• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Tenho um link de 700/350 num AC68U da ASUS quando uso muito a banda o bixo dispara o uso de cpu ai acredito eu que um quad core daria uma folga e de alcance ele ta ok,mais gostaria de garantir um aparelho com wifi6 e banda de 160mhz ja que o ac68u não tem,aqui em casa temos 4 pcs 2 ligado 24/8 consumindo banda,alexa,smartv e 5 aparelhos celulares.
talvez vc precise de um CPU mais rapido, não necessariamente multiplos Cores.
Digo isso pois o processamento de banda normalmente é feito num único núcleo, e como colegas aqui no fórum já citaram, mesmo sendo multi-core, altas velocidades acabam entupindo um único core, deixando os outros praticamente em Idle.
Outra coisa que também sobrecarrega o core do CPU é o uso de filtros, QoS, limitações de banda por IP ou MAC, principalmente com velocidades altas.
 
talvez vc precise de um CPU mais rapido, não necessariamente multiplos Cores.
Digo isso pois o processamento de banda normalmente é feito num único núcleo, e como colegas aqui no fórum já citaram, mesmo sendo multi-core, altas velocidades acabam entupindo um único core, deixando os outros praticamente em Idle.
Outra coisa que também sobrecarrega o core do CPU é o uso de filtros, QoS, limitações de banda por IP ou MAC, principalmente com velocidades altas.
entendi esse meu asus é dois nucleo de 1ghz talvez seja isso,então o AX73 ta bem servido né.
 
entendi esse meu asus é dois nucleo de 1ghz talvez seja isso,então o AX73 ta bem servido né.
Pelo que vi no DeviWiki, esse CPU do Asus é um Broadcom BCM4708A0 (800 MHz, 2 cores).. então provavelmente com BCM6750 TriCore 1.5GHz vc vai ter mais espaço para processar sua banda.
Por ser de uma nova geração, imagino e torço que esses processadores tenham seus cores interligados para suportar o processamento de forma muti-core, não single-core como antigamente.
 
Pelo que vi no DeviWiki, esse CPU do Asus é um Broadcom BCM4708A0 (800 MHz, 2 cores).. então provavelmente com BCM6750 TriCore 1.5GHz vc vai ter mais espaço para processar sua banda.
Por ser de uma nova geração, imagino e torço que esses processadores tenham seus cores interligados para suportar o processamento de forma muti-core, não single-core como antigamente.
Sim futuramente irei por 800-1gb sei que serei limitado a 940-950 devido as portas estou procurando um custo e beneficio pois o ASUS ao usar os 700mb o bixinho usa as duas cpu em 90% rs.
 
OI pessoal! Tudo bem? Venho humildemente pedir a ajuda de vocês para conseguir encontrar o roteador ideal para a minha casa.
Minha casa tem em torno de 80m². Fiz um esquema mais ou menos tentando mostrar como ela é:
cJmNmxc.png

Eu preciso de sinal principalmente nos quartos e o roteador da operadora que está no mesmo local onde o novo vai ficar não tá suprindo. Tem muita perda de velocidade indo pro quarto do lado do acesso aos fundos da casa( de 400mb chega 100mb). Aqui eu tenho a MHNET e o roteaodr que eles fornecem em comodato é o TP-Link EC220-G5. Cheguei a comprar o Huawei AX3 quad-core versão global porém o problema seguiu. Ai devolvi o AX3
 
Última edição:
OI pessoal! Tudo bem? Venho humildemente pedir a ajuda de vocês para conseguir encontrar o roteador ideal para a minha casa.
Minha casa tem em torno de 80m². Fiz um esquema mais ou menos tentando mostrar como ela é:
cJmNmxc.png

Eu preciso de sinal principalmente nos quartos e o roteador da operadora que está no mesmo local onde o novo vai ficar não tá suprindo. Tem muita perda de velocidade indo pro quarto do lado do acesso aos fundos da casa( de 400mb chega 100mb). Aqui eu tenho a MHNET e o roteaodr que eles fornecem em comodato é o TP-Link EC220-G5. Cheguei a comprar o Huawei AX3 quad-core versão global porém o problema seguiu.
Qual canal do Wi-Fi vc está utilizando na rede de 5Ghz?
Já tentou mudar para os canais altos? Acima de 100?
 
É um problema recorrente, geralmente os fabricantes deixam potências baixas nos canais até 100 ou 149 por questões regulatórias

Se for tentar, a melhor opção é geralmente acima do canal 149
E no 2.4Ghz qual canal devo colocar
 
Qualquer um, de preferência o menos utilizado por redes dos vizinhos, no Android tem um app chamado WiFi analyzer para checar isso, se quiser
Certo. Bom coloquei a rede 5Ghz no canal 161 porem eu estou no quarto bem ao lado do quarto de visitas e só chega 133 de download e 171 de upload.
Upload se não me engano é 200 mb que tenho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu devolvi o AX3
 
Certo. Bom coloquei a rede 5Ghz no canal 161 porem eu estou no quarto bem ao lado do quarto de visitas e só chega 133 de download e 171 de upload.
Upload se não me engano é 200 mb que tenho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu devolvi o AX3
Faça um Scan dos canais usados por outros Wifi's na sua região e veja se não há muita interferência acontecendo. Esse download mais baixo que o upload tá com cara de interferência..
Realmente o AX3 Pro (ws7200) tem menos potencia que o seu EC220 (que é o Archer C5 v4)..
Se quiser uma potencia boa, procure o AX50 ou o AX73 da TP-Link. Se quiser pagar menos ou importar, procure o AX3000 chines.
Esses equipamentos estão praticamente no topo do limite de potencia permitida para o Wifi.
Sobre Upload, tenha em mente que a potencia do roteador não terá muita importância, visto que quem irá emitir os pacotes é o dispositivo (notebook ou celular) e normalmente a potencia desses clientes é uma fração da potencia do roteador.
 
Usei o app Wfi analyzer e coloquei o canal wifi com menos interferência( o canal com mais estrelas) tanto na rede 2.4Ghz quanto 5GHz. e is resultados foram:
Realizei os testes neste notebook com ssd pelo app do speedtest para windows 11
No quarto do lado da peça que dá acesso aos fundos, o resultado foi em torno de 80mbps de down e 80 também de up
No quarto do lado do quarto de visitas deu 190mb de download e 182 de up
Pelo chromecast com google tv que fica no meu quarto que é o do lado do quarto de visitas e chegou a 296 de download e 91 de up
Está ok os valores pra esse roteador? consigo velocidades melhores com algum outro roteador?
 
Última edição:
Boa tarde pessoal.
Tenho internet da Claro aqui funcionando pelo modem/roteador Arris TG1692.
O aparelho esta instalado bem no centro do apartamento, e como é um imóvel pequeno, o alcance do Wifi tem me atendido bem, mas queria que o sinal de 5Ghz chegasse um pouquinho mais forte onde fica a Tv, pois atualmente o sinal de 5Ghz está chegando com apenas 1 barrinha.
A velocidade é suficiente, mas fico com medo do sinal cair por estar fraco. Pensei em comprar um TP-Link AX53, mas como não sei a potencia do Arris TG1692, fico com medo de estar gastando dinheiro a toa trocando 6 por meia dúzia.
Alguém sabe dizer se a potencia do TP-Link AX53 é maior que desse Arris TG1692?
 
Última edição:
Boa tarde pessoal.
Tenho internet da Claro aqui funcionando pelo modem/roteador Arris TG1692.
O aparelho esta instalado bem no centro do apartamento, e como é um imóvel pequeno, o alcance do Wifi tem me atendido bem, mas queria que o sinal de 5Ghz chegasse um pouquinho mais forte onde fica a Tv, pois atualmente o sinal de 5Ghz está chegando com apenas 1 barrinha.
A velocidade é suficiente, mas fico com medo do sinal cair por estar fraco. Pensei em comprar um TP-Link AX53, mas como não sei a potencia do Arris TG1692, fico com medo de estar gastando dinheiro a toa trocando 6 por meia dúzia.
Alguém sabe dizer se a potencia do TP-Link AX53 é maior que desse Arris TG1692?

Péssima troca, olhando os números da Anatel o Arris tem mais potência na maioria dos casos

RoteadorPotência 2.4GHz (Watts)Potência 5.8GHz (Watts)Potência 5.2GHz (Watts)ID Anatel
Arris TG1692A
0,7025​
0,6294​
0,0957​
38311603850
TP-Link AX53
0,3872​
0,1824​
0,1047​
62762203177

Mesma dica de antes, tenta mudar o canal da rede 5GHz para um acima do 149, assim o Arris trabalha no 5.8GHz e tem 6 vezes mais potência que nos canais baixos (5.2GHz)
 
Olá, boa noite
estou desatualizado do forum, mas preciso de ajuda para um roteador; tenho uma net de 500mb e um asus router ac59u, tenho tendo problemas recentemente e o provedor está falando que é o roteador, geralmente problema de DnS ou o provedor recusando meu usuario senha PPOE em certos horarios

alguma recomendação de um roteador um pouco melhor que o meu atual? uso muito o computador trabalho com isso, tenho um celular, e meu vizinho usa 2 celulares meu wifi
 
eu teria alguma vantagem de trocar o firmware do meu tplink archer c6 pelo openWRT ?
 
eu teria alguma vantagem de trocar o firmware do meu tplink archer c6 pelo openWRT ?

