Pode nem ter relação direta mas fica para registro pois me deixou com a pulga atrás da orelha:
Há alguns dias atualizei minha RB750Gr3 para a versão 6.49.3 (stable) e inicialmente tudo funcionou bem, até minha operadora (VIVO Fibra) dar uma incomodada na última semana devido a rompimentos de fibra causados por obras de terceiros na minha região, a última queda foi hoje pela manhã e felizmente foi mais breve.
Em pelo menos duas ocasiões observei que após algumas horas o equipamento da operadora (em bridge) já estava 'verde' novamente (sinal chegando, status GPON ok, etc.) mas a sessão PPPoE não era restabelecida, e as tentativas continuavam ocorrendo, conforme exemplificado na imagem abaixo:
Ver anexo 134373
Até aí tudo bem, pois poderia ser B-RAS da operadora que não estava respondendo na outra ponta (já aconteceu), mas resolvi fazer um teste reiniciando um dos equipamentos (HGU e/ou MK) e tudo voltou ao normal na mesma hora, algo que nunca havia sido necessário até então. Fiquei com a sensação de que posso ter sofrido offline além do tempo que realmente fiquei offine por alguma 'anomalia interna'.
Enfim, apesar de ter acontecido mais de uma vez prefiro acreditar em coincidência, na dúvida coloquei o último firmware long-term (6.48.6) pra ver se há relação deste comportamento com o firmware stable mais recente, mas vou ficar na torcida para a conexão fique em pé por mais tempo pois essa semana já extrapolou todas as quedas que não tive nos últimos anos como cliente.