• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] MSI Afterburner - dúvidas, dicas e informações

Pessoal, é possível utilizar o profile do msi afterburner em uma nova instalação? Vou instalar o windows 11 e estou sem saco pra configurar o afterburner novamente, tipo curva de undervolting, fan e etc. Dá pra fazer isso, usar meu perfil atual na nova instalação?
 
Pessoal, é possível utilizar o profile do msi afterburner em uma nova instalação? Vou instalar o windows 11 e estou sem saco pra configurar o afterburner novamente, tipo curva de undervolting, fan e etc. Dá pra fazer isso, usar meu perfil atual na nova instalação?
Salvo engano é só copiar a pasta de profiles do AB e do RTSS mas particularmente nunca testei pois não tenho muita firula configurada por aqui.

C:\Program Files (x86)\MSI Afterburner\Profiles
C:\Program Files (x86)\RivaTuner Statistics Server\Profiles
 
Bom dia turma, comprei uma RTX 3050 single fan da galax e instalei ela ontem no PC, ao abrir o MSI afterburner para monitorar a placa está aparecendo "LIM Power voltage". Estou com medo de ser alguma limitação da fonte e causar danos ao PC.

Config do PC:

I3 12100f
16 GB RAM 3200 Mhz
RTX 3050 8GB
Fonte RGPS Red Dragon 500W 80 plus bronze.

OBS: O desempenho da placa está excelente, mas essa info ai na tela está me deixando maluco.

Print do jogo e config do MSI:
Captura-de-Tela-260.png
 
Bom dia turma, comprei uma RTX 3050 single fan da galax e instalei ela ontem no PC, ao abrir o MSI afterburner para monitorar a placa está aparecendo "LIM Power voltage". Estou com medo de ser alguma limitação da fonte e causar danos ao PC.

Config do PC:

I3 12100f
16 GB RAM 3200 Mhz
RTX 3050 8GB
Fonte RGPS Red Dragon 500W 80 plus bronze.

OBS: O desempenho da placa está excelente, mas essa info ai na tela está me deixando maluco.

Print do jogo e config do MSI:
Captura-de-Tela-260.png
Nada para se preocupar, pesquise por "perfcap reason" no google se quiser entender melhor o conceito da coisa.

Em seu lugar eu tiraria essa linha do OSD, o único motivo para preocupação efetiva é caso apareça "thermal", que irá indicar que a performance está degradada por temperatura alta.

Dica: Ative seu Windows corretamente, já tivemos relatos de problemas de performance e outras bizarrices causadas por isso.
 
Nada para se preocupar, pesquise por "perfcap reason" no google se quiser entender melhor o conceito da coisa.

Em seu lugar eu tiraria essa linha do OSD, o único motivo para preocupação efetiva é caso apareça "thermal", que irá indicar que a performance está degradada por temperatura alta.

Dica: Ative seu Windows corretamente, já tivemos relatos de problemas de performance e outras bizarrices causadas por isso.

Obrigado pela ajuda, vou ativar o windows kkkk. Eu não entendo muito do assunto e isso estava me preocupando, ela parece estar trabalhando acima da frequência também que seria de 1777 no boost vou tentar fazer o undervolt para ver se ajuda a melhorar.
 
Recentemente instalei o msi afterburner, e não consegui ativar o framerate na aba de monitoramento.

Todas as opções relativas a fps estão cinza, impossível de selecionar.

Sabem como resolver isso?
 
Recentemente instalei o msi afterburner, e não consegui ativar o framerate na aba de monitoramento.

Todas as opções relativas a fps estão cinza, impossível de selecionar.

Sabem como resolver isso?

Tem um icone do lado esquerdo do nome, clica nele que a opção fica ativa...
 
De tempos pra cá, não estou conseguindo mudar a voltagem da GPU pelo Afterburner. Eu deixo desbloqueada nas opções a mudança de voltagem, tento escolher um número e, na hora de salvar, o número volta pra zero, sem eu conseguir salvar a mudança. Já mudei de versão do programa e o problema persiste. Incrível que esse erro tenha ocorrido de uma hora pra outra. Tô começando a achar que só formatando o PC pra normalizar o uso do aplicativo. Mas, não estou em condições pra formatar o PC. Raiva!

EDIT: Descobri a causa de eu não conseguir mudar a voltagem e o motivo era o driver da placa de vídeo. Eu estava com o driver 522.25 e retrocedi pro driver anterior que eu usava, o 496.84 e consegui novamente modificar a voltagem. Alguém aqui sabe dizer o porquê de drivers mais recentes não permitir a mudança de voltagem? O driver consegue gerenciar a voltagem nas versões mais novas? Ou tem a ver com a minha GPU ser a GTX 970 e rolar alguma incompatibilidade com os drivers? Se for esse o caso, irei seguir com esta versão do driver ou alguma ou pouco mais recente, até eu conseguir trocar a placa de vídeo por uma mais recente.
 
Última edição:
 


Ele tá certo :sefu:
 
Boa tarde, eu adquiri uma placa Rx 580 de 8gb 2048sp da Aliexpress porém com poucos dias de uso eu consigo identificar que ela tem um pequeno problema em jogos, quando se diz respeito ao áudio, quando estou jogando, de inicio funciona perfeitamente, logo após um tempo as ventoinhas da placa começam a girar muito rápido e consecutivamente, o áudio do game fica mudo ou dando gargalos, chegando ao ponto de atrapalhar muito a jogatina

obs( está com todos os drivers atualizados), ( antes eu usava o gráfico integrado do processador R5 5600g) os jogos rodam com uma taxa de fps boa e não teem queda de fps, somente o audio que fica gargalando.
minha config: R5 5600G
24gb de ram 3200 de frequência
placa B550m
fonte 550w 80 plus
( no caso não seria problema de falta de peças e sim algo da placa em si)

Alguém sabe dizer o que pode ser?
ou se tem como resolver esse problema através de algum aplicativo como o MSI?
 


Ele tá certo :sefu:

Não sei dizer se ele está certo ou não, mas pelo menos eu não me importo se o ab continuar existindo ou não. Pra mim o ab já se tornou um incômodo, eu ficava mais preocupado nas infos que ele mostrava na tela do que me divertir jogando ou fazendo outras atividades no pc. A gota d'água foi esses dias batendo cabeça com undervolt, tive mais dores de cabeça até sem necessidade.

Resolvi que não tenho necessidade mais do aplicativo, se a vga tá quente, basta melhorar a ventilação do gabinete, fazer preventiva na própria vga, como trocar pasta térmica, thermal pads novos e melhores, etc. Ainda o utilizava para controlar as rotações da vga, mas pra isso agora temos o excelente fan control, que controla tudo referente a fans no pc, então a utilidade do afterburner se encerra aqui.

Quero mais daqui em diante é me divertir no pc, jogar meus jogos, assistir, ouvir músicas e etc, do que ficar estressado porque o ab mostrou que o fps variou, a temperatura tá alta ou os clocks estão baixos e etc.
 
Última edição:
Boa tarde, eu adquiri uma placa Rx 580 de 8gb 2048sp da Aliexpress porém com poucos dias de uso eu consigo identificar que ela tem um pequeno problema em jogos, quando se diz respeito ao áudio, quando estou jogando, de inicio funciona perfeitamente, logo após um tempo as ventoinhas da placa começam a girar muito rápido e consecutivamente, o áudio do game fica mudo ou dando gargalos, chegando ao ponto de atrapalhar muito a jogatina

obs( está com todos os drivers atualizados), ( antes eu usava o gráfico integrado do processador R5 5600g) os jogos rodam com uma taxa de fps boa e não teem queda de fps, somente o audio que fica gargalando.
minha config: R5 5600G
24gb de ram 3200 de frequência
placa B550m
fonte 550w 80 plus
( no caso não seria problema de falta de peças e sim algo da placa em si)

Alguém sabe dizer o que pode ser?
ou se tem como resolver esse problema através de algum aplicativo como o MSI?

melhor tu criar um tópico com a dúvida aqui: https://forum.adrenaline.com.br/forums/placas-de-video-e-monitores.23/
 
Não sei dizer se ele está certo ou não, mas pelo menos eu não me importo se o ab continuar existindo ou não. Pra mim o ab já se tornou um incômodo, eu ficava mais preocupado nas infos que ele mostrava na tela do que me divertir jogando ou fazendo outras atividades no pc. A gota d'água foi esses dias batendo cabeça com undervolt, tive mais dores de cabeça até sem necessidade.

Resolvi que não tenho necessidade mais do aplicativo, se a vga tá quente, basta melhorar a ventilação do gabinete, fazer preventiva na própria vga, como trocar pasta térmica, thermal pads novos e melhores, etc. Ainda o utilizava para controlar as rotações da vga, mas pra isso agora temos o excelente fan control, que controla tudo referente a fans no pc, então a utilidade do afterburner se encerra aqui.

Quero mais daqui em diante é me divertir no pc, jogar meus jogos, assistir, ouvir músicas e etc, do que ficar estressado porque o ab mostrou que o fps variou, a temperatura tá alta ou os clocks estão baixos e etc.
EXATAMENTE meu pensamento, o objetivo do programa é dar uma otimizada e esquecer dele, mas depois de um tempo você começa a rodar ele todo o tempo e troca a diversão por uma procura infinita de refrigeração.
 
alguém tem algum tutorial bom pra configurar o overlay, tipo colocar umas firulas hehe

queria fazer algo como no video abaixo:



edit: o dono do canal do video que usei de exemplo o @EtaLasquera fez um tuto

 
Última edição:
Tem como fazer undervolt pelo Msi afterburner?
 
Última edição:
Tem como fazer undervolt pelo Msi afterburner?
tem , você tem que habilitar antes
se não me engano está na aba Geral em propriedades de compatibilidade
 
Verificando por novas informações da situação atual do afterburner vi que aparentemente não teve mais versões depois da 4.6.5 beta 5 build 16368, correto? Essa versão seria a mesma do site oficial ou a do fórum do guru3d é mais atualizada?

Quem está com desenvolvimento a todo vapor é o rivatuner, a versão 7.3.4 terá mais de 100 correções, de acordo com o dev. Pra atualizar o rivatuner do afterburner basta rodar o instalador mais atual do rivertuner que ele irá fazer o update da instalação atual feita pelo afterburner?
 
Verificando por novas informações da situação atual do afterburner vi que aparentemente não teve mais versões depois da 4.6.5 beta 5 build 16368, correto? Essa versão seria a mesma do site oficial ou a do fórum do guru3d é mais atualizada?
A última estável se não me engano é a 4.6.4, aqui tô usando a 4.6.5 beta 4 que está funcionando bem.

Não sei se já houve algum novo desdobramento disso mas o dev tinha dado uma parada com o afterburner pois não estava recebendo da MSI para seguir no desenvolvimento, a MSI por sua vez disse que estava com dificuldade para enviar os pagamentos devido ao fato dele ser russo (embargo a bancos devido a guerra e tal) e estavam vendo o que ia rolar...

Pra atualizar o rivatuner do afterburner basta rodar o instalador mais atual do rivertuner que ele irá fazer o update da instalação atual feita pelo afterburner?
Sim, apesar de virem empacotados juntos são softwares distintos e o rtss continua sendo mantido, pode atualizá-lo manualmente se quiser.
 
E uma outra dúvida que tenho é sobre a opção hysteresis, qual valor adiciona nela? Li em algum lugar que essa função funciona como uma espécie de "descanso" para a fan, dando um intervalo de tempo entre um aumento e diminuição de rotação, para evitar um desgaste da fan a curto e médio prazo.
 
E uma outra dúvida que tenho é sobre a opção hysteresis, qual valor adiciona nela? Li em algum lugar que essa função funciona como uma espécie de "descanso" para a fan, dando um intervalo de tempo entre um aumento e diminuição de rotação, para evitar um desgaste da fan a curto e médio prazo.
Não acho que seja motivo para preocupação, particularmente prefiro algo mais linear como é a configuração padrão que as placas já vem de fábrica.

Se quiser pode colocar 5~10ºC ou até mais, mas dependendo da curva isso pode causar 'trancos' que teoricamente também poderiam comprometer a vida útil dos fans.
 
Salve glr, só precisava tirar uma dúvida que não to conseguindo resolver...
Eu uso um ryzen 5 2400g pra jogar e quando configurei o afterburner o uso da gpu fica em 1133-1333%, alguém sabe se seria um problema de configuração ou outra coisa?
 
Não acho que seja motivo para preocupação, particularmente prefiro algo mais linear como é a configuração padrão que as placas já vem de fábrica.

Se quiser pode colocar 5~10ºC ou até mais, mas dependendo da curva isso pode causar 'trancos' que teoricamente também poderiam comprometer a vida útil dos fans.
Ah entendi, estava pretendendo usar o valor que o fan control utiliza na curva graph, o valor de 2º. Uso essa curva para testes na rtx 2060, gosto do resultado, sempre fica com rotação mínima em baixo uso e mantém a temperatura boa, mas falta testar em uso mais pesado, farei isso com o afterburner.
 
Alguém pode me ajudar como deixar configurado o gráfico de ventoinha (Curva), para melhor refrigeração e menos ruído ????
Estou achando que a minha placa de vídeo, possa estar com problema na PWM (Fica oscilando muito a fan em giro alto).
 
Alguém pode me ajudar como deixar configurado o gráfico de ventoinha (Curva), para melhor refrigeração e menos ruído ????
Estou achando que a minha placa de vídeo, possa estar com problema na PWM (Fica oscilando muito a fan em giro alto).

Isso depende muito de placa para placa. E, até mesmo, de sistema (como um todo) para outro.
Afinal, até mesmo o gabinete, quantidade de fans e etc influenciam nas temperaturas da GPU.
Ou seja, o que funciona para um, pode não funcionar para outro.
Recomendo que teste algumas configurações e compare os resultados.
Só posso lhe dar uma dica: quanto melhor a curva (ou inclinação) no gráfico, menos notável será a oscilação e percepção das alterações das rotações dos fans.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo