[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Tudo o que tu disse não tira a veracidade do que o outro escreveu. Detalhe que ele também é um usuário de 4090.
A verdade é essa, infelizmente. RT é um recurso massa, porém pesado, que em certos jogos em 4k, somente com dlss/fsr para ficar acima dos 60 fps no ultra, simples assim.
DLSS foi feito para que as placas de vídeo consigam rodar os jogos com ray tracing. Se não era inviável.
DLSS nem funciona tão bem se o jogo não estiver com ray tracing ligado.. o ganho é pouco.

Quando eu tinha monitor 1080p e uma 3080, o RDR2 com tudo no máximo pegava 60 FPS. Com DLSS ia para 62 FPS.
Por outro lado, a mesma placa e o mesmo monitor, em cyberpunk fazia quase que dobrar os FPS com DLSS ligado. Sö que nesse caso o jogo tinha ray tracing.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tu viu q ele disse SEM usar DLSS e mto menos FAKE frame né?

Vamos botar meu teste aqui tb entao, citando o outro tópico:

Custo beneficio é sair de 85fps pra 22 e tapado de stuttering?

3080 12gb

RT OFF: 85 fps
bwwHlEs.png

RT ON Ultra: 22 fps

NQunKip.png

Na boa, não tem como defender o uso de um negócio desses.. Se a 4090 colocar 150% em cima da 3080 12gb, ainda vai ficar com apenas 55 fps.
Uma placa de 1600 dólares rodando um jogo em 55 fps. Sério q vcs defendem isso?

Do que você está falando cara?

Witcher 3 aqui pega na casa dos 130 FPS sem nenhum tipo de stutter com tudo no máximo.

DLSS foi feito para que as placas de vídeo consigam rodar os jogos com ray tracing. Se não era inviável.
DLSS nem funciona tão bem se o jogo não estiver com ray tracing ligado.. o ganho é pouco.

Quando eu tinha monitor 1080p e uma 3080, o RDR2 com tudo no máximo pegava 60 FPS. Com DLSS ia para 62 FPS.
Por outro lado, a mesma placa e o mesmo monitor, em cyberpunk fazia quase que dobrar os FPS com DLSS ligado. Sö que nesse caso o jogo tinha ray tracing.

Do que você está falando cara?

DLSS em qualidade sobe pra 39.
hHd5NuK.png

Witcher 3 aqui pega na casa dos 130 FPS sem nenhum tipo de stutter com tudo no máximo.

Sem dlss é impossível ter 130fps com RT ultra ativo

4k , é claro

DLSS em qualidade sobe pra 39.
hHd5NuK.png

Sem dlss é impossível ter 130fps com RT ultra ativo

4k , é claro

Ué?

Gravei um vídeo aqui na primeira cidade do jogo. Quando o youtube terminar de processar posto.

Bem... já tive Sapphire X800 (2007), Sapphire HD5870 Toxic (2010), XFX HD7970 (2013), Gigabyte RX 590 (2019)... e não me lembro de nenhuma delas ter me dado dor de cabeça alguma. Sorte talvez?

Acho que as placas da AMD são pouco tolerantes a outros problemas que possam haver na maquina. A HD5870 por exemplo, não parecia gostar do overclock de 40% do meu i7 2600K. Uma outra placa na Nvidia não se importava (uma GTX 580 se não me engano).
Pois é, infelizmente as minhas experiências foram ruins, então acho que é uma oportunidade de dar chance para a concorrente.

:mj:

Então sinto informar que não faz sentido esse "na raça"

Ray Tracing por si só é um "shortcut" para que um único frame com ray tracing não demore 1 dia para ser renderizado.
Quando a Intel critou o Hyper-Threading em 2002, lançado no mercado núcleos virtuais em seus processadores... será que também teve esse papinho? "aaaa mas e os processadores na raça?" até porque a AMD não conseguiu bater de frente com Hyper-Threading por quase 1 década.

Witcher 3 com tudo no máximo + Ray Tracing no máximo, na resolução do G9, batendo aqui na casa dos 140 FPS como na imagem (DLSS 3 Peformance):
RPv6GNu.jpg

Portal with RTX, com Path Tracing no máximo pegando na casa dos 130 FPS (DLSS 3 Peformance)

6SM43s8.jpg

Porque esses são os FPS de comparação. Porque é assim que uma pessoa normal vai jogar uma vez que a tecnologia está disponível.

Frame Generation só é perceptível se você gravar o gameplay e dar play com a velocidade de reprodução a 10%.
DLSS 2 Performance é imperceptível em 5120x1440p, só dá para perceber se eu colocar o DLSS em Ultra Performance, mas até então tudo bem, já que esse DLSS foi feito para 8K.

Edit: Bônus:

Calisto Protocol com tudo no máximo, incluindo Ray Tracing, rodando em média a 70 FPS porque o FSR da AMD é bugado, não funciona, não muda o desempenho.
6LRDvuU.jpg
Desculpe a sinceridade, mas a simples não aceitação da palavra "na raça" por vossa pessoa só indica um claro negacionismo. A 4090 é uma excelente placa, o DLSS é uma ótima tecnologia, mas o fato é simples: Ela não roda todos os jogos no ultra a 4K60 com RT.

E não, RayTracing não é um shortcut, atalhos são alguns dos métodos utilizados para agilizá-lo (como BVHT, ou disparar apenas um raio e aplicar denoise/degrain, ou limitar a quantidade de bounces), mas ele em sí é uma tecnologia plena. E outra, a comparação com o HT foi péssima, nenhum ALU ou operação é escalonado para baixo/reduzida a precisão para ser executado mais rápido em um processador com SMT, ao contrário do DLSS, são duas maneiras completamente distintas de funcionamento.

Bem... já tive Sapphire X800 (2007), Sapphire HD5870 Toxic (2010), XFX HD7970 (2013), Gigabyte RX 590 (2019)... e não me lembro de nenhuma delas ter me dado dor de cabeça alguma. Sorte talvez?

Acho que as placas da AMD são pouco tolerantes a outros problemas que possam haver na maquina. A HD5870 por exemplo, não parecia gostar do overclock de 40% do meu i7 2600K. Uma outra placa na Nvidia não se importava (uma GTX 580 se não me engano).
Também creio que o sistema do usuário interfira no funcionamento do driver, mas é fato que o driver da NVIDIA é muito mais sólido que o da AMD. Nenhum dos dois é perfeito, aceleração por hardware do browser mesmo vez ou outra dá problema com ambas (mais para o lado vermelho), e creio que um dos motivos na solidez dele é justamente o painel de controle "retrô" (e por incrível que pareça, na minha memória só vem a versão anterior da atual, a do tempo do WinXP, aquele era um bom painel...).

change_resolutions.gif

Desculpe a sinceridade, mas a simples não aceitação da palavra "na raça" por vossa pessoa só indica um claro negacionismo. A 4090 é uma excelente placa, o DLSS é uma ótima tecnologia, mas o fato é simples: Ela não roda todos os jogos no ultra a 4K60 com RT.

E não, RayTracing não é um shortcut, atalhos são alguns dos métodos utilizados para agilizá-lo (como BVHT, ou disparar apenas um raio e aplicar denoise/degrain, ou limitar a quantidade de bounces), mas ele em sí é uma tecnologia plena. E outra, a comparação com o HT foi péssima, nenhum ALU ou operação é escalonado para baixo/reduzida a precisão para ser executado mais rápido em um processador com SMT, ao contrário do DLSS, são duas maneiras completamente distintas de funcionamento.

Também creio que o sistema do usuário interfira no funcionamento do driver, mas é fato que o driver da NVIDIA é muito mais sólido que o da AMD. Nenhum dos dois é perfeito, aceleração por hardware do browser mesmo vez ou outra dá problema com ambas (mais para o lado vermelho), e creio que um dos motivos na solidez dele é justamente o painel de controle "retrô" (e por incrível que pareça, na minha memória só vem a versão anterior da atual, a do tempo do WinXP, aquele era um bom painel...).

change_resolutions.gif

E não, RayTracing não é um shortcut, atalhos são alguns dos métodos utilizados para agilizá-lo

Nunca vi alguém se auto-contra-argumentar tão rápido assim. Tipo, do lado.
Está desculpado.

Isso deve ser verdade só no Portal que tem texturas sintéticas a dar com pau. Vi no meu amigo o Flight Simulator com DLSS3 e francamente é um lixo. Inusavel.

Então, na raça é bom e tem jogo que gosta

Então... mas FS é um caso a parte...

Usando o simulador com a visão de dentro não precisa de DLSS, o render é só do campo de visão e painel de instrumentos.

Mas o FS virou fabrica de screenshot de cenários bonitos com aviões.

Ué?

Gravei um vídeo aqui na primeira cidade do jogo. Quando o youtube terminar de processar posto.
Não entendi se o seu video era ou não para corroborar o que o colega disse haha, pois
1- você usou dlss performance para atingir mais de 100 frames
2- 1440p ultrawide

Não entendi se o seu video era ou não para corroborar o que o colega disse haha, pois
1- você usou dlss performance para atingir mais de 100 frames
2- 1440p ultrawide
1 - ué cara, se você está escrevendo isso nessa altura do campeonato, você não está entendendo onde quero chegar... está mais por fora de bunda de índio.

2 - 5120 x 1400p, são 2 1440p um do lado do outro. São 7.372.800 pixel. 4K possui 12,5% a mais de contagem de pixel total. Porém o FOV nos games aqui é muito maior. Amigo meu que tem uma TV 4K e o mesmo G9 que eu, disse que o G9 pesa mais, justamente pelo FOV. Pois a placa tem que renderizar mais coisa acontecendo.

Está desculpado.
Se você não entendeu, posso fazer nada. "o pior cego é aquele que não quer ver" (ou melhor, vê o que quer) :shrug:

volto pra dar uma olhada e o povo ta batendo palma pra doido dançar :limo: o tpc da 40xx ta de mais :limo: pra quem tem duvida do que é um fanboy só ir lá ver, ja estamos chegando no 5k quântico curva a tela, o espaço e tempo :limo:

Pois é, infelizmente as minhas experiências foram ruins, então acho que é uma oportunidade de dar chance para a concorrente.
Sim, faça isso.

Entre essas AMD que citei tive houveram várias NVidias. Sempre comprei a placa que fazia mais sentido pra mim, sem preconceitos.

A minha última é uma RTX 3070. Excelente placa. A única decepção foi o RT nela, que na prática é tão inútil quanto nas AMD 6xxx. Um pouco irônico isso. Antes dela tive por poucos meses uma 2070 Super (RT ainda mais inútil)... que infelizmente não gostava do meu computador e dava uns problemas muito loucos (reboots, travadas).

Enfim, não se prenda a marcas não. Mais sem noção que isso só comprando uma e depois ir no tópico da rival ir dizer o quanto você acha a sua placa fodona e que os compraram placa da marca do tópico são um bando de desinformados ou coisa do tipo. Né?

Tem que justificar a plaquinha de 12 conto que roda efeitinho de luz com perda de 40% de desempenho.

"Next level"

40% ainda seria lucro.
Nesse caso sumiu com 3/4 dos frames..hahaha

É uma piada isso...

Pior que o fórum tá lotado de fanboy do RT. Nvidia tá pagando bem para os canais BR fazerem lavagem cerebral

Está desculpado.

Maluco desmerecendo opinião dos outros

Mas acha que Star citizen vai ser lançado ainda enquanto estiver vivo, cada um acredita no que quiser....

volto pra dar uma olhada e o povo ta batendo palma pra doido dançar :limo: o tpc da 40xx ta de mais :limo: pra quem tem duvida do que é um fanboy só ir lá ver, ja estamos chegando no 5k quântico curva a tela, o espaço e tempo :limo:
Só olhar aa brigas que ele fazia no tópico do star citizen até ficar reportando todo mundo lá que falava algo contra o jogo dele... mas entendo,se eu gasto 14k em uma gpu e 10k in game,eu também ficaria puto por n ser perfeita

Sim, faça isso.

Entre essas AMD que citei tive houveram várias NVidias. Sempre comprei a placa que fazia mais sentido pra mim, sem preconceitos.

A minha última é uma RTX 3070. Excelente placa. A única decepção foi o RT nela, que na prática é tão inútil quanto nas AMD 6xxx. Um pouco irônico isso. Antes dela tive por poucos meses uma 2070 Super (RT ainda mais inútil)... que infelizmente não gostava do meu computador e dava uns problemas muito loucos (reboots, travadas).

Enfim, não se prenda a marcas não. Mais sem noção que isso só comprando uma e depois ir no tópico da rival ir dizer o quanto você acha a sua placa fodona e que os compraram placa da marca do tópico são um bando de desinformados ou coisa do tipo. Né?
Minha 30660ti eh uma incógnita em RT tb,cyberpunk só com dlss e maioria dos jogos nem vejo RT presente, um ou outro com dlss e olha lá,witcher 3 com esse port horrível de ainda patricinado pela nvidia,roda bem ruim e impossível de usar rt

40% ainda seria lucro.
Nesse caso sumiu com 3/4 dos frames..hahaha

É uma piada isso...

Pior que o fórum tá lotado de fanboy do RT. Nvidia tá pagando bem para os canais BR fazerem lavagem cerebral
Por isso que praticamente não dá pra levar a sério nenhum canal de hardware além dos 3 grandes (GN/linux/HU), e os fanboys ainda adoram falar mal do Hardware unboxed pq eles desmerecem RT e recomendavam algumas placas da amd no lugar

Última edição:
ai sim, transportadora diminuiu um dia do prazo

kKhYunD.jpg

chega amanhã a vagabunda overpriced com 50% de vir com problema de fabrica :bem:

Por isso que praticamente não dá pra levar a sério nenhum canal de hardware além dos 3 grandes (GN/linux/HU), e os fanboys ainda adoram falar mal do Hardware unboxed pq eles desmerecem RT e recomendavam algumas placas da amd no lugar
cara.... quando me falaram de review br já achei estranho, nunca existiu review br decente, mas pensei "aaa faz anos que estou por fora vou ver esse que estão recomendando" fui ver o tal 'pc facts'.....se o pessoal fala que um cara que não sabe porra nenhuma é bom....imagina os ruins :limo:

o Hardware unboxed eu tenho raiva pq eles falam de mais, coisa que podia levar 3min vira 10min, e eles não marcam os tempos direito, podia marcar direito igual o do tec jesus, direto ao ponto com marcação em video e no youtube, tudo com timestamp

Só olhar aa brigas que ele fazia no tópico do star citizen até ficar reportando todo mundo lá que falava algo contra o jogo dele... mas entendo,se eu gasto 14k em uma gpu e 10k in game,eu também ficaria puto por n ser perfeita
:que: que.....bom nesse caso, melhor nem comentar mais, o cidadão provavelmente realmente tem algum probleminha, e gente com problema não se zoa, só ignora

Sobre canal BR, eu gosto dos reviews do Peperaio. Acho que é o melhor canal BR nesse quesito.

Lembrei de outro, Quake 2 RTX xD
Mas poha, Quake 2... agora a 4090 leva Quake 2 a 120 fps... Quake 2...

RT é legal ,é bonito, mas as placas ainda não tem hardware suficiente pra levar na plenitude como deveria ser. Algum jogo que tenta implantar algo mais sofisticado como iluminação global ou mesmo path tracing, ferra a brincadeira.

change_resolutions.gif
Eu também gosto da interface antiga do Painel de Controle da Nvidia, pois é bem intuitiva, o que me incomoda é a lentidão para aplicar as mudanças, mudar de abas e carregar os itens, qualquer ação demora uns 3-5 segundos tranquilo para ser efetivada. Eu prefiro usar o Nvidia Profile Inspector por esse motivo, qualquer alteração feita lá é imediata.

O irônico é que a interface do Radeon Software é bem mais complexa e menos intuitiva, mas em compensação é muito mais ágil, clicou em algum botão a mudança é feita na hora, sem qualquer atraso.

O irônico é que a interface do Radeon Software é bem mais complexa e menos intuitiva, mas em compensação é muito mais ágil, clicou em algum botão a mudança é feita na hora, sem qualquer atraso.
Eu já acho o contrário hehe. Acho o software da AMD simples de mexer e bem intuitivo, tanto que cada opção vem com uma explicação ao colocar a seta do mouse em cima.

Nossa, nem se compara. a interface da AMD é bem mais tranquila e intuitiva. Até um leigo consegue ter noção nas opções que esta mexendo
Da nvidia parece interface dos anos 2000 com aquela animaçãozinha tosca do logo da nvidia

Sobre canal BR, eu gosto dos reviews do Peperaio. Acho que é o melhor canal BR nesse quesito.
Menos pior br,mas n chamaria de bom,já teve uns resultados estranhos e parece ser meio vendido tb igual todo review br eh (adrenaline nem comento sobre isso)

Eu também gosto da interface antiga do Painel de Controle da Nvidia, pois é bem intuitiva, o que me incomoda é a lentidão para aplicar as mudanças, mudar de abas e carregar os itens, qualquer ação demora uns 3-5 segundos tranquilo para ser efetivada. Eu prefiro usar o Nvidia Profile Inspector por esse motivo, qualquer alteração feita lá é imediata.

Interface da nvidia eh feita pra usuário comum n fazer merda e da amd pra dar opção pro cara optimizar

ai sim, transportadora diminuiu um dia do prazo

kKhYunD.jpg

chega amanhã a vagabunda overpriced com 50% de vir com problema de fabrica :bem:

cara.... quando me falaram de review br já achei estranho, nunca existiu review br decente, mas pensei "aaa faz anos que estou por fora vou ver esse que estão recomendando" fui ver o tal 'pc facts'.....se o pessoal fala que um cara que não sabe porra nenhuma é bom....imagina os ruins :limo:

o Hardware unboxed eu tenho raiva pq eles falam de mais, coisa que podia levar 3min vira 10min, e eles não marcam os tempos direito, podia marcar direito igual o do tec jesus, direto ao ponto com marcação em video e no youtube, tudo com timestamp

:que: que.....bom nesse caso, melhor nem comentar mais, o cidadão provavelmente realmente tem algum probleminha, e gente com problema não se zoa, só ignora
Hu acho q melhorou agora,mas eles realmente enrolam bem.

O canal do Jesus eh o melhor,não tem jeito, sempre vídeo de qualidade alta e levando na indústria e mostrando procedimento técnico de como faz. Mas também são maiores e com mais verba e pessoal que os australianos

RT não é diferente do que no passado foram o Tesselation, TressFX, Pixel Shaders, etc. Antigamente havia até jogos que sequer rodavam, sem um recurso existente na placa. Vc em dia vc ainda tem a opção de não usar RT.

Mas aí ao longo do tempo, esses recursos vão ficando cada vez mais tranquilos. Quando saíram as RTX 20, uma 2080 pra cima era necessário pra se poder começar a curtir o efeito.
Nas RTX 30, já caiu pra 3060Ti/70. Acredito que as RTX 4060 irão conseguir ter melhor desempenho em RT, mesmo não avançando muito em raster.
Já as RTX 50 devem meio que padronizar pra todo mundo.

Sobre os famigerados jogos como The Witcher 3 e Callisto, é mais culpa de desenvolvedora fazendo de qualquer jeito do que da tecnologia em si. Mas acho que a partir desse ano, com jogos realmente nextgen e desenvolvimento menos conturbado (sem pandemia), devemos ver coisas mais normais.

Users who are viewing this thread

Voltar