[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pessoal,

Tenho um tp-link AX53 conectado via WAN no router do provedor, configurado como AP.
Tá com IP fixo, funciona certinho, os wifis do router do provedor desligados para não dar problema.

Notebook conectado via cabo de rede nele, download bate nos 700Mbps do meu plano, até um pouco acima as vezes.

Se desligo o cabo e coloco via wifi, não passa de 450/480, mesmo estando literalmente do lado do router.

Meu celular, com Wifi6, mesma coisa/velocidade.

Se ativo o wifi 5G do router do provedor só para testar, chegou bem perto dos 700Mbps.

Alguma ideia do que possa ser? Eu achei que podia ser algo pelo setup ser router provedor > AX53, mas via cabo de rede vai, então só pode ser alguma configuração da minha rede 5G né?

Abs

Pessoal,

Tenho um tp-link AX53 conectado via WAN no router do provedor, configurado como AP.
Tá com IP fixo, funciona certinho, os wifis do router do provedor desligados para não dar problema.

Notebook conectado via cabo de rede nele, download bate nos 700Mbps do meu plano, até um pouco acima as vezes.

Se desligo o cabo e coloco via wifi, não passa de 450/480, mesmo estando literalmente do lado do router.

Meu celular, com Wifi6, mesma coisa/velocidade.

Se ativo o wifi 5G do router do provedor só para testar, chegou bem perto dos 700Mbps.

Alguma ideia do que possa ser? Eu achei que podia ser algo pelo setup ser router provedor > AX53, mas via cabo de rede vai, então só pode ser alguma configuração da minha rede 5G né?

Abs
Respondi lá no tópico mais adequado: https://forum.adrenaline.com.br/thr...diagnosticos-complexos.621752/post-1076687555

Pessoal,
comprei um Huawei ax3 pro ws7206 dual core (versão homologada pela anatel). Comprei ele pra melhorar o wifi aqui em casa em relação ao roteador da vivo.
Acontece que tive a surpresa do alcance do sinal 5GHZ ser pior que o da vivo.
Não sei se há alguma configuração errada ou seja o roteador mesmo. Li que a potencia do sinal é limitada na versão global mas não achei que fosse tanto kkkk
Tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

Desde já agradeço

Qual roteador escolher para o modem da vivo GPT-2741GNAC-N2?

Preciso instalar um roteador na minha casa porque o wifi do modem GPT-2741GNAC-N2 da VIVO não consegue chegar em todos os cantos dela, além disso, pretendo também conectar o computador do meu primo diretamente no novo roteador. Temos uma internet de 300MB.
Tenho algumas opções de roteadores em mente, porém, não sei se elas servem para esse modem ou para o que eu quero fazer.

A) W5-1200G
B) RX 1500
C) W5-2100G

Como eu não entendo do assunto, se tiver uma opção melhor e barata de roteador, pode mandar ai.

Pessoal, estava de olho no TP-Link AX73 mas ele anda bem caro e li em algum lugar que dava pra pegar uns modelos empresariais de entrada por uns R$1000 que valiam mais a pena. É verdade? Se for, quais modelos seriam?
To na dúvida também de pegar um AX72 ou AX73, queria bater próximo dos 1000mw, mas não sei se chega. Não tava querendo importar um Redmi AX3000, mas me preocupo com a rede mesh para o apartamento.

Pessoal,
comprei um Huawei ax3 pro ws7206 dual core (versão homologada pela anatel). Comprei ele pra melhorar o wifi aqui em casa em relação ao roteador da vivo.
Acontece que tive a surpresa do alcance do sinal 5GHZ ser pior que o da vivo.
Não sei se há alguma configuração errada ou seja o roteador mesmo. Li que a potencia do sinal é limitada na versão global mas não achei que fosse tanto kkkk
Tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

Desde já agradeço
O sinal 5.2GHz da versão não chinesa dos Huawei que eu pesquisei são limitados a 20% da potência do roteador chinês (~200mW vs 1000mW).
Mas segundo a Anatel, os testes em 5.8GHz (canais 149-165) apresentaram potenciaas próximas de 1000mW.. Pode ser uma opção, pois em 5.2GHz (canais 36-64) a potencia não passou dos 200mW..
Então faça um teste e use os canais acima do 149 e veja se o alcance melhora.

Tecnologias​
Designação de Emissões​
Tipo de Modulação​
Faixa de Frequências Tx (MHz)​
Potência Máxima de Saída (W)​
OFDM​
19M1X9D​
BPSK QPSK 16-64-128-256 -512-1024-QAM​
2.400,0 a 2.483,5​
0,9417​
OFDM​
BPSK QPSK 16-64-128-256-512-1024-QAM​
5.150,0 a 5.350,0​
0,195​
OFDM​
5.470,0 a 5.725,0​
0,6252​
OFDM​
77M8X9D​
5.725,0 a 5.850,0​
0,9842​

O Certificado da Anatel é o 01227-22-03257 e pode ser encontrado no site https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml

Última edição:
O sinal da versão não chinesa dos Huawei que eu pesquisei são limitados a 20% da potência do roteador chinês (~200mW vs 1000mW).
Mas segundo a Anatel, os testes em 5.8GHz (canais 149-165) apresentaram potenciaas próximas de 1000mW.. Pode ser uma opção, pois em 5.2GHz (canais 36-64) a potencia não passou dos 200mW..
Então faça um teste e use os canais acima do 149 e veja se o alcance melhora.

Tecnologias​
Designação de Emissões​
Tipo de Modulação​
Faixa de Frequências Tx (MHz)​
Potência Máxima de Saída (W)​
OFDM​
19M1X9D​
BPSK QPSK 16-64-128-256 -512-1024-QAM​
2.400,0 a 2.483,5​
0,9417​
OFDM​
5.150,0 a 5.350,0​
0,195​
OFDM​
5.470,0 a 5.725,0​
0,6252​
OFDM​
77M8X9D​
5.725,0 a 5.850,0​
0,9842​

O Certificado da Anatel é o 01227-22-03257 e pode ser encontrado no site https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml
Mudei pra 149 e resolveu cara. Muito obrigado

Qual roteador escolher para o modem da vivo GPT-2741GNAC-N2?

Preciso instalar um roteador na minha casa porque o wifi do modem GPT-2741GNAC-N2 da VIVO não consegue chegar em todos os cantos dela, além disso, pretendo também conectar o computador do meu primo diretamente no novo roteador. Temos uma internet de 300MB.
Tenho algumas opções de roteadores em mente, porém, não sei se elas servem para esse modem ou para o que eu quero fazer.

A) W5-1200G
B) RX 1500
C) W5-2100G

Como eu não entendo do assunto, se tiver uma opção melhor e barata de roteador, pode mandar ai.
Seu roteador já possui 812mW de potencia em 5.2GHz. O melhor dos roteadores que você listou possuem menos de 1/3 dessa potencia.. então vc estaria perdendo sinal comparado ao Mitra.
Se o alcance não é suficiente, trocar o roteador não será a solução, pois praticamente você já possui um roteador que está quase no máximo da potencia permitida.
Talvez a melhor solução seja passar cabo de rede e montar um sistema Mesh.

Faixa de Frequências Tx (MHz)TecnologiaGPT-2741GNAC-N2
02877-18-08916
W5-1200G
08137-21-00160
W5-2100G
073052-20-0160
RX 1500
065102-20-0160
2400 a 2483,5OFDM / 802.11n (40 MHz)284 mW336 mW347 mW530 mW
5150- 5350OFDM / 802.11ac (80MHz)812 mW38 mW194 mW297 mW
5725 a 5850OFDM / 802.11ac (80 MHz)630 mW356 mW715 mW544 mW

Os valores acima podem ser encontrados nos testes da Anatel sob numero 02877-18-08916

Última edição:
Olá! Estou pensando em importar um mi router ax3000, tenho ciência que pode ser taxado ou não, mas vi aqui no forum (post de Junho) um usuário que teve devolvido para China. Como tem sido as experiências? Desde já agradeço, obrigado!

Olá! Estou pensando em importar um mi router ax3000, tenho ciência que pode ser taxado ou não, mas vi aqui no forum (post de Junho) um usuário que teve devolvido para China. Como tem sido as experiências? Desde já agradeço, obrigado!
Se parar na alfandega, geralmente é barrado pela Anatel e devolvido ao remetente.
Vai muito da sorte, mas se for devolvido é só abrir disputa e pedir reembolso pro vendedor.

Recentemente comprei uma Mi Box que geralmente é devolvida também, mas passou sem problema.

Fala pessoal! Achei bacana demais o tópico.

Queria uma ajuda: tenho um roteador Netgear R7800 (com dd-wrt) e um Linksys EA6400 como AP. Esse EA6400 está horrível de alcance (o R7800 tb não é lá essas coisas), e vi ótimas sugestões por aqui.

Minha pergunta é: para uso apenas como AP (ligado via cabo), qual vcs recomendam importar? O Redmi AX6000 tem um bom processador, mas para usar apenas como AP talvez seja subutilizado, né? dd-wrt ou OpenWRT seria bom, mas não imprescindível. Abraços!

Fala galera, me dêem dicas, meu roteador tô link c3150 foi pra vala e preciso de um. Vi a galera recomendando o Ax73 e o Xiaomi AX6000, quero cobertura de sinal, qual recomendam? Pode ser algum outro modelo.

[]`s

Fala galera, me dêem dicas, meu roteador tô link c3150 foi pra vala e preciso de um. Vi a galera recomendando o Ax73 e o Xiaomi AX6000, quero cobertura de sinal, qual recomendam? Pode ser algum outro modelo.

[]`s
Ax73 eh ok pelo q falam,na prime day estava por 650 mas já acabou.... no ali tem o redmi ax6000 (volte umas páginas e comece a ler), paguei 450 no meu via ali mas ainda n chegou (e tem risco de ser taxado ou barrado pela anatel)

Qual seria o melhor Mesh da TPlink?
É difícil responder essa pergunta sem maiores detalhes, ainda mais em WiFi que não é uma tecnologia plug & play. Em se tratando de WiFi é mais fácil as coisas darem erradas do que certo, principalmente se não tiver um bom planejamento.
Enfim, esses dois modelos que você citou são bastante caros, o que suponho que você está querendo investir, pois necessita de desempenho, seja em velocidade ou latência, só que a tecnologia Mesh (repetição de sinal WiFi) é meio aversa a velocidade e latência, ao contrário do que as marcas vendem. Se precisa de desempenho e quer investir, prefira um bom setup de roteador + Acess Points ligados via cabo, que pode ser inclusive os APs da linha Deco, mas ligados por cabo.

É difícil responder essa pergunta sem maiores detalhes, ainda mais em WiFi que não é uma tecnologia plug & play. Em se tratando de WiFi é mais fácil as coisas darem erradas do que certo, principalmente se não tiver um bom planejamento.
Enfim, esses dois modelos que você citou são bastante caros, o que suponho que você está querendo investir, pois necessita de desempenho, seja em velocidade ou latência, só que a tecnologia Mesh (repetição de sinal WiFi) é meio aversa a velocidade e latência, ao contrário do que as marcas vendem. Se precisa de desempenho e quer investir, prefira um bom setup de roteador + Acess Points ligados via cabo, que pode ser inclusive os APs da linha Deco, mas ligados por cabo.
Obrigado pela sua reposta.
Eu irei conectar tanto Deco quanto ap por cabo. Nada será por wifi, o desempenho despenca horrores.

Qual é a grande diferenca entre o Deco X50 e X60?
Qual seria o melhor Mesh da TPlink?
Dei um google só de curiosidade e pra variar, as empresas fazendo salada com os modelos... modelo mais novo com numero menor e com coisas melhores e outras piores que os predecessores e no final ninguém sabe qual comprar.

Acho que as principais diferenças são:
- X50 é mais novo;
- X50 tem 3 portas gigabit enquanto o X60 tem apenas 2;
- X50 apesar de mais novo, tem CPU Dualcore 1.0GHz, enquanto o X60 é Quadcore 1.0GHz;
- X50 tem duas streams no 5GHz e duas no 2.4GHz. No X60 essa informação é mais confusa: Ele parece ser 3x3 no 5GHz em modo AC (wifi5) e 2x2 no modo AX(wifi6) igual o X50;
- X50 tem banda 160MHz, enquanto o X6 parece funcionar apenas em 80MHz;
- X50 é mais barato;

De igual, ambos são AX3000.

E de maneira geral, a firmware/software aparenta ser bem limitado. Parece ser tudo meio plug&play, sem muitas opções pra customização.

Como são produtos não muito baratos, recomendaria vc perder um tempo vendo diferentes vídeos e reviews deles. As unicas 2 limitações que vi no X60 foram as 2 portas Gigabit apenas e a limitação da banda em 80MHz (o que não é um problema pra maioria das pessoas, já que a maioria dos dispositivos ainda não faz uso de 160MHz).

Última edição:
Obrigado pela sua reposta.
Eu irei conectar tanto Deco quanto ap por cabo. Nada será por wifi, o desempenho despenca horrores.
Entendido, então você está em outro patamar. Apesar desses modelos que você citou serem uma boa opção, eu sugiro você olhar também roteadores que também funcionam em modo AP. Eu prefiro eles, pois possuem mais opções de configurações. Esses modelos MESH não permitem mudar o canal, potência do sinal, largura do canal, essas coisas que permitem fazer um ajuste fino da rede e que podem melhorar de forma significativa a experiência. Da um pouco mais de trabalho a configuração, mas a chance de ficar melhor aumenta.

Entendido, então você está em outro patamar. Apesar desses modelos que você citou serem uma boa opção, eu sugiro você olhar também roteadores que também funcionam em modo AP. Eu prefiro eles, pois possuem mais opções de configurações. Esses modelos MESH não permitem mudar o canal, potência do sinal, largura do canal, essas coisas que permitem fazer um ajuste fino da rede e que podem melhorar de forma significativa a experiência. Da um pouco mais de trabalho a configuração, mas a chance de ficar melhor aumenta.
Então
Ubiquiti é bem caro kkkk
Qual roteador e ap vc recomendaria?

Então
Ubiquiti é bem caro kkkk
Qual roteador e ap vc recomendaria?
Sim, Ubiquiti você inicia com R$5mil no mínimo. A minha sugestão sempre é avaliar o que você precisa e quanto quer gastar.
Vou dar um exemplo de um projeto que fiz em um prédio familiar com três andares, um apartamento de 80m² por andar, uma internet compartilhada de fibra de 500Mb, onde os requisitos eram ter conexão via WiFi estável, no máximo 20 dispositivos conectados simultaneamente, sem câmera (câmera WiFi é problema, evite) e roaming de Access Point entre os andares (roaming é o que geralmente o pessoal acha que é MESH - troca de Access Point sem precisar trocar de rede). Passamos CAT5e entre os andares, deixamos a ONT da operadora como roteador, desligamos o WiFi dela, e instalamos e configuramos três Archer C6 como Access Point, um por andar em localização estratégica onde cada apartamento gostaria de ter o melhor desempenho via WiFi, bem como de forma que cobrisse todos os 80m², e realizamos os ajustes finos (troca de canal, largura do canal, etc).
Atendeu a necessidade deles, com conexão estável, podem fazer chamada de voz via WhatsApp transitando entre os andares, e tem desempenho onde precisam, sem gastar o valor de um trio Deco, por exemplo.
O problema é: essa configuração requer planejamento e saber configurar a rede. Se você não quer se preocupar com isso, o melhor é ir de Deco mesmo, só tenha em mente que os Deco têm por característica não permitir ajustes no sinal. Tenho reparado os fóruns da TP Link o pessoal reclamando que os APs Deco tem escolhido os canais WiFi que já estão saturados, prejudicando o desempenho da rede.

Tinha pego e ainda tá chegando, avisa dps se taxar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A princípio não foi taxado, recebi o e-mail do Ali agora, falando customs cleared, mas nos correios o rastreio ainda não foi atualizado.
Olhando no 17track o rastreio internacional fala isso, mas só acredito vendo o em transito pra minha cidade mesmo...
abc.png

A princípio não foi taxado, recebi o e-mail do Ali agora, falando customs cleared, mas nos correios o rastreio ainda não foi atualizado.
Olhando no 17track o rastreio internacional fala isso, mas só acredito vendo o em transito pra minha cidade mesmo...
abc.png
Eu comprei 2 redmi AX3000 recentemente (separados), no choice o vendedor declarou o valor real dele, 35 dólares, mas passaram sem taxas

Então, no Redmi AX6 não tô conseguindo passar dos 400 Mbps download e 200 Mbps de upload, meu plano é 1GB UP/DOWN. Uso ProtonVPN, o engraçado é que quando eu estava na Argentina eu conseguia velocidades de 800 Mbps no protonVPN, não lembro qual era o roteador.
A princípio, achei que poderia ser limitação do Wi-Fi do AX6, mas testei na rede cabeada e a velocidade foi a mesma, não passou dos 400 Mbps, apenas o ping caiu de 13 para 2.
Segundo, testei também com a GL.iNet mt2500a (Brume 2) rodando openwrt desligado, já que no WiredGuard não ultrapasse os 300 Mbps, e mesmo assim não fez a melhor diferença na velocidade. Pode ser limitação do roteador ou ProntonVPN?

Vocês conseguem velocidade altas usando algum outro provedor VPN? Se, sim, qual? Às vezes, pode ser o server do Proton aqui no Brazil que é lento ou um roteador melhor como o AX600 possa melhorar.

Última edição:
Então, no Redmi AX6 não tô conseguindo passar dos 400 Mbps download e 200 Mbps de upload, meu plano é 1GB UP/DOWN. Uso ProtonVPN, o engraçado é que quando eu estava na Argentina eu conseguia velocidades de 800 Mbps no protonVPN, não lembro qual era o roteador.
A princípio, achei que poderia ser limitação do Wi-Fi do AX6, mas testei na rede cabeada e a velocidade foi a mesma, não passou dos 400 Mbps, apenas o ping caiu de 13 para 2.
Segundo, testei também com a GL.iNet mt2500a (Brume 2) rodando openwrt desligado, já que no WiredGuard não ultrapasse os 300 Mbps, e mesmo assim não fez a melhor diferença na velocidade. Pode ser limitação do roteador ou ProntonVPN?

Vocês conseguem velocidade altas usando algum outro provedor VPN? Se, sim, qual? Às vezes, pode ser o server do Proton aqui no Brazil que é lento ou um roteador melhor como o AX600 possa melhorar.
Meu AX6 bate uns 800mbps no Wifi AX..
Muito provavelmente é gargalo no seu VPN..

Users who are viewing this thread

Voltar