[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Galera vocês acham que vale pagar 4500 reais numa 6900xt Asus tuf? Usada no caso.

Qual a forma mais correta de usar o FSR?

Vou usar numa tv oled, que eu saiba já tem o freesync, tô bem distante das amd ultimamente então não manjo. Tô pensando de ficar com ela até lançar a nova geração da rtx, como tá um valor bom, boa marca acho que vale a pena.

Última edição:
Galera peguei a 6900xt tuf, qual configuração de under vocês recomendam, tô testando 2500 mhz com voltagem em 1.12v dá para melhorar? Tô usando o more power tool. Já diminuiu o consumo em watts mas como tô muito tempo afastado de amd não estou por dentro.

Qual seria as opções para ativar no painel da amd, aqui deixei antilag , aprimoramento de imagem e enchanced sync, seria isso mesmo? E na TV/monitor está o freesync ativado.

Galera peguei a 6900xt tuf, qual configuração de under vocês recomendam, tô testando 2500 mhz com voltagem em 1.12v dá para melhorar? Tô usando o more power tool. Já diminuiu o consumo em watts mas como tô muito tempo afastado de amd não estou por dentro.

Qual seria as opções para ativar no painel da amd, aqui deixei antilag , aprimoramento de imagem e enchanced sync, seria isso mesmo? E na TV/monitor está o freesync ativado.
Acho que tu consegue abaixar ainda mais essa voltagem, 1.075 por ai
Tem esse guia aqui do Igor´s Lab que explica direito mas é numa 6800 tho
Desses aprimoramentos ai o Anti-Lag acho que ta bugado ainda e pode diminuir a fluidez, e o apromoramento de imagem só é recomendando se tu joga um jogo que nativamente é borrado de resto não precisa, o Enchanced Sync pode deixar habilitado Tho.

Última edição:
Acho que tu consegue abaixar ainda mais essa voltagem, 1.075 por ai
Tem esse guia aqui do Igor´s Lab que explica direito mas é numa 6800 tho
Desses aprimoramentos ai o Anti-Lag acho que ta bugado ainda e pode diminuir a fluidez, e o apromoramento de imagem só é recomendando se tu joga um jogo que nativamente é borrado de resto não precisa, o Enchanced Sync pode deixar habilitado Tho.

Tentei 1.10 mas já congelou a imagem mas com clock em 2600, talvez vai com 2500..estou tentando tirar a máxima performance, com o menor consumo possível, na nvidia já é bem fácil fazer isso mas tô apanhando com essa amd rsrsrs o afterburner parece que entra em conflito com o software da amd, sabe como resolver isso?

Mas alguma coisa que posso adicionar ou tirar no software da amd? Eu coloquei o freesync Premium que tem na minha oled mesmo assim estou percebendo uma quebra na imagem, coisa que não percebia no gsync alguma dica?

Obrigado desde já.

Tentei 1.10 mas já congelou a imagem mas com clock em 2600, talvez vai com 2500..estou tentando tirar a máxima performance, com o menor consumo possível, na nvidia já é bem fácil fazer isso mas tô apanhando com essa amd rsrsrs o afterburner parece que entra em conflito com o software da amd, sabe como resolver isso?

Mas alguma coisa que posso adicionar ou tirar no software da amd? Eu coloquei o freesync Premium que tem na minha oled mesmo assim estou percebendo uma quebra na imagem, coisa que não percebia no gsync alguma dica?

Obrigado desde já.
Sobre o FreeSync eu não sei, mas o do conflito ali tu tem que desativar o overlay da AMD, acho que é um tal de sobreposição ou monitoramento algo assim.

AMD Software Adrenalin 22.8.2 lançado

A AMD lançou hoje os drivers beta do AMD Software Adrenalin 22.8.2. Estes vêm com otimização para o modo DirectX 12 de "Saints Row" e "The Bridge Curse: Road to Salvation". Entre os poucos problemas corrigidos com esta versão estão as predefinições VCE misturadas com o Vegas Pro em máquinas com placas gráficas da série Radeon RX 6000; DaVinci Resolve Studio 17 travando com codificador AMD em máquinas com placas gráficas da série RX 6000; um problema de oscilação de tela notado com Lost Ark; e Final Fantasy VIII Remastered falhando no lançamento.

NGySvlE.jpg

aW88qI7.jpg

Destaques

Suporte para:
  • Saints Row com DirectX 12
  • A Maldição da Ponte Estrada para a Salvação
Problemas corrigidos
  • As predefinições do VCE podem estar misturadas no VEGAS Pro com alguns produtos gráficos da AMD, como os gráficos Radeon RX 6600.
  • O DaVinci Resolve Studio 17 pode falhar usando o codificador AMD em alguns produtos gráficos da AMD, como os gráficos Radeon RX 6900 XT.
  • Ao jogar Lost Ark, a cintilação pode ocorrer de forma intermitente após alterar as configurações de exibição ou verificar as informações de caracteres com alguns produtos gráficos da AMD, como a placa de vídeo Radeon RX 6800.
  • FINAL FANTASY VIII - REMASTERED falha ao iniciar.
Problemas conhecidos
  • A gagueira pode ocorrer ao jogar Call of Duty: Warzone no mapa Caldera com alguns produtos gráficos da AMD, como a placa de vídeo Radeon RX 6900 XT.
  • Algumas gagueiras podem ocorrer ao jogar Fortnite com a API DirectX 11.
  • A Radeon Super Resolution pode não ser acionada após alterar a resolução ou as configurações de HDR em jogos como Nioh 2.
  • O menu do painel do Oculus e os controladores renderizados podem parecer saltitantes/vacilantes no Oculus Quest 2 com alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon RX 6800 XT Graphics.
  • A utilização da GPU pode ficar travada em 100% nas métricas de desempenho da Radeon após o fechamento de jogos em alguns produtos gráficos da AMD, como a Radeon 570.
  • Ao visualizar a linha do tempo no VEGAS Pro, algumas cores podem aparecer invertidas.
  • A tela pode mostrar brevemente corrupção ao alternar entre as janelas de vídeo e jogos em alguns produtos gráficos da AMD, como a Radeon RX 6700 XT.
  • A Sincronização Aprimorada pode causar uma tela preta intermitente durante o jogo e a reprodução de vídeo usando telas estendidas e alternando a Sincronização Aprimorada.

Obrigado desde já.
Enhanced Sync estava cagado há tempos e a AMD não acertava isso. Mesmo após o recente update que suspostamente corrigia, eu ainda tinha o problema. Desativa e veja se é isso.
FreeSync lembra de ativar no driver tb.. com ele nunca tive problemas.

Obrigado desde já.
A minha dica é, não use essas tecnologias que vem no driver, eu uso apenas o freesync ativo(sempre com o vsync) e o aprimoramento de imagem dependendo do jogo. De resto é só dor de cabeça sem necessidade. Uso assim desde o lançamento da 5700xt e 0 problemas.

No Adrenalin, os únicos recursos que ativo e uso são essas três: Adaptive Sync, 10 bits de cores e FRTC (costumo travar em 117, meu monitor suporta 120Hz com 10bits ou 170Hz com 8bits). O restante das opções deixo desativado. Nem sempre uso o MSI Afterburner/RTSS durante os gameplays, acho mais prático travar os FPS pelo drive mesmo. Continuo usando o driver 22.5.1 (WHQL), o que tive fluidez e estabilidade de FPS (no GTA Online, RDR 2, Death Stranding DC e Star Wars Jedi: FO).

A Loja GK Infostore desistiu de vender placas AMD tanto que se for olhar no site deles não se encontra mais placas AMD.

Diego do Adrenaline fez uma pesquisa:

A Loja GK Infostore desistiu de vender placas AMD tanto que se for olhar no site deles não se encontra mais placas AMD.

Diego do Adrenaline fez uma pesquisa:

É bom deixar claro o motivo: Drivers.

A taxa de devolução por problemas de hardware é a mesma tanto para a verdinha quanto para a vermelha, mas a quantidade de instabilidade e problemas de software do lado da AMD é muito superior ao ponto do usuário comum preferir devolver a placa que se dedicar a resolver a instabilidade. O usuário médio ou avançado ainda tenta, mas não são todos que querem quebrar a cabeça para resolver algo que não deveria existir.

Eu mesmo já tive estas placas dessas duas, nessa ordem:
(PCI->AGP) > FX5200 > 6600GT > X1650PRO > (AGP->PCIe) > HD3850 > HD5670 > GTX750 > (Tower->LowProfile) > HD7450 > R7 250E > GT1030

E adivinhem quem mais deu problema na minha mão? Nvidia. A FX5200 morreu com artefato com menos de dois anos de uso, a 6600GT dava crash nos drivers e a GTX750 depois de um ano e meio começou com artefato também, resolvia baixando o clock dela e foi assim até ser assassinada (um rato entrou no gabinete e mijou nela... sim, não leram errado). No lado da AMD a HD5670 morreu depois de 5 anos de uso e a 250E depois de 3, mas nenhuma das minhas ATi/AMD deram dor de cabeça no que se refere a software.

Como deu para perceber o máximo da nova geração que cheguei foi na Pascal/Polaris (fiquei uns quatro meses com uma RX550 LowProfile, mas passei para frente pq para meu uso ela era inferior à GT1030, mesmo tendo o dobro de VRAM), e em ambos os casos não tive/tenho nenhum problema com drivers.

Surpreendente pra mim essa informação, na série RX 5000 tive alguns problemas com drivers e até falei bastante aqui, mas na série RX 6000... Já estou com uma RX 6800XT há dois anos e é tudo muito tranquilo - Não me lembro de ter tido três problemas ao longo desse tempo; também sou um usuário avançado que o personaliza bastante.

Acredito que a qualidade dos drivers melhoraram bastante, pelo menos da série RX 6000.

Acho que a Nvidia ainda oferece um driver mais bem acabado e com mais recursos, mas os drivers da AMD estão me atendendo perfeitamente - Podem ser melhores, mas já atingiu uma qualidade bem aceitável.

O que vai decidir se me mantenho na AMD ou vou para Nvidia será o CxB e funcionalidades; neste aspecto acredito que a Nvidia poderá ser melhor, mas a AMD vem encurtando cada vez mais essas diferenças e nessa série 6000 já houve bastante progresso.

Tô com uma 570 desde o comecinho de 2020, antes disse nem lembro minha última radeon, foi só nvidia. Eu só sintia falta do DX11 e 9 melhor, principalmente pra jogos velhos, e uns bugzinhos aqui e ali. Mas, na maioria dos crashes, tela e tal, a causa ou era eu brincando de over, ajeitando timmings, undervolt instável e tal. No caso dos drivers, acontece um driver parou de responder aqui e ali, mas é raro. O que eu faço é sempre usar o último driver WHQL ou Pro, que é sempre sucesso. Agora, quem eu conheço que teve ou ainda tem as 5700 e 5700 XT, ama e odeia as placas. Ama pq pelo preço pago, a performance continua fantástica ainda hoje. Odeia pq passaram muito perrengue com os drivers, principalmente próximo do lançamento. Mas parece que no último ano melhorou legal até.

Fazer undervolt na RX 6000 você tem que subir o clock min e deixar prox ao clock max (100mhz de diferença entre os 2 é o max que da para colocar), pra conseguir ir mais longe, o undervolt na RX 6000 não usam estados e sim joga um offset do que você colocar na curva VxF inteira. EX: vc diminui de de 1150mV para 1050mV , esses -100mV vãp ir na curva toda então vamos supor que a tensão minima é 762mV para a frequencia de 700mhz ( acho que é essa), vc vai estar tirando 100mV ali também.

Resumindo , se não subir o clock min, vai instabilizar pq vai dar B.O na parte baixa da curva VxF. Eu aqui por exemplo na minha 6600xt, se deixar 700mhz min - 2814mhz max, tenho que deixar a tensão em torno de 1075mV ou 1100mV, porém se eu setar 2714mhz min ,e 2814mhz max, consigo ficar estável em 1010mV.

No caso do more power tool, ele reduz a Max voltage. é que quando passa de um certo clock os drivers simplesmente ignoram o que você setou e colocam a tensão max.

Última edição:
Fazer undervolt na RX 6000 você tem que subir o clock min e deixar prox ao clock max (100mhz de diferença entre os 2 é o max que da para colocar), pra conseguir ir mais longe, o undervolt na RX 6000 não usam estados e sim joga um offset do que você colocar na curva VxF inteira. EX: vc diminui de de 1150mV para 1050mV , esses -100mV vãp ir na curva toda então vamos supor que a tensão minima é 762mV para a frequencia de 700mhz ( acho que é essa), vc vai estar tirando 100mV ali também.

Resumindo , se não subir o clock min, vai instabilizar pq vai dar B.O na parte baixa da curva VxF. Eu aqui por exemplo na minha 6600xt, se deixar 700mhz min - 2814mhz max, tenho que deixar a tensão em torno de 1075mV ou 1100mV, porém se eu setar 2714mhz min ,e 2814mhz max, consigo ficar estável em 1010mV.

No caso do more power tool, ele reduz a Max voltage. é que quando passa de um certo clock os drivers simplesmente ignoram o que você setou e colocam a tensão max.
Vou ter que aprender a fazer isso nas 6000. Tô acostumado demais com uv e over na polaris.

Vou ter que aprender a fazer isso nas 6000. Tô acostumado demais com uv e over na polaris.
eu achei bem tranquilo depois que descobri que era uma curva, e tá mais fácil pegar instabilidade, quando o radeon settings começar a crashar do nada é pq ta instável, só subir uns 20mV e ser feliz. É interessante também setar no MSI afterburner pra aparecer o power, pra ficar de olho quando bate no teto dele, tem gente que acha que ficou instavel pq perdeu score no benchmark, por´[em é so o power limit q ta batendo no teto sem parar ai rola o clock stretching.

É bom deixar claro o motivo: Drivers.

A taxa de devolução por problemas de hardware é a mesma tanto para a verdinha quanto para a vermelha, mas a quantidade de instabilidade e problemas de software do lado da AMD é muito superior ao ponto do usuário comum preferir devolver a placa que se dedicar a resolver a instabilidade. O usuário médio ou avançado ainda tenta, mas não são todos que querem quebrar a cabeça para resolver algo que não deveria existir.

Eu mesmo já tive estas placas dessas duas, nessa ordem:
(PCI->AGP) > FX5200 > 6600GT > X1650PRO > (AGP->PCIe) > HD3850 > HD5670 > GTX750 > (Tower->LowProfile) > HD7450 > R7 250E > GT1030

E adivinhem quem mais deu problema na minha mão? Nvidia. A FX5200 morreu com artefato com menos de dois anos de uso, a 6600GT dava crash nos drivers e a GTX750 depois de um ano e meio começou com artefato também, resolvia baixando o clock dela e foi assim até ser assassinada (um rato entrou no gabinete e mijou nela... sim, não leram errado). No lado da AMD a HD5670 morreu depois de 5 anos de uso e a 250E depois de 3, mas nenhuma das minhas ATi/AMD deram dor de cabeça no que se refere a software.

Como deu para perceber o máximo da nova geração que cheguei foi na Pascal/Polaris (fiquei uns quatro meses com uma RX550 LowProfile, mas passei para frente pq para meu uso ela era inferior à GT1030, mesmo tendo o dobro de VRAM), e em ambos os casos não tive/tenho nenhum problema com drivers.
Nunca tive problemas de driver (instabilidades) com nenhuma das duas marcas, mas a única vez que o driver falhou na minha mão foi catastrófico.
Tinha um Alienware M18X R2 com SLI de 680M (baita máquina portátil com CUDA, na época que precisei usar) e simplesmente o driver novo DESLIGOU as ventoinhas. O cabo SLI, que passava por cima das placas, derreteu e matou minha máquina. Já estava fora de garantia, não consegui nada nem com a Dell, nem com a nVidia. Vendi o que deu.

:pepe:

eu tinha comentado umas páginas atrás que nos drivers mais novos eu não tava conseguindo ver youtube pq ficava congelando o PC, porém descobri a razão. É um bug no driver da AMD, eu todo driver vou la nas opções e coloco o VSYNC em always OFF. isso que tava causando essas congeladas, aparentemente qnd desativa isso nos drivers novos os video player etc ficam tudo sem CAP de fps, aí vão ao infinito e faz o PC semi congelar etc..., se deixar na opção padrão que vem ou nas outras duas sem ser always off , funciona de boa os drivers novos.

Bom, vai aqui o meu relato de quem já teve AMD e nVidia. Fui pelo lado que EU achei ser o melhor Custo X Beneficio, pois não ganho NADA para comprar nenhuma das marcas. Alguns anos atrás comprei uma GTX 970, fiquei com ela diversos anos e TUDO funcionou perfeito...até que eu quis trocar a placa e comprei uma 6600 XT.

Quase 1 ano já com a placa e para os jogos que eu jogo, ZERO problema. rFactor 2, Assetto Corsa Competizione, iRacing...tudo na mais perfeita ordem, tanto nos jogos quanto no Windows e até mesmo na mineração. Recentemente comprei mais uma pro meu filho, que joga esses jogos e alguns outros e adivinhem? ZERO problema.

O que a gente fez? Nada, instalamos os drivers e rodamos os jogos.

Talvez vá muito de cada uma necessidade, mas para os meus jogos, o Custo x Beneficio da 6600 XT foi muito melhor que a concorrente. Mas se daqui a alguns anos, na hora da troca tiver uma outra situação, não tenham dúvidas que vou pra outra marca!

Bom, vai aqui o meu relato de quem já teve AMD e nVidia. Fui pelo lado que EU achei ser o melhor Custo X Beneficio, pois não ganho NADA para comprar nenhuma das marcas. Alguns anos atrás comprei uma GTX 970, fiquei com ela diversos anos e TUDO funcionou perfeito...até que eu quis trocar a placa e comprei uma 6600 XT.

Quase 1 ano já com a placa e para os jogos que eu jogo, ZERO problema. rFactor 2, Assetto Corsa Competizione, iRacing...tudo na mais perfeita ordem, tanto nos jogos quanto no Windows e até mesmo na mineração. Recentemente comprei mais uma pro meu filho, que joga esses jogos e alguns outros e adivinhem? ZERO problema.

O que a gente fez? Nada, instalamos os drivers e rodamos os jogos.

Talvez vá muito de cada uma necessidade, mas para os meus jogos, o Custo x Beneficio da 6600 XT foi muito melhor que a concorrente. Mas se daqui a alguns anos, na hora da troca tiver uma outra situação, não tenham dúvidas que vou pra outra marca!
Geralmente os bugs é para quem usa alguma função do driver ( enhanced sync, freesync ( alguma incompatibilidade com monitor da pessoa), etc), ou a pessoa tem 2 monitores o que aumenta a chance de dar algum tipo de bug, fora também que tem relatos de nos ryzens o FCLK, ram em alta frequência, acabar dando alguma instabilidade também com placas RDNA. Ve o meu caso, se eu tivesse só instalado o driver e não mexido em nada, eu não teria enfrentado esse bug, que no mais é ridículo, parece até que a AMD não testou, essa opção no driver de desativar o vsync completamente já existe há anos ( tanto em placa AMD, qnt em nvidia).

Geralmente os bugs é para quem usa alguma função do driver ( enhanced sync, freesync ( alguma incompatibilidade com monitor da pessoa), etc), ou a pessoa tem 2 monitores o que aumenta a chance de dar algum tipo de bug, fora também que tem relatos de nos ryzens o FCLK, ram em alta frequência, acabar dando alguma instabilidade também com placas RDNA. Ve o meu caso, se eu tivesse só instalado o driver e não mexido em nada, eu não teria enfrentado esse bug, que no mais é ridículo, parece até que a AMD não testou, essa opção no driver de desativar o vsync completamente já existe há anos ( tanto em placa AMD, qnt em nvidia).
Apenas dando o relato, porque assim como existem situações problemáticas, existem as situações que funcionam 100%. O meu monitor é simples, Full HD 60 Hz. O meu filho já usa dois monitores...um desses mais modernos, 144 Hz e outro normal. Eu tenho um 5600X e ele um 3600. Apenas instalamos e tudo OK.

Muitas dessas situações que tudo funciona bem, as pessoas não acessam o fórum pra dizer: Olha aqui esta beleza. Geralmente o pessoal vem pra procurar ajuda com algum problema.

Edit: Ainda esqueci de mencionar uma situação: Tanto para gravação quanto para transmissão de lives, tudo funcionando beleza.

Resumindo, eu tinha uma 970 que funcionou SHOW por alguns anos e troquei para uma 6600 XT e continuou funcionando SHOW.

Última edição:
Apenas dando o relato, porque assim como existem situações problemáticas, existem as situações que funcionam 100%. O meu monitor é simples, Full HD 60 Hz. O meu filho já usa dois monitores...um desses mais modernos, 144 Hz e outro normal. Eu tenho um 5600X e ele um 3600. Apenas instalamos e tudo OK.

Muitas dessas situações que tudo funciona bem, as pessoas não acessam o fórum pra dizer: Olha aqui esta beleza. Geralmente o pessoal vem pra procurar ajuda com algum problema.

Edit: Ainda esqueci de mencionar uma situação: Tanto para gravação quanto para transmissão de lives, tudo funcionando beleza.

Resumindo, eu tinha uma 970 que funcionou SHOW por alguns anos e troquei para uma 6600 XT e continuou funcionando SHOW.
Eu utilizei por 4 anos uma rx580 antes dessa 6600xt, 0 problemas tbm. Mas não se pode negar que existem bugs na série 6000, e questão de CxB não tem nem o que falar, minha 6600xt com undervolt+ over tá pegando 85 fps no bench do HZD em 1440p, colando na 3060ti q faz em torno de 90-92fps.

A grande maioria do mercado é leiga, o cara vai lá compra uma Radeon pra streamar no seu canal de 10 inscritos, não sabe usar OBS, se depara com aquele software de streaming horrendo do driver da AMD, daí vai editar um vídeo pra esse mesmo canal e se depara com a falta de suporte, fora o stuttering em DX11, Wattman trollando, problemas pra acordar da suspensão e outras coisinhas pequenas. A placa não é problemática pra gente que tá habituado, mas pro cara cru de info pode ser um pesadelo.

Surpreendente pra mim essa informação, na série RX 5000 tive alguns problemas com drivers e até falei bastante aqui, mas na série RX 6000... Já estou com uma RX 6800XT há dois anos e é tudo muito tranquilo - Não me lembro de ter tido três problemas ao longo desse tempo; também sou um usuário avançado que o personaliza bastante.

Acredito que a qualidade dos drivers melhoraram bastante, pelo menos da série RX 6000.

Acho que a Nvidia ainda oferece um driver mais bem acabado e com mais recursos, mas os drivers da AMD estão me atendendo perfeitamente - Podem ser melhores, mas já atingiu uma qualidade bem aceitável.

O que vai decidir se me mantenho na AMD ou vou para Nvidia será o CxB e funcionalidades; neste aspecto acredito que a Nvidia poderá ser melhor, mas a AMD vem encurtando cada vez mais essas diferenças e nessa série 6000 já houve bastante progresso.

Nvidia não oferece recurso algum em seus Drivers...

AMD Radeon RX 7000 com GPUs RDNA 3 sugeridas, chegando mais tarde com enorme melhoria no desempenho de jogos.​

RQ71tWA.jpg

AMD mostra a próxima geração da série Radeon RX 7000 com arquitetura de GPU RDNA 3​

O teaser mostrado pela AMD nos dá uma olhada na placa gráfica que possui o núcleo da GPU RDNA 3. Este pode ser um dos designs emblemáticos da linha e também parece ser um pouco mais espesso do que as placas atuais, como a RX 6950 XT. A cobertura se parece muito com o design de referência usado pelas placas atuais e também podemos ver uma sugestão de iluminação RGB na frente da placa.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

• Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache infinito AMD de última geração
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2
tzd0aOf.png

Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.

JPXzjW8.png

Configuração da GPU AMD Navi 31 "Plum Bonito"​

A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7900 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm.

• AMD Navi 31: 12288 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 192 MB, matriz de GPU de 308 mm2 @ 5nm
  • AMD Navi 21 : 5120 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de GPU de 520 mm2 @ 7 nm
De acordo com as informações mais recentes , a GPU AMD Navi 31 com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 48 WGPs, 12 SAs e 6 SEs. Isso fornecerá um total de 12.288 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,4x nos núcleos em comparação com os 5120 SPs apresentados na GPU Navi 21. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.

O8xJ4xt.png

A GPU Navi 31 também carregará 6 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 384 bits. Embora isso seja igual a 96 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stack em andamento que foi apontada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 192 MB de cache. Este é um aumento de 50% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.

A saída informa que havia um pacote MCD de 288 MB (16 MB 0-Hi + 16 MB 1-Hi + 16 MB 2-Hi) ainda maior planejado, mas que foi descartado devido a razões de custo-benefício. Também há conversas sobre uma variante reduzida da GPU Navi 31 que contará com 42 WGPs ou 10.752 núcleos e 5 MCDs para 80 MB Infinity Cache em uma interface de barramento de 320 bits.

Agora, isso resultará em maior consumo de energia e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer. A AMD Radeon RX 6950 XT já possui um TBP de 335W, portanto, para um ganho de desempenho >2x. Espera-se que as placas mantenham sua entrada de plugue duplo de 8 pinos para alimentação e apresentem um design atualizado de refrigeração com três ventoinhas que é um pouco mais alto do que o atualmente em uso.

Configuração da GPU AMD Navi 32 "Wheat Nas"​

A GPU AMD Navi 32 com o codinome "Wheat Nas" também é uma das duas GPUs MCM apresentadas na linha RDNA 3. A GPU contará com um único GCD (Graphics Compute Dies) e quatro MCDs (Multi-Cache Die). Diz-se que a GPU ou GCD mede 200 mm 2 enquanto cada MCD manterá o mesmo tamanho em 37,5 mm 2 .

• AMD Navi 32: 7680 núcleos, barramento de 256 bits, cache infinito de 64 MB, matriz de GPU de 200 mm2 @ 5 nm
  • AMD Navi 22: 2560 núcleos, barramento de 192 bits, cache infinito de 96 MB, matriz de GPU de 335 mm2 @ 7 nm

Zrh0tCb.png

O GCD será equipado com 3 Shader Engines e cada Shader Engine terá 6 Shader Arrays (18 no total). A GPU contará com um total de 30 WGP ou 60 unidades de computação para um total de 7680 núcleos. Isso arredonda até > 50% mais núcleos do que o carro-chefe Navi 31.

Cada MCD também deve apresentar 2 links de conexão de memória (32 bits). Isso é um total de 8 controladores de memória de 32 bits para uma interface de barramento de 256 bits. Cada MCD manterá a capacidade de 16 MB 0-Hi, mas não parece haver nenhuma variante 1-Hi, o que significa que o chip terá apenas 64 MB de configurações máximas. Diz-se que a GPU Navi 32 será lançada em 2023 e será o chip mais alto para celular e chip de camada intermediária para desktops. A GPU seria lançada pela primeira vez no segmento móvel e poderia ser anunciada na CES 2023, o que faz todo o sentido, pois teremos laptops Phoenix Range e Dragon Range com núcleos Zen 4 prontos até então.

Configuração de GPU AMD Navi 32 "Hotpink Bonefish"​

A GPU AMD Navi 33 com o codinome "Hotpink Bonefish" iniciará o segmento monolítico dentro da família RDNA 3. A GPU contará com um único die. A matriz é muito semelhante à principal GPU Navi 21 e espera-se que utilize um nó de processo de 6 nm para fabricação com um tamanho de matriz de 203 mm 2 .

• AMD Navi 33: 4096 núcleos, barramento de 128 bits, cache infinito de 32 MB, matriz de GPU de 335 mm2 @ 6 nm
  • AMD Navi 23: 2048 núcleos, barramento de 128 bits, cache infinito de 32 MB, matriz de GPU de 237 mm2 @ 7 nm

G0WkYYb.png

Espera-se que o Navi 33 GCD tenha 2 Shader Engines e cada Shader Engine tenha 2 Shader Arrays (2 por SE / 4 no total). Isso arredonda para 16 WGPs ou 32 unidades de computação para um total de 4096 núcleos, que é maior que a GPU Radeon RX 6800 "Navi 21 XL". A GPU virá com 32 MB de Infinity Cache, a mesma quantidade que a GPU Navi 23, e em um barramento de 128 bits. Assim como as GPUs Navi 32, os chips Navi 33 serão focados primeiro na linha móvel com desempenho gráfico inicial, colocando-os à frente da linha Intel Arc Alchemist por menos da metade do custo e consumindo menos energia.

Espera-se que a linha de GPU AMD Radeon RX 7000 "RDNA 3" baseada nas GPUs Nav 3x seja lançada ainda este ano, com relatórios colocando o principal lançamento do Navi 31 primeiro, seguido pelas GPUs Navi 32 e Navi 33.

Users who are viewing this thread

Voltar