[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Cara... sério. É ótimo ver que não estou sozinho nessa quando alguém fala que DLSS NÃO É uma maravilha. Tenho uma 3070 e insisto (heh) em jogar em 4K numa TV de 55. A diferença de qualidade é nítida demais, até no modo qualidade... o cara tem que ser cego para não perceber. "Ah, mas tem que pausar e dar zoom pra conseguir ver"... não... a pessoa é que optou por ignorar a diferença. Ou o monitor do cidadão é podre e cheio de ghosting... então fica tudo igual mesmo (será que é essa a explicação?). O modo performance então, é uma piada. Não sei nem porque existe.

Juro que não entendo o pq de endeusarem e elogiarem tanto a tecnologia. É simplesmente ruim. Eu prefiro baixar resolução ou os settings do que ativar essa tranqueira. Acho que o publico alvo disso são os que tem monitor 240hz e ai não tem outra maneira do cidadão chegar nisso com o mínimo de qualidade e resolução sem ter uma placa monstra.

Mas... ué. Tem gente que gosta de falar que DLSS é ótimo. Que é uma tremenda vantagem da Nvidia. Então tá. Acredite nisso oras... se a pessoa se sente mais feliz assim, vou falar o que? Só não posso concordar.


Eu discordo quanto a ser ruim.
Tem sua utilidade, Quando um jogo dropa de 60 fps, e o DLSS mantem 100% das vezes acima sem deixar drop de 60, por ex no modo qualidade, eu prefiro.
MAS entre um jogo rodar RAW com fps sobrando, eu ignoro totalmente o DLSS, noto facilmente in game a tela mais borrada e feeling estranho que raw.
 
Última edição:
Ou o dlss é tão melhor assim nessa situação?

Sim.

Pelo menos até onde testei o 4K upado do DLSS fica superior ao upscaling das TV's. E considerando que a maioria dos players de PC jogam em monitores que geralmente possuem um upscaling porco, ou nenhum upscaling o DLSS faz milagres.

E em casos de TAA porco (como o RDR 2) o DLSS Quality mesmo em 1080p fica melhor que a solução RAW + TAA.
 
a maioria dos players de PC jogam em monitores que geralmente possuem um upscaling porco, ou nenhum upscaling o DLSS faz milagres.

É... pode ser a explicação do pessoal gostar.

Ainda assim, a impressão que eu tenho é que o modo qualidade te dá mais ou menos o mesmo empurrão de performance que um ajuste (em todos os settings no jogo) de ultra pra high daria... então é pra se pensar se não é melhor ser humilde e ficar no RAW high ao invés do DLSS ultra.
 
Sim.

Pelo menos até onde testei o 4K upado do DLSS fica superior ao upscaling das TV's. E considerando que a maioria dos players de PC jogam em monitores que geralmente possuem um upscaling porco, ou nenhum upscaling o DLSS faz milagres.

E em casos de TAA porco (como o RDR 2) o DLSS Quality mesmo em 1080p fica melhor que a solução RAW + TAA.

Saquei a moral.. É por isso q o pessoal gosta então.. vlww


É... pode ser a explicação do pessoal gostar.

Ainda assim, a impressão que eu tenho é que o modo qualidade te dá mais ou menos o mesmo empurrão de performance que um ajuste (em todos os settings no jogo) de ultra pra high daria... então é pra se pensar se não é melhor ser humilde e ficar no RAW high ao invés do DLSS ultra.

Essa dúvida entre ultra e high é bem antiga e polêmica. O HU até fez vídeo sobre isso.

A diferença gráfica é pequena em mtos jogos; em contra partida, a diferença de fps geralmente é grande..

 
mais e melhor rodar abaixo da resolução padrão do monitor e quase um AA 2X 0800
 
No tópico do reddit tem um funcionário da RTG falando sobre alguns problemas e futuras correções:




Resumindo, drivers futuros cuidarão do consumo alto em idle e a equipe da RTG/AMD tem planos para um programa focado em overclock nas Radeons, algo como o RyzenMaster para os Ryzens. E a tabela PPT de OC das Navi31 está quebrada porque ela funciona diferente das Navi2x, então não é que esteja quebrada, e sim que os programas atuais não são compatíveis.
 
No tópico do reddit tem um funcionário da RTG falando sobre alguns problemas e futuras correções:




Resumindo, drivers futuros cuidarão do consumo alto em idle e a equipe da RTG/AMD tem planos para um programa focado em overclock nas Radeons, algo como o RyzenMaster para os Ryzens. E a tabela PPT de OC das Navi31 está quebrada porque ela funciona diferente das Navi2x, então não é que esteja quebrada, e sim que os programas atuais não são compatíveis.


Tu viu o preço cheio da 4070ti no tera?
8900



É bom AMD dar um jeito nessa xtx mesmo, pq a nvidia tá fumando merd4 de cavalo
 
É bom AMD dar um jeito nessa xtx mesmo, pq a nvidia tá fumando merd4 de cavalo
Tão nada, eles tão certinho. O consumidor paga ué... e paga correndo, esgota em poucos dias tudo que aparece aqui no BR.
Se o consumidor é trouxa, pq que os vendedores vão ser bonzinhos?
 
Tu viu o preço cheio da 4070ti no tera?
8900



É bom AMD dar um jeito nessa xtx mesmo, pq a nvidia tá fumando merd4 de cavalo
oferta e demanda meu caro

e o mundo é 90% composto por idiotas que se acham gênios, enquanto tiver gente querendo comer merda vai ter gente vendendo merda

não que nos possamos falar algo.....olha o que eu estou esperando...uma placa de 8 fucking k, e tu pagou 5k em uma....absurdo, mas fazer o que no meu caso é 1x a cada 10 anos se serve como desculpa
 
Última edição:
Por isso peguei a 3080 12gb da Amazon por +- 5200.. é praticamente igual a 3080ti, porém custa mto menos..

E tenho até 31/01 pra devolver, caso a XTX venha com preço decente

Edit
Chegou hj, mas estou viajando... aff

VkAyeI7.jpg


Agora testando o disco voador..

fotos:

eeuUwNF.jpg



5JEXwov.jpg



7dHi4jA.jpg



eRvCNaW.jpg


eSDxxPg.png
 
Agora testando o disco voador..

fotos:

eeuUwNF.jpg



5JEXwov.jpg



7dHi4jA.jpg



eRvCNaW.jpg


eSDxxPg.png

É uma vergonha a Nvidia não ter um Centro de controle no próprio driver pra fazer alteração de fan, clock e etc da placa. Sem contar essa interface arcaica.
 
É uma vergonha a Nvidia não ter um Centro de controle no próprio driver pra fazer alteração de fan, clock e etc da placa. Sem contar essa interface arcaica.


E meu pc reiniciou 3x jogando forza 5.. estou achando que serei vítima dos famosos spikes da série 30xx..

Usei meu kill a watt pra medir na parede bateu pico de 520w..
 
É uma vergonha a Nvidia não ter um Centro de controle no próprio driver pra fazer alteração de fan, clock e etc da placa.
Ela terceirizou para as marcas né. O da Asus é bem bacana, apesar de um pouco confuso. O da Galax parece literalmente o MSI Afterburner com skin...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usei meu kill a watt pra medir na parede bateu pico de 520w..

Mas de quanto é a sua fonte? Os spikes eram pra ser problema na 3080ti pra cima não?
 
Mas de quanto é a sua fonte?

É essa 750w da assinatura..
Mas o pc reiniciou do nada, bem característico de problema com energia.
Amanhã vou tirar o over das memos pra testar tb..

Os spikes eram pra ser problema na 3080ti pra cima não?

Boa pergunta..a minha é a 3080 de 12gb..
 

Os problemas de temperatura da AMD Radeon RX 7900 XTX continuam a aumentar e a PowerColor entra em cena para ajudar os consumidores​




VORfbkK.jpg



Recentemente, um usuário do Reddit postou que sua placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX de referência estava atingindo temperaturas de junção de 110C enquanto jogava o novo Modern Warfare II. No entanto, ao entrar em contato com a AMD com um pedido de RMA , ele foi negado, com a empresa afirmando que "As temperaturas estão normais. Se houver algum problema, por favor, entre em contato conosco de volta." Outro usuário fez uma solicitação bem-sucedida, mas foi negado o reembolso da caixa aberta anteriormente. Desde então, a empresa recebeu um pouco de reação por causa do problema, especialmente com o crescente número de casos surgindo.

Mais casos de altas temperaturas nas placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX continuam a aumentar, com empresas como a PowerColor intensificando-se para ajudar os consumidores​

Antes desse novo desenvolvimento da AMD, a NVIDIA recebeu críticas por superaquecer e derreter conectores 12VHPWR na principal GPU NVIDIA GeForce RTX 4090, que ultrapassou trinta pessoas e relatou casos de problemas após o lançamento da placa de vídeo.

O que é único na situação da AMD é que ela está afetando atualmente as GPUs da série Radeon RX 7900 de referência e fabricadas pela AMD. Ele cobre todas as placas vendidas por parceiros da AMD ou pela empresa, mas não GPUs criadas sob medida utilizando a mesma arquitetura gráfica. Especula-se que uma falha pode estar em alguns coolers ou projetos de montagem conforme indicado por De8auer no vídeo abaixo:

Três anos atrás, a AMD postou no blog da empresa um artigo intitulado "AMD Radeon Community Update: Mais controle sobre a potência e o desempenho da GPU, monitoramento térmico aprimorado, desempenho maximizado". Ao discutir as temperaturas de junção no monitoramento térmico aprimorado da GPU AMD Radeon VII, eles publicaram esta declaração:

... Em vez de definir uma temperatura de aceleração conservadora e de "pior caso" para toda a matriz, as GPUs da série RadeonTM RX 5700 continuarão a aumentar os clocks de forma oportunista e agressiva até que qualquer um dos muitos sensores disponíveis atinja o 'ponto de acesso' ou 'junção ' temperatura de 110 graus Celsius. Operar em temperatura de junção de até 110C durante o uso típico de jogos é esperado e dentro das especificações. Isso permite que as GPUs da série RadeonTM RX 5700 ofereçam desempenho e relógios muito mais altos, mantendo as metas acústicas e de confiabilidade.
Um dos líderes de engenharia técnica da AMD Radeon RX 799 XTX. , "Kevin", afirma que, desde ontem, a empresa está ciente do problema do ponto de acesso e está investigando ativamente e elaborando um plano de ação "para reproduzir e coletar dados seriais números." Ele explica ainda que a situação atual do COVID no exterior está atrasando o processo, mas concorda que um problema mecânico cairia na criação e cumprimento de um RMA para os consumidores. Ainda assim, eles também estão procurando atualizações de firmware para corrigir incidentes isolados em que uma correção de software seria necessária em vez de uma substituição de hardware. "Kevin" também discute o aquecimento da borda, a temperatura perto da borda do silício em uma GPU, afirmando que as temperaturas de borda de 90° são anormais, mas as temperaturas de borda de 70° são nominais.



t4KrtrC.png



O usuário do Reddit e representante da PowerColor na plataforma, "PowerColorSteven", está fazendo sua parte para ajudar os consumidores com este problema atual sobre as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX. Para aqueles que não se lembram de Steven, mencionamos que a empresa teve um problema anterior em que as GPUs da série AMD RX 6700 XT eram enviadas com as capas térmicas ainda conectadas, o que, na época, causaria altas temperaturas do placa de vídeo. O representante de vendas tem monitorado de perto esse problema nos últimos dias e recentemente postou isso como um tópico fixo no Reddit :

uh... apenas adicionando isso aqui caso alguém não tenha visto meus outros posts.
se você está lidando com o problema do 110c e ninguém mais está ajudando você. não importa de qual (AIB você comprou isso) você comprou. envie-me um e-mail ou mensagem direta (já que meus e-mails não estão funcionando direito hoje) (também, por favor, não use o chat, essa merda não funciona direito). Estou montando uma lista para meus contatos da AMD de quantos problemas estamos vendo. eles perguntaram se eram apenas alguns usuários. eu disse que é mais do que um punhado, então agora preciso mostrar algum tipo de apoio para minha boca gorda. envie-me números de série. Estou enviando um e-mail para o pessoal da AMD com quantas unidades são afetadas. powercolor. safira. gigabyte. amd direto. qualquer que seja. envie-me números de série. espero que a amd tenha notícias para todos nós, mas independentemente disso, quando ouço algo importante,

— Usuário "PowerColorSteven", também conhecido como "vendedor ou algo assim" no Reddit
No entanto, é difícil saber quais empresas aceitam RMAs e as cumprem, pois o número de casos registrados afirma que alguns são permitidos e outros negados, mesmo quando se trata do mesmo fabricante. Várias outras teorias também estão surgindo sobre o problema, desde placas frias irregulares até o uso de uma almofada térmica de grafite para corrigir o problema. Com o aumento do número de casos durante os relatórios iniciais, não é recomendável aliviar o problema, mas aguardar até que uma declaração oficial ou aceitação de um RMA de toda a série seja permitido pela AMD.

Fontes de notícias: Tom's Hardware , Reddit (AMD) , blog da AMD , Reddit (PowerColor)
 

Vendas de GPU para desktop atingem o menor nível em 20 anos​

A indústria vendeu 42% menos GPUs discretas do que no ano anterior.​


JZ2fQsnqGp9Xc6t7ZW8RzU-970-80.jpg.webp


A demanda por placas gráficas aumentou significativamente durante a pandemia, pois algumas pessoas passaram mais tempo em casa jogando, enquanto outras tentaram minerar Ethereum para conseguir algum dinheiro. Mas parece que agora que o mundo reabriu e a mineração Ethereum em GPUs está morta, a demanda por GPUs discretas para desktop caiu drasticamente. Na verdade, as remessas de placas gráficas discretas atingiram o menor valor em aproximadamente 20 anos no terceiro trimestre de 2022, de acordo com dados da Jon Peddie Research .

A indústria vendeu cerca de 6,9 milhões de placas gráficas independentes para PCs de mesa – incluindo as melhores placas gráficas para jogos – e um número semelhante de GPUs discretas para notebooks no terceiro trimestre. No total, AMD, Intel e Nvidia enviaram cerca de 14 milhões de processadores gráficos independentes para desktops e laptops, uma queda de 42% em relação ao ano anterior, com base nos dados da JPR. Enquanto isso, as remessas de GPUs integradas totalizaram cerca de 61,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2022.

9hGBfdHQBWtrbYQKAfFZWD.png

AWwf3MQqvWt8BRZJC4xRSD.png

(Crédito da imagem: Jon Peddie Research/Tom's Hardware)

Na verdade, 6,9 milhões de placas suplementares discretas (AIBs) para desktop é o menor número de placas gráficas vendidas desde pelo menos o terceiro trimestre de 2005 e, tendo em mente que as vendas de AIBs independentes eram fortes no início dos anos 2000, pois as GPUs integradas não eram boas o suficiente naquela época, é seguro dizer que no terceiro trimestre de 2022 as remessas de placas gráficas para desktop atingiram pelo menos um mínimo de 20 anos.

ga4ysdRtWufiCuUx3tFmHD.png
zQrHPvMhG2kYpWFnqLo3ND.png

(Crédito da imagem: Jon Peddie Research/Tom's Hardware)

Apesar da desaceleração da demanda por placas gráficas discretas para desktops (as vendas unitárias caíram 31,9% em relação ao ano anterior), a Nvidia não apenas conseguiu manter sua liderança, mas também fortaleceu sua posição com uma participação de mercado de 86%, a maior de todos os tempos, de acordo com para a JPR. Por outro lado, a participação da AMD caiu para cerca de 10%, sua menor participação de mercado em algumas décadas. Quanto à Intel, ela conseguiu capturar 4% do mercado de GPUs discretas para desktop em apenas um trimestre, o que não é nada ruim. Obviamente, a maioria das peças AIB que a Intel vendeu no terceiro trimestre de 2023 eram modelos básicos, mas eram exigidas pelos clientes da Intel devido ao reconhecimento da marca e fatores semelhantes.

jVgYxwAHXwQPU2mcrsLwBD.png


Há um problema com as vendas de AIBs de desktop em comparação com o início dos anos 2000. As remessas de GPUs discretas para laptops no início dos anos 2000 não eram tão fortes quanto hoje, simplesmente porque não havia tantos notebooks vendidos naquela época. Portanto, é possível que em trimestres normais as vendas de GPUs independentes para desktops e notebooks estejam mais ou menos em linha com o que vimos há 15 a 17 anos. Além disso, como as GPUs ficaram significativamente mais caras, a AMD e a Nvidia prosperaram nos últimos anos.

informamos em novembro que as vendas de GPUs integradas e autônomas despencaram no terceiro trimestre, pois os entusiastas esperavam pelas placas gráficas discretas GeForce RTX série 40 e Radeon RX série 7000 da Nvidia e AMD, enquanto os fabricantes de PC tentavam esgotar seus estoques de PCs com CPUs com gráficos integrados. No entanto, enquanto todo o mercado caiu cerca de 25,1% ano a ano, o mercado de GPUs discretas caiu 42% em relação ao ano anterior.

Jon Peddie Research lembra que o declínio das vendas de GPU no terceiro trimestre experimentou a queda mais significativa desde a recessão de 2009. No entanto, para aqueles de nós que acompanham o mercado discreto de GPU para desktop há muito tempo, a situação parece ainda mais terrível.

 
Mas o TomsHardware faz um artigo agora, sobre dados de quase 3 meses atras? Eu queria saber como ficou Q4 2022 (e como vai ficar Q1 2023).

Alias, Q12023 vai ser especialmente interessante porque, não vai mais ter essa questão de "esperando a próxima geração" e vai mostrar bem o quanto o mercado absorveu o generoso aumento de preço das placas de vídeo sem isolamento, falta de chips e mineração deturpando os números.
 
E meu pc reiniciou 3x jogando forza 5.. estou achando que serei vítima dos famosos spikes da série 30xx..

Usei meu kill a watt pra medir na parede bateu pico de 520w..
Não necessariamente o FH5, mas aqui depois de atualizar para os últimos drivers da nvidia o FH4 começou a travar depois de alguns minutos de jogatina.

Voltei para o driver 522.25 (dei uma procurada na net de outros users com o mesmo problema, e recomendaram esse driver).

Agora está tudo certo e estável novamente.
 
eu realmente to curioso pra saber a bendita causa dos 110C, em uns server dos discord tem uns falando que testaram, fizeram teste de stress e o pior que chegou foi a 95ºC a junção, outros bem poucos 2~3 dizem que só ligar o jogo chega em 110 no menu, um ainda apela e fala que de ligar o PC e deixar 30min chega a 100~110ºC e de novo.....um cara coloca o PC de lado......problema resolvido igual no vídeo

e tem vários youtuber com video testando e não conseguem reproduzir o problema:

11m11s


eu realmente to curioso agora, qual será a causa? tem gente falando que é a pasta....mas pelo que vi não é isso pq teve vários que abriram a placa reaplicaram e...nada, incluindo um dos que mudaram o pc de posição e na mesma, repasta, 110C, coloca de lado........88ºC com 100% de load hasyudhaushduahduhudsa, segundo eles a ventoinha parece estar normal, ele não fica mais lenta não faz mais/menos barulho de lado,etc

cara....ta engraçado isso, ainda mais com tanta informação conflitante e tudo com vídeo como prova então não é 'trust me dude' ou twitter/reddit .....será alguma peça da carcaça malformada ferrando o air-flow?

 
Última edição:
Não necessariamente o FH5, mas aqui depois de atualizar para os últimos drivers da nvidia o FH4 começou a travar depois de alguns minutos de jogatina.

Voltei para o driver 522.25 (dei uma procurada na net de outros users com o mesmo problema, e recomendaram esse driver).

Agora está tudo certo e estável novamente.

Eu descobri oq está causando o problema: fechar a tampa do gabinete

inacreditável, mas é verdade.. e não é problema de temperatura, mas sim alguma coisa de aterramento.


Deixei a tampa aberta e joguei por várias horas sem nenhum travamento..
Entao deixei o forza 5 aberto e fechei a tampa. bingo, travou em menos de 3minutos.

As temps estão boas..hot spot e memos abaixo de 82 graus.. gpu em 74..

Passei a mão no gabinete e senti um leve "choquezinho" na mão, parece tipo aquela sensação de estatica..

O problema é resolver essa naba agora.. não sei nem por onde começar kkkk


E pra quem reclamou do consumo em idle da 7900xtx; O pc aqui está batendo 120w no windows, sem fazer nada..lembrando q estou usando 5600 stock..




Ué... Cade a 4090?


desisti de gastar 12k numa vga.srs
 
A ultima vez que tive problema bizarro assim, era fonte. Troquei e parou. Mas... se vc tira a tampa e para... pode ser que no seu caso seja gabinete.


Eu tirei a tampa e joguei umas 10h sem problemas.

Botei a tampa e travou em menos de 3 minutos no forza5..
Tem alguma merd4 no aterramento do gabinete. Problema é achar uma coisa dessas. Afff
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo