[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho um PC pra jogos no quarto com monitor, setup completo, mas fiz também uma ligação na TV da sala através de uma cabo hdmi de 10 metros. As vezes quero jogar no conforto do sofá e também com a patroa. Quanto ao sinal da imagem tudo ok, comprei um cabo optico que não perde qualidade da imagem, mas quero utilizar também o controle do PS5 para jogar na sala, acontece que sinal do bluetooth não é forte o suficiente para estabelecer uma conexão nessa distância, tenho um adaptador bluetooth desses bem comuns no PC, aqueles bem baratinhos.

Quero saber dos senhores se existe algum método para aumentar esse alcance do sinal do bluetooth para que o controle se conecte ao PC numa distância entre 5 a 10 metros (é a distância entre o quarto e sala) com uma interferência de parede?
acho que só puxando uma extensão USB junto com o cabo HDMI..
 
Salve galera!

Estou precisando montar uma rede wifi em uma casa grande... sobrado... tem diversos pontos cabeados que poderia utilizar, e estou pensando em mesh com nós cabeados.

Estava pensando em utilizar 2 ou 3 roteadores Xiaomi, mas estou assustado... como subiram de preços esses danados...

Pergunta: o AX3000 global possui amplificadores? Tem boa cobertura?

Outra pergunta: tem alguma opção de mesh com venda no BR que possibilite a interligação entre nós por cabo e tenha uma boa cobertura/performance por um preço não tão exorbitante?

Não precisa ser necessariamente Wifi6. O lance aqui é cobertura com um sinal bom.

Obrigado!
 
Pergunta: o AX3000 global possui amplificadores? Tem boa cobertura?
Eu não encontrei teardown do AX3000 global, mas o Chines deve ter algo em torno de 29dBm (800mW) de potencia, pois usa os mesmos amplificadores do AX6.
Se seguir a logica dos roteadores globais vendidos na China, o roteador precisaria limitar sua potencia em 23dBm (200mW) para atender as normas europeias.
O problema é que esses 6dBm de diferença derrubam o alcance pela metade.. Por outro lado daria pra colocar mais equipamentos sem precisar se preocupar com ruído..
 
Se seguir a logica dos roteadores globais vendidos na China, o roteador precisaria limitar sua potencia em 23dBm (200mW) para atender as normas europeias.
Seria esta uma limitação em hardware ou algo que o roteador "ajusta" ao selecionar o país, por exemplo?

Não consegui encontrar mais informações sobre eventuais diferenças entre o global e o chinês.

Na hora de importar, mesmo em lojas que indicam ser a versão chinesa, parece que eventualmente mandam a versão global. Tem agora na AliExpress também anúncios de pacotes com dois AX3000 com mesh pre-configurado, mas estes só existem na versão global. Meu receio é comprar a versão chinesa, pagar mais caro por isso, e eles acabarem mandando a versão global.

A dúvida sobre outros sistemas mesh também persiste. Existe alguma coisa consistente além dos xiaomi por um preço razoável aqui no BR? Esses Deco possibilitam configurar mesh cabeado?
 
Como postei algumas páginas atrás meu C6 v2 subiu no telhado. Pesquisando um substituto para o mesmo, surge aquela dúvida ...
O C6 me atendia bem (atualmente 200MB Claro/ Virtua) faltando um pouco de alcance, sendo assim descartei o C6 v3 já que há relatos aqui que tem alcance menor.
Estou mais tendencioso para o Mi Router 4a Gigabit, o Tenda AC10 seria a outra opção mas ficou meio assim, uma vez que tive o AC11 que tem um sinal até mais forte porém menos estável ( passando menos banda no 2.4gh em locais mais distante).

Alguma sugestão?
 
Última edição:
Como postei algumas páginas atrás meu C6 v2 subiu no telhado. Pesquisando um substituto para o mesmo aquela dúvida ...
O C6 me atendia bem (atualmente 200MB Claro/ Virtua) faltando um pouco de alcance, sendo assim descartei o C6 v3 já que há relatos aqui que tem alcance menor.
Estou mais tendencioso para o Mi Router 4a Gigabit, o Tenda AC10 seria a outra opção mas ficou meio assim, uma vez que tive o AC11 que tem um sinal até mais forte porém menos estável ( passando menos banda no 2.4gh em locais mais distante).

Alguma sugestão?
Realmente o C6V3 tem um pouco menos de alcance do que o V2, diria algo em torno de 30% (1.8dBm) em 5GHz e coisa de 6% em 5.8GHz (canais mais altos)
O Xiaomi 4a possui potencia parecida com o C6v2 em 5GHz.
O AC10 é excelente para 2.4GHz, mas é ainda mais fraco em 5GHz do que o C6v3. O AC11 é mais fraco que o AC10.

Existe a opção do Archer C80, que possui uma boa potencia e pode chegar a ter mais de 30% de alcance que o C6V2 (2dBm)

Frequency RangeArcher C6v2Archer C6v3Xiaomi 4ATenda AC10Tenda AC11Archer C80
2.412-2.462 GHz 290 mW216.8 mW570 mW991 mW352 mW571.9 mW
5.18-5.24 GHz 290 mW193.6 mW270 mW167 mW125 mW449.8 mW
5.745-5.825 GHz 320 mW293.1 mW260 mW107 mW128 mW645.7 mW
 
Realmente o C6V3 tem um pouco menos de alcance do que o V2, diria algo em torno de 30% (1.8dBm) em 5GHz e coisa de 6% em 5.8GHz (canais mais altos)
O Xiaomi 4a possui potencia parecida com o C6v2 em 5GHz.
O AC10 é excelente para 2.4GHz, mas é ainda mais fraco em 5GHz do que o C6v3. O AC11 é mais fraco que o AC10.

Existe a opção do Archer C80, que possui uma boa potencia e pode chegar a ter mais de 30% de alcance que o C6V2 (2dBm)

Frequency RangeArcher C6v2Archer C6v3Xiaomi 4ATenda AC10Tenda AC11Archer C80
2.412-2.462 GHz290 mW216.8 mW570 mW991 mW352 mW571.9 mW
5.18-5.24 GHz290 mW193.6 mW270 mW167 mW125 mW449.8 mW
5.745-5.825 GHz320 mW293.1 mW260 mW107 mW128 mW645.7 mW

Agora fiquei tendencioso ao C80 bem equilIbrado com boa potência nas duas frequências, mas ainda considerando a excelente potência do AC10 no 2.4Ghz uma vez que tenho meus pais idosos, e utilizam basicamente essa.

De toda forma, sem palavras para agradecer amigo, muito obrigado!
 
Pessoal, tudo certo?

Estou tentando resolver um problema de alcance no apartamento em que moro. É um apartamento de três quartos, um andar só, cerca de 120m2. Quando me mudei, comprei um conjunto com dois Twibi Giga+ para resolver o problema, sendo que um dos nós possui visão direta para o outro, sem qualquer obstáculo no caminho. Achei que seria suficiente para criar uma rede Mesh rápida e confiável, mas na prática, o uso em jogos fica inviável. Meu escritório (onde fica o computador que uso para jogar) fica no último quarto da casa e a latência quando estou usando o Mesh fica terrível. Quando uso somente o roteador da operadora (Sagemcom FAST 3895), a latência fica ótima e não tenho problemas com perda de pacotes no computador (que tem uma antena dedicada, WiFi da própria placa mãe que vai até 802.11ax, mas está em ac por conta do roteador), mas a cobertura na casa fica prejudicada e quando tento fazer streaming de música do celular para o Homepod (que usam WiFi), a conexão fica travando e o WiFi no celular fica bem instável quando me distancio do roteador.

Estou disposto a gastar algum dinheiro para resolver essa situação. O que me recomendariam comprar? Com base na experiência que tive, penso que o melhor cenário seria um único roteador em vez de uma solução mesh. Não gostaria de comprar um roteador de R$1000, algo na faixa dos R$500 já fica mais dentro da minha realidade. Infelizmente usar cabos não é uma opção.

Obrigado!
 
Quando me mudei, comprei um conjunto com dois Twibi Giga+ para resolver o problema, sendo que um dos nós possui visão direta para o outro, sem qualquer obstáculo no caminho. Achei que seria suficiente para criar uma rede Mesh rápida e confiável, mas na prática, o uso em jogos fica inviável.
Aí realmente não tem muito o que se fazer.. O Mesh pode até dar mais alcance, mas o cliente terá que passar por mais equipamentos Wifi antes de ser roteado e sair pra internet..
Se o Twibi estiver roteando, pode ficar ainda pior, pois além do mesh por Wifi (que adiciona ruido e pode causar perda de pacote), o cliente precisa passar por mais dois roteamentos..

Então pra jogar, a melhor solução sempre será cabo de rede..

Um unico roteador pode melhorar essa camada dupla de Wifi, deixando apenas uma, mas a distancia pode deixar o sinal mais fraco..
 
Um unico roteador pode melhorar essa camada dupla de Wifi, deixando apenas uma, mas a distancia pode deixar o sinal mais fraco..

É justamente essa a minha proposta: Um único roteador que seja mais forte que o Sagemcom que uso atualmente para entrar no lugar dele (Em Bridge, porque também ando sentindo falta de opções mais avançadas no roteador). Não preciso que o sinal seja muito mais forte, se for ligeiramente mais potente (uns 20%) acho que já cobriria a casa inteira sem dificuldades. Também não tenho problemas pra jogar usando o roteador da operadora, então dele pra cima, qualquer coisa atende.

Update: Não ficou claro na primeira mensagem, mas eu desliguei completamente os Twibi. Pra mim tem sido mais vantajoso usar só o Sagemcom da Claro.
 
Última edição:
É justamente essa a minha proposta: Um único roteador que seja mais forte que o Sagemcom que uso atualmente para entrar no lugar dele (Em Bridge, porque também ando sentindo falta de opções mais avançadas no roteador). Não preciso que o sinal seja muito mais forte, se for ligeiramente mais potente (uns 20%) acho que já cobriria a casa inteira sem dificuldades. Também não tenho problemas pra jogar usando o roteador da operadora, então dele pra cima, qualquer coisa atende.

Update: Não ficou claro na primeira mensagem, mas eu desliguei completamente os Twibi. Pra mim tem sido mais vantajoso usar só o Sagemcom da Claro.
Acho dificil encontrar algum roteador com mais potencia que esse no mercado.. 20% a mais de alcance equivale a 1.2dBm de potencia na teoria..

F@ST 3896Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz995 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz 971 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz 998 mW15ECC, MO3.4

O AX3600 da Xiaomi chegava a 1200mW (31dBm) de potencia.. isso dá uns 18% de alcance maior (1.12dBm) que os 28.9dBm do Sagemcom (usando a teoria de que o alcance dobra a cada 6dBm).
Mas com maior potencia, virá maior ruído.. Soma-se a isso o fato que se o sinal do roteador pode até chegar forte no cliente, mas o sinal do cliente vai chegar fraco no F@st, o que pode causar perda de pacote na comunicação do cliente para o roteador.

Resumindo: Esse fast tem uma das maiores potencias do mercado.. algo mais forte que isso poderá não resolver seus problemas.. talvez passar cabo de rede seja uma opção mais barata, mesmo que precise investir na adequação da instalação, ou reposicionar o roteador mais próximo ao cliente, ou vice-versa..
 
Vou dar o meu depoimento: comprei 02 AX3000 e 01 AX6000 da Xiaomi.
Os dois AX3000 chegaram e testei um deles: deixou o Deco E4R para trás. Coloquei para teste no escritório e no andar debaixo, bem do outro lado chega com 2 traços de 3 do iPhone.
A coisa é tão grande que deu interferência no meu HyperX Cloud Flight S (wireless) com uma distância de uns 20 cm um do outro.
O AX6000 deve chegar amanhã ou no máximo na semana que vem (já está na unidade de distribuição dos Correios da minha cidade).
Quando chegar faço a instalação definitiva, mas talvez acabe utilizando somente um dos AX3000 para a parte superior da casa, se o sinal do ponto onde ele estará chegar bem aqui no escritório.
 
talvez passar cabo de rede seja uma opção mais barata, mesmo que precise investir na adequação da instalação

Com certeza seria a minha opção se o apartamento fosse meu, mas como é alugado não rola investir nesse tipo de mudança. Ainda mais sendo um apartamento antigo com conduítes entupidos. Passar um fio de 2,5mm foi um sacrifício, passar um Cat6 seria impossível.

Sei que o Fast é realmente bem potente, mas no fim das contas ele está atendendo 80%. Meu problema é só em um cômodo. Uma solução Mesh mais robusta (mas ainda com o nó secundário se ligando no primário por WiFi) poderia funcionar no meu caso? Os locais para instalação dos nós estão realmente com vista direta um para o outro (imagem no spoiler).

Uma outra opção que pensei seria tentar um Powerline daqueles que uma das pontas pode atuar como um AP e criar uma rede secundária somente para uso neste quarto em que o sinal chega fraco. Se bem que, se o Powerline funcionar satisfatoriamente, talvez fosse até o caso de utilizar o Mesh ligado por "cabos".

WO3Tb2T.jpg
 
Uma solução Mesh mais robusta (mas ainda com o nó secundário se ligando no primário por WiFi) poderia funcionar no meu caso?
Vai cair na mesma coisa.. O Twibi Giga+ não é fraco, tem 600mW de potencia.. não tem muita coisa mais forte que isso nos equipamentos Mesh.. O TP-Link X90 possui 900mW de potencia, mas vai ver quanto custa um desse..

E como disse, vai cair no mesmo problema do sinal precisar ser transferido e processado em 3 equipamentos através de 2 conexões Wifi.. Latencia vai pro vinagre dessa forma..
Por isso que quando ele tá conectado só no F@st ele se comporta melhor: Por que não tem tanto dispositivo pra rotear e apenas uma conexão por Wifi..

Talvez se você colocar o F@st em bridge, rotear pelo primeiro Twibi e conectar um cabo de rede no segundo Twibi, pode melhorar a latencia..
 
Vai cair na mesma coisa.. O Twibi Giga+ não é fraco, tem 600mW de potencia.. não tem muita coisa mais forte que isso nos equipamentos Mesh.. O TP-Link X90 possui 900mW de potencia, mas vai ver quanto custa um desse..

E como disse, vai cair no mesmo problema do sinal precisar ser transferido e processado em 3 equipamentos através de 2 conexões Wifi.. Latencia vai pro vinagre dessa forma..
Por isso que quando ele tá conectado só no F@st ele se comporta melhor: Por que não tem tanto dispositivo pra rotear e apenas uma conexão por Wifi..

Talvez se você colocar o F@st em bridge, rotear pelo primeiro Twibi e conectar um cabo de rede no segundo Twibi, pode melhorar a latencia..

Será que no caso dele o powerline seria uma boa opção? ele não atinge altas velocidades, mas a latência é baixa e constante, não? que pra jogo seria o mais importante...
 
Será que no caso dele o powerline seria uma boa opção? ele não atinge altas velocidades, mas a latência é baixa e constante, não? que pra jogo seria o mais importante...
Nao sei para essa aplicação em específico.. Mas já vi gente aqui no fórum que prefere powerline ao mesh, mas não posso garantir que o motivo seja menor latencia..

Mas pode ser uma opção.. Se ele conseguir algum pra testar, seria uma boa oportunidade.. ou comprar, testar e devolver caso não atenda as expectativas..
 
Ontem acabei comprando no Aliexpress um Tenda AX12 AX3000.....agora esperar ele chegar e ver se o bichinho é bom....pois pelo preço que paguei (R$ 228,00), acho que não conseguiria algo melhor.
 
Ontem acabei comprando no Aliexpress um Tenda AX12 AX3000.....agora esperar ele chegar e ver se o bichinho é bom....pois pelo preço que paguei (R$ 228,00), acho que não conseguiria algo melhor.
Ele aparentemente tem um processador Dual Core de 1.6GHz e uma NPU de 2.2GHz. Não encontrei informação sobre RAM.
Em 5GHz ele tem capacidade de até 2400mbps, o que daria duas streams de 1200mbps em MCS11 no Wifi 6

Por ser Global, ele tem menos potencia do que os outros roteadores AX vendidos por aqui.. Se sua casa não for grande, pode ter sido uma boa opção..

Nas Specs diz que ele tem 20dBm em 5Ghz, o que daria 100mW de potencia.. não sei se isso inclui o ganho da antena. Há um tempo eu havia visto um PDF onde dizia que a potencia era de 198mW, que comparado aos 100mW, poderia dar mais alcance.. Mas esse PDF saiu do ar, talvez por fornecer informações erradas, mas pode ser que a potencia total fique na casa dos 200mW.

Mas mesmo assim essa potencia em 5GHz é pelo menos metade do que os TP-Links de entrada vendidos por aqui..
Sei que vc não gosta de firmware chinês, mas como comparação o AX6 tinha 800mW e o AX3600 passa dos 1000mW..

Comprar roteador da china buscando alcance só vale a pena se não for Global, onde há limitação de potencia para o máximo de 200mW.

Mas como disse, não é que seja um roteador ruim. Se sua necessidade não for de grande alcance, pode ter sido uma boa opção pelo valor..
 
Acho dificil encontrar algum roteador com mais potencia que esse no mercado.. 20% a mais de alcance equivale a 1.2dBm de potencia na teoria..

F@ST 3896Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz995 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz971 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz998 mW15ECC, MO3.4

O AX3600 da Xiaomi chegava a 1200mW (31dBm) de potencia.. isso dá uns 18% de alcance maior (1.12dBm) que os 28.9dBm do Sagemcom (usando a teoria de que o alcance dobra a cada 6dBm).
Mas com maior potencia, virá maior ruído.. Soma-se a isso o fato que se o sinal do roteador pode até chegar forte no cliente, mas o sinal do cliente vai chegar fraco no F@st, o que pode causar perda de pacote na comunicação do cliente para o roteador.

Resumindo: Esse fast tem uma das maiores potencias do mercado.. algo mais forte que isso poderá não resolver seus problemas.. talvez passar cabo de rede seja uma opção mais barata, mesmo que precise investir na adequação da instalação, ou reposicionar o roteador mais próximo ao cliente, ou vice-versa..
Esses comparativos são top.. Saberia onde posso achar os dados de potência referentes ao Ax3 Pro versão chinesa? Grato.
 
Esses comparativos são top.. Saberia onde posso achar os dados de potência referentes ao Ax3 Pro versão chinesa? Grato.
o FCCid.io costuma cobrir os equipamentos que entram oficialmente no mercado americano, além de cobrir também algumas homologações de algumas outras agencias reguladoras de outros países..

Até existe um relatório para o WS7200, mas não posso garantir que seja o AX3 PRO Chines..

ScreenShot749.png

ScreenShot748.png


Ele mostra 1122mW em 2.4GHz e 800mW em 5GHz, o que faz sentido para um roteador com amplificadores como o AX3 Pro Chines..

De qualquer forma, ele aparenta ter uma potencia bem maior do que a máxima permitida na Europa (200mW - 23dBm).. O Site da FCC mostra uma potencia bem menor do que a do relatório, o que pode significar que o FCC testou uma versão do ws7200 global..

WS7200Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz 345.9 mW15CCC, MO, SA1.1
5.18-5.24 GHz 85.9 mW15ECC, MO, SA2.1
5.745-5.825 GHz 217.3 mW15ECC, MO, SA2.2
 
Última edição:
o FCCid.io costuma cobrir os equipamentos que entram oficialmente no mercado americano, além de cobrir também algumas homologações de algumas outras agencias reguladoras de outros países..

Até existe um relatório para o WS7200, mas não posso garantir que seja o AX3 PRO Chines..

ScreenShot749.png

ScreenShot748.png


Ele mostra 1122mW em 2.4GHz e 800mW em 5GHz, o que faz sentido para um roteador com amplificadores como o AX3 Pro Chines..

De qualquer forma, ele aparenta ter uma potencia bem maior do que a máxima permitida na Europa (200mW - 23dBm).. O Site da FCC mostra uma potencia bem menor do que a do relatório, o que pode significar que o FCC testou uma versão do ws7200 global..

WS7200Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz345.9 mW15CCC, MO, SA1.1
5.18-5.24 GHz85.9 mW15ECC, MO, SA2.1
5.745-5.825 GHz217.3 mW15ECC, MO, SA2.2
Entendi, bem interessante. No caso, a diferença é absurda entre o modelo chinês e o global. Obrigado, muito agradecido
 
Galera, preciso de uma ajuda. Moro em apartamento que têm 4° andar MRV, moro no 3° andar. Quero um roteador na faixa de 2.4ghz que seja mais potente em sinal (não estou preocupado com velocidade e sim potência do sinal). Comprei o TL-WR941HP, tive problema que a internet fica caindo direto. Tenho internet da brisanet 500 megas. Qual equipamento vocês recomenda para melhor propagação do wi-fi (mais longe que possa chegar)
 
Fala galera qual roteador tem o melhor firewall hoje em dia, que não seja um absurdo de caro? Estou cansado desse roteador aqui de 200 reais... uso o Kaspersky total security mas queria um pouco mais ainda de segurança aqui em casa. Agradeço quem puder ajudar!
 
Fala galera qual roteador tem o melhor firewall hoje em dia, que não seja um absurdo de caro? Estou cansado desse roteador aqui de 200 reais... uso o Kaspersky total security mas queria um pouco mais ainda de segurança aqui em casa. Agradeço quem puder ajudar!
Quer algo com hardware descente e barato? Compre um Orange PI R1 Plus LTS(DDR3) que custa R$ 250,00 reais com case ou NanoPI R2C(DDR4) que custa 300 reais com case.

R2C_en_01.jpg



Impossível de brickar e consome pouca energia, fora o desempenho do hardware que é excelente.

Ai basta instalar openwrt e ser feliz. Fora o firewall excelente do openwrt, vc pode instalar incontaveis pacotes que trabalham junto do firewall quanto a segurança como banip(bloqueador de ips, paises e etc, via listas como um adblock) para bloquear a principal fonte de ataques e port scan que é a china.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo