[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Pra turma com links PPPoE nos MK: Tem alguma magia negra para minimizar o uso alto de um único núcleo sem precisar colocar a mão no bolso?

Há pouco consegui degustação de 600Mbps na VIVO, nos testes iniciais vi que a velocidade de download ficou um pouco abaixo, pensei que pudesse ser alguma zica no meu HGU (antigo) até lembrar deste imbróglio do RB750Gr3.

Ver anexo 134392

Dá pra fazer algo? Não tenho nenhum tipo de queue ativa.
Se nao vai usar queue você pode habilitar o fasttrack

Talvez instalando o OpenWRT na RB750Gr3, com ele você consegue esta distribuindo a carga em todos os núcleos ativando o packet steering.

Segue o vídeo de como instalar.

E para voltar ao RouterOS

Sera que compensa instalar o OpenWRT em uma RB4011? kkk

Já tem unifi com Wi-Fi 6?
Ah no Brasil ainda não tem. Acho que não vale a pena importa. Pq os unifis tem o preço igual ao dos Estados Unidos, vou esperar chegar na loja do Brasil.
Afinal vc tá falando dos 6 ou 6e ?

Os Unifi 6 já estão disponíveis na loja brasileira e vários colegas do fórum já tem, da última vez que vi preços estava valendo mais a pena comprar no BR do que lá fora devido ao dólar.

Tava pensando aqui em por o WiFi do vizinho como backup (fail over) da minha conexão... Será que consigo plugar/configurar um dongle USB na RB750GR3?
Dei uma procurada breve na internet e não achei nada legal... Alguém tem algum palpite?

O samuel representante da ubiquiti no BR disse no facebook que o U6 PRO já tem pedido para importação no br.

Acho que até agosto já deve ter na loja custando uns 1000~1100. Opção melhor do que o LR e o Lite, na minha opinião.

O samuel representante da ubiquiti no BR disse no facebook que o U6 PRO já tem pedido para importação no br.

Acho que até agosto já deve ter na loja custando uns 1000~1100. Opção melhor do que o LR e o Lite, na minha opinião.
Melhor opção, dependendo do seu ponto de vista, jovem gafanhoto...

Melhor opção, dependendo do seu ponto de vista, jovem gafanhoto...
eu vi alguns vídeos comparando a performance de ambos e nos cenários próximos ao pro a performance foi levemente superior, já no cenário de longa distancia a performance foi levemente inferior.

Pela diferença de preço acho que é interessante pra quem pretende ter 2 AP em casa. Pra quem consegue usar apenas 1 AP aí acho que o LR ainda é imbatível.

Última edição:
eu vi alguns vídeos comparando a performance de ambos e nos cenários próximos ao pro a performance foi levemente superior, já no cenário de longa distancia a performance foi levemente inferior.

Pela diferença de preço acho que é interessante pra quem pretende ter 2 AP em casa. Pra quem consegue usar apenas 1 AP aí acho que o LR ainda é imbatível.
Exatamente... Eu acredito que agora na minha nova casa, o LR vai dar conta de cobrir a minha casa e a casa de baixo.
Estou aguardando concluir a obra pra montar ele e ver como vai ficar hehe

Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Então, eu fiz upgrade do meu plano para Oi Fibra 1GB, e eu tenho o Mikrotik RB750Gr3, entretanto, a velocidade máxima que chega com speedtest é de 770Mbps e não passa disso, e pelo que vi no site do Mikrotik, eles testaram este equipamento e o mesmo atinge velocidade bem altas.

Existe alguma configuração que possa melhorar isso ou só comprando outro Mikrotik mais potente?

Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Então, eu fiz upgrade do meu plano para Oi Fibra 1GB, e eu tenho o Mikrotik RB750Gr3, entretanto, a velocidade máxima que chega com speedtest é de 770Mbps e não passa disso, e pelo que vi no site do Mikrotik, eles testaram este equipamento e o mesmo atinge velocidade bem altas.

Existe alguma configuração que possa melhorar isso ou só comprando outro Mikrotik mais potente?
deve ter topado uso da cpu.

vai ter que rever quais regras de firewall, qos e etc que vc utiliza nele ae e tirar algumas.

ou tira carga do mk ou vai ter que comprar outro com cpu mais forte.

deve ter topado uso da cpu.

vai ter que rever quais regras de firewall, qos e etc que vc utiliza nele ae e tirar algumas.

ou tira carga do mk ou vai ter que comprar outro com cpu mais forte.

Não tem quase nenhuma regra, as regras existentes são regras básicas.

Em idle, ele fica com CPU em 1% a 5%, não passa disso.

E ao testar no speedtest, o CPU chega a 60~70%.

Tá muito estranho, até porque no site do Mikrotik tem os testes feito por eles e bate velocidades bem mais altas.

Não tem quase nenhuma regra, as regras existentes são regras básicas.

Em idle, ele fica com CPU em 1% a 5%, não passa disso.

E ao testar no speedtest, o CPU chega a 60~70%.

Tá muito estranho, até porque no site do Mikrotik tem os testes feito por eles e bate velocidades bem mais altas.
Tem q olhar o uso por cada um dos núcleos.

Acho que era tools > resources > Cpu

Tem q olhar o uso por cada um dos núcleos.

Acho que era tools > resources > Cpu

eSzjPNa.png

No ápice tá chegando a 83% (geral)
e o CPU2 bate 100%

Fasttrack está ativo? Qual versão do router os? Está usando ipv6?

Você já está com a regra fast track habilitada no firewall?

Não estava com fasttrack, depois que ativei ficou assim
hhDIiG3.png

Ainda sim, não chega nos 945MB igual ocorre com o cabo ligado direto no modem.

Meu receio deste fastrack é de anular as minhas regras de deny do firewall, tenho proteção contra DoS e Portscan, synflood e faço conexão com +60 clientes via SSTP Client.

Atualmente to usando a versão 6.49.5
Sim, estou usando IPV6, tenho regras no firewall lá tb, 12 regras e no IPV4 um total de 15 regras

Última edição:
Não estava com fasttrack, depois que ativei ficou assim
hhDIiG3.png

Ainda sim, não chega nos 945MB igual ocorre com o cabo ligado direto no modem.

Meu receio deste fastrack é de anular as minhas regras de deny do firewall, tenho proteção contra DoS e Portscan, synflood e faço conexão com +60 clientes via SSTP Client.

Atualmente to usando a versão 6.49.5
Sim, estou usando IPV6, tenho regras no firewall lá tb, 12 regras e no IPV4 um total de 15 regras
Fasttrack só faz bypass do firewall Mangle. Dependendo das regras de firewall que você tem, seria explicado por que n bate mais banda. Vá em Tools > Profile e selecione All, mikrotik listará os "processos" que estão demandando mais CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica de atenção para os outros usuários: IPv6 no Router OS 7 está horrível. 32% da rb3011 passando nem 60mb em IPv6. Parece que o tráfego n tem fasttrack ( de fato n tem ).

Fasttrack só faz bypass do firewall Mangle. Dependendo das regras de firewall que você tem, seria explicado por que n bate mais banda. Vá em Tools > Profile e selecione All, mikrotik listará os "processos" que estão demandando mais CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica de atenção para os outros usuários: IPv6 no Router OS 7 está horrível. 32% da rb3011 passando nem 60mb em IPv6. Parece que o tráfego n tem fasttrack ( de fato n tem ).
Além disso, qualquer simple queue quebra o trafego ipv6 dependendo do filter rules. Não sei se já arrumaram, mas aqui era assim.

Users who are viewing this thread

Voltar