Eu to ligado, mas pelo mesmo preço da 3080 eu pego uma 6900 XT. Por isso minha dúvida.A concorrente direta da 3080 é a 6800XT.
Eu to ligado, mas pelo mesmo preço da 3080 eu pego uma 6900 XT. Por isso minha dúvida.A concorrente direta da 3080 é a 6800XT.
E eu pensando em trocar minha 1660 super por um rx 6700 xt.6900 XT pode tá custando 2k aqui no Brasil que eu não compro. Só troco de placa agora quando a minha 6600 XT começar a peidar nos jogos rodando abaixo dos 40 FPS.
Ah, entendi. Mas vê certinho, pq essa 3080 tá cara, não tá não? Ou a 6900XT tá num preço bom. As últimas 6900XT que vi estavam na casa do 7k, com a 6800XT na casa do 5.5k.Eu to ligado, mas pelo mesmo preço da 3080 eu pego uma 6900 XT. Por isso minha dúvida.
Daria preferência a Gigabyte ou MSI pelos 3 anos de garantia.![]()
Alguém sabe a diferença de cada um e qual vale a pena levar???
Postei aqui umas páginas atrás, aconselho fortemente pra quem tem rx6000 usar driver 22.5.1 pra baixo. Usa aí o 22.2.2 ou 21.Q4 , testei eles aqui e funcionam bem, e pra qualquer game que use dx9 ou dx11 usa o DXVK async ( inclusive descobri quem dependendo do game o resizable bar da ganho de performance no dxvk tbm !). , esse video eu mostrei como baixar e configurar certinho, basicamente é jogar o DLL ( da api do jogo) na pasta que tem o executavel do jogo, e criar um arquivo no bloco de notas e colocar os comandos dxvk.enableAsync = true , e dxvk.numAsyncThreads = qtd de threads do deu cpu q vc pretende usar pra compilar , aconselho metade, após isso nomeia esse arquivo como dxvk.conf ( muda de txt pra conf) e tbm deixa esse arquivo na pasta que tem o executavel do jogo. Aconselho tbm, vc deixar o clock min e max da placa com 100mhz de diferença la no wattman ( ex: 2500 - 2600mhz).Alguém que tenha uma 6600xt, qual driver recomenda pra ela?
É impressionante como esses drivers amd são ruins, jogos levíssimos como Resident Evil 0 e Alan Wake ficarem dando stuttering não dá pra admitir, pqp se eu soubesse que era desse jeito tinha pegado uma 2060 que mesmo sendo mais fraca que a 6600xt não dá essas dores de cabeça. Tinha uma 1060 e rodava lisinho esses jogos e o pior é que nem é fps o problema, é os malditos stutterings, quebra completamente a experiência
Postei aqui umas páginas atrás, aconselho fortemente pra quem tem rx6000 usar driver 22.5.1 pra baixo. Usa aí o 22.2.2 ou 21.Q4 , testei eles aqui e funcionam bem, e pra qualquer game que use dx9 ou dx11 usa o DXVK async ( inclusive descobri quem dependendo do game o resizable bar da ganho de performance no dxvk tbm !). , esse video eu mostrei como baixar e configurar certinho, basicamente é jogar o DLL ( da api do jogo) na pasta que tem o executavel do jogo, e criar um arquivo no bloco de notas e colocar os comandos dxvk.enableAsync = true , e dxvk.numAsyncThreads = qtd de threads do deu cpu q vc pretende usar pra compilar , aconselho metade, após isso nomeia esse arquivo como dxvk.conf ( muda de txt pra conf) e tbm deixa esse arquivo na pasta que tem o executavel do jogo. Aconselho tbm, vc deixar o clock min e max da placa com 100mhz de diferença la no wattman ( ex: 2500 - 2600mhz).
sim, isso que é o foda msmo, os stutterings, eu só não devolvi a placa quando comprei 2 semanas atrás, pq consegui pegar ela ( 6600 xt) por 1970 pilas, por sorte descobri essa parada do dxvk async, eu já conhecia o dxvk porém não sabia dessa parte do async que deixa a processo de compilação bem + liso. pra vc ter idéia, nos drivers + novos nem youtube da pra assistir, o PC congela, só da pra assistir se eu desativar o hardware accelereration no chrome.Eu to com o 22q2, vou reverter então pq desse jeito é osso. O fps chega de boa em 60, o problema são os malditos stutterings
Só falam de abaixar o valor das tops( que tem muita gordura), não duvido nada a nvidia jogar a 3080 no mesmo preço de uma 3070/ti pra desovar esse excesso de chip. E o segmento que mais importa não abaixa de jeito nem um, 3060 e 3070.Os preços das GPUs NVIDIA e AMD devem cair ainda mais até o final de agosto, a equipe verde emitirá cortes agressivos para limpar o estoque.
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GPUs NVIDIA e AMD ficarão ainda mais baratas para comprar ainda este ano, equipe verde prepara estratégia agressiva de redução de preços
Passaram-se apenas alguns meses e vimos o mercado de GPU quebrar de forma espetacular. Vários fatores levaram a isso, como o crash das criptomoedas, um mercado de PCs em declínio e uma demanda geral fraca devido à antecipação das GPUs de última geração.
De acordo com as notícias da cadeia de suprimentos, no final de agosto, NV e AMD tomarão ações mais agressivas para reduzir o preço das placas gráficas, entre as quais a redução de preço da NV é maior que a da AMD.
via MyDrivers (traduzido por máquina)
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Atualmente, a maioria das placas gráficas AMD e NVIDIA estão bem abaixo dos MSRPs que eram difíceis de obter por quase dois anos, e agora os mesmos fabricantes de GPUs estão tendo dificuldade em vendê-las. Isso afetou a AMD e a NVIDIA, conforme testemunhado nas finanças do segundo trimestre, onde o segmento de dGPU para jogos não está indo muito bem e as remessas gerais sofreram um grande golpe. Agora, a AMD e a NVIDIA estão decidindo reduzir significativamente os preços de suas GPUs de consumo, com a equipe verde tomando algumas medidas agressivas para limpar seu estoque. É relatado que uma nova série de cortes de preços pode atingir o segmento de varejo até o final de agosto, então podemos esperar que as placas gráficas fiquem mais baratas.
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Atualmente, as placas gráficas topo de linha da NVIDIA, como a GeForce RTX 3090 Ti, estão disponíveis por preços até 47.5% inferiores aos preços MSRP . Se este relatório estiver próximo da verdade, podemos ver uma queda de -50% nos preços em relação ao MSRP. Além disso, a NVIDIA teria retornado a produção de sua placa gráfica RTX 3080 de 12GB para lidar com o excesso de estoque de GPUs GA102, um chip usado para um total de 5 placas gráficas diferentes.
Portanto, parece que aqueles em busca de uma nova placa gráfica NVIDIA e AMD podem esperar preços ainda mais baixos nos próximos meses, mas ainda não se sabe como isso afeta o lançamento e o preço das GPUs da série Geforce 40 da próxima geração .
Não abaixa pq tá vendendo. Pra que vai abaixar algo que tá vendendo?Só falam de abaixar o valor das tops( que tem muita gordura), não duvido nada a nvidia jogar a 3080 no mesmo preço de uma 3070/ti pra desovar esse excesso de chip. E o segmento que mais importa não abaixa de jeito nem um, 3060 e 3070.
Aos poucos vai baixando ainda mais com a proximidade do lançamento das novas gpus.Só falam de abaixar o valor das tops( que tem muita gordura), não duvido nada a nvidia jogar a 3080 no mesmo preço de uma 3070/ti pra desovar esse excesso de chip. E o segmento que mais importa não abaixa de jeito nem um, 3060 e 3070.
Aparentemente a AMD fez um design de WGP/CU diferente pra N33, extremamente denso, com IPC menor.Navi33 = 203mm², 4096ALU, 128bit, 64MB InfCache, TSMC N6.
Navi23 = 237mm², 2048ALU, 128bit, 64MB InfCache, TSMC N6.
Essa mágica aqui é a que está me encucando: mesmo nó, dobro de ALUs, mesma quantidade de IC e uma área menor. A reestruturação do ALU será tão pesada assim? Pelo que estou me informando aqui é bem capaz dessa RDNA3 não ser compatível com o modo de execução da GCN pois ela abandonou muita das dependências, essas unidades foram realmente enxugadas e se esses tamanhos estiverem corretos a AMD vai ter um trunfo enorme na mão, eficiência lá em cima do waffer N6, um BoM grande e isso possibilitaria uma redução no preço final (ao menos da N33, que é monolítica).
Quanto ao InfCache, tem uma entrevista com Sam Naffziger (Senior Vice President, Corporate Fellow, and Product Technology Architect) lá no Tom'sHardware onde ele afirma alguns pontos interessantes, junto com algo sobre clocks e consumo:
Into the GPU Chiplet Era: An Interview With AMD's Sam Naffziger
A look into the future RDNA 3 architecturewww.tomshardware.com
> "Naffziger confirmou que poderíamos esperar que o consumo total de energia aumente nas GPUs de última geração, mas explicou como o foco na eficiência pode maximizar o desempenho."
> "Ao alavancar a experiência de suas equipes de design de CPU, Naffziger disse que a AMD conseguiu gerar clocks mais altos com RDNA 3, mantendo-se eficiente. [...] Naffziger disse ainda que os atuais núcleos da GPU são 'intrinsecamente mais eficientes em termos de energia'."
> "Naffziger também sugeriu outras otimizações no design do Infinity Cache que aumentarão sua largura de banda efetiva e taxas de acerto."
> "Outra pergunta que tivemos foi em relação aos tamanhos do Infinity Cache. [...] Naffziger sugeriu decisões de design em que a AMD aprendeu maneiras melhores de otimizar o uso do cache, incluindo a exclusão de certas coisas que não tendem a se beneficiar do cache (interface de exibição, processamento multimídia e processamento de áudio como cargas de trabalho que talvez não precisem ser armazenados no Infinity Cache - alguns deles podem obter todo o cache de que precisam do cache L2)."
Outra coisa, andando pelos patch do linux, tem-se detalhes como diferenças no VRF (Vector Register File) da N33 para as N31/32, onde a primeira tem 128KB enquanto que as outras duas têm 192KB, 50% mais que a geração anterior e que fará diferença com essa quantidade toda de ALUs extras. Quando teremos alguma informação oficial por parte da AMD? Final desse mês junto com os Ryzen 7000 ou só depois? =S
Idem. Comprei a 3 ou 4 meses a minha. Estou bem satisfeito pelo o que jogo. Para jogos com gráficos melhores jogo no PS5.6900 XT pode tá custando 2k aqui no Brasil que eu não compro. Só troco de placa agora quando a minha 6600 XT começar a peidar nos jogos rodando abaixo dos 40 FPS.
Como resultado, os parceiros AIB exclusivos da AMD, como a Sapphire, já anunciaram oficialmente uma queda nos preços de suas placas gráficas premium da série Radeon RX 6000. É relatado pela ITHome que a Sapphire Radeon RX 6700 XT caiu para um preço de 2999 Yuan (originalmente custava 3699 Yuan). Isso representa uma queda de quase 20% no preço (US$ 543,00 contra US$ 440,00). O fabricante também planejou reduções de preço semelhantes no restante de seus produtos de ponta e também de baixo custo.A receita aumentou 32% ano a ano, para US$ 1,7 bilhão, uma vez que o crescimento semi-personalizado mais do que compensou o declínio nas vendas de gráficos de jogos.
Os gráficos de jogos caíram no trimestre, pois as condições macro impactaram os gastos discricionários.
Embora esperemos que o mercado de gráficos para jogos caia no terceiro trimestre, continuamos focados em executar nosso roteiro de GPU, incluindo o lançamento de três GPUs RDNA de ponta ainda este ano.
Eu diria que, ao entrarmos neste ano, estávamos saindo de um 2021 muito forte para gráficos de consumo, onde a demanda por jogos era muito alta, vimos uma desaceleração aqui no segundo trimestre e esperamos que isso se deva um pouco a demanda agora -- tipo de oferta agora e mais oferta versus demanda, bem como algumas das questões macro relacionadas aos gastos do consumidor.
CEO da AMD, Dra. Lisa Su
sim, isso que é o foda msmo, os stutterings, eu só não devolvi a placa quando comprei 2 semanas atrás, pq consegui pegar ela ( 6600 xt) por 1970 pilas, por sorte descobri essa parada do dxvk async, eu já conhecia o dxvk porém não sabia dessa parte do async que deixa a processo de compilação bem + liso. pra vc ter idéia, nos drivers + novos nem youtube da pra assistir, o PC congela, só da pra assistir se eu desativar o hardware accelereration no chrome.
Postei aqui umas páginas atrás, aconselho fortemente pra quem tem rx6000 usar driver 22.5.1 pra baixo. Usa aí o 22.2.2 ou 21.Q4 , testei eles aqui e funcionam bem, e pra qualquer game que use dx9 ou dx11 usa o DXVK async ( inclusive descobri quem dependendo do game o resizable bar da ganho de performance no dxvk tbm !) (...) mostrei como baixar e configurar certinho, basicamente é jogar o DLL ( da api do jogo) na pasta que tem o executavel do jogo, e criar um arquivo no bloco de notas e colocar os comandos dxvk.enableAsync = true , e dxvk.numAsyncThreads = qtd de threads do deu cpu q vc pretende usar pra compilar , aconselho metade, após isso nomeia esse arquivo como dxvk.conf ( muda de txt pra conf) e tbm deixa esse arquivo na pasta que tem o executavel do jogo. Aconselho tbm, vc deixar o clock min e max da placa com 100mhz de diferença la no wattman ( ex: 2500 - 2600mhz).
Tem muito o que fazer não. É FSR 1.0 ou 2.0 quando tiver, talvez modar o DLSS em certos jogos, que é melhor que nada, ou mexer na barrinha de render resolution do jogo, se tiver, mas essa última é um upscaling mais cru, então via ficar bem mais borrado do que usar FSR ou DLSS.Galera, uma dúvida, comprei um monitor 1440p, antes usava um 1080p. A rx580 coitada, sofre. Tem alguma tecnologia da AMD ou alguma configuração que posso fazer (jogar em 1080p + alguma coisa) para não ter um desempenho tão sofrível em alguns jogos? A meta é comprar uma 4070 quando essa sair.
Eu não manjo muito das várias sopas de letrinhas de tecnologias (FSR, DLSS, etc) que ajudar no desempenho, por isso a pergunta.
E roda Crysis com RT ligado ?Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT RDNA 3 “Navi 31”.
As placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 RDNA 2 provaram que a equipe vermelha pode oferecer desempenho no mesmo nível e até mesmo exceder o da linha GeForce RTX concorrente. Cada segmento teve um aumento maciço no desempenho, mas a série Navi 21 foi onde estava a ação real, com desempenho superando até mesmo os da poderosa RTX 3090 Ti da NVIDIA.
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A AMD não apenas entregou um novo pacote de GPU para seu público de jogos, mas um pacote que foi aprimorado com uma ampla variedade de inovações arquitetônicas e de software, como tecnologia Infinity Cache, FSR e Smart Access Memory. Todos esses recursos combinados para oferecer aos usuários da Radeon uma experiência de jogo fluida e suave, enquanto desfrutam de todos os benefícios que os jogos modernos têm a oferecer, como Ray Tracing, DirectX 12 Ultimate e tecnologias de upscalers visuais.
Também devemos esperar coisas semelhantes com o carro-chefe da próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada no novo núcleo de GPU RDNA 3 que deve estrear na próxima geração de placas gráficas da série Radeon RX 7000.
GPU AMD Navi 31 'Plum Bonito' - A próxima geração RDNA 3 Powerhouse
No topo da linha RDNA 3 SKU está a GPU Navi 31. Embora haja um chip ainda mais rápido em andamento que deve estrear no próximo ano , diz-se que o carro-chefe de 2022 será baseado na GPU Navi 31. As GPUs AMD RDNA 3 farão parte da família 'GFX11' e a principal GPU Navi 31 tem o codinome interno 'Plum Bonito' enquanto a principal RDNA 2, a GPU Navi 21, era conhecida internamente como 'Sienna Cichlid'. A AMD gostou bastante de usar nomes de peixes como seus codinomes internos para a linha de GPUs para jogos e espera-se que isso continue com a linha RDNA 3.
A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:
- Nó de Processo de 5 nm
- Embalagem Chiplet Avançada
- Unidade de computação rearquitetada
- Pipeline Gráfico Otimizado
- Cache infinito AMD de última geração
- >50% Perf/Watt vs RDNA 2
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Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.
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A AMD fará a rearquitetura das unidades de computação no RDNA 3 para oferecer recursos aprimorados de rastreamento de raios. Embora não haja menção de quais são esses recursos se tivéssemos de adivinhar, diríamos que definitivamente está falando sobre desempenho e um conjunto de recursos avançados no núcleo da GPU RDNA 3 para placas gráficas Radeon RX 7000.
A série Radeon RX 6000 com GPU RDNA 2 da AMD foi a primeira a apresentar recursos de raytracing no campo vermelho. Eles estavam uma geração atrás da NVIDIA, que introduziu suas primeiras GPUs raytracing dois anos antes na arquitetura gráfica Turing e a ajustou ainda mais para oferecer melhor desempenho na segunda geração no Ampere. Com a Radeon RX 7000 com GPU RDNA 3 pronta para lançamento ainda este ano, podemos esperar que a AMD ofereça um salto semelhante no desempenho ou até mesmo exceda os recursos de rastreamento de raios da Ampere. Mas o verdadeiro desafio à frente seria rivalizar com os núcleos 3rd Gen RT (Raytracing) da NVIDIA, que devem estrear na série GeForce RTX 40 com tecnologia Ada Lovelace.
Além do raytracing, a AMD também adicionará um pipeline de gráficos otimizados para GPUs RDNA 3 que permitirá velocidades de clock ainda mais altas do que as GPUs RDNA 2. As placas AMD Radeon RX 6000 já rodam perto de 3 GHz, portanto, com um nó de processo de 5 nm aprimorado, podemos esperar que a AMD ultrapasse o limite de clock de 3 GHz. Isso é essencial para a AMD, pois seu concorrente também não está se segurando com os rumores da série RTX 40 também sugerindo velocidades de clock de até 3 GHz utilizando o 4N mais eficiente (nó de processo de 5nm otimizado).
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Além disso, a AMD também aproveitará os recursos avançados de GPU de sua arquitetura gráfica RDNA 3 para fornecer um ecossistema de software mais rico, como suporte para AV1 e novas instruções WMMA , que permitirão o aprendizado de IA por meio da assistência de blocos de hardware dedicados. Espera-se que a empresa estreie sua TECNOLOGIA fsr 3.0 de última geração com GPUs RDNA 3 , que abordará o conjunto de recursos DLSS assistido por IA da NVIDIA.
As GPUs também estarão entre as primeiras a atualizar o novo protocolo PCIe Gen 5.0 , permitindo taxas de transferência de até 128 GB/s. Este será um passo crucial para aprimorar o recurso Smart Access Memory e também impulsionar o caminho para o SAS (Smart Access Storage) , que é um novo recurso projetado em conformidade com a API de armazenamento direto da Microsoft para fornecer tempos de carregamento mais rápidos e melhor streaming de textura em -jogos. Recursos de exibição como DP 2.0 e HDMI 2.1 também estarão presentes nas novas placas gráficas.
GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:
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Especificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7800 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm. A Radeon RX 7800 XT será um SKU ligeiramente reduzido, semelhante ao RX 6800 XT.
De acordo com as informações mais recentesi , a GPU AMD Navi 31 reduzida com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 42 WGPs. Isso fornecerá um total de 10.752 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,3x nos núcleos em comparação com os 4608 SPs apresentados na GPU Navi 21 XT no RX 6800 XT. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.
- AMD Radeon RX 7800 XT: 10752 núcleos, barramento de 320 bits, cache infinito de 80-160 MB, matriz de 2 GPUs de 308 mm @ 5 nm
- AMD Radeon RX 6800 XT : 4608 núcleos, barramento de 256 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de 2 GPUs de 520 mm @ 7 nm
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A GPU Navi 31 XT também carregará 5 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 320 bits . Podemos esperar que a placa tenha 20 GB de memória GDDR6 (Samsung) já que a RX 6800 XT já apresentava 16 GB de memória. A AMD tinha uma clara liderança em capacidade de memória sobre o RTX 3080 e eles gostariam de manter essa liderança no futuro com mais de 16 GB de capacidade nas placas de última geração.
Enquanto isso equivale a 80 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stack em andamento que foi apontada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 160 MB de cache. Este é um aumento de 25% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.
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Agora, isso resultará em maior consumo de energia e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer. A AMD Radeon RX 6950 XT já possui um TBP de 335W, portanto, para um ganho de desempenho >2x. Espera-se que as placas mantenham sua entrada de plugue duplo de 8 pinos para alimentação e apresentem um design atualizado de refrigeração com três ventoinhas que é um pouco mais alto do que o atualmente em uso.
Desempenho da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
Quanto ao desempenho dessas GPUs monstruosas, só podemos usar números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos dos números de computação teóricos esperados, o desempenho terá um ganho de 2,3x em relação ao cartões existentes. Este é um grande salto
Com base em uma velocidade de clock teórica de 3,0 GHz, você obtém até 65 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 5,3 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.
- AMD Radeon RX 7900 XT: ~75,00 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
- AMD Radeon RX 7800 XT: ~64,50 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
- AMD Radeon RX 6950 XT: 23,80 TFLOPs (FP32) (2324 MHz Boost Clock)
- AMD Radeon RX 6900 XT: 23,04 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
- AMD Radeon RX 6800 XT: 20,74 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
- AMD Radeon RX 6800: 16,17 TFLOPs (FP32) (2105 MHz Boost clock)
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Isso representará um aumento de desempenho de computação de 2x para cada placa gráfica em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração os novos recursos de arquitetura que devem trazer grandes melhorias também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho dos jogos, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. Um ganho de 3,25x sobre o RX 6800 XT seria enorme para a AMD e definitivamente será necessário se eles quiserem lidar com a série Geforce RTX 40 da NVIDIA.
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Os jogadores devem esperar que os jogos 4K fluidos sejam suaves nessas placas gráficas e com o conjunto FidelityFX oferecendo suporte FSR, SAS e SAM de última geração, podemos até ver 60 FPS jogáveis na resolução 8K.
Especificações "preliminares" dos SKUs da GPU AMD Navi 31:
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Preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 se concentrarão primeiro nas variantes de ponta com as GPUs Navi 31, Navi 32 e Navi 33. Rumores anteriores mencionaram que o Navi 33 seria seguido pelo Navi 31 e, em seguida, pelas placas gráficas baseadas em GPU Navi 32, mas o vazador havia apontado anteriormente que esses planos não eram mais aplicáveis. Não sabemos quais GPUs chegarão ao mercado primeiro, mas a AMD provavelmente revelará suas variantes Navi 33 e Navi 31 primeiro. Quanto ao lançamento, os cartões são esperados no final de outubro ou meados de novembro, o que significa um lançamento no quarto trimestre de 2022.
Este será um período de tempo semelhante ao das GPUs de desktop AMD Ryzen 7000 Zen 4 que também serão lancçadas em outono de 2022 . Além disso, a NVIDIA também está visando um lançamento no quarto trimestre de 2022 e isso não é tudo, até mesmo a Intel está planejando umlançamento no quarto trimestre de 2022 para sua própria família de CPUs Raptor Lake de 13th geração.
50% de desempenho é pq tão confiando mto na parada. Bora ver como será.Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT RDNA 3 “Navi 31”.
As placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 RDNA 2 provaram que a equipe vermelha pode oferecer desempenho no mesmo nível e até mesmo exceder o da linha GeForce RTX concorrente. Cada segmento teve um aumento maciço no desempenho, mas a série Navi 21 foi onde estava a ação real, com desempenho superando até mesmo os da poderosa RTX 3090 Ti da NVIDIA.
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A AMD não apenas entregou um novo pacote de GPU para seu público de jogos, mas um pacote que foi aprimorado com uma ampla variedade de inovações arquitetônicas e de software, como tecnologia Infinity Cache, FSR e Smart Access Memory. Todos esses recursos combinados para oferecer aos usuários da Radeon uma experiência de jogo fluida e suave, enquanto desfrutam de todos os benefícios que os jogos modernos têm a oferecer, como Ray Tracing, DirectX 12 Ultimate e tecnologias de upscalers visuais.
Também devemos esperar coisas semelhantes com o carro-chefe da próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada no novo núcleo de GPU RDNA 3 que deve estrear na próxima geração de placas gráficas da série Radeon RX 7000.
GPU AMD Navi 31 'Plum Bonito' - A próxima geração RDNA 3 Powerhouse
No topo da linha RDNA 3 SKU está a GPU Navi 31. Embora haja um chip ainda mais rápido em andamento que deve estrear no próximo ano , diz-se que o carro-chefe de 2022 será baseado na GPU Navi 31. As GPUs AMD RDNA 3 farão parte da família 'GFX11' e a principal GPU Navi 31 tem o codinome interno 'Plum Bonito' enquanto a principal RDNA 2, a GPU Navi 21, era conhecida internamente como 'Sienna Cichlid'. A AMD gostou bastante de usar nomes de peixes como seus codinomes internos para a linha de GPUs para jogos e espera-se que isso continue com a linha RDNA 3.
A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:
- Nó de Processo de 5 nm
- Embalagem Chiplet Avançada
- Unidade de computação rearquitetada
- Pipeline Gráfico Otimizado
- Cache infinito AMD de última geração
- >50% Perf/Watt vs RDNA 2
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Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.
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A AMD fará a rearquitetura das unidades de computação no RDNA 3 para oferecer recursos aprimorados de rastreamento de raios. Embora não haja menção de quais são esses recursos se tivéssemos de adivinhar, diríamos que definitivamente está falando sobre desempenho e um conjunto de recursos avançados no núcleo da GPU RDNA 3 para placas gráficas Radeon RX 7000.
A série Radeon RX 6000 com GPU RDNA 2 da AMD foi a primeira a apresentar recursos de raytracing no campo vermelho. Eles estavam uma geração atrás da NVIDIA, que introduziu suas primeiras GPUs raytracing dois anos antes na arquitetura gráfica Turing e a ajustou ainda mais para oferecer melhor desempenho na segunda geração no Ampere. Com a Radeon RX 7000 com GPU RDNA 3 pronta para lançamento ainda este ano, podemos esperar que a AMD ofereça um salto semelhante no desempenho ou até mesmo exceda os recursos de rastreamento de raios da Ampere. Mas o verdadeiro desafio à frente seria rivalizar com os núcleos 3rd Gen RT (Raytracing) da NVIDIA, que devem estrear na série GeForce RTX 40 com tecnologia Ada Lovelace.
Além do raytracing, a AMD também adicionará um pipeline de gráficos otimizados para GPUs RDNA 3 que permitirá velocidades de clock ainda mais altas do que as GPUs RDNA 2. As placas AMD Radeon RX 6000 já rodam perto de 3 GHz, portanto, com um nó de processo de 5 nm aprimorado, podemos esperar que a AMD ultrapasse o limite de clock de 3 GHz. Isso é essencial para a AMD, pois seu concorrente também não está se segurando com os rumores da série RTX 40 também sugerindo velocidades de clock de até 3 GHz utilizando o 4N mais eficiente (nó de processo de 5nm otimizado).
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Além disso, a AMD também aproveitará os recursos avançados de GPU de sua arquitetura gráfica RDNA 3 para fornecer um ecossistema de software mais rico, como suporte para AV1 e novas instruções WMMA , que permitirão o aprendizado de IA por meio da assistência de blocos de hardware dedicados. Espera-se que a empresa estreie sua TECNOLOGIA fsr 3.0 de última geração com GPUs RDNA 3 , que abordará o conjunto de recursos DLSS assistido por IA da NVIDIA.
As GPUs também estarão entre as primeiras a atualizar o novo protocolo PCIe Gen 5.0 , permitindo taxas de transferência de até 128 GB/s. Este será um passo crucial para aprimorar o recurso Smart Access Memory e também impulsionar o caminho para o SAS (Smart Access Storage) , que é um novo recurso projetado em conformidade com a API de armazenamento direto da Microsoft para fornecer tempos de carregamento mais rápidos e melhor streaming de textura em -jogos. Recursos de exibição como DP 2.0 e HDMI 2.1 também estarão presentes nas novas placas gráficas.
GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:
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Especificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7800 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm. A Radeon RX 7800 XT será um SKU ligeiramente reduzido, semelhante ao RX 6800 XT.
De acordo com as informações mais recentesi , a GPU AMD Navi 31 reduzida com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 42 WGPs. Isso fornecerá um total de 10.752 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,3x nos núcleos em comparação com os 4608 SPs apresentados na GPU Navi 21 XT no RX 6800 XT. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.
- AMD Radeon RX 7800 XT: 10752 núcleos, barramento de 320 bits, cache infinito de 80-160 MB, matriz de 2 GPUs de 308 mm @ 5 nm
- AMD Radeon RX 6800 XT : 4608 núcleos, barramento de 256 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de 2 GPUs de 520 mm @ 7 nm
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A GPU Navi 31 XT também carregará 5 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 320 bits . Podemos esperar que a placa tenha 20 GB de memória GDDR6 (Samsung) já que a RX 6800 XT já apresentava 16 GB de memória. A AMD tinha uma clara liderança em capacidade de memória sobre o RTX 3080 e eles gostariam de manter essa liderança no futuro com mais de 16 GB de capacidade nas placas de última geração.
Enquanto isso equivale a 80 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stack em andamento que foi apontada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 160 MB de cache. Este é um aumento de 25% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.
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Agora, isso resultará em maior consumo de energia e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer. A AMD Radeon RX 6950 XT já possui um TBP de 335W, portanto, para um ganho de desempenho >2x. Espera-se que as placas mantenham sua entrada de plugue duplo de 8 pinos para alimentação e apresentem um design atualizado de refrigeração com três ventoinhas que é um pouco mais alto do que o atualmente em uso.
Desempenho da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
Quanto ao desempenho dessas GPUs monstruosas, só podemos usar números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos dos números de computação teóricos esperados, o desempenho terá um ganho de 2,3x em relação ao cartões existentes. Este é um grande salto
Com base em uma velocidade de clock teórica de 3,0 GHz, você obtém até 65 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 5,3 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.
- AMD Radeon RX 7900 XT: ~75,00 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
- AMD Radeon RX 7800 XT: ~64,50 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
- AMD Radeon RX 6950 XT: 23,80 TFLOPs (FP32) (2324 MHz Boost Clock)
- AMD Radeon RX 6900 XT: 23,04 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
- AMD Radeon RX 6800 XT: 20,74 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
- AMD Radeon RX 6800: 16,17 TFLOPs (FP32) (2105 MHz Boost clock)
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Isso representará um aumento de desempenho de computação de 2x para cada placa gráfica em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração os novos recursos de arquitetura que devem trazer grandes melhorias também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho dos jogos, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. Um ganho de 3,25x sobre o RX 6800 XT seria enorme para a AMD e definitivamente será necessário se eles quiserem lidar com a série Geforce RTX 40 da NVIDIA.
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Os jogadores devem esperar que os jogos 4K fluidos sejam suaves nessas placas gráficas e com o conjunto FidelityFX oferecendo suporte FSR, SAS e SAM de última geração, podemos até ver 60 FPS jogáveis na resolução 8K.
Especificações "preliminares" dos SKUs da GPU AMD Navi 31:
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Preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7800 XT
As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 se concentrarão primeiro nas variantes de ponta com as GPUs Navi 31, Navi 32 e Navi 33. Rumores anteriores mencionaram que o Navi 33 seria seguido pelo Navi 31 e, em seguida, pelas placas gráficas baseadas em GPU Navi 32, mas o vazador havia apontado anteriormente que esses planos não eram mais aplicáveis. Não sabemos quais GPUs chegarão ao mercado primeiro, mas a AMD provavelmente revelará suas variantes Navi 33 e Navi 31 primeiro. Quanto ao lançamento, os cartões são esperados no final de outubro ou meados de novembro, o que significa um lançamento no quarto trimestre de 2022.
Este será um período de tempo semelhante ao das GPUs de desktop AMD Ryzen 7000 Zen 4 que também serão lancçadas em outono de 2022 . Além disso, a NVIDIA também está visando um lançamento no quarto trimestre de 2022 e isso não é tudo, até mesmo a Intel está planejando umlançamento no quarto trimestre de 2022 para sua própria família de CPUs Raptor Lake de 13th geração.
E roda Crysis com RT ligado ?
Rss…
Estou bem curioso para saber o desempenho mas espero que seja perto disso!50% de desempenho é pq tão confiando mto na parada. Bora ver como será.