[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
VoIP eu adicionei uns ips do discord usando um programa Netlimiter que registra o tráfego da rede no seu Pc por programas usados. É bem bom pra pegar ips de jogos e tals.

No seu caso o MK consegue gerenciar o link de internet via DHCP distribuindo em nucelos diversos, se fosse PPPoE estaria num só topando 100% desse nucleo.
Na rb4011 com essas regras e meu firewall filter em 1 núcleo já chegou a bater 50% só com 300mb de internet.
Já li no reddit que ela não guenta PPPoE 1gb com várias regras não. O jeito seria partir pra 5009
Outra curiosidade: eu vi que tu não marcou pacotes por IPs e nem por portas, mas apenas por nomes do tipo "http.down.pk". Isso é um tipo de nome que o routeos sabe identificar o que é?

udp-100.down.pk seria o que exatamente? Pacotes UDP com menos de 100Kb de tamanho?

Outra curiosidade: eu vi que tu não marcou pacotes por IPs e nem por portas, mas apenas por nomes do tipo "http.down.pk". Isso é um tipo de nome que o routeos sabe identificar o que é?

udp-100.down.pk seria o que exatamente? Pacotes UDP com menos de 100Kb de tamanho?
Eu marquei pacotes por ips e por portas sim. Esse "http.down.pk" é o nome que eu dei ao pacote marcado.

HTTP upload acima de 2m de connection bytes (Speedtest por exemplo)
BVvY22j.png
nXKuwD6.png
SgbVf6R.png

Se você for ver, eu marquei o protocolo tpc, portas 80 ou 8080 que o speedtest ou qualquer site pra download usa e defini o nome http.upload.pk. Coloquei um limite mínimo de banda pra que pacotes menores de navegação 80/8080/443 passem por outra marcação que tem prioridade mais alta.

Dessa forma que eu fiz, quando estou navegando pela internet ele passa por outra marcação com prioridade mais alta e se a rede topar o limite de 285/145 a navegação nas portas 443/80/8080 fica fluindo normalmente pois têm garantia de banda (limit-at) e priority melhor.

Última edição:
Eu marquei pacotes por ips e por portas sim. Esse "http.down.pk" é o nome que eu dei ao pacote marcado.
Aaaahhh, é pq tu colocou "any port" aí não aparece ali na GUI as portas. :haha:

Olha aí como fica o consumo de CPU:

kqXs9LD.png

Última edição:
Qual o nível de conhecimento em redes que é necessário para poder usufruir das funcionalidades de um roteador Mikrotik? Quero comprar um, não tenho muito conhecimento em redes, o máximo que fiz foi configurar tplink e etc.

Estou lendo as páginas desse tópico e as vezes fico boiando em certos assuntos e termos usados aqui.

Qual o nível de conhecimento em redes que é necessário para poder usufruir das funcionalidades de um roteador Mikrotik? Quero comprar um, não tenho muito conhecimento em redes, o máximo que fiz foi configurar tplink e etc.

Estou lendo as páginas desse tópico e as vezes fico boiando em certos assuntos e termos usados aqui.
Se tu souber o básico, já consegue colocar pra funcionar.
As demais coisas, só com o tempo e com estudo, você saberá como fazer e como funciona.
A curva de aprendizagem do routerOS é alta, porém vale muito a pena.

Com esses 2 canais em português você vai conseguir aprender o suficiente pra te preparar para aprender coisas mais intermediárias se desejar.

Só queria saber quando danado o RB5009UG+S+IN vai aparecer por aqui à venda. :pepe:
Mano, não se anime muito... Acompanhando lá no fórum do MK, ela ainda não é compatível com aceleração de hw. Somente via software.

Aaaahhh, é pq tu colocou "any port" aí não aparece ali na GUI as portas. :haha:

Olha aí como fica o consumo de CPU:

kqXs9LD.png
Pra vc ter uma comparação com minha 4011.

Sem filter rules, sem mangle rules e sem queue tree, só o masquarede do NAT.
1 núcleo processando o link ppoe pois é single thread e batendo 45%.
TUHD8cE.png
DaRFyDV.png

Com filter rules, sem mangle, sem queue tree
rPEXpgM.png
cG7N8MQ.png

A expectativa é que no router os 7 consigam distribuir melhor esse processamento de pppoe pra rb aguentar mais tráfego.

Última edição:
Pra vc ter uma comparação com minha 4011.

Sem filter rules, sem mangle rules e sem queue tree, só o masquarede do NAT.
1 núcleo processando o link ppoe pois é single thread e batendo 45%.
TUHD8cE.png
DaRFyDV.png

Com filter rules, sem mangle, sem queue tree
rPEXpgM.png
cG7N8MQ.png

A expectativa é que no router os 7 consigam distribuir melhor esse processamento de pppoe pra rb aguentar mais tráfego.
PPPoE é uma desgraça no Mikrotik, pelo amor de Deus! :blaur:

PPPoE é uma desgraça no Mikrotik, pelo amor de Deus! :blaur:
Fiz o mesmo teste só que com o link DHCP da net vírtua. Dá pra notar como é bem melhor distribuído entre os núcleos.

Sem filter rules, sem mangle e sem queue tree
4wZVtFg.png

Com filter rules, sem mangle e sem queue tree
Hj7axJG.png

Quase comprei um kit de u6 lite esses dias mas resolvi esperar a chegada do u6 pro que deve vir custando uns 1200 na loja oficial da ubiquiti e também voltar em estoque os injetores POE :(

Parece que o u6 pro vale bem mais a pena que o LR, pois custa 30 dólares a menos, tem IP54 pra ambiente outdoor acoplado abaixo de coberturas, antena wifi 5 com mais dbi

EDIT
não sei se o site fez o preço de "expectativa", mas nem no site oficial da ubiquiti tem o u6 PRO :pepe:

Quase comprei um kit de u6 lite esses dias mas resolvi esperar a chegada do u6 pro que deve vir custando uns 1200 na loja oficial da ubiquiti e também voltar em estoque os injetores POE :(

Parece que o u6 pro vale bem mais a pena que o LR, pois custa 30 dólares a menos, tem IP54 pra ambiente outdoor acoplado abaixo de coberturas, antena wifi 5 com mais dbi

EDIT
não sei se o site fez o preço de "expectativa", mas nem no site oficial da ubiquiti tem o u6 PRO :pepe:

O U6 LR também possui IP54, a pessoa que fez a tabela deve ter esquecido de adicionar ou a Ubiquiti atualizou a informação no site após a publicação do comparativo.

Com relação às antenas, apesar da pequena diferença de ganho entre os dois modelos, penso que o tipo e formato da antena utilizada muitas vezes tem um impacto mais significativo que 0.5dbi de ganho, pois isso afeta diretamente como o sinal é propagado e recebido pelo equipamento. Exemplo disso é o próprio AC-LR e AC-LITE que tem ranges de cobertura vertical e horizontal diferentes apenas por terem designs distintos de antena.

Não sei se o U6-LR faz uso de antenas fractais ou algo mais moderno, tal como seu irmão mais velho, mas se considera-mos o apelo "Long Range", com certeza há algo que o diferencie no quesito "alcance" em relação ao PRO, e só consigo pensar em um desenho diferente de antena.

Sobre você não saber da onde o cara tirou o MSRP do modelo PRO, isso está na página do Early Access da Ubiquiti USA, mas que só é visível pra quem estiver logado no site. Sou viciado em ficar olhando essa página, sempre lançam uns produtos legais por lá, um deles é o UDM PRO SE c/ portas POE, WAN 2.5GbE e algumas outras melhorias que para muitos são apenas cosméticas.

O U6 LR também possui IP54, a pessoa que fez a tabela deve ter esquecido de adicionar ou a Ubiquiti atualizou a informação no site após a publicação do comparativo.

Com relação às antenas, apesar da pequena diferença de ganho entre os dois modelos, penso que o tipo e formato da antena utilizada muitas vezes tem um impacto mais significativo que 0.5dbi de ganho, pois isso afeta diretamente como o sinal é propagado e recebido pelo equipamento. Exemplo disso é o próprio AC-LR e AC-LITE que tem ranges de cobertura vertical e horizontal diferentes apenas por terem designs distintos de antena.

Não sei se o U6-LR faz uso de antenas fractais ou algo mais moderno, tal como seu irmão mais velho, mas se considera-mos o apelo "Long Range", com certeza há algo que o diferencie no quesito "alcance" em relação ao PRO, e só consigo pensar em um desenho diferente de antena.

Sobre você não saber da onde o cara tirou o MSRP do modelo PRO, isso está na página do Early Access da Ubiquiti USA, mas que só é visível pra quem estiver logado no site. Sou viciado em ficar olhando essa página, sempre lançam uns produtos legais por lá, um deles é o UDM PRO SE c/ portas POE, WAN 2.5GbE e algumas outras melhorias que para muitos são apenas cosméticas.

O LR só faz sentido mesmo se for usar apenas 1 ap no centro da casa né?
Aqui as paredes são super grossas e tem muitas paredes... Creio que eu vá ter desempenho melhor com 2 unidades colocadas em locais estratégicos em casa do que apenas 1 no centro.

Aqui as paredes são super grossas e tem muitas paredes... Creio que eu vá ter desempenho melhor com 2 unidades colocadas em locais estratégicos em casa do que apenas 1 no centro.

Não necessariamente, wifi infelizmente não funciona com receita de bolo, mas penso que o primeiro passo é sempre entender qual é a nossa necessidade/objetivo com a rede, com isso bem definido dá pra ter uma idéia de quais equipamento(s) vão atender melhor a demanda.

Eu não faço ideia de como é a planta baixa da sua casa, mas considerando seu pequeno relato, provavelmente eu também apostaria em mais de um dispositivo pra ter uma área de cobertura maior seguido de uma maior eficiência espectral, que no fim se traduz em uma melhora na qualidade do sinal.

Cara, depende muito... Pelo menos o U6 LR está previsto pra cobertura dele ser cerca de 50% melhor que do AC LR.
Estou aguardando chegar na loja oficial para comprar e testar na minha casa.

Cara, como o @Vattar comentou, é muito difícil dar uma receita certeira sem conhecer o local.

Acho que já falei algumas vezes meu cenário aqui no tópico e no meu caso apenas um LR foi suficiente, moro em sobrado triplex e inicialmente a ideia era colocar um equipamento por andar mas ao instalar e testar exaustivamente o primeiro já fiquei super satisfeito, ele está literalmente no meio da casa (pavimento intermediário) e pra mim foi suficiente.

De modo geral eu partiria para mais de um equipamento nessas situações: Múltiplos pavimentos e/ou área grande num mesmo pavimento.

Cara, depende muito... Pelo menos o U6 LR está previsto pra cobertura dele ser cerca de 50% melhor que do AC LR.
Estou aguardando chegar na loja oficial para comprar e testar na minha casa.
Problema é custar 50% mais, aí complica :bem:

Brincadeiras à parte, apesar do LR estar me atendendo com sobra há anos também estou ansioso pela chegada do U6 LR, pelo preço certo de repente abraço um.

Cara, como o @Vattar comentou, é muito difícil dar uma receita certeira sem conhecer o local.

Acho que já falei algumas vezes meu cenário aqui no tópico e no meu caso apenas um LR foi suficiente, moro em sobrado triplex e inicialmente a ideia era colocar um equipamento por andar mas ao instalar e testar exaustivamente o primeiro já fiquei super satisfeito, ele está literalmente no meio da casa (pavimento intermediário) e pra mim foi suficiente.

De modo geral eu partiria para mais de um equipamento nessas situações: Múltiplos pavimentos e/ou área grande num mesmo pavimento.

Problema é custar 50% mais, aí complica :bem:

Brincadeiras à parte, apesar do LR estar me atendendo com sobra há anos também estou ansioso pela chegada do U6 LR, pelo preço certo de repente abraço um.
Pelo que ando vendo, deve sair em torno de 1.3k o U6 LR.
Se vier nessa faixa de preço, eu abraço ele com certeza assim que abrir a venda.
Depois que se usa UniFi em casa, não quer saber de outra coisa, além do que uma boa parte dos aparelhos em casa são padrão AX, meu notebook, celular da patroa, o meu, o notebook dela... Então vai ser bem vindo esse equipamento.

Pelo que ando vendo, deve sair em torno de 1.3k o U6 LR.
Putz, já virou 100% :haha:

Acabei de ver que já tem o U6 Lite na store brasileira, fazia tempo que não dava uma passada lá.

Quanto eles estão custando lá fora? Lembro que paguei menos de 100 dólares no meu LR, na época a cotação estava bem diferente.

Putz, já virou 100% :haha:

Acabei de ver que já tem o U6 Lite na store brasileira, fazia tempo que não dava uma passada lá.

Quanto eles estão custando lá fora? Lembro que paguei menos de 100 dólares no meu LR, na época a cotação estava bem diferente.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O U6 Lite tá saindo se não me engano a 699 aqui na store BR.
Lá fora, o U6 LR tá saindo a 179$

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O U6 Lite tá saindo se não me engano a 699 aqui na store BR.
Lá fora, o U6 LR tá saindo a 179$
Se considerar proporcionalmente o preço do u6 lite por 700 e lá fora a 99, o LR vai vir por 1400 redondo.
Se o pro vier por 1150 vai ser topzera hein

Embora o Deco m5 tenha me deixado putasso, não sei se vale a pena trocar pois está funcionando decentemente. Melhor eu gastar com outras coisas

Se considerar proporcionalmente o preço do u6 lite por 700 e lá fora a 99, o LR vai vir por 1400 redondo.
Se o pro vier por 1150 vai ser topzera hein

Embora o Deco m5 tenha me deixado putasso, não sei se vale a pena trocar pois está funcionando decentemente. Melhor eu gastar com outras coisas
Acho difícil o pro chegar aqui por 1150, depende muito do preço que ele for lançado lá fora.
O LR até 1.5k eu compro tranquilo, pois eu realmente utilizo o equipamento e uso muito por assim dizer kkkk
Agora, mais que isso eu não compro não, espero passar esse hype do lançamento kkkk

Na minha opinião, eu acho que é jogar dinheiro fora nessas rb com wifi rsrs, duvido que o wifi delas seja algo realmente bom! Melhor comprar uma rb "parruda\boa" para ser o roteador da rede e gerenciar tudo e alguma outra coisa direcionada apenas ao wifi, como os produtos da ubiquiti como o AP AC PRO.

Portanto, dessa duas opções ai, eu ficaria com a RB 3011UIAS-RM LVL5.
Wifi em mikrotik é sofrivel por falta de suporte a várias features wave2 (nem vou falar a falta do wifi 6 e suas features, sabe lá quando vai vir, RouterOS 10? hahahaha...).
Eu penso o seguinte: RB para router (ou openwrt pra usar SQM com cake), algum Wifi AX e mesh que funcione como AP (qualquer xiaomi/redmi AX faz isso), dessa forma a rede não fica o olho da cara e com desempenho top...

Wifi em mikrotik é sofrivel por falta de suporte a várias features wave2 (nem vou falar a falta do wifi 6 e suas features, sabe lá quando vai vir, RouterOS 10? hahahaha...).
Eu penso o seguinte: RB para router (ou openwrt pra usar SQM com cake), algum Wifi AX e mesh que funcione como AP (qualquer xiaomi/redmi AX faz isso), dessa forma a rede não fica o olho da cara e com desempenho top...
RouterOS 7.1 tá saindo aí, com suporte a Cake e fq_codel.
Tô bem animado pra testar essas novas filas de QoS
Mas confesso que utilizar esses routers AIO para AP, não faço essa merda mais não.

Users who are viewing this thread

Voltar