[TÓPICO DEDICADO] MSI Afterburner - dúvidas, dicas e informações

Pessoal, qual é a opção referente ao hotspot no afterburner? Gostaria de monitorar esse sensor, estou fazendo algumas melhorias na refrigeração do gabinete, para poder usar a curva padrão da vga, por isso gostaria de acompanhar os valores desse sensor, mas não sei onde ele fica no AB. Vcs poderiam me dizer onde fica?

Pessoal, qual é a opção referente ao hotspot no afterburner? Gostaria de monitorar esse sensor, estou fazendo algumas melhorias na refrigeração do gabinete, para poder usar a curva padrão da vga, por isso gostaria de acompanhar os valores desse sensor, mas não sei onde ele fica no AB. Vcs poderiam me dizer onde fica?

tem que usar o hwinfo.

tem que usar o hwinfo.

Obrigado pela informação, acabei de ver o vídeo, meio que deu certo, mas tem algo que ainda incomoda e não sei como resolver e no vídeo acho que ele não falou nada do tipo, mas como não manjo muito de inglês, talvez eu tenha passado despercebido.

Mas eu apenas gostaria de adicionar a linha hotspot na aba gpu aí da foto, quero colocar essa info debaixo da opção temperatura gpu, é possível?

BXYT6aO.png

Estou testando no lugar do ab o CapFrameX, ele é muito rico em informações e configurações, achei um tutorial de um br que explica as principais funções do cfx, elas são o suficiente, e o melhor, já tem várias informações extras, como o hot spot que não tem no afterburner. Ainda preciso criar um overlay melhor, mas faço isso depois com mais calma, mas no momento, já tem as infos que preciso para monitorar as temperaturas:

Última edição:
Finalmente, depois de muita pesquisa consegui configurar o AB da forma que eu necessitava, com algumas informações extras. Tudo que eu precisava era habilitar a opção de "12 horas limite" do hwinfo64, pois ela ativa, ele libera todos os sensores para o AB, nisso aparece sensores como clock efetivo, voltagem, hotspot, rotação, consumo e etc da gpu entre outros.

Estou usando apenas a instalação padrão do AB e o hwinfo64, nenhum outro software extra para monitoramento. Estou usando meu overlay padrão que uso nas minhas instalações do AB, ficou bacana para meu uso:

Gostei do resultado, o AB tem muitas opções de configuração, meu problema é que dependia de outro software para ele poder exibir os dados, tudo configurado da forma correta fica fácil o processo. Depois vou melhorar mais algumas coisas, mas dessa forma agora já é o suficiente, tem todas as infos que necessito.

Finalmente, depois de muita pesquisa consegui configurar o AB da forma que eu necessitava, com algumas informações extras. Tudo que eu precisava era habilitar a opção de "12 horas limite" do hwinfo64, pois ela ativa, ele libera todos os sensores para o AB, nisso aparece sensores como clock efetivo, voltagem, hotspot, rotação, consumo e etc da gpu entre outros.

Estou usando apenas a instalação padrão do AB e o hwinfo64, nenhum outro software extra para monitoramento. Estou usando meu overlay padrão que uso nas minhas instalações do AB, ficou bacana para meu uso:

Gostei do resultado, o AB tem muitas opções de configuração, meu problema é que dependia de outro software para ele poder exibir os dados, tudo configurado da forma correta fica fácil o processo. Depois vou melhorar mais algumas coisas, mas dessa forma agora já é o suficiente, tem todas as infos que necessito.
Cara, sem ofensas, mas por que tantas informações detalhadas assim? Tem algum objetivo?

Cara, sem ofensas, mas por que tantas informações detalhadas assim? Tem algum objetivo?

Reealmente, se não for reviewer ou coisa do gênero, tá jogando MSI Afterburner kkkk.

Aqui costumo usar dois perfis, esse aí da imagem uso apenas para testes, pois preciso dessas infos para analisar o fluxo de ar no gabinete, esses dados me ajudaram a descobrir a forma ideal de refrigerar o pc com menos ruído.

Em jogos só deixo o básico já conhecido do ab, mas nem as uso muito as infos do osd do ab, de info extra só adiciono a info do clock efetivo, pra ver se o uv tá estável.

Pelo menos agora consigo ter essas informações apenas com o ab, antes tinha que usar outro aplicativo para conseguir os mesmos dados, com isso reduzi a chance de possíveis bugs por causa do excesso de aplicações.

Última edição:
Eu não sabia que dava pra editar e usar o OSD direto pelo Rivatuner, sem nem mesmo precisar do MSI AB.

Depois de catucar um bocado e googlear bastante, consegui deixar o meu assim:

O que deu mais trabalho foi descobrir como configurar a animação dos fans que não são da GPU, porque além de ter que usar o HWInfo64 de suporte pra leitura dos RPMs, ainda tem que configurar um bocado de coisas na base de dados pra poder funcionar direitinho. Mas, valeu a pena.

Galera, ativei as opções de média e minimo de FPS para aparecer no overlay in-game, porém essas opções não aparecem quando estou jogando, é preciso fazer algo especifico? As demais informações que ativo aparecem normalmente...

Outra duvida, para atualizar o programa quando necessário, basta reinstalar por cima do atual ou seria melhor remover primeiro e depois instalar a nova versão?

Galera, ativei as opções de média e minimo de FPS para aparecer no overlay in-game, porém essas opções não aparecem quando estou jogando, é preciso fazer algo especifico? As demais informações que ativo aparecem normalmente...

Outra duvida, para atualizar o programa quando necessário, basta reinstalar por cima do atual ou seria melhor remover primeiro e depois instalar a nova versão?
1) tem que vincular uma tecla de início e fim de benchmark, só assim essas estatísticas aparecem
2) aqui eu sempre instalo por cima

Eu não sabia que dava pra editar e usar o OSD direto pelo Rivatuner, sem nem mesmo precisar do MSI AB.

O que deu mais trabalho foi descobrir como configurar a animação dos fans que não são da GPU, porque além de ter que usar o HWInfo64 de suporte pra leitura dos RPMs, ainda tem que configurar um bocado de coisas na base de dados pra poder funcionar direitinho. Mas, valeu a pena.

Sabia que existe há algum tempo mas não soube usar, e tb não procurei aprender, é meio underground kkkkk. Pra quem tem AMD é bem melhor que usar o MSI e ficar conflitando tudo com o Wattman.

Ficou show, vc poderia disponibilizar o profile dele pra gente? Isso é algo que queria aprender a fazer. Usei esses dias para teste um profile desse tipo disponibilizado no canal da pichau, mas o deles não funcionava direito aqui, muitas funções para funcionar tinha que fazer algumas gambiarras, no fim nem valeu a pena. O seu é bem mais interessante, ficou simples e direto.

No momento eu uso esse overlay bem simplificado, só com as infos básicas mesmo:

pXwKq.png

Última edição:
Ficou show, vc poderia disponibilizar o profile dele pra gente? Isso é algo que queria aprender a fazer. Usei esses dias para teste um profile desse tipo disponibilizado no canal da pichau, mas o deles não funcionava direito aqui, muitas funções para funcionar tinha que fazer algumas gambiarras, no fim nem valeu a pena. O seu é bem mais interessante, ficou simples e direto.

pXwKq.png
Agora eu tô na rua, mas, vou tentar providenciar!

Provavelmente você também precise fazer alguns ajustes por conta do HWInfo, mas aí a gente vai se ajudando.

Agora eu tô na rua, mas, vou tentar providenciar!

Provavelmente você também precise fazer alguns ajustes por conta do HWInfo, mas aí a gente vai se ajudando.

Deixou assim na horizontal como? Mt útil

pXwKq.png
Segue o link para download:
Antes de extrair o conteúdo na pasta de destino ("C:\Program Files (x86)\RivaTuner Statistics Server\Plugins\Client\Overlays"), lembrar de fazer um backup do arquivo sample.png que já está lá.
EDIT: não precisa mais fazer o backup, eu configurei o profile pra ler de uma imagem chamada personal.png

Também fiz uma edição no logo da Intel, pra que ele fique com as letras azuis ao invés de pretas. O profile agora vai ficar com a aparência abaixo:

osd.png

Algumas coisas provavelmente não funcionem logo de cara e vão exigir alguns ajustes na base da dados. Se for o caso, e precisar de ajuda, posta aqui que a gente vai tentando resolver.

Deixou assim na horizontal como? Mt útil
Eu criei esse perfil customizado aí de cima, usando como base o perfil mini.ovl que já vem no próprio RivaTuner.

EDIT:
Caso ja tenham baixado o arquivo antes de eu fazer o edit do post, baixem novamente com as atualizações, blz?

Última edição:
Antes de extrair o conteúdo na pasta de destino ("C:\Program Files (x86)\RivaTuner Statistics Server\Plugins\Client\Overlays"), lembrar de fazer um backup do arquivo sample.png que já está lá.
EDIT: não precisa mais fazer o backup, eu configurei o profile pra ler de uma imagem chamada personal.png

Também fiz uma edição no logo da Intel, pra que ele fique com as letras azuis ao invés de pretas. O profile agora vai ficar com a aparência abaixo:

osd.png

Algumas coisas provavelmente não funcionem logo de cara e vão exigir alguns ajustes na base da dados. Se for o caso, e precisar de ajuda, posta aqui que a gente vai tentando resolver.

Eu criei esse perfil customizado aí de cima, usando como base o perfil mini.ovl que já vem no próprio RivaTuner.

EDIT:
Caso ja tenham baixado o arquivo antes de eu fazer o edit do post, baixem novamente com as atualizações, blz?
Blz, obrigado por disponibilizar, baixarei agora, depois mostro como ficou aqui 👍

Fiz alguns arranjos, acho que ficou legal:

wY9K8xB.jpg

Agora algo que não sei onde alterar é a fonte, queria deixar com a mesma fonte que vc usa, ela é bem mais confortável para ler durante a jogatina, onde faço essa alteração?

Fiz alguns arranjos, acho que ficou legal:

wY9K8xB.jpg

Agora algo que não sei onde alterar é a fonte, queria deixar com a mesma fonte que vc usa, ela é bem mais confortável para ler durante a jogatina, onde faço essa alteração?
Eu uso uma fonte chamada Open Sans (ela não é nativa do Windows), no estilo Negrito e com Tamanho 5.

Aqui tem ela no formato regular: https://1drv.ms/u/s!ApT4qJk3p77xhKRQOcxsSbe3bZthIQ?e=8PPKsh, e aqui em formato negrito: https://1drv.ms/u/s!ApT4qJk3p77xhOU86y9Vnbtj9L2R1A?e=h5oHb0

Caso queira ajustar as animacões dos fans mais de acordo com os RPMs dos seus, é só ajustar as fórmulas de correção dos itens "XXX fan speed" na base de dados. Por exemplo, se em 100% os RPM de um fan forem 1600, aí vc usa "x / 16" na fórmula.

Oi pessoal, preciso de ajuda aqui, na versão 4.65 do msi afterburner, a frequencia da cpu está ficando arredondada, por exemplo, era para mostrar 4816mhz mas ele mostra 4800mhz, na versão 4.64 isso não acontece, porém a 4.64 tem alguns bugs, e eu prefiro a 4.65. Specs: CPU: i9 11900h ES RAM: 32gb dual channel 3200mhz erying GPU: rx 580 2048sp Fonte: 750w brazilpc

Bom, descobri uma solução, é so pegar o arquivo msiafterburner.cfg de uma versão mais antiga (4.65 beta 2 no meu caso, a partir da beta 4 tem esse bug e beta 3 eu não achei, mas você pode ir na 4.64 também {o arquivo fica nessa localização C:\arquivos de progamas x86\Msi afterburner}), depois você faz um backup da versão antiga dele, e baixa a última versão do afterburner, depois disso, você copia o backup antigo do msiafterburner.cfg para o mesmo diretório e pronto. Se alguém tiver alguma solução melhor que não precisa editar os arquivos me avise por favor!

Boa tarde pessoal, qual a tecla que vocês usam para ligar/desligar as informações da tela?

Qual tecla (F1, F2…) ou comando (CTRL +) é menos usado em jogos, que possa ser usado como tecla/comando para ligar/desligar as informações sem dar conflito com alguma ação dentro dos jogos ou programas/Windows

Boa tarde pessoal, qual a tecla que vocês usam para ligar/desligar as informações da tela?

Qual tecla (F1, F2…) ou comando (CTRL +) é menos usado em jogos, que possa ser usado como tecla/comando para ligar/desligar as informações sem dar conflito com alguma ação dentro dos jogos ou programas/Windows
Pode usar a que quiser, salvo engano eu usava Alt + Num 1 pra ligar e Alt + Num 0 pra desligar.

osd.png

EDIT:

Esse formato aqui pelo MSI Afterbuner basico não é possível atingir né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode usar a que quiser, salvo engano eu usava Alt + Num 1 pra ligar e Alt + Num 0 pra desligar.

Pesquisei e vi que o comando “Alt + Num 0” não executa comando algum, vou direcionar para esse comando, obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu está dando o erro de “Falha de Inicialização devido a configuração lado a lado” algo assim, alguém tem uma luz sobre?

Última edição:
Olá pessoal, tudo bem?
É minha primeira vez no forum, então me desculpem kkkk...

Eu tenho um notebook, e gostaria de aumentar um pouco o clock da minha GPU. Já fiz isso antes em outras máquinas e entendo as implicações de calor que isso pode gerar, especialmente em um notebook. Mas, como o que quero fazer é muito mais intenso pra GPU do que pra CPU, uso o ThrottleStop e além de não impactar na minha performance, a CPU tem gerado pouquíssimo calor.

Acontece que com o Afterburner, eu consigo sim mexer nos clocks, mas não além do stock.
y4mxKaYkBcyEhq_qLJIMD9HFg58Nm1iFrmHmIzXDnwzCTbjL4CyGKVMJERkkmCoioqFojbd1MYu6Y4mfhuw9CBfUhNNp80oY2eYdtVI7iRxCKlCpBptUWhfYgh9UWX-eGC58xtzmWvy-NdCh1km3zH__9DaVLvf1OmqHLSVgP2jTErgpfa-G2CUgufoG6BJkRtT

O que posso fazer para ir além? Algo como 10% ou mesmo 5% já estaria ótimo para o que preciso, já que ele quase dá conta, é por pouco.

Olá pessoal, tudo bem?
É minha primeira vez no forum, então me desculpem kkkk...

Eu tenho um notebook, e gostaria de aumentar um pouco o clock da minha GPU. Já fiz isso antes em outras máquinas e entendo as implicações de calor que isso pode gerar, especialmente em um notebook. Mas, como o que quero fazer é muito mais intenso pra GPU do que pra CPU, uso o ThrottleStop e além de não impactar na minha performance, a CPU tem gerado pouquíssimo calor.

Acontece que com o Afterburner, eu consigo sim mexer nos clocks, mas não além do stock.
y4mxKaYkBcyEhq_qLJIMD9HFg58Nm1iFrmHmIzXDnwzCTbjL4CyGKVMJERkkmCoioqFojbd1MYu6Y4mfhuw9CBfUhNNp80oY2eYdtVI7iRxCKlCpBptUWhfYgh9UWX-eGC58xtzmWvy-NdCh1km3zH__9DaVLvf1OmqHLSVgP2jTErgpfa-G2CUgufoG6BJkRtT

O que posso fazer para ir além? Algo como 10% ou mesmo 5% já estaria ótimo para o que preciso, já que ele quase dá conta, é por pouco.

Só fazendo overclock direto na Bios

Users who are viewing this thread

Voltar