[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
RT não é diferente do que no passado foram o Tesselation, TressFX, Pixel Shaders, etc. Antigamente havia até jogos que sequer rodavam, sem um recurso existente na placa. Vc em dia vc ainda tem a opção de não usar RT.

Mas aí ao longo do tempo, esses recursos vão ficando cada vez mais tranquilos. Quando saíram as RTX 20, uma 2080 pra cima era necessário pra se poder começar a curtir o efeito.
Nas RTX 30, já caiu pra 3060Ti/70. Acredito que as RTX 4060 irão conseguir ter melhor desempenho em RT, mesmo não avançando muito em raster.
Já as RTX 50 devem meio que padronizar pra todo mundo.

Sobre os famigerados jogos como The Witcher 3 e Callisto, é mais culpa de desenvolvedora fazendo de qualquer jeito do que da tecnologia em si. Mas acho que a partir desse ano, com jogos realmente nextgen e desenvolvimento menos conturbado (sem pandemia), devemos ver coisas mais normais.
nos anos pre covid ja tinha jogo sendo lançado as pressas sem terminar, vai continuar igual depois com otimizacao porca e RT mal feito

interessante, pena que não é com a referencia:

Sobre os famigerados jogos como The Witcher 3 e Callisto, é mais culpa de desenvolvedora fazendo de qualquer jeito do que da tecnologia em si. Mas acho que a partir desse ano, com jogos realmente nextgen e desenvolvimento menos conturbado (sem pandemia), devemos ver coisas mais normais.
Quanto à otimização/preocupação de um código enxuto e rápido a tendência é cada vez mais os jogos serem menos otimizados, com um auxílio cada vez maior dos motores gráficos e padronização dessas engines. O tempo de produção para o lançamento fica cada dia menor, os jogos cada dia mais complexos, e os gráficos cada dia mais exigentes, e as placas cada dia mais potentes. Se você analisar isso fica claro que o futuro é cinzento, e a falta de otimização se tornará padrão, ainda mais com AAAs e pré-vendas.

PS: Afinal de contas, CRYSIS era realmente pesado / à frente do seu tempo, ou só mal programado / otimizado?

Quanto à otimização/preocupação de um código enxuto e rápido a tendência é cada vez mais os jogos serem menos otimizados, com um auxílio cada vez maior dos motores gráficos e padronização dessas engines. O tempo de produção para o lançamento fica cada dia menor, os jogos cada dia mais complexos, e os gráficos cada dia mais exigentes, e as placas cada dia mais potentes. Se você analisar isso fica claro que o futuro é cinzento, e a falta de otimização se tornará padrão, ainda mais com AAAs e pré-vendas.

PS: Afinal de contas, CRYSIS era realmente pesado / à frente do seu tempo, ou só mal programado / otimizado?

Crysis era realmente pesado, a engine escalava quando o poder da GPU aumentava, ele ia gerando mais e mais polígonos, até que chegou em um teto. Se não me engano, foi ali por vota das Fermi.

Mas tem uma decisão bem controversa, apesar de ser patrocinado pela Intel, que já mirava os processadores multicore, o jogo é todo single thread, por isso não escala bem até hoje e tem quedas de desempenho.

saimfgorqun51.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quanto aos jogos menos otimizados, eu vejo que no atual momento, além da perturbação que foi a pandemia, o período de crossgen obriga as produtoras a dar suporte a muitas plataformas, então o controle de qualidade cai bastante.

Nos PCs, boa parte dos problemas tem sido a compilação de shaders, mas a Epic já está melhorando essa questão na Unreal Engine 5.1 e talvez a Microsoft faça algo com relação ao DX12 para contornar esses problemas mais facilmente.

Na geração passada, quando o PS4 foi lançado, tivemos algo parecido, vários jogos performavam mal como AC Unity, Watch Dogs, Shadow of Mordor, Dragon Age Inquisition. Todos eles ganharam patches de melhoria de desempenho e suas sequencias performaram melhor.

Desabafo/textão:

Esse problema dos jogos de PC mal otimizados está fora de controle, parece que o cenário está até pior do que na era do PS360, quando era bem comum o PC receber ports horríveis do Xbox 360. As editoras querem o dinheiro dos usuários de PC, mas não querem fazer esforço de otimizar para uma plataforma que não tem hardware fixo, ridículo. Talvez seja período crossgen, mas eu sou pessimista e digo que mesmo após o fim dele vai melhorar pouquíssima coisa, o PC vai continuar sendo cidadão de segunda classe na qualidade dos jogos, mas de primeiro no preços.

Os estúdios da Sony parecem ser alguns dos poucos que ainda se preocupam com otimização das versões de PC, porque o resto não está nem aí. Pegam a grana de quem faz pre-order e dane-se a qualidade técnica, incentivo zero para lançar jogos que funcionem decentemente. E o problema da falta de otimização é mais grave com estúdios japoneses, vide FromSoftware e Luminous Productions da vida, principalmente quando usam engines datadas ou problemáticas como a UE4. Talvez as únicas exceções sejam a Capcom e Kojima Productions, que usam engines bem otimizadas.

Sempre que eu leio que jogo X usa a Unreal Engine 4, já me bate a tristeza porque sei que é quase certeza de ter stuttering de compilação de shader e de streaming de assets. Até dá para evitar com esforço do estúdio, mas sabemos que a preguiça e os prazos são impeditivos. A própria Epic anunciou que está trabalhando para evitar esse problema na UE5 e assim não depender só do esforço dos desenvolvedores, mas só acredito vendo, eu duvido que vá mudar muita coisa.

Enfim, estou cada dia mais desanimado com o futuro dssa indústria vital, devido aos jogos cada vez mais caros, bugados e mal otimizados. É por isso que atualmente, a única mídia profissional que eu ainda levo a sério é a Digital Foundry (e o Eurogamer até certo ponto), pois ela é uma das poucas, se não a única, que analisa a fundo a parte técnica dos jogos. Coisa que uma IGN da vida não faz ou faz de maneira muito rasa, para não ficar queimada com as publishers, já que eles recebem cópias de graça para avaliar.

Última edição:
repetindo o que já disse 3~4x aqui:

enquanto tiver gente querendo comprar merda, vai ter gente pra vender merda

não espere NUNCA mais jogos bem otimizados, já estamos a anos, antes da pandemia na era de literalmente lançar jogos não finalizados e cobrar $50+ a steam ta cheia dos early acess que nunca vão ser finalizados e são terrivelmente otimizados alem de serem 1/3 de um jogo....mas vende, e são a maioria

como dizem....só aceita e chora :bem: , o pessoal não vai parar de pagar caro por lixo (diz o cara que pagou 9k em placa que tem 50% de chance de vir com defeito :limo:)

não espere NUNCA mais jogos bem otimizados, já estamos a anos, antes da pandemia na era de literalmente lançar jogos não finalizados e cobrar $50+ a steam ta cheia dos early acess que nunca vão ser finalizados e são terrivelmente otimizados alem de serem 1/3 de um jogo....mas vende, e são a maioria

como dizem....só aceita e chora :bem: , o pessoal não vai parar de pagar caro por lixo (diz o cara que pagou 9k em placa que tem 50% de chance de vir com defeito :limo:)
tem trouxa que paga 11k em placa que nem high end eh sendo que a atual ja satisfaz, o que eh um jogo mal feito ou outro.....

:que: que.....bom nesse caso, melhor nem comentar mais, o cidadão provavelmente realmente tem algum probleminha, e gente com problema não se zoa, só ignora

O que você está falando cara?

A pessoa que você ficou falando lá que lacrou e zaz e pá e etc, Estava errada.
Aí você sai da discussão no tópico das RTX 4000 e vem para cá falando isso?

Tá dodói?

Última edição:
Só aguardando a CES pra ver se anunciam a N33, N32 infelizmente só metade do ano.

O que você está falando cara?

A pessoa que você ficou falando lá que lacrou e zaz e pá e etc, Estava errada?
Aí você sai da discussão no tópico das RTX 4000 e vem para cá falando isso?

Tá dodói?
diz o cara que vem caçando briga em outro topico pq foi mordido... volta pra seção do star citizen e bota chapeu de aluminio dnv

Só aguardando a CES pra ver se anunciam a N33, N32 infelizmente só metade do ano.
essa gen acho q vale skipar, pelo visto as intermediaras vao ser 500$ pra trazer ganho baixo

diz o cara que vem caçando briga em outro topico pq foi mordido... volta pra seção do star citizen e bota chapeu de aluminio dnv

essa gen acho q vale skipar, pelo visto as intermediaras vao ser 500$ pra trazer ganho baixo
N33 deve ser boa, o custo de produção é menor que a N23 que é bem barata, vai depender do preço e da performance chutaria uns 330 dol, N32 vai depender se os Problemas da N31 foram resolvidos.
Intermediárias da NVidia serão um Assalto Tho, isso é fato, só não é pior no Mobile lá as ADAs são um meme ambulante.

Mas sinceramente acho que o Mercado de Intermédiario não é nem oq vai sofrer e sim o mercado de entrada aquela porra ali está morta.

N33 deve ser boa, o custo de produção é menor que a N23 que é bem barata, vai depender do preço e da performance chutaria uns 330 dol, N32 vai depender se os Problemas da N31 foram resolvidos.
Intermediárias da NVidia serão um Assalto Tho, isso é fato, só não é pior no Mobile lá as ADAs são um meme ambulante.

Mas sinceramente acho que o Mercado de Intermédiario não é nem oq vai sofrer e sim o mercado de entrada aquela porra ali está morta.
tem placa de 2018 ainda vendendo por preço caro ne

7800xt mascarada de 7900xt por 7k na kabum . Deveria ser a xtx por isso, sendo uma referencia .

vocês acham que os preços melhoram? em quanto tempo? 6 meses? 1 ano? 2 anos?

eu sinceramente achei que ia baixar agora, tudo culminando para isso, pandemia acabou, mineração acabou, e já faz um tempinho e no final caiu só um 'pouco' e já começou a subir de novo

to achando que daqui pra frente só piora(especialmente com no hu3zil)

7800xt mascarada de 7900xt por 7k na kabum . Deveria ser a xtx por isso, sendo uma referencia .
ia postar isso 5min atras, mas o lezado pensou que era a xtx tava quase cancelando a compra que fiz pra comprar essa :limo: mas ai vi que era a XT, e pelo exato preço que o pessoal falou que pagou, certeza que era promobug mesmo, tanto que ATE AGORA a descrição delas diz xtx mas são as xt no titulo

recebi msg da dell e pelo rastreio deles é pior que o magazine luiza diz que chega só dia 18 ao invés de 12

uq1CmJH.jpg

DktXqtn.jpg

hu3zil se superando cada vez mais

Última edição:

Sad but true. Eu fiquei perplexo quando vi que aquele chorume do GTA Definitive Edition vendeu milhões de cópias, a maioria em pre-order, isso é deprimente demais. A verdade é que o jogador médio tem baixos padrões e compra qualquer porcaria se o hype for grande o suficiente. Esses consumidores estão premiando empresas incompetentes e estimulando a perpetuação dessa prática.

Longe de querer validação, mas eu tento fazer "minha parte", ao passar longe de acesso antecipado, pre-order e financiamento coletivo. Só compro jogo depois de pronto, lançado, analisado (pelo público), sem bugs ou problemas de otimização graves. E só quando estiver em promoção caso o preço de lançamento seja muito alto, que para mim é qualquer centavo acima de R$ 150,00.

Sad but true. Eu fiquei perplexo quando vi que aquele chorume do GTA Definitive Edition vendeu milhões de cópias, a maioria em pre-order, isso é deprimente demais. A verdade é que o jogador médio tem baixos padrões e compra qualquer porcaria se o hype for grande o suficiente. Esses consumidores estão premiando empresas incompetentes e estimulando a perpetuação dessa prática.

Longe de querer validação, mas eu tento fazer "minha parte", ao passar longe de acesso antecipado, pre-order e financiamento coletivo. Só compro jogo depois de pronto, lançado, analisado (pelo público), sem bugs ou problemas de otimização graves. E só quando estiver em promoção caso o preço de lançamento seja muito alto, que para mim é qualquer centavo acima de R$ 150,00.

por isso que desistir de comprar jogo a vários anos, a gota da agua pra mim foi no oblivion, jogo caro pra um caralho, ja tinha acho 2 anos de lançado e perdi meu save de 200h+ porque era vampiro e salvei enquanto estava tomando dano da luz do sol

e o suporte da empresa simplesmente me falou que não tinha o que fazer e foda-se, basicamente o 'perdeu mané não amola' dai pra frente eu fui para o lado negro da força, jogar, jogo quase todos, mas não gasto um centavo :limo:

o irônico é, quando jogo, gosto ai vou e compro, principalmente pra ajudar quando é indie, por exemplo o stardew valley, esse fui comprar somente depois de ter jogado mais de 100h, e acho que comprei umas 3~4 copias, aproveitei pra dar de presente pra pivetada da família

tirando esse acho que nos ultimos 10 anos comprei somente 2~3 jogos, o resto nem perco tempo, pulo diretamente para o gameplay ( ͡° ͜ʖ ͡°)

recebi msg da dell e pelo rastreio deles é pior que o magazine luiza diz que chega só dia 18 ao invés de 12

uq1CmJH.jpg

DktXqtn.jpg

Esta até rápido já que esse monitor vem dos EUA.

por isso que desistir de comprar jogo a vários anos, a gota da agua pra mim foi no oblivion, jogo caro pra um caralho, ja tinha acho 2 anos de lançado e perdi meu save de 200h+ porque era vampiro e salvei enquanto estava tomando dano da luz do sol
Bolivion (apelido "carinhoso" dado seu excelente desempenho) me traz boas e más lembranças, até porque foi ele que me fez ter vontade de aposentar minha 6600GT, o fake shader-mode 3 dela derrubava o desempenho do jogo lá para baixo quando ativava o HDR. Chutei o balde e troquei por uma X1650 e me apaixonei pela ATI, só saindo dela muitos anos depois, com a GTX750 e minha atual GT1030 xD

---
Parceiro da AMD suspeita que um lote defeituoso de GPUs Radeon 7900 MBA é afetado por problemas

"Hoje Igor pondera compartilhando uma nota de um sócio do conselho. É relatado que o OEM não revelado suspeita que pelo menos um lote defeituoso da série Radeon 7900 pode ter saído da fábrica. O possível problema que está sendo descrito é refrigerante insuficiente adicionado à câmara de vapor.

AMD-RADEON-7900-IGOR-1.png

Igor não quer estragar as novas descobertas do der8auer, então o importante é que o YouTuber compartilhe um novo vídeo amanhã que deve nos fornecer mais informações. Para os afetados, é realmente muito cedo para dizer se essas afirmações são verdadeiras. E mesmo que haja um lote defeituoso de cartões de referência Radeon 7900, não está claro quantos foram feitos e para onde foram enviados."

Bolivion (apelido "carinhoso" dado seu excelente desempenho) me traz boas e más lembranças, até porque foi ele que me fez ter vontade de aposentar minha 6600GT, o fake shader-mode 3 dela derrubava o desempenho do jogo lá para baixo quando ativava o HDR. Chutei o balde e troquei por uma X1650 e me apaixonei pela ATI, só saindo dela muitos anos depois, com a GTX750 e minha atual GT1030 xD

---
Parceiro da AMD suspeita que um lote defeituoso de GPUs Radeon 7900 MBA é afetado por problemas

"Hoje Igor pondera compartilhando uma nota de um sócio do conselho. É relatado que o OEM não revelado suspeita que pelo menos um lote defeituoso da série Radeon 7900 pode ter saído da fábrica. O possível problema que está sendo descrito é refrigerante insuficiente adicionado à câmara de vapor.

Igor não quer estragar as novas descobertas do der8auer, então o importante é que o YouTuber compartilhe um novo vídeo amanhã que deve nos fornecer mais informações. Para os afetados, é realmente muito cedo para dizer se essas afirmações são verdadeiras. E mesmo que haja um lote defeituoso de cartões de referência Radeon 7900, não está claro quantos foram feitos e para onde foram enviados."
ai jesus cristo

tomara que seja somente um 'batch' mesmo, e rezando para a minha não ter vindo dessa, ai jesus cristo maria josé, nunca te pedi nada, para de salva criancinha na africa pra salva minha xtx pff :limo:

---

Quando a AMD fez piada com o conector de energia da RTX 4090, eu já estava prevendo que ela ia morder a língua, mas foi dito e feito, o karma veio com os dois pés na porta. E pelo menos a Nvidia acatou os pedidos de RMA sem muito estresse, já a AMD negando, alegando que é normal a placa atingir 110ºC. É como comentaram no Reddit, a AMD sabia que tinha uma nova Vega nas mãos, mas teve que disfarçar a inferioridade com marketing bem tendencioso, o famoso "cherry picking", e tentar remendar problemas de arquitetura com drivers.

vocês acham que os preços melhoram? em quanto tempo? 6 meses? 1 ano? 2 anos?

eu sinceramente achei que ia baixar agora, tudo culminando para isso, pandemia acabou, mineração acabou, e já faz um tempinho e no final caiu só um 'pouco' e já começou a subir de novo

to achando que daqui pra frente só piora(especialmente com no hu3zil)

ia postar isso 5min atras, mas o lezado pensou que era a xtx tava quase cancelando a compra que fiz pra comprar essa :limo: mas ai vi que era a XT, e pelo exato preço que o pessoal falou que pagou, certeza que era promobug mesmo, tanto que ATE AGORA a descrição delas diz xtx mas são as xt no titulo

uq1CmJH.jpg

DktXqtn.jpg

Hj em dia acho melhor pegar uma 6700xt ou 6800/3080 usada da vida e segurar até chegar outra gen com CxB mais interessante

Viram os benchs iniciais da 4070ti? Parece que ela perde por boa margem da 7900xt em potência bruta... ficando na media muito próxima da RX 6950xt (sem considerar RT).

Uma 4070 vai então certamente ser equivalente a uma RX 6900xt... Hummm. Parece uma boa sucessora para a minha 3070, heh...

Edit: Ah, é um leak... bem. Melhor aguardar para tirar qualquer conclusão...

Última edição:
primeiro de tudo, pq percebi que boa parte aqui leva RUMOR E HIPÓTESE como verdade absoluta: até o momento isso é RUMOR e segundo isso é uma poll de internet, nada impede de quem nem tem votar....então não leva como verdade absoluta

mas tem varias infos legais, fatos, porem as conclusões que esses fatos levam não podem ser garantidas 100% ainda

poll que eles criaram para ver quem tem o problema na placa:
fAK913v.jpg

tradução para os não nazi :limo: (brinks)

gQXX5JX.jpg

CseueP6.jpg

um total de 26% incluindo as custom não custom, mas de novo...poll de internet, isso pode ser 90% de votantes que tem a referencia então fica 'inflado' ou pode ser o oposto tem gente votando que nem tem a placa ou pouco que realmente tem a referencia estão votando (o que acho mais facil, quem fala nazi hoje em dia? :limo:(brinks de novo) e dos que falam alemão quem acessa/conhece esse site e de fato comprou a placa?) masssssss toda pesquisa é feita por amostragem, então >>>>EU<<<< concluo/ tiro do meu robo que

aquelas placas pelo que o poll mostra, direto da amd mesmo, sem mais nenhuma outra marca na caixa, são as mais afetadas 19,1%

em segundo lugar as parceiras, que vem com o nome na caixa sapphire/powercolor/etc 7%

e tem uns zé mané ai com placa custom '0,4%' que nem deve saber o que ta votando e deve ser outro problema :limo:

ou seja....tudo isso pra um self-copium pra dizer que minha powercolor tem apenas 7% de chance de vir com defeito :limo::bem:

Última edição:
primeiro de tudo, pq percebi que boa parte aqui leva RUMOR E HIPÓTESE como verdade absoluta: até o momento isso é RUMOR e segundo isso é uma poll de internet, nada impede de quem nem tem votar....então não leva como verdade absoluta

mas tem varias infos legais, fatos, porem as conclusões que esses fatos levam não podem ser garantidas 100% ainda

poll que eles criaram para ver quem tem o problema na placa:
fAK913v.jpg

tradução para os não nazi :limo: (brinks)

gQXX5JX.jpg

CseueP6.jpg

um total de 26% incluindo as custom não custom, mas de novo...poll de internet, isso pode ser 90% de votantes que tem a referencia então fica 'inflado' ou pode ser o oposto tem gente votando que nem tem a placa ou pouco que realmente tem a referencia estão votando (o que acho mais facil, quem fala nazi hoje em dia? :limo:(brinks de novo) e dos que falam alemão quem acessa/conhece esse site e de fato comprou a placa?) masssssss toda pesquisa é feita por amostragem, então >>>>EU<<<< concluo/ tiro do meu robo que

aquelas placas pelo que o poll mostra, direto da amd mesmo, sem mais nenhuma outra marca na caixa, são as mais afetadas 19,1%

em segundo lugar as parceiras, que vem com o nome na caixa sapphire/powercolor/etc 7%

e tem uns zé mané ai com placa custom '0,4%' que nem deve saber o que ta votando e deve ser outro problema :limo:

ou seja....tudo isso pra um self-copium pra dizer que minha powercolor tem apenas 7% de chance de vir com defeito :limo::bem:
Então em uma amostragem de 231 usuários, 60 confirmaram/acham que sofrem deste problema. Uma boa estatística para se olhar analiticamente, sem dar a certeza é claro, mas leva a um curioso detalhe de, mesmo sendo exatamente as mesmas placas, as MBA dos parceiros são menos afetadas que as MBA vendidas pela própria AMD.

Podemos especular então que o lote mais inicial fica com a AMD, e os fabricados posteriormente são dados aos parceiros, para receberem adesivos e caixas próprias, e isso corrobora (in my mind) a tese de ser um lote com problemas na câmara de vapor (e que o @VelhoPobre tem uma grande chance de não vir premiado) xD

Users who are viewing this thread

• Atwa
Voltar