[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
RouterOS 7.1 tá saindo aí, com suporte a Cake e fq_codel.
Tô bem animado pra testar essas novas filas de QoS
Mas confesso que utilizar esses routers AIO para AP, não faço essa merda mais não.
Sinceramente vão ter que melhorar muito até a primeira release "usavel", pois o beta está em alpha... Liguei o fq_codel e a RB4011 voa (kernel panic)...

Sinceramente vão ter que melhorar muito até a primeira release "usavel", pois o beta está em alpha... Liguei o fq_codel e a RB4011 voa (kernel panic)...
Tá usando qual release? 7.1 RC2?

Conectei via POE a rb750 usando a porta eth10 da 4011.
A ideia era usar ela como um switch fodão, mas não tenho certeza exatamente do que fazer nela

Desabilitei DHCP client, tirei as config de internet e tals.
Quero aprender a usar vlan, o foda é que o Deco m5 não tem quase nenhuma funcionalidade kkkkkkkk ai nem da pra testar essas coisas do wifi direito.

Testei na 7.1beta6
Teste na 7.1rc2 que o problema foi corrigido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Conectei via POE a rb750 usando a porta eth10 da 4011.
A ideia era usar ela como um switch fodão, mas não tenho certeza exatamente do que fazer nela

Desabilitei DHCP client, tirei as config de internet e tals.
Quero aprender a usar vlan, o foda é que o Deco m5 não tem quase nenhuma funcionalidade kkkkkkkk ai nem da pra testar essas coisas do wifi direito.
Mano, vlan é a coisa mais fácil do mundo pra configurar e usar kkkkk

@Arris Por algum motivo não estou conseguindo marcar os pacotes do geforce now.

70VMVKz.png

Já coloquei as portas remotas, portas locais, o endereço remoto, mas nada funciona.

HuaA5yj.png

JDYtsfo.png

Continua com 0 bytes lá trafegados. Até a queue tree eu fiz e nada.

NklGahb.png

Fiz uma regra pra down e uma pra up, seguindo os teus modelos.
O que danado será que to fazendo de errado? :haha:

@Arris Por algum motivo não estou conseguindo marcar os pacotes do geforce now.

70VMVKz.png

Já coloquei as portas remotas, portas locais, o endereço remoto, mas nada funciona.

HuaA5yj.png

JDYtsfo.png

Continua com 0 bytes lá trafegados. Até a queue tree eu fiz e nada.

NklGahb.png

Fiz uma regra pra down e uma pra up, seguindo os teus modelos.
O que danado será que to fazendo de errado? :haha:
Ta vendo no net limiter a coluna local port e remote port?
Testa usando a Remote Port

Eu já fiz isso rsrs
As interfaces do link de internet estão nas listas WAN?
Se o link for pppoe tem que colocar ele na WAN e se for DHCP/IPOE tem que colocar a ether na lista WAN.
Como ta o connection mark ?

Outra opção seria usar address list com aquele ip que aparece la no netlimiter

Fasttrack ativado?

Engraçado que quando eu tava mexendo naquele dia pra ver como funcionava, eu fiz um pra Paladins e funcionou de boas. :pensa:

H9LgF5K.png

Coloquei em rede.conn

TmjxWzz.png
As suas outras regras funcionam ou nenhuma ta funcionando?
Não sei dizer o porque isso está acontecendo :crycat:

A mangle rule que marca a conexão rede.conn está com passtrough YES?
A ordem das regras faz diferença também.

Todas as regras que tu postou e eu copiei e colei aqui estão funcionando sim. :melior3:

Está desativado em ambas.
Pode ser que o tráfego esteja ficando preso em uma regra acima dessa e não passando a diante.
A mangle rule de new connection mark (1ª regra la em cima) tem que estar com passtrough YES

Pode ser que o tráfego esteja ficando preso em uma regra acima dessa e não passando a diante.
A mangle rule de new connection mark (1ª regra la em cima) tem que estar com passtrough YES
Ela está marcada com o passtrough sim, do jeito que vc fez.

Ela está marcada com o passtrough sim, do jeito que vc fez.
Experimenta colocar essa regra logo após a primeira de New connection Mark.
Se funcionar quer dizer que o tráfego estava caindo numa regra acima e não passando a diante.

Experimenta colocar essa regra logo após a primeira de New connection Mark.
Se funcionar quer dizer que o tráfego estava caindo numa regra acima e não passando a diante.
Eu coloquei e nada. Aí eu desativei portas e endereço e aí ela começou a contabilizar, só que eu descobri uma coisa: ela toma o lugar da regra "udp outros down". O tráfego do GF tá indo justamente pra essa regra e também para a regra "udp 500 down" com uma banda de cerca de 3Mbps.

A regra de "udp outros up" tá com uma banda de 1Mbps em média pelo o consumo aqui.

4Q5WZKI.png

2jumCBl.png

O que eu queria era fazer esse tráfego do GF passar com prioridade 1 ou 2 fora dessa regra de "udp outros down". A regra dos "udp 500 down" tá com prioridade 2, então pra mim tá de boa. Será que alterar a prioridade da "udp outros down" para 2 daria bronca e bagunçaria tudo? Pois tipo, tu testou que só essas regras que você fez pra usar, aí eu não queria pegar o que tá bom e esculhambar. :haha:

Eu coloquei e nada. Aí eu desativei portas e endereço e aí ela começou a contabilizar, só que eu descobri uma coisa: ela toma o lugar da regra "udp outros down". O tráfego do GF tá indo justamente pra essa regra e também para a regra "udp 500 down" com uma banda de cerca de 3Mbps.

A regra de "udp outros up" tá com uma banda de 1Mbps em média pelo o consumo aqui.

4Q5WZKI.png

2jumCBl.png

O que eu queria era fazer esse tráfego do GF passar com prioridade 1 ou 2 fora dessa regra de "udp outros down". A regra dos "udp 500 down" tá com prioridade 2, então pra mim tá de boa. Será que alterar a prioridade da "udp outros down" para 2 daria bronca e bagunçaria tudo? Pois tipo, tu testou que só essas regras que você fez pra usar, aí eu não queria pegar o que tá bom e esculhambar. :haha:
Então, o GF deve ficar mudando portas e não está passando pelas que você colocou na regra. Dessa forma vai ficar caindo mesmo na regra de UDP.
Eu acho melhor você pegar o bloco de ip 24.51.23.0/24 do GF, colocar numa address list q nem eu fiz com o discord
SpUzxaO.png

jL0DYeG.png

Fica atento ao DST address list e src address list na aba advanced dependendo do que é up ou down.

Então, o GF deve ficar mudando portas e não está passando pelas que você colocou na regra. Dessa forma vai ficar caindo mesmo na regra de UDP.
Eu acho melhor você pegar o bloco de ip 24.51.23.0/24 do GF, colocar numa address list q nem eu fiz com o discord
SpUzxaO.png

jL0DYeG.png

Fica atento ao DST address list e src address list na aba advanced dependendo do que é up ou down.
Tu é foda, papagaio nordestino! :awesome::allgoods:

Agora deu certo, sabagaça. Eu adiconei outro range de IP, pois quando conectei agora o IP mudou para 24.51.19.201, aí só fiz adicionar junto com o outra lista de endereços e voilà. :melior2:

O que eu preciso fazer agora é configurar a regra de up pois tá em prioridade 8 na "udp outros up".

Pronto, tudo feito!

uc8kkbs.png

0ry8SWv.png

Última edição:
Consegui configurar o básico do roteador mikrotik, esta funcionando legal. Agora quero aprender a balancear os links de internet e favorecer conexão com os jogos, vou estudar sobre Qos; tem mais alguma feature do Mk que serve para isso?

Consegui configurar o básico do roteador mikrotik, esta funcionando legal. Agora quero aprender a balancear os links de internet e favorecer conexão com os jogos, vou estudar sobre Qos; tem mais alguma feature do Mk que serve para isso?
É basicamente mangle e queue. Sobre o balanceamento de links, não sei te dizer pois nunca fiz, mas o @Arris manja.

Tu é foda, papagaio nordestino! :awesome::allgoods:

Agora deu certo, sabagaça. Eu adiconei outro range de IP, pois quando conectei agora o IP mudou para 24.51.19.201, aí só fiz adicionar junto com o outra lista de endereços e voilà. :melior2:

O que eu preciso fazer agora é configurar a regra de up pois tá em prioridade 8 na "udp outros up".

Pronto, tudo feito!

uc8kkbs.png

0ry8SWv.png
isso é só pra conseguir jogar ?
:mesa:

não tem um "tipo" SQM não?

É basicamente mangle e queue. Sobre o balanceamento de links, não sei te dizer pois nunca fiz, mas o @Arris manja.
isso é só pra conseguir jogar ?
:mesa:

não tem um "tipo" SQM não?
O que eu fiz foram configurações pra otimizar a "troca" do link quando um deles cai. Não fiz balanceamento não.
Em breve eu tentarei fazer o balanceamento entre os 2 links :joia:

Ainda falta eu aprender a usar VLANS, trocar wifi pra ubiquiti e aprender a usar o ipv6. Acho que depois disso só ir melhorando o cabeamento em casa e colocar umas 2 cameras com NVR.

O que eu fiz foram configurações pra otimizar a "troca" do link quando um deles cai. Não fiz balanceamento não.
Em breve eu tentarei fazer o balanceamento entre os 2 links :joia:

Ainda falta eu aprender a usar VLANS, trocar wifi pra ubiquiti e aprender a usar o ipv6. Acho que depois disso só ir melhorando o cabeamento em casa e colocar umas 2 cameras com NVR.
Aproveitando: há muita diferença entre deixar o queue type em "default" ou "pcq"?

Aproveitando: há muita diferença entre deixar o queue type em "default" ou "pcq"?
São algoritmos diferentes para o cálculo da prioridade de pacotes.
Nesses links explicam um pouco da diferença

Resumindo o que eu entendi até agora:
A "priorização" de pacotes só acontece quando a rede está congestionada.
Cada parent queue deve ter um max limit que seja superior a soma dos limit-at dos filhos.
A ordem de "prioridade" ocorre da seguinte forma: Primeiro garante o limit-at dos filhos, depois faz o balanceamento de acordo com a prioridade da queue filho e de acordo com o queue type.
A queue type PCQ é interessante para balancear tráfegos baseado em ip ou porta, você que decide. Eu uso somente baseado em ip.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar