito boas no protocolo Wireguard, mesmo em OpenVPN ele entrega mais de 100Mbps, tem muitas plaquinhas por ai que que tem desempenho pífio em OpenVPN que ainda é o padrão da indústria, justamente porque está há anos no mercado e já foi explorado exaustivamente.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo