[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Quando vocês fazem o DHCPv6 Cliente, ao direcionar pro PPPoE/interface, vocês marcam Add Default Route? Aqui depois de uns problemas eu marquei essa opção e adicionou lá em ipv6 routes a default, alguém sabe me dizer a implicação disso? Se seria bom ou ruim ou se depende kkkk
No PPPOE se não me engano não se deve adicionar o default route pra ipv6 (porém não sei se isso se aplica somente ao Routeros v7 ou v6 também.)
Li no fórum da mikrotik essa informação

Quando vocês fazem o DHCPv6 Cliente, ao direcionar pro PPPoE/interface, vocês marcam Add Default Route? Aqui depois de uns problemas eu marquei essa opção e adicionou lá em ipv6 routes a default, alguém sabe me dizer a implicação disso? Se seria bom ou ruim ou se depende kkkk
Eu deixo ativado o Default route, pois se não marcar o roteador não tem conhecimento para onde enviar os pacotes caso não conhecer aquela rota.

Eu deixo ativado o Default route, pois se não marcar o roteador não tem conhecimento para onde enviar os pacotes caso não conhecer aquela rota.
para funcionar aqui em casa, PPPoE, eu precisei deixar o DHCP Cliente Ipv6 com o Add Default Routes desativado, na versão 7.

eu resolvi voltar para a versão 6.49.2 por causa dos bugs.

UDM-Pro tem entrando em promoção pela segunda vez, será que em breve veremos o UDM-Pro SE na loja brasileira ? Se for essa a intenção deles, to curioso pra saber por quanto irá chegar nas terras tupiniquins.

CPU da 4011 pegando fogo pra conseguir fazer cake com link de 500mb

v9yCjsG.png
Por isso que parti para o x86, eles lançam as rb já sabendo que não aguentam tráfego pesado só para o usuário fazer upgrade, tem gente no forum da MK querendo fazer "upgrade" de uma 4011 para uma 5009 sendo que as duas tem um ARM quad core. Ainda tem o agravante do download e upload ocorrerem simultaneamente o que aumenta mais ainda a carga da cpu.
Aqui com um simples celeron 4105 creio que aguente 1Gb com folga.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

para funcionar aqui em casa, PPPoE, eu precisei deixar o DHCP Cliente Ipv6 com o Add Default Routes desativado, na versão 7.

eu resolvi voltar para a versão 6.49.2 por causa dos bugs.
Tá complicado essa V7 e o pior, na minha opinião, é eles lançarem V7 como estável, deveria estar no máximo em rc. Um monte de gente atualizando achando que vai ter um equipamento estável mas ainda está cheio de bugs, fazem os usuários de beta testers.
Esse problema com as rotas é chato, só pode ter uma rota padrão caso contrário trava.

Última edição:
Por isso que parti para o x86, eles lançam as rb já sabendo que não aguentam tráfego pesado só para o usuário fazer upgrade, tem gente no forum da MK querendo fazer "upgrade" de uma 4011 para uma 5009 sendo que as duas tem um ARM quad core. Ainda tem o agravante do download e upload ocorrerem simultaneamente o que aumenta mais ainda a carga da cpu.
Aqui com um simples celeron 4105 creio que aguente 1Gb com folga.
Eu já comentei isso nesse tópico e no outro la, se for para comprar RB4011 ou RB5009(ou seja, investir mais do que 1000 reais), é melhor comprar x86 com um celeron 4125 que já tem até com porta 2.5Gbe por 1200 reais no aliexpress ou um com CPU melhor caso tu precise rodar coisas no docker e precise de mais cores, se for só o roteamento então 4 cores é o suficiente! Que sai mais barato(a não ser que tu de azar de ser taxado em uns 300 conto ou mais).

Desempenho muito superior. Da para vc montar um custom também, afinal de contas existe uma infinidade de placas mãe itx e etc por ai.

E para quem quer algo bom e que seja mais barato(650-700 reais), ai tem os Pi da vida.

Tá complicado essa V7 e o pior, na minha opinião, é eles lançarem V7 como estável, deveria estar no máximo em rc. Um monte de gente atualizando achando que vai ter um equipamento estável mas ainda está cheio de bugs, fazem os usuários de beta testers.
Esse problema com as rotas é chato, só pode ter uma rota padrão caso contrário trava.
Não compensa voltar para o V6 então? Ou partir para outro sistema enquanto a V7 estabiliza? A beleza de usar x86 é que vc consegue usar qualquer sistema para roteamento que existe mundo a fora(openwrt, untangle, pfsense, opnsense e etc)

Última edição:
Eu já comentei isso nesse tópico e no outro la, se for para comprar RB4011 ou RB5009(ou seja, investir mais do que 1000 reais), é melhor comprar x86 com um celeron 4125 que já tem até com porta 2.5Gbe por 1200 reais no aliexpress ou um com CPU melhor caso tu precise rodar coisas no docker e precise de mais cores, se for só o roteamento então 4 cores é o suficiente! Que sai mais barato(a não ser que tu de azar de ser taxado em uns 300 conto ou mais).

Desempenho muito superior. Da para vc montar um custom também, afinal de contas existe uma infinidade de placas mãe itx e etc por ai.

É para quem quer algo bom e que seja mais barato(650-700 reais), ai tem os Pi da vida.

Não compensa voltar para o V6 então? Ou partir para outro sistema enquanto a V7 estabiliza? A beleza de usar x86 é que vc consegue usar qualquer sistema para roteamento que existe mundo a fora(openwrt, untangle, pfsense, opnsense e etc)
V6 não funciona com hardware mais novos, o kernel é de uma versão linux muito antiga e não tem os drivers necessários. Esse também é o motivo da v6 não ter fq_codel nem cake. Vai dar muito trabalho refazer minha rede com outro SO, ainda mais esses outros que não tenho conhecimento para usar.
Gastei em torno de R$ 1300,00 com esses mini pc xingling com um celeron 4105, 4GB de ram e 60GB de ssd mais a licença lv4 do routerOS, achei bem melhor que a RB4011 já que eu desconfiava que ela não aguentaria uma conexão gigabit.

Pena que quando comprei não tinha modelos com lan 2.5Gb, vi que o novo celeron J6413 é um soc quad core em 10nm com 3 lans 2,5Gb integradas e clock de até 3GHz. Deve ser um monstrinho pra se ter como roteador.

Última edição:
V6 não funciona com hardware mais novos, o kernel é de uma versão linux muito antiga e não tem os drivers necessários. Esse também é o motivo da v6 não ter fq_codel nem cake. Vai dar muito trabalho refazer minha rede com outro SO, ainda mais esses outros que não tenho conhecimento para usar.
A sim, tem razão...

Puts só agora que routeros tem cake? Meu amigo, é pelo visto aquilo que falaram é verdade, ou seja, que features novas demoram para chegar no router os. Openwrt já tem a anos Cake la para 2019 ou antes lul

A sei la, ficar dependente de um sistema closed source dessa maneira é complicado, se for open source como o openwrt ai é outros 500 ficar a mercê dele porque ai basta tu fazer um brainstorm na comunidade do openwrt ou mesmo meter a mão na massa caso vc tenha conhecimento que da para fazer ou corrigir ou modificar o que vc quiser.

OBS: O kernel linux sendo tão antigo assim não acaba abrindo brechas para exploits?

Teve uma época que eu cogitei pegar a rb4011, porém, quando vi a performance do hardware x preço eu desisti, ai pensei logo no x86 porque assim eu poderia optar pelo RouterOS caso eu quisesse, porém, como no momento ele ficaria extremamente subutilizado, acabei optando por um NanoPi R4S com RK3399 de 6 cores(Dois A72 e 4 A53) depois de ter sido apresentado a ele e ter visto testes tanto de desempenho como de consumo.

O kernel da v6 é bem antigo ele usa a versão 3.3.x de 2012, dai o suporte ao X86 ficou bem limitado. Agora estão usando 5.6.x long term pelo que saiba, creio que o suporte ao X86 deva ser melhorado. Eles poderiam pelo menos criar uma lista com nics e processadores suportados, mas parece que eles focam mais na CHR rodando em cima de VM para não terem trabalho em otimizar drivers.
Essa é a razão do routerOS estar sempre atrasado, o kernel antigo traz um monte de limitações além dos problemas de segurança como você mencionou, agora é torcer para que não fiquem estagnados quando terminar o suporte da 5.6.x long term.

A sim, tem razão...

Puts só agora que routeros tem cake? Meu amigo, é pelo visto aquilo que falaram é verdade, ou seja, que features novas demoram para chegar no router os. Openwrt já tem a anos Cake la para 2019 ou antes lul

A sei la, ficar dependente de um sistema closed source dessa maneira é complicado, se for open source como o openwrt ai é outros 500 ficar a mercê dele porque ai basta tu fazer um brainstorm na comunidade do openwrt ou mesmo meter a mão na massa caso vc tenha conhecimento que da para fazer ou corrigir ou modificar o que vc quiser.

OBS: O kernel linux sendo tão antigo assim não acaba abrindo brechas para exploits?

Teve uma época que eu cogitei pegar a rb4011, porém, quando vi a performance do hardware x preço eu desisti, ai pensei logo no x86 porque assim eu poderia optar pelo RouterOS caso eu quisesse, porém, como no momento ele ficaria extremamente subutilizado, acabei optando por um NanoPi R4S com RK3399 de 6 cores(Dois A72 e 4 A53) depois de ter sido apresentado a ele e ter visto testes tanto de desempenho como de consumo.
E o R4S leva o cake com as mãos nas costas pelo visto :challenge:

Pior q eu tô achando aqui que meu link da claro fica variando em horário de pico, então o cake não deve funcionar se eu configurar pra 500/35 no talo

A sim, tem razão...

Conseguem me enviar um link de um x86 top pra comprar no ali? Caramba, do jeito que vocês falam parece monstro os bixo kkk

Se um dia eu decidisse comprar seria uma boa pedir com o pfsense? Blz que o ideal mesmo seria o openwrt ne?

No caso nele eu consigo ligar os 2 cabos de rede dos LINKS direto? Fiquei meio bugado pq fala 4 portas LAN kk

Se um dia eu decidisse comprar seria uma boa pedir com o pfsense? Blz que o ideal mesmo seria o openwrt ne?

No caso nele eu consigo ligar os 2 cabos de rede dos LINKS direto? Fiquei meio bugado pq fala 4 portas LAN kk
Isso não é um router, onde tem um chip de switch ligando as portas. São 04 portas ethernet 2.5Gb/s independentes. Logo pode configurar cada uma delas com funções distintas.

Os routers tem normalmente 01 ou 02 portas no SoC, mais um chip switch configuravel ( cuida das VLANs, offloading etc ).
Neste caso temos um "PC" pequeno com 4 portas indivicuais no barramento PCIe.

Última edição:
Galera, qual script vcs estão usando pra load balance e failover no RouterOS? tenho alguns clientes novos que estão com 2 links e já tive problemas com isso, andei pesquisando alguns mas não bati o martelo em nenhum... valeu

consegue, eles colocam um label, mas se por exemplo usar um PFSense vc altera a funcionalidade das portas... semana passada um cliente comprou um appliance parecido com esse pra usar PFS.

No x86 vc usa o que vc quer, afinal de contas é x86 portanto vc pode usar = openwrt, pfsense, RouterOS, opnsense, untagle e etc.

Um celeron como esse que o @Arris sugeriu é o suficiente para ser um roteador extremamente poderoso, agora se vc for hospedar algo no docker como um unifi controller da vida e etc, ai talvez precise de mais cores? Assim ficando 4 cores para o roteamento(queues, irq e etc) e o resto dos cores para docker e afins? Não sei para ser sincero! Afinal de contas um speedtest indo a 1.3 Gbps no download estava usando apenas 20%-30%(sem sqm no caso) desse celeron e no caso do openwrt da para literalmente personalizar quantas cpus e quais cpus cada carga vai usar, não é igual o router OS que trava PPPoE e um núcleo só por exemplo.

No futuro o meu próximo upgrade de roteador vai ser x86, por agora o nanopi me atende e com muita folga, inclusive está subutilizado(digo a ram 4GB kkkk) porque ainda não hospedei coisa no docker como monitoramento de qualidade da conexão por preguiça kkkk

Sim, consegue fazer LB, Failover e etc. E como o @vorlon falou, são portas independentes e você usa elas como quiser.

Última edição:
No x86 vc usa o que vc quer, afinal de contas é x86 portanto vc pode usar = openwrt, pfsense, RouterOS, opnsense, untagle e etc.

Um celeron como esse que o @Arris sugeriu é o suficiente para ser um roteador extremamente poderoso, agora se vc for hospedar algo no docker como um unifi controller da vida e etc, ai talvez precise de mais cores? Assim ficando 4 cores para o roteamento(queues, irq e etc) e o resto dos cores para docker e afins? Não sei para ser sincero! Afinal de contas um speedtest indo a 1.3 Gbps no download estava usando apenas 20%-30% desse celeron e no caso do openwrt da para literalmente personalizar quantas cpus e quais cpus cada carga vai usar, não é igual o router OS que trava PPPoE e um núcleo só por exemplo.

No futuro o meu próximo upgrade de roteador vai ser x86, por agora o nanopi me atende e com muita folga, inclusive está subutilizado(digo a ram 4GB kkkk) porque ainda não hospedei coisa no docker como monitoramento de qualidade da conexão por preguiça kkkk

Sim, consegue fazer LB, Failover e etc. E como o @vorlon falou, são portas independentes e você usa elas como quiser.

Entendi, top demais credo, deve ser muito monstro isso com um cake ativado haha.

Enfim, queria pedir uma dica para vocês, eu tenho um roteador chines AX1800 da Xiaomi e desde que tenho ele percebo conexões estranhas com esses sites ai que o NextDNS bloqueia o tempo todo! E percebi só hoje que estão no meu DNS cache da minha RB, eu fiz um método aqui mas não achei muito prático pois tem que fazer uma regra por regra pra cada site usando o CONTENT do firewall filter, percebam que o BAIDU está com menos contagens de bloqueio, alguém tem alguma dica? Queria tirar eles pois estão SPAMMANDO bastante meu NextDNS kkkkkkk, parei de usar o AdGuard do Raspberry e estou curtindo bastante esse.

Recentemente comprei aquelas cameras chinesas também que tem gravação em cloud e etc, mas comprei um sd card mesmo daqueles roxos e percebi que essa lista de sites ai aumentaram, antes eram menos...

EDIT: Pensei em fazer o bloqueio por ADDRESS LIST mas esses sites devem mudar de IP o tempo todo, e pra pegar o bloco de IP deles não sei se seria viável pois lembro uma vez que fiz algo parecido e o site ALIEXPRESS nem entrava mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

EDIT2: Coloquei os sites manualmente na BLACK LIST do nextdns, por isso ele bloqueia o tempo todo kkk

vD9uO6X.png

Galera, qual script vcs estão usando pra load balance e failover no RouterOS? tenho alguns clientes novos que estão com 2 links e já tive problemas com isso, andei pesquisando alguns mas não bati o martelo em nenhum... valeu
alguem consegue uma luz?

alguem consegue uma luz?
Tenho um script somente de failover aqui da Redes Brasil, segue abaixo o código:
Código:
#=================================================
# Desenvolvido por Francisco Neto                 
#       www.redesbrasil.com                       

#============== Instruções =======================
# Colocar comentario nas rotas default
# Ex. Link1, Link2, Link-Vivo, Link-OI

#======== Remove regras e scripts antigas   ======

/ip route remove [find comment~"!=="]
/ip route rule remove [find comment~"!=="]
/system script remove [find name=failover]
/system scheduler remove [find name="executa script failover"]

#======== Cria as rotas de teste   ===============

:foreach i in=[/ip route find  dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark<>""] do={

:global gateway [/ip route get number=$i gateway]
:global comentario [/ip route get number=$i comment]
#:put ($gateway."-".$comment)
/ip route add gateway=$gateway routing-mark=("rota-de-teste-para-" . $comentario) comment=("!== Rota de teste para " . $comentario)
/ip route rule add action=lookup-only-in-table routing-mark=("rota-de-teste-para-" . $comentario) table=("rota-de-teste-para-" . $comentario) comment=("!== Force teste para o failover ==> ".$comentario)
}

###########################################################################################################################

/system scheduler
add interval=30s name="executa script failover" on-event=failover policy=\
    ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon \
    start-time=startup

/system script
add name=failover owner=admin policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon source="# IPs a serem testados separados por virgula (n\E3o usar nom\
    es, pois se todas as rotas ficarem paradas n\E3o tem como resolver nomes e logo as rotas nunca ir\E3o voltar)\r\
    \n# Interlavo = timeout de cada ping   onde 00:00:00.5 corresponde a 500ms \r\
    \n:global IPsParaTeste \"8.8.8.8,8.8.4.4,200.160.0.8,31.13.80.8\"\r\
    \n:global NumeroDePings 2\r\
    \n:global Intervalo 00:00:00.5\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n#Converte sitrngs em arrays\r\
    \n:global IPsParaTeste [:toarray \$IPsParaTeste];\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n#\r\
    \n#Seleciona as tebelas de roteamento para teste\r\
    \n\r\
    \n:foreach i in=[/ip route find  dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark<>\"\"] do={\r\
    \n\r\
    \n:global comentario [/ip route get number=\$i comment]\r\
    \n:global TabRoteAtual (\"rota-de-teste-para-\" . \$comentario)\r\
    \n\r\
    \n{\r\
    \n:global LinkUP 0\r\
    \n:foreach IPAtualParaTeste in=\$IPsParaTeste do= \\\r\
    \n\r\
    \n{\r\
    \n:set LinkUP (\$LinkUP + [ping \$IPAtualParaTeste interval=\$Intervalo count=\$NumeroDePings routing-table=\$TabRoteAtual])\r\
    \n:put (\$TabRoteAtual)\r\
    \n:put \$LinkUP\r\
    \n\r\
    \n}\r\
    \n#De acordo com o estado do link ativa ou desativa as rotas\r\
    \n\r\
    \n################## if down ##################\r\
    \nif (\$LinkUP=0) do={if ([/ip route print count-only where comment=\$comentario disabled]=0) do={\r\
    \n\r\
    \n/ip route disable [find comment=\$comentario]\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n}}\r\
    \n\r\
    \n################## if up ##################\r\
    \nif (\$LinkUP>0) do={if ([/ip route print count-only where comment=\$comentario disabled]>0) do={\r\
    \n\r\
    \n/ip route enable [find comment=\$comentario]\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n}}\r\
    \n\r\
    \n}\r\
    \n}\r\
    \n"

Tenho um script somente de failover aqui da Redes Brasil, segue abaixo o código:
Código:
# Desenvolvido por Francisco Neto                
#       www.redesbrasil.com                      

#============== Instruções =======================
# Colocar comentario nas rotas default
# Ex. Link1, Link2, Link-Vivo, Link-OI

#======== Remove regras e scripts antigas   ======

/ip route remove [find comment~"!=="]
/ip route rule remove [find comment~"!=="]
/system script remove [find name=failover]
/system scheduler remove [find name="executa script failover"]

#======== Cria as rotas de teste   ===============

:foreach i in=[/ip route find  dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark<>""] do={

:global gateway [/ip route get number=$i gateway]
:global comentario [/ip route get number=$i comment]
#:put ($gateway."-".$comment)
/ip route add gateway=$gateway routing-mark=("rota-de-teste-para-" . $comentario) comment=("!== Rota de teste para " . $comentario)
/ip route rule add action=lookup-only-in-table routing-mark=("rota-de-teste-para-" . $comentario) table=("rota-de-teste-para-" . $comentario) comment=("!== Force teste para o failover ==> ".$comentario)
}

###########################################################################################################################

/system scheduler
add interval=30s name="executa script failover" on-event=failover policy=\
    ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon \
    start-time=startup

/system script
add name=failover owner=admin policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon source="# IPs a serem testados separados por virgula (n\E3o usar nom\
    es, pois se todas as rotas ficarem paradas n\E3o tem como resolver nomes e logo as rotas nunca ir\E3o voltar)\r\
    \n# Interlavo = timeout de cada ping   onde 00:00:00.5 corresponde a 500ms \r\
    \n:global IPsParaTeste \"8.8.8.8,8.8.4.4,200.160.0.8,31.13.80.8\"\r\
    \n:global NumeroDePings 2\r\
    \n:global Intervalo 00:00:00.5\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n#Converte sitrngs em arrays\r\
    \n:global IPsParaTeste [:toarray \$IPsParaTeste];\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n#\r\
    \n#Seleciona as tebelas de roteamento para teste\r\
    \n\r\
    \n:foreach i in=[/ip route find  dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark<>\"\"] do={\r\
    \n\r\
    \n:global comentario [/ip route get number=\$i comment]\r\
    \n:global TabRoteAtual (\"rota-de-teste-para-\" . \$comentario)\r\
    \n\r\
    \n{\r\
    \n:global LinkUP 0\r\
    \n:foreach IPAtualParaTeste in=\$IPsParaTeste do= \\\r\
    \n\r\
    \n{\r\
    \n:set LinkUP (\$LinkUP + [ping \$IPAtualParaTeste interval=\$Intervalo count=\$NumeroDePings routing-table=\$TabRoteAtual])\r\
    \n:put (\$TabRoteAtual)\r\
    \n:put \$LinkUP\r\
    \n\r\
    \n}\r\
    \n#De acordo com o estado do link ativa ou desativa as rotas\r\
    \n\r\
    \n################## if down ##################\r\
    \nif (\$LinkUP=0) do={if ([/ip route print count-only where comment=\$comentario disabled]=0) do={\r\
    \n\r\
    \n/ip route disable [find comment=\$comentario]\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n}}\r\
    \n\r\
    \n################## if up ##################\r\
    \nif (\$LinkUP>0) do={if ([/ip route print count-only where comment=\$comentario disabled]>0) do={\r\
    \n\r\
    \n/ip route enable [find comment=\$comentario]\r\
    \n\r\
    \n\r\
    \n}}\r\
    \n\r\
    \n}\r\
    \n}\r\
    \n"
Valeu, vou fazer uns testes...

Será que consegue fazer load balance em dois links de 1gb? Queria ter uma ideia desse bicho rodando router os hahaha
Com folga.
Você pode experimentar o routeros, mas pelo que eu entendi o PFSENSE é a melhor opção a nivel empresarial.

Pessoal, alguém sabe alguma forma de reconectar o UAP ao controller da unifi sem ter que tirar ele do teto?
Fiz caca no meu raspberry onde fica o controller e tive que reinstalar, só que o AP não voltou, fica como "adoção falhou".
Sei que resetando é só adotar de novo, mas queria algo mais prático, no meu trabalho também aconteceu isso, só que lá são 9 APs, acho que vai fazer um ano que está assim 😅

Users who are viewing this thread

Voltar