MGSV foi um tanto quanto... Controverso, acho que não tem como haver uma hegemonia sobre ele. Antes de fazer um leve comentário, acredito que o Metal Gear que tenha zerado menos, foram ai pelo menos 2x, que foi justamente este V por mais que os gameplays foram muito maiores...
O ponto que eu acho que este jogo falhou não foi nem tanto na história, e sim na narrativa e na forma com que ela é contada. Quando você vê os trailers ou mesmo como o game foi construido, se consegue perceber que por mais que tenha ficado ótimo, ele meio que foi terminado "as pressas" por causa da Konami, e isto tirou um pouco do que é ser Metal Gear. Sem duvidas, é o jogo em que a história ficou bem mais dispersa, tivemos um grande numero de fitas cacetes contando coisas que deveriam ser secundárias falando de coisas principais, eventos narrados que mereciam uma cutscene, enquanto temos momentos "menos uteis" onde há uma cutscene, o que ao meu ver, mostra que a equipe queria fazer algo muito maior do que foi.
Por exemplo, sabe aquela cena do banho, quando você chega na sua base esta chovendo, com a Quiet no caso? Cena ótima não é? E aquela quando você [você mesmo =P] marca seu dia de aniversário e tem aquelas explosões fakes que na verdade é uma comemoração? Sejamos sinceros, são ótimas cenas que elas ajudam a criar um todo, mas que poderiam ser "removidas" em troca de cutscenes maiores do enredo em si. Quando eu joguei ficou claro essa impressão, eles precisavam sei lá, de um ano talvez pra desenvolver as cutscenes, que tem em um numero relativamente baixo e são bem curtas, ao meu ver, este é o unico grande pecado de Metal Gear Solid V
Lembro da primeira cutscene que eu aparecer num momento chave, me posicionei imaginando "agora vou ficar 10 minutos vendo uma cena insana" e 2 minutos depois estava me reajeitando pra posição de gameplay, tirando isto? Game magnifico. Por mais que você tenha falado que o enredo mais linear seja o do terceiro titulo, este pra mim é o melhor da série, conseguiu arrebatar tal titulo do segundo jogo que foi o primeiro Metal Gear que zerei e me fez correr atrás do restante e jogar tanto na ordem cronologica e de lançamento. Na minha humilde opinião, esta ERA a série mais perfeita que já joguei, todos os games principais, o "pior" deles era pra lá do "jogo maravilhoso", pena que o proximo provavelmente vai estragar isso, mas fazer o que, pelo menos vivemos uma magnifica fase
Eu não sei se você teve a oportunidade de jogar o maravilhoso "Horizon: Zero Dawn", caso não tenha tido [sem spoilers, não se preocupe] é um game que utiliza uma mecanica similar a Metal Gear, mas de forma correta. Você tem dados IMPORTANTISSIMOS via audio mas em nenhum momento falta cutscene, além disso, de formar similar ao game em questão, há momentos e momentos onde você recebe uma enxurrada de informação que é tudo o que você deseja saber. Narrativa simplesmente perfeita