Apenas se você for usuário avançado, e tiver conhecimentos básicos de TCP/IP e Linux, ou ainda se você precisar de alguma funcionalidade que o firmware do teu roteador não tenha.

Migrar só para migrar não vale a pena, fique com o firmware original.
 
OI pessoal! Tudo bem? Venho humildemente pedir a ajuda de vocês para conseguir encontrar o roteador ideal para a minha casa.
Minha casa tem em torno de 80m². Fiz um esquema mais ou menos tentando mostrar como ela é:
cJmNmxc.png

Eu preciso de sinal principalmente nos quartos e o roteador da operadora que está no mesmo local onde o novo vai ficar não tá suprindo. Tem muita perda de velocidade indo pro quarto do lado do acesso aos fundos da casa( de 400mb chega 100mb). Aqui eu tenho a MHNET e o roteaodr que eles fornecem em comodato é o TP-Link EC220-G5. Cheguei a comprar o Huawei AX3 quad-core versão global porém o problema seguiu. Ai devolvi o AX3
Usei o app Wfi analyzer e coloquei o canal wifi com menos interferência( o canal com mais estrelas) tanto na rede 2.4Ghz quanto 5GHz. e is resultados foram:
Realizei os testes neste notebook com ssd pelo app do speedtest para windows 11
No quarto do lado da peça que dá acesso aos fundos, o resultado foi em torno de 80mbps de down e 80 também de up
No quarto do lado do quarto de visitas deu 190mb de download e 182 de up
Pelo chromecast com google tv que fica no meu quarto que é o do lado do quarto de visitas e chegou a 296 de download e 91 de up
Está ok os valores pra esse roteador? consigo velocidades melhores com algum outro roteador?

Esses valores mencionados são com o equipamento da operadora ou com o AX3?

Sabendo que um streaming de vídeo de maior qualidade hoje utiliza uns 20-30Mbps (quando muito) beirar os 300Mbps em um Chromecast certamente é mais que suficiente.

Muita gente tem o entendimento de que deve-se atingir toda a velocidade contratada em um único dispositivo Wi-Fi quando na verdade o objetivo deve (ou pelo menos deveria ser) conseguir atender todos os clientes conectados simultaneamente de maneira estável e sem gargalos na utilização trivial para o que eles se propõem: um streaming, uma rede social, uma navegação ou seja lá o que for, sem que um atrapalhe o outro.

Entendo que há aquela coisa do "Poxa, mas estou pagando 400Mbps e quero ver 400Mbps no speedtest do meu celular até lá no jardim!" só que isso acaba deixando as pessoas paranoicas sem necessidade e muitas vezes fazendo-as gastar à toa, pois mesmo com equipamentos bem caros nem sempre isso é possível por 'n' motivos.

Como não vi vc se queixando de quedas efetivas na conexão ou 'zonas mortas' em relação à cobertura efetiva do Wi-Fi não vejo porque investir em outro equipamento.


Olá, boa noite
estou desatualizado do forum, mas preciso de ajuda para um roteador; tenho uma net de 500mb e um asus router ac59u, tenho tendo problemas recentemente e o provedor está falando que é o roteador, geralmente problema de DnS ou o provedor recusando meu usuario senha PPOE em certos horarios

alguma recomendação de um roteador um pouco melhor que o meu atual? uso muito o computador trabalho com isso, tenho um celular, e meu vizinho usa 2 celulares meu wifi

Quais DNSs vc está usando? Já tentou usar outros? A operadora também fornece um roteador ou apenas um conversor?

Eu tentaria primeiro validar se o problema realmente é seu ou deles, uma das formas de fazer isso é utilizar o equipamento deles roteando (se ele for capaz disso) ou fazer a autenticação PPPoE diretamente no seu computador, se o problema realmente estiver no Asus certamente no computador irá funcionar normalmente, é melhor do que gastar em outro equipamento e dias depois ver que o problema persiste.
 
Faça um Scan dos canais usados por outros Wifi's na sua região e veja se não há muita interferência acontecendo. Esse download mais baixo que o upload tá com cara de interferência..
Realmente o AX3 Pro (ws7200) tem menos potencia que o seu EC220 (que é o Archer C5 v4)..
Se quiser uma potencia boa, procure o AX50 ou o AX73 da TP-Link. Se quiser pagar menos ou importar, procure o AX3000 chines.
Esses equipamentos estão praticamente no topo do limite de potencia permitida para o Wifi.
Sobre Upload, tenha em mente que a potencia do roteador não terá muita importância, visto que quem irá emitir os pacotes é o dispositivo (notebook ou celular) e normalmente a potencia desses clientes é uma fração da potencia do roteador.
Sobre o que você disse sobre o TP-LINK EC220-G5 V1, onde você obteve as informações? Gostaria de ver a real potência desse roteador.
 
Sobre o que você disse sobre o TP-LINK EC220-G5 V1, onde você obteve as informações? Gostaria de ver a real potência desse roteador.
Eu pego na FCCID, que é a Anatel americana.

FCCIDC5v4WS7200
2.412-2.462 GHz229.6 mW345.9 mW
5.18-5.24 GHz228 mW85.9 mW
5.745-5.825 GHz344 mW217.3 mW

Existe o sistema da Anatel também, que é mais chato.. Precisa encontrar o número da homologação no Painel de Dados e depois procurar e abrir o relatório de homologação no SCH
Não sei exatamente o sistema que teste que a Anatel usa, mas os valores de potencia, principalmente em 5.2GHz, são bastante discrepantes dos encontrados na FCC, mesmo com o alcance real equivalente a roteadores de mesma potencia pela FCC.
 
Última edição:
Esses valores mencionados são com o equipamento da operadora ou com o AX3?

Sabendo que um streaming de vídeo de maior qualidade hoje utiliza uns 20-30Mbps (quando muito) beirar os 300Mbps em um Chromecast certamente é mais que suficiente.

Muita gente tem o entendimento de que deve-se atingir toda a velocidade contratada em um único dispositivo Wi-Fi quando na verdade o objetivo deve (ou pelo menos deveria ser) conseguir atender todos os clientes conectados simultaneamente de maneira estável e sem gargalos na utilização trivial para o que eles se propõem: um streaming, uma rede social, uma navegação ou seja lá o que for, sem que um atrapalhe o outro.

Entendo que há aquela coisa do "Poxa, mas estou pagando 400Mbps e quero ver 400Mbps no speedtest do meu celular até lá no jardim!" só que isso acaba deixando as pessoas paranoicas sem necessidade e muitas vezes fazendo-as gastar à toa, pois mesmo com equipamentos bem caros nem sempre isso é possível por 'n' motivos.

Como não vi vc se queixando de quedas efetivas na conexão ou 'zonas mortas' em relação à cobertura efetiva do Wi-Fi não vejo porque investir em outro equipamento.




Quais DNSs vc está usando? Já tentou usar outros? A operadora também fornece um roteador ou apenas um conversor?

Eu tentaria primeiro validar se o problema realmente é seu ou deles, uma das formas de fazer isso é utilizar o equipamento deles roteando (se ele for capaz disso) ou fazer a autenticação PPPoE diretamente no seu computador, se o problema realmente estiver no Asus certamente no computador irá funcionar normalmente, é melhor do que gastar em outro equipamento e dias depois ver que o problema persiste.
Os resultados são do equipamento da operadora. Levando o que você disse em conta vou optar por não trocar de equipamento.
 
Atualmente possuo um roteador TP-Link modelo TL-WR849N, ele possui uma feature que não encontrei ainda em outros roteadores domésticos. Ele possui a capacidade de controlar apenas a rede convidados para desativar de X até Y horário e deixar a rede principal ativa. Atualmente eu deixo a rede principal ativa 24h protegida com senha, enquanto a rede convidados, deixo livre em X período do dia, com limitação de velocidade.

Os roteadores que tenho mexido nos emuladores ou procurado com algo parecido, só desativam o wi-fi todo de X a Y período, não podendo controlar o horário apenas da rede convidados.

Alguma dica de roteador com rede 5Ghz com este tipo de função? Que eu possa deixar uma rede ativa 24h protegida com senha e outra rede, convidados, sem senha, ativa somente de X até Y período?

Obrigado.
 
Por curiosidade, comecei a ler um pouco sobre a funcionalidade chamada "BSS Color" disponível no WiFi6 (802.11ax). Porém após ler alguns artigos (como esse aqui), fiquei em dúvida como configurar o BSS Color em ambientes com múltiplos pontos de acesso configurados com roaming automático (todos APs conectados via ethernet cabeada, com canais diferentes porém mesmo SSID/Senha).

Se alguém tiver mais clareza sobre como usar o BSS Color nessa situação, agradeço se puder compartilhar. Iniciei um tópico sobre esse mesmo assunto (com mais detalhes) no fórum do OpenWrt caso alguém queira comentar lá:

 
Pessoal entre os modelos Huawei AX3, Mercusys MR70X e TP-Link Archer C60/C80 qual vocês indicariam?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo