Também não curti essa parada. Se tivesse rushado pra zerar a história, talvez não tivesse disposição pra rejogar o que ficou sobrando devido a esse acontecimento, mas pior que eu ainda estou jogando ele (pra tentar chegar o mais próximo possível dos 100%) por falta de novos lançamentos, só que numa frequência bem menor, ainda mais com o retorno dos seriados que assisto (teve dias que sequer joguei).
Sobre a história da Quiet: eles explicam muita coisa nas fitas, então se não ouviu ainda eu recomendo. O que ficou faltando pra mim, na verdade, foi o jogo ter explicado melhor a parada dela sendo resgatada do hospital, passando pelo tratamento com os parasitas e porque ela decidiu ir pro Afeganistão pra ficar matando os russos. Com relação à ela ficar vagando pelo Afeganistão, não foi bem assim que aconteceu: ela teve que fugir porque ela tinha falado inglês no final da missão 45, língua que ativava os parasitas dela, então pra não matar o Venom e nem seus companheiros da MB, ela resolveu desertar pra morrer no deserto, já que o parasita não consegue sobreviver sem água. Além disso, mesmo que ela tivesse feito o tratamento lá com a bactéria que transformava os machos do parasita em fêmeas (impedindo a reprodução e o avanço da doença), a missão 43 provou que ela não era suficiente para impedir a manifestação da doença (ao menos não se tivesse sofrido mutação devido ao vazamento de radiação causado pelo filho da pu** do Huey). Eu realmente gostaria que ela tivesse continuado na história e que os eventos que ocasionaram a sua morte jamais tivessem acontecido, mas Kojima quis a história desse jeito, fazer o quê? De todo jeito, graças à borboleta no meu emblema, terei Quiet no meu grupo pra sempre
Apesar de concordar que ela não contribui em peso para o enredo da saga, a história desse jogo não é ruim, tem muitos elementos interessantes, mas como eles se focaram muito mais no gameplay, acabaram deixando de lado várias cutscenes que deixariam o jogo ainda mais atrativo, além de missões que trouxessem mais empolgação, sentimento, etc (não que as atuais não tivessem isso, mas tem muitas que são muito simples, tipo matar o cara e vazar fora, e que não tem muita relevância pra história). De certa forma eu curti o fato deles terem dedicado mais na questão do gameplay, pois comparando com os outros jogos da série, ele é de longe o que tem a melhor jogabilidade (o que de certa forma atraiu muitas pessoas que não conheciam a saga MGS). Infelizmente, por falta de tempo e de recursos financeiros (além da pressão da maldita Konami), Kojima teve que lançar um jogo inacabado. Imagina como ele ficaria se o Kojima o tivesse feito do jeito que gostaria? Teria ficado muito mais épico do que já é!
Com relação ao "sósia", não sabíamos de nada, pois nada foi revelado antes da missão 46. Você ficava na dúvida no prólogo se era de fato o Snake ali, mas era mais fácil desconfiar de que o cara tava alucinando.