[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Na verdade há um pequeno ganho horizontal no alcance, pois as antenas são mais direcionais.
Algo do tipo: Xiaomi mostra 193mbps em regiões que o redmi mostra 186mbps..

Em compensação, o Redmi com antena externa teria, teoricamente, um alcance um pouco melhor verticalmente, como num sobrado onde o roteador fica no andar e o cliente no outro..
Muito obrigado! Eu teria um prejuízo em utilizar o Xiaomi "deitado"? Visto que o meu problema com o redmi era a altura das antenas

É brique, ou o barato vai sair mais caro?

skD6kOc.jpg
European Regulations mostra que ele será capado em 200mW de potencia.
Além de que vc deve se preparar para os 60% de importação..

Peguei um Huawei AX3 Pro, configurei tudo certinho, mas estou tendo um certo delay para começar a abrir paginas da internet, coisa de 5~10 segundos, tem alguma config. especifica no roteador?
Veja se o IPV6 não tá causando conflito de rotas e DNS.. Eu tive isso quando tinha Vivo Fibra e resolvi desligando o IPV6.

Muito obrigado! Eu teria um prejuízo em utilizar o Xiaomi "deitado"? Visto que o meu problema com o redmi era a altura das antenas
Sim.. pois o sinal sai pela lateral do aparelho, com o sinal mais fraco na base e no topo.

Imagina essas lamparinas LED: Elas iluminam pela lateral..

51k968VEAwL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

Com o roteador vai ser igual.. Se vc deitar essa lamparina, a base e topo vão ficar na sombra..

Não tem uma nova lei, ou algo assim, que começou dia 02/10 zerando a aliquota sobre produtos de informática?

Sim.. pois o sinal sai pela lateral do aparelho, com o sinal mais fraco na base e no topo.

Imagina essas lamparinas LED: Elas iluminam pela lateral..

51k968VEAwL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

Com o roteador vai ser igual.. Se vc deitar essa lamparina, a base e topo vão ficar na sombra..
Obrigado pela explicação. Acredito que vou ter que aceitar ele como parte da decoração do ambiente então.

Não tem uma nova lei, ou algo assim, que começou dia 02/10 zerando a aliquota sobre produtos de informática?
Sim, mas essa aliquota é exclusiva para importação por empresas, Pessoas Jurídicas..
Exemplo: A TP-link, Asus, Kabum, podem importar roteadores já homologados e vende-los aqui sem pagar essa alíquota até o final de 2025.
Mas não se engane: na verdade a alíquota de importação era em torno de 10% e agora está em 0%.
Porém todas as outras alíquotas (IPI, ISS, Cofins, ICMS) e custos (taxas de desembaraço alfandegário, armazenamento, agentes, etc) continuam firmes e somam quase o mesmo do valor do produto. Ou seja: a grosso modo, antes, a somatória dos impostos que eram, exemplo, de quase 100% do produto, agora serão 90%.
Nesse exemplo: um roteador que é vendido aqui por R$200, custaria R$100 de produto e R$100 de imposto. Agora vai custar R$190 por que a parcela de impostos vai cair pra R$90 com essa alíquota zerada.

Só que para o brasileiro médio, pessoa física, através dos correios, essa importação é feita pelo Regime de Tributação Simplificada.
Nesse regime troca-se todos esses custos de armazenamento, agente alfandegario, IPI, Cofins, ISS, por uma alíquota fixa de 60%.

Vai ser mais frequente, ou está sendo, a taxação/bloqueio dos roteadores?
Até compro algumas bobagens por ano, mas taxado agora só nos últimos LEDs de ~30 dol...

Última edição:
Vai ser mais frequente, ou está sendo, a taxação/bloqueio dos roteadores?
Até compro algumas bobagens por ano, mas taxado agora só nos últimos LEDs de ~30 dol...
Não tenho como afirmar.. o ultimo roteador que importei já faz um tempo..
Mas não mais visto tantos relatos de problemas com importação de roteadores por aqui.. O problema é que não dá pra saber se é por que pararam de taxar ou se pararam de importar.
Por isso que comentei para se preparar para os 60% de taxa: Ou o roteador passa batido e beleza, ou vc precisa pagar a importação ou ele é devolvivo por falta de homologação..

Melhor solução pra Games:

cabo-de-rede-furukawa-montado-cirilocabos-244809-01.jpg

Nenhum roteador vai ter a mesma performance do cabo de rede.

Com isso dito, não há roteador "focado" pra games.. Todos vão causar mais latência e flutuação de sinal comparado a um equipamento ligado direto por cabo.

Adicionar outro roteador após o HGU da Vivo vai gerar mais "trilha" pro sinal chegar à internet, o que causa maior latência.

Mas falando do RT-AC86U, ele possui uma boa potencia nos 5Ghz. Nos canais baixos ele tem em torno de 430mW, nos canais altos fica quase em 1000mW. Lembrando que os canais mais altos possuem mais dificuldades de passar por obstaculos.

5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
430 mW

Se for usar canais mais baixos, o C80 da TPLink possui uma boa potencia pela metade do preço, mas como tem pouca RAM, não é recomendado plugar mais de 16 clientes simultaneos.

Como nessa tabela eu consigo identificar o canal 5.745-5.825 GHz ?

Já acabou. O valor era esse mesmo no momento que postei a promoção.

Screenshot-2023-09-27-at-18-36-00-Encomendas.png

Achei essa página de especificações. Ainda não achei no FCCid.
Passou pela fiscalização da Anatel e foi liberado. Mas na receita levou taxa de 96% (60+17%). Custo total de R$ 287,00.

No BR não tem nada comparável por menos de R$500, então está compensando.

Estranho não ter.....Pq até nas firmwares com interface antiga da TP-Link tinham wds

Pega o roteador que vai ser o cliente e no caso da TP-Link, ir em Wireless e depois em Advanced Settings e no meio vai ter o WDS, habilitar o WDS Bridiging e clicar em Scan pra escolher a rede que vc precisa se conectar
Boa Noite Kadu. Realmente não tinha a opção para ser um Repetidor. Assim efetuei a devolução.
Porem fico com a demanda de um equipamento para essa situação abaixo:

Casa1 recebe sinal de 200mega em um gpon onu 1830 2g2w fornecido pela operadora.
Casa2 a 50m distante com 10m de declive.
Tenho uma área coberta a 20 m do roteador GPON chegando sinal 5 Ghz com 68 dbm e 40 Mbs de down e8 Mbs de UP e sinal de 2,4 Ghz com 64dbm e 17 Mbs de down e 16 Mbs de UP.
A ideia e colocar o equipamento neste local para chegar sinal na casa 2.
Apenas acesso para 4 celulares, 2 notebooks, com necessidade de usar o ZOOM e Google Meet.

Poderiam sugerir um equipamento com cobertura suficiente sei que haverá perda de sinal, mas essa e a minha realidade.

Pessoal, há muito tempo que desconfiava da Claro estar fazendo traffic shaping já que não conseguia mais do que 20MB/s nos torrents. Eis que reverti o modem para o modo roteador, conectei o pc direto no modem e a velocidade de download atingiu 67MB/s.

A questão agora é: tem alguma configuração no TP-Link Archer C7 v5 que pode estar causando essa redução ou este roteador é realmente limitado? No caso do problema ser a segunda opção, estou de olho grande num Asus RT-AX82U. Minha mãe reclama muito do sinal de wifi ser muito fraco a ponto de ela não poder se mover em casa pois perde o sinal, então se for necessário comprar outro roteador não quero arrependimentos.

tem algum prejuízo em usar canais Unii 1 em vez de Unii 3?
Até 2020 os canais 34-64 eram limitados a 200mW (23dBm) pela Anatel., Já os canais 149+ eram em 1000mW (30dBm).
Em tempo, os canais em 5.8 possuem uma perda de 0.94dBm comparado ao 5.2GHz. Ou seja: Numa mesma potência de Wifi, um sinal em 5.2Ghz teria um alcance sensivelmente maior que em 5.8Ghz devido ao comprimento de onda.
A mesma coisa acontece entre o sinal de 2.4 comparado ao 5.2.. são mais de 6dBm de diferença, o que faz com que o sinal em 2.4 tenha o dobro de alcance apenas pelo tamanho da onda.

Pessoal, há muito tempo que desconfiava da Claro estar fazendo traffic shaping já que não conseguia mais do que 20MB/s nos torrents.
Ouço esse tipo de coisa desde quando inventaram esse termo, ainda lá nos tempos de Speedy e aJato..

A questão agora é: tem alguma configuração no TP-Link Archer C7 v5 que pode estar causando essa redução ou este roteador é realmente limitado? No caso do problema ser a segunda opção, estou de olho grande num Asus RT-AX82U.
É um roteador antigo, de 2017.. possui processador SingleCore de 750MHz, mas que não deve ter gargalo para 500mbps de internet, a não ser se tiver algum QoS ou filtro ligado.
O C7 tem em torno de 820mW em 5.8Ghz, enquanto o AX82 tem uns 990mW..
Agora, pagar R$1700 num AX82 pra ter 0.07dBm de melhoria eu acho demais...

Até 2020 os canais 34-64 eram limitados a 200mW (23dBm) pela Anatel., Já os canais 149+ eram em 1000mW (30dBm).
Em tempo, os canais em 5.8 possuem uma perda de 0.94dBm comparado ao 5.2GHz. Ou seja: Numa mesma potência de Wifi, um sinal em 5.2Ghz teria um alcance sensivelmente maior que em 5.8Ghz devido ao comprimento de onda.
A mesma coisa acontece entre o sinal de 2.4 comparado ao 5.2.. são mais de 6dBm de diferença, o que faz com que o sinal em 2.4 tenha o dobro de alcance apenas pelo tamanho da onda.

Ouço esse tipo de coisa desde quando inventaram esse termo, ainda lá nos tempos de Speedy e aJato..

É um roteador antigo, de 2017.. possui processador SingleCore de 750MHz, mas que não deve ter gargalo para 500mbps de internet, a não ser se tiver algum QoS ou filtro ligado.
O C7 tem em torno de 820mW em 5.8Ghz, enquanto o AX82 tem uns 990mW..
Agora, pagar R$1700 num AX82 pra ter 0.07dBm de melhoria eu acho demais...
Não tem QoS ligado. O que mais poderia estar limitando a velocidade no C7?

Não tem QoS ligado. O que mais poderia estar limitando a velocidade no C7?

Como o @tecpix mencionou, o C7 tem uma CPU fraca considerando os padrões atuais. Pelo que eu lembro o mesmo não tem aceleração de NAT, e por isso o uso de torrent que abre dezenas de conexões ao mesmo tempo devem estar sobrecarregando o NAT e a CPU não dá conta.

Para resolver, ou pega um com CPU mais parruda, ou então procure um que tenha aceleração de NAT por hardware (com CPU Mediatek MT7621 como o Archer C6 v3 ou MT7622 como o Redmi AX6S por exemplo), que aí o desempenho do NAT não depende da CPU (mas não pode usar QoS pois o mesmo desabilita a aceleração por hardware).

Screenshot-2023-10-10-at-12-33-21.png

Última edição:
galera mais experiente no openwrt, alguém sabe se o irqbalance acrescenta em algo no mediatek MT7621 do archer c6v3?

Pessoal, há muito tempo que desconfiava da Claro estar fazendo traffic shaping já que não conseguia mais do que 20MB/s nos torrents. Eis que reverti o modem para o modo roteador, conectei o pc direto no modem e a velocidade de download atingiu 67MB/s.

A questão agora é: tem alguma configuração no TP-Link Archer C7 v5 que pode estar causando essa redução ou este roteador é realmente limitado? No caso do problema ser a segunda opção, estou de olho grande num Asus RT-AX82U. Minha mãe reclama muito do sinal de wifi ser muito fraco a ponto de ela não poder se mover em casa pois perde o sinal, então se for necessário comprar outro roteador não quero arrependimentos.
Verifica se o NAT Boost está ativado no C7.

O melhor canal será aquele que tiver menos uso no seu ambiente. Lembrando que para 80MHz o roteador usa 4 canais adjascentes e 160MHz usa 8 canais.
160MHz só vale a pena se vc precisar de 2.4gbps de velocidade no Wifi.

Não encontrei os dados do AX53 no FCCID.. apenas do AX50, que tem em torno de 935mW (29.7dBm) em 5GHz: https://fccid.io/TE7AX50
O AX3000 tem amplificadores que indicam uma potencia de 800mW (29dBm).
Mas não sei informar a potencia do AX53.

no FCCID ele tem a mesma potencia do AX73 e AX50, em torno de 912mW em 5GHz. https://fccid.io/2AXJ4AX72

Mas tem processador Dual Core de 1GHz.
Roteador Dual Core 1GHz, 512Mb de RAM, +29dBm e MiMo 4x4, tem o Redmi AX5400

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX72-AX5400AX73-AX5400
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1GHz ( 2 Cores)1.5 GHz ( 3 cores )
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB512 MiB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW907.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW912 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW986.3 mW993.1 mW
Qual confira devo colocar no roteador para rodar a 5.18-5.24 GHz ? tenho AX50

meu xiaomi ax6000 não deu conta do duplex.
a laje foi mais forte.

vou pegar um redmi ax3000 para fazer o mesh pro andar de cima

Pessoal, queria uma recomendação... O apartamento onde moro tem 75m², mas o roteador da operadora não consegue cobrir ele todo. Tinha gostado do custo do Tenda AC10 e do Huawei AX2 WS7001, por R$228,00 e R$248 reais aproximademente. Além de eles aparentemente serem mais potentes, ele estaria numa posição melhor que o roteador da operadora (mais alto, mais central e mais perto das áreas não cobertas pelo modem original). Vocês acham que vale à pena comprar algum deles pro meu caso? Penso que como meu apartemento é pequeno, eu não precisaria investir em um roteador de R$1000,00 para resolver o problema.

Users who are viewing this thread

Voltar