Morar sozinho é bom? Tem idade pra sair da casa dos pais?

1 - É, literalmente, a tua opinião.
2 - Não é nada simples, tanto financeiramente como emocionalmente sair de casa.
3 - Sai quem quer, de acordo com a conveniência. Se meu filho ou filha quiser morar a vida inteira comigo será muito bem vindo. Ganho bem, tenho e sempre tive um excelente relacionamento
com meus pais, vivo com eles até hoje. São meus grandes amigos e parceiros.

Deus do céu, como tem gente frustrada e com relações mal resolvidas. Buscar ajuda psicológica pode ajudar.
Sai quem quer? Se os pais quiserem tirar, vai ter que sair.

Ninguém disse que é simples financeiramente, agora, emocionalmente, quem corre para saia da mãe quando a hora de ir chega?

Você definiu o adolescente vagabundo comum, fraco, chorão e apelão.
 
Sai quem quer? Se os pais quiserem tirar, vai ter que sair.

Ninguém disse que é simples financeiramente, agora, emocionalmente, quem corre para saia da mãe quando a hora de ir chega?

Você definiu o adolescente vagabundo comum, fraco, chorão e apelão.

Que hora de ir, cara pálida? Lá tem hora pra isso? Família é família, no geral somos responsáveis uns pelos outros por toda a vida (tanto de um ponto de vista afetivo e moral quanto legal, podendo inclusive demandar judicialmente alimentos).

Quem quiser sair de casa, com todos os ônus e bônus que isto venha a acarretar, sinta-se à vontade. Quem quiser ficar, também. Não é mais certo ou mais errado, não te faz mais ou menos responsável, ou fraco, ou chorão, ou apelão.
 
Que hora de ir, cara pálida? Lá tem hora pra isso? Família é família, no geral somos responsáveis uns pelos outros por toda a vida (tanto de um ponto de vista afetivo e moral quanto legal).
Você falou pensei logo na família doriana onde todos se amam e se respeitam e a casa é um verdadeiro ninho, mas existem "famílias e, famílias" algumas são a antítese da bondade, e devido a essa realidade, todo seu "ponto de vista" caí por terra.

O que vejo é um user fora da realidade.
 
Aqui no condomínio onde eu moro, tem um vizinho que deve ter + 30 anos e mora com a mãe.

O que mais me chamou á atenção é o cuidado que ele tem com ela que já é uma senhora de uns 70-80 e poucos anos, sinceramente, não vejo problema nenhum nisso.

Sem falar que o cara tem a própria vida dele, carro, moto, etc....

Pessoal viaja demais, se o cara não casou e quer continuar com a mãe pra cuidar ela (talvez seja filho único), que mal tem isso?
 
Você falou pensei logo na família doriana onde todos se amam e se respeitam e a casa é um verdadeiro ninho, mas existem "famílias e, famílias" algumas são a antítese da bondade, e devido a essa realidade, todo seu "ponto de vista" caí por terra.

O que vejo é um user fora da realidade.

Por isso mesmo a experiência é muito particular e não é possível dizer se "é hora", "é bom" ou "é ruim". É uma questão pessoal e que não comporta qualquer julgamento, quem falou que era um dado da realidade e não uma opinião própria foi tu.
 
A idade certa para sair de casa é aquela na qual você já consegue se manter bem sozinho, não morar em cortiço ou dividir um apartamento com 3 ou 4 pessoas.

Estudem, comecem a trabalhar, definam qual vai ser a carreira que vocês querem seguir, estudem mais ainda, trabalhem mais e guardem a grana, sugiro arrumar um hobby que te mantenha em casa para não ficar gastando com balada, ajude com as contas de casa pra não ser um sacana e bola pra frente... nesse ponto vocês podem começar a planejar pra sair de casa de boa.

Não tem pressa ou pressão além daquela que vocês colocam sobre vocês mesmos.
 
Você falou pensei logo na família doriana onde todos se amam e se respeitam e a casa é um verdadeiro ninho, mas existem "famílias e, famílias" algumas são a antítese da bondade, e devido a essa realidade, todo seu "ponto de vista" caí por terra.

O que vejo é um user fora da realidade.
Tanto minha família por parte de pai quanto de mãe se dão bem, e todos moram em casas separadas e continuam cuidando dos outros do mesmo jeito. Meu vô tem 90 anos, não consegue mais viver sozinho, mesmo assim mora sozinho na casa dele e uma das filhas tem casa no terreno do lado com portão entre elas pra ir cuidar toda hora. Essa história de morar junto pra cuidar não cola, se fosse assim não sairíamos de casa nunca. Chega uma idade que tem que sair do ninho. Família de parte da mãe é a mesma coisa. tem a minha vó, daí minha mãe mora em frente e outra filha ao lado e o terceiro irmão a 2 quadras.

Respeito quem tem o desejo de continuar morando com os pais, mas não precisa dar desculpa. Cada um decide oq acha melhor pra si. Eu valorizo muito a independência e liberdade então possuir casa é um dos grandes objetivos na vida, não tem jeito.

Sobre economizar tudo possível e não comprar nada na juventude pra se aposentar cedo, eu achei solução melhor, trabalhar com oq gosto. Assim se eu estou com preguiça acordo mais tarde e trabalho só quando tenho vontade em coisas que gosto. Ninguém aguenta ficar 12 horas por dia no bar e maloca, ter uma ocupação é até bom inclusive pra idosos. 6 horas por dia com lazer já está bom, mais que isso afeta até a sanidade.
 



Aos 10:10: "Both the theory and the evidence suggest that renting and buying a property end up costing about the same amount over the long run. The question of "which is better?" ultimately comes down to a personal preference, but the idea that "one is, inherently and objectively, better than the other" is not true."
 
Última edição:
Tanto minha família por parte de pai quanto de mãe se dão bem, e todos moram em casas separadas e continuam cuidando dos outros do mesmo jeito. Meu vô tem 90 anos, não consegue mais viver sozinho, mesmo assim mora sozinho na casa dele e uma das filhas tem casa no terreno do lado com portão entre elas pra ir cuidar toda hora. Essa história de morar junto pra cuidar não cola, se fosse assim não sairíamos de casa nunca. Chega uma idade que tem que sair do ninho. Família de parte da mãe é a mesma coisa. tem a minha vó, daí minha mãe mora em frente e outra filha ao lado e o terceiro irmão a 2 quadras.
Não discordando, mas morar vizinho com um portão ligando os dois pra ir cuidar toda hora é basicamente morar junto.

Morar junto pra cuidar é válido. Se cola ou não pra outras pessoas, é indiferente. O que importa é que é uma decisão individual e personalíssima.

Se nós não morassemos juntos com a minha avó, não teríamos socorrido ela a tempo quando ocorreu um acidente.
 
Cada um tem sua realidade e é claro que é o financeiro que pesa. Se todo mundo pudesse ir para os EUA morar sozinho tenho certeza que iriam.
Questão é justamente o poder...

Como eu disse anteriormente, na vida a menos que você tenha nascido com um talento foda ou muito rico, tudo vai ser na base do abrir mão para conseguir.
Morar sozinho ou com os pais tem suas vantagens e desvantagens. A escolha fica para cada um.

PS: Quando eu cito morar com os pais é morar com os pais e não ser sustentado por eles.
 



Aos 10:10: "Both the theory and the evidence suggest that renting and buying a property end up costing about the same amount over the long run. The question of "which is better?" ultimately comes down to a personal preference, but the idea that "one is, inherently and objectively, better than the other" is not true."


Na Inglaterra o juros do financiamento varia entre 1% e 4% ao ano. No Brasil parte de 7,5% ao ano.
Mesmo assim, talvez, os valores podem se aproximar no final.

Oq muitos autores citam é a possibilidade de crescimento da carreira não ser afetada por um imóvel financiado. Vc TENDE a ter mais chances de se mudar para outra cidade/estado/país se estiver alugando.
 
Não estou ligado nos valores atuais. Até um Minha Casa Minha Vida Pagando beira os 7 pucentu?

Acabei de simular um imóvel de 150 mil, 4k de renda mensal.

Enquadra no MCMV
Juros Nominais - 6,5%
Juros Efetivos - 6,6971%
CET (Custo Efetivo Total) - 7,2447%
 
Não estou ligado nos valores atuais. Até um Minha Casa Minha Vida Pagando beira os 7 pucentu?

Cara, eu fiz o meu final do ano passado e ficou 5%/5,1161%.
 
Não estou ligado nos valores atuais. Até um Minha Casa Minha Vida Pagando beira os 7 pucentu?
mcmv-juros.jpg
 
Depende da renda... eu simulei com minha renda!

O @EmersonSUB lançou uma tabela com os dados.

Minha renda era R$2550 quando fiz a assinatura do contrato, o foda que H.E conta também... tive que largar tudo uns meses antes.
 
Revivendo o tópico, irei deixar meu desabafo.

Recentemente me demiti do emprego, aproveitei que tinha uma grana guardada para ficar de boas na casa dos familiares com quem sempre morei. Tenho ainda hoje mais de 30k. Com essa grana hoje seria fácil ficar 6 meses sem procurar algum emprego de CLT e até mesmo empreender"isso foi uma das coisas que fiz um pouco ano passado vendendo produtos da china. Porém a COVID veio e agravou tudo, muito além do que eu esperava."

Até ai não tinha problema, pois no quesito financeiro para as coisas básicas minhas e nas poucas coisas que ajudo os familiares estava de boas.

Mas esta semana acabei por me envolver em uma confusão dentro de casa, com os familiares, de uma coisa muito boba que tinha haver com o higiene dos talheres e pratos ... No fim de tudo, alguns pratos quebrados e insultos sem nig machucado.:joia:

Ainda escutei por 2 dias mais bobeiras envolvendo até minha namorada que não tem vindo onde moro a quase 2 meses por conta da COVID e do fato dos meus como os familiares dela serem de idade.No caso o familiar que me envolvi na confusão por ter mais idade, mesmo não sendo ele que tenha comprado a casa ou banque a casa, veio me proibir de trazer minha namorada, como esse familiar n tem moral, certamente quando tudo voltar ao normal e minha namorada vier não sei qual será a atitude dele, já que por conta da idade e pela falta de educação possa tomar algum tipo de atitude irracional contra mim, minha namorada ou os outros familiares

Com isso cheguei a conclusão que não tem mais sentido morar na casa dos meus familiares. Hoje tenho 24 anos e durante 20 anos sempre escutei as mesmas coisas observem quando eu era criança e me cagava de medo de ficar só ouvia isso"a porta da rua é serventia da casa, você é ordinário ou você é assim por ser filho da sua mãe:shrug: "Olha que morei com minha mãe até 4 anos, depois disso nunca mais:rip:", já vi brigas por causa de comida "não que faltasse", mas já briguei tb por causa de comida "SL comprava meio quilo de queijo comia uma vez e acabava logo pq geral comia" ... enfim brigas bobas :facepalm: ... Entre muitas e muitas outras confusões algumas sendo complicadas de se resolver, mas que foram resolvidas.


Hoje me vejo procurando aluguel de casas aqui no RJ, até busquei algumas casas sejam para financiar pela caixa ou minha casa minha vida mas sem sucesso. Como hoje as coisas básicas da vida eu já sei fazer, desde comida a manutenção elétrica em casa me vejo numa situação de tomar a atitude e ir viver só.

Já pesquisei varias casas e filtrei muito os bairros e lugares. Por fim penso em pagar de uma vez 12 meses, barganhar o valor do aluguel e comprar os utensílios básicos para sobreviver. Enfim, assim que eu sair irei deixar outro relato e sempre que puder irei atualizar, até mesmo para que possa ajudar outras pessoas que não se dão bem com seus familiares.

-- Foi atualizado.
Depois de 2 meses, consegui alugar uma Kitnet, preço está bom pelo local
Taquara - RJ - Valor de R$630,00
. Foi f0d@ achar, mas agora que consegui é abraçar a responsabilidade. Depois que falei que ia embora as coisas até mudaram, mas não adianta nada as coisas mudarem dentro de casa por um curto tempo.

Agora a saga vai ser fazer mais dinheiro, mas agora vai ser muito mais tranquilo só pelo fato de não ter pressão familiar, muito menos julgamento pelas coisas que você faz, fora a liberdade que antes não tinha... Nos últimos 2 meses passei a comer fora do meu horário de refeição para evitar qualquer tipo de confusão.
 
Quem tem dinheiro sai de casa, isso é o normal, a liberdade paga os custos fácil, a não ser que vc seja a novinha que o pai deu uma cama de casal pra ela transar com o namorados em casa.
O big brother dos pais e parentes se metendo na sua vida, sei lá, pra mim é insuportável essa total falta de privacidade.
 
Sobre privacidade:

Meus coroas passaram o dia fora, aproveitei pra trazer uma galega toda rosinha pra cá e to passando a tarde cm ela.

É só ter uma boa relação com os coroas ou esperar eles saírem e fazer bem feito. Sempre fiz isso aqui em casa e nunca deu nada sério, no máximo uns esporros e o famoso: minha casa não é motel.


Mas no fundo eles ficam orgulhosos.

Sem neura rapazeada. Corona me deixou quase 2 meses sem sexo, mas eu revidei e agora zerei o tempo.
:haha:

Meus parentes também ficam enchendo o saco, perguntando quando eu vou casar, eu falo que o problema sou eu que não consigo gostar de ninguém, eles falam o clássico: um dia você vai achar alguém legal.

E fica por isso mesmo.
 
Sobre privacidade:

Meus coroas passaram o dia fora, aproveitei pra trazer uma galega toda rosinha pra cá e to passando a tarde cm ela.

É só ter uma boa relação com os coroas ou esperar eles saírem e fazer bem feito. Sempre fiz isso aqui em casa e nunca deu nada sério, no máximo uns esporros e o famoso: minha casa não é motel.


Mas no fundo eles ficam orgulhosos.

Sem neura rapazeada. Corona me deixou quase 2 meses sem sexo, mas eu revidei e agora zerei o tempo.
:haha:

Meus parentes também ficam enchendo o saco, perguntando quando eu vou casar, eu falo que o problema sou eu que não consigo gostar de ninguém, eles falam o clássico: um dia você vai achar alguém legal.

E fica por isso mesmo.

Eu passo por algo parecido, meus parentes ficam no pé porque eu, já beirando os 30 anos de idade, ainda não casei, nem tive filhos.

Ai quando falo que não apareceu ninguém ainda ao ponto de eu gostar pra casar e ter algo mais sério eles já olham torto e fazem comentários como "Sei não, heim, acho que esse aí não gosta da fruta", "Todos os seus primos, tios etc com menos de 25 anos já eram casados e já tinham pelo menos um filho, tem algo de errado aí".

Como se eu estivesse preocupado em seguir padrão de família, casar cedo sem ter a devida estrutura, se enforcar financeiramente, abrir mão/atrasar outros planos, principalmente os estudos, só para seguir um padrão da família. :chan::chan: :facepalm: :facepalm:
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: GCN
Eu passo por algo parecido, meus parentes ficam no pé porque eu, já beirando os 30 anos de idade, ainda não casei, nem tive filhos.

Ai quando falo que não apareceu ninguém ainda ao ponto de eu gostar pra casar e ter algo mais sério eles já olham torto e fazem comentários como "Sei não, heim, acho que esse aí não gosta da fruta", "Todos os seus primos, tios etc com menos de 25 anos já eram casados e já tinham pelo menos um filho, tem algo de errado aí".

Como se eu estivesse preocupado em seguir padrão de família, casar cedo sem ter a devida estrutura, se enforcar financeiramente, abrir mão/atrasar outros planos, principalmente os estudos, só para seguir um padrão da família. :chan::chan: :facepalm: :facepalm:

Ah cara. Você tem que fazer na vida as coisas que te fazem bem e te dão tesão.

Eu só consigo noivar / casar com uma mulher que eu realmente goste e que eu não precise colocar em um pedestal e prejudicar minha vida pessoal por causa disso.

Aí eu acabo fazendo mais é sexo casual mesmo. Sinceramente, não ligo muito pra opinião dos outros, são os mesmos que serão os primeiros a criticar a próxima namorada ou esposa que eu tiver (isso se eu casar né). Tua vida nunca vai tá boa do ponto de vista dessas pessoas, se você não fizer o que elas falarem, vão te criticar, e se fizer e der errado falarão que a culpa é tua.

Hoje eu sai sozinho, almocei sozinho e só depois tive companhia, sinceramente, foi um dia excelente, simplesmente porque essa é a minha natureza e mesmo se eu fosse casado iria ser aquele cara que precisa de um tempo sozinho e que infelizmente não consegue colocar uma mulher á cima da vida dele próprio.

A maioria das pessoas não consegue ser assim, não conseguem ter personalidade e atitude pra fazer só aquilo que gostam e não ter que se deixar ser usado(a) pelos outros.

Só você notar bem vai enxergar muitas relações onde nada é recíproco e que sempre um dos lados carrega o outro no colo, isso se tornou normal hoje em dia, normal ao ponto de quem não replica esse comportamento ser chamado de louco, não gosta da fruta, individualista, cuz%o, etc...


Sendo que eu me acho a melhor pessoa do mundo, porque eu não forço ninguém a ficar comigo, não sou artifcial com ninguém, e não cobro isso dos outros.

São poucas as pessoas assim no mundo de hoje e quando elas não se encontram elas tendem a caminhar sozinhas por aí.

Mas o mais legal é o seguinte: você pode deixar de ser solitário a hora que quiser, basta fazer amigos e arranjar mulheres. E pode simplesmente ter teu tempo a hora que quiser, porque não tem vínculo com ninguém.

Só abro mão disso, quando achar alguém muito especial, minha vida de solteiro é muito excepcional, só abro mão disso pra algo melhor, nunca algo pior.

Acho que se os homens e as mulheres de hoje pensassem assim, não teríamos tantos divórcios, traições, etc...

No fundo é a gente que ta certo.... Nunca pediria uma mulher em namoro só pra ter sexo (amigos meus me confessaram que namoram só por isso), sexo é algo que o solteiro pode ter a hora que ele quiser, sem enganar ninguém.

E não penso algo de bom de um homem ou mulher que tá com alguém que não gosta de verdade, que não tem tesão, isso não faz sentido. Mas o que faz sentido no mundo hoje em dia bixo?

O novo normal é a falta de sentido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa:

Com as crises atuais, o cerco tá apertando, ta cada vez mais difícil se preocupar em ganhar grana, cuidar da saúde e manter relacionamentos.

Ou você tenta fazer uma vida e deixa o acaso fazer a pessoa certa aparecer, ou, fica aí perdendo tempo / recursos com relacionamentos sérios que não tem reciprocidade e ainda fod# o seu futuro.

Situação complicada.

Mas eu ainda acredito no sentimento, só acho algo raro duas pessoas compatíveis se acharem em uma situação de desespero e carência. Pra mim a coisa deve fluir natural e quando for pra ser vai acontecer.

Quando o ser humano fica carente só faz m$rda e a pessoa certa nunca vai se aproveitar da tua carência , ela vai querer te deixar mais forte.

Por isso não se cura carência buscando relacionamento á todo custo, a cura é interna e te prepara pra uma vida incrível, seja sozinho ou a dois.

Agora deu de sessão filosófica, o sexo da tarde hoje, foi meio excepcional e eu to divagando demais já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre filhos:

Muitas crianças de hoje em dia nasceram de uma tentativa de um dos dois em fisgar o outro, é sempre o lance de um dos lados tentaram segurar a relação com filhos.

Por isso, o número de pais e mães solteiros disparou. O cara não quer ser pai mas não se protege, a mulher entra na onda (o cara também deveria se cuidar né, não da pra por a culpa só na mulher) e apaixonada acaba cedendo e pimba, nasce uma criança.....

A culpa não é dela, mas ela tá ali e precisa de uma família. O cara cai fora e fica pagando pensão (como se isso fosse ser pai) e a mulher se vira em dois pra sustentar o moleque e arranjar $$$.

Qual a conclusão: Não adianta ter filhos se não for algo estruturado e na base do amor, do carinho e da razão. Se for fruto somente da put4ria ou da carência que leva um dos lados á querer segurar a relação, quem sofre é a criança.

Logo, não ter filho é muito mais bonito, do que fazer de qualquer jeito e largar a mãe e a criança á deus dará ou continuar na relação só pela criança e virar uma relação abusiva, com traições e com pai batendo na mãe.

Infelizmente a hipocrisia de muitos não permite ir a fundo e enxergar a essência das coisas e não só a aparência.

Seguir o padrão só vale á pena se você entrar nessa de corpo e alma, caso contrário, algo que começou errado dificilmente vai dar certo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo