• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT RDNA 3 “Navi 31”.​


As placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 RDNA 2 provaram que a equipe vermelha pode oferecer desempenho no mesmo nível e até mesmo exceder o da linha GeForce RTX concorrente. Cada segmento teve um aumento maciço no desempenho, mas a série Navi 21 foi onde estava a ação real, com desempenho superior ao da placa gráfica RTX 3090 Ti em geral.


CD5WPoI.jpg



A AMD não apenas entregou um novo pacote de GPU para seu público de jogos, mas um pacote que foi aprimorado com uma ampla variedade de inovações arquitetônicas e de software, como tecnologia Infinity Cache, FSR e Smart Access Memory. Todos esses recursos combinados para oferecer aos usuários da Radeon uma experiência de jogo fluida e suave, enquanto desfrutam de todos os benefícios que os jogos modernos têm a oferecer, como Ray Tracing, DirectX 12 Ultimate e tecnologias de upscalers visuais.

Também devemos esperar coisas semelhantes com o carro-chefe da próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada no novo núcleo de GPU RDNA 3 que deve estrear na próxima geração de placas gráficas da série Radeon RX 7000.

GPU AMD Navi 31 'Plum Bonito' - A próxima geração RDNA 3 Powerhouse​

No topo da linha RDNA 3 SKU está a GPU Navi 31. Embora haja um chip ainda mais rápido em andamento que deve estrear no próximo ano , diz-se que o carro-chefe de 2022 será baseado na GPU Navi 31. As GPUs AMD RDNA 3 farão parte da família 'GFX11' e a principal GPU Navi 31 tem o codinome interno Plus Bonito, enquanto a principal RDNA 2, a GPU Navi 21, era conhecida internamente como 'Sienna Cichlid'. A AMD gostou bastante de usar nomes de peixes como seus codinomes internos para a linha de GPUs para jogos e espera-se que isso continue com a linha RDNA 3.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

  • Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache Infinito AMD de Próxima Geração
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2

7q3aHm1.png



Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.


Zu3HV83.png



A AAMD irá rearquitetar as unidades de computação dentro do RDNA 3 para fornecer recursos aprimorados de raytracing. Embora não haja menção de quais são esses recursos se formos adivinhar, diríamos que definitivamente está falando sobre desempenho e um conjunto de recursos avançados no núcleo da GPU RDNA 3 para placas gráficas Radeon RX 7000.

A série Radeon RX 6000 com GPU RDNA 2 da AMD foi a primeira a apresentar recursos de raytracing no campo vermelho. Eles estavam uma geração atrás da NVIDIA, que introduziu suas primeiras GPUs raytracing dois anos antes na arquitetura gráfica Turing e a ajustou ainda mais para oferecer melhor desempenho na segunda geração no Ampere. Com a Radeon RX 7000 com GPU RDNA 3 pronta para lançamento ainda este ano, podemos esperar que a AMD ofereça um salto semelhante no desempenho ou até mesmo exceda os recursos de rastreamento de raios da Ampere. Mas o verdadeiro desafio à frente seria rivalizar com os núcleos 3rd Gen RT (Raytracing) da NVIDIA, que devem estrear na série GeForce RTX 40 com tecnologia Ada Lovelace.

Além do raytracing, a AMD também adicionará um pipeline de gráficos otimizados para GPUs RDNA 3 que permitirá velocidades de clock ainda mais altas do que as GPUs RDNA 2. As placas AMD Radeon RX 6000 já rodam perto de 3 GHz, portanto, com um nó de processo de 5 nm aprimorado, podemos esperar que a AMD ultrapasse o limite de clock de 3 GHz. Isso é essencial para a AMD, pois seu concorrente também não está se segurando com os rumores da série RTX 40 também sugerindo velocidades de clock de até 3 GHz utilizando o 4N mais eficiente (nó de processo de 5 nm otimizado).


BjdNtC2.png



Além disso, a AMD também aproveitará os recursos avançados de GPU de sua arquitetura gráfica RDNA 3 para fornecer um ecossistema de software mais rico, como suporte para avi e novas intreuções WMMA , que permitirão o aprendizado de IA por meio da assistência de blocos de hardware dedicados. Espera-se que a empresa estreie suatecnologia FSR 3.0 de última geração com GPUs RDNA 3 , que abordará o conjunto de recursos DLSS assistido por IA da NVIDIA.

As GPUs também estarão entre as primeiras a utilizar o novo protocolo PCIe Gen 5.0 , permitindo taxas de transferência de até 128 GB/s. Este será um passo crucial para aprimorar o recurso Smart Access Memory e também impulsionar o caminho para o SAS (Smart Access Storage) , que é um novo recurso projetado em conformidade com a API de armazenamento direto da Microsoft para fornecer tempos de carregamento mais rápidos e melhor streaming de textura em jogos. Recursos de exibição como DP2.0 e HDMI 2.1 também estarão presentes nas novas placas gráficas.


GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:​


xfGvgmb.png



Especificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7900 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm.

  • AMD Navi 31: 12288 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 192 MB, matriz de GPU de 308 mm2 @ 5nm
  • AMD Navi 21 : 5120 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de GPU de 520 mm2 @ 7 nm
De acordo com as informações mais recentes , a GPU AMD Navi 31 com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 48 WGPs, 12 SAs e 6 SEs. Isso fornecerá um total de 12.288 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,4x nos núcleos em comparação com os 5120 SPs apresentados na GPU Navi 21. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.

2IHH1b4.png



A GPU Navi 31 também carregará 6 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 384 bits. Enquanto isso equivale a 96 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stacked em andamento que foi aportada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 192 MB de cache. Este é um aumento de 50% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.

A saída informa que havia um pacote MCD de 288 MB (16 MB 0-Hi + 16 MB 1-Hi + 16 MB 2-Hi) ainda maior planejado, mas que foi descartado devido a razões de custo-benefício. Também há conversas sobre uma variante reduzida da GPU Navi 31 que contará com 42 WGPs ou 10.752 núcleos e 5 MCDs para 80 MB Infinity Cache em uma interface de barramento de 320 bits.


97ZXNf0.jpg



Agora, isso resultará em maior consumo de energia e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer. A AMD Radeon RX 6950 XT já possui um TBP de 335W, portanto, para um ganho de desempenho >2x. Espera-se que as placas mantenham sua entrada de plugue duplo de 8 pinos para alimentação e apresentem um design atualizado de refrigeração com três ventoinhas que é um pouco mais alto do que o atualmente em uso.

Para resfriar uma coisa dessas, será necessário um cooler realmente sofisticado. Há algum tempo, Moore's Law is Dead compartilhou o que parece ser o primeiro olhar para as GPUs AMD Navi 31 e Navi 32 de ponta com design MCM e a respectiva placa gráfica da série Radeon RX 7000, que aparentemente apresentará líquido de ponta -desenhos refrigerados fora da caixa. A renderização da placa mostrada é um design duplo de 8 pinos com um design de slot duplo e uma solução de resfriamento AIO de 120 mm.


Desempenho da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

Quanto ao desempenho dessas GPUs monstruosas, só podemos usar números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos dos números de computação teóricos esperados, o desempenho terá um ganho de 2,3x em relação ao cartões existentes. Este é um grande salto

  • AMD Radeon RX 7900 XT: ~75TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 6950 XT: 23,80 TFLOPs (FP32) (2324 MHz Boost Clock)
  • AMD Radeon RX 6900 XT: 23,04 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800 XT: 20,74 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800: 16,17 TFLOPs (FP32) (2105 MHz Boost clock)
Com base em uma velocidade de clock teórica de 3,0 GHz, você obtém até 76 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 6,2 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.


qmzyWRe.png



Isso representará um aumento de desempenho de computação de 2x para cada placa gráfica em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração os novos recursos de arquitetura que devem trazer grandes melhorias também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho do jogo, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. Um ganho de 2 a 2,5x sobre o RX 6900 XT e RX 6800 XT seria enorme para a AMD e definitivamente será necessário se eles quiserem enfrentar os gostos da série Geforce RTX 40 da NVIDIA.


NHvyytf.png



Os jogadores devem esperar que os jogos 4K fluidos sejam suaves nessas placas gráficas e com o conjunto FidelityFX oferecendo suporte FSR, SAS e SAM de última geração, podemos até ver 60 FPS jogáveis na resolução 8K.

Preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 se concentrarão primeiro nas variantes de ponta, com as GPUs Navi 31, Navi 32 e Navi 33. Rumores anteriores mencionaram que o Navi 33 seria seguido pelo Navi 31 e, em seguida, pelas placas gráficas baseadas em GPU Navi 32, mas o vazador havia apontado anteriormente que esses planos não eram mais aplicáveis. Não sabemos quais GPUs chegarão ao mercado primeiro, mas a AMD provavelmente revelará suas variantes Navi 33 e Navi 31 primeiro. Quanto ao lançamento, os cartões são esperados no final de outubro ou meados de novembro, o que significa um lançamento no quarto trimestre de 2022.

Este será um período de tempo semelhante ao das CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 ''Zen4'' que também serão lançadas no Outono de 2022 . Além disso, a NVIDIA também está visando um lançamento no quarto trimestre de 2022 e isso não é tudo, até mesmo a Intel está planejando um lançamento no quarto trimestre de 2022 para sua própria família de CPUs Raptor Lake de 13th geração . Portanto, no total, estamos analisando quatro principais lançamentos de PCs de mesa no final deste outono, o que significa que será um quarto trimestre aquecido desta vez, mas os consumidores terão um prazer, pois terão muita tecnologia para escolher para sua próxima geração. PCs para jogos.


rKV7nkt.jpg



Quanto aos preços, vimos a AMD ultrapassar o valor de US $ 1.000 para seu carro-chefe RX 6950 XT de geração atual, o que pode ser uma dica do que está por vir. Realisticamente, a AMD precifica seu carro-chefe em torno da marca de US$ 1.000, mas também vem com algumas opções mais acessíveis no segmento de US$ 600 a US$ 800. Atualmente, espera-se que o Navi 31 inclua apenas uma placa gráfica, mas se a empresa planeja fazer um lançamento em duo ou trio como seus chips principais anteriores, também podemos esperar uma solução de US $ 699 nos EUA.
 

Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT RDNA 3 “Navi 31”.​


As placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 RDNA 2 provaram que a equipe vermelha pode oferecer desempenho no mesmo nível e até mesmo exceder o da linha GeForce RTX concorrente. Cada segmento teve um aumento maciço no desempenho, mas a série Navi 21 foi onde estava a ação real, com desempenho superior ao da placa gráfica RTX 3090 Ti em geral.


CD5WPoI.jpg



A AMD não apenas entregou um novo pacote de GPU para seu público de jogos, mas um pacote que foi aprimorado com uma ampla variedade de inovações arquitetônicas e de software, como tecnologia Infinity Cache, FSR e Smart Access Memory. Todos esses recursos combinados para oferecer aos usuários da Radeon uma experiência de jogo fluida e suave, enquanto desfrutam de todos os benefícios que os jogos modernos têm a oferecer, como Ray Tracing, DirectX 12 Ultimate e tecnologias de upscalers visuais.

Também devemos esperar coisas semelhantes com o carro-chefe da próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada no novo núcleo de GPU RDNA 3 que deve estrear na próxima geração de placas gráficas da série Radeon RX 7000.

GPU AMD Navi 31 'Plum Bonito' - A próxima geração RDNA 3 Powerhouse​

No topo da linha RDNA 3 SKU está a GPU Navi 31. Embora haja um chip ainda mais rápido em andamento que deve estrear no próximo ano , diz-se que o carro-chefe de 2022 será baseado na GPU Navi 31. As GPUs AMD RDNA 3 farão parte da família 'GFX11' e a principal GPU Navi 31 tem o codinome interno Plus Bonito, enquanto a principal RDNA 2, a GPU Navi 21, era conhecida internamente como 'Sienna Cichlid'. A AMD gostou bastante de usar nomes de peixes como seus codinomes internos para a linha de GPUs para jogos e espera-se que isso continue com a linha RDNA 3.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

  • Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache Infinito AMD de Próxima Geração
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2

7q3aHm1.png



Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.


Zu3HV83.png



A AAMD irá rearquitetar as unidades de computação dentro do RDNA 3 para fornecer recursos aprimorados de raytracing. Embora não haja menção de quais são esses recursos se formos adivinhar, diríamos que definitivamente está falando sobre desempenho e um conjunto de recursos avançados no núcleo da GPU RDNA 3 para placas gráficas Radeon RX 7000.

A série Radeon RX 6000 com GPU RDNA 2 da AMD foi a primeira a apresentar recursos de raytracing no campo vermelho. Eles estavam uma geração atrás da NVIDIA, que introduziu suas primeiras GPUs raytracing dois anos antes na arquitetura gráfica Turing e a ajustou ainda mais para oferecer melhor desempenho na segunda geração no Ampere. Com a Radeon RX 7000 com GPU RDNA 3 pronta para lançamento ainda este ano, podemos esperar que a AMD ofereça um salto semelhante no desempenho ou até mesmo exceda os recursos de rastreamento de raios da Ampere. Mas o verdadeiro desafio à frente seria rivalizar com os núcleos 3rd Gen RT (Raytracing) da NVIDIA, que devem estrear na série GeForce RTX 40 com tecnologia Ada Lovelace.

Além do raytracing, a AMD também adicionará um pipeline de gráficos otimizados para GPUs RDNA 3 que permitirá velocidades de clock ainda mais altas do que as GPUs RDNA 2. As placas AMD Radeon RX 6000 já rodam perto de 3 GHz, portanto, com um nó de processo de 5 nm aprimorado, podemos esperar que a AMD ultrapasse o limite de clock de 3 GHz. Isso é essencial para a AMD, pois seu concorrente também não está se segurando com os rumores da série RTX 40 também sugerindo velocidades de clock de até 3 GHz utilizando o 4N mais eficiente (nó de processo de 5 nm otimizado).


BjdNtC2.png



Além disso, a AMD também aproveitará os recursos avançados de GPU de sua arquitetura gráfica RDNA 3 para fornecer um ecossistema de software mais rico, como suporte para avi e novas intreuções WMMA , que permitirão o aprendizado de IA por meio da assistência de blocos de hardware dedicados. Espera-se que a empresa estreie suatecnologia FSR 3.0 de última geração com GPUs RDNA 3 , que abordará o conjunto de recursos DLSS assistido por IA da NVIDIA.

As GPUs também estarão entre as primeiras a utilizar o novo protocolo PCIe Gen 5.0 , permitindo taxas de transferência de até 128 GB/s. Este será um passo crucial para aprimorar o recurso Smart Access Memory e também impulsionar o caminho para o SAS (Smart Access Storage) , que é um novo recurso projetado em conformidade com a API de armazenamento direto da Microsoft para fornecer tempos de carregamento mais rápidos e melhor streaming de textura em jogos. Recursos de exibição como DP2.0 e HDMI 2.1 também estarão presentes nas novas placas gráficas.


GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:​


xfGvgmb.png



Especificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7900 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm.

  • AMD Navi 31: 12288 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 192 MB, matriz de GPU de 308 mm2 @ 5nm
  • AMD Navi 21 : 5120 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de GPU de 520 mm2 @ 7 nm
De acordo com as informações mais recentes , a GPU AMD Navi 31 com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 48 WGPs, 12 SAs e 6 SEs. Isso fornecerá um total de 12.288 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,4x nos núcleos em comparação com os 5120 SPs apresentados na GPU Navi 21. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.

2IHH1b4.png



A GPU Navi 31 também carregará 6 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 384 bits. Enquanto isso equivale a 96 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stacked em andamento que foi aportada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 192 MB de cache. Este é um aumento de 50% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.

A saída informa que havia um pacote MCD de 288 MB (16 MB 0-Hi + 16 MB 1-Hi + 16 MB 2-Hi) ainda maior planejado, mas que foi descartado devido a razões de custo-benefício. Também há conversas sobre uma variante reduzida da GPU Navi 31 que contará com 42 WGPs ou 10.752 núcleos e 5 MCDs para 80 MB Infinity Cache em uma interface de barramento de 320 bits.


97ZXNf0.jpg



Agora, isso resultará em maior consumo de energia e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer. A AMD Radeon RX 6950 XT já possui um TBP de 335W, portanto, para um ganho de desempenho >2x. Espera-se que as placas mantenham sua entrada de plugue duplo de 8 pinos para alimentação e apresentem um design atualizado de refrigeração com três ventoinhas que é um pouco mais alto do que o atualmente em uso.

Para resfriar uma coisa dessas, será necessário um cooler realmente sofisticado. Há algum tempo, Moore's Law is Dead compartilhou o que parece ser o primeiro olhar para as GPUs AMD Navi 31 e Navi 32 de ponta com design MCM e a respectiva placa gráfica da série Radeon RX 7000, que aparentemente apresentará líquido de ponta -desenhos refrigerados fora da caixa. A renderização da placa mostrada é um design duplo de 8 pinos com um design de slot duplo e uma solução de resfriamento AIO de 120 mm.


Desempenho da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

Quanto ao desempenho dessas GPUs monstruosas, só podemos usar números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos dos números de computação teóricos esperados, o desempenho terá um ganho de 2,3x em relação ao cartões existentes. Este é um grande salto

  • AMD Radeon RX 7900 XT: ~75TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 6950 XT: 23,80 TFLOPs (FP32) (2324 MHz Boost Clock)
  • AMD Radeon RX 6900 XT: 23,04 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800 XT: 20,74 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800: 16,17 TFLOPs (FP32) (2105 MHz Boost clock)
Com base em uma velocidade de clock teórica de 3,0 GHz, você obtém até 76 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 6,2 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.


qmzyWRe.png



Isso representará um aumento de desempenho de computação de 2x para cada placa gráfica em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração os novos recursos de arquitetura que devem trazer grandes melhorias também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho do jogo, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. Um ganho de 2 a 2,5x sobre o RX 6900 XT e RX 6800 XT seria enorme para a AMD e definitivamente será necessário se eles quiserem enfrentar os gostos da série Geforce RTX 40 da NVIDIA.


NHvyytf.png



Os jogadores devem esperar que os jogos 4K fluidos sejam suaves nessas placas gráficas e com o conjunto FidelityFX oferecendo suporte FSR, SAS e SAM de última geração, podemos até ver 60 FPS jogáveis na resolução 8K.

Preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 se concentrarão primeiro nas variantes de ponta, com as GPUs Navi 31, Navi 32 e Navi 33. Rumores anteriores mencionaram que o Navi 33 seria seguido pelo Navi 31 e, em seguida, pelas placas gráficas baseadas em GPU Navi 32, mas o vazador havia apontado anteriormente que esses planos não eram mais aplicáveis. Não sabemos quais GPUs chegarão ao mercado primeiro, mas a AMD provavelmente revelará suas variantes Navi 33 e Navi 31 primeiro. Quanto ao lançamento, os cartões são esperados no final de outubro ou meados de novembro, o que significa um lançamento no quarto trimestre de 2022.

Este será um período de tempo semelhante ao das CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 ''Zen4'' que também serão lançadas no Outono de 2022 . Além disso, a NVIDIA também está visando um lançamento no quarto trimestre de 2022 e isso não é tudo, até mesmo a Intel está planejando um lançamento no quarto trimestre de 2022 para sua própria família de CPUs Raptor Lake de 13th geração . Portanto, no total, estamos analisando quatro principais lançamentos de PCs de mesa no final deste outono, o que significa que será um quarto trimestre aquecido desta vez, mas os consumidores terão um prazer, pois terão muita tecnologia para escolher para sua próxima geração. PCs para jogos.


rKV7nkt.jpg



Quanto aos preços, vimos a AMD ultrapassar o valor de US $ 1.000 para seu carro-chefe RX 6950 XT de geração atual, o que pode ser uma dica do que está por vir. Realisticamente, a AMD precifica seu carro-chefe em torno da marca de US$ 1.000, mas também vem com algumas opções mais acessíveis no segmento de US$ 600 a US$ 800. Atualmente, espera-se que o Navi 31 inclua apenas uma placa gráfica, mas se a empresa planeja fazer um lançamento em duo ou trio como seus chips principais anteriores, também podemos esperar uma solução de US $ 699 nos EUA.
A 4080 decepcionou com timespy de 15000. Será q a 7800 xt vem mais forte q ela. Alcançando 16-17k no timespy?
 
Baita clock nessa sua unidade, com certeza é chip premiado. Hotspot aqui é na casa dos 100º sempre. :bem:
Cara eu sempre desliguei as firulas de driver, a única coisa que sempre usei foi o freesync mesmo.
Qual era sua placa antes? Chegou a fazer uma formatação limpa?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nessa geração eu também estou querendo pular para Nvidia, porém o software da AMD da de 1000 no da Nvidia em questão de usabilidade e organização. Mas vou esperar pra ver o desempenho das duas linhas para decidir. Meu foco é 4K 144Hz.

Rapaz, te falar q eu fui procurar sobre undervolting nas Nvidias e só achei o pessoal fazendo isso no MSI Afterburner, inclusive curva de fans. A Nvidia não tem um soft como o Adrenalin para fazer essas funções? E o processo no Adrenalin pra ajustar isso é muito fácil.
 
Decepcionou mesmo, cara espero que passe fácil de 15K A 7800 xt que acho bem provável.

1080 Ti -> 2080 ~10%
2080 Ti -> 3080 ~30%

Não sei se estamos com as mesmas expectativas, mas se for esse score 15K, são 50% em cima da 3080 Ti, tá me parecendo ótimo...
 
A 4080 decepcionou com timespy de 15000. Será q a 7800 xt vem mais forte q ela. Alcançando 16-17k no timespy?
Não decepcionou nada considerando que dessa vez a 4080 não vai usar o chip mais top como foi com a 3080 que usa o mesmo chip da 3090 só que "cortado". Vai depender também qual chip a 7800XT vai usar já que a 6800XT também usa o mesmo chip mais top da 6900XT.
 
Última edição:
Navi33 = 203mm², 4096ALU, 128bit, 64MB InfCache, TSMC N6.
Navi23 = 237mm², 2048ALU, 128bit, 64MB InfCache, TSMC N6.

Essa mágica aqui é a que está me encucando: mesmo nó, dobro de ALUs, mesma quantidade de IC e uma área menor. A reestruturação do ALU será tão pesada assim? Pelo que estou me informando aqui é bem capaz dessa RDNA3 não ser compatível com o modo de execução da GCN pois ela abandonou muita das dependências, essas unidades foram realmente enxugadas e se esses tamanhos estiverem corretos a AMD vai ter um trunfo enorme na mão, eficiência lá em cima do waffer N6, um BoM grande e isso possibilitaria uma redução no preço final (ao menos da N33, que é monolítica).

Quanto ao InfCache, tem uma entrevista com Sam Naffziger (Senior Vice President, Corporate Fellow, and Product Technology Architect) lá no Tom'sHardware onde ele afirma alguns pontos interessantes, junto com algo sobre clocks e consumo:

> "Naffziger confirmou que poderíamos esperar que o consumo total de energia aumente nas GPUs de última geração, mas explicou como o foco na eficiência pode maximizar o desempenho."
> "Ao alavancar a experiência de suas equipes de design de CPU, Naffziger disse que a AMD conseguiu gerar clocks mais altos com RDNA 3, mantendo-se eficiente. [...] Naffziger disse ainda que os atuais núcleos da GPU são 'intrinsecamente mais eficientes em termos de energia'."
> "Naffziger também sugeriu outras otimizações no design do Infinity Cache que aumentarão sua largura de banda efetiva e taxas de acerto."
> "Outra pergunta que tivemos foi em relação aos tamanhos do Infinity Cache. [...] Naffziger sugeriu decisões de design em que a AMD aprendeu maneiras melhores de otimizar o uso do cache, incluindo a exclusão de certas coisas que não tendem a se beneficiar do cache (interface de exibição, processamento multimídia e processamento de áudio como cargas de trabalho que talvez não precisem ser armazenados no Infinity Cache - alguns deles podem obter todo o cache de que precisam do cache L2)."

Outra coisa, andando pelos patch do linux, tem-se detalhes como diferenças no VRF (Vector Register File) da N33 para as N31/32, onde a primeira tem 128KB enquanto que as outras duas têm 192KB, 50% mais que a geração anterior e que fará diferença com essa quantidade toda de ALUs extras. Quando teremos alguma informação oficial por parte da AMD? Final desse mês junto com os Ryzen 7000 ou só depois? =S
Pensei a mesma coisa: 203mm² em 6nm me parecem um milagre, tem algo que talvez eu não esteja levando em conta. A densidade è bem menor que nos 5nm e mesmo assim os números estão comparáveis.
 
Pensei a mesma coisa: 203mm² em 6nm me parecem um milagre, tem algo que talvez eu não esteja levando em conta. A densidade è bem menor que nos 5nm e mesmo assim os números estão comparáveis.
7nm->6nm da Tsmc é algo entorno de 10-15% mais denso, visto que o Dobro de ALUs vem da Arquitetura em si, o chip menor vem dos 6nm.
Não é como se a AMD não tivessem feito isso antes tho. HD 3870->HD 4870 era praticamente isso.
 
1080 Ti -> 2080 ~10%
2080 Ti -> 3080 ~30%

Não sei se estamos com as mesmas expectativas, mas se for esse score 15K, são 50% em cima da 3080 Ti, tá me parecendo ótimo...
Expectativa é grande para o salto da 7800 xt mas claro tudo depende do chip utilizado.
 
7nm->6nm da Tsmc é algo entorno de 10-15% mais denso, visto que o Dobro de ALUs vem da Arquitetura em si, o chip menor vem dos 6nm.
Não é como se a AMD não tivessem feito isso antes tho. HD 3870->HD 4870 era praticamente isso.
Só que nessa época a AMD tinha uma arquitetura VLIW, bem diferente da atual SIMT usada no GCN principalmente no quesito "espaço ocupado no die".
Tem que ver o que foi reprojetado a nível de complexidade e relações numéricas entre os componentes.
 

Os preços da GPU continuam caindo – AMD Radeon RX 6900 XT agora sendo vendida por US$ 699, NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti a partir de US$ 869.​



b13MnYr.png



Placas gráficas personalizadas AMD Radeon RX 6900 XT e NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti têm queda de 30% nos preços das GPUs​

O mercado geral de GPUs caiu tremendamente nos últimos meses devido ao crash das criptomoedas, ao declínio do mercado de PCs e à baixa demanda geral devido à antecipação das GPUs de última geração. Isso resultou em placas gráficas, especialmente modelos de ponta, atingindo uma nova baixa em termos de preços. Recentemente, vimos a GeForce RTX 3090 Ti da EVGA caindo de um preço sugerido de U$ 2149 para U$ 1.149, uma queda de quase -47% abaixo do preço de lançamento. Esse é o caso de quase todas as GPUs RTX 3090 Ti e RTX 3090 hoje em dia, que estão perto do valor de US $ 1.100.

Mas se você estiver procurando por algo abaixo do segmento de US $ 1.000, ainda poderá encontrar algumas placas gráficas de alto nível para entusiastas da AMD e NVIDIA. Estão listadas na Newegg duas placas gráficas AMD Radeon RX 6900 XT, uma variante Gigabyte Gaming OC e uma variante ASRock Phantom Gaming. Ambos os modelos estão listados por US $ 699,99, respectivamente, o que representa uma queda de -30% abaixo do preço sugerido de US $ 999 dos EUA.


RGW0y7U.png



s9bQD9Z.png



Ambos os cartões também vêm com o pacote promocional '' Raise The Game da AMD, que adiciona 3 jogos (Saints Row, Forspoken, Sniper Elite 5), aumentando o valor da sua compra. A Radeon RX 6900 XT ainda é uma placa muito capaz e, pelo preço, está listada mais a promoção incluída, é definitivamente um negócio atraente e, se você quiser, pode acessar os links abaixo para compra:



Se você está procurando algo do campo verde, a placa gráfica NVIDIA Geforce RTX 3080 Ti 12 GB do fornecedor Gigabyte (Gaming OC) está disponível por US $ 869,99, um preço de -28% abaixo do MSRP. A placa gráfica também é uma solução muito capaz e pode ser uma solução perfeita para o seu PC para jogos 4K ultra sofisticados. Você pode encontrar a placa de vídeo no link abaixo:


9fA5ZpX.png



Agora, embora essas ofertas de placas gráficas sejam muito boas e chamem a atenção da maioria dos jogadores, também deve ser destacado que podemos esperar que os preços caiam ainda mais nos próximos meses à medida que nos aproximamos do lançamento da linha de próxima geração.
 
Só que nessa época a AMD tinha uma arquitetura VLIW, bem diferente da atual SIMT usada no GCN principalmente no quesito "espaço ocupado no die".
Tem que ver o que foi reprojetado a nível de complexidade e relações numéricas entre os componentes.
E adivinha o que a AMD vai trazer de volta?
VLIW is Back.
 

Os preços da GPU continuam caindo – AMD Radeon RX 6900 XT agora sendo vendida por US$ 699, NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti a partir de US$ 869.​



b13MnYr.png



Placas gráficas personalizadas AMD Radeon RX 6900 XT e NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti têm queda de 30% nos preços das GPUs​

O mercado geral de GPUs caiu tremendamente nos últimos meses devido ao crash das criptomoedas, ao declínio do mercado de PCs e à baixa demanda geral devido à antecipação das GPUs de última geração. Isso resultou em placas gráficas, especialmente modelos de ponta, atingindo uma nova baixa em termos de preços. Recentemente, vimos a GeForce RTX 3090 Ti da EVGA caindo de um preço sugerido de U$ 2149 para U$ 1.149, uma queda de quase -47% abaixo do preço de lançamento. Esse é o caso de quase todas as GPUs RTX 3090 Ti e RTX 3090 hoje em dia, que estão perto do valor de US $ 1.100.

Mas se você estiver procurando por algo abaixo do segmento de US $ 1.000, ainda poderá encontrar algumas placas gráficas de alto nível para entusiastas da AMD e NVIDIA. Estão listadas na Newegg duas placas gráficas AMD Radeon RX 6900 XT, uma variante Gigabyte Gaming OC e uma variante ASRock Phantom Gaming. Ambos os modelos estão listados por US $ 699,99, respectivamente, o que representa uma queda de -30% abaixo do preço sugerido de US $ 999 dos EUA.


RGW0y7U.png



s9bQD9Z.png



Ambos os cartões também vêm com o pacote promocional '' Raise The Game da AMD, que adiciona 3 jogos (Saints Row, Forspoken, Sniper Elite 5), aumentando o valor da sua compra. A Radeon RX 6900 XT ainda é uma placa muito capaz e, pelo preço, está listada mais a promoção incluída, é definitivamente um negócio atraente e, se você quiser, pode acessar os links abaixo para compra:



Se você está procurando algo do campo verde, a placa gráfica NVIDIA Geforce RTX 3080 Ti 12 GB do fornecedor Gigabyte (Gaming OC) está disponível por US $ 869,99, um preço de -28% abaixo do MSRP. A placa gráfica também é uma solução muito capaz e pode ser uma solução perfeita para o seu PC para jogos 4K ultra sofisticados. Você pode encontrar a placa de vídeo no link abaixo:


9fA5ZpX.png



Agora, embora essas ofertas de placas gráficas sejam muito boas e chamem a atenção da maioria dos jogadores, também deve ser destacado que podemos esperar que os preços caiam ainda mais nos próximos meses à medida que nos aproximamos do lançamento da linha de próxima geração.
Ainda estão caríssimas. Chega ser ridículo como as tops caem de preço e das intermediarias/entrada não. Abaixo de MSRP já era pra ser a realidade nesse momento.

Novas placas estão logo ali.
 
Ainda estão caríssimas. Chega ser ridículo como as tops caem de preço e das intermediarias/entrada não. Abaixo de MSRP já era pra ser a realidade nesse momento.

Novas placas estão logo ali.
Esperava mais essa redução mas tudo indica que em breve deve ter mais cortes principalmente as intermediárias.
 
Esperava mais essa redução mas tudo indica que em breve deve ter mais cortes principalmente as intermediárias.
Intermediárias só deve vir ano que vem deve demorar um pouco ainda pelo menos da Nvidia, AMD já abaixou da 6600 até a 6950XT
 
Esperava mais essa redução mas tudo indica que em breve deve ter mais cortes principalmente as intermediárias.
Também achei que seriam mais agressivas no preço, mas eu acredito que só caiam de verdade após o lançamento das novas.
 
Intermediárias só deve vir ano que vem deve demorar um pouco ainda pelo menos da Nvidia, AMD já abaixou da 6600 até a 6950XT
Pode ser mas tem a BF também que sempre rola alguma promoção, vamos esperar!
Também achei que seriam mais agressivas no preço, mas eu acredito que só caiam de verdade após o lançamento das novas.
Sim essa é a tendência talvez dias antes do lançamento possa ter mais uma queda de preços.
 
eu quero essa redução de preço no br na gringa os caras são tudo rico com 15 dias eles podem comprar uma
 

Os preços da GPU continuam caindo – AMD Radeon RX 6900 XT agora sendo vendida por US$ 699, NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti a partir de US$ 869.​



b13MnYr.png



Placas gráficas personalizadas AMD Radeon RX 6900 XT e NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti têm queda de 30% nos preços das GPUs​

O mercado geral de GPUs caiu tremendamente nos últimos meses devido ao crash das criptomoedas, ao declínio do mercado de PCs e à baixa demanda geral devido à antecipação das GPUs de última geração. Isso resultou em placas gráficas, especialmente modelos de ponta, atingindo uma nova baixa em termos de preços. Recentemente, vimos a GeForce RTX 3090 Ti da EVGA caindo de um preço sugerido de U$ 2149 para U$ 1.149, uma queda de quase -47% abaixo do preço de lançamento. Esse é o caso de quase todas as GPUs RTX 3090 Ti e RTX 3090 hoje em dia, que estão perto do valor de US $ 1.100.

Mas se você estiver procurando por algo abaixo do segmento de US $ 1.000, ainda poderá encontrar algumas placas gráficas de alto nível para entusiastas da AMD e NVIDIA. Estão listadas na Newegg duas placas gráficas AMD Radeon RX 6900 XT, uma variante Gigabyte Gaming OC e uma variante ASRock Phantom Gaming. Ambos os modelos estão listados por US $ 699,99, respectivamente, o que representa uma queda de -30% abaixo do preço sugerido de US $ 999 dos EUA.


RGW0y7U.png



s9bQD9Z.png



Ambos os cartões também vêm com o pacote promocional '' Raise The Game da AMD, que adiciona 3 jogos (Saints Row, Forspoken, Sniper Elite 5), aumentando o valor da sua compra. A Radeon RX 6900 XT ainda é uma placa muito capaz e, pelo preço, está listada mais a promoção incluída, é definitivamente um negócio atraente e, se você quiser, pode acessar os links abaixo para compra:



Se você está procurando algo do campo verde, a placa gráfica NVIDIA Geforce RTX 3080 Ti 12 GB do fornecedor Gigabyte (Gaming OC) está disponível por US $ 869,99, um preço de -28% abaixo do MSRP. A placa gráfica também é uma solução muito capaz e pode ser uma solução perfeita para o seu PC para jogos 4K ultra sofisticados. Você pode encontrar a placa de vídeo no link abaixo:


9fA5ZpX.png



Agora, embora essas ofertas de placas gráficas sejam muito boas e chamem a atenção da maioria dos jogadores, também deve ser destacado que podemos esperar que os preços caiam ainda mais nos próximos meses à medida que nos aproximamos do lançamento da linha de próxima geração.
6900 XT pode tá custando 2k aqui no Brasil que eu não compro. Só troco de placa agora quando a minha 6600 XT começar a peidar nos jogos rodando abaixo dos 40 FPS.
 
Pessoal, estou avaliando comprar uma 3080. Vale a pena pegar uma 6900 XT no lugar? Uso exclusivo para games. Valeu!
 
Pessoal, estou avaliando comprar uma 3080. Vale a pena pegar uma 6900 XT no lugar? Uso exclusivo para games. Valeu!
Se tu n liga pra DLSS, RT etc... sim, porém Devido a Proximidade da Prox Gen acho que seria melhor aguardar, deve começar em outubro com a Nvidia e a AMD em Novembro.
 
Se tu n liga pra DLSS, RT etc... sim, porém Devido a Proximidade da Prox Gen acho que seria melhor aguardar, deve começar em outubro com a Nvidia e a AMD em Novembro.
Eu honestamente não faço idéia do que seja isso hahahaha.

É foco em games.

Eu não posso esperar a próxima que to sem placa. :(
 
Pessoal, estou avaliando comprar uma 3080. Vale a pena pegar uma 6900 XT no lugar? Uso exclusivo para games. Valeu!
A concorrente direta da 3080 é a 6800XT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo