[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
hoje aqui em SP qual a melhor internet fibra ? To querendo sair da TIM.
Olha, sou de santos (litoral de são paulo). Aqui pelo menos tanto a vivo fibra quanto a claro fibra são excelentes (sou assinante de ambas). A velocidade de ambas é excelente, as rotas de ambas também são boas (claro é melhor em algumas e a vivo melhor em outras). Ambas são bem estáveis. A claro tem CGNAT, mas é possível solicitar a saída do cgnat.

Agora, se a claro for por HFC (coaxial, antigo net virtua), em geral costuma ser um pouco inferior a fibra, mas depende do local. Tem local que o virtua é estável como uma rocha, e tem lugar que o virtua é firme igual prego na areia, porque depende do estado da rede, do numero de assinantes, do perfil de utilização dos assinantes daquele local, até dos dispositivos conectados na rede (por vezes alguma instalação irregular ou televisor antigo/defeituoso pode injetar ruído na rede e zoar o sinal de muita gente). Já fui assinante do virtua HFC em dois locais distintos, em um o serviço era ótimo, no outro não.

A realidade é que é muito importante vc perguntar aos seus vizinhos para ter uma base de como esta o serviço em sua rua, pois mesmo na fibra, a qualidade do serviço varia em cada local, as vezes um serviço pode ser perfeito em um local e inutilizável em outro local.

Lembrei também que em alguns locais de SP capital também tem oi fibra (nunca assinei, nao tem aqui em santos), porém muitas pessoas relatam problemas de rota, apesar da velocidade aparentemente ser consistente.

Pessoal,

Tenho um tp-link AX53 conectado via WAN no router do provedor, configurado como AP.
Tá com IP fixo, funciona certinho, os wifis do router do provedor desligados para não dar problema.

Notebook conectado via cabo de rede nele, download bate nos 700Mbps do meu plano, até um pouco acima as vezes.

Se desligo o cabo e coloco via wifi, não passa de 450/480, mesmo estando literalmente do lado do router.

Meu celular, com Wifi6, mesma coisa/velocidade.

Se ativo o wifi 5G do router do provedor só para testar, chegou bem perto dos 700Mbps.

Alguma ideia do que possa ser? Eu achei que podia ser algo pelo setup ser router provedor > AX53, mas via cabo de rede vai, então só pode ser alguma configuração da minha rede 5G né?

Abs
Particularmente não gosto dos Archer mas provavelmente é só ajuste.

Deixou tudo em auto ou já deu um talento? Como estão as configurações de Wi-Fi do AX53 (canal, largura de banda, etc.)?

• Curtir
Reações: YO!
Particularmente não gosto dos Archer mas provavelmente é só ajuste.

Deixou tudo em auto ou já deu um talento? Como estão as configurações de Wi-Fi do AX53 (canal, largura de banda, etc.)?

Nunca uso no Auto, mapeei os canais com um wifi analyzer aqui pelo apto para setar os com menos interferencia nas redes 2.4 e 5Ghz dele, ambos os wi-fis com o "high power" selecionado.

Já fiz vários testes mudando as bandas do 5Gh de 40 a 160mhz, desligando o radio do 2.4, mudando canais e outras configs que tem, até atualizei o firmware pois estava com alerta de pendente. Nada resolveu, e em alguns casos até piorou então voltei para o que estava.

Acho estranho a velocidade "cravar" nos 480/500. Eu to com impressão de que é algum QOS automático que o router faz no wifi, pois tenho algumas outras devices pela casa todas conectadas nele (Chromecast, Fire Stick, Robo Aspirador, outros celulares, etc), parece que ele não deixa uma device pegar toda a banda mesmo se nao tem mais nada usando.

Não é um brande problema na real, acho que nunca vejo nenhum download de coisa alguma nem chegando perto dessa velocidade, mas achei algo peculiar.

Edit: quais outras opções viáveis além dos TP-Link aqui no BR? Não tenho interesse em pegar device importada não homologada.

Eu to com impressão de que é algum QOS automático que o router faz no wifi, pois tenho algumas outras devices pela casa todas conectadas nele (Chromecast, Fire Stick, Robo Aspirador, outros celulares, etc), parece que ele não deixa uma device pegar toda a banda mesmo se nao tem mais nada usando.
E pode ser algo relacionado mesmo, mas também pode ser alguma limitação do rádio em si também.

De cara lembro de opções tipo Airtime Fairness, WMM-PS/U-APSD e coisas do gênero, teria que ver o que há mais nas configurações avançadas desse carinha.

• Curtir
E pode ser algo relacionado mesmo, mas também pode ser alguma limitação do rádio em si também.

De cara lembro de opções tipo Airtime Fairness, WMM-PS/U-APSD e coisas do gênero, teria que ver o que há mais nas configurações avançadas desse carinha.

Ele tem ambas opções, WMM está ativado, Airtime Fairness não. Testei mudando ambas, sem WMM e com Airtime Fairness piorou.

• Curtir
Ele tem ambas opções, WMM está ativado, Airtime Fairness não. Testei mudando ambas, sem WMM e com Airtime Fairness piorou.
WMM tem que ficar ativado mesmo, já o WMM-PS (Power Save, quando há essa opção) é que às vezes dá uma melhorada na velocidade.

Airtime Fairness vai do gosto do freguês, desativar melhora a velocidade mas em redes maiores convém deixar ligado para um dispositivo sozinho não consumir a banda toda.

No primeiro post vc disse que que usou a porta WAN do AX53 e que ele estaria operando como AP mas não custa perguntar:

NAT, Servidor DHCP, Firewall, HomeShield, Controles parentais e afins estão todos desativados no TP-Link? Na prática quem tá fazendo o roteamento é só o equipamento da operadora, certo?

Edit: quais outras opções viáveis além dos TP-Link aqui no BR? Não tenho interesse em pegar device importada não homologada.
Aí vai ter que voltar lá pro outro tópico :bem: , eu uso e recomendo Access Point dedicado (tenho um Unifi) mas cada caso é um caso, se for só por isso não vejo motivo.

WMM tem que ficar ativado mesmo, já o WMM-PS (Power Save, quando há essa opção) é que às vezes dá uma melhorada na velocidade.

Airtime Fairness vai do gosto do freguês, desativar melhora a velocidade mas em redes maiores convém deixar ligado para um dispositivo sozinho não consumir a banda toda.

No primeiro post vc disse que que usou a porta WAN do AX53 e que ele estaria operando como AP mas não custa perguntar:

NAT, Servidor DHCP, Firewall, HomeShield, Controles parentais e afins estão todos desativados no TP-Link? Na prática quem tá fazendo o roteamento é só o equipamento da operadora, certo?

Não tem WMM-PS de forma separada, mas na parte de cada rede tem Transmit Power e tá no High.

Sim ele está como AP, esses routers da TP-Link tem "modo AP" pra você selecionar, o que é uma mão na roda pro aparelho saber o que fazer e ele já desativa várias coisas nesse modo.
O DHCP dele tá off também, deixei ele com um IP fixo alto assim, consigo acessar o painel dele normalmente assim como o router da operadora, que é quem faz o roteamento da rede.

Deve ser algum balanceamento dele mesmo automático, e como tá no modo AP, não tenho acesso a QOS nem nada.
Enfim, not a big deal, vou até dar um toque no suporte da TP-Link sobre isso e ver se eles tem algo a falar a respeito.

Aí vai ter que voltar lá pro outro tópico :bem: , eu uso e recomendo Access Point dedicado (tenho um Unifi) mas cada caso é um caso, se for só por isso não vejo m

kkkk.

Eu cheguei a olhar os APs da Unifi, mas não achei que eu precisaria de algo assim em casa visto o custo alto dos aparelhos deles, e a maioria dos modelos com maior potencia ser de parede com cabo para entrar "atrás", não tô afim de ter que fazer "obra" pra por um AP visto que o apto é alugado rss.

vou até dar um toque no suporte da TP-Link sobre isso e ver se eles tem algo a falar a respeito.
Boa, ia sugerir isso também, não cheguei a olhar reviews dele mas tinha que dar uma olhada na performance WiFi-LAN (e vice-versa) pra ver se é próximo da porta gigabit.

Uma pela outra, se o equipamento da operadora atender bem em termos de velocidade (e principalmente cobertura) não vejo porque ter o TP-Link subutilizado e ainda sendo mais lento.

Eu cheguei a olhar os APs da Unifi, mas não achei que eu precisaria de algo assim em casa visto o custo alto dos aparelhos deles, e a maioria dos modelos com maior potencia ser de parede com cabo para entrar "atrás", não tô afim de ter que fazer "obra" pra por um AP visto que o apto é alugado rss.
É, em imóvel alugado complica mesmo, aqui deu um trabalhão fazer a instalação porque moro em um sobrado mas depois foi só alegria desde o dia 1 (em 2018) e um equipamento sozinho consegue cobrir 3 pavimentos com rede 5Ghz rápida e estável. Até estou cogitando trocar por um modelo AX (o meu é AC) mas necessidade mesmo eu não tenho, nem com trocentos dispositivos pendurados como às vezes acontece.

Acho que o fato de ser instalado no teto ou parede é justamente o que os faz funcionar bem pois assim teoricamente dá pra escolher melhor a localização e minimizar a interferência de objetos ao redor, algo que nunca consegui com equipamentos "tudo em um" (e tive vários) e também porque roteador fica em um canto da casa onde chega a fibra, já o AP está praticamente no meio.

Uma pela outra, se o equipamento da operadora atender bem em termos de velocidade (e principalmente cobertura) não vejo porque ter o TP-Link subutilizado e ainda sendo mais lento.

A colocação do router como AP foi pela cobertura, o wifi do router da operadora tem uma cobertura horrível kkk.

Com o TP-Link eu consigo cobertura na cozinha que fica no lado oposto de um apto grande 3 paredes depois de onte tá o tp-link/saida da fibra, com download na casa dos 140Mbps na rede 5Ghz, suficiente pra TV com firestick funcionar de boas.

O da operadora acho que nem aparecia a rede 5Ghz kkk

Enfim, not a big deal, vou até dar um toque no suporte da TP-Link sobre isso e ver se eles tem algo a falar a respeito.

Mandei um email para o suporte da TP-Link, e ao mesmo tempo fui dar uma olhada nos forums deles, e achei uns posts similares linkando para um artigo deles mesmo explicando a questão dos canais, com uma sugestão para colocar no canal 36 e banda em 160Mhz.

Fiz aqui e para minha surpresa o download agora fica cravado em 520Mbps. E justamente no canal mais "ocupado". Vai entender rss

Só preciso ver se alguma device vai ficar ruim estando em 160Mhz, mas pela lista no router, tudo se reconectou normalmente depois da mudança.

Update 2
Hoje a internet da Loga estava um lixão (mais do que o de costume, nem HBO funcionava), então coloquei meu TP-Link ligado no router da Vivo (temos dois links aqui).

De praxe fui rodar uns testes de velocidade, pelo celular via wi-fi, nos mesmos critérios dos testes acima, e chega na mesma velocidade via cabo de rede, 650/700 mbps (máximo do link).

Ou seja, nem é algo do TP-Link, é alguma coisa bizarra nesse router lixo da Loga mesmo e no setup que tenho aqui.

Última edição:
  • Curtir
Bom dia pessoal, não sei se este é o tópico correto, mas atualmente possuo link da TIM ultrafibra de 1Gbps, sou do RJ/capital.
Pois bem, pude testar e comparar o QoS do ER-X e do Ax-73 na minha rede e preferi do ER-X, de fato me parece utilizar melhores algoritmos, pois jogo FIFA no PS5 e quem se martiriza com isso sabe como é.

Porém o AX-73 possui uma praticidade que não consigo com ER-X, ao realizar downloads maiores, posso desabilitar o QoS e de imediato já consigo taxas de banda melhores. Já o ER-X mesmo sem nenhuma regra de QoS e com hardware offload enable, ao realizar um download maior, vi que ele só consegue manejar algo na faixa dos 400Mbps.

Minha dúvida é a seguinte, qual equipamento seria recomendado nesse caso para que eu possa ter o melhor dos dois mundos? Tanto a praticidade na hora do download que suporte toda minha banda, quanto utilizar um fq_codel (acho que é esse utilizado pela ubiquiti).

Adquiri um AX53 e uso Vivo Fibra pra não ficar nat duplo eu preciso configurar o AX como Acess Point? Sou meio leigo em redes

Adquiri um AX53 e uso Vivo Fibra pra não ficar nat duplo eu preciso configurar o AX como Acess Point? Sou meio leigo em redes
Depende, vc tem que escolher quem fará o gerenciamento do seu tráfego. Ou vc utiliza seu modem ou seu roteador. Caso escolha o modem, vc deve usar o roteador em AP, caso contrário vc deve colocar o seu modem em modo bridge junto com AX53 em modo router.
Mas antes tem algumas coisinhas que vc deve verificar.
No seu plano da Vivo vc utiliza TV e telefone fixo?
Caso utilize vc deve setar a Vlan correta quando for configurar seu AX53, senão é só colocar a senha e usuário que no caso da vivo acredito que seja
Login : cliente@cliente
Senha cliente

Pessoal, que serviço de teste de velocidade vcs consideram seguros e confiáveis hoje? Sei que existem muitos, como o speedtest, fast e etc, mas não confio nesses populares, principalmente o speedtest, pois tem aquela maracutaia que alguns provedores "burlam" o speedtest para sempre que o usuário fazer um teste mostrar como se estivesse recebendo no melhor da conexão, coisa que na realidade é muito diferente.

Esses dias mandei a real no meu provedor, a mob telecom, pois avisei a eles que só esperarei a finalidade acabar e pé no rabo deles, isso direto pra ouvidoria. Acho que querer fazer um migué, eles meio que alteraram a velocidade do meu plano esses dias, pois o que estou recebendo nem existe, o plano máximo deles é 800mb e pelo que mostra nos testes do speedtest, tá dando muito acima de 900mb e nem existe planos nessa velocidade.

Só que acho que isso é teste fajuto, pois na vida real está bem longe disso. Gosto de usar os serviços pra teste, como aquele brasil banda larga, ali nunca pego velocidade boa, mas acho ele muito mais real nas informações, nele nunca vi passar download acima de 250mb e o up raramente chega em 200mb, isso quando não fica abaixo de 50mb. Por isso queria pedir dicas de vcs, para avaliar da melhor forma possível minha internet, quero ver se a mob tá querendo me enrolar, me ofertando algo que não condiz com a realidade.

Bom dia pessoal, não sei se este é o tópico correto, mas atualmente possuo link da TIM ultrafibra de 1Gbps, sou do RJ/capital.
Pois bem, pude testar e comparar o QoS do ER-X e do Ax-73 na minha rede e preferi do ER-X, de fato me parece utilizar melhores algoritmos, pois jogo FIFA no PS5 e quem se martiriza com isso sabe como é.

Porém o AX-73 possui uma praticidade que não consigo com ER-X, ao realizar downloads maiores, posso desabilitar o QoS e de imediato já consigo taxas de banda melhores. Já o ER-X mesmo sem nenhuma regra de QoS e com hardware offload enable, ao realizar um download maior, vi que ele só consegue manejar algo na faixa dos 400Mbps.

Minha dúvida é a seguinte, qual equipamento seria recomendado nesse caso para que eu possa ter o melhor dos dois mundos? Tanto a praticidade na hora do download que suporte toda minha banda, quanto utilizar um fq_codel (acho que é esse utilizado pela ubiquiti).

400Mbps é a velocidade média quando está sem hardware offload no ER-x (no Mikrotik RB750GR3 também, já que usa o mesmo processador).
Creio que quando vc está desativando o QoS, algum bug permanece e o hardware offload fica desativado, uma vez que QoS não funciona junto com hardware offload.

O fato preocupante pra mim aqui é você ter uma conexão de 1Gbps e precisar fazer QoS numa casa.
Você realmente tem pessoas ou dispositivos consumindo banda suficiente para isso interferir na latência no jogo?

Um breve teste que fiz por aqui (também tenho um link da TIM de 1Gbps), mesmo fazendo download a 800Mbps o ping em outro dispositivo permanece estável.

Pessoal, que serviço de teste de velocidade vcs consideram seguros e confiáveis hoje? Sei que existem muitos, como o speedtest, fast e etc, mas não confio nesses populares, principalmente o speedtest, pois tem aquela maracutaia que alguns provedores "burlam" o speedtest para sempre que o usuário fazer um teste mostrar como se estivesse recebendo no melhor da conexão, coisa que na realidade é muito diferente.

Esses dias mandei a real no meu provedor, a mob telecom, pois avisei a eles que só esperarei a finalidade acabar e pé no rabo deles, isso direto pra ouvidoria. Acho que querer fazer um migué, eles meio que alteraram a velocidade do meu plano esses dias, pois o que estou recebendo nem existe, o plano máximo deles é 800mb e pelo que mostra nos testes do speedtest, tá dando muito acima de 900mb e nem existe planos nessa velocidade.

Só que acho que isso é teste fajuto, pois na vida real está bem longe disso. Gosto de usar os serviços pra teste, como aquele brasil banda larga, ali nunca pego velocidade boa, mas acho ele muito mais real nas informações, nele nunca vi passar download acima de 250mb e o up raramente chega em 200mb, isso quando não fica abaixo de 50mb. Por isso queria pedir dicas de vcs, para avaliar da melhor forma possível minha internet, quero ver se a mob tá querendo me enrolar, me ofertando algo que não condiz com a realidade.
A resposta para sua pergunta é: Nenhum e qualquer um..
Todo teste de velocidade só irá te falar a largura da sua banda até o PTT.. Depois disso, tudo estará suscetível a rota usada para o que vc pretende usar.
Em termos simples, baixar uma ISO num servidor dentro da rede da sua internet (PTT) irá mostrar velocidades excelentes.
Baixar essa mesma ISO de um servidor no Havaí não vai te proporcionar a mesma velocidade, pois a rota que seu PC terá até esse server será muito mais extensa e cheia de ramificações.

A resposta para sua pergunta é: Nenhum e qualquer um..
Todo teste de velocidade só irá te falar a largura da sua banda até o PTT.. Depois disso, tudo estará suscetível a rota usada para o que vc pretende usar.
Em termos simples, baixar uma ISO num servidor dentro da rede da sua internet (PTT) irá mostrar velocidades excelentes.
Baixar essa mesma ISO de um servidor no Havaí não vai te proporcionar a mesma velocidade, pois a rota que seu PC terá até esse server será muito mais extensa e cheia de ramificações.
Entendi, notei isso ao fazer um simples teste no simet, quando ele faz pelo servidor de São Paulo a velocidade do donwload, fica bem abaixo do ideal, mal chega em 200mb, isso quando não fica abaixo dos 150mb. O upload até fica com média acima de 2500~300mb, o que está nos conformes, pois o upload na mob é 50% apenas. Quando escolho o servidor de Fortaleza, que fica próxima daqui, a conexão vem no talo, ping também baixo.

Última edição:
Gente, achei um modem antigo da tim aqui, é um 5350HP e lembro que esse modem tem um wi fi excelente, existe alguma forma de colocar ele na rede como um repetidor de wi fi aqui em casa? atualmente minha internet é da claro e o sinal do roteador da claro é bem fraquinho e queria saber se tem como colocar esse outro aqui pra ampliar o sinal

Gente, achei um modem antigo da tim aqui, é um 5350HP e lembro que esse modem tem um wi fi excelente, existe alguma forma de colocar ele na rede como um repetidor de wi fi aqui em casa? atualmente minha internet é da claro e o sinal do roteador da claro é bem fraquinho e queria saber se tem como colocar esse outro aqui pra ampliar o sinal
Por Wifi, provavelmente não.. Por cabo, poderia liga-lo em modo AP..
Qual o roteador da claro? Pergunto isso pois a Claro ultimamente está instalando roteadores bem mais fortes que os roteadores de entrada vendido no mercado.

Por Wifi, provavelmente não.. Por cabo, poderia liga-lo em modo AP..
Qual o roteador da claro? Pergunto isso pois a Claro ultimamente está instalando roteadores bem mais fortes que os roteadores de entrada vendido no mercado.
o da claro é um 3895 mas é bem mais fraco que este antigo da tim, minha intenção seria usar o da tim para repetir o wi fi pela casa, até consigo usar ele como switch, mas não transmite o sinal pelo wi fi mesmo desabilitando o dhcp dele

o da claro é um 3895 mas é bem mais fraco que este antigo da tim, minha intenção seria usar o da tim para repetir o wi fi pela casa, até consigo usar ele como switch, mas não transmite o sinal pelo wi fi mesmo desabilitando o dhcp dele
O Sagemcom 3895 é possui uma boa potencia, algo em torno de 500mW em 5.8GHz. mas realmente o 5350 possui algo em torno de 800mW nessa mesma banda.
Uma dica pode ser você tentar alterar o canal do 3895, saindo dos canais 48-64 para os canais 149.. nessa frequencia a potência do Wifi é mais forte.
Quando vc ligou o 5350 como switch, vc ligou o cabo na porta WAN ou LAN?

O Sagemcom 3895 é possui uma boa potencia, algo em torno de 500mW em 5.8GHz. mas realmente o 5350 possui algo em torno de 800mW nessa mesma banda.
Uma dica pode ser você tentar alterar o canal do 3895, saindo dos canais 48-64 para os canais 149.. nessa frequencia a potência do Wifi é mais forte.
Quando vc ligou o 5350 como switch, vc ligou o cabo na porta WAN ou LAN?
me parece que ele não mais forte somente na banda 5ghz, mas na 2.4 eu lembro que o sinal era bem forte dentro de casa, quando liguei como switch foi na porta lan, posso tentar na porta wan, será que muda algo?

Pessoal, quando eu tento acessar um perfil do Instagram pelo site via nagevador, da “erro ao carregar a página”, isso acontece tanto no celular quanto no pc. Já tentei alterar o DNs (do celular e do pc) e o erro persiste.
Tambem já liguei o pc direto da onu da fibra e tbm persiste.
Na casa de um amigo meu que possui a mesma empresa de internet também aparece o erro.
Se eu mudo o celular pro 5g, abre o site normalmente.

Entao o problema esta no provedor de internet né ? Mas o que seria especificamente ? Há algo que eu possa fazer ?

Última edição:
Pessoal, quando eu tento acessar um perfil do Instagram pelo site via nagevador, da “erro ao carregar a página”, isso acontece tanto no celular quanto no pc. Já tentei alterar o DNs (do celular e do pc) e o erro persiste.
Tambem já liguei o pc direto da onu da fibra e tbm persiste.
Na casa de um amigo meu que possui a mesma empresa de internet também aparece o erro.
Se eu mudo o celular pro 5g, abre o site normalmente.

Entao o problema esta no provedor de internet né ? Mas o que seria especificamente ? Há algo que eu possa fazer ?
E bloqueio de IP isso, geralmente tenho esse problema com VPN.

Pessoal, tenho uma situação chata aqui.
Tenho Vivo Fibra e telefone com linha Vivo tambem, sempre quando cai a energia cai tudo, a antena da vivo fica a 300m de distancia daqui em linha reta, mas é uma rua até distante e mesmo assim fico sem sinal de celular.
Estou pensando em adquirir um Nobreak para o Modem, até onde sei as redes de fibra não dependem de equipamento eletrico na operação então imagino que a rede deve funcionar mesmo com blackout no bairro, é isso mesmo? O que vocês acham?

Pessoal, tenho uma situação chata aqui.
Tenho Vivo Fibra e telefone com linha Vivo tambem, sempre quando cai a energia cai tudo, a antena da vivo fica a 300m de distancia daqui em linha reta, mas é uma rua até distante e mesmo assim fico sem sinal de celular.
Estou pensando em adquirir um Nobreak para o Modem, até onde sei as redes de fibra não dependem de equipamento eletrico na operação então imagino que a rede deve funcionar mesmo com blackout no bairro, é isso mesmo? O que vocês acham?
Comigo funcionava na Vivo Fibra em SP a maioria das vezes..

Users who are viewing this thread

Voltar