[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

@Hwoa_XD Fiz as alterações e sempre dava tela preta, ai acabei por deixar em 66hz mesmo, esse tipo de overclock é danoso ao monitor? Ou é melhor deixar em stock mesmo? Obrigado pela ajuda.
 
@Hwoa_XD Fiz as alterações e sempre dava tela preta, ai acabei por deixar em 66hz mesmo, esse tipo de overclock é danoso ao monitor? Ou é melhor deixar em stock mesmo? Obrigado pela ajuda.

Que complicado não subir nem pra 72hz, coisa rara mesmo já que meu último 1080p de 2011 já fez isso ai fácil, postado inclusive.

Não é danoso não, o temporizador e painel é feito pra não ter saltos de frames e com isso fica em 60hz (padrão, que no caso é 59hz e uns quebrados a depender do painel), mas tem alguma margem acima (e ai pode sim dar frame skipping, por isso os testes necessários quando faz over).

Simplesmente nesse caso de overclock, "pane" é "blank screen", pois por algum motivo ele não conseguiu sincronizar o temporizador e mandar sinal ao painel.
 
Galera, vou adquirir 2 monitores para jogar e para trabalhar. São 2 modelos da AOC, 1 é de 21.5 e o outro de 24, qual tamanho fica melhor? alguém tem alguma recomendação?
 
Galera, vou adquirir 2 monitores para jogar e para trabalhar. São 2 modelos da AOC, 1 é de 21.5 e o outro de 24, qual tamanho fica melhor? alguém tem alguma recomendação?

Leo, não é o tópico adequado, o ideal seria postar no "Guia de escolha de monitores", mas respondendo: o ideal é você trabalhar com duas telas de tamanho igual em mesa, podendo usar em suporte pra melhor praticidade (desde que tenha suporte VESA).

Na impossibilidade disso, ai não tem o que fazer, mas sobre tamanho e para a resolução de 1080p, por mais que talvez em alguns lugares não dê, mas 24" e se não tiver muita diferença, será mais confortável.
 
Leo, não é o tópico adequado, o ideal seria postar no "Guia de escolha de monitores", mas respondendo: o ideal é você trabalhar com duas telas de tamanho igual em mesa, podendo usar em suporte pra melhor praticidade (desde que tenha suporte VESA).

Na impossibilidade disso, ai não tem o que fazer, mas sobre tamanho e para a resolução de 1080p, por mais que talvez em alguns lugares não dê, mas 24" e se não tiver muita diferença, será mais confortável.

Tudo bem, muito obrigado pela resposta e desculpa pelo inconveniente :D
 
Se alguém puder me ajudar, tenho um aoc g2260vwq6 75hz e freesync e sempre que eu tento aumentar mesmo sendo 1hz ele dá out of range parece que tem alguma configuração no monitor bloqueando o overclock se alguem poder ajudar aí
 
Se alguém puder me ajudar, tenho um aoc g2260vwq6 75hz e freesync e sempre que eu tento aumentar mesmo sendo 1hz ele dá out of range parece que tem alguma configuração no monitor bloqueando o overclock se alguem poder ajudar aí

Provavelmente ele não consegue mesmo subir. Se os drivers estão instalados, usando via display port, custom criada pelo driver da AMD (ou Nvidia), dificilmente irá mesmo.

Se for via HDMI ou DVI, somente com o patch de aumento de frequência máxima das portas, tá disponível nos links da primeira página.
 
estou usando o DP, deve ser o limite do painel mesmo (vertical rate 48~76) editei o driver pra 48~80,instalei e fiz overclock para 77hz e não deu, tava bem confiante que daria certo porém acho que 76hz é máximo mesmo
 
Última edição:
ta falando que não e permitindo inf de terceiros :\
 
Galera esses monitores com freesync/gsync tem problemas com input lag ? Ouvi isso em algum lugar ae não me engano...
 
