[TÓPICO OFICIAL] METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos L...
  • Data de Início Data de Início
Também não curti essa parada. Se tivesse rushado pra zerar a história, talvez não tivesse disposição pra rejogar o que ficou sobrando devido a esse acontecimento, mas pior que eu ainda estou jogando ele (pra tentar chegar o mais próximo possível dos 100%) por falta de novos lançamentos, só que numa frequência bem menor, ainda mais com o retorno dos seriados que assisto (teve dias que sequer joguei).

Sobre a história da Quiet: eles explicam muita coisa nas fitas, então se não ouviu ainda eu recomendo. O que ficou faltando pra mim, na verdade, foi o jogo ter explicado melhor a parada dela sendo resgatada do hospital, passando pelo tratamento com os parasitas e porque ela decidiu ir pro Afeganistão pra ficar matando os russos. Com relação à ela ficar vagando pelo Afeganistão, não foi bem assim que aconteceu: ela teve que fugir porque ela tinha falado inglês no final da missão 45, língua que ativava os parasitas dela, então pra não matar o Venom e nem seus companheiros da MB, ela resolveu desertar pra morrer no deserto, já que o parasita não consegue sobreviver sem água. Além disso, mesmo que ela tivesse feito o tratamento lá com a bactéria que transformava os machos do parasita em fêmeas (impedindo a reprodução e o avanço da doença), a missão 43 provou que ela não era suficiente para impedir a manifestação da doença (ao menos não se tivesse sofrido mutação devido ao vazamento de radiação causado pelo filho da pu** do Huey). Eu realmente gostaria que ela tivesse continuado na história e que os eventos que ocasionaram a sua morte jamais tivessem acontecido, mas Kojima quis a história desse jeito, fazer o quê? De todo jeito, graças à borboleta no meu emblema, terei Quiet no meu grupo pra sempre :megusta:

Apesar de concordar que ela não contribui em peso para o enredo da saga, a história desse jogo não é ruim, tem muitos elementos interessantes, mas como eles se focaram muito mais no gameplay, acabaram deixando de lado várias cutscenes que deixariam o jogo ainda mais atrativo, além de missões que trouxessem mais empolgação, sentimento, etc (não que as atuais não tivessem isso, mas tem muitas que são muito simples, tipo matar o cara e vazar fora, e que não tem muita relevância pra história). De certa forma eu curti o fato deles terem dedicado mais na questão do gameplay, pois comparando com os outros jogos da série, ele é de longe o que tem a melhor jogabilidade (o que de certa forma atraiu muitas pessoas que não conheciam a saga MGS). Infelizmente, por falta de tempo e de recursos financeiros (além da pressão da maldita Konami), Kojima teve que lançar um jogo inacabado. Imagina como ele ficaria se o Kojima o tivesse feito do jeito que gostaria? Teria ficado muito mais épico do que já é!
Quando eu falei sobre a Quiet ficar vagando no Afeganistão foi isso mesmo, ela ficar lá matando os russos com a sniper, tinha que ser explicado isso.
E essa desculpa dela ter ido embora eu achei bem ruinzinha, ainda ficou muita gente contaminada na mother base, só ela indo embora não adiantou nada.
Com relação ao "sósia", não sabíamos de nada, pois nada foi revelado antes da missão 46. Você ficava na dúvida no prólogo se era de fato o Snake ali, mas era mais fácil desconfiar de que o cara tava alucinando.
Depende do que vc quer dizer com se sabia. Tecnicamente não, ninguem sabia antes, mas eu e muitas outras pessoas já tinhamos 99% de certeza que não jogaríamos com Big Boss. É bem claro se vc for analisar, o médico dentro do helicoptero na cinematic tb é dublado pelo Kiefer, o rosto dele não aparece direito em nenhum momento, quando extrairam o rosto dele no pc deu pra ver que o modelo do rosto dele era identico ao do Big Boss, só que sem barba e com menos detalhes na pele. Na própia explosão da de ver claramente que alguem se joga na frente do Big Boss e no ultimo momento a camera meio que foca na explosão no rosto do médico protegendo o Big Boss. Nos trailers quando BB entra em coma dá de ver muito bem que não tem nenhum chifre nele, Kaz olha pra camera e diz "What about him?", tipo, tem coisa mais óbvia?? :haha:
Outro detalhe interessante, se na primeira missão vc atirar no Ishmael vc n recebe um Game Over, vc recebe um Time Paradox.

O lance de não jogar com o Big Boss nem foi grande coisa pra mim, o resto da "história" é que foi.

Sobre o Venom Snake, eu queria saber se já tinha contado sobre ele antes mesmo de lançar TPP, se já tinha falado sobre ele em outro metal gear, MGS4, MGS2, MG2

No TPP eu já ficava pensando nisso porque tinha lido teorias, e as teorias acertaram praticamente tudo
E depois do final fez sentido o rosto do médico ficar escondido no GZ, Kojima mudou de ideia e fez o médico virar um personagem criado pelo proprio jogador, aí não faria sentido mostrar o rosto dele no GZ, ficariam 2 médicos.

Última edição:
Sobre o Venom Snake, eu queria saber se já tinha contado sobre ele antes mesmo de lançar TPP, se já tinha falado sobre ele em outro metal gear, MGS4, MGS2, MG2

No TPP eu já ficava pensando nisso porque tinha lido teorias, e as teorias acertaram praticamente tudo
E depois do final fez sentido o rosto do médico ficar escondido no GZ, Kojima mudou de ideia e fez o médico virar um personagem criado pelo proprio jogador, aí não faria sentido mostrar o rosto dele no GZ, ficariam 2 médicos.

Não, o Venom nunca foi mencionado em nenhum outro jogo, mas Venom foi o vilão do Metal Gear 1, mas só agora mesmo depois da missão Truth é que foi revelado isso, o que não muda quase nada na real, só explicaria como Big Boss ainda estaria vivo em MG2, mas é interessante pq ele tb morre em MG2 e pra explicar o pq dele não ter morrido de verdade e voltado a aparecer em MGS4 foi Nanomachines e foda-se :haha:.

Nem, eu acho em um modo geral mesmo. O começo com a cutscene, o Skullface que parecia realmente ser um vilão foda, o level-design do camp omega foi superb, Kaz falando com vc durante a missão te dando informações, Huey ligando da Mother Base dizendo sobre a inspeção que iria ocorrer. A imersão que dava era fantástica, vc ter que ouvir a tape do Chico pra tentar determinar o lugar onde a Paz estava, e no fim aquela cutscene gigante e tal.
TPP deixou bastante a desejar até. Pq infelizmente o foco dele foi o gameplay e só.

Eu não sei porque quando lembro ou vejo uma imagem do GZ tenho uma sensação dele ser melhor que o TPP, acho que é nostalgia, o TPP ta muito recente ainda, só daqui um tempo pra saber mesmo qual eu prefiro.

Não, o Venom nunca foi mencionado em nenhum outro jogo, mas Venom foi o vilão do Metal Gear 1, mas só agora mesmo depois da missão Truth é que foi revelado isso, o que não muda quase nada na real, só explicaria como Big Boss ainda estaria vivo em MG2, mas é interessante pq ele tb morre em MG2 e pra explicar o pq dele não ter morrido de verdade e voltado a aparecer em MGS4 foi Nanomachines e foda-se :haha:.

Venom então era o "falso" Big Boss, certo?

Veja se alguem pode me explicar. É referente a uma pessoa na Ala Médica.
Coletei todas as fotos la da Paz e a ultima rolou a cut scene dela retirando a bomba e eu fiquei meio sem entender, depois de escutar a fita dela...

Coletei todas as fotos la da Paz e a ultima rolou a cut scene dela retirando a bomba e eu fiquei meio sem entender, depois de escutar a fita dela...
você fez o final verdadeiro?

Não entendi no que vc quer uma explicação exatamente, mas todas as cenas da Paz foram alucinações do Venom. Paz morreu 9 anos atrás, nada daquilo é verdade.

Fiz sim.

Obrigado.
Bem que suspeitei desde o inicio. Pior que eu lendo umas teroiras, muitas delas acertaram na mosca mesmo.
foi tudo uma alucinação
o bb que na verdade é o medico do gz, meio que se sentiu culpado por não achar a segunda bomba, ai ficou "locão" é normal os japas usarem isso, já vi em vários animes esse esquema

foi tudo uma alucinação
o bb que na verdade é o medico do gz, meio que se sentiu culpado por não achar a segunda bomba, ai ficou "locão" é normal os japas usarem isso, já vi em vários animes esse esquema

O sujeito viaja com isso. Eu nao tinha me dado conta de toda alucinação. E pior, vendo de novo o pro logo, da pra se dar conta do BB sem o chifre :haha:

foi tudo uma alucinação

Exatamente, isso é chamado de PTSD (que traduzindo seria Transtorno de Estresse Pós-Traumático), eles falam sobre isso até no jogo, principalmente que uns soldados antigos da mother base sofrem disso, justamente esses da Side-ops que liberam as fotos para a paz. E e o Venom sofre disso por não ter conseguido salvar Paz, se culpa por não ter procurado mais minuciosamente e ter deixado a segunda bomba ter explodido.

Exatamente, isso é chamado de PTSD (que traduzindo seria Transtorno de Estresse Pós-Traumático), eles falam sobre isso até no jogo, principalmente que uns soldados antigos da mother base sofrem disso, justamente esses da Side-ops que liberam as fotos para a paz. E e o Venom sofre disso por não ter conseguido salvar Paz, se culpa por não ter procurado mais minuciosamente e ter deixado a segunda bomba ter explodido.
Bem lembrado, ainda rolou uma discursao com uns amigos que jogam, e eu retruquei, nao tem com a paz ter sobrevivido... Da pra pirar se você for bem mais a fundo. Ocelot ou Miller, citam a Paz fora da sala dela?

Bem lembrado, ainda rolou uma discursao com uns amigos que jogam, e eu retruquei, nao tem com a paz ter sobrevivido... Da pra pirar se você for bem mais a fundo. Ocelot ou Miller, citam a Paz fora da sala dela?

Depois que terminei o jogo fiquei na dúvida se Paz havia realmente morrido, pois toda vida que voltava pra base ela tava lá (faltava a merda da última foto), mas se não me engano tem uma cutscene na missão 46 que relembra a cena do GZ e foi ela que gerou essa dúvida. Enfim, peguei a última foto hoje, vi a cutscene, ouvi a fita e, definitivamente, o médico do GZ, vulgo "Venom Snake", vulgo "Big Boss Phantom", vulgo "o jogador", estava somente alucinando, traumatizado por ter deixado a segunda bomba escapar. E cá entre nós, ele foi muito é burro! Se a segunda bomba era do tamanho da primeira, como é que ele não a percebeu no exame que ele fez na Paz? Mesmo estando dentro da pepeka, era pra ter feito volume naquela região :kidding:

Rachei de rir, mas a cena original ainda é melhor... :megusta:

Falouws :cool:

Terminei o jogo, sem dúvidas esse é o pior metal gear em termos de história. Sou fã da série e joguei quase todos, menos os antigos do Msx, Metal Gear 1, 2 e o Portable Ops que só li um resumo da história. O meu favorito sem dúvidas é o MGS3.

Spoilers abaixo do meu review.

Story

Sobre a história, como disse acima, na minha opinião é o pior da série. Minhas expectativas eram bem altas depois de jogar Ground Zeroes e ver personagens que "pareciam" fodas como o Skull Face com todo aquele ar de mistério.

Sobre os trailers, vi todos eles antes do lançamento umas 10 vezes e deu para perceber spoilers em diálogos como "What about him?", insinuando que você poderia não jogar com o verdadeiro big boss. No decorrer do jogo dá para perceber referências de que vc não é Big Boss, tipo: A AI da Boss que dizia algo como "Is that really you Jack?", o DNA do Eli (Liquid) incompatível, o reflexo do seu avatar no helicóptero. Os trailers também traziam propagandas do tipo "Men become demons" e "The missing link that completes the saga" quando na verdade no jogo nem mostra exatamente como Big Boss se transformou naquele vilão terrorista, deixa um buraco para mais um jogo. Fiquei esperando a cena que vi no trailer dele surtando na África, porém nem cheguei a ver a mesma, pois ela e muitas outras foram cortadas. Parte do capítulo 2 foi cortado e supostamente era para ter até um capítulo 3, decepção.

A missão 43 parece ser a que dá mais emoção no jogo mas tudo vai por água abaixo depois que o jogador percebe que não é o verdadeiro Big Boss, depois disso tudo aquilo parecer não ter valor...

O desenvolvimento dos personagens durante o jogo é ruim, o Ocelot em questão parece não ter personalidade, não parece ser o mesmo cara dos outros jogos da série, parece mais um boneco de tutorial, até o d-dog é mais interessante do que ele.

O Snake não tem quase nenhuma fala o jogo inteiro, os outros que falam por ele, muito boring, será que a dublagem do Kiefer Sutherland foi tão caro assim xD. Quanto tempo no jeep ele fica com o Skull Face e não fala absolutamente nada? Começa a tocar "Sins of the Father" de uma forma muito bisonha, enquanto ambos permanecem em silêncio.

O Skull Face tinha tudo para ser um super vilão, mas no final das contas não passava de um sujeito genérico que morreu muito fácil e que ainda dizia "kill me!" no final, pelo menos a dublagem é muito boa.

Essa história dos parasitas é praticamente nanomachines das antigas. Code Talker e suas explicações nas fitas chega a ser cansativo, o cara delira, apesar da dublagem ser boa.

Quiet é a melhor personagem do jogo, mesmo não falando quase nada =P (apenas no começo e no final), tem um certo ar de mistério nela que me intriga, mesmo o motivo delar usar roupas curtas não ser das melhores. Poderia desenvolver melhor a história dela, o episódio 45 achei muito forçado do nada ser prisioneira dos soviéticos e depois o exército inteiro atrás dela e as coisas que acontece depois tipo o Snake ser picado pela cobra venenosa e a Quiet ter que falar pra salvar ele. Achei muita sacanagem ela sumir do jogo para sempre depois da missão, afeta muito o gameplay. Muito esquisito vc ter a opção de matar ela no epi 11, engraçado que vc mata e não dá time paradox, a Quiet é canon? lol

O jogo é muito mal balanceado no quesito história x gameplay. Fico muitas horas jogando sem ver uma cutscene. O jogo basicamente é prólogo e final (e ainda por cima cortado), falta uma narrativa no meio. Muita gente reclama que Metal Gear tem muita cutscene, mas dessa vez foi pouco.

Em termos de história MGSV é bem diferente dos antigos, no geral ele não parece muito com o estilo clássico Metal Gear, falta muitas cutscenes e não existe as boas e velhas conversas de codecs, eles colocaram as fitas no lugar. Parece que o foco aqui foi em gameplay (open world) e a história infelizmente ficou de lado. Parece que MGSV não acrescentou muita coisa na história da série.

Gameplay

No geral achei o melhor Metal Gear em jogabilidade, mas ainda tem seus defeitos em comparação aos outros jogos da série. Algumas das coisas q dava pra fazer em outros Metal Gear simplesmente não dá em MGSV, a camuflagem, por sinal, deveria ter um index % na tela igual no MGS3 e MGS4. Nem dá para perceber se está camuflado ou não, nos meus testes, só de ficar rastejando nas sombras e nos matos já se esconde mais. As roupas de camuflagens parecem inúteis e a única coisa q vc usa no final das contas de forma efetiva são o sneaking suit e o Battle Dress. Uma das coisas estúpidas que fazia em MGS3 era capturar animais venenosos como cobras e escorpiões tacar nos soldados e ver eles morrendo, infelizmente isso não é possível. Até porque boa parte dos animais capturados são invisíveis dentro do jogo, tipo a cobra e a tartaruga só se captura com a caixa de armadilha, muito paia isso. O esquema de mandar seus soldados na batalha se não me engano é menos detalhado do que em MGS Peace Walker. Dessa vez é possível visitar a mother base, mas convenhamos que não tem quase nada para fazer lá, só enrolação.

O jogo possui dois grandes mapas para explorar, Afeganistão e África. Em Afeganistão na maioria das vezes vc segue uma estrada e fica rodeado de montanhas e se quiser chegar de A à B tem que contornar a mesma para poder chegar no seu destino. Em alguns pontos existem atalhos e também rachaduras nas montanhas para escalar mas é bem limitado. Na África vc tem mais liberdade para trafegar, tudo é mais plano, porém ambos os mapas sofrem um pouco na parte gráfica, falta um pouco de ambientação e tudo fica meio "bland".

A movimentação do Snake, CQC, mira, com certeza funciona melhor aqui do que nos outros jogos da série, tudo é mais fluído e dinâmico. As opções de armas e equipamentos chega a ser absurdo, mas tudo mundo sabe se vc joga Metal Gear a moda antiga, geralmente tudo que vc precisa é a pistola tranquilizante. O bom disso é que dá mais liberdade ao jogador e é isso que me prende nesse jogo, gosto de testar táticas diferentes.

O sistema de Buddy no jogo funciona bem no geral, tá certo que as vezes dá uns bugs mais nada que compremeta a experiência. Muito legal testar Quiet, d-dog, d-horse e d-walker, o jogo te dá muitas opções.

Confesso que com os buddys evoluídos ao máximo fica bem overpower. A quiet basicamente consegue limpar a base inteira sozinha enquanto vc mexe no idroid, mata skulls muito fácil com sinful butterfly. d-dog basicamente é um cheater de wallhack, marca geral a 100 metros de distância, ele é muito bom em missões de infiltrações, gosto de fazer os combos usando stun-knife. d-horse é útil em missões específicas como "backup, back down", uso ele para bloquear a estrada e extrair os veículos inimigos por trás xD. O bom dele é poder utilizar as armas cavalgando e passar despercebido pelos outposts jogando o snake de lado. O d-walker foi o menos útil pra mim, só uso ele contra os skulls, fico rodando pelo mapa, esperando eles soltarem a fumaça, ai é só fuzilar com a minigun.

Um dos aspectos negativos do jogo é que ele fica muito repetitivo em certo ponto, principalmente no capítulo 2, onde vc simplesmente é obrigado a repetir missões em uma dificuldade mais alta para seguir na história. O jogo possui umas 150 side-ops, porém todas bem parecidas uma com as outras o que a longo prazo se torna algo bem repetitivo. Confesso que não tive muito problemas com isso, pois sou fã meio hardcore da série, porém entendo um jogador mais casual se estressar por conta disso.

Outra coisa ruim é esperar pelo helicóptero, vc perde muito tempo até descer para fazer a missão, visitar motherbase, etc, bem que deveria ter um botão de skip.

O mais decepcionante mesmo foram as famosas boss fight, esse é o pior Metal Gear quando esse é o assunto. As únicas que considero boss fight foram contra a quiet e Sahelanthropus. A batalha da Quiet me lembrou muito "The End" em MGS3, porém infelizmente não chegou nem perto daquela boa experiência em 2004. As lutas contra Skulls foram até boas no começo mas por algum motivo não pareceram "boss fight" pra mim. O Eli nem se fala, coisa ridícula.

Conclusão

Metal Gear Solid V The Phantom Pain é dono de altos e baixos, por um lado possui ótimo gameplay no geral em relação ao seus antecessores, porém peca no quesito história, mesmo que estivesse incluso a cena deletada do epi 51 ainda não seria algo tão grandioso.

Última edição:

no 4 ele volta com pedaços do corpo de liquid e solidus...
ele volta a vida pq zero conseguiu deixar ele vivo com uso de nanomachines iguais a da naomi
ele nao "morreu" oficialmente no 2 o seu corpo foi recuperado e ?congelado?
tanto que no mgs1 o liquid quer o corpo do big boss alem do 1 bilhao de dolares pra não lançar a bomba nuclear

sobre a quiet
o fato dela ter saido
pelo que entendi é porque o Wolbachia do Code Talker atingia todas linguas, MENOS INGLES que era a lingua que a quiet foi infectada então não tinha mesmo como salvar ela. [\spoiler]

no 4 ele volta com pedaços do corpo de liquid e solidus...
ele volta a vida pq zero conseguiu deixar ele vivo com uso de nanomachines iguais a da naomi
ele nao "morreu" oficialmente no 2 o seu corpo foi recuperado e ?congelado?
tanto que no mgs1 o liquid quer o corpo do big boss alem do 1 bilhao de dolares pra não lançar a bomba nuclear

sobre a quiet
o fato dela ter saido
pelo que entendi é porque o Wolbachia do Code Talker atingia todas linguas, MENOS INGLES que era a lingua que a quiet foi infectada então não tinha mesmo como salvar ela. [\spoiler]

Big Boss perdeu a chance de ver os peitos da quiet :lol2:

Galera, alguem sabe dizer se as invasões as bases externas ocorrem também quando você NÃO esta jogando?

Nossa, que lixo...sério, totalmente non-sense, vc não tem nem chance de se defender...Bom, vou voltar meu save então, morrer na missão 22 e fazer só quando zerar o game. Infelizmente.

Nossa, que lixo...sério, totalmente non-sense, vc não tem nem chance de se defender...Bom, vou voltar meu save então, morrer na missão 22 e fazer só quando zerar o game. Infelizmente.
Quanto drama cara :haha:.

Não se perde muito mesmo que sua FOB seja invadida, aliás a minha foi e não perdi nada, os soldados do time de segurança vão defender a base, você não é obrigado a entrar toda vez que alguém tentar se infiltrar na sua FOB.

Quanto drama cara :haha:.

Não se perde muito mesmo que sua FOB seja invadida, aliás a minha foi e não perdi nada, os soldados do time de segurança vão defender a base, você não é obrigado a entrar toda vez que alguém tentar se infiltrar na sua FOB.

Não é drama, só acho non-sense o negócio permitir invasão quando você não esta jogando, minha equipe de segurança é um lixo até aqui, pode invadir um cara ja veterano e fazer a limpa e o jogo sequer me da a opção de que eu mesmo possa defende-la. As vezes alguem te invadiu e morreu por isso vc nao perdeu nada.

Enfim, agora ja fiz a FOB, fiquei uma semana fora devido a trabalho, ja deve constar la no server que tenho FOB etc, nem vou voltar o save, se perder bons soldados ou grana paciencia...

Não é drama, só acho non-sense o negócio permitir invasão quando você não esta jogando, minha equipe de segurança é um lixo até aqui, pode invadir um cara ja veterano e fazer a limpa e o jogo sequer me da a opção de que eu mesmo possa defende-la. As vezes alguem te invadiu e morreu por isso vc nao perdeu nada.

Enfim, agora ja fiz a FOB, fiquei uma semana fora devido a trabalho, ja deve constar la no server que tenho FOB etc, nem vou voltar o save, se perder bons soldados ou grana paciencia...
Eu fiquei 10 dias fora e não levei prejuízo, a princípio parece absurdo mas na real não é algo que incomode, ontem joguei muitas horas e não fui incomodado pelo alarme nenhuma vez, só recebi uma notificação de invasão até hoje.

Users who are viewing this thread

Voltar