[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Não estava com fasttrack, depois que ativei ficou assim
hhDIiG3.png

Ainda sim, não chega nos 945MB igual ocorre com o cabo ligado direto no modem.

Meu receio deste fastrack é de anular as minhas regras de deny do firewall, tenho proteção contra DoS e Portscan, synflood e faço conexão com +60 clientes via SSTP Client.

Atualmente to usando a versão 6.49.5
Sim, estou usando IPV6, tenho regras no firewall lá tb, 12 regras e no IPV4 um total de 15 regras
Pra tudo isso que você tem, recomendo trocar sua RB por uma de gama média. Pelo menos uma 4011/5009.
O CPU mmips da 750gr3 é muito fraco pra essa velocidade e serviços que você usa.

Fasttrack só faz bypass do firewall Mangle. Dependendo das regras de firewall que você tem, seria explicado por que n bate mais banda. Vá em Tools > Profile e selecione All, mikrotik listará os "processos" que estão demandando mais CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica de atenção para os outros usuários: IPv6 no Router OS 7 está horrível. 32% da rb3011 passando nem 60mb em IPv6. Parece que o tráfego n tem fasttrack ( de fato n tem ).

Pra tudo isso que você tem, recomendo trocar sua RB por uma de gama média. Pelo menos uma 4011/5009.
O CPU mmips da 750gr3 é muito fraco pra essa velocidade e serviços que você usa.

Fiz outros testes aqui, desativei todas as regras do firewall, IPV4, IPV6, todas as VPNs, enfim... deixei tudo off e somente o fasttrack habilitado.

O máximo que consegui foi 862Mb no speedtest.

aí, eu coloco o cabo direto no modem... 950mb :mesa:

desisto, o jeito vai ser comprar outra RB.

Acima do Gr3 por um preço mais em conta é só a 4011 né?

Fiz outros testes aqui, desativei todas as regras do firewall, IPV4, IPV6, todas as VPNs, enfim... deixei tudo off e somente o fasttrack habilitado.

O máximo que consegui foi 862Mb no speedtest.

aí, eu coloco o cabo direto no modem... 950mb :mesa:

desisto, o jeito vai ser comprar outra RB.

Acima do Gr3 por um preço mais em conta é só a 4011 né?
Você faz questão de continuar usando o Routeros ou precisa de porta SFP?
Caso não, tem a opção do Nanopi R4s que eu uso atualmente após aposentar a rb4011.

O ideal seria a 5009 mas é cara. Se tiver interesse a gente pode negociar a 4011 que eu tenho guardada aqui.

Você faz questão de continuar usando o Routeros ou precisa de porta SFP?
Caso não, tem a opção do Nanopi R4s que eu uso atualmente após aposentar a rb4011.

O ideal seria a 5009 mas é cara. Se tiver interesse a gente pode negociar a 4011 que eu tenho guardada aqui.

Só o RouterOS mesmo.

É só o RouterOS mesmo.
Se é um requisito continuar no sistema então ou vc pega uma 4011 ou uma 5009.
Você pretende fazer SQM/QoS nesse seu link de 1gb? Ele é PPPoE ou DHCP? Caso seja PPPoE já te adianto que a 4011 não aguenta SQM nisso.

Se é um requisito continuar no sistema então ou vc pega uma 4011 ou uma 5009.
Você pretende fazer SQM/QoS nesse seu link de 1gb? Ele é PPPoE ou DHCP? Caso seja PPPoE já te adianto que a 4011 não aguenta SQM nisso.

Sem SQM/QoS. IPoE/Modem em Bridge.

Modem
pIvTRhd.png

Mikrotik
On54yCp.png

Em IP Address ele pega IPV4 público.

Sem SQM/QoS. IPoE/Modem em Bridge.

Modem
pIvTRhd.png

Mikrotik
On54yCp.png

Em IP Address ele pega IPV4 público.
A 4011 vai aguentar tranquilo então. Talvez você até consiga usar a porta SFP dela pra conectar a fibra e não usar o modem da operadora, mas não é certeza de funcionar isso.

A 4011 vai aguentar tranquilo então. Talvez você até consiga usar a porta SFP dela pra conectar a fibra e não usar o modem da operadora, mas não é certeza de funcionar isso.

Acho que não dá, as OLTs da Oi na minha cidade são Huawei, não dá pra usar um modem diferente, exemplo, a Oi usa NOKIA e Huawei, se eu colocar um modem Nokia homologado pela Oi não vai funcionar, só Huawei mesmo... é GPON né, conecta a fibra o modem já recebe todas as atualizações da OLT deles lá e já bloqueia tudo tb.

Não estava com fasttrack, depois que ativei ficou assim
hhDIiG3.png

Ainda sim, não chega nos 945MB igual ocorre com o cabo ligado direto no modem.

Meu receio deste fastrack é de anular as minhas regras de deny do firewall, tenho proteção contra DoS e Portscan, synflood e faço conexão com +60 clientes via SSTP Client.

Atualmente to usando a versão 6.49.5
Sim, estou usando IPV6, tenho regras no firewall lá tb, 12 regras e no IPV4 um total de 15 regras
Fasttrack ainda não funciona com ipv6 e realmente pode desabilitar algumas regras. Recomendo partir para um x86, vai ter poder de processamento de sobra.
Com a versão 7.2rc5 o routeros ficou redondinho aqui, finalmente arrumaram o ipv6 e a marcação de pacotes.

Fasttrack ainda não funciona com ipv6 e realmente pode desabilitar algumas regras. Recomendo partir para um x86, vai ter poder de processamento de sobra.
Com a versão 7.2rc5 o routeros ficou redondinho aqui, finalmente arrumaram o ipv6 e a marcação de pacotes.
Pois e, x86 pelo valor de uma 4011 vale muito mais a pena, além de ter mais performance e mais recursos.

Pois e, x86 pelo valor de uma 4011 vale muito mais a pena, além de ter mais performance e mais recursos.
É muito mais negócio tendo portas 2,5Gb, memória expansível, ssd de maior capacidade podendo particionar para instalar dude ou container. Vai ter hardware para muito tempo. Se quiser fazer upgrade é só retirar o ssd e plugar em outra máquina e pronto.

Mas esse equipamento suporta RouterOS? consigo instalar RouterOS nele?

O meu está aqui funcionando. É só instalar o routeros e comprar a licença, pode ser usado no período de teste por 24h.
ASCid-10-0-0-1-Mikro-Tik-Win-Box-64bit-v7-2rc5-on-x86-x86-64-01-04-2022-12-15-02.png

Para mim compensa mais esse novo modelo aqui, que tem 3 opções de CPUs que são mais novas e melhores do que o j4125:

eI6eJQO.png

wCsKlVS.png

Diferença de preço de 100 reais do j4125 para o outro com N5105.

Para mim compensa mais esse novo modelo aqui, que tem 3 opções de CPUs que são mais novas e melhores do que o j4125:

eI6eJQO.png

wCsKlVS.png

Por menos de 1K ter router com porta 2.5Gbps é difícil recomendar outra coisa nessa faixa de valor. Com conexão gigabit em casa precisamos pensar diferente em relação a routers da década passada. Eu quase caí no 4011,.mas me salvei a tempo, graças ao fórum.

O meu está aqui funcionando. É só instalar o routeros e comprar a licença, pode ser usado no período de teste por 24h.
ASCid-10-0-0-1-Mikro-Tik-Win-Box-64bit-v7-2rc5-on-x86-x86-64-01-04-2022-12-15-02.png

E quanto você pagou na licença? é muito caro?

eI6eJQO.png

wCsKlVS.png

Eu só não investi neste tipo de roteador porque eu achava que não era compatível com RouterOS, agora que o @Cacildis disse que ele comprou uma licença, começo a ver vantagens dependendo do valor da mesma.

Por menos de 1K ter router com porta 2.5Gbps é difícil recomendar outra coisa nessa faixa de valor. Com conexão gigabit em casa precisamos pensar diferente em relação a routers da década passada. Eu quase caí no 4011,.mas me salvei a tempo, graças ao fórum.

Dica de ouro, mas o RouterOS pra mim é necessário.

E quanto você pagou na licença? é muito caro?

Eu só não investi neste tipo de roteador porque eu achava que não era compatível com RouterOS, agora que o @Cacildis disse que ele comprou uma licença, começo a ver vantagens.

Dica de ouro, mas o RouterOS pra mim é necessário.

Roteadores x86 vc fica livre para escolher o sistema, eles praticamente aceitam tudo como: RouterOS, openwrt, pfsense, opnsense, untangle etc.

Última edição:
Essa L4 já me atenderia.

Esse valor é único? ou seja, paga uma vez só e fica pra sempre? ou entendi errado? porque no link que vc mandou não tá muito claro isso.

obrigada
Comprou e é sua forévis! O detalhe é que fica atrelado ao hd/ssd da máquina, se por algum motivo precisar formatar tem que usar a ferramenta netinstall se não perde a licença. Caso o hd/ssd apresente defeito é preciso entrar em contato com a mikrotik e selecionar uma chave de reposição no valor de U$ 10,00.

Eu não recomendaria. Primeiro pq não é 100% garantido funcionar após algum update. "Ah, mas isso é besteira", então ok. Vale lembrar que mesmo nas placas vendidas por eles, existem bugs bem feios. Meu conselho, utilize uma rb4011 ou superior se quer utilizar RouterOS.

Pessoal, bom dia!
Estou indo morar em um outro apartamento, onde o mesmo tem 50 metros em baixo e 50 metros em cima.
Estou pensando em dois Access Point Unifi U6-Lite. Um para cada andar, o que acham?

Users who are viewing this thread

Voltar