• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Pessoal, tudo bem?

Tenho um Asus RT-AC68U, link da vivo de 300mbps. Conectado nele, uma TV4k, dois notebooks e um smartphone (em breve um PS5 também, creio).

Só a TV é AC, o resto AX. Não tenho problemas de sinal no apartamento. Gostaria de saber se eu estou perdendo alguma coisa em não mudar para um roteador wifi 6, sendo que não uso a rede para transferir arquivos entre os dispositivos. Caso sim, qual seria um bom roteador até ~$900? Apartamento de 110m². Imagino que seria um upgrade "não tão útil"?

Valeu!
 
Peguei um AX5400 Gamer, uso em um sobrado 240 m2, tenho sinal 5ghz na casa inteira. Se for o AX3000 versão chinesa vai sem medo, pois ele tem 30 dbm (igual o AX5400) de potência vai te atender bem.
Esse ax3000 diz o da xiomi ne? tem 300 roteador com mesmo nome
 
Alguém recomenda um roteador para melhorar a internet no wifi?Trabalho com um notebook novo,com um processador 5700u,e ele suporta rede 5ghz,mas a velocidade está menor no wifi 5ghz do que 2.4ghz,o modem que também roteador fica perto,e eu conecto o note nele,mas não vem quase nada mesmo no 2.4.
Tenho 400mb de internet fibra.
Procuro um roteador melhor possível até 400 reais,to em dúvida entre esses,mas se acharem um que venda no br na mesma faixa de preço e que seja melhor,só recomendarem!



 
Amigos, tenho um repetidor TP link modelo TL WA840RE, que está bem posicionado, mas a velocidade do wifi oscila demais, cai quase a zero e depois volta a 30mbps. Já utilizei IP fixo e desativei o DHCP do modem, tem alguma coisa que posso fazer para melhorar a velocidade.
 
Amigos, tenho um repetidor TP link modelo TL WA840RE, que está bem posicionado, mas a velocidade do wifi oscila demais, cai quase a zero e depois volta a 30mbps. Já utilizei IP fixo e desativei o DHCP do modem, tem alguma coisa que posso fazer para melhorar a velocidade.
fixar em 20mhz
 
Amigos, tenho um repetidor TP link modelo TL WA840RE, que está bem posicionado, mas a velocidade do wifi oscila demais, cai quase a zero e depois volta a 30mbps. Já utilizei IP fixo e desativei o DHCP do modem, tem alguma coisa que posso fazer para melhorar a velocidade.
Ligado por cabo ou por wifi ??
 
Pessoal, tudo bem?

Tenho um Asus RT-AC68U, link da vivo de 300mbps. Conectado nele, uma TV4k, dois notebooks e um smartphone (em breve um PS5 também, creio).

Só a TV é AC, o resto AX. Não tenho problemas de sinal no apartamento. Gostaria de saber se eu estou perdendo alguma coisa em não mudar para um roteador wifi 6, sendo que não uso a rede para transferir arquivos entre os dispositivos. Caso sim, qual seria um bom roteador até ~$900? Apartamento de 110m². Imagino que seria um upgrade "não tão útil"?

Valeu!
Só vai precisar mudar realmente quando a velocidade da sua internet ficar acima dos 600mbps, e vc realmente precisar usar 600mbps nos dispositivos..
MAs o Wifi 6 possui alguns beneficios que melhoram um pouco a estabilidade da conexão, mas não a ponto de justificar o investimento de uma troca de equipamento.

Esse ax3000 diz o da xiomi ne? tem 300 roteador com mesmo nome
O AX3000 tem tanto da Xiaomi (torre) quanto da Redmi (branco). São roteadores com o mesmo hardware. O Xiaomi (torre) mostrou velocidades um pouco melhores em testes a longa distancia.

Alguém recomenda um roteador para melhorar a internet no wifi?Trabalho com um notebook novo,com um processador 5700u,e ele suporta rede 5ghz,mas a velocidade está menor no wifi 5ghz do que 2.4ghz,o modem que também roteador fica perto,e eu conecto o note nele,mas não vem quase nada mesmo no 2.4.
Tenho 400mb de internet fibra.
5GHz é uma banda já usada desde o Wifi4, de 2009..
Para 400mbps já seria recomendável Wifi 5, que é capaz de fornecer uns 866mbps teóricos (uns 650mbps reais) usando 4 canais (largura de 80MHz) e duas "antenas" (MiMo 2x2) simultaneamente.
Mas antes de tudo, é preciso saber o que você tem hoje e o que seria "melhorar" pra vc.. Pois de tiver um roteador forte da operadora, não daria pra recomendar um roteador de entrada, por exemplo. Seu problema é alcance? estabilidade? Qual é a tecnologia dos clientes? Quanto vc pretende ter de internet nos pontos mais distantes?

