Pessoal, quero pontuar aqui algumas coisas que vi algumas pessoas tendo problemas/dúvidas.
Problemas com IPv6 nas versões 7.x do RouterOS
Após instalar o RouterOS versão 7.x através do NetInstall ou realizando upgrade da versão 6.x para 7.x, o IPv6 é desativado em alguns casos (eu não consegui entender os cenários em que o IPv6 é desativado...).
O que acontece é que você instala a versão 7, configura seu IPv6 e ele não sobe de jeito nenhum... Obviamente não vai subir porque está desativado, mas o RouterOS não te dá nenhuma indicação que o IPv6 está desativado e deixa você realizar todas as configurações normalmente...
Seguem exemplos.
Na imagem abaixo, mostro uma RB3011 com RouterOS v7.11 instalado através do netinstall. Por padrão veio com o IPv6 desativado.
Como podem ver, eu pude realizar a configuração do IPv6 normalmente, adicionando dois DHCPv6 client's... O problema é que eles não vão obter os blocos de ip da operadora pois o protocolo v6 está desativado, como mostrado na janela "IPv6 Settings".
Já nesta outra imagem, a única modificação feita foi desmarcar a caixinha "Disable IPv6" (ou seja, para ativar o protocolo). Notem que imediatamente o IPv6 começa a funcionar.
Outra observação: Se você realiza uma instalação do RouterOS v7 (seja por netinstall ou upgrade) e em seguida reseta a RB para as configurações de fábrica, o IPv6 é ativado.
Então, caso você seja uma das pessoas com problemas no IPv6 usando as versões 7.x do RouterOS, dá uma conferida se é esse seu problema. Caso seu IPv6 já esteja habilitado e mesmo assim o problema permaneça, é necessário verificar mais à fundo seu problema. Certamente é um problema de má configuração.
Throughput da RB750Gr3
Vi também algumas pessoas reclamando da velocidade de transferência (download, upload ou ambos) da RB750Gr3.
Existem várias diferença por baixo dos panos entre o RouterOS v6 e o RouterOS v7, mas a mudança que mais impacta na relação de performance de roteadores de entrada como a RB750Gr3 é o "Route Cache". No RouterOS v7 não existe mais o Route Cache e isso impacta "negativamente" o desempenho desses dispositivos.
O que acontece é que a Mikrotik não implementou o famoso Fasttrack para o IPv6 no RouterOS. Com isso, o encaminhamento de pacotes fica todo para a CPU, sem aceleração por hardware. A falta do Fasttrack para IPv6 aliada à remoção do Route Cache causa essa degradação do desempenho do IPv6.
Na minha RB750Gr3, eu consigo um desempenho máximo de 310Mbps no IPv6, 270Mbps no IPv4 sem fasttrack e 934Mbps no IPv4 com Fasttrack.
IPv6 Fasttrack é algo que muita gente solicita à Mikrotik faz tempo, mas aparentemente a Mikrotik não vai implementar tão cedo (isso se implementarem).
Então, se você espera ter um bom desempenho com IPv6 utilizando a RB750Gr3, eu recomendo que você instale o OpenWRT (
Tutorial de instalação aqui) e ative as funcionalidades de Hardware Offload (o OpenWRT para RB750Gr3 possui implementação de hardware offload para IPv4 e IPv6).
Outra solução seria comprar um roteador mais robusto, como a RB4011 ou a RB5009, mas entendo que para muitos não é interessante gastar em outro roteador quando já se tem um que funciona perfeitamente (e que inclusive a CPU suporta as funções desejadas, só não foram implementadas pela Mikrotik).
É isso, pessoal. Se eu me lembrar de algo, coloco aqui no fórum futuramente.