Galera esses monitores com freesync/gsync tem problemas com input lag ? Ouvi isso em algum lugar ae não me engano...
usando display port e menor que via hdmi
 
usando display port e menor que via hdmi

Mas comparado com monitores sem gsync/freesync os com essa tecnologia tem mais input lag ? Pergunto isso pois sempre odiei v-sync por causa do input lag causado , ainda fico com pé atras de tudo que tem sync no nome rsrs
 
Mas comparado com monitores sem gsync/freesync os com essa tecnologia tem mais input lag ? Pergunto isso pois sempre odiei v-sync por causa do input lag causado , ainda fico com pé atras de tudo que tem sync no nome rsrs
então não tem pra onde correr já que o vga foi descontinuado
 
outra duvida sobre freesync , o freesync pelo que eu entendi não e nada mais do que sicronizar a taxa de hz do monitor com os FPS certo ? seguindo essa logica : por exemplo o monitor AOC speed que é 75hz nativo se o fps estiver rodando acima de 75FPS terei tearing correto ?
entao acima disso o freesync faz oque ? ele não vai subir os Hz acima de 75hz qué e o maximo que monitor suporta na resoluçao nativa pra acompanhar os FPS ? vai ?
pergunto isso por que jogo CSGO com FPS destravado a +300FPS o freesync funcionaria legal ?
achei tudo isso bem confuso rsrs
 
outra duvida sobre freesync , o freesync pelo que eu entendi não e nada mais do que sicronizar a taxa de hz do monitor com os FPS certo ? seguindo essa logica : por exemplo o monitor AOC speed que é 75hz nativo se o fps estiver rodando acima de 75FPS terei tearing correto ?
entao acima disso o freesync faz oque ? ele não vai subir os Hz acima de 75hz qué e o maximo que monitor suporta na resoluçao nativa pra acompanhar os FPS ? vai ?
pergunto isso por que jogo CSGO com FPS destravado a +300FPS o freesync funcionaria legal ?
achei tudo isso bem confuso rsrs
Se um monitor é g-sync/freesync e o jogo passa a taxa de att do monitor, o v-sync será automaticamente habilitado e trará o inconveniente input lag ou, caso esteja desabilitado nas configs da placa/jogo, terá tearing. Como vc joga CSGO, é bem inconveniente, pq ao passar o limite do freesync vc não estará mais usando o recurso do monitor. Dá para capar os fps com programas como o rivaturner, mas tem q ser uns 2 fps a menos que o máximo da taxa de att do monitor (no caso de 75hz, algo como 73 fps, por exemplo).

Um tópico interessante sobre isso:
 
Caro @Hwoa_XD , tenho o mesmo monitor que vc tem em sua assinatura, o Dell U2515H. Comprei em 2016 junto com uma leva de galera aqui do forum.
Sempre tive uso geral e acho ele excelente.

Aproveitando a questão de OC que está sendo discutida aqui, consigo colocar meu monitor a 1440p @80hz. Lembro que vc postou vários testes que fez na época no tópico sobre o U2515H e meus resultados foram bem semelhantes.

Minha dúvida é: Percebo que na pratica, os 80hz não são tão fluidos quanto os 60hz. Senti isso primeiro no GTA V, que é um jogo feito pensando em console, e trazido para o PC, então achei que era por isso que aquele jogo específico eu me sentia melhor travando a 60fps + 60hz.
Mas estou sentido mais, mesmo em testes simples como o https://www.testufo.com/.

Não acredito que esteja ocorrendo skipping, mas não consegui encontrar muita discussão sobre o assunto. A galera geralmente só acha que quanto mais melhor. Será que tem alguma coisa biológica que faz o 60hz ser mais agradável?? kkkkkk tipo a questão dos filmes película de 24fps hehehehe
 
Caro @Hwoa_XD , tenho o mesmo monitor que vc tem em sua assinatura, o Dell U2515H. Comprei em 2016 junto com uma leva de galera aqui do forum.
Sempre tive uso geral e acho ele excelente.

Aproveitando a questão de OC que está sendo discutida aqui, consigo colocar meu monitor a 1440p @80hz. Lembro que vc postou vários testes que fez na época no tópico sobre o U2515H e meus resultados foram bem semelhantes.

Minha dúvida é: Percebo que na pratica, os 80hz não são tão fluidos quanto os 60hz. Senti isso primeiro no GTA V, que é um jogo feito pensando em console, e trazido para o PC, então achei que era por isso que aquele jogo específico eu me sentia melhor travando a 60fps + 60hz.
Mas estou sentido mais, mesmo em testes simples como o https://www.testufo.com/.

Não acredito que esteja ocorrendo skipping, mas não consegui encontrar muita discussão sobre o assunto. A galera geralmente só acha que quanto mais melhor. Será que tem alguma coisa biológica que faz o 60hz ser mais agradável?? kkkkkk tipo a questão dos filmes película de 24fps hehehehe

Haja testes mesmo naquela época.
Mas olha, ele rola frameskipping em certos casos sim, mesmo com câmera minha sendo meio precária em certas resoluções e taxas de atualização eu vi coisa tipo um pra 10, e estourando no máximo 2 "frames" quando exagerava absurdamente no overclock e com resolução muito alta.

Como eu simplesmente desencanei de ficar tentando mais coisas, fora que essa questão toda de Windows 10 + assinatura de driver é um saco de ficar lidando com o Cru, preferi simplificar e fazer somente via VGA e driver da Nvidia (pois mudei de Nvidia pra AMD e voltei pra Nvidia).

Pra tu ter noção: hoje com a 1070 eu ainda não fiz mais customs daquela forma, somente tenho uma em UW pra brincar mesmo, e o resto joguei a 1440p para 72hz padrão que sei que não notei skipping, mas era até bom fazer testes de novo.

Sobre a fluidez, de certa forma sim mas a questão toda é a sincronização utilizada. Eu ao máximo to tentando usar em modo de janela os jogos e setar o Vsync por fora via profile inspector. Na medida do possível, tem dado certo.

Talvez seja caso de tentar mais settings e mais opções, mas a diferença da taxa de atualização tão pouca não é algo necessariamente notável mesmo, a casa dos 85hz~100hz pra lá é o que passa a ser mais notável mesmo (taxas que eram utilizadas em vários CRT's quando em resoluções mais baixas que 1024x768, e que era justamente um "aliviador" pra quem se lascava com o flicker pois naquela época era um terror mesmo).

Por isso que eu cito várias vezes que não faz sentido pagar caro em monitor que faz 75hz apenas por isso em questões de placas que não vai ter como utilizar sincronização adaptativa, caso de todos os monitores com Freesync @ 75hz, pois os 75hz são apenas para garantir que o espaço de atuação do Freesync seja garantido entre "45~60", pra quem tem Nvidia do 60hz pra 75hz pouco ou até nada pra alguns será notado, e quase tudo atual é flicker free também e nem pra aliviar cansaço serve.
 
Haja testes mesmo naquela época.
Mas olha, ele rola frameskipping em certos casos sim, mesmo com câmera minha sendo meio precária em certas resoluções e taxas de atualização eu vi coisa tipo um pra 10, e estourando no máximo 2 "frames" quando exagerava absurdamente no overclock e com resolução muito alta.

Como eu simplesmente desencanei de ficar tentando mais coisas, fora que essa questão toda de Windows 10 + assinatura de driver é um saco de ficar lidando com o Cru, preferi simplificar e fazer somente via VGA e driver da Nvidia (pois mudei de Nvidia pra AMD e voltei pra Nvidia).

Pra tu ter noção: hoje com a 1070 eu ainda não fiz mais customs daquela forma, somente tenho uma em UW pra brincar mesmo, e o resto joguei a 1440p para 72hz padrão que sei que não notei skipping, mas era até bom fazer testes de novo.

Sobre a fluidez, de certa forma sim mas a questão toda é a sincronização utilizada. Eu ao máximo to tentando usar em modo de janela os jogos e setar o Vsync por fora via profile inspector. Na medida do possível, tem dado certo.

Talvez seja caso de tentar mais settings e mais opções, mas a diferença da taxa de atualização tão pouca não é algo necessariamente notável mesmo, a casa dos 85hz~100hz pra lá é o que passa a ser mais notável mesmo (taxas que eram utilizadas em vários CRT's quando em resoluções mais baixas que 1024x768, e que era justamente um "aliviador" pra quem se lascava com o flicker pois naquela época era um terror mesmo).

Por isso que eu cito várias vezes que não faz sentido pagar caro em monitor que faz 75hz apenas por isso em questões de placas que não vai ter como utilizar sincronização adaptativa, caso de todos os monitores com Freesync @ 75hz, pois os 75hz são apenas para garantir que o espaço de atuação do Freesync seja garantido entre "45~60", pra quem tem Nvidia do 60hz pra 75hz pouco ou até nada pra alguns será notado, e quase tudo atual é flicker free também e nem pra aliviar cansaço serve.

Dando um retorno (depois de meses! ahaha) sobre meu U2515h: testei mais a fundo aqui com uma câmera melhor e o problema é realmente o frame skipping.
Ele acontece qualquer valor que eu sete, acima de 60Hz, e era isso que eu dizia que sentia 'engasgar a imagem'. Está pulando em média uns 2 frames, quanto mais aumento, mais pula.

Agora estou pesquisando mais o motivo disso, e se tem como chegar a alguma configuração em que ele não ocorra. Ja tentei com hdmi 2.0, DP, ativando ou desativando modo rápido, DP 1.2... Nada resolve.
Não entendo muito do assunto, vi relatos os relatos mais bizarros na internet, gente que tinha placa e não dava frame skipping, mudou de placa e começou a dar... não sei quanto esses fatores podem influenciar, achava que fosse algo inerente ao painel.

Tem muito pouco informação sobre isso, e a maioria é pessoal no achometro, como estou fazendo agora! heheheh...

Hwoa
, vc manja muito, li o que você postou na pagina 1, uma coisa que não testei foi desabilitar as assinaturas e testar pelo CRU. (Tinha feito pelo driver da nVidia, tenho uma GTX 980)
Se souber referencias boas para pesquisar, ou souber mais sobre esse assunto, eu agradeço!
 
Pessoal, tenho um monitor antiguinho aqui com resolução 1366x768, essa é a resolução máxima. Porém eu queria jogar csgo em 1280×960 (o monitor não suporta essa resolução), vi que posso criar resoluções personalizadas com o software da nvidia, mas minha dúvida é a seguinte: usar uma resolução não suportada danifica ou causa problemas na placa de video? Quanto ao monitor eu não me importo muito, gostaria de saber se isso estaria ''forçando'' a placa de video.
 
Pessoal, tenho um monitor antiguinho aqui com resolução 1366x768, essa é a resolução máxima. Porém eu queria jogar csgo em 1280×960 (o monitor não suporta essa resolução), vi que posso criar resoluções personalizadas com o software da nvidia, mas minha dúvida é a seguinte: usar uma resolução não suportada danifica ou causa problemas na placa de video? Quanto ao monitor eu não me importo muito, gostaria de saber se isso estaria ''forçando'' a placa de video.
a placa funciona em qualquer resolução quem limita e o monitor
se der resolução não suportado ou ficar tremendo o monitor não esta segurando a resolução dai pode tentar usar 30hz em vez de 60hz pra ver se aceita
 
a placa funciona em qualquer resolução quem limita e o monitor
se der resolução não suportado ou ficar tremendo o monitor não esta segurando a resolução dai pode tentar usar 30hz em vez de 60hz pra ver se aceita
Valeu amigo, consegui fazer aqui sem problemas.
 
blz ve como ele se comporta
 
Meus parabéns ao criador deste post, ficou incrível, você conseguiu colocar de forma clara e bem explicada diversos tópicos correlacionados a respeitos do monitor e suas características, obrigado.

Eu sou aquela cara acostumado a jogar Street Fighter alpha 2 e KOFs no fliperama, aqueles monitores de tubo onde a imagem é entrelaçada (não progressiva), e se não me engano a 15hz de atualização onde os jogos rodam em resolução nativa de 320x240i, eis que, hoje em dia é impensável se ter um monitor de tubo em casa devido ao consumo de energia, tamanho do mesmo, cansaço nas vistas, tamanho e afins... Como meu foco são esses jogos de luta oldschool através de emulação e jogatina online (Fightcade e Supercade) investi em um monitor de LCD/TN com o fator principal para o meu cenário, input lag. Após adquirir um BenQ RL2455HM 60hz percebi que mesmo sendo um monitor muito elogiado para jogos de luta devido seu baixo input lag (link de onde pesquisei https://displaylag.com/benq-rl2455hm-professional-gaming-monitor-review/) ainda não estou satisfeito, sinto-me um pouco prejudicado se comparado quando utilizava um monitor de tubo. Eu tenho algumas duvidas bem estúpidas e gostaria da ajuda e aconselhamento de vocês:

1° Existe algum tipo de delay/atraso devido a conexão utilizada? VGA/analógico é pior que HDMI/digital?
2° A resolução nativa do meu monitor é 1920x1080p, se eu utilizar uma resolução abaixo disso pode acarretar em pré-processamento e algum tipo de atraso em jogos?
3° Consigo colocar 1920x1080p 75hz pelo driver de vídeo onboard/Nvidia e pelo Crinsom da GPU/offboard rx560, entretanto, ao tentar colocar em entrelaçado, o máximo que consigo é metade da taxa máxima, no caso, 37hz (i), tipicamente o lcd é projetado para trabalhar em progressivo, ao modificar para entrelaçado, eu estou de alguma forma fazendo que haja pré-processamento ou algo que não seja adequado para jogos?
4° Existe algum beneficio em relação a alteração da temporização? Percebi que GTF, DMT, CVT, e blank CVT tem modificações significativas em seus valores de linhas e colunas, alguma configuração manual ali pode me trazer algum beneficio em questão de input lag e tempo de resposta?
5° Não consigo setar nenhuma resolução abaixo de 640x480, através do CRU é possível utilizar resoluções inferiores? Gostaria de testar apenas por curiosidade 320x240 em um lcd, entretanto, não sei qual o range minimo em hz do meu monitor, e se, pra se utilizar essa resolução há essa barreira de hz.

Desde já agradeço a colaboração dos que puderem ajudar com minhas duvidas.
 
Meus parabéns ao criador deste post, ficou incrível, você conseguiu colocar de forma clara e bem explicada diversos tópicos correlacionados a respeitos do monitor e suas características, obrigado.

Eu sou aquela cara acostumado a jogar Street Fighter alpha 2 e KOFs no fliperama, aqueles monitores de tubo onde a imagem é entrelaçada (não progressiva), e se não me engano a 15hz de atualização onde os jogos rodam em resolução nativa de 320x240i, eis que, hoje em dia é impensável se ter um monitor de tubo em casa devido ao consumo de energia, tamanho do mesmo, cansaço nas vistas, tamanho e afins... Como meu foco são esses jogos de luta oldschool através de emulação e jogatina online (Fightcade e Supercade) investi em um monitor de LCD/TN com o fator principal para o meu cenário, input lag. Após adquirir um BenQ RL2455HM 60hz percebi que mesmo sendo um monitor muito elogiado para jogos de luta devido seu baixo input lag (link de onde pesquisei https://displaylag.com/benq-rl2455hm-professional-gaming-monitor-review/) ainda não estou satisfeito, sinto-me um pouco prejudicado se comparado quando utilizava um monitor de tubo. Eu tenho algumas duvidas bem estúpidas e gostaria da ajuda e aconselhamento de vocês:

1° Existe algum tipo de delay/atraso devido a conexão utilizada? VGA/analógico é pior que HDMI/digital?
2° A resolução nativa do meu monitor é 1920x1080p, se eu utilizar uma resolução abaixo disso pode acarretar em pré-processamento e algum tipo de atraso em jogos?
3° Consigo colocar 1920x1080p 75hz pelo driver de vídeo onboard/Nvidia e pelo Crinsom da GPU/offboard rx560, entretanto, ao tentar colocar em entrelaçado, o máximo que consigo é metade da taxa máxima, no caso, 37hz (i), tipicamente o lcd é projetado para trabalhar em progressivo, ao modificar para entrelaçado, eu estou de alguma forma fazendo que haja pré-processamento ou algo que não seja adequado para jogos?
4° Existe algum beneficio em relação a alteração da temporização? Percebi que GTF, DMT, CVT, e blank CVT tem modificações significativas em seus valores de linhas e colunas, alguma configuração manual ali pode me trazer algum beneficio em questão de input lag e tempo de resposta?
5° Não consigo setar nenhuma resolução abaixo de 640x480, através do CRU é possível utilizar resoluções inferiores? Gostaria de testar apenas por curiosidade 320x240 em um lcd, entretanto, não sei qual o range minimo em hz do meu monitor, e se, pra se utilizar essa resolução há essa barreira de hz.

Desde já agradeço a colaboração dos que puderem ajudar com minhas duvidas.

Valeu amigo. Tentei simplificar ao máximo, pois tem coisa técnica que embola mesmo.

Ao olhar esse teu nicho que depende também de tempos baixos (e olha que essa semana no guia ali foi falado a respeito disso) e suas dúvidas, vou tentar te ajudar nisso.

1° Existe algum tipo de delay/atraso devido a conexão utilizada? VGA/analógico é pior que HDMI/digital?
Existe. No caso, nos monitores atuais tem uma parte dedicada a conversão do sinal digital para analógico, justamente para ter a saída VGA.
Com isso, existindo essa conversão do sinal, vai ser criado atraso por processamento. O ideal é não existir conversão nesse caso pois afinal todos atuais são digitais.
Sobre a última questão, não é que seja melhor ou pior, se fosse falar de monitor tubo o VGA era perfeito para aquele tipo de uso. Mas, no caso dos monitores atuais em todos os sentidos, e até mesmo a questão de qualidade da imagem (chroma subsampling, contraste) é pior sem dúvidas.

2- A resolução nativa do meu monitor é 1920x1080p, se eu utilizar uma resolução abaixo disso pode acarretar em pré-processamento e algum tipo de atraso em jogos?
Não quanto a processamento, pois não tem conversão de sinal aqui na verdade. Na verdade, com os timings sendo ajustados de acordo com a resolução mais baixa pode até ocorrer de diminuir alguma coisa, mas são valores que não justificam importância (caso citado final do 4º item).
No caso de um monitor em resoluções mais baixas tem um ponto favorável de ter taxas de atualização mais altas e disponíveis bem além da resolução padrão (caso de todo 1080p ter disponível @75hz em 720p, e alguns @85hz em 800x600), e taxas mais altas tem mais fluidez e diminuição de blur.

3° Consigo colocar 1920x1080p 75hz pelo driver de vídeo onboard/Nvidia e pelo Crinsom da GPU/offboard rx560, entretanto, ao tentar colocar em entrelaçado, o máximo que consigo é metade da taxa máxima, no caso, 37hz (i), tipicamente o lcd é projetado para trabalhar em progressivo, ao modificar para entrelaçado, eu estou de alguma forma fazendo que haja pré-processamento ou algo que não seja adequado para jogos?
Sim, há processamento no caso, e que além de no caso acrescentar o fator flicker. De toda forma foi como você falou: monitor foi projetado para trabalhar progressivo, e hoje existe banda disponível para tal em todos os aspectos, desde sinal até tipo de conexão.
A coisa toda descende das tvs (como falado abaixo também) aonde a banda em todos os sentidos era muito baixa e por isso o entrelaçado se fez necessário.

4° Existe algum beneficio em relação a alteração da temporização? Percebi que GTF, DMT, CVT, e blank CVT tem modificações significativas em seus valores de linhas e colunas, alguma configuração manual ali pode me trazer algum beneficio em questão de input lag e tempo de resposta?
Não há benefícios. Os timings são apenas os padrões estabelecidos para que se gere os pixels corretamente nesses casos. Isso vem desde cada tipo de sinal utilizado (pois a coisa toda descende lá atrás de televisores pal / ntsc também) até no caso atual de painel, do caso de resoluções, clock, frequências, etc...
Existe sim valores, mas são acúmulos também que são de acordo com cada resolução gerada e de acordo com a quantidade de pixels, e que no fim são contagens de microsegundos.
Fica tranquilo quanto a isso que não vai interferir em nada a jogatina e nem tem porque se acreditar que vá, enquanto não existir monitor de 1000hz+, e se chegar a afetar algo, vão criar uma solução :haha:.

5° Não consigo setar nenhuma resolução abaixo de 640x480, através do CRU é possível utilizar resoluções inferiores? Gostaria de testar apenas por curiosidade 320x240 em um lcd, entretanto, não sei qual o range minimo em hz do meu monitor, e se, pra se utilizar essa resolução há essa barreira de hz.
Pelo cru tu consegue fazer o que quiser, agora funcionar mais uma vez dependeria de conseguir ajustar timings e sincronizar, pois não é coisa fácil seja pra subir como pra descer. Sobre o mínimo, se tu pegar o manual do monitor, deveria ter lá sobre isso, ou ainda tentar ver via EDID, mas giram por volta dos 30~38hz H/V (não nessa ordem exatamente).
 
Valeu amigo. Tentei simplificar ao máximo, pois tem coisa técnica que embola mesmo.

Ao olhar esse teu nicho que depende também de tempos baixos (e olha que essa semana no guia ali foi falado a respeito disso) e suas dúvidas, vou tentar te ajudar nisso.

1° Existe algum tipo de delay/atraso devido a conexão utilizada? VGA/analógico é pior que HDMI/digital?
Existe. No caso, nos monitores atuais tem uma parte dedicada a conversão do sinal digital para analógico, justamente para ter a saída VGA.
Com isso, existindo essa conversão do sinal, vai ser criado atraso por processamento. O ideal é não existir conversão nesse caso pois afinal todos atuais são digitais.
Sobre a última questão, não é que seja melhor ou pior, se fosse falar de monitor tubo o VGA era perfeito para aquele tipo de uso. Mas, no caso dos monitores atuais em todos os sentidos, e até mesmo a questão de qualidade da imagem (chroma subsampling, contraste) é pior sem dúvidas.

2- A resolução nativa do meu monitor é 1920x1080p, se eu utilizar uma resolução abaixo disso pode acarretar em pré-processamento e algum tipo de atraso em jogos?
Não quanto a processamento, pois não tem conversão de sinal aqui na verdade. Na verdade, com os timings sendo ajustados de acordo com a resolução mais baixa pode até ocorrer de diminuir alguma coisa, mas são valores que não justificam importância (caso citado final do 4º item).
No caso de um monitor em resoluções mais baixas tem um ponto favorável de ter taxas de atualização mais altas e disponíveis bem além da resolução padrão (caso de todo 1080p ter disponível @75hz em 720p, e alguns @85hz em 800x600), e taxas mais altas tem mais fluidez e diminuição de blur.

3° Consigo colocar 1920x1080p 75hz pelo driver de vídeo onboard/Nvidia e pelo Crinsom da GPU/offboard rx560, entretanto, ao tentar colocar em entrelaçado, o máximo que consigo é metade da taxa máxima, no caso, 37hz (i), tipicamente o lcd é projetado para trabalhar em progressivo, ao modificar para entrelaçado, eu estou de alguma forma fazendo que haja pré-processamento ou algo que não seja adequado para jogos?
Sim, há processamento no caso, e que além de no caso acrescentar o fator flicker. De toda forma foi como você falou: monitor foi projetado para trabalhar progressivo, e hoje existe banda disponível para tal em todos os aspectos, desde sinal até tipo de conexão.
A coisa toda descende das tvs (como falado abaixo também) aonde a banda em todos os sentidos era muito baixa e por isso o entrelaçado se fez necessário.

4° Existe algum beneficio em relação a alteração da temporização? Percebi que GTF, DMT, CVT, e blank CVT tem modificações significativas em seus valores de linhas e colunas, alguma configuração manual ali pode me trazer algum beneficio em questão de input lag e tempo de resposta?
Não há benefícios. Os timings são apenas os padrões estabelecidos para que se gere os pixels corretamente nesses casos. Isso vem desde cada tipo de sinal utilizado (pois a coisa toda descende lá atrás de televisores pal / ntsc também) até no caso atual de painel, do caso de resoluções, clock, frequências, etc...
Existe sim valores, mas são acúmulos também que são de acordo com cada resolução gerada e de acordo com a quantidade de pixels, e que no fim são contagens de microsegundos.
Fica tranquilo quanto a isso que não vai interferir em nada a jogatina e nem tem porque se acreditar que vá, enquanto não existir monitor de 1000hz+, e se chegar a afetar algo, vão criar uma solução :haha:.

5° Não consigo setar nenhuma resolução abaixo de 640x480, através do CRU é possível utilizar resoluções inferiores? Gostaria de testar apenas por curiosidade 320x240 em um lcd, entretanto, não sei qual o range minimo em hz do meu monitor, e se, pra se utilizar essa resolução há essa barreira de hz.
Pelo cru tu consegue fazer o que quiser, agora funcionar mais uma vez dependeria de conseguir ajustar timings e sincronizar, pois não é coisa fácil seja pra subir como pra descer. Sobre o mínimo, se tu pegar o manual do monitor, deveria ter lá sobre isso, ou ainda tentar ver via EDID, mas giram por volta dos 30~38hz H/V (não nessa ordem exatamente).


Muito obrigado por sanar minhas duvidas.

Pode parecer estranho o que irei escrever aqui mas, resolvi testar o vídeo onboard conectado a VGA do monitor e por mais incrível que pareça, eu estou sentindo menos atraso/input lag (mesmo havendo essa conversão de digital para analógico). Não sei se tem a ver mas, o vídeo onboard é uma Gforce 615 SE g430 de um Athlon 64 x2 de 2006 rsrsrs, já minha placa de vídeo é uma RX560 pci-e 3.0 conectada a uma placa mãe com pci-e 1.1, será que de alguma forma isso está influenciando nesse "suposto" atraso/delay? Pode ser também questão de driver (eu acho), até então pelo driver da Nvidia consigo modificar o pré-render frames para o mínimo, no caso 1, já pelo driver Crinsom da Radeon eu tenho que usar o Radeon MOD pra ai sim conseguir alterar o pré-render frames, sinto como se esse driver da Radeon não estivesse funcionando corretamente, pois, ao setar 60 frames pelo frame limiter do Nvidia inspector funciona perfeitamente, já pelo limitador de quadros do Crinsom nada acontece.

Os jogos que citei no post anterior ao qual são meu objetivo de diversão e o pq de eu pesquisar sobre monitores e suas características aparentemente rodam melhor em resoluções mais baixas, estou testando 640x480 75hz onde o up-scalling da resolução é de 2x o valor nativo do jogo 320x224, quando tento jogar em 1080p são quase 6x a mais da resolução nativa do jogo e por algum motivo acredito que o emulador não se dá bem com esse fator, maldito Final Burn Alpha. rsrsrs

Mais uma vez agradeço pela ajuda Hwoa_XD.
 

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