Sobre o roteador Huwaei AX3, dependendo do que precisa, pode ser frustrante, pois as versões globais são vendidas com baixa potência, o que diminui consideravelmente o alcance.

Amigos, tenho um repetidor TP link modelo TL WA840RE, que está bem posicionado, mas a velocidade do wifi oscila demais, cai quase a zero e depois volta a 30mbps. Já utilizei IP fixo e desativei o DHCP do modem, tem alguma coisa que posso fazer para melhorar a velocidade.
Por wi-fi porque o sinal vem de fora.

Usar uma internet que não venha de fora?!
 
Agora eu comprei um moldem da Intelbras dual band RF 1200 e melhorou a internet.
Pra não confundir, Modem é o equipamento que converte uma mídia (cabo coaxial, par metálico de telefone, fibra ótica) para outra mídia, como Ethernet (cabo de rede).
O RF1200 é um Roteador, rebrand do Tenda AC6 (se não me engano).
Comparado com o 860RE, que tem 200mW em 2.4GHz, o AC6 possui quase 800mW de potencia nessa banda, o que pode realmente dobrar o alcance.
 
Pra não confundir, Modem é o equipamento que converte uma mídia (cabo coaxial, par metálico de telefone, fibra ótica) para outra mídia, como Ethernet (cabo de rede).
O RF1200 é um Roteador, rebrand do Tenda AC6 (se não me engano).
Comparado com o 860RE, que tem 200mW em 2.4GHz, o AC6 possui quase 800mW de potencia nessa banda, o que pode realmente dobrar o alcance.
Eu configurei pra funcionar como repetidor e ficou melhor que o da tplink. O problema não era nem o alcance, era velocidade que ficava muito ruim.
 
Eu configurei pra funcionar como repetidor e ficou melhor que o da tplink. O problema não era nem o alcance, era velocidade que ficava muito ruim.
Eu tinha um AC10 que usei como repeater Wifi por uns meses.. foi o roteador que melhor funcionou nessa função. Tentei WDS repeater do WRD4300 e até OpenWRT.. todos ficavam instáveis.
Com relação à velocidade, ela é proporcional ao alcance. Se o roteador tem uma potência grande, ele é capaz de fornecer melhores velocidades à maiores distancias ou com mais obstáculos.
 
Eu tinha um AC10 que usei como repeater Wifi por uns meses.. foi o roteador que melhor funcionou nessa função. Tentei WDS repeater do WRD4300 e até OpenWRT.. todos ficavam instáveis.
Com relação à velocidade, ela é proporcional ao alcance. Se o roteador tem uma potência grande, ele é capaz de fornecer melhores velocidades à maiores distancias ou com mais obstáculos.
Então, agora pego boa velocidade mesmo com o modem principal estando um pouco longe. Única coisa que acho estranho é que quando conecto com o modem da tplink que fica na frente da minha porta, o sinal que pega é muito bom mas a velocidade chega a 1mb, agora quando conecto no outro modem que é um pouco mais longe fica com velocidade estável.
 
Sim. Eu testei com o meu celular mas não acho que vá muito além disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ai fica complicado, dependendo da distância fica impraticável.
Obrigado.. porque eu troquei a placa Wi-Fi e coloquei Wi-Fi 6
 
Bom no pc do quarto do fundo estava pegando 180 mega no Speed Test no 5GHz, usava um Tp Link ax73 + c80 como repetidor e 1 repetidor em mesh da tp link.

Agora com o Redmi ax6000 + ax5400 em mesh, o mesmo pc está pegando 470 no speed test no 5GHz.
 
Boa tarde, pessoal.
Meu nome é Gustavo, sou da cidade de Belo Horizonte e recentemente contratei um plano de internet da Vivo, a Vivo Fibra 200 Megas.
Moro em um apartamento de 77m² e o sinal wi-fi é péssimo em todos os cômodos, até mesmo onde o modem está instalado (tem sinal, mas a conexão cai direto).
Já chamei a Vivo duas vezes e me disseram que o modem/roteador deles é muito fraco e que eu deveria comprar outro melhor para ter sinal wi-fi com qualidade em todo o apartamento.

Segue desenho do ap:

Desenho-AP.png



Eu não entendo NADA de redes e gostaria de saber o que preciso fazer para resolver o problema (ter sinal wi-fi em todo o apartamento com qualidade).
Sei que existem roteadores, acess point, repetidores de sinal... mas não faço ideia do que preciso para solucionar o problema.
O modem da Vivo é o "Askey RTF8115VW", segue foto dele:




Se alguém puder me ajudar e indicar modelos do que devo comprar.
Agradeço a atenção de todos. Obrigado e boa tarde!
Dependendo de onde vc esta posicionando o AP (ou roteador), realmente o sinal no resto do apartamento vai ficar bem limitado..

Se estiver no canto do quarto, vai ficar sem sinal em metade casa além de jogar fira quase metade do sinal.



Se posicionar no canto do quarto, proximo ao centro da casa, melhora o sinal na cozinha


Se conseguir mover pro corredor, melhora o sinal na sala



Mas nem sempre um unico roteador pode ser a solução que vc precisa, dependendo da velocidade que vc quer nos extremos da planta.
Se montar um Mesh cabeado com dois pontos, um no corredor e outro na sala, conseguiria cobrir quase a casa toda com sinal excelente..
 
Última edição:
Postei no tópico errado e só agora vi que tem discussão aqui sobre melhores roteadores/ repetidores domésticos. Vou repostar aqui pra vcs me ajudarem, por favor.


Estou fazendo a migração de plano da Oi Fibra de 500mb pra 1GB. Gostaria de colocar meu desktop no wifi pra tirar alguns fios em excesso na minha mesa e me bateu uma dúvida de qual melhor maneira de rotear isso sem perder velocidade e qualidade da conexão. Eu ja tive umas placa mãe com wifi que entregava experiência idêntica ao cabeado. Porém não pretendo trocar placa mãe por agora e estava pensando em pegar uma placa PCI-E.
Qual placa PCI-E vcs indicam que suporte a velocidade contratada? O modem da própria Oi dá conta do recado ou preciso comprar algum roteador melhor tb? E quanto a repetidores? Preciso de 1 ou 2 repetidor tb pois as vezes uso o notebook no quarto e fica um pouco longe do escritório.

Caramba, nunca imaginei que um upgrade fosse me dar tanta dor de cabeça...
 
Alguém já utilizou os Reteadores M4 da Tplink pra fazer uma rede Mesh? Funcionou bem?
 
Postei no tópico errado e só agora vi que tem discussão aqui sobre melhores roteadores/ repetidores domésticos. Vou repostar aqui pra vcs me ajudarem, por favor.


Estou fazendo a migração de plano da Oi Fibra de 500mb pra 1GB. Gostaria de colocar meu desktop no wifi pra tirar alguns fios em excesso na minha mesa e me bateu uma dúvida de qual melhor maneira de rotear isso sem perder velocidade e qualidade da conexão. Eu ja tive umas placa mãe com wifi que entregava experiência idêntica ao cabeado. Porém não pretendo trocar placa mãe por agora e estava pensando em pegar uma placa PCI-E.
Qual placa PCI-E vcs indicam que suporte a velocidade contratada? O modem da própria Oi dá conta do recado ou preciso comprar algum roteador melhor tb? E quanto a repetidores? Preciso de 1 ou 2 repetidor tb pois as vezes uso o notebook no quarto e fica um pouco longe do escritório.

Caramba, nunca imaginei que um upgrade fosse me dar tanta dor de cabeça...
Bom, a primeira coisa e ter em mente é que espalhar grandes velocidades por Wifi vão exigir um pouco mais de investimento.

Até uns 600mbps é possível obter por Wifi5 estando no mesmo ambiente do roteador (sem obstáculos).. uns 500mbps até são possíveis após uma parede. Tecnicamente falando, o Wifi5 é capaz de fechar uma conexão teórica de 866mbps usando 4 canais sequenciais (largura de banda 80MHz) e duas conexões simultâneas (MiMo 2x2).. Na prática, fica em torno de 650mbps.

Agora 1gbps a coisa muda de figura. O Wifi 5 só podera oferecer essa velocidade de usar duas conexões simultâneas, porém com 8 canais sequenciais (160MHz).
Ou 80MHz de largura mas 3 ou 4 conexões simultaneas. O problema é que é muito dificil encontrar uma placa Wifi5 capaz de usar 160MHZ de largura ou use MiMo 3x3 ou 4x4..

Não conheço os roteadores da Oi, mas imagino que eles ainda forneçam ONU gigabit que até podem fornecer MiMo 4x4 de 80MHz, mas seu cliente 2x2 não seria capaz de usar toda a capacidade.

É aí que normalmente a gente recomenda o Wifi 6: Com largura de 80MHz e duas streams simultaneas, é possível chegar a 1200mbps teóricos, uns 950mbps na prática, que seria o limite da porta gigabit que o roteador pode fornecer.

Tem muita gente comprando adaptadores PCI-e com placas Intel AX200 (ou AX210 pra Wifi6E) de notebooks que junto com um roteador AX, pode fornecer até os 1200mbps que comentei acima com 80MHz (4 canais sequenciais) ou até 2400mbps em 160MHz (usando 8 canais sequenciais).
No Ali tem essas placas Fenvi com AX210 por pouco mais de R$200: https://pt.aliexpress.com/item/1005001783006517.html

Mas resumindo: Pra ter 1gbps no wifi, vai precisar gastar uns trocados..

Alguém já utilizou os Reteadores M4 da Tplink pra fazer uma rede Mesh? Funcionou bem?
Opa, bastante gente.. dependendo da velocidade que vc tem e em que localização vc instala, funciona bem sim.
Se usar velocidades de até uns 200mbps, dá pra conectar os pontos por Wifi.. Acima disso, eu recomento ligar os pontos por cabo de rede.

Mais informações:

 
Bom, a primeira coisa e ter em mente é que espalhar grandes velocidades por Wifi vão exigir um pouco mais de investimento.

Até uns 600mbps é possível obter por Wifi5 estando no mesmo ambiente do roteador (sem obstáculos).. uns 500mbps até são possíveis após uma parede. Tecnicamente falando, o Wifi5 é capaz de fechar uma conexão teórica de 866mbps usando 4 canais sequenciais (largura de banda 80MHz) e duas conexões simultâneas (MiMo 2x2).. Na prática, fica em torno de 650mbps.

Agora 1gbps a coisa muda de figura. O Wifi 5 só podera oferecer essa velocidade de usar duas conexões simultâneas, porém com 8 canais sequenciais (160MHz).
Ou 80MHz de largura mas 3 ou 4 conexões simultaneas. O problema é que é muito dificil encontrar uma placa Wifi5 capaz de usar 160MHZ de largura ou use MiMo 3x3 ou 4x4..

Não conheço os roteadores da Oi, mas imagino que eles ainda forneçam ONU gigabit que até podem fornecer MiMo 4x4 de 80MHz, mas seu cliente 2x2 não seria capaz de usar toda a capacidade.

É aí que normalmente a gente recomenda o Wifi 6: Com largura de 80MHz e duas streams simultaneas, é possível chegar a 1200mbps teóricos, uns 950mbps na prática, que seria o limite da porta gigabit que o roteador pode fornecer.

Tem muita gente comprando adaptadores PCI-e com placas Intel AX200 (ou AX210 pra Wifi6E) de notebooks que junto com um roteador AX, pode fornecer até os 1200mbps que comentei acima com 80MHz (4 canais sequenciais) ou até 2400mbps em 160MHz (usando 8 canais sequenciais).
No Ali tem essas placas Fenvi com AX210 por pouco mais de R$200: https://pt.aliexpress.com/item/1005001783006517.html

Mas resumindo: Pra ter 1gbps no wifi, vai precisar gastar uns trocados..


Opa, bastante gente.. dependendo da velocidade que vc tem e em que localização vc instala, funciona bem sim.
Se usar velocidades de até uns 200mbps, dá pra conectar os pontos por Wifi.. Acima disso, eu recomento ligar os pontos por cabo de rede.

Mais informações:

Pô, muito obrigado pelo feedback, não tinha visto o tópico dedicado, vou lá ler.
 
Bom, a primeira coisa e ter em mente é que espalhar grandes velocidades por Wifi vão exigir um pouco mais de investimento.

Até uns 600mbps é possível obter por Wifi5 estando no mesmo ambiente do roteador (sem obstáculos).. uns 500mbps até são possíveis após uma parede. Tecnicamente falando, o Wifi5 é capaz de fechar uma conexão teórica de 866mbps usando 4 canais sequenciais (largura de banda 80MHz) e duas conexões simultâneas (MiMo 2x2).. Na prática, fica em torno de 650mbps.

Agora 1gbps a coisa muda de figura. O Wifi 5 só podera oferecer essa velocidade de usar duas conexões simultâneas, porém com 8 canais sequenciais (160MHz).
Ou 80MHz de largura mas 3 ou 4 conexões simultaneas. O problema é que é muito dificil encontrar uma placa Wifi5 capaz de usar 160MHZ de largura ou use MiMo 3x3 ou 4x4..

Não conheço os roteadores da Oi, mas imagino que eles ainda forneçam ONU gigabit que até podem fornecer MiMo 4x4 de 80MHz, mas seu cliente 2x2 não seria capaz de usar toda a capacidade.

É aí que normalmente a gente recomenda o Wifi 6: Com largura de 80MHz e duas streams simultaneas, é possível chegar a 1200mbps teóricos, uns 950mbps na prática, que seria o limite da porta gigabit que o roteador pode fornecer.

Tem muita gente comprando adaptadores PCI-e com placas Intel AX200 (ou AX210 pra Wifi6E) de notebooks que junto com um roteador AX, pode fornecer até os 1200mbps que comentei acima com 80MHz (4 canais sequenciais) ou até 2400mbps em 160MHz (usando 8 canais sequenciais).
No Ali tem essas placas Fenvi com AX210 por pouco mais de R$200: https://pt.aliexpress.com/item/1005001783006517.html

Mas resumindo: Pra ter 1gbps no wifi, vai precisar gastar uns trocados..


Opa, bastante gente.. dependendo da velocidade que vc tem e em que localização vc instala, funciona bem sim.
Se usar velocidades de até uns 200mbps, dá pra conectar os pontos por Wifi.. Acima disso, eu recomento ligar os pontos por cabo de rede.

Mais informações:


Opa, obrigado pelo help! Acabei de fazer um teste no speedtest e ta pegando uns 950mbps. Minha preocupação é com "o que comprar" já que não conheço mto essa area de internet de alta velocidade e tenho receio de comprar algo que não vá servir, ou comprar algo mto caro achando que vai servir e saber depois que teria opções bem mais em conta que me atenderia perfeitamente.

Essa placa super me atende bem.

Quanto a repetidores de sinal, teria alguma indicação?
 
Dependendo de onde vc esta posicionando o AP (ou roteador), realmente o sinal no resto do apartamento vai ficar bem limitado..

Se estiver no canto do quarto, vai ficar sem sinal em metade casa além de jogar fira quase metade do sinal.



Se posicionar no canto do quarto, proximo ao centro da casa, melhora o sinal na cozinha


Se conseguir mover pro corredor, melhora o sinal na sala



Mas nem sempre um unico roteador pode ser a solução que vc precisa, dependendo da velocidade que vc quer nos extremos da planta.
Se montar um Mesh cabeado com dois pontos, um no corredor e outro na sala, conseguiria cobrir quase a casa toda com sinal excelente..

Boa noite Amigo, com qual soft ou site fez essa simulação?
 
Opa, obrigado pelo help! Acabei de fazer um teste no speedtest e ta pegando uns 950mbps. Minha preocupação é com "o que comprar" já que não conheço mto essa area de internet de alta velocidade e tenho receio de comprar algo que não vá servir, ou comprar algo mto caro achando que vai servir e saber depois que teria opções bem mais em conta que me atenderia perfeitamente.

Essa placa super me atende bem.

Quanto a repetidores de sinal, teria alguma indicação?
Lembre-se que pra usar essa placa AX210 você vai precisar de um roteador AX também, que certamente a ONU da Oi (se for Huawei) não é. Se for esse o caso, vocÊ vai ficar limitado nos 200mbps que o roteador com 80MHz pode fornecer com o Mimo2x2 que a AX210 possui.

uUm Redmi AX3000 sai por R$275, mas tem porta WAN gigabit (o que vai te limitar nos 950mbps no Wifi) mas é capaz de fechar conexão de até 2400mbps com a placa AC210 usando 160MHz de largura..
O AX6000 tem porta WAN 2.5gbps e caso a ONU da Oi tenha essa velocidade no cabo, daria pra aproveitar a banda em sua totalidade, já que com a placa AX210 ele pode fechar conexão de até 2400mbps (160MHz de largura), mas custa em torno de R$600.

Edicionando: Esqueça repetidor pra essa velocidade. Se tentar extender sua conexão por Wifi, metade da capacidade do Wifi será usada para comunicar com o AP principal e a outra metade apenas estará disponível para o cliente.

A melhor coisa a se fazer é adicionar outro roteador da série Xiaomi/Redmi (por isso que normalmente indico eles) e montar uma rede Mesh cabeada. Da pra pegar outro AS3000 para estender por Mesh sua rede se usar os roteadores que indiquei acima..

Boa noite Amigo, com qual soft ou site fez essa simulação?
Eu usei o Ekahau HeatMap
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo