[TÓPICO DEDICADO] Monitor LG 29WK600 / 29WK500 UltraWide IPS Freesync

Eu acabei de pegar o LG 29WK600, fui pessoalmente na Kalunga ver o monitor (pois nunca tinha visto um ultrawide de perto) e decidi trazer pra casa pois meu antigo tanque de guerra (AOC 18,5) já não estava sendo satisfatório nas jogatinas depois da atualização de hardware que fiz, ao lado do LG tinha aquele da Phillips 4K e o AOC de 24, quando vi o tamanho do LG até fiquei tentado a pegar um 16:9 padrão, mas a presença do HDR e a qualidade dos paineis IPS da LG me fez ir no 21:9 mesmo, e as primeiras impressões que tive com ele foram positivas, fiz as configurações iniciais e estou usando ele por enquanto a 75fps e a maioria dos jogos lidou bem com ele.

É bom d+ bixo.
Eu só saio do meu 29" pra pegar um 34" WQHD
 
É bom d+ bixo.
Eu só saio do meu 29" pra pegar um 34" WQHD

monitor-lcd-aoc-185-D_NQ_NP_993190-MLB26347027547_112017-O.webp


Realmente cara, e pra mim o salto foi muito grande, meu AOC LCD raiz (acima) é um puta monitor resistente, tenho ele no mínimo há uns 7 anos e nunca deu um problema de dead pixel, vazamento de imagem e afins, a única coisa que já não estava tão boa era a fidelidade de cores e o brilho, pois se trata de um aparelho antigo com tecnologias ultrapassadas, mas tirando essa questão ele me atendeu bem por esse tempo, agora no LG é outra vida a área de trabalho é grande e não dá pra perceber pixelização nos ícones, esse era uma das coisas que queria evitar em um monitor, olhando na loja ao lado dos 16:9 padrão eu tive a impressão que ele era pequeno, mas depois que trouxe pra casa e comecei a usar a impressão acabou, agora só falta comprar uma mesa decente e uns periféricos para concluir a montagem do setup.
 
Acabei de pegar o 29WK600, meio relutante pois estava usando um 27" FHD, mas o único jeito que saber era ter o monitor em mãos. Na realidade não me impressionou o tamanho, pelo motivo já citado, e a densidade de pixel é bem maior que o meu anterior, acabo tenho que deixar as fontes em 110% no navegador para ficar mais confortável a leitura. Eu tinha gostado do 69G, mas preferi o K600 por estar mais barato, ser mais novo, HDR e não ter o maldito acabamento black piano. Na realidade ficou bem harmonioso aqui na mesa, que é branca, e os pés prateados combinaram com as caixas de som e controle de volume da M3400 da Edifier que tenho, que aliás é outro ponto que eu ia comentar;

Som: Saí de um Acer VA270H que também tinha alto falantes embutidos, mas o som do LG é muito melhor que o Acer, sendo aceitável para ver alguns vídeos no youtube por exemplo, mas não chegam nem perto de ter uma qualidade boa para ouvir uma música, ver um filme ou jogos. O som praticamente se equipara com o de um celular mediano. Não tenho como dispensar minhas caixas de som.

Imagem: Qualidade da imagem muito boa, mas como eu já tinha um MP55 aqui em casa que é IPS (está em outro PC), também não fiquei impressionado com essa tela, e a tela VA do Acer também não perde para o IPS, sendo ambas muito boas. A quantidade de ajustes chegar a me deixar perdido, mas acabo não mexendo muito depois de achar uma posição confortável para uso. O que eu queria em um monitor era ter uns 2 ou 3 botões dedicados com memórias para ajustes pessoais, assim era só apertar um botão e a tela já estava ajustada para por exemplo usar durante o dia, durante a noite, e jogar. Não sei se existe um monitor com esse recurso.
Não notei nenhum defeito, mas também não ficou rodando software procurando isso. O vazamento do backlight é bem menor que no MP55.

Uso Geral: Eu não sou muito acostumado a usar duas janelas ao mesmo tempo na tela, só em casos específicos, sempre prefiro usar tudo maximizado, então numa primeira instância não tem muita vantagem no ultrawide, mas quebra um galho quando é preciso. Em relação a altura do monitor eu não tenho problema aqui pois uso uma prateleira sob ele, deixado na altura mais correta, mas ele realmente é bem baixinho. As bordas da tela, apesar de serem retas são relativamente grossas, maiores que do VA270H, tendo exatamente 1cm acima e dos lados.

A verdadeira melhoria que eu achei são realmente em jogos e filmes. Nesses cenários o monitor mostra para que foi criada essa tela 21:9. Nos filmes, nada de importante a comentar, somente que usa a tela inteira em filmes desse formato. Já nos jogos, da primeira vez que usei já achei excelente. Não sou jogador intenso, apenas me divirto no fim do dia, mas os FPS que gosto deixam a área de visão muito boa, com o itens como mini-mapa ou outras informações deslocadas para os cantos, sem ficar na zona da sua visão principal. Jogos de corrida também tiram todo o proveito dessa tela. Confesso que não tenho muito paciência para ficar testando os modos pré definidos como FPS1, FPS2, etc. Achei estranho o "estabilizador de preto", parece que a imagem fica meio azulada quando entra em uma cena escura, mas é questão de acertar o ajuste com o tempo de uso.

Ainda fico um pouquinho com saudade do Acer 27" para uso geral, mas em jogos vai ser difícil voltar para 16:9. Se eu tivesse espaço na mesa, deixaria o de 27" e esse, mas não tenho como. No geral gostei muito do monitor, bem bonito, acabado, muitos recursos de ajuste, imagem boa e campo de visão muito interessante. Se a grana permitisse, o 34UWD seria a opção quase perfeita para mim.

Bom, espero ter ajudado em algumas dúvidas de outro usuário.
 
Última edição:
Consegui pegar por 1655 o modelo de 34. Mas estou na dúvida entre esse e o modelo de 32 4k. O ideal seria o 32 4k com HDR. Mas nem lá fora a LG tem esse tamanho com essas especificações.

Medo que esse de 34 fica muito pixelizado pelo tamanho e resolução de somente 1080p. É a dúvida se para jogos fica bom?
 
Consegui pegar por 1655 o modelo de 34. Mas estou na dúvida entre esse e o modelo de 32 4k. O ideal seria o 32 4k com HDR. Mas nem lá fora a LG tem esse tamanho com essas especificações.

Medo que esse de 34 fica muito pixelizado pelo tamanho e resolução de somente 1080p. É a dúvida se para jogos fica bom?

Puxa, por esse valor aí bate até um arrependimento de eu ter acabado de comprar o 29", mas não achei de 34" por menos de 2200,00.

Quanto a resolução, eu não acho que vá ficar ruim, sai de um 27FHD que tem a mesma densidade do 34UWFHD e era muito bom para todos os usos, incluindo jogos.
 
Consegui pegar por 1655 o modelo de 34. Mas estou na dúvida entre esse e o modelo de 32 4k. O ideal seria o 32 4k com HDR. Mas nem lá fora a LG tem esse tamanho com essas especificações.

Medo que esse de 34 fica muito pixelizado pelo tamanho e resolução de somente 1080p. É a dúvida se para jogos fica bom?


algum site com promoção dele?? a algum tempo acompanho os preços no google e busca pé mas a ultima vez que vi um preço bom foi na black friday
 
Consegui pegar por 1655 o modelo de 34. Mas estou na dúvida entre esse e o modelo de 32 4k. O ideal seria o 32 4k com HDR. Mas nem lá fora a LG tem esse tamanho com essas especificações.

Medo que esse de 34 fica muito pixelizado pelo tamanho e resolução de somente 1080p. É a dúvida se para jogos fica bom?

Não fica pixelizado, mas o de 29 é mais agradável. Comprei o de 34 e me arrependi.
 
Qual o seu modelo de 29? Quanto tempo de uso? O foda era o frete daqui pra aí, e daí pra cá.

É esse do tópico, 29WK600, comprei dia 3 agora na Kalunga aqui da cidade. Como eu tinha um 27"FHD, achei o itens pequenos nele (eu já temia isso, mas resolvi arriscar) para uso normal, mas para jogos gostei bastante.

Se não fosse o problemas dos fretes, até compensava.
 
monitor-lcd-aoc-185-D_NQ_NP_993190-MLB26347027547_112017-O.webp


Realmente cara, e pra mim o salto foi muito grande, meu AOC LCD raiz (acima) é um puta monitor resistente, tenho ele no mínimo há uns 7 anos e nunca deu um problema de dead pixel, vazamento de imagem e afins, a única coisa que já não estava tão boa era a fidelidade de cores e o brilho, pois se trata de um aparelho antigo com tecnologias ultrapassadas, mas tirando essa questão ele me atendeu bem por esse tempo, agora no LG é outra vida a área de trabalho é grande e não dá pra perceber pixelização nos ícones, esse era uma das coisas que queria evitar em um monitor, olhando na loja ao lado dos 16:9 padrão eu tive a impressão que ele era pequeno, mas depois que trouxe pra casa e comecei a usar a impressão acabou, agora só falta comprar uma mesa decente e uns periféricos para concluir a montagem do setup.
como ta se saindo a 1070ti nos jogos ?
 
como ta se saindo a 1070ti nos jogos ?


Está cumprindo bem o papel de rodar em 2560x1080 no no alto cravado a 75 fps.
Ou então no ultra fazendo alguns ajustes chega aos 60 fps fácil também.
OBS: Sem qualquer alteração no clock da VGA ou CPU.

Faz tempo que não faço benchmarks, então não saberia te dar uma média de quadros que a placa bate, o que percebo é que além de muito silenciosa ela é bastante fria, no Grand Theft Auto V ela roda aqui oscilando na casa dos 50fps em stock no ultra com todos filtros ligados.
 
Última edição:
alguém com vga nvidia já está usando a opção de adaptive sync(freensync) no monitor? to no trampo e queria saber se funciona com o nosso monitor.
 
alguém com vga nvidia já está usando a opção de adaptive sync(freensync) no monitor? to no trampo e queria saber se funciona com o nosso monitor.

Rt, tbm gostaria de saber...
 
alguém com vga nvidia já está usando a opção de adaptive sync(freensync) no monitor? to no trampo e queria saber se funciona com o nosso monitor.
Essa opção ainda não está disponível, segundo a NVIDIA só será liberado no primeiro drive de 2019 que deve ser lançado até dia 15 acho, e lembrando que pode tanto funcionar parcialmente ou nem funcionar
 
Essa opção ainda não está disponível, segundo a NVIDIA só será liberado no primeiro drive de 2019 que deve ser lançado até dia 15 acho, e lembrando que pode tanto funcionar parcialmente ou nem funcionar

Pow valeu. Achei que já haviam lançado. DIa 15 eu testo então. :)
 
Na minha humilde opinião, G-Sync compatible deve funcionar na maioria dos monitores, no entanto, se vai operar correto 100% só testando para saber.

O artigo da Nvidia deixa claro que (para modelo não certificado) precisa testar para saber se vai funcionar, funcionar parcialmente, ou não funcionar, veja lá:

"For VRR monitors yet to be validated as G-SYNC Compatible, a new NVIDIA Control Panel option will enable owners to try and switch the tech on - it may work, it may work partly, or it may not work at all. To be sure, only purchase a monitor listed as G-SYNC Compatible"
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-ces-2019-announcements/


Sobre Freesync a AMD trabalhou junto com a VESA para implementar o DisplayPort Adaptive-Sync que faz parte do padrão DP 1.2a:

"The DisplayPort Adaptive-Sync specification was ported from the Embedded DisplayPort specification through a proposal to the VESA group by AMD. DisplayPort Adaptive-Sync is an ingredient feature of a DisplayPort link and an industry standard that enables technologies like Radeon™ FreeSync technology."
https://www.amd.com/en/technologies/free-sync-faq

Outro ponto interessante é que existe Freesync via HDMI. Eu mesmo uso cabo HDMI normal (incluso na caixa) com monitor Freesync e GPU da AMD.

Para o Freesync funcionar em um monitor a controladora precisa incluir o feature. Existem vários fabricantes de controladoras e a AMD fez parceria com as maiores empresas no caso do Freesync (por exemplo realtek). Cada fabricante tem sua própria implementação (projeto) respeitando o padrão. O que a AMD faz é assegurar o funcionamento do Freesync com cada controladora/conjunto, isso é a certificação. A AMD está fazendo isso desde 2014/2015. Evidentemente monitor mais caro tem melhor implementação/range/qualidade/componente.

Então a certificação (teste) garante que a controladora/driver funcione em "harmonia" para evitar, por exemplo, flicker. Quando um problema acontece pode ser problema no driver ou mesmo lote com defeito do monitor. Por isso existe relato de monitor onde o Freesync não funciona corretamente.


Veja lá um exemplo de correção via driver referente ao Freesync:

"Fixed Issues: Radeon FreeSync may fail to enable when playing Monster Hunter™: World."
https://community.amd.com/docs/DOC-2085


Se aparecer problema e for algo relacionado ao driver a AMD faz a correção. No caso da Nvidia (se não for certificado) eles não tem obrigação de corrigir. Então não é surpresa a Nvidia deixar claro que monitor não certificado pode funcionar parcialmente ou mesmo não funcionar.

Enfim, quem quiser certeza absoluta de funcionamento/suporte precisa adquirir monitor com a certificação da AMD/Nvidia.
 
Estou entre esse monitor (29WK600) e o da ASUS VP278H-P, como fica esse monitor para jogos e Netflix?
 
Estou entre esse monitor (29WK600) e o da ASUS VP278H-P, como fica esse monitor para jogos e Netflix?

Para jogos é ótimo, a proporção da tela fica muito natural para jogar.
Para Netflix ou Youtube, você vai precisar de um plugin no navegador para usar a tela toda, senão a imagem vai ficar menor, mesmo sendo 21:9.
 
Para jogos é ótimo, a proporção da tela fica muito natural para jogar.
Para Netflix ou Youtube, você vai precisar de um plugin no navegador para usar a tela toda, senão a imagem vai ficar menor, mesmo sendo 21:9.

Dei uma olhada na internet e gostei bastante do que vi, parece que o campo de visão em jogos fica muito maior, acredite que fique maravilhoso em jogos como WoW e FFXIV. Pretendo boletar hoje a noite, quando chegar venho relatar sobre o que achei.
 
Observei que meu monitor tem horas que diminui o brilho do nada e depois volta ao normal, uso o monitor no modo "FOTO".
Com mais alguém acontece?
 
Observei que meu monitor tem horas que diminui o brilho do nada e depois volta ao normal, uso o monitor no modo "FOTO".
Com mais alguém acontece?

Acho que é a opção de economia de energia, da uma olhada.
 
Pessoal eu tenho um 29UM69G-B da LG que é basicamente o mesmo monitor do tópico, porém com firulas gamer. Alguem que use VGA AMD já conseguiu criar resolução personalizada 2560x1440? Tentei essa semana pra fazer uns testes, mas sempre dá mensagem de que o monitor não suporte os parametros.
 
Pessoal eu tenho um 29UM69G-B da LG que é basicamente o mesmo monitor do tópico, porém com firulas gamer. Alguem que use VGA AMD já conseguiu criar resolução personalizada 2560x1440? Tentei essa semana pra fazer uns testes, mas sempre dá mensagem de que o monitor não suporte os parametros.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas no meu caso (Nvidia) isso só é possível se eu desabilitar a opção de DSR no driver.

Se vc tiver alguma opção de super resolução aí habilitada, tenta desabilitar e verificar.

:bat:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo