Caramba, sério isso? Eu achei que a priorização de pacotes ocorria independente disso. Nesse caso então, nem compensa essa trabalheira toda aqui na minha RB visto que não tenho esse problema com rede congestionada.
Caramba, sério isso? Eu achei que a priorização de pacotes ocorria independente disso. Nesse caso então, nem compensa essa trabalheira toda aqui na minha RB visto que não tenho esse problema com rede congestionada.
Se o que eu li e vi estiver correto, sim, a queue tree só entra em atividade colocando em fila quando há congestão.
Eu acho que é valido sim, pois antes da queue quando eu baixava arquivos usando gerenciador de download com 32 conexões no talo do link de 300mb, dava packet loss nos jogos e fodia a rede toda.
Agora não, fica tudo fluindo suave com download no meu pc + youtube nos celulares + twitch + raspberry pi fazendo donwload de torrent.
O que eu fiz foram configurações pra otimizar a "troca" do link quando um deles cai. Não fiz balanceamento não.
Em breve eu tentarei fazer o balanceamento entre os 2 links
Ainda falta eu aprender a usar VLANS, trocar wifi pra ubiquiti e aprender a usar o ipv6. Acho que depois disso só ir melhorando o cabeamento em casa e colocar umas 2 cameras com NVR.
Fala ae manolo, qual sua dúvida em relação a VLAN? Joga ai pra eu te ajudar.
Outra coisa, Queues de priorização funcionam a todo momento, inclusive se vocês olharem em queue tree, dependendo da forma que configuraram, irão ver que está passando "velocidade" dentro da queue, indicando que está sendo utilizado.
Por exemplo a queue que uso em casa, que prioriza serviços... Então ela sempre está sendo utilizada.
Fala ae manolo, qual sua dúvida em relação a VLAN? Joga ai pra eu te ajudar.
Outra coisa, Queues de priorização funcionam a todo momento, inclusive se vocês olharem em queue tree, dependendo da forma que configuraram, irão ver que está passando "velocidade" dentro da queue, indicando que está sendo utilizado.
Por exemplo a queue que uso em casa, que prioriza serviços... Então ela sempre está sendo utilizada.
Exceto as portas de link de internet, as demais 9 portas da minha 4011 estão conectadas via uma bridge no mikrotik. Nele tem o address pool 10.0.0.1/24 na bridge.
Na rb750GR3 que está servindo de "switch" todas as 5 portas estão conectadas via bridge. Nele eu desabilitei DHCP server, coloquei ip fixo e coloquei o address pool 10.0.0.2/24 na interface bridge.
Eu não compreendi se tenho que criar a VLAN e colocar ela dentro das interfaces eth ou dentro da bridge na 4011. Devo marcar a opção Service TAG?
Devo criar um address pool para cada VLAN?
Exceto as portas de link de internet, as demais 9 portas da minha 4011 estão conectadas via uma bridge no mikrotik. Nele tem o address pool 10.0.0.1/24 na bridge.
Na rb750GR3 que está servindo de "switch" todas as 5 portas estão conectadas via bridge. Nele eu desabilitei DHCP server, coloquei ip fixo e coloquei o address pool 10.0.0.2/24 na interface bridge.
Eu não compreendi se tenho que criar a VLAN e colocar ela dentro das interfaces eth ou dentro da bridge na 4011. Devo marcar a opção Service TAG?
Devo criar um address pool para cada VLAN?
Então, nesse caso você quer passar esse DHCP da 4011 via VLAN para a 750? Se sim, colocará a VLAN dentro de uma eth (ex: eth10), porém essa VLAN deverá ficar dentro da bridge.
Como lá em casa:
A vlan está setada dentro da eth10 que vai pro meu Unifi
E como eu passo meu dhcp pela VLAN, coloquei ele na bridge:
Então, nesse caso você quer passar esse DHCP da 4011 via VLAN para a 750? Se sim, colocará a VLAN dentro de uma eth (ex: eth10), porém essa VLAN deverá ficar dentro da bridge.
Como lá em casa:
A vlan está setada dentro da eth10 que vai pro meu Unifi
E como eu passo meu dhcp pela VLAN, coloquei ele na bridge:
Você não definiu DHCP server então pra vlan né?
O Deco não tem nenhum tipo de controle de vlan em modo Access point, então estou tentando colocar a vlan com DHCP nele
Você não definiu DHCP server então pra vlan né?
O Deco não tem nenhum tipo de controle de vlan em modo Access point, então estou tentando colocar a vlan com DHCP nele
No caso você quer colocar outro DHCP server, dentro da VLAN, é isso?
Se for isso, você terá que colocar esse DHCP Server setado na VLAN que você criou e terá que ver se o equipamento que você vai conectar na ponta, é compatível com VLAN e setar ela corretamente.
No caso você quer colocar outro DHCP server, dentro da VLAN, é isso?
Se for isso, você terá que colocar esse DHCP Server setado na VLAN que você criou e terá que ver se o equipamento que você vai conectar na ponta, é compatível com VLAN e setar ela corretamente.
Isso.
Minha rede interna é 10.0.0.1/24 na bridge da 4011
Teria um DHCP na vlan wi-fi em 10.0.100.1/24
Só que tem um porém. Na ether7 da 4011 tem um access point Deco.
E na ether10 vai um cabo pro MK2 e nele tem um cabo da ether3 pro segundo access point do Deco.
Isso tem dado uma merda gigante kkkk
Eu tentei colocar uma interface vlan dentro da Ether 10 e outra dentro da ether7, porém como manter um mesmo DHCP server pras duas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu vou fazer um desenho da minha rede pra ficar mais fácil de explicar
Isso.
E na ether10 vai um cabo pro MK2 e nele tem um cabo da ether3 pro segundo access point do Deco.
Eu tentei colocar uma interface vlan dentro da Ether 10 e outra dentro da ether7, porém como manter um mesmo DHCP server pras duas?
Isso.
Isso... Me mostra melhor como tá sua rede (e como tu quer configurar) que te ajudo melhor.
Daqui a pouco tô saindo do trampo, dai fica melhor pra eu acessar meu mk.
Cara, a linha CR é grade pra enterprise mesmo. RB é pra coisa simples, por incrível que pareça. Apesar que tem gente que usar em provedores, mas é pra rede mais simples mesmo.
CCR é pra quem vai suportar múltiplos clientes ppoe/dhcp divididos entre os muitos núcleos.
Se você pegar uma ccr com baixo clock e muitos núcleos pra usar em casa numa internet fibra PPOE vai ser uma bosta por causa do single thread e baixo clock.
4011 e 5009 são as melhores opções da mikrotik pra SOHO, Small Office Home Office
@Arris
Você pode ao invés de colocar a VLAN em uma porta específica colocar ela direto na bridge, assim em qualquer porta que você conectar o cabo, se a outra ponta estiver configurada a VLAN vai funcionar, se não estiver configurada vai funcionar também, só que sem VLAN. Pode também colocar um DHCP na VLAN, aí quando alguém conectar nela ela vai atribuir um endereço desse DHCP.
Vou colocar um print de como está aqui em casa, acho que fica mais fácil de entender:
Na outra ponta da VLAN tenho um Unifi, no caso ele recebe a VLAN com a tag e retira para passar para os dispositivos conectados no wifi, posso colocar print também se interessar...
@Arris
Você pode ao invés de colocar a VLAN em uma porta específica colocar ela direto na bridge, assim em qualquer porta que você conectar o cabo, se a outra ponta estiver configurada a VLAN vai funcionar, se não estiver configurada vai funcionar também, só que sem VLAN. Pode também colocar um DHCP na VLAN, aí quando alguém conectar nela ela vai atribuir um endereço desse DHCP.
Vou colocar um print de como está aqui em casa, acho que fica mais fácil de entender:
Na outra ponta da VLAN tenho um Unifi, no caso ele recebe a VLAN com a tag e retira para passar para os dispositivos conectados no wifi, posso colocar print também se interessar...
Senhores bom dia.
Sei que poucos devem se aventurar, mas a versão 7.1 já está bem próxima. Na data de ontem saiu uma nova release, ficando agora nossas RB's compatíveis com docker hehe
Release 7.1rc3 2021-09-08
What's new in 7.1rc3 (2021-Sep-08 13:29):
*) added IPSec hardware acceleration support for RB5009;
*) added support for running Docker (TM) containers;
*) added ZeroTier (TM) support for ARM and ARM64;
*) fixed L2TP establishment (introduced in v7.1rc2);
*) fixed LDPv6;
*) functionality and stability improvements for L2TPv3;
*) VPLS stability improvements;
*) other minor fixes and improvements;
@Arris
Senhores bom dia.
Sei que poucos devem se aventurar, mas a versão 7.1 já está bem próxima. Na data de ontem saiu uma nova release, ficando agora nossas RB's compatíveis com docker hehe
Release 7.1rc3 2021-09-08
What's new in 7.1rc3 (2021-Sep-08 13:29):
*) added IPSec hardware acceleration support for RB5009;
*) added support for running Docker (TM) containers;
*) added ZeroTier (TM) support for ARM and ARM64;
*) fixed L2TP establishment (introduced in v7.1rc2);
*) fixed LDPv6;
*) functionality and stability improvements for L2TPv3;
*) VPLS stability improvements;
*) other minor fixes and improvements;
Exatamente. No nosso caso também mano. O PiHole por exemplo consome "apenas" 384mb do armazenamento da nossa RB.
Mas, o que mais me deixou empolgado, foi a ideia de rodar a controladora unifi dentro do conteiner hehehehe
Exatamente. No nosso caso também mano. O PiHole por exemplo consome "apenas" 384mb do armazenamento da nossa RB.
Mas, o que mais me deixou empolgado, foi a ideia de rodar a controladora unifi dentro do conteiner hehehehe