Os problemas de temperatura da AMD Radeon RX 7900 XTX continuam a aumentar e a PowerColor entra em cena para ajudar os consumidores
Recentemente, um usuário do Reddit postou que sua placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX de referência estava atingindo temperaturas de junção de 110C enquanto jogava o novo Modern Warfare II. No entanto, ao entrar em contato com a AMD com um pedido de RMA , ele foi negado, com a empresa afirmando que "As temperaturas estão normais. Se houver algum problema, por favor, entre em contato conosco de volta." Outro usuário fez uma solicitação bem-sucedida, mas foi negado o reembolso da caixa aberta anteriormente. Desde então, a empresa recebeu um pouco de reação por causa do problema, especialmente com o crescente número de casos surgindo.
Mais casos de altas temperaturas nas placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX continuam a aumentar, com empresas como a PowerColor intensificando-se para ajudar os consumidores
Antes desse novo desenvolvimento da AMD, a NVIDIA recebeu críticas por superaquecer e derreter conectores 12VHPWR na principal GPU NVIDIA GeForce RTX 4090, que ultrapassou trinta pessoas e relatou casos de problemas após o lançamento da placa de vídeo.
O que é único na situação da AMD é que ela está afetando atualmente as GPUs da série Radeon RX 7900 de referência e fabricadas pela AMD. Ele cobre todas as placas vendidas por parceiros da AMD ou pela empresa, mas não GPUs criadas sob medida utilizando a mesma arquitetura gráfica. Especula-se que uma falha pode estar em alguns coolers ou projetos de montagem conforme indicado por De8auer no vídeo abaixo:
Três anos atrás, a AMD postou no blog da empresa um artigo intitulado "AMD Radeon Community Update: Mais controle sobre a potência e o desempenho da GPU, monitoramento térmico aprimorado, desempenho maximizado". Ao discutir as temperaturas de junção no monitoramento térmico aprimorado da GPU AMD Radeon VII, eles publicaram esta declaração:
... Em vez de definir uma temperatura de aceleração conservadora e de "pior caso" para toda a matriz, as GPUs da série RadeonTM RX 5700 continuarão a aumentar os clocks de forma oportunista e agressiva até que qualquer um dos muitos sensores disponíveis atinja o 'ponto de acesso' ou 'junção ' temperatura de 110 graus Celsius. Operar em temperatura de junção de até 110C durante o uso típico de jogos é esperado e dentro das especificações. Isso permite que as GPUs da série RadeonTM RX 5700 ofereçam desempenho e relógios muito mais altos, mantendo as metas acústicas e de confiabilidade.
Um dos líderes de engenharia técnica da AMD Radeon RX 799 XTX. , "Kevin", afirma que, desde ontem, a empresa está ciente do problema do ponto de acesso e está investigando ativamente e elaborando um plano de ação "para reproduzir e coletar dados seriais números." Ele explica ainda que a situação atual do COVID no exterior está atrasando o processo, mas concorda que um problema mecânico cairia na criação e cumprimento de um RMA para os consumidores. Ainda assim, eles também estão procurando atualizações de firmware para corrigir incidentes isolados em que uma correção de software seria necessária em vez de uma substituição de hardware. "Kevin" também discute o aquecimento da borda, a temperatura perto da borda do silício em uma GPU, afirmando que as temperaturas de borda de 90° são anormais, mas as temperaturas de borda de 70° são nominais.
O usuário do Reddit e representante da PowerColor na plataforma, "PowerColorSteven", está fazendo sua parte para ajudar os consumidores com este problema atual sobre as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX. Para aqueles que não se lembram de Steven, mencionamos que a empresa teve um problema anterior em que as GPUs da série AMD RX 6700 XT eram enviadas com as capas térmicas ainda conectadas, o que, na época, causaria altas temperaturas do placa de vídeo. O representante de vendas tem monitorado de perto esse problema nos últimos dias e recentemente postou isso como um tópico fixo no Reddit :
uh... apenas adicionando isso aqui caso alguém não tenha visto meus outros posts.
se você está lidando com o problema do 110c e ninguém mais está ajudando você. não importa de qual (AIB você comprou isso) você comprou. envie-me um e-mail ou mensagem direta (já que meus e-mails não estão funcionando direito hoje) (também, por favor, não use o chat, essa merda não funciona direito). Estou montando uma lista para meus contatos da AMD de quantos problemas estamos vendo. eles perguntaram se eram apenas alguns usuários. eu disse que é mais do que um punhado, então agora preciso mostrar algum tipo de apoio para minha boca gorda. envie-me números de série. Estou enviando um e-mail para o pessoal da AMD com quantas unidades são afetadas. powercolor. safira. gigabyte. amd direto. qualquer que seja. envie-me números de série. espero que a amd tenha notícias para todos nós, mas independentemente disso, quando ouço algo importante,
— Usuário "PowerColorSteven", também conhecido como "vendedor ou algo assim" no Reddit
No entanto, é difícil saber quais empresas aceitam RMAs e as cumprem, pois o número de casos registrados afirma que alguns são permitidos e outros negados, mesmo quando se trata do mesmo fabricante. Várias outras teorias também estão surgindo sobre o problema, desde placas frias irregulares até o uso de uma almofada térmica de grafite para corrigir o problema. Com o aumento do número de casos durante os relatórios iniciais, não é recomendável aliviar o problema, mas aguardar até que uma declaração oficial ou aceitação de um RMA de toda a série seja permitido pela AMD.
Fontes de notícias:
Tom's Hardware ,
Reddit (AMD) ,
blog da AMD ,
Reddit (PowerColor)