[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou pensando

Pois é. Estou pensando em 6900XT, e minha fonte é uma XFX Gold 750W (baseada em Seasonic). Supostamente é boa, mas se a sua Corsair platinum não aguentava... não é muito animador.

Tem gente no Reddit dizendo que não dá nada, mas tem vários dizendo que não é bem assim... enfim, ficar com fonte muito em cima do que precisa nunca é boa ideia.

Tem uma Super Flower Platinum SE 1000w em promoção de Natal no Tera. Capaz de aproveitar e fazer o up.

Compra e testa na tua fonte.. se ela desarmar, faz upgrade.. já pega logo nesse novo padrão daí

6700 n xt está sem CxB com 6650xt e 6600xt,melhor CxB eh a 6700xt da Gigabyte por 2700 na kabum e usando cupom de aniversário
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para que raios gastar a mesma coisa em uma 6700 n xt se tem a 6700xt no mesmo preço ou mais baixo? Loucura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entre essa da gigabyte e uma QICK da xfx no msm preço a prazo qual vale mais a pena?

Entre essa da gigabyte e uma QICK da xfx no msm preço a prazo qual vale mais a pena?
Vai de Giga, ela da no mínimo 3 anos de garantia(alguns modelos 4)

AMD reconhece bug do mesh shader: Engenheiros estão trabalhando em uma correção

"Na semana passada, informamos que o pipeline do Mesh Shader nas placas gráficas Radeon RX 7900 parecia quebrado. A 7900 XT tem desempenho pior do que a RX 6800 XT e a RTX 3080 Ti no benchmark 3DMark Shader. Os carros-chefe do RDNA 3 ganharam modestos 30%, passando de 165 FPS para 216 FPS graças ao pipeline de shader unificado.

Isso pode parecer um grande aumento no desempenho do sombreador, mas a GPU acaba sendo mais lenta do que todas as ofertas atuais e de ponta de última geração, incluindo RTX 3080, RTX 3080 Ti e RTX 3090, bem como o baseado em RDNA 2 RX 6800 XT e 6900 XT. Este problema foi originalmente destacado por @Digidi20 no Twitter, um dos membros dos fóruns do 3DCenter. Entramos em contato com a AMD e fomos informados de que a equipe está trabalhando no problema."

image-42.png

Mais um problema para o driver corrigir, mais um...
E como se não fosse suficiente, o chip atinge 110°C, sofre throttling térmico e a AMD recusa RMA alegando ser funcionamento "normal".

Pra mim foi a gota d'água o lançamento RX 7000, a triste realidade é que a AMD não é alternativa viável para a Nvidia, nem em jogos e muito menos em produtividade. Hoje ponho mais fé na Intel Arc do que Radeon. Da AMD só presta CPU mesmo, e só quando custar bem menos que a Intel, a fim de compensar parcialmente a aporrinhação com os bugs de firmware, PCIe e o controlador de memória capenga.

vocês pegaram o walking simulator de gratis na epic?

E como se não fosse suficiente, o chip atinge 110°C, sofre throttling térmico e a AMD recusa RMA alegando ser funcionamento "normal".

INFELIZMENTE é um funcionamento normal da placa, caso alcance 110°C no tjunc ela faz downlock/throttling. Dizer que é problema do chip é o mesmo que falar que qualquer Intel Core mid/high-end de notebook que sofre throttling tem problema e precisa de RMA. O real problema é o dissipador, que está mal aplicado e não mal dimensionado, vide que não são todas as MBA que sofrem com isso:

amd-radeon-rx-7900-xtx-temperaturen-1_1920px.png

Logo a alegação da AMD é correta, essa temperatura e este comportamento são normais e dentro das especificações do produto. Agora ser correto e ser honesto são duas coisas diferentes. Então é muita cara de pau? Sim, pois há um problema (que é a pressão do dissipador em cima dos die), só não é este que o usuário relatou ao solicitar o RMA. Caso o usuário relate de forma diferente o RMA é aceito, como outros estão relatando nesse próprio thread do reddit (inclusive um diz que na Alemanha nem precisa especificar o problema, eles são obrigados a aceitarem e investigarem caso seja dito que há um).

A solução, como o próprio Der8auer disse/testou, é remover o dissipador, reaplicar a pasta térmica e recoloca-lo com uma pressão maior. Se não me falha a memória as Vega64 e Vega56 sofriam do mesmo mal, teve inclusive vários relatos aqui no fórum mesmo na época, que o pessoal colocava uma porca/arruela de plástico em cada parafuso para aumentar a pressão. Creio ser um problema comum em produtos com interposer/chiplet dada a dificuldade de nivelar igualmente a altura dos dies.

Última edição:

Pra mim foi a gota d'água o lançamento RX 7000, a triste realidade é que a AMD não é alternativa viável para a Nvidia, nem em jogos e muito menos em produtividade. Hoje ponho mais fé na Intel Arc do que Radeon. Da AMD só presta CPU mesmo, e só quando custar bem menos que a Intel, a fim de compensar parcialmente a aporrinhação com os bugs de firmware, PCIe e o controlador de memória capenga.

Tentei acessar essa matéria e tem redirecionamento, não exibe a tal matéria de jeito nenhum

Abriram uma discussão no reddit

Tentei acessar essa matéria e tem redirecionamento, não exibe a tal matéria de jeito nenhum

Esses problemas acabam se colocar o windows 10 :pense: :bem:

Fui atrás do motivo do redirecionamento, mas caso queira ler a notícia basta acessá-la pela cache do WBM:

E o motivo, segundo o Areej, foi um pedido da AMD:

INFELIZMENTE é um funcionamento normal da placa, caso alcance 110°C no tjunc ela faz downlock/throttling. Dizer que é problema do chip é o mesmo que falar que qualquer Intel Core mid/high-end de notebook que sofre throttling tem problema e precisa de RMA. O real problema é o dissipador, que está mal aplicado e não mal dimensionado, vide que não são todas as MBA que sofrem com isso:

Logo a alegação da AMD é correta, essa temperatura e este comportamento são normais e dentro das especificações do produto. Agora ser correto e ser honesto são duas coisas diferentes. Então é muita cara de pau? Sim, pois há um problema (que é a pressão do dissipador em cima dos die), só não é este que o usuário relatou ao solicitar o RMA. Caso o usuário relate de forma diferente o RMA é aceito, como outros estão relatando nesse próprio thread do reddit (inclusive um diz que na Alemanha nem precisa especificar o problema, eles são obrigados a aceitarem e investigarem caso seja dito que há um).

A solução, como o próprio Der8auer disse/testou, é remover o dissipador, reaplicar a pasta térmica e recoloca-lo com uma pressão maior. Se não me falha a memória as Vega64 e Vega56 sofriam do mesmo mal, teve inclusive vários relatos aqui no fórum mesmo na época, que o pessoal colocava uma porca/arruela de plástico em cada parafuso para aumentar a pressão. Creio ser um problema comum em produtos com interposer/chiplet dada a dificuldade de nivelar igualmente a altura dos dies.
Realmente expliquei mal, throttling a essa temperatura é normal, o que queria dizer é não é aceitável é atingir essa temperatura devido à deficiência no sistema de dissipação. Mas para ser justo parece só afetar as placas referência, a AMD tinha que melhorar o controle de qualidade sobre elas.

Acho mais de 90ºC (no “Junction Temp”) algo preocupante. Apesar de ter uma boa estética, os “modelos referência” da AMD costumam ser “esquentadinhos” (já tive uma RX 5700 XT referência etiquetada pela Sapphire, e ela atingia fácil os 92ºC na junção, e tinha que recorrer a uma curvatura mais eficiente e/ou undervolt). Início de geração (GPU, CPU, etc.) costuma ser assim, melhor deixar os “entusiastas” serem a “linha de frente”... :haha:

Daqui há um ou dois anos, quem sabe, pode compensar investir numa RX 7900 XTX (ou uma provável RX 7950 XTX, com todas correções e entregando o máximo da terceira geração NAVI). :hmm2:

Realmente expliquei mal, throttling a essa temperatura é normal, o que queria dizer é não é aceitável é atingir essa temperatura devido à deficiência no sistema de dissipação. Mas para ser justo parece só afetar as placas referência, a AMD tinha que melhorar o controle de qualidade sobre elas.

Thermal throttling é a famosa gambiarra via software pra nao deixar tudo pegar fogo.

Em notebook é comum pq 99% são porcarias; colocam um cpu de 200w em um sistema q nao consegue dissipar 50w. Dell é campeã nisso.
Porém existem mtos notebooks com excelente resultados. Legion 5i, por exemplo, vendido no Brasil..

No caso da 7900xtx é cagad4 de montagem, pelo visto. Pq está tudo normal nas parceiras..
Afinal, ninguém vai aceitar uma vga de 1000 dólares com thermal throttling... se isso fosse em toda a linha, com certeza iria mofar nas prateleiras..

Isso, eu só quis dizer que, olhando pelo lado da empresa, ela está em seu direito recusar pois esta temperatura está dentro das especificações, e o throtling também. Não estou dizendo que concordo, porém, pois a análise do hardwareluxx deixa claro que isso é um problema no controle de qualidade da montagem e que ficar a cargo do usuário ter que corrigir é inadmissível em um produto de 1000 dólares.

Ao meu ver a AMD deveria aceitar o pedido de RMA, mas caso ele seja feito dentro do real problema, pois alegar temperatura e throttling vai levar a lugar nenhum, só a um não na cara. Eu também não aceito estas temperaturas acima de 90ºC, seja no CPU, seja GPU, entendo os motivos de densidade térmica e clocks mas ainda fico com aquela pulga atrás da orelha ao ver meu silício que paguei tão caro operando perto do ponto de ebulição da água :v

exatamente como eu disse desde o começo, pode voltar as paginas do tpc

toda as outras reclamação até agora, silicio a0,etc,etc babozeira

a única coisa que me preocupava era a temperatura do hotspot da memória/junção ......e olha o que deu

mas *COPIUM MAXIMUM MODE ON* :limo:

parece que não é todas as placas parece que é somente algumas que tem esse problema do 110ºC, mas precisa esperar o povo começar a reclamar mais, tem ''muito pouco'' reclamando, parece que é mesmo caso dos cabo pegando fogo da nvidia, é um pequena % *pelo que vi* *inhales copium*:limo:

serio agora, mas negar RMA....ai não é só fazer uma cagada ai é pegar a merda e jogar no ventilador, e o pior parece que nem é um 'defeito' de fato pelo que alguns relataram parece ser apenas pasta mal aplicada, tem relato de alguns com 100ºC que abriram, reaplicaram a pasta termina e montaram, problema resolvido, uns chegaram ao exagero de dizer que de 110 caiu pra no max 90ºC, mas tambem tem os que dizem que fizeram isso e não mudou porra nenhuma

nunca tive nada da AMD, GPU até agora 100% ok, nenhum problema, agora GPU .....nem comprei e já estou com duvidas se vou comprar, mas ta explicado pq a AMD nunca ganha da nvidia, faz de tudo pra fazer cagada

se o cara coloca o pc de lado a temp não sobe pra 110

clown-world-660x372.jpg

Última edição:
Isso, eu só quis dizer que, olhando pelo lado da empresa, ela está em seu direito recusar pois esta temperatura está dentro das especificações, e o throtling também. Não estou dizendo que concordo, porém, pois a análise do hardwareluxx deixa claro que isso é um problema no controle de qualidade da montagem e que ficar a cargo do usuário ter que corrigir é inadmissível em um produto de 1000 dólares.

Ao meu ver a AMD deveria aceitar o pedido de RMA, mas caso ele seja feito dentro do real problema, pois alegar temperatura e throttling vai levar a lugar nenhum, só a um não na cara. Eu também não aceito estas temperaturas acima de 90ºC, seja no CPU, seja GPU, entendo os motivos de densidade térmica e clocks mas ainda fico com aquela pulga atrás da orelha ao ver meu silício que paguei tão caro operando perto do ponto de ebulição da água :v

Se não me engano, segundo uma matéria que havia lido na “gringa”, a Nvidia tem 88% do mercado de VGAs, enquanto a AMD e Intel tem 8% e 4%, difícil de competir né... isso sem falar de outras empresas que nem coloquei nessa conta por estarem “anos-luz” de poder competir, a altura, nesse oligopólio-cartelizado (apesar de existirem e fabricarem em seus quintais, para nichos específicos; espero que algum dia apareçam nas lojas, pelo menos mais duas empresas chinesas - ou de qualquer outra nacionalidade - pra acabar com a farra da Nvidia, ou pelo menos, dar uma balanceada nesse segmento extremamente oligopolizado; a maioria não produz tecnologia de ponta e prefere ser colônia vendedora boi, soja, minério bruto, petróleo cru, etc., ou melhor, commodities que não geram valor agregado a balança comercial e riqueza pra nenhum mercado e sociedade).

Podiam ter colocado (o preço sugerido) de 799,90 bidens na RX 7900 XTX (e RTX 4080), mas como não tem concorrentes (de peso) e os consumidores esvaziam os estoques (alguns por falta de opções e necessidade profissional, e outros por puro consumismo), essas empresas deitam e rolam, pode até rolar erros nos projetos... e altas temperaturas... problemas de software... e colocarem o preço que quiserem (Moore's law is dead e offer & demand reloaded, né). :bwahaha:

Última edição:
se o cara coloca o pc de lado a temp não sobe pra 110
Pressão, gravidade e fluxo de ar. Veja que o gabinete normal está sob um piso de vidro e com a tampa aberta, enquanto que deitado a base está desobstruída e o gabinete está fechado. Além disso basta lembrar do PS1 fat: Ele funcionava melhor de cabeça para baixo que de forma normal... por quê?

Se não me engano, segundo uma matéria que havia lido na “gringa”, a Nvidia tem 88% do mercado de VGAs, enquanto a AMD e Intel tem 8% e 4%, difícil de competir né... isso sem falar de outras empresas que nem coloquei nessa conta por estarem “anos-luz” de poder competir, a altura, nesse oligopólio-cartelizado (apesar de existirem e fabricarem em seus quintais, para nichos específicos; espero que algum dia apareçam nas lojas, pelo menos mais duas empresas chinesas - ou de qualquer outra nacionalidade - pra acabar com a farra da Nvidia, ou pelo menos, dar uma balanceada nesse segmento extremamente oligopolizado; a maioria não produz tecnologia de ponta e prefere ser colônia vendedora boi, soja, minério bruto, petróleo cru, etc., ou melhor, commodities que não geram valor agregado a balança comercial e riqueza pra nenhum mercado e sociedade).

Podiam ter colocado (o preço sugerido) de 799,90 bidens na RX 7900 XTX (e RTX 4080), mas como não tem concorrentes (de peso) e os consumidores esvaziam os estoques (alguns por falta de opções e necessidade profissional, e outros por puro consumismo), essas empresas deitam e rolam, pode até rolar erros nos projetos... e altas temperaturas... problemas de software... e colocarem o preço que quiserem (Moore's law is dead e offer & demand reloaded, né). :bwahaha:
Sim, a participação da AMD/ATI nunca foi realmente grande, mas das RTX para cá as Radeons vêm despencando, ao ponto da recém surgida ARC da intel já ter 4%, e olha que nem produto competitivo e/ou preço atraente ela tem, logo não dá nem para dizer que é mérito da azulzinha, está mais para demérito da vermelha.

Quanto aos preços eu entendi a escolha da XTX custar $1000, visto que foi lançada como concorrente da 4080 de $1200, o que não consigo entender é a XT custar $900. Creio que aquela velha tecnica de deixar mofar nas prateleiras, deixando claro que só compra quando o software tiver sua devida atenção, pode trazer algum retorno mas como vemos boicotes desse tipo nunca funcionam como o esperado =S

Pressão, gravidade e fluxo de ar. Veja que o gabinete normal está sob um piso de vidro e com a tampa aberta, enquanto que deitado a base está desobstruída e o gabinete está fechado. Além disso basta lembrar do PS1 fat: Ele funcionava melhor de cabeça para baixo que de forma normal... por quê?

Sim, a participação da AMD/ATI nunca foi realmente grande, mas das RTX para cá as Radeons vêm despencando, ao ponto da recém surgida ARC da intel já ter 4%, e olha que nem produto competitivo e/ou preço atraente ela tem, logo não dá nem para dizer que é mérito da azulzinha, está mais para demérito da vermelha.

Quanto aos preços eu entendi a escolha da XTX custar $1000, visto que foi lançada como concorrente da 4080 de $1200, o que não consigo entender é a XT custar $900. Creio que aquela velha tecnica de deixar mofar nas prateleiras, deixando claro que só compra quando o software tiver sua devida atenção, pode trazer algum retorno mas como vemos boicotes desse tipo nunca funcionam como o esperado =S
Infelizmente pra AMD, na parte de software não da pra reclamar da NVIDIA.

Sem contar as features. DLSS, DLDSR, Raytracing... tudo isso é um grande ponto de consideração na hora da compra.

Infelizmente pra AMD, na parte de software não da pra reclamar da NVIDIA.

Sem contar as features. DLSS, DLDSR, Raytracing... tudo isso é um grande ponto de consideração na hora da compra.
so o Raytracing que e algo ha mais
DLSS, DLDSR são borradores de imagem

e to vendo que vou ter que insistir na 7900 xtx mesmo com toda treta, olha essa merda, fui ver a mais nova que ainda tem tamanho <30cm é a EVGA RTX 3080 TI XC3 e olha o preço dessa bosta...quase 8k, se for pra pagar 8k e ter 50% menos desempenho prefiro arriscar a xtx tnc esses preços, se tivesse 4k eu tinha comprado hoje mesmo e usadas.....mesmo anúncios a meses, não vende, e insistem e querer quase 5k em uma 6800 xt

Última edição:
so o Raytracing que e algo ha mais
DLSS, DLDSR são borradores de imagem

Não fala isso aqui, tem uns defensores de DLSS que vão te tacar na fogueira, se ver você falando que ele deixa a imagem pior que RAW :limo:

e to vendo que vou ter que insistir na 7900 xtx mesmo com toda treta, olha essa merda, fui ver a mais nova que ainda tem tamanho <10cm é a EVGA RTX 3080 TI XC3 e olha o preço dessa bosta...quase 8k, se for pra pagar 8k e ter 50% menos desempenho prefiro arriscar a xtx tnc esses preços, se tivesse 4k eu tinha comprado hoje mesmo e usadas.....mesmo anúncios a meses, não vende, e insistem e querer quase 5k em uma 6800 xt

Por isso peguei a 3080 12gb da Amazon por +- 5200.. é praticamente igual a 3080ti, porém custa mto menos..

E tenho até 31/01 pra devolver, caso a XTX venha com preço decente

Edit
Chegou hj, mas estou viajando... aff

VkAyeI7.jpg

Última edição:
Eu gosto do software da AMD. Dá pra fazer tudo nele: OC, UV, curva de fan, opções gráficas, monitoramento de fps e infos da GPU, etc. Literalmente não necessita de nenhum software terceiro. Fora que melhorou muito no driver. Mas obviamente precisa melhorar muito em muitas coisas.

Não fala isso aqui, tem uns defensores de DLSS que vão te tacar na fogueira, se ver você falando que ele deixa a imagem pior que RAW :limo:

Cara... sério. É ótimo ver que não estou sozinho nessa quando alguém fala que DLSS NÃO É uma maravilha. Tenho uma 3070 e insisto (heh) em jogar em 4K numa TV de 55. A diferença de qualidade é nítida demais, até no modo qualidade... o cara tem que ser cego para não perceber. "Ah, mas tem que pausar e dar zoom pra conseguir ver"... não... a pessoa é que optou por ignorar a diferença. Ou o monitor do cidadão é podre e cheio de ghosting... então fica tudo igual mesmo (será que é essa a explicação?). O modo performance então, é uma piada. Não sei nem porque existe.

Juro que não entendo o pq de endeusarem e elogiarem tanto a tecnologia. É simplesmente ruim. Eu prefiro baixar resolução ou os settings do que ativar essa tranqueira. Acho que o publico alvo disso são os que tem monitor 240hz e ai não tem outra maneira do cidadão chegar nisso com o mínimo de qualidade e resolução sem ter uma placa monstra.

Mas... ué. Tem gente que gosta de falar que DLSS é ótimo. Que é uma tremenda vantagem da Nvidia. Então tá. Acredite nisso oras... se a pessoa se sente mais feliz assim, vou falar o que? Só não posso concordar.

Última edição:
Cara... sério. É ótimo ver que não estou sozinho nessa quando alguém fala que DLSS NÃO É uma maravilha. Tenho uma 3070 e insisto (heh) em jogar em 4K numa TV de 55. A diferença de qualidade é nítida demais, até no modo qualidade... o cara tem que ser cego para não perceber. "Ah, mas tem que pausar e dar zoom pra conseguir ver"... não... a pessoa que é optou por ignorar a diferença. Ou o monitor do cidadão é podre e cheio de ghosting... então fica tudo igual mesmo (será que é essa a explicação?). O modo performance então, é uma piada. Não sei nem porque existe.

Juro que não entendo o pq de endeusarem e elogiarem tanto a tecnologia. É simplesmente ruim. Eu prefiro baixar resolução ou os settings do que ativar essa tranqueira. Acho que o publico alvo disso são os que tem monitor 240hz e ai não tem outra maneira do cidadão chegar nisso com o mínimo de qualidade e resolução sem ter uma placa monstra.

Mas... ué. Tem gente que gosta de falar que DLSS é ótimo. Que é uma tremenda vantagem da Nvidia. Então tá. Acredite nisso oras... se a pessoa se sente mais feliz assim, vou falar o que? Só não posso concordar.

Faz tempo q nao tenho nvidia.
Quero justamente testar essa questão de jogar em 4k e ativar dlss em qualidade.
Nesse caso seria um 2k upado pra 4k. Blz. Não é mais fácil jogar logo em 2k e deixar o up pra tv então?
Ou o dlss é tão melhor assim nessa situação?

O RT nem se fala. Viram o the witcher 3? Fps cai de uns 120 pra 30, com rt ativo, em um teste q eu vi..
Qual lunático consegue defender um negócio desses? Precisa uma
4090 pra ter fps decente.

Users who are viewing this thread

Voltar