[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Já fizeram uma caralhada de patchs desde o lançamento, deve ter melhorado a situaçao, ainda mais que tem que lançar a dlc ano que vem.
Só aguardando o FSR2.1+ CPU nova pra jogar dnv.

Como havia dito, apesar de preferir jogos de mundo aberto, não curto a câmera em 1ª pessoa (apesar de ser favorável que essa câmera esteja disponível em jogos com a câmera em terceira pessoa, como TES V Skyrim, Fallout 4, GTA V e RDR 2 em que você pode escolher e/ou alternar entre 1ª e 3ª, mas normalmente as produtoras preferem focar num tipo de câmera, pois deve levar tempo e ficar mais caro para poder implementar uma boa jogabilidade e animações para ambas câmeras).

Espero que saia logo a atualização do FSR e que você esteja com sua nova CPU, pra poder curtir ao máximo a experiência! :joia:
 

PCI-SIG avisa sobre risco potencial de sobrecorrente/sobrepotência com conectores 12VHPWR usando plugues adaptadores não-ATX 3.0 e adaptadores Gen 5​

Veja por que você deve obter uma fonte de alimentação compatível com ATX 3.0 com conectores apropriados Gen 5 (12VHPWR) 1

Com o lançamento da próxima geração se aproximando em breve, um dos principais componentes que os usuários desejam atualizar para seus PCs é o PSU. Isso se deve aos novos requisitos e padrões que foram estabelecidos para fornecer energia limpa e sustentada, evitando quaisquer problemas relacionados a picos transitórios e excursões de energia. Embora existam muitos fabricantes que estão agrupando conectores Gen 5 (12VHPWR) com suas PSUs existentes, eis por que é uma escolha muito melhor investir em uma PSU compatível com ATX 3.0 real.

Veja por que você deve obter uma fonte de alimentação compatível com ATX 3.0 com conectores apropriados de 5ª geração (12VHPWR)​

Os fabricantes de PSU estão se preparando para um grande lançamento de seus novos designs ATX 3.0, mas também existem alguns fabricantes que estão agrupando seus PSUs ATX 2.0 existentes com conectores Gen 5. Como esperado, as próximas placas gráficas vão consumir muita energia e exigirão até 600 Watts de potência.

O que é o conector 12VHPWR?

O conector de alimentação auxiliar de 12VHPWR foi projetado para fornecer até 600 watts diretamente para placas complementares PCIe*. Este conector de alimentação não é compatível com os conectores de alimentação auxiliares 2x3 ou 2x4 existentes. Os pinos de alimentação do conector 12VHPWR têm um espaçamento de 3,0 mm, enquanto os contatos em um conector 2x3 e 2x1 estão em um passo maior de 4,2 mm. O conector de alimentação auxiliar de 12VHPWR inclui doze contatos grandes para transportar a alimentação e quatro contatos menores abaixo para transportar os sinais de banda lateral.


Especificações do conector ATX 3.0 12VHPWR


Os requisitos de desempenho do conector são os seguintes:

  • Classificação de corrente do pino de alimentação: (excluindo contatos de banda lateral) 9,2 A por pino/posição com um limite de 30 °C T-Rise acima das condições de temperatura ambiente em =12 VDC com todos os doze contatos energizados. O corpo do conector deve exibir uma etiqueta ou caractere H+ em relevo para indicar suporte de 9,2 A/pin ou superior. Consulte o posicionamento aproximado do marcador no cabeçalho da placa de circuito impresso de ângulo reto 12VHPWR (R/A).

ATX 3.0 Gen 5 vs ATX 2.0 Gen 5, Qual é a Diferença?

Para atingir seu requisito de energia de 600 W, as placas gráficas serão equipadas com um único conector PCIe Gen 5 (12VHPWR) ou três conectores de 8 pinos. Se você estiver usando uma PSU ATX 2.0 existente, a única opção que você tem é usar um adaptador Gen 5 ou três conectores de 8 pinos para inicializar sua placa. No caso de uma PSU ATX 3.0 com um plugue Gen 5 vindo da unidade principal, você não precisa se preocupar com nenhum adaptador, pois seria uma conexão direta da PSU com a placa gráfica.



Agora, a maioria dos fabricantes disse que usar um adaptador padrão de 8 pinos para 12VHPWR deve funcionar bem, mas de acordo com o PCI-SIG, esse não é o caso. Como você vê, o conector 12VHPWR Gen 5 foi projetado para sustentar uma carga de até 600W, enquanto um conector de 8 pinos foi projetado para sustentar uma carga máxima de 150W. E é aqui que surge o risco de segurança.

A seguir está o PCI-SIG encaminhado por e-mail sobre os riscos de segurança associados ao uso de PSUs Gen 5 não compatíveis com ATX 3.0:

Prezado membro do PCI-SIG,
Informamos que a PCI-SIG tomou conhecimento de que algumas implementações dos conectores e montagens 12VHPWR demonstraram variação térmica, o que pode resultar em problemas de segurança sob certas condições. Embora as especificações PCI-SIG forneçam as informações necessárias para a interoperabilidade, elas não tentam abranger todos os aspectos do projeto adequado, contando com vários métodos mais conhecidos do setor e práticas de projeto padrão. Como os grupos de trabalho PCI-SIG incluem muitos especialistas experientes na área de conectores e design de sistemas, eles analisarão as informações disponíveis sobre esse problema do setor e ajudarão em qualquer resolução na medida em que for apropriado.
À medida que surgem mais detalhes, o PCI-SIG pode fornecer mais atualizações. Enquanto isso, recomendamos que os membros trabalhem em estreita colaboração com seus fornecedores de conectores e exerçam a devida diligência no uso de conexões de alta potência, principalmente onde possam existir preocupações de segurança.
Obrigada,


O e-mail afirma claramente que existem riscos de segurança associados aos conectores PCIe Gen 5 que apresentaram variação térmica nos testes do próprio PCI-SIG. Queríamos chegar ao fundo desse problema e descobrir o que está causando isso em primeiro lugar e o que fizemos nos resultados do teste abaixo.

Testes no mundo real mostram carga inadequadamente balanceada usando adaptadores de energia Gen 5

Portanto, para ver a variação térmica e, mais importante, a energia entre um único conector Gen 5 e um adaptador de 3x 8 pinos para Gen 5, usamos uma PSU Gen 5 existente de um fabricante líder de PSU. Um ambiente de carga de 600W foi configurado e um adaptador Gen 5 com o conector 12VHPWR em uma extremidade e dois conectores de 8 pinos na outra foi usado. O conector 12VHPWR foi conectado na GPU enquanto os dois conectores de 8 pinos foram conectados na PSU.


Veja por que você deve obter uma fonte de alimentação compatível com ATX 3.0 com conectores adequados de 5ª geração (12VHPWR) 2

Cada um dos dois conectores de 8 pinos atinge um máximo de 25A ou cerca de 300W de potência, que é o dobro de sua potência máxima de 150W. É aqui que o PCI-SIG relata a variação térmica, mas não é apenas a alta potência que passa pelos conectores de 8 pinos, também há um problema com a maneira como a carga é balanceada pelo adaptador.

No segundo teste, configuramos uma carga de teste de 450W usando uma placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti. Aqui, usamos o adaptador de referência que vem com a placa, um conector de 12VHPWR para 3x 8 pinos. Aqui, em vez de dividir a carga igualmente pelos três conectores, um único conector de 8 pinos está passando 23,5 A ou 282 W através dele enquanto o restante dos conectores está puxando 6-8 A (80-100 W). Isso significa que ainda há um problema de segurança em um único conector de 8 pinos, mesmo se você estiver usando três plugues.

Alguns cabos adaptadores que usam materiais melhores, como liga de cobre, podem permitir mais de 7 A por pino, ou seja, 21 A de três pinos, mas, mesmo assim, ninguém pode garantir estabilidade e segurança para casos de uso prolongados, especialmente sob 3x excursões de energia.

Veja por que você deve obter uma fonte de alimentação compatível com ATX 3.0 com conectores apropriados Gen 5 (12VHPWR) 3

Um conector Gen 5 pode sustentar até 55 Amps, então 600 Watts (50A) está dentro desse limite e o padrão ATX 3.0 em que foram projetados pode sustentar picos transitórios de 3x. A divisão dos dois testes é a seguinte:


Conector 12VHPWR para 2 x adaptador de 8 pinos em carga de teste de 600W:
  • 1 x conector de 8 pinos = 25,4A ou 304,8W (2x aumento acima de 150W de classificação)
  • 1 x conector de 8 pinos = 25,1 A ou 301,2 W (2x aumento acima de 150 W de classificação)

Conector de 12VHPWR para adaptador de 3 x 8 pinos em carga de teste de 450W:
  • 1 x conector de 8 pinos = 25,34 A ou 282,4 W (aumento de 88% em relação à classificação de 150 W)
  • 1 x conector de 8 pinos = 7,9 A ou 94,8 W (dentro de 150 W de potência nominal)
  • 1 x conector de 8 pinos = 6,41 ou 76,92 W (dentro de 150 W de potência nominal)

O uso do conector Gen 5 diretamente de uma PSU ATX 3.0 não resulta em variação térmica ou de energia, pois o cabo é classificado para suportar cargas mais altas de até 600 W por meio de um único cabo. Isso pode não ser motivo de grande preocupação agora, mas considerando os picos de energia de 3x que esperamos nas placas gráficas de próxima geração (1800W ~ 600W x 3), isso pode acabar com o recurso de sobrecorrente e sobrecarga de sua PSU, resultando em perda de energia e desligamento de PCs ao atingir sua parede de energia. Como tal, é melhor investir em uma PSU compatível com Gen 5 e ATX 3.0 para garantir que seu PC funcione sem problemas. Forneceremos uma atualização sobre esse problema assim que tivermos mais informações da comunidade de fabricação de PSU e do próprio PCI-SIG.

Resumo:
  • O conector 12VHPWR é projetado para 600W
  • O conector de 8 pinos foi projetado para 150W.
  • Sob carga de 600W/450W, mais de 150W de potência são fornecidos através do conector de 8
    pinos de um cabo divisor de 16 pinos para 2x8 pinos.
  • A corrente não está bem balanceada no cabo divisor de 16 pinos para 3x8 pinos.
  • Conector 12VHPWR nativo para uso exigente de alta potência, como
    placas gráficas.

Com isso dito, se você planeja construir um novo PC para jogos com um RTX 4090 ou um RX 7900 XT, é melhor ter uma PSU dentro da respectiva faixa de potência no padrão ATX 3.0. Atualmente, vários fabricantes de PSU, como MSI , ASUS , Gigabyte , FSP Group Thermaltake , Seasonic , Silverstone e Cooler Master anunciaram seus designs compatíveis com PCIe Gen 5 e ATX 3.0.

 
usa 24v e mantem o mesmo cabo/conector
 

Especificações, desempenho, preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7600 XT RDNA 3 “Navi 33”.​


O segmento AMD Radeon RX *600 sempre foi direcionado ao usuário comum e de baixo custo. A última geração viu três produtos dentro desta categoria, o RX 6650 XT, RX 6600 XT e o RX 6600. As placas gráficas custavam US$ 399. US$ 379 e US$ 329, respectivamente. Assim, podemos ver que os preços estão principalmente dentro do segmento de US$ 300 a US$ 400. O 6650 XT foi lançado em uma tentativa de informar aos usuários que este segmento está recebendo um aumento de preço e é provável que o mesmo preço afete as próximas placas da série RX 7600. Com isso dito, este é um mercado muito aquecido, onde a AMD tem que ir contra as placas da série RTX *060 de última geração da NVIDIA.

Alguns considerariam as ofertas existentes excelentes em relação à série RTX 3060 da NVIDIA, enquanto outros as considerarão um pouco mais caras para os recursos fornecidos. A NVIDIA se destacou em títulos RT e também teve vantagem com o DLSS, que a AMD conseguiu enfrentar com sua tecnologia AMD FSR 2.0 este ano. A NVIDIA também teve o benefício de maiores tamanhos de memória e barramento em suas placas da série 3060, enquanto a série 6600 adotou um barramento de 128 bits, contando principalmente com o Infinity Cache para eliminar os gargalos de largura de banda da memória.

Com a próxima linha AMD Radeon RX 7600 XT, haverá uma grande mudança, pois os usuários provavelmente obterão o desempenho de uma GPU Navi 21 por menos da metade do preço.


oZeTaEh.jpg



Com o RDNA 2, a AMD não apenas entregou um novo pacote de GPU para seu público de jogos, mas um pacote que foi aprimorado com uma ampla variedade de inovações arquitetônicas e de software, como tecnologia Infinity Cache, FSR e Smart Access Memory. Todos esses recursos combinados para oferecer aos usuários da Radeon uma experiência de jogo fluida e suave, enquanto desfrutam de todos os benefícios que os jogos modernos têm a oferecer, como Ray Tracing, DirectX 12 Ultimate e tecnologias visuais de alto nível. A AMD também está investindo em sua nova tecnologia FSR 2.1 , que já está sendo integrada aos jogos.

Também devemos esperar coisas semelhantes com a linha RDNA 3 de próxima geração, mas um fator importante a considerar é que as GPUs estão se tornando mais famintas de energia e mais caras. É uma tendência que pode continuar no futuro, à medida que obtemos produtos melhores, mas, em troca, sempre há um custo a pagar para os consumidores finais. Então, começando com o que sabemos até agora, primeiro devemos dar uma olhada no novo núcleo de GPU RDNA 3 que deve estrear na próxima geração de placas gráficas da série Radeon RX 7000.


AMD Navi 33 "Hotpink Bonefish" - Mono Ahoy!​

Enquanto as GPUs AMD Navi 31 e Navi 33 ficam no topo com seus designs de chiplet, espera-se que a GPU Navi 33 utilize um layout monolítico. As GPUs AMD RDNA 3 farão parte da família 'GFX11' e a GPU Navi 33 tem o codinome interno "Hotpink Bonefish", enquanto a RDNA 2, a GPU Navi 23 era conhecida internamente como 'Dimgrey Cavefish'. A AMD gostou bastante de usar nomes de peixes como seus codinomes internos para a linha de GPUs para jogos e espera-se que isso continue com a linha RDNA 3.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 chegarão ainda este ano com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

  • Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache infinito AMD de última geração
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2

r6HTBdL.png



Nas informações publicadas pela AMD, a empresa destacou alguns recursos importantes de suas GPUs RDNA 3 que alimentarão a próxima geração de placas gráficas Radeon RX. A GPU RDNA 3 será baseada em um nó de processo de 5 nm e utilizará um encapsulamento de chiplet avançado que oferece maior desempenho por watt. Além disso, a GPU abrigará uma série de novas tecnologias, como uma unidade de computação nova e rearquitetada, um pipeline gráfico otimizado e a próxima geração do Infinity Cache.


bzvI9xy.png



A AMD fará a rearquitetura das unidades de computação no RDNA 3 para oferecer recursos aprimorados de rastreamento de raios. Embora não haja menção de quais são esses recursos se formos adivinhar, diríamos que definitivamente está falando sobre desempenho e um conjunto de recursos avançados no núcleo da GPU RDNA 3 para placas gráficas Radeon RX 7000.

A série Radeon RX 6000 com GPU RDNA 2 da AMD foi a primeira a apresentar recursos de raytracing no campo vermelho. Eles estavam uma geração atrás da NVIDIA, que introduziu suas primeiras GPUs raytracing dois anos antes na arquitetura gráfica Turing e a ajustou ainda mais para oferecer melhor desempenho na segunda geração no Ampere. Com a Radeon RX 7000 com GPU RDNA 3 pronta para lançamento ainda este ano, podemos esperar que a AMD ofereça um salto semelhante no desempenho ou até mesmo exceda os recursos de rastreamento de raios da Ampere. Mas o verdadeiro desafio à frente seria rivalizar com os núcleos 3rd Gen RT (Raytracing) da NVIDIA, que devem estrear na série GeForce RTX 40 com tecnologia Ada Lovelace.

Além do raytracing, a AMD também adicionará um pipeline de gráficos otimizados para GPUs RDNA 3 que permitirá velocidades de clock ainda mais altas do que as GPUs RDNA 2. As placas AMD Radeon RX 6000 já rodam perto de 3 GHz, portanto, com um nó de processo de 5 nm aprimorado, podemos esperar que a AMD ultrapasse o limite de clock de 3 GHz. Isso é essencial para a AMD, pois seu concorrente também não está se segurando com os rumores da série RTX 40 também sugerindo velocidades de clock de até 3 GHz utilizando o 4N mais eficiente (nó de processo de 5nm otimizado).


NDwPpPF.png


Além disso, a AMD também aproveitará os recursos avançados de GPU de sua arquitetura gráfica RDNA 3 para fornecer um ecossistema de software mais rico, como suporte para AV1 e novas instruções WMMA , que permitirão o aprendizado de IA por meio da assistência de blocos de hardware dedicados. Espera-se que a empresa estreie sua tecnologia FSR 3,0 de última geração com GPUs RDNA 3, que abordará o conjunto de recursos DLSS assistido por IA da NVIDIA.

As GPUs também estarão entre as primeiras a utilizar o novo protocolo PCIe Gen 5.0 , permitindo taxas de transferência de até 128 GB/s. Este será um passo crucial para aprimorar o recurso Smart Access Memory e também impulsionar o caminho para o SAS (Smart Scess Storage) , que é um novo recurso projetado em conformidade com a API de armazenamento direto da Microsoft para fornecer tempos de carregamento mais rápidos e melhor fluxo de textura em -jogos. Recursos de exibição como DP2.0 e HDMI 2,1 também estarão presentes nas novas placas gráficas.

GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:​



pWR75eL.png



specificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7600 XT​

A GPU AMD Navi 33 seria o terceiro chip da linha RDNA 3 e utilizaria um design monolítico. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração.

  • AMD Navi 33: 4096 núcleos, barramento de 128 bits, cache infinito de 32 MB, matriz de GPU de 335 mm2 @ 6 nm
  • AMD Navi 23: 2048 núcleos, barramento de 128 bits, cache infinito de 32 MB, matriz de GPU de 237 mm2 @ 7 nm
Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32, em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. A GPU apresentará um único die. A matriz é muito semelhante à principal GPU Navi 21 e espera-se que utilize um nó de processo de 6 nm para fabricação com um tamanho de matriz de 203 mm 2 .


djMKED1.png



Espera-se que o Navi 33 GCD tenha 2 Shader Engines e cada Shader Engine tenha 2 Shader Arrays (2 por SE / 4 no total). Isso arredonda para 16 WGPs ou 32 unidades de computação para um total de 4096 núcleos, que é maior que a GPU Radeon RX 6800 "Navi 21 XL". A GPU virá com 32 MB de Infinity Cache, a mesma quantidade que a GPU Navi 23, e em um barramento de 128 bits. Assim como as GPUs Navi 32, os chips Navi 33 serão focados primeiro na linha móvel com desempenho gráfico inicial, colocando-os à frente da linha Intel Arc Alchemist por menos da metade do custo e consumindo menos energia.

Diz-se que a GPU Navi 33 será lançada em 2023 e será enviada primeiro aos laptops, o que significa que a linha de desktops será lançada mais tarde. A GPU também é compatível com os PCBs Navi 23 existentes, o que significaria mais redução de custos para AIBs e fabricantes de cartões. Espera-se que a AMD envie mais GPUs Navi 33 para o segmento móvel do que para o mercado de desktops com vários designs AMD Advantage que podem ser introduzidos por volta da CES 2023.

5KWzqN8.jpg




Agora, tudo isso resultará em um consumo de energia maior e a AMD parece ter confirmado que sua linha de placas gráficas de próxima geração apresentará maior consumo de energia, mas ainda será uma opção mais eficiente do que a NVIDIA tem a oferecer . A AMD Radeon RX 6650 XT já tem um TBP de 176W que foi um aumento de 16W em relação à RX 6600 XT. Esperamos que o 7600 XT configure cerca de 180-200W TBP. Espera-se que a placa mantenha sua única entrada de plugue de 8 pinos para alimentação e apresente um design atualizado de ventoinha dupla (referência).

Desempenho da placa gráfica AMD Radeon RX 7600 XT​

Quanto ao desempenho das GPUs Navi 33, só podemos usar números teóricos aqui, já que o lançamento está um pouco distante, mas com base no que sabemos dos números de computação teóricos esperados, o desempenho terá um ganho de 2,3x os cartões existentes. Este é um grande salto

  • AMD Radeon RX 7900 XT: ~75,00 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 7800 XT: ~64,50 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 7700 XT : ~46,08 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 7600 XT: ~24,57 TFLOPs (FP32) (assumindo clock de 3,0 GHz)
  • AMD Radeon RX 6950 XT: 23,80 TFLOPs (FP32) (2324 MHz Boost Clock)
  • AMD Radeon RX 6900 XT: 23,04 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800 XT: 20,74 TFLOPs (FP32) (2250 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6800: 16,17 TFLOPs (FP32) (2105 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6750 XT: 13,31 TFLOPs (FP32) (2600 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6700 XT: 13,21 TFLOPs (FP32) (2581 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6700: 11,29 TFLOPs (FP32) (2450 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6650 XT: 10,79 TFLOPs (FP32) (2635 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6600 XT: 10,60 TFLOPs (FP32) (2589 MHz Boost clock)
  • AMD Radeon RX 6600: 8.928 TFLOPs (FP32) (2491 MHz Boost clock)
Com base em uma velocidade de clock teórica de 3,0 GHz, você obtém até 65 TFLOPs de desempenho de computação e os rumores sugerem clocks de aumento ainda maiores. Mas deve-se ter em mente que o desempenho de computação não indica necessariamente o desempenho geral dos jogos, mas, apesar disso, será uma grande atualização para PCs de jogos e um aumento de 5,3 vezes em relação ao console mais rápido atual, o Xbox Series X.


vUNhgBD.png



sso representará um aumento de desempenho computacional de 2x para cada placa gráfica em relação ao seu antecessor e isso sem levar em consideração os novos recursos arquitetônicos que devem trazer grandes melhorias também em seus respectivos departamentos. Agora, os FLOPs não refletem necessariamente os gráficos ou o desempenho dos jogos, mas fornecem uma métrica que pode ser usada para comparação. A placa ser tão rápida quanto a RX 6950 XT significaria melhorias de desempenho verdadeiramente revolucionárias para o segmento de médio porte.

Os jogadores devem esperar que os jogos 4K fluidos sejam suaves nessas placas gráficas e com a suíte FidelityFX oferecendo suporte FSR, SAS e SAM de última geração, podemos até ver 60 FPS jogáveis em resoluções de 1080p (RT) e 1440p.


8b5aLse.png



Preço e disponibilidade da placa gráfica AMD Radeon RX 7600 XT​

As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 se concentrarão primeiro nas variantes de ponta com as GPUs Navi 31, Navi 32 e Navi 33. Rumores anteriores mencionaram que o Navi 33 seria seguido pelo Navi 31 e, em seguida, pelas placas gráficas baseadas em GPU Navi 32, mas o vazador havia apontado anteriormente que esses planos não eram mais aplicáveis. Os últimos rumores apontam para as GPUs Navi 31 chegando primeiro às prateleiras das lojas, ainda este ano. As GPUs Navi 32 e Navi 33 terão como objetivo um lançamento em 2023 e o Navi 33 é principalmente focado em dispositivos móveis, para que as variantes de desktop possam chegar um pouco tarde após a série Navi 32.

Este será um período de tempo semelhante ao das CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 Zen4 que também serão lançadas no outono de 2022 . Além disso, a NVIDIA também está visando um lançamento no quarto trimestre de 2022 e isso não é tudo, até mesmo a Intel está planejando um lançamento no quarto trimestre de 2022 para sua própria família de CPUs Raptor Lake de 13th geração Portanto, no total, estamos analisando quatro grandes lançamentos de PCs de mesa no final deste outono, o que significa que será um quarto trimestre aquecido desta vez, mas os consumidores terão um prazer, pois terão muita tecnologia para escolher para sua próxima geração. PCs para jogos. A AMD é muito apreciada por manter os preços em torno da faixa de US$ 400 para suas GPUs Navi 33.
 

O diretor de jogos da AMD publica um tweet enigmático dizendo “maior não significa necessariamente melhor”, dica sobre GPUs RDNA 3 “Radeon RX 7000”?​



PHKuAtV.png



A AMD pode ter fornecido uma nova dica sobre suas placas gráficas da série Radeon RX 7000 de próxima geração baseadas na arquitetura de GPU RDNA 3. A dica vem como um tweet enigmático postado pelo diretor sênior de marketing de jogos da AMD, Sasa Marinkovic.

Tweet do diretor de marketing de jogos da AMD pode nos dar uma nova dica sobre o desempenho das GPUs RDNA 3 para placas Radeon RX 7000​

Sasa não mencionou nenhum produto no tweet, mas acho que podemos fazer algumas suposições. Em primeiro lugar, não parece que isso esteja relacionado aos processadores Ryzen 7000 da AMD porque já temos muitas informações sobre os processadores Zen 4. O único outro produto focado no gamer que a AMD lançou é a série Radeon RX 7000 baseada na arquitetura de GPU RDNA 3, que foi brevemente apresentada no ''Together We Advance_PCs'' .





AMD focando em designs de placas gráficas DIY e amigáveis para PC e refrigeração?​

Portanto, o próprio tweet que diz "maior não significa necessariamente melhor" pode estar apontando para os recentes vazamentos d NVIDIA Geforce RTX 4090 , que mostraram que a placa possui soluções de resfriamento insanamente enormes e de quatro slots. Espera-se que a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 seja revelada em alguns dias na GTC 22, no entanto, a AMD já começou a tirar fotos das peças de próxima geração de seus concorrentes, que serão lançadas um pouco antes de suas próprias soluções de próxima geração. .


o2Ykbvj.png



As placas gráficas personalizadas NVIDIA GeForce RTX 4090 que vazaram até agora apresentam um único conector de 16 pinos (12VPWHR) para até 600 Watts de potência e, devido ao seu TGP mais alto, elas exigirão algumas soluções de refrigeração robustas como a vimos vazar recentemente.

Parece que a AMD pode não seguir esse caminho e fornecer soluções que apresentam um design de slot duplo mais amigável ao usuário e ao PC. Rumores anteriores apontaram uma solução de resfriamento um pouco maior, mas ainda com 2,5 slots, com dois conectores de 8 pinos para inicializar. Portanto, a série Radeon RX 7000 da AMD pode sair com uma placa que não apenas consome menos energia, mas também não requer grandes soluções de resfriamento.

Ou isso é sobre os tamanhos de matriz da GPU?​

A AMD também apontou isso há algum tempo, afirmando que, embora seus cartões sejam um pouco mais exigentes do que o RDNA 2, eles serão muito mais eficientes que a concorrência. Lembre-se de que a equipe vermelha está visando um aumento de 50% perf watt em relação ao RDNA 2 com suas novas GPUs RDNA 3 de 5 nm. A outra coisa que Sasa poderia ter apontado poderia ser o tamanho do dado.

As placas gráficas da série Radeon RX 7000 com RDNA 3 da AMD serão os primeiros produtos de jogos a apresentar uma solução MCM. Como tal, a GPU pode mover várias operações para fora da matriz em chiplets, como o Infinity Cache, levando a um tamanho de matriz de GPU menor. A GPU será designada como GCD ou Graphics Complex Die, enquanto a interface Infinity Cache e Memory será movida para vários MCDs ou Memory-Chiplet Die.





Isso, em troca, levaria a uma pegada de GPU menor e, de acordo com o último rumor de Kepler_L2 , o Navi 31 GCD medirá 533 mm2, enquanto a GPU NVIDIA AD102 medirá 628 mm2 em um único pacote monolítico. Esta é uma redução de 15% no tamanho da matriz usando o mesmo nó de processo TSMC de 5 nm.

Além disso, será fácil comparar a densidade do transistor e a eficiência do transistor de ambos os chips, pois ambos estão usando o mesmo nó TSMC em vez da última geração, onde os chips RDNA 2 e Ampere foram baseados em diferentes tecnologias de processo de diferentes empresas (Samsung 8nm / TSMC 7nm). Mesmo com 533 mm2, a GPU Navi 31 será mais compacta do que a GPU Navi 21, pois esse chip mede 520 mm2 e abriga 26,8 bilhões de transistores (51,5/mm2).


A AMD conseguiu fechar uma enorme lacuna de desempenho com sua Radeon RX 6000 baseada em GPU RDNA 2 na geração anterior e até conseguiu superar seus concorrentes com eficiência e desempenho estelares.


Bm56uB8.png



7y7w3U6.png



A empresa está planejando fazer isso mais uma vez e, desta vez, ainda melhor com sua primeira arquitetura de GPU chiplet, a RDNA 3, projetada por David Wong e sua equipe para as placas gráficas da série RX 7000 de última geração. Mal podemos esperar para ver as últimas GPUs em ação ainda este ano.
 
Pô, se a AMD mantesse os conectores de 8 pinos seria uma ótima. Pra mim ganharia vários pontos pra uma futura escolha de GPU.

No mais torço muito pra ela vir muito melhor no RT, pois pra mim é um fator decisivo para migrar para a próxima geração.
 
Pô, se a AMD mantesse os conectores de 8 pinos seria uma ótima. Pra mim ganharia vários pontos pra uma futura escolha de GPU.

No mais torço muito pra ela vir muito melhor no RT, pois pra mim é um fator decisivo para migrar para a próxima geração.

Acho bem possível que mantenha na 7700 pra baixo, e no segmento mais top venha com o conector novo pois aí já seria uma necessidade mesmo, baseado nas explicações que já li a respeito.
 
Acho bem possível que mantenha na 7700 pra baixo, e no segmento mais top venha com o conector novo pois aí já seria uma necessidade mesmo, baseado nas explicações que já li a respeito.
Segundo o Cara que vazou as Specs continua os 2x8 pin das placas referência, AIB é outra história
"The reference card appears to have an updated 3-fan design that is slightly taller than the previous generation, with a distinctive 3 red stripe accent on a section of the heatsink fins near the dual 8-pin connectors."
 

AMD Radeon RX 7900 XT 24 GB Flagship RDNA 3 “Navi 31” GPU Diagrama Vazamento mostra conector triplo de 8 pinos e fornecimento de energia de 24 fases.​


JDNVZzD.png



AMD Radeon RX 7900 XT com GPU RDNA 3 Navi 31 de topo recebe diagrama de PCB de placa gráfica vazada, enorme atualização de entrega de energia​

O diagrama PCB vazado por Igor Wallossek está próximo do design de referência da placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XT. Foi relatado que o principal GPU RDNA 3 Navi 31 contará com dois conectores de 8 pinos, mas este PCB parece um pouco diferente. Pode ser provável que esta seja uma placa de referência de parceiro/AIC, enquanto a própria AMD usará uma placa diferente.


Então, começando com os detalhes, primeiro olhamos para a GPU Navi 31 "RDNA 3" no meio do PCB, que afirma possuir 7 chiplets (1 GCD + 6 MCDs). Espera-se que o GCD meça 308 mm2 e os MCDs medirão 37,5 mm2 cada, arredondando para 225 mm2 na área total do pacote. Isso é um tamanho de matriz de 538 mm2 em sua totalidade. Ao redor da GPU MCM estão 12 módulos de memória GDDR6 que podem atingir capacidades de até 24 GB usando 16 Gb DRAM.


cwHsxgu.jpg



Quanto ao fornecimento de energia, a placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XT "Navi 31" apresenta uma solução de fornecimento de energia de 21+3 fases que compreende 16 conversores de tensão (de 8 fases funcionando em paralelo). Isso por si só é uma grande atualização em relação às 16 fases apresentadas na Radeon RX 6900 XT e, como tal, o requisito de energia também aumentou. Em vez de conectores duplos de 8 pinos, este PCB usa conectores triplos de 8 pinos. Diz-se que a placa apresenta uma potência máxima de placa ou TBP de 450W, mas o valor real seria menor que isso.

Quanto aos recursos de exibição, a placa vem com um único HDMI e três DP e elimina o conector USB Type-C. O detalhamento completo de Igor é o seguinte:

  • A GPU Navi31 do RX 7900XT conta com um total de 6 chiplets (deixo os dados detalhados para os reis do Twitter aqui, mas eles estavam muito bons ultimamente)
  • São utilizados 12 módulos GDDR6, o que sugere uma expansão de memória de até 24 GB
  • Existem (além das tensões baixas e parciais usuais) 21 conversores de grande tensão instalados no meu exemplo, que poderiam ser divididos da seguinte forma se a AMD mantiver o esquema de alimentação usual: 16 conversores de tensão (de 8 fases funcionando em paralelo) para VDDC_GFX, 2x memória , 2x VDD_SOC e 1x VDDCI. A placa seria, portanto, fornecida com 8 fases, o que está de acordo com a tendência geral (também na NVIDIA). A propósito, isso não é uma especulação, mas um projeto de circuito real, mas não quero entrar em detalhes.
  • No terço esquerdo estão os vários transformadores de tensão para as tensões parciais e abaixo da fileira de transformadores de tensão também a filtragem de entrada para o slot (12 volts e 3,3 volts), que também deixei de fora pelos motivos já mencionados.
  • Reconhecemos 1x HDMI e 3x Displayport, USB-C não está integrado
  • Um total de três trilhas na fonte de alimentação PCIe externa alimentam os conversores de voltagem da placa e cada uma das trilhas tem uma combinação LC de bobina e tampas de polímero upstream como filtragem de saída contra picos de carga de alta frequência
  • No projeto da placa presumida, vemos três soquetes 6+2 em vez do 12VHPWR. Vou deixar em aberto se este conector PCIe 5.0 chegará às placas finais.
  • No entanto, isso também limita a potência máxima da placa a 450 watts, pelo que a TBP real deve estar muito abaixo disso.
via Laboratório do Igor
A AMD sempre tentou seguir uma rota mais padronizada com seus designs de PCB e refrigeração começando com a geração RDNA e a série Radeon RX 7000 também seguiria esses pilares. A seguir está um PCB de referência Radeon RX 6800 XT para comparação:


XPmlgvJ.png



Especificações da placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XT​

A GPU AMD Navi 31, o principal chip RDNA 3, alimentaria as placas entusiastas da próxima geração, como a placa de vídeo Radeon RX 7900 XT. Ouvimos dizer que a AMD abandonará o CU (Compute Units) em favor do WGP (Work Group Processors) em suas GPUs RDNA 3 de última geração. Cada WGP abrigará duas CU (Unidades de Computação), mas com o dobro de clusters SIMD32 em oposição a apenas 2 em cada CU dentro do RDNA 2. Rumores são de que a AMD tem a opção de selecionar entre Samsung e TSMC para a matriz de 6 nm.


  • AMD Navi 31: 12288 núcleos, barramento de 384 bits, cache infinito de 192 MB, matriz de GPU de 308 mm2 @ 5nm
  • AMD Navi 21 : 5120 núcleos, barramento de 256 bits, cache infinito de 128 MB, matriz de GPU de 520 mm2 @ 7 nm
De acordo com as informações mais recentes, a GPU AMD Navi 31 com arquitetura RDNA 3 deverá oferecer um único GCD com 48 WGPs, 12 SAs e 6 SEs. Isso fornecerá um total de 12.288 SPs ou processadores de fluxo. Este é um aumento de 2,4x nos núcleos em comparação com os 5120 SPs apresentados na GPU Navi 21. Diz-se que a GPU ou o Navi 31 GCD mede 308 mm 2 e virá embalado no nó de processo de 5 nm da TSMC.


fwf3o28.png



A GPU Navi 31 também carregará 6 MCDs que contarão com 16 MB Infinity Cache por die e também provavelmente carregarão os controladores de memória de 64 bits (32 bits x 2) que fornecerão ao chip uma interface de barramento de 384 bits.

Embora isso seja igual a 96 MB de Infinity Cache, que é inferior aos 128 MB apresentados nas GPUs Navi 21 atuais, também há uma solução 3D-Stack em andamento que foi apontada recentemente e que dobraria o Infinity Cache com 32 MB (16 MB MB 0-hi + 16 MB 1-hi) para um total de 192 MB de cache. Este é um aumento de 50% em relação ao design atual do Navi 21 e também torna o Navi 31 a primeira GPU com designs empilhados em chiplet e 3D. Esses chiplets ou MCDs serão fabricados no nó de processo de 6 nm da TSMC e medem 37,5 mm 2 cada.

GPU AMD RDNA (Comparação Geracional) Preliminar:​



4aqH6SI.png
 

Horas após a fusão ETH, os preços das placas gráficas NVIDIA GeForce e AMD Radeon atingem seu menor nível, 3090 Ti cai abaixo de US $ 1.000.​



AWmyvXx.jpg





Placas gráficas AMD Radeon e NVIDIA GeForce veja mais cortes de preço horas na fusão ETH​

Existem vários fatores por trás do recentes cortes de preços e um deles é sem dúvida o fim da mineração de ETH como a conhecemos. Com a fusão ETH, a mineração em placas gráficas está mais ou menos acabada e isso é algo que o mercado vem antecipando há algum tempo. A NVIDIA e a AMD estão corrigindo seus estoques e preços de GPU desde que as criptomoedas começaram a declinar e isso pode ser o último prego no caixão para a mineração de GPU. Então, agora que os fornecedores de GPU não podem mais confiar nos mineradores como forma de vender suas placas gráficas, está de volta a impulsionar o negócio de jogos.


Ambos os fornecedores têm tentado fazer com que os jogadores comprem seu inventário existente oferecendo descontos específicos do varejista e pacotes (jogos/acessórios), e os próprios varejistas estão indo além ao agrupar monitores inteiros, dado o excesso de estoque de GPUs em que estão sentados. agora mesmo. Mas as coisas estão prestes a piorar para os varejistas, pois não apenas eles têm uma enorme pilha de GPUs *NOVAS" para vender, mas uma enxurrada de GPUs de mineração já está entrando no mercado de usados com preços ainda mais baixos do que os que temos atualmente no varejo e também há uma nova geração de placas gráficas para jogos que serão lançadas em breve.

Portanto, a criptografia está morta, os jogadores não estão comprando placas gráficas devido à inflação e antecipação do hardware de última geração e, mesmo que alguém queira comprar uma placa gráfica, eles apenas seguirão a rota do mercado de PCs usados, considerando que não a usarão para o longo prazo. Isso significa que vemos uma queda contínua nos preços e encontramos algumas ofertas impecáveis para quem ainda deseja comprar novas placas gráficas.


3xUN2I9.png



Começando com o mais óbvio, temos a NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti que está sendo vendida pela primeira vez abaixo de US$ 1.000. O RTX 3090 Non-Ti já atingiu os preços abaixo de US $ 1.000 nos EUA algumas semanas atrás, mas é hora do 3090 Ti cair abaixo de um mil. Na Newegg, a Gigabyte GeForce RTX 3090 Ti Gaming é e você ainda ganha US $ 59,99 de valor agregado com uma cópia do Homem-Aranha da Marvel Remastered. Mas US $ 999 ainda é um preço muito alto a pagar por uma placa gráfica que pode se transformar em uma oferta de US $ 500 ou menos em apenas algumas semanas. O mercado chinês tem muitos RTX 3090 Ti que custam muito abaixo de US$ 1.000 e cerca de 4.999 RMB ou US$ 700.


finLIfQ.png



qMvAHyj.png



rgXBTT9.png



rgrFYDH.png



Há também um acordo decente na NVIDIA GeForce RTX 3070 com a variante Gigabyte Eagle OC . O restante dos cartões também teve uma queda de US$ 10 a US$ 50 nos preços em comparação com a semana anterior. No campo da AMD, temos RX 6800 XT por menos de US$ 600. Existem as variantes MSI Gaming e ASRock Phantom listadas por apenas e você também pode arrebatar um RX 6700 XT para . A Radeon RX 6600 também pode ser encontrada, o que é um bom negócio para uma construção de PC econômica. Na Microcenter, o 6900 XT está sendo vendido atualmente por US$ 679,99 .





'A tabela e os gráficos a seguir do 3DCenter nos dão um esboço melhor de como os fornecedores de GPUs tiveram vários trimestres de crescimento exponencial em remessas e receitas devido ao boom da mineração, mas tudo está em baixa agora e eles estão tentando se recuperar e atrair seu público principal, os jogadores , ainda mais.


1IzOpr0.png



Estatísticas de mercado de GPU (2019-2022) por 3DCenter :


YquoIXH.png



ezgoXs1.png



Mais uma vez, esses são os novos preços das placas gráficas AMD Radeon e NVIDIA GeForce, esperar por quedas de preços ainda maiores quando a próxima geração for lançada.
 
Boa tarde pessoal, alguém aqui joga tinykin? Joguei cerca de 1h a 2h esse game sem problemas porém agora o jogo não fica 5seg e já dá crash no driver, já tentei de tudo e não consegui fazer funcionar, o problema só aparece nesse jogo.
 
Acabei desistindo da minha RX 6600 XT, AMD não dá mais pra mim

Vou tentar mandar pra garantia na Pichau e torcer pra trocar por uma NVIDIA nem que seja uma mais fraca, ou estornem, caso não der certo, vou ter que vender pq não aguento mais é stuttering a rodo em jogos dx9, 10 e 11, crash no youtube com os últimos drivers, reverti o driver e no miranha ficou dando artefatos verdes na tela, crash no Blender, tava até desanimado pra ligar meu computador

Já mexi em regedit, mexi em frequência, desabilitei ulps e nada

Foi só colocar a minha antiga 1060 de volta e todos esses problemas sumiram

Tentei dar uma chance pra AMD e não dei sorte
 
Última edição:
Acabei desistindo da minha RX 6600 XT, AMD não dá mais pra mim

Vou tentar mandar pra garantia na Pichau e torcer pra trocar por uma NVIDIA nem que seja uma mais fraca, ou estornem, caso não der certo, vou ter que vender pq não aguento mais é stuttering a rodo em jogos dx9, 10 e 11, crash no youtube com os últimos drivers, reverti o driver e no miranha ficou dando artefatos verdes na tela, crash no Blender, tava até desanimado pra ligar meu computador

Já mexi em regedit, mexi em frequência, desabilitei ulps e nada

Foi só colocar a minha antiga 1060 de volta e todos esses problemas sumiram

Tentei dar uma chance pra AMD e não dei sorte
Pode ser que pegou uma placa com defeito. Acontece. Ou então algum certo modelo problemático. Já vi isso acontecer antes tanto com Nvidia quanto com AMD.

Aqui com minha 6800XT sem problemas com mais de um ano e meio de uso. Diria que teve menos problemas que a 1080Ti que usava antes.
 
(...) A AMD pode ter fornecido uma nova dica sobre suas placas gráficas da série Radeon RX 7000 de próxima geração baseadas na arquitetura de GPU RDNA 3. A dica vem como um tweet enigmático postado pelo diretor sênior de marketing de jogos da AMD, Sasa Marinkovic.

Tweet do diretor de marketing de jogos da AMD pode nos dar uma nova dica sobre o desempenho das GPUs RDNA 3 para placas Radeon RX 7000​

Sasa não mencionou nenhum produto no tweet, mas acho que podemos fazer algumas suposições. Em primeiro lugar, não parece que isso esteja relacionado aos processadores Ryzen 7000 da AMD porque já temos muitas informações sobre os processadores Zen 4. O único outro produto focado no gamer que a AMD lançou é a série Radeon RX 7000 baseada na arquitetura de GPU RDNA 3, que foi brevemente apresentada no ''Together We Advance_PCs'' . (...)

A AMD também apontou isso há algum tempo, afirmando que, embora seus cartões sejam um pouco mais exigentes do que o RDNA 2, eles serão muito mais eficientes que a concorrência. Lembre-se de que a equipe vermelha está visando um aumento de 50% perf watt em relação ao RDNA 2 com suas novas GPUs RDNA 3 de 5 nm. A outra coisa que Sasa poderia ter apontado poderia ser o tamanho do dado.

As placas gráficas da série Radeon RX 7000 com RDNA 3 da AMD serão os primeiros produtos de jogos a apresentar uma solução MCM. Como tal, a GPU pode mover várias operações para fora da matriz em chiplets, como o Infinity Cache, levando a um tamanho de matriz de GPU menor. A GPU será designada como GCD ou Graphics Complex Die, enquanto a interface Infinity Cache e Memory será movida para vários MCDs ou Memory-Chiplet Die. (...)

Isso, em troca, levaria a uma pegada de GPU menor e, de acordo com o último rumor de Kepler_L2 , o Navi 31 GCD medirá 533 mm2, enquanto a GPU NVIDIA AD102 medirá 628 mm2 em um único pacote monolítico. Esta é uma redução de 15% no tamanho da matriz usando o mesmo nó de processo TSMC de 5 nm.

Além disso, será fácil comparar a densidade do transistor e a eficiência do transistor de ambos os chips, pois ambos estão usando o mesmo nó TSMC em vez da última geração, onde os chips RDNA 2 e Ampere foram baseados em diferentes tecnologias de processo de diferentes empresas (Samsung 8nm / TSMC 7nm). Mesmo com 533 mm2, a GPU Navi 31 será mais compacta do que a GPU Navi 21, pois esse chip mede 520 mm2 e abriga 26,8 bilhões de transistores (51,5/mm2).

A AMD conseguiu fechar uma enorme lacuna de desempenho com sua Radeon RX 6000 baseada em GPU RDNA 2 na geração anterior e até conseguiu superar seus concorrentes com eficiência e desempenho estelares. (...)

A empresa está planejando fazer isso mais uma vez e, desta vez, ainda melhor com sua primeira arquitetura de GPU chiplet, a RDNA 3, projetada por David Wong e sua equipe para as placas gráficas da série RX 7000 de última geração. Mal podemos esperar para ver as últimas GPUs em ação ainda este ano.

Fico imaginando uma RX 7700 XT mais leve, consumindo até 250W e ocupando 2,5 slots, e com desempenho similar ou próximo da 6950 XT (ou pelos menos da RX 6800 XT). E com drivers mais otimizados (e nem menciono uma suíte de aplicativos, similar ao da Nvidia, para atender as demandas dos profissionais de edição e produtores de conteúdo: parece que é pedir demais a AMD), mais jogos com implementações do FSR e melhorias substanciais no que tange ao Ray Tracing (para poder se equiparar a sua concorrente direta, que provavelmente será uma suposta “RX 4060 Ti”; lembrando que RTX 3060 Ti se dá melhor do que a RX 6700 XT quando o RT é ativado nos jogos; as RDNA2, de modo geral, “pecam” nesse quesito).
 

GPUs AMD RDNA 3 “Radeon RX 7000” supostamente atingem velocidades de clock de quase 4 GHz, gerenciamento de energia adaptável refinado e cache infinito de última geração confirmados.​


mKaDVhT.png



GPUs AMD RDNA 3 "Radeon RX 7000" podem ser os primeiros chips a atingir velocidades de clock de quase 4 GHz, alega rumores​

O boato vem como um tweet publicado pelo vazador de hardware, HXL (@9550Pro) , que citou uma velocidade de GPU de 4 GHz para as próximas GPUs Radeon RX 7000 com RDNA 3. A HXL afirma que esses novos chips serão capazes de atingir velocidades de clock "quase" 4 GHz e mesmo chegar perto de 4 GHz será uma grande conquista para a AMD.





Se voltarmos um pouco, a AMD foi a primeira a quebrar a barreira de velocidade de clock de 1 Ghz com suas GPUs Tahiti de 28nm apresentadas na placa de vídeo Radeon RX 7970 GHz Edition baseada em GCN. A empresa também forneceu algumas velocidades de clock insanas na geração passada com sua linha RDNA 2, atingindo velocidades de clock de mais de 3.0Ghz com facilidade . Agora, a empresa vai utilizar o nó de processo de 5 nm da TSMC e parece que a equipe vermelha está claramente de olho em um novo marco, e essa é a marca de frequência de GPU de 4 GHz.

A AMD já apresentou um grande aumento na velocidade do clock usando o nó de processo de 5 nm da TSMC para seus núcleos Zen 4. Considerando que a AMD aplica os principais aprendizados de suas CPUs Zen em outros IPs, como a linha de GPUs RDNA, não deve haver dúvidas de que obteremos algumas velocidades impressionantes da linha de GPUs de última geração.


Gerenciamento de energia adaptável refinado e cache infinito de última geração para RDNA 3 confirmados​

Além do boato de 4 GHz, o SVP e Arquiteto de Tecnologia da AMD, Sam Naffziger, destacou que as GPUs RDNA 3 de próxima geração apresentadas nas GPUs Radeon RX 7000 e iGPUs de última geração oferecerão uma variedade de novas tecnologias, incluindo uma tecnologia de gerenciamento de energia adaptável refinada para definir pontos de operação específicos da carga de trabalho, garantindo que a GPU utilize apenas a energia necessária para a carga de trabalho. As GPUs também apresentarão um AMD Infinity Cache de última geração, que oferecerá caches de maior densidade e menor consumo de energia e necessidades de energia reduzidas para a memória gráfica.


Qual é o próximo?

Olhando para o futuro, continuamos nossa busca por jogos mais eficientes com a arquitetura AMD RDNA 3. Como a primeira arquitetura gráfica AMD a alavancar o processo de 5 nm e nossa tecnologia de encapsulamento de chiplet, o AMD RDNA 3 está a caminho de oferecer um desempenho estimado em mais de 50% por watt do que a arquitetura AMD RDNA 2 – trazendo verdadeiramente jogos de primeira linha desempenho para os jogadores em designs legais, silenciosos e com baixo consumo de energia.

Contribuindo para esse design com economia de energia, o AMD RDNA 3 refina a tecnologia de gerenciamento de energia adaptável AMD RDNA 2 para definir pontos operacionais específicos da carga de trabalho, garantindo que cada componente da GPU use apenas a energia necessária para um desempenho ideal. A nova arquitetura também apresenta uma nova geração de AMD Infinity Cache, projetada para oferecer caches de densidade ainda mais alta e menor consumo de energia para reduzir as necessidades de energia da memória gráfica, ajudando a consolidar os gráficos AMD RDNA 3 e Radeon como verdadeiros líderes em eficiência.

Estamos entusiasmados com as melhorias que estamos fazendo com o AMD RDNA 3 e seus antecessores, e acreditamos que há ainda mais a ser extraído de nossas arquiteturas e tecnologias de processo avançadas, oferecendo desempenho inigualável por watt em toda a pilha à medida que continuamos nosso empurre para melhores jogos.



via AMD


2OYSJjO.png



1qEn6xz.png



Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

  • Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache infinito AMD de última geração
  • Recursos aprimorados de rastreamento de raios
  • Gerenciamento de energia adaptável refinado
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2
Espera-se que a linha de GPU AMD Radeon RX 7000 "RDNA 3" baseada nas GPUs Nav 3x seja lançada ainda este ano, com relatórios colocando o principal lançamento do Navi 31 primeiro, seguido pelas GPUs Navi 32 e Navi 33.
 
Segundo Jensen a 4090 é até 2X mais rápida em raster. Se o rumor antigo que a top RDNA3 será 2.5X mais rápida em raster que a 6900XT talvez a 7900XT vai mesmo ser mais rápida.

Em RT é outra história já que a AMD está muito atrás e a Nvidia está dobrando a performance em RT novamente.
 
Pode ser que o RT da 7000 fica no mesmo nível das RTX 3000 mas tomara que surpreenda e seja melhor ainda.
Agora força bruta é inegável que AMD vai vir com tudo
 
Quando será o anúncio das AMD?
 
Sem data ainda, provável começo de outubro. O lançamento tá para 3 de novembro.
O rumor antigo era que o lançamento seria 15 de Novembro. 3 de Novembro deve ser somente o anúncio igual a Nvidia fez hoje.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo