[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD




"Apresento-lhes o omniperf: Uma ferramenta avançada da AMD que fornece perfis de desempenho de kernels de GPU de aplicativos em HPC e ML/AI."

@igormp , será que agora vai?

Fiquei curioso, mas tenho minhas dúvidas. De que adianta ferramentas de profile para softwares inexistentes?
De todo jeito, perguntei pro meu contatinho se ele tem alguma opinião sobre isso.
 
N, as 6000 mesmo. Melhora nem que seja por driver, sei lá. É absurdo a diferença. Boletei uma Rx 6750xt por 2899, mas tô quase desistindo por conta disso.
Vixe, RT na AMD 6xxx esquece!!
Troca por nVidia, se roda em 1080p uma 3060TI serve, se joga em 1440p melhor uma 3070/3080.
 
sinceramente....pelo que vi ray tracing é extremamente overrated...até esbarrei nesse vídeo:
 
sinceramente....pelo que vi ray tracing é extremamente overrated...até esbarrei nesse vídeo:

Não é.
RT facilita o desenvolvimento do jogo na parte de iluminação, reflexos e etc. Porém só vai massificar quando as placas low/mid conseguirem levar o RT com pouca perda de performance em relação à rasterização.
 
sinceramente....pelo que vi ray tracing é extremamente overrated...até esbarrei nesse vídeo:


Não é.
RT facilita o desenvolvimento do jogo na parte de iluminação, reflexos e etc. Porém só vai massificar quando as placas low/mid conseguirem levar o RT com pouca perda de performance em relação à rasterização.

Qual a expectativa de vocês com relação ao ray tracing?

Hoje são poucos jogos que fazem um uso realmente recompensador.

Será que no futuro a tecnologia será cada vez mais usada ou é um gimmick que no futuro cairá em desuso à exemplo do Nvidia PhysX??? :hmm:

Em rasterização, as placas da AMD tem um custo benefício bem melhor, mas quando se fala em ray tracing a vantagem é claramente da Nvidia. A expectativa com relação a esta tecnologia, pode ser fator decisivo na hora de escolher uma GPU.
 
Não é.
RT facilita o desenvolvimento do jogo na parte de iluminação, reflexos e etc. Porém só vai massificar quando as placas low/mid conseguirem levar o RT com pouca perda de performance em relação à rasterização.

Então, que facilita o desenvolvimento isso é fato. Acho que ele quis dizer como aspecto visual.

A rasterização tem uns 20 anos de vantagem nas costas, então os artistas já estão acostumados a fazer belos visuais.

No momento atual, eu acho RT pouco proveitoso pelo custo de performance. Alguns jogos exageram no efeito, para dar alguma diferença e acabam deixando o jogo irrealista.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recentemente eu joguei Ryse Son of Rome e ele tem uns reflexos e uma iluminação muito bonita. E é tudo pré-baked. Um jogo de 2013!

1Fmjw5.jpg
 
sinceramente....pelo que vi ray tracing é extremamente overrated...até esbarrei nesse vídeo:

Até hj o único jogo que faz decente é metro exodus pq usa na iluminação global. Que é a unica forma q faz diferença visivel em movimento e facilita a vida dos devs.
Agora esses de reflexo em vidro e poça d'agua é uma piada. Ninguem ve isso em movimento e destroi a perf.
 
O problema vai ser se um dia RT for obrigatório ao invés de opcional...
 
O problema vai ser se um dia RT for obrigatório ao invés de opcional...
Até isso acontecer, vai demorar, coisa de uns 6 anos ou mais.
Para RT ser praticamente obrigatório vamos precisar ter uma nova geração de consoles que consigam fazer muito bem RT e placas de vídeos de entrada que consigam executar o efeito.
 
Não é.
RT facilita o desenvolvimento do jogo na parte de iluminação, reflexos e etc. Porém só vai massificar quando as placas low/mid conseguirem levar o RT com pouca perda de performance em relação à rasterização.
Só se utilizado como global ilumination. No caso de Metro Exodus. Nessea outros jogos só deixa pesado por algo que vc só ve parado.
 
Não é.
RT facilita o desenvolvimento do jogo na parte de iluminação, reflexos e etc. Porém só vai massificar quando as placas low/mid conseguirem levar o RT com pouca perda de performance em relação à rasterização.
so quando for livre e não rodar em meia dúzia de placas e com desempenho dessente
 
Nvidia está tentando enfiar o RT goela abaixo..assim como fizeram com o physx. Lembram?
Era tao pesado que mta gnt usava uma vga dedicada só pra isso. Eu lembro que cheguei a fazer testes disso..


A queda de desempenho é simplesmente absurda..
A 4090 fica +- 90% acima da 6800xt em raster.. Porem, em RT beira os 300% as vezes.. é simplesmente bizonho.


 
O problema vai ser se um dia RT for obrigatório ao invés de opcional...

Só vai ser se os consoles conseguirem rodar com folga. Até lá, até GPU integrada vai estar rodando.

Essas técnicas de upscaling também ajudam a massificar a tecnologia.

Igual o Tesselation, que meio que veio nas GPUs em 2011, mas só agora nos consoles de 2020, é que usam a tecnologia com certa folga.
 
Acho que varia muito da implementação do RT, olha o Forza Horizon 5 por exemplo, roda a mais de 60FPS sem FSR2 em uma 6800XT em 4K.



Agora tem uns jogos 100% financiados pela Nvidia que a Radeon fica igual mosca no coco.
 
Acho que varia muito da implementação do RT, olha o Forza Horizon 5 por exemplo, roda a mais de 60FPS sem FSR2 em uma 6800XT em 4K.



Agora tem uns jogos 100% financiados pela Nvidia que a Radeon fica igual mosca no coco.


Mas esse RT do Forza tá triste também, ativa e simplesmente não se vê diferença alguma :pensa:
 
Realmente, varia de jogo pra jogo. Em Metro, que considero a melhor implementação, parece rodar bem. Em Cyberpunk, que tem reflexos em tudo, a queda é grande. Com o FSR 2.0 implementado agora, seria interessante ver como tá a performance. Achei um vídeo, mas a pessoa não ativa todos os modos de RT.





Mas esse RT do Forza tá triste também, ativa e simplesmente não se vê diferença alguma :pensa:

Ele apenas implementa reflexos nos carros.
 
Até isso acontecer, vai demorar, coisa de uns 6 anos ou mais.
Para RT ser praticamente obrigatório vamos precisar ter uma nova geração de consoles que consigam fazer muito bem RT e placas de vídeos de entrada que consigam executar o efeito.
6 anos??? muito mas muito pouco RT está ai a quantos anos? e tem o que até hoje 20~30 jogos decentes/grandes/relevantes que sequer utilizam ele? chuto pelo menos, mínimo 10 anos, pra COMEÇAR a ser algo relevante, e pra ser 'obrigatório', 15 anos no mínimo provavelmente 20 isso SE realmente virar porque as outras tecnologias não vão parar de evoluir esperando RT, também tem possibilidade de ser abandonado e virar outra coisa no lugar
 
6 anos??? muito mas muito pouco RT está ai a quantos anos? e tem o que até hoje 20~30 jogos decentes/grandes/relevantes que sequer utilizam ele? chuto pelo menos, mínimo 10 anos, pra COMEÇAR a ser algo relevante, e pra ser 'obrigatório', 15 anos no mínimo provavelmente 20 isso SE realmente virar porque as outras tecnologias não vão parar de evoluir esperando RT, também tem possibilidade de ser abandonado e virar outra coisa no lugar
igual a física da nvdia ne :confia:
em quanto for fechado não vai ser adotado a não ser quando rola os $$$$$$
 
Mas esse RT do Forza tá triste também, ativa e simplesmente não se vê diferença alguma :pensa:
Ou seja igual todos RTs menos Metro Exodus. Todo Rt tu só ve parado.
 
Qual a expectativa de vocês com relação ao ray tracing?

Hoje são poucos jogos que fazem um uso realmente recompensador.

Será que no futuro a tecnologia será cada vez mais usada ou é um gimmick que no futuro cairá em desuso à exemplo do Nvidia PhysX??? :hmm:

Em rasterização, as placas da AMD tem um custo benefício bem melhor, mas quando se fala em ray tracing a vantagem é claramente da Nvidia. A expectativa com relação a esta tecnologia, pode ser fator decisivo na hora de escolher uma GPU.
Tudo depende do retorno de desenvolvimento e do que chega aos consoles. Em jogos temos o quê, 4 anos de vida do RTRT? Quem empurra tecnologia é console, enquanto não rodar satisfatoriamente em um pode esquecer de ser mainstream no PC, o foco é desenvolver para consoles primeiro e portar para PCs.

Claro que a cada dia que passa mais jogos virão com RT, mas até o momento é apenas uma opção gráfica para colocar no ultra, como o PhysX foi, como o Tessellation foi, como o HairWorks foi, como o TressFX foi, ... Quando placas de entrada e consoles rodar, ai sim, quem sabe, o sistema de sombreamento mude, mas até lá as GPUs podem até mudar sua forma de arquitetura para serem baseadas em RT ao invés de shaders... (não divaga dayllann, não divaga)

OK a RDNA2 não ser boa em RTRT, mas a RDNA3 ficar muito atrás da concorrente é preocupante, já que a RDNA4 só chegará em 2024, e a tendência é que os jogos que usam RT implementem-no de forma mais abrangente e completa, e saber que até a Intel que acabou de chegar já faz melhor é de doer U.U


Isso me lembra o Tesselation debaixo do mapa do Crysis 2 :limo:
Lembrei do Heaven, aquele bench da praça com o dragão, de plano até asfalto de SP.
Crysis 2 e Batman Arkham (não lembro exatamente qual) também, tesselação pesada invisível, totalmente desnecessária e sem incremento visual (exceto no Heaven, mas ali era um benchmark). E não duvidem que a NVIDIA fará a mesma coisa com o RT, cálculos massivos sem retorno gráfico só para degradar o desempenho na concorrência. É o "the way it's meant to be played" novamente...

crysis2-tesselated-water-hidden.png
 
Quem empurra tecnologia é console, enquanto não rodar satisfatoriamente em um pode esquecer de ser mainstream no PC, o foco é desenvolver para consoles primeiro e portar para PCs.


E lembrando que os consoles sao AMD......kkkkkkk

2023/2024 deve sair linha nova com amd rdna3...enfim
 
Tudo depende do retorno de desenvolvimento e do que chega aos consoles. Em jogos temos o quê, 4 anos de vida do RTRT? Quem empurra tecnologia é console, enquanto não rodar satisfatoriamente em um pode esquecer de ser mainstream no PC, o foco é desenvolver para consoles primeiro e portar para PCs.

Claro que a cada dia que passa mais jogos virão com RT, mas até o momento é apenas uma opção gráfica para colocar no ultra, como o PhysX foi, como o Tessellation foi, como o HairWorks foi, como o TressFX foi, ... Quando placas de entrada e consoles rodar, ai sim, quem sabe, o sistema de sombreamento mude, mas até lá as GPUs podem até mudar sua forma de arquitetura para serem baseadas em RT ao invés de shaders... (não divaga dayllann, não divaga)

OK a RDNA2 não ser boa em RTRT, mas a RDNA3 ficar muito atrás da concorrente é preocupante, já que a RDNA4 só chegará em 2024, e a tendência é que os jogos que usam RT implementem-no de forma mais abrangente e completa, e saber que até a Intel que acabou de chegar já faz melhor é de doer U.U




Crysis 2 e Batman Arkham (não lembro exatamente qual) também, tesselação pesada invisível, totalmente desnecessária e sem incremento visual (exceto no Heaven, mas ali era um benchmark). E não duvidem que a NVIDIA fará a mesma coisa com o RT, cálculos massivos sem retorno gráfico só para degradar o desempenho na concorrência. É o "the way it's meant to be played" novamente...

crysis2-tesselated-water-hidden.png

No Crysis 2 dava uma boa diferença nas telas outdoor, eu nunca consegui fazer funcionar, admito que não tinha uma placa DX11 Full + High Texture pack na época o PC era fraquinho...

Tem uns prints que mostram a diferença, é boa, mas no bench Heaven era maior.

Sem-t-tulo.png

Sem-t-tulo2.png
